domingo, janeiro 20, 2013

Cristina Quedima comemora aniversário com baile a fantasia

O Baile aconteceu neste sábado, 19 de janeiro de 2013, no Clube ACRI de Itaú-RN, Quedima como é mais conhecida na comunidade, reuniu seus amigos para juntos comemorar seu aniversário.

O objetivo era aguçar a criatividade dos convidados, onde cada um com irreverencia, souberam escolher a sua fantasia, que se diga de passagem, cada um com sua originalidade.

De acordo com depoimentos dos participantes todos acharam a iniciativa muito criativa, como algo novo e diferente na comunidade.

A animação ficou por conta do DJ Claudinho, que levou ritmos e animação. A aniversariante agradeceu aos participantes por ter atendido o seu convite, principalmente por colaborar para que a festa atingisse o sucesso esperado.


















Confira maias fotos da festa:


Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

10º homicídio em Mossoró em 2013: Ossada humana carbonizada é encontrada por vaqueiro na Estrada da Raiz em Mossoró.


  Uma ossada humana totalmente carbonizada foi encontrada por um vaqueiro na manhã deste domingo, 20 de Janeiro de 2013, em um matagal as margens da Estrada da Raiz, há cerca de 10km da área urbana de Mossoró.
  Segundo informações da Polícia Militar, existe uma pessoa da área do Santo Antônio conhecido como "Galeguinho" que está desaparecido. Mas devido o corpo ter sido encontrado sem reais condições de ser identificado, o corpo será examinado pelo ITEP e permanecerá lá até que algum familiar que tenha um parente desaparecido possa doar material para exames de DNA e assim sendo confrontar com o do cadáver encontrado para uma possivel identificação.
   A viatura da Força Tática-01 SDs Gomes, M. Oliveira e Wildney isolaram o local até a chegada do ITEP.



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CARRO TOMADO DE ASSALTO NO SANTA DELMIRA EM MOSSORÓ, É RECUPERADO PELA POLÍCIA NO SÍTIO CAMURUPIM ZONA RURAL DE MOSSORÓ




Polícia Militar foi acionada na manhã de hoje (20/01/13) por populares informando que um carro tipo Pálio estaria abandonado em uma estrada carroçável após o bairro Bom Jesus, mais precisamente na comunidade de Camurupim Zona Rural distante cerca de 8km de Mossoró.
Duas viaturas foram ao local e constataram que o mesmo foi produto de roubo e estava com placa adulterada. O pálio foi tomado de assalto na última sexta feira em Mossoró, onde elementos renderam um colega nosso de imprensa Bruno Barreto da TV Mossoró, e seus familiares no bairro Santa Delmira e teriam levado o Pálio.
Segundo a Polícia na noite de ontem este mesmo carro teria participado de um assalto na cidade de Almino Afonso, ocasião em que os indivíduos fizeram um verdadeiro arrastão a uma residência lá. Segundo os policiais no local duas redes estavam armadas o que leva a crer que os elementos dormiram no local. No interior do carro vários pertences das vítimas da cidade de Almino Afonso foram conduzido juntamente com o carro que foi levado pelo seu proprietário a DP de plantão para os procedimentos de praxe.



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é morta a facadas em Acari/RN


Na foto vítima e acusado 


Foi vitima de assassinato na manhã de hoje 20, no município de Acari a jovem Jacirlei Maria de Lima 21 anos, solteira residente a Rua Aurélio Pires Nº 291, Bairro Luiz Gonzaga Acari. Segundo as informações, essa jovem mantinha um relacionamento estável com um cidadão identificado pelo apelido de Zomim, por razões de desentendimentos ocorridos aconteceu a separação. De acordo ainda com as informações, Zomim, não aceitando a separação passou a fazer ameaçar a jovem que, parece não ter levado muito a serio as ameaças daí não ter levado ao conhecimento das autoridades policiais. Na madrugada de hoje 20, de acordo com as informações, Zomim foi visto em um Trailer no centro da cidade nas imediações de onde a jovem também se encontrava, o que ninguém sabia de acordo com o que dizem, era que ele pudesse estar com essa má intenção. Logo por volta das 04hs. na Rua que fica ao lado da prefeita, no local conhecido como a Praça do Galo, Zomim que estava armado com uma faca, desferiu algumas cutiladas contra a jovem que veio a óbito no local, a policial militar foi acionada e uma guarnição policial foi até o local. A guarnição composta pelo Cabo Silva (No comando), tinha ainda o Cabo Felix e mais os SD’s Wellington, Odair, que, ao chegarem ao local nada poderão fazer já que a vitima morta. Os policiais fizeram o isolamento da área e acionaram o Instituto Técnico Cientifico de Policia (ITEP), que fez a remoção do corpo para a sede do Órgão em Caicó, onde será realizado os trabalhos de necropsia e posterior entrega do corpo aos familiares para o sepultamento.

Fonte: Seridó noticias/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criminosos podem ter "plantado" balas para enganar polícia em morte de agente federal


Lucas Barbosa, encontrado morto na Estrada da Raiz.
Os rumos das investigações sobre o assassinato do agente penitenciário federal Lucas Barbosa Costa, 23, natural do Piauí, encontrado morto por populares, com as mãos amarradas e um dos olhos arrancado, em uma área deserta, na Estrada da Raiz, bairro Santo Antônio, ganharam novos rumos esta semana e os criminosos podem ter usado de artimanha para enganar a polícia. O crime aconteceu no dia 18 de dezembro do ano passo e desde então, as polícias Civil e Federal, vem se desdobrando para saber quem são os autores da morte e quais os motivos.
Informações exclusivas, conseguidas pelo O Mossoroense, traz novas revelações sobre o caso, que passou a ter três linhas de investigação, sendo uma delas, a mais intrigante, onde os matadores forjaram um cenário para o crime, no sentido de enganar a polícia.
No local onde o corpo foi encontrado pode ter sido montado todo o cenário, para que as investigações não chegassem aos verdadeiros culpados. As cápsulas de pistolas encontradas pelos peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) e pela Policia Federal, ao redor do corpo, teriam sido "plantadas" para dar a entender que Lucas Barbosa foi morto a tiros de pistola, quando na verdade, segundo consta no laudo pericial, a arma de onde partiram os tiros que matou o agente seria de um calibre menor, provavelmente de um revólver calibre 38.
A fonte que repassou as informações ao O Mossoroense foi mais além e destacou também que o corpo do agente teria sido "desovado" na Estrada da Raiz e assassinado em outro lugar, possivelmente dentro do carro da vítima, um Cerato, de cor prata, placa NNR-5181/Mossoró, que foi incendiado, aproximadamente quatro quilômetros distante de onde o corpo foi achado.
Não é descartada também, a possibilidade de um terceiro local para o crime, onde Lucas Barbosa teria sido morto e depois transportado em seu veículo até ser deixado na estrada deserta do Santo Antônio. O incêndio do carro eliminou várias pistas que seriam fundamentais na investigação do crime, como por exemplo, impressões digitais ou marcas de sangue, assim como outros tipos de sinais.
A reportagem do O Mossoroense entrou em contato com as equipes policiais responsáveis por investigar a morte do agente federal, porém não quiseram se pronunciar sobre o assunto, alegando que o caso está sob segredo da justiça. Porém, nenhuma das informações publicadas nesta matéria foi tida como inverídica, por parte dos investigadores.
A polícia trabalha com três linhas de investigação: passional, latrocínio e crime praticado pela facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC). Esta última, as investigações acreditam ser pouco provável, uma vez que quando o PCC realiza uma ação criminosa, faz questão de divulgar e o crime está imbuído em mistérios. 
Entenda
Na manhã de 18 de dezembro de 2012, populares encontraram o corpo de um homem morto a tiros, com as mãos amarradas e os olhos arrancados, em uma área deserta, na Estrada da Raiz, bairro Santo Antônio. Lucas Barbosa Costa, 23, natural do Piauí, estava há três anos trabalhando no Presídio Federal de Mossoró.
Por volta das 10h40 populares avistaram o corpo do agente penitenciário às margens de uma estrada carroçável e acionaram a Polícia Militar. Quando os policiais chegaram ao local perceberam que a vítima estava vestida com a farda de agente penitenciário federal, dando a entender que se tratava de um funcionário do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Aproximadamente dois quilômetros após onde o corpo foi localizado, os policiais encontraram um veículo incendiado.
Peritos do Itep constataram que o agente estava com um dos olhos arrancados, as mãos amarradas e o corpo com mais de 10 perfurações de tiros, dando a entender, que antes de ser assassinado Lucas Barbosa foi torturado.

Sindicato considera morte de agente penitenciário complicada de ser solucionada
O Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais do Rio Grande do Norte considera o assassinato de Lucas Barbosa como um dos mais complicados de ser solucionado e cobra agilidade da Polícia Civil e da PF, com relação às investigações.
Segundo a diretoria sindical, a complexidade na elucidação do crime, é devido ainda não ter sido descoberto onde e como Lucas Barbosa foi morto. Um membro da diretoria contou que a lentidão nas investigações tem incomodado a categoria e os familiares da vítima.
Para o sindicato, três locais são fundamentais para solucionar o crime: a casa da vítima, o carro e local onde o corpo foi encontrado. "Acho que o enigma para decifrar a morte do agente pode estar em qualquer um destes lugares, ou quem sabe em um quarto local, que a policia ainda não conseguiu saber ainda", disse um sindicalista.
Na sexta-feira passada, a direção sindical dos agentes penitenciários federais, realizaram uma manifestação pacífica para protestar contra a violência e cobrar mais rapidez nas investigações.
A manifestação percorreu as principais ruas do centro de Mossoró e contou com a participação de colegas de trabalho e familiares de Lucas Barbosa.

Olho de agente federal pode ter sido arrancado em sessão de tortura
Contrariando o que a polícia diz com relação ao olho esquerdo do agente penitenciário Lucas Barbosa, que teria sido arrancado por animais, à reportagem do O Mossoroense recebeu informações fidedignas, de uma fonte segura, que teve acesso ao laudo cadavérico e afirmou que o globo ocular teria sido arrancado em uma sessão de tortura, com ele ainda vivo.
As equipes de investigações não confirmaram a informação, alegando que não poderiam adiantar nada para não atrapalhar o rumo dos trabalhos. O dia em que foi morto, além do olho arrancado, no corpo da vítima havia marcas de espancamento e 13 tiros de revólver.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultores atingidos pela seca podem prorrogar dívida em até cinco anos


Negociação pode ser obtida junto a uma agência do Banco do Nordeste
Produtores rurais que tiveram prejuízos em decorrência da seca podem renegociar suas dívidas junto ao Banco do Nordeste. Por meio das Resoluções CMN nº 4.082 e 4.083, os agricultores que custearam a safra 2011/2012 poderão prorrogar suas dívidas em até cinco parcelas anuais, sem encargos de inadimplência, vencendo-se a primeira um ano após a formalização.
Para esses produtores, o prazo para formalizar a renegociação vai até 31 de março.
A medida beneficia produtores de todos os portes. A expectativa é que sejam contemplados mais de 650 mil clientes em toda a área de atuação do Banco - região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo -, sendo 49 mil somente no estado do RN.
Para regularizar sua situação, o produtor rural precisa comprovar perdas superiores a 30% da renda oriunda da exploração de seu empreendimento, mediante laudo emitido por funcionário do Banco, prestadores de assessoria empresarial ou técnicos conveniados. 
Outros financiamentos 
Financiamentos referentes a safras anteriores a de 2011/2012, por sua vez, terão o reembolso prorrogado em um ano após a data da última parcela.
No caso dos investimentos com recursos do BNDES/Finame, as parcelas em atraso serão incorporadas ao saldo devedor e redistribuídas nas parcelas a vencer.
Neste caso, o cliente também pode optar pela prorrogação em até um ano da dívida, considerando a data da última parcela a vencer. A formalização para as safras anteriores a 2011/12 deve ser feita até o dia 28 de fevereiro.
Para enquadramento, as operações deveriam estar adimplentes na data de 31 de dezembro de 2011 e o produtor ter seu empreendimento localizado em municípios da área de atuação da Sudene – região Nordeste e Norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com situação de emergência ou estado de calamidade pública decretado após 1º de dezembro de 2011, reconhecido pelo Governo Federal.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério Público quer coibir despesas com o Carnaval em Felipe Guerra


Prefeito Haroldo Ferreira é alvo de recomendação
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da 2ª Promotoria da Comarca de Apodi, expediu Recomendação ao prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, a fim de que este não realize despesas com comemorações referentes ao Carnaval de 2013.
A recomendação se justifica em razão do estado de emergência decretado pelo município e Estado devido à estiagem observada na região da Chapada do Apodi, com queda da produção agrícola e morte de animais.
Entre as determinações, o prefeito deve abster-se de contratar artistas, serviços de "buffets" e montagens de estruturas para apresentações artísticas, enquanto perdurar a situação de emergência.
Ainda segundo o documento, a realização de festas diante do cenário emergencial do município violaria os Princípios Constitucionais da Administração Pública, resultando em ato de improbidade administrativa.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Uern inicia amanhã o recebimento da documentação obrigatória para candidatos cotistas do PSV/2013


Em Mossoró alunos devem se dirigir ao Campus Central para efetuar a entrega dos documentos (Luciano lellys)
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informa que os candidatos que irão participar do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 como cotistas, que solicitaram isenção parcial ou total da taxa de inscrição ou atendimento especial devem se dirigir entre os dias 21 e 22 de janeiro, das 8h às 17h, aos Campi localizados em Mossoró, Natal, Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó para entregar a documentação obrigatória.
A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) alerta que os cotistas que não apresentarem a documentação solicitada dentro do prazo determinado irá perder o benefício e irá concorrer do forma geral, juntamente com os alunos de escola particular. Situação semelhante acontece para os alunos de escola pública que solicitaram isenção integral ou parcial da taxa de inscrição, pois caso estes não apresentem a documentação que justifiquem seu pedido irão perder o benefício.
Os alunos que pediram o benefício para eximir-se do pagamento da inscrição e perderem o prazo do dia 21 e 22 de janeiro terão nova chance no dia 29 a 31 do mesmo mês. Nestas datas os candidatos podem gerar novo boleto e realizar o pagamento integral da inscrição, no valor de R$ 110.
Entre os documentos solicitados para serem entregues segunda e terça-feira estão: o comprovante de pagamento de inscrição, quando for o caso; cópia nítida do documento de identificação oficial e do Cadastro de Pessoa Física e Cópia nítida do histórico escola para comprovar que o aluno cursou o em escola pública, acompanhada do original, para conferência, ou cópia desse documento autenticada em cartório. A documentação exigida pode ser entregue pessoalmente ou através de procuração

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Receita Federal libera restituição do primeiro lote da malha fina do Imposto de Renda 2012


Receita liberou o pagamento do 1º lote residual do IR 2012 (Arquivo)
A Receita Federal de Mossoró liberou a partir da terça-feira (15) o pagamento do 1º lote residual multiexercício do Imposto de Renda Pessoa Física, com declarações dos exercícios de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. No município foi liberado o valor de R$ 260.587,86 para restituir 212 mossoroenses.
Os valores a serem pagos sofreram reajuste em decorrência da taxa Selic. As correções variam entre 6% e 47,43%. Em Mossoró no ano de 2008 o valor das restituições foi de 1.646,17; em 2009 o montante a ser pago é de R$ 4.143,26; em relação ao ano de 2010 será disponibilizado aos contribuintes R$ 4,680,93. Já nos anos de 2011 e 2012 a receita a ser paga aos contribuintes é de, respectivamente, R$ 25.791,13 e R$ 224.326,37.
Segundo o auditor fiscal João Daniel, para saber se foi incluído no lote, o contribuinte precisa acessar a página da Receita Federal do Brasil (RFB) na internet ou ligar para o ReceitaFone, através do número 146, e informar o número do CPF.
"O dinheiro está disponível nos bancos desde o dia 15, corrigidos pela tava Selic. Após esta data, os valores liberados não terão quaisquer novos acréscimos, independentemente da data em que o contribuinte receber a restituição", esclareceu Daniel.
Ele ainda destaca que caso o contribuinte verifique que o valor a ser recebido não foi depositado, deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a Central de Atendimento BB, e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer instituição bancária. 
Malha Fina
Os contribuintes que fazem declaração de imposto de renda precisam estar atentos para verificar se a mesma apresenta pendências em seu processamento. Se for constatado algum erro no preenchimento, o cidadão deverá apresentar declaração retificadora, evitando-se assim aplicação de multa que pode chegar a 75% do imposto devido.
Em Mossoró e municípios circunvizinhos, cerca de 1.200 contribuintes são retidos na malha fina devido a erros no preenchimento da declaração.
Nas situações em que o cidadão verificar que sua declaração está correta, mas no sistema consta erro, este pode solicitar, através do site da RFB a análise de sua declaração, ou aguardar ser intimado.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caso Marca é o novo tema contra Henrique Alves


Henrique Alves teria intermediado acordo (Wilson Dias/ABr)
A participação do deputado federal Henrique Alves (PMDB) nas negociações que levaram a Associação Marca a assumir a administração do Hospital da Mulher de Mossoró foi novo episódio relatado pela Folha de S. Paulo na onda de denúncias contra o parlamentar que trabalha para ser eleito presidente da Câmara.
A matéria conta que a intermediação feita pelo peemedebista é investigada pela Procuradoria-Geral da República.
Os dados levados em conta são originários da "Operação Assepsia", que apontou ilegalidades nos contratos da Prefeitura do Natal com a Associação Marca.
No caso de Henrique, o nome dele foi citado por intermediar as negociações para que a Marca assumisse o Hospital da Mulher de Mossoró, o que resultou num suposto desvio de R$ 3 milhões, segundo dados de uma auditoria feita pelo próprio Governo do Estado. "O Ministério Público agora quer enviar à PGR todo o conteúdo ainda sob sigilo, que levanta suspeitas sobre a ligação do deputado com o esquema montado na gestão do Hospital da Mulher, de Mossoró (RN), inaugurado em março de 2012", diz a reportagem.
O trabalho de Henrique junto à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) atendeu, segundo as investigações, aos interesses do lobista Cláudio Varela Fonseca.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chávez 'vai sair' do pós-operatório, diz vice-presidente venezuelano


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, submetido em 11 de dezembro a uma cirurgia de câncer em Cuba, "vai sair do pós-operatório e entrará em uma nova fase de tratamento", declarou neste domingo (20) o seu vice-presidente, Nicholas Maduro.

"(O presidente) está estabilizando todos os seus organismos vitais, o funcionamento dos órgãos. Tem consciência e cada vez mais força para entrar na próxima etapa a ser anunciada oficialmente", disse Maduro em uma entrevista à televisão Televen

No sábado, o embaixador da Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton, disse que "há a alternativa cada vez mais certa" do retorno de Chávez a seu país.

A afirmação foi feita logo após ele ser questionado sobre se a situação de saúde do governante colocava em jogo "a pátria".

"Está em jogo porque está ameaçada (a pátria), mas (...) a pátria vai se salvar. Há a alternativa cada vez mais certa do retorno do presidente Chávez", disse o embaixador durante uma entrevista ao canal Telesur.

Nos 14 anos do governo de Chávez, na Venezuela "se criou um movimento, se criou uma consciência", continuou o embaixador durante a entrevista.

O presidente venezuelano permanece hospitalizado em Cuba desde o dia 11 de dezembro quando foi submetido a uma cirurgia para atenuar o câncer que o aflige. 

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Atacante perde gol sem goleiro, erra pênalti e São Paulo é eliminado pelo Goiás na Copa SP


Atacante Mirrai foi o vilão da eliminação do São Paulo nas quartas de final da Copinha
O São Paulo estava com a vaga nas semifinais da Copa São Paulo praticamente assegurada aos 45min da etapa final, quando vencia por 2 a 1 e Mirrai perdeu um gol sem goleiro, debaixo da trave. Dois minutos depois, veio o castigo. Mário Sérgio aproveitou um chutão do goleiro e empatou a partida por 2 a 2, levando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o mesmo Mirrai errou sua cobrança, confirmando o papel de vilão, e o time goiano avançou para a semifinal da Copinha.

Agora o time goiano espera pelo confronto entre Grêmio e Bahia para conhecer seu adversário em uma das semifinais. Do outro lado da chave, Santos e Palmeiras duelam pela vaga na final da competição. 

A partida em São Carlos foi recheada de boas chances desperdiçadas pelas duas equipes e teve o domínio do Goiás em grande parte da partida. Por outro lado, o meia João Schmidt, xodó do presidente Juvenal Juvêncio, foi o destaque da partida, com um gol e uma assistência.

A equipe goiana inclusive saiu na frente, com um golaço do lateral direito Clayton, aos 16min. O jovem acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para o goleiro Felipe.

A reação tricolor foi rápida. Aos 22min, João Schmidt cruzou na cabeça do zagueiro Luiz Eduardo, que só desviou para mandar para as redes e igualar o placar.

O Goiás seguia mais perigoso e dava muito trabalho para a defesa tricolor, mas João Schmidt apareceu mais uma vez para marcar de cabeça o segundo do São Paulo e virar, aos 22min da etapa final.

Em vantagem, o São Paulo conseguiu melhorar no jogo e passou a dominar o adversário, ainda mais depois que Rodrigo foi expulso. Aos 45min, Mirrai perdeu a grande chance de sacramentar a ida para as semifinais e dois minutos depois Mário Sérgio empatou e levou a partida para os pênaltis.

Nas penalidades, os tricolores João Schmidt, Pedrinho e Lucas Evangelista marcaram, mas Mirrai parou no goleiro Paulinho. Já o Goiás teve 100% de aproveitamento com Liniker, Arthur, Clayton, Erick e Paulo. 

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presidente do Milan se diz otimista em ter Kaká novamente no time italiano


Kaká pode ser novamente jogador do Milan após ser vendido para o Real em 2009
O presidente do Milan, Silvio Berlusconi, se mostrou otimista quanto ao retorno de Kaká ao time italiano. Ex-primeiro ministro do país, Berlusconi admitiu as dificuldades em tirar o meia brasileiro do Real Madrid, mas acredita em um desfecho feliz.

“Estou otimista. É um grande jogador, um grande homem e que nunca saiu de nossos corações”, disse Berlusconi à rede de televisão Sky, segundo o jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”.

Kaká
A publicação italiana revelou no último sábado que Real Madrid e Milan já teriam um acordo para que Kaká fosse emprestado para o time italiano por 30 meses, justamente o tempo que resta de contrato na Espanha. Porém, não está descartada a saída em definitivo e Berlusconi se mostrou cauteloso com o negócio.

“No futebol, estamos fora da realidade, mas estou otimista porque pode ser uma solução de um problema para o Real Madrid e Kaká no Milan poderia ter sua recuperação completa”, afirmou o dirigente italiano.

O maior entrave na negociação é o salário de Kaká. No Real, ele ganha cerca de 10 milhões de euros (R$ 27,1 milhões) por ano e aceitou receber 7,5 milhões (R$ 20,3 milhões) na Itália. O Milan, no entanto, só está disposto a pagar 5 milhões (R$ 13,6 milhões). Em 2009, o meia foi vendido por 65 milhões de euros (R$ 176,1 milhões) para a equipe espanhola.

Berlusconi falou também que nada sabe sobre uma negociação com o Manchester City pelo atacante italiano Balotelli. O time inglês pede 28 milhões de euros (R$ 75,8 milhões) pelo jogador, preço considerado alto pelo Milan. 

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 23 milhões na próxima quarta


Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.461 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (19) em Ariquemes (RO), segundo a Caixa Econômica Federal.

As dezenas sorteadas foram : 31 - 36 - 44 - 47 - 49 - 54.

O próximo sorteio será realizado na quarta-feira (23)  e pode pagar R$ 23 milhões a quem acertar as seis dezenas.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica da Caixa. O valor da aposta mínima, com seis números, é de R$ 2.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

China avalia medidas de emergência para controlar poluição em Pequim


Pequim vai divulgar novas regras sem precedentes sobre como a capital da China deve reagir à perigosa poluição do ar, informou a agência de notícias oficial Xinhua, enquanto a deterioração da qualidade do ar ameaça tornar-se um ponto para uma maior insatisfação política.

As regras vão formalizar medidas pontuais anteriores, incluindo o fechamento de fábricas, corte na queima de carvão e a proibição de certas classes de veículos nas estradas nos dias em que a poluição atingir níveis inaceitáveis.

A qualidade do ar em Pequim, que por muitos dias ficou em graus de magnitude abaixo de padrões mínimos internacionais, é uma preocupação crescente para a liderança da China porque intensifica o ressentimento popular com privilégios políticos e a crescente desigualdade na segunda maior economia mundial.

A mídia nacional divulgou histórias que descrevem os purificadores de ar caros de que funcionários do governo desfrutam em suas casas e escritórios, ao lado de relatos de fazendas orgânicas especiais para que esses funcionários não precisem correr o risco de sofrer com os recorrentes escândalos de segurança de alimentos.

A poluição cobriu a maior parte da cidade a partir de sexta-feira, levando o governo a alertar as pessoas para reduzir as atividades ao ar livre.

No sábado, o índice PM2.5, que mede partículas com um diâmetro de 2,5 micrômetros (PM2.5), atingiu níveis tão altos quanto 400 em algumas partes da cidade. Um nível acima de 300 é considerado perigoso, enquanto que a Organização Mundial de Saúde recomenda um nível diário de não mais do que 20.

A leitura ainda foi menor do que na semana passada, quando atingiu 755.

As taxas de câncer de pulmão na cidade cresceram até 60 por cento na última década, de acordo com uma reportagem do estatal China Daily em 2011, mesmo com a incidência do tabagismo reduzida.

A poluição também tem dissuadido os estrangeiros de viver e de trabalhar na cidade. Agora, parece que o governo adotou uma abordagem mais transparente para resolver o problema do que no passado.

Funcionários já tentaram mascarar a qualidade do ar da cidade, não incluindo leituras de PM2.5 em relatórios e referindo-se à poluição como "neblina" em relatórios meteorológicos. Um funcionário acusou a embaixada dos EUA em Pequim de se intrometer em assuntos internos da China ao publicar suas próprias leituras de PM2.5 online.

Mas, desta vez, a mídia estatal parece ter sido liberada para cobrir a poluição como um grande problema.

O vice-primeiro-ministro Li Keqiang, que deve assumir o cargo de primeiro-ministro em março, disse nesta semana que resolver o problema da poluição seria um processo de longo prazo.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Juiz determina realização de reparos e melhorias de ponte em Natal


Juiz determinou melhorias na ponte Newton Navarro, cartão-postal de Natal (Foto: Canindé Soares)
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Município de Natal estão obrigados a promoverem uma série de melhorias na estrutura da ponte Newton Navarro, na capital potiguar. A decisão é do juiz Airton Pinheiro, da 5ª vara da Fazenda Pública de Natal, ao analisar uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual que pede a instalação do sistema de "defensas" - equipamentos de proteção dos pilares da estrutura - na ponte. O Tribunal de Justiça publicou nota sobre o assunto.

No caso da construção das "defensas" e implementação do "sistema de segurança dos pilares do vão central" da ponte, o magistrado não reconheceu a urgência do pedido liminar formulado, haja vista que o prazo concedido ao Estado pela Capitania dos Portos para instalação do sistema não se esgotou.
Da mesma forma ocorreu em relação à realização de um estudo de resistência estrutural e análise de risco para avaliar a vulnerabilidade e os danos que seriam provocados à estrutura da ponte em caso de choque. Pelo mesmo motivo, o magistrado entendeu que a realização desta providência também deve aguardar.
Porém, o juiz estipulou outras medidas, para cumprimento tanto por parte do Estado, quanto por parte do Município. Entre elas, a que determina que o Estado providencie, no prazo de 30 dias contados da notificação pessoal da governadora Rosalba Ciarlini, a restauração dos painéis com as sinalizações náuticas diurna e noturna. Esse painéis indicam o "ponto de melhor passagem" aos navios.
Também foi determinado que o Estado providencie a instalação da luz rítmica branca, no sentido do canal de acesso – Porto de Natal, indicativa de "águas seguras", sob pena de multa única pelo descumprimento no valor de R$ 500 mil, a ser mantida em depósito judicial, que deverá ser restituída ao Estado mediante comprovação do cumprimento da medida.
O magistrado determinou também que o Estado e o Município de Natal, conjuntamente, providenciem, em 60 dias, a realização da manutenção dos parafusos que têm a função de vedar a emenda das baias na parte superior da ponte, sob pena de multa única pelo descumprimento no valor de R$ 500 mil, contra cada um dos entes públicos, a ser mantida em depósito judicial, a ser restituída a mediante comprovação do cumprimento da medida.
O Município deve também providenciar, em seis meses, a instalação de uma tela de proteção sob o vão central da ponte, sob pena de multa única no valor de R$ 1 milhão.O objetivo é resguardar a integridade de pessoas e das embarcações, evitado que objetos e pessoas se projetem sobre as embarcações.
Airton Pinheiro estabeleceu ainda que o Município de Natal providencie, em 60 dias, a correção do pavimento asfáltico sobre a ponte (tapa buracos), a manutenção do sistema de iluminação e a limpeza do passeio pedestre, sob pena de multa única pelo descumprimento no valor de R$ 500 mil, a ser mantida em depósito judicial, a ser restituída ao Município mediante comprovação do cumprimento das medidas.
O juiz determinou a notificação pessoal da Governadora do Estado e do Prefeito do Município de Natal, com a finalidade específica de lhes imputar a responsabilidade pessoal no âmbito penal, de improbidade administrativa e até o regresso cível, decorrentes do descumprimento da decisão.
A Ação Civil Pública
A Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente ajuizou a Ação Civil Pública contra o Estado do Rio Grande do Norte e Município de Natal no sentido de obrigá-los a promover a instalação do adequado sistema de "defensas" na ponte Newton Navarro, sob a orientação da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e Capitania dos Portos, sob pena de multa diária por descumprimento.
O MP alegou que diante da repercussão na imprensa local sobre a necessidade de instalação de dispositivos adequados de proteção contra colisão de navios na estrutura da ponte Newton Navarro, o órgão ministerial instaurou Procedimento Preparatório, após convertido em Inquérito Civil Público, a fim de apurar a existência de medidas atuais e eficazes por parte dos entes públicos para a pronta e integral solução do problema apresentado.
Afirmou que ficou verificado no inquérito a omissão do poder público no tocante à viabilização de mecanismos de proteção para a estrutura da ponte, garantindo segurança para o tráfego de embarcações de grande porte sob a mesma, além da ausência de obras/reformas para assegurar a conservação da ponte. Segundo o MP, danos ambientais de grandes proporções podem surgir da ausência de instalação das "defensas" adequadas, em caso de colisão de uma embarcação com a estrutura da ponte e o vazamento do combustível na água, por exemplo.
Análise do caso
Quando julgou o caso, o juiz observou que no protocolo de intenções firmado entre Governo e Município encontra-se a obrigação do Estado de dotar tal construção de todos os mecanismos necessários à segurança da respectiva obra – em analogia como ocorre em relação às construtoras, a obra tem que ser entregue completa e com o "habite-se".
Em relação ao Município de Natal, como a ponte se constitui em via urbana interna do Município de Natal, a obrigação de manutenção da cobertura asfáltica, iluminação referente ao tráfego de veículos e pessoas, bem como, de mecanismos de segurança voltados ao trânsito de pessoas e veículos sobre a ponte, haverá de ser suportada pelo Município de Natal.
Em relação às providências de manutenção estrutural da ponte, o magistrado entendeu que estas estão contidas em uma "zona cinzenta" entre as obrigações do Estado do RN (de construir integralmente tal equipamento urbano), e as do Município (de manter, preservar e restaurar os equipamentos urbanos necessários ao trânsito de pessoas e veículos nas vias de acesso local).
Ele considerou, em sua decisão, a inexistência de instrumento legal ou contratual que defina a responsabilidade de um ou de outro dos entes requeridos. Assim, entendeu que a obrigação, nesta parte, deve ser suportada conjuntamente pelos dois entes públicos, pois a importância de tal equipamento urbano ultrapassa o interesse meramente local, já que é via de acesso a municípios vizinhos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

HOMiCÍDIO NA PENITENCIÁRIA AGRÍCOLA DR MÁRIO NEGÓCIO EM MOSSORÓ


 O detento do regime fechado da PAMN, Lielton Moura, 26 anos de idade, natural de Macau e conhecido como "Natal", morreu com um disparo de arma de fogo na tarde deste sábado, 19 de Janeiro de 2013,na Penitenciária Agrícola Dr. Mario Negocio em Mossoró.
 De acordo com informações, agentes foram acionados para apartar uma briga envolvendo detentos do pavilhão 1 do regime fechado, quando um dos brigões tentou tomar uma arma do agente que disparou alvejando o elemento. 
  O mesmo foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas adentrou a unidade já em óbito. Segundo informações o detento cumpria pena acusado de assalto e tráfico de drogas.
   A direção do presídio pediu apoio ao CIOSP que enviou viaturas ao local para acalmar os presos.

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vídeo imagens fortes:Após trágico acidente motoqueiro agoniza no asfalto.

IMAGENS EXTREMAMENTE FORTES DESACONSELHAVEIS PARA MENORES E PESSOAS SENSIVEIS. 
TristeTriste e rotineira cena do trânsito brasileiro.
Após bater com muita violencia na traseira de um caminhão um jovem motociclista fica agonizando no asfalto. Se tem problemas com imagens fortes aconselho a não ver esse video. 


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››