sexta-feira, março 01, 2019

Carnaval 2019: Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú-RN orienta jovens e adolescentes através de palestra


Paralelamente a blitz que acontecia no centro da Cidade de Itaú-RN, a Secretaria Municipal de Saúde realizava uma palestra sobre os "Direitos Sexuais e os Direitos Reprodutivos" na manhã desta sexta-feira, 01 de março de 2019, na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira Janeuma Kelly auxiliada pela Técnica de enfermagem Juliana Fernandes e pelos agentes comunitários de saúde Eduardo Tarciano e Leonaide Martins da equipe PSF 3 e a Secretária da Mulher, Francisca das Chagas. 

O objetivo da ação foi acender o alerta nos jovens e adolescentes em relação a preservação sexual no carnaval 2019, tendo em vista o avanço das doenças sexualmente transmissíveis (DST's). A enfermeira envolveu os alunos no discurso tentando arrancar as informações que eles obtinham, para na oportunidade reavivar e ao mesmo tempo, fazer com que os estudantes fiquem atentos aos cuidados em relação ao sexo seguro.






A equipe apresentou o kit dos direitos sexuais e reprodutivos, fazendo demonstrações de como manter uma relação sexual segura, em seguida passou um vídeo do Ministério da Saúde sobre o tema abordado para reforçar as informações, encerando respondendo perguntas dos alunos.

De acordo com matéria veiculada nos meios de comunicação pela Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte nesta semana, só no ano passado, o Rio Grande do Norte registrou 169 casos de pessoas diagnosticadas com o vírus da Aids. Os dados são do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. As notificações foram as mais baixas desde 2013, quando o estado registrou 113 pessoas infectadas. Então para quem quer curtir a folia do carnaval neste ano, precisa se prevenir contra o HIV ficando atento.

Para o carnaval deste ano, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte disponibilizou mais de 768 mil preservativos para a população. Vale dizer que os homens representam 73% dos novos casos de HIV no País e um quinto dos novos casos são em jovens entre 15 e 24 anos. Por isso mesmo, é preciso ficar muito atento. Para isso, a orientação é simples: pare, pense e use camisinha.






























Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Carnaval 2019: Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú realiza blitz no centro da cidade


A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú-RN, realizou na manhã desta sexta-feita, 01 de março de 2019, uma blitz de conscientização de como ter um carnaval seguro, fazendo o uso de preservativos e dicas de bem estar.

A blitz aconteceu no centro da cidade chamando a atenção de motoristas, ciclistas e motociclistas que passavam na Avenida Fausto Pinheiro. através de carro de som a equipe da saúde divulgava ações de prevenção sexual e dicas para um ter uma carnaval saudável.

A ação contou com a participação dos agentes comunitários de saúde, Jian, Sandra, Ana Paula, Kataiamy, Lourdes, Ricardo e Lote; a técnica de enfermagem Gilvânia, nutricionista Isis, a educadora física Marília e o enfermeiro Nedilson Paiva.
















Fonte: Assessoria de Comunicação Social. 
Leia Mais ››

Caso Daniel: Justiça do Paraná nega pedido de habeas corpus para Allana Brittes

A Justiça do Paraná negou um pedido de habeas corpus para Allana Brittes, filha de Cristiana e Edison Brittes. O julgamento foi realizado na tarde desta quinta-feira (28), na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, e teve divergências entre os desembargadores.

A filha de Edison e Cristiana, Allana Brittes, é ré no processo sobre a morte do jogador Daniel — Foto: Giuliano Gomes/PRPress
A filha de Edison e Cristiana, Allana Brittes, é ré no processo sobre a morte do jogador Daniel — Foto: Giuliano Gomes/PRPress

O relator do caso votou pela soltura da jovem, mas foi vencido por outros dois desembargadores, que decidiram pela manutenção da prisão.

A defesa da família Brittes disse que entende que o voto do relator deveria ter prevalecido, mas que, de qualquer modo, continua confiando na Justiça e vai avaliar uma medida cabível.

Allana e a mãe estão presas na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região Metropolitana de Curitiba. As duas são rés no processo que investiga a morte de do jogador Daniel Correa Freitas.

Outros cinco investigados também são réus. Entre está Edison Brittes, que confessou ter matado o jogador Daniel. Ele está preso na Casa da Custódia de São José dos Pinhais, na Região de Curitiba. Edison Brittes alega que o atleta tentou estuprar Cristiana.

Da esquerda para a direita: Cristiana, Edison e Allana Brittes.  — Foto: Reprodução/Facebook
Da esquerda para a direita: Cristiana, Edison e Allana Brittes. — Foto: Reprodução/Facebook

Dos sete réus, seis estão presos. Evellyn Perusso é a única que está em liberdade. Várias testemunhas de acusação e alguns informantes já foram ouvidos.

Daniel Freitas foi morto no dia 27 de outubro, em São José dos Pinhais. O crime, conforme as investigações, foi registrado depois de uma festa em comemoração ao aniversário de 18 anos de Allana.


O corpo do jogador foi encontrado perto de uma estrada rural na Colônia Mergulhão, com o órgão genital mutilado.

Adolescente diz ter conversado com jogador na suíte

Uma adolescente que estava na festa disse, em depoimento, nesta terça-feira (26), que conversou com Daniel na suíte da casa, enquanto Cristiana Brittes dormia. A garota é prima de Cristiana.

A adolescente disse que antes do crime, na casa da família Brittes, tentou usar o banheiro da área de festas, mas estava ocupado. Relatou que, como "tinha total intimidade de ir no banheiro do casal", foi até a suíte de Edison e Cristiana para usá-lo.

Segundo a adolescente, Cristiana estava dormindo neste momento. A garota afirmou que fechou a porta do quarto, encostou, deixou a porta do banheiro aberta, e foi fazer xixi. Foi neste momento que, de acordo com a jovem, Daniel chegou.

Alguém entrou no quarto, eu achei que era o marido dela, o Junior, o Edison, daí eu falei 'não entra, tô no banheiro, espera aí, primo'. E ele continuou vindo, e eu falei 'cara, não vem'. E continuou vindo. E daí não era ele, era o Daniel. Parou na porta do banheiro e ficou olhando. Eu falei 'o que você tá fazendo aqui? A festa é lá fora'", disse a adolescente na audiência.


Ainda no depoimento, a adolescente afirmou que o jogador disse a ela que também precisava usar o banheiro.

Fonte: G1
Leia Mais ››