domingo, fevereiro 18, 2024

Vídeo: filho ateia fogo e incêndio destrói casa do pai vereador em Carnaúba dos Dantas no RN


A cidade de Carnaúba dos Dantas, na região Seridó do Rio Grande do Norte, está em choque. O vereador Gilson Peixe perdeu seu lar após incêndio proposital na tarde deste sábado, 17.

De acordo com as informações, apurada por Jair Sampaio, as chamas foram incitadas após ignição dada pelo próprio filho do político. Até então, o garoto já botou fogo em uma moto do pai. A polícia foi acionada e o garoto vai prestar esclarecimentos à autoridade policial competente. 


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Duas pessoas morrem e várias ficam feridas em acidente no interior do RN


Uma seção entre dois carros deixou duas pessoas mortas e cinco feridas na BR-226, entre os municípios de Bom Jesus e Serra Caiada, no interior do Rio Grande do Norte. O sinistro aconteceu na manhã deste sábado (17).


Os veículos seguiram em sentidos opostos, mas as questões não chegaram a ser frontais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a batida foi das partes frontais esquerdas dos dois carros. Após o choque, ambos rodaram na pista.

Uma vítima fatal foi identificada como Ademar Araújo da Costa, que dirigia o veículo que seguia de Serra Caiada para Natal. Outras quatro pessoas estavam no mesmo carro, sendo duas crianças. Elas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital.


No outro carro, que estava no sentido oposto, um motorista morreu. Uma outra mulher, que seria irmã dela, ficou ferida e precisou de atendimento médico. De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TV Tropical, a mulher chegou a ser socorrida, mas morreu ainda dentro da ambulância.


Além da PRF, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foram acionados pelo local do acidente. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.


Fonte: Focoelho

Leia Mais ››

Homem é preso com simulacro de arma de fogo e uma faca em Pau dos Ferros/RN



Na noite deste sábado (17), a viatura da Rádio Patrulha(RP) do 7° BPM efetuou a prisão em flagrante de um homem com um simulacro de arma de fogo na cidade de Pau dos Ferros/RN.


Durante o patrulhamento no centro da cidade, próximo à praça da matriz, os policiais visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, que, ao notar a presença dos militares, tentou ocultar um objeto em sua mochila.


Diante da suspeita, os militares procederam com a abordagem, encontrando com o suspeito um simulacro de revólver e uma arma branca. O infrator e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos legais necessários.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Suspeito de homicídios foi preso em Umarizal/RN



Na tarde deste sábado (17/02/2024), policiais da 73ª Delegacia de Polícia Civil de Umarizal* deram cumprimento ao mandado de prisão em desfavor do nacional José Alexandre Pinheiro da Silva , vulgo Alexandre do bar do galo. O respectivo mandado de prisão foi expedido pela comarca de Umarizal. Alexandre é investigado pela prática de tráfico de drogas e de ser o autor de pelo menos dois homicídios na cidade de Umarizal. 


Segundo consta das investigações, Alexandre recebia ordens de facção de fora do Estado para executar faccionados de uma facção do RN. Alexandre encontrava-se foragido, mas no dia de hoje foi encontrado na cidade de Umarizal, e naquela cidade foi capturado.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Foragida da justiça é capturada em Pau dos Ferros/RN



Na manhã deste sábado (17), Policiais Militares da 4ª CIPRv realizavam patrulhamento na cidade de Pau dos Ferros/RN, quando visualizaram uma mulher que vinha em atitude suspeita.


A suspeita foi interceptada enquanto transitava livremente à margem de uma Rodovia Estadual. 


Durante a abordagem, foi verificada a sua situação no sistema policial e constatado um mandado de prisão em seu desfavor.


Diante da constatação, a foragida foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos e, posteriormente, entregue no Complexo Penal em Mossoró para o cumprimento de pena.


Fone: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Suspeito invade sede do Detran, tenta esfaquear vigilante e acaba morto, diz PM



Um suspeito morreu após invadir a sede do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal. O caso aconteceu na noite dessa sexta-feira (16). Ele não foi identificado.


De acordo com a Polícia Militar, a invasão foi percebida pelo vigilante do órgão público, que deu ordem de parada, mas não foi atendido. O suspeito estaria com uma faca e tentou esfaquear o vigilante.


Nesse momento, segundo a PM, houve reação e o vigilante atirou contra o suspeito. O homem, ainda não identificado, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda conforme relato da Polícia Militar, outro suspeito também teria invadido a sede do Detran, mas conseguiu escapar.


A PM foi acionada e fez o isolamento da área. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) fez a remoção do corpo. A Polícia Civil deverá investigar o caso.


Fonte: Portal da Tropical

Leia Mais ››

FIERN emite nota sobre inflação e diz que secretário de administração do RN usou de “má-fé”; entenda

Foto: Alex Régis

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) divulgou uma nota em que se posiciona sobre as acusações feitas pelo secretário de Administração do RN, Pedro Lopes. Neste sábado, a federação esclareceu sobre a inflação de janeiro e caracterizou os comentários do titular da pasta como de “má-fé”.


Em nota, a FIERN esclareceu sobre os números da inflação de janeiro e classificou o IPC (índice de preços aos consumidor) com “a menor variação desde o ano de 2020 e a 4º menor da série histórica iniciada nos anos 2000”. A Federação apresentou uma análise sobre a inflação no mês de janeiro e esclareceu que as variações podem ser acarretadas devido ao período de turismo intensificado.


Diante da publicação de Pedro Lopes, a FIERN descreveu que: “O Secretário de Administração usou de má-fé ao dizer que ‘os empresários ficaram com o dinheiro do ICMS’, induzindo conclusão falsa acerca da causa desta inflação do mês de janeiro. Vale lembrar que quem paga o imposto é o consumidor, a indústria arrecada e repassa aos entes públicos”.


Além disso, diante das acusações feitas pelo secretário, a federação ressaltou o seu papel de fomentar e desenvolver a economia potiguar. “A missão maior desta Federação é a defesa da indústria potiguar e o compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do RN”, afirmou em nota.


Nota de Esclarecimento sobre a inflação de janeiro e o posicionamento do Secretário Estadual de Administração


A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) vem a público diante das inverdades divulgadas em rede social neste sábado (17) pelo Secretário Estadual da Administração, Sr. Pedro Lopes, autoridade responsável por tão importante pasta do Governo que deveria, por dever de ofício, primar pela verdade no que diz respeito às informações econômicas do Estado.


O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) é um indicador fundamental para compreender a inflação no município de Natal, sendo publicado mensalmente desde o ano 2000 pelo IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. É importante ressaltar que o IPC é um índice referente apenas à capital, e não abrange outras regiões do Estado. Na história do indicador nunca houve um mês de janeiro em que se pôde constatar deflação (redução abaixo de zero).


Neste sentido, o IPC divulgado pelo IDEMA em 06 de fevereiro de 2024, informando a inflação de janeiro para a capital potiguar em 0,46% significou, não só uma variação abaixo da média histórica do indicador, atualmente em 0,76%; como também, representa a menor variação desde o ano de 2020 e a 4º menor da série histórica iniciada nos anos 2000.


Ao detalhar o IPC de janeiro de 2024, apurou-se que o grupo alimentos e bebidas tiveram a maior contribuição para a inflação, impulsionando a média para cima. Essa tendência é compreensível, não só pela sazonalidade do indicador, mas também por questões intrínsecas ao período como aumento do movimento turístico e, consequentemente, maior circulação financeira e consumo neste grupo do IPC.


O Secretário de Administração usou de má-fé ao dizer que “os empresários ficaram com o dinheiro do ICMS”, induzindo conclusão falsa acerca da causa desta inflação do mês de janeiro. Vale lembrar que quem paga o imposto é o consumidor, a indústria arrecada e repassa aos entes públicos.


Indignada diante da manipulação dos números, a FIERN reforça a importância da precisão na divulgação de informações econômicas, obrigação tanto da indústria quanto das autoridades do nosso Estado. Aliás, a missão maior desta Federação é a defesa da indústria potiguar e o compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do RN. Desta missão a FIERN não esmorecerá – ainda mais diante de críticas infundadas.


Diretoria da FIERN


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Entidade de policiais penais federais defende investigações sobre fuga em Mossoró e diz que presídios seguem 'seguros'

Polícia Penal Federal — Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Federação Nacional dos Policiais Penais Federais (FENAPPF) defendeu, em nota divulgada neste sábado (17), a continuidade de investigações para apurar eventuais responsáveis pela fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.


A entidade, que reúne cinco sindicatos da categoria, afirmou que as unidades prisionais do sistema federal, considerado de segurança máxima, seguem "seguras".


"Apesar do ocorrido, as penitenciárias federais continuam seguras e cumprindo o seu devido papel, o isolamento de lideranças criminosas inseridas no Sistema Penitenciário Federal - SPF/SENAPPEN Secretaria Nacional de Políticas Penais", diz o documento.

Na última quarta (14), dois criminosos ligados à facção Comando Vermelho — Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça — escaparam do presídio federal de segurança máxima de Mossoró. A fuga é a primeira registrada desde a fundação do sistema, em 2006.



Segundo o Ministério da Justiça, cerca de 300 agentes participam de uma operação para recapturar os detentos. Os profissionais integram os quadros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e de forças de segurança estaduais.


A pasta afirma que duas investigações estão abertas para apurar as circunstâncias da fuga. Em uma delas, o ministério apura, de forma administrativa, eventuais responsáveis pelo episódio. A Polícia Federal conduz a segunda, que apura eventuais crimes cometidos por agentes na escapada dos criminosos.


Em nota, a FENAPPF afirma que a categoria tem sofrido ataques e que é "muito cedo" para concluir que houve participação de policiais penais federais na fuga. A entidade diz esperar que tudo seja "apurado" e que eventuais responsáveis "respondam pelas suas ações e/ou omissões na forma da lei".


Segundo a federação, os fugitivos não receberam "apoio externo" na escapada do presídio e a investigação aponta que os criminosos teriam aproveitado uma "oportunidade".


"Somente quem de certa forma tiver errado responda pelos respectivos erros", afirma.


Buscas


Os fugitivos de Mossoró estavam detidos na unidade desde setembro de 2023. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, também conhecido como "Tatu" ou "Deisinho", foram transferidos para a penitenciária após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima em Rio Branco (AC).


Segundo a investigação, na sexta (16), eles chegaram a fazer uma família refém na área rural de Mossoró. Os fugitivos deixaram a casa com alimentos e dois aparelhos celulares.


Os nomes dos criminosos estão inscritos na lista vermelha da Interpol, utilizada para cooperação entre polícias de diferentes países quando criminosos perigosos conseguem fugir das nações onde são procurados.


Ao todo, mais de 300 agentes de segurança trabalham desde a quarta (14) para tentar recapturar os fugitivos.


Um grupo da unidade de elite da Polícia Federal chegou ao Aeroporto de Aracati, no Ceará, na manhã desta sexta, para se unir à operação de fiscalização e buscas na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte .


Foram enviados 25 integrantes do Comando de Operações Táticas da PF (COT), unidade de elite da PF, e 7 policiais do Grupo de Resposta Rápida da PRF (GRR).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lewandowski diz que não há prazo para captura de fugitivos no RN

Lewandowski diz que não pode afirmar que houve conivência na fuga dos presos de Mossoró e que todas as hipóteses estão sendo investigadas — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse neste domingo (18) que não há prazo para a captura dos presos da penitenciária de segurança máxima de Mossoró.


Em coletiva realizada em Mossoró , Lewandowski afirmou que "possíveis falhas do presídio já estão sendo corrigidas para garantir a segurança máxima do local" e que "500 homens das diversas forças policiais estão empenhados na captura dos fugitivos".


Sobre as buscas que já estão no quinto dia, o ministro alegou que a complexidade do terreno é um ponto de dificuldade para os trabalhos. "O terreno é complexo, coberto por mata, em uma zona rural e com uma área extensa. Além de ter rodovias, existem vias e pequenas estradas. O local tem casas esparsas. É um trabalho de busca complexo."


A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados para auxiliar nas buscas pelos dois homens que fugiram do presídio federal na madrugada de quarta-feira (14).


Sobre as possibilidades que permitiram a fuga e que estão sendo investigadas, o ministro disse que ainda não é possível afirmar se houve conivência na fuga de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento na quarta (14). "Todas as hipóteses estão sendo investigadas e virão a público no momento apropriado".


"Não há fragilidades no sistema penitenciário federal. Nós tivemos um caso pontual aqui na Penitenciária Federal de Mossoró, que não vai se repetir".

O ministro disse que a construção de muralhas nos presídios federais de segurança máxima já começaram e que o próximo local a receber uma obra deste tipo será o de Mossoró. "As demais medidas que nós anunciamos, sensores de presença, reconhecimento facial, iluminação, câmeras, o incremento da inteligência, a contratação de mais policiais penais federais, isso tudo está sendo providenciado."


As falhas estruturais encontradas no presídio de segurança máxima são antigas, de acordo com o ministro, porque o local foi construído em 2006. "Aqui em Mossoró, foram corrigidas imediatamente e nós estamos examinando se essas falhas estruturais se repetem também em outros presídios. É claro, aqui já estão sendo trocadas e reforçadas."


Policia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e polícias militares de Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco estão empenhadas na recaptura dos presos.


Lewandowski comentou que o inquérito policial que está sendo feito para apurar a fuga dos criminosos "também envolve peritos e perícias, que vão examinar as causas desta fuga do ponto de vista técnico, complementando aquilo que está sendo apurado na esfera administrativa e a Polícia Federal".


A cúpula do Ministério da Justiça e da Segurança Pública viajou para Mossoró neste domingo. Segundo o ministro, o objetivo é investigar os acontecimentos que levaram a fuga e "cuidar para que os fugitivos sejam capturados no prazo mais breve possível e corrigir eventuais falhas e garantir que o sistema prisional federal tenha segurança". 


Lewandowski desembarcou no Aeroporto de Mossoró, por volta das 9h30 deste domingo (18), para acompanhar as investigações sobre a fuga do presídio federal, bem como o quinto dia de buscas pelos dois fugitivos.


"Haveremos de superar em breve essa situação adversa. Já demos conta de algumas medidas que pretendemos tomar a curto, médio e longo prazo, que serão definidas depois pelos nossos corpos técnicos", ressaltou.


Os trabalhos de buscas por Rogério Mendonça e Deibson Nascimento - fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró - entraram no quinto dia neste domingo (18). Os dois foram vistos pela última vez na noite de sexta (16) quando invadiram uma casa que fica a 3 km da Penitenciária.


Avião da Força Aérea Brasileira pousou no Aeroporto de Mossoró — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A fuga aconteceu na última quarta-feira e é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, desde sua criação em 2006.


Cães farejadores, helicópteros, e mais de 300 agentes de segurança das forças estaduais e federais trabalham nas buscas que se concentram em um perímetro de 15 quilômetros em torno do presídio.


Em alguns momentos, a polícia contou com a ajuda de moradores da região que conhecem a área de mata fechada. "Os policiais me chamaram hoje pra ser uma espécie de guia deles porque eu conheço muito a área. Na quinta-feira eu levei eles até o lugar das pegadas que era dentro de um terreno que eu já morei", disse o agricultor Manoel Honorato, de 62 anos.


Fotos dos fugitivos foram espalhadas por vários pontos das comunidades rurais próximas ao presídio.


Casa invadida por fugitivos fica a 3 km da Penitenciária — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Pistas

Na quarta-feira (14) - mesmo dia da fuga - uma casa foi invadida na zona rural de Mossoró, a cerca de 7 km da penitenciária. Objetos pessoais como camiseta e uma colcha de cama foram furtados.


A polícia foi acionada e fez buscas na área. Na quinta-feira (15) objetos foram encontrados em uma área de mata. Um dos moradores da região confirmou aos investigadores que, entre os itens, estava uma colcha de cama furtada de sua casa.


Camiseta de uniforme de presidiário encontrada durante as buscas pelos fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró — Foto: Divulgação


A Polícia Federal recolheu material biológico desta casa. As amostras encontradas serão confrontadas com informações genéticas dos fugitivos.


Já na sexta-feira (16), com a ajuda de cães farejadores, uma camiseta de uniforme de presidiário foi encontrada na mata.



Na noite de sexta os fugitivos invadiram uma casa na zonra rural, fizeram os moradores reféns, comeram, beberam água e roubaram dois celulares.


Nomes de fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró já aparece na lista da Interpol — Foto: Reprodução


Nesta sexta-feira (16) os nomes e fotos de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento - fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) - passaram a constar na lista vermelha da Interpol. Logo após a fuga, o Brasil pediu a inclusão na lista da Interpol - normalmente utilizado para cooperação entre as polícias de diferentes países quando criminosos perigosos conseguem fugir das nações onde são procurados.


Buraco usado para fuga

Uma imagem do presídio federal de segurança máxima de Mossoró mostra um buraco na parede da cela de um dos dois presos que fugiram da unidade na madrugada da quarta-feira (14).


O corregedor da Penietnciária Federal de Mossoró, juiz Walter Nunes, disse que os presos tinham duas barras de ferro dentro das celas que foram usadas para "rasgar" parte da parede por onde eles passaram.


"É preciso explicar como eles tinham, cada um deles, uma barra de ferro. Eles estavam em celas individuais, das quais não saiam sequer para o banho de sol. Então, as varas de ferro foram entregues a eles. Quem entregou? Não sei. As investigações precisam revelar", disse.


Buraco na parede da cela de onde saíram fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró — Foto: Divulgação


Morte de adolescente, rebelião: quem são os fugitivos

Os dois presos são do Acre e estavam na Penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. Eles foram transferidos após participarem de uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, que resultou na morte de cinco detentos - três deles decapitados.


Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade federal de Mossoró.


Rogério da Silva Mendonça é acusado de assaltos no Acre, Já preso foi acusado de mandar matar o adolescente Taylon Silva dos Santos, de 16 anos, em abril de 2021. Após o crime, Rogério foi transferido para o Presídio Antônio Amaro Alves, na capital, para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), onde ficou desde então, até ter sido transferido ao Rio Grande do Norte.


Rogério responde a mais de 50 processos. Ele é condenado a 74 anos de prisão, somadas as penas, de acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).


Já Deibson Cabral Nascimento tem o nome ligado a mais de 30 processos e responde por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e roubo. Ele tem 81 anos de prisão em condenações.


Fone: g1

Leia Mais ››

Presídio de segurança máxima de Mossoró tem câmeras inoperantes e pontos cegos, aponta relatório na véspera da fuga de presos

Buraco na parede da cela de onde saíram fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró — Foto: Divulgação

Câmeras do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) estão inoperantes, o que provoca muitos pontos cegos e sem monitoramento como em alas, pátios de sol, corredores de circulação e perímetro externo, segundo relatório do dia anterior à fuga dos dois presos, obtido pelo blog.


Câmeras que estavam em funcionamento apresentavam qualidade de imagem ruim.


Em um trecho do documento, num quadro ao lado da palavra "portão" está escrito: "Sem imagens. Apresenta a seguinte mensagem: tempo limite de conexão atingido".


O relatório aponta problemas que fazem com que o sistema de monitoramento eletrônico da prisão de segurança máxima de Mossoró (RN) operasse em capacidade reduzida.


"O sistema de monitoramento eletrônico opera em capacidade muito reduzida, devido a inúmeros problemas de funcionamento, dentre os quais destacam-se muitas câmeras inoperantes ou com qualidade ruim". E continua: "Isso provoca muitos pontos cegos sem monitoramento como em alas, pátios de sol, corredores de circulação, perímetro externo, entre outros."


O blog teve acesso às considerações finais de dois relatórios feitos por plantonistas de Mossoró. Um no começo de janeiro de 2023 e outro no dia 13 de fevereiro de 2024 -- a fuga dos presos acontece na madrugada de terça-feira (13) para quarta-feira (14).


Os dois documentos mostram que os problemas eram estruturais e que se arrastaram por anos sem que algo fosse feito. As câmeras foram adquiridas em 2009, com garantia de três anos, e, a partir de 2012, teria de ter sido feito contrato de manutenção. Segundo o blog apurou, desde 2015 as imagens estão se deteriorando.


Nos relatórios, os policiais também atribuem número "1" ou "2" para a qualidade da imagem: "1" significa “imagem ruim”; "2" é "sem imagem". Portão (P1), a caixa d’água, torre e pátios estão acompanhados do número "2". Ou seja: sem imagem.


Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam na madrugada de quarta-feira. Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar - preso na mesma unidade. Os nomes e fotos dos foragidos passaram a constar na lista de procurados da Interpol.


Ao todo, mais de 300 agentes de segurança estão trabalhando para recapturar os fugitivos.


O corregedor do presídio, o juiz Walter Nunes, disse em entrevista ao "GloboNews Mais", da GloboNews, na quinta-feira (15), que "a fuga foi filmada" e que " há imagens deles cortando alambrados". "O problema é que os presos saíram da cela e saíram andando por dentro da unidade prisional sem que tivessem sido detectado pelas câmeras. Mas não é que não foram detectados pela câmeras. Temos imagens, já se sabe que tem imagens. Mas não foi identificado que ali estava uma pessoa fugindo da unidade prisional."


Outros pontos apontados pelo relatório:


Sistema de comunicação (Call Station) está inoperante em toda a penitenciária de Mossoró.

Não há imagens da sala destinada ao conselho disciplinar dos presos.


Fonte: Blog da Júlia Duailibi

Leia Mais ››

Lewandowski desembarca em Mossoró para acompanhar investigações de fuga em presídio


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, desembarcou na manhã deste domingo (18) em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde deve acompanhar as investigações da fuga de dois detentos da penitenciária federal de segurança máxima do estado.


Lewandowski viajou acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. A comitiva chegou ao município por volta das 9h25. Ele foi recebido pela governadora do RN, Fátima Bezerra (PT).


Em coletiva de imprensa, o ministro afirmou que o "problema" que ocorreu em Mossoró é "localizado", ou seja, não é verificado nas outras quatro penitenciárias federais do Brasil. Ele também disse que a situação será "superada em breve".


Segundo o Ministério da Justiça, o grupo e o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, se reuniram com os responsáveis pelas equipes de busca dos fugitivos no estado.


A ida do ministro da Justiça abre o quinto dia de buscas pelos criminosos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ligados à facção Comando Vermelho. A dupla fugiu da Penitenciária Federal de Mossoró na última quarta (14).


A fuga é a primeira registrada desde a fundação do sistema penitenciário federal, em 2006, e marca a primeira crise da gestão de Ricardo Lewandowski à frente do Ministério da Justiça, iniciada no último dia 1º.


Os criminosos estavam detidos na unidade de Mossoró desde setembro de 2023. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, também conhecido como "Tatu" ou "Deisinho", foram transferidos para a penitenciária após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima em Rio Branco (AC).


Segundo a investigação, na sexta (16), eles chegaram a fazer uma família refém na área rural de Mossoró. Os fugitivos deixaram a casa com alimentos e dois aparelhos celulares.


De acordo com o Ministério da Justiça, cerca de 300 agentes participam da operação, que conta com o apoio de três helicópteros e drones. Os profissionais integram os quadros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e de forças de segurança estaduais.


Os nomes dos criminosos estão inscritos na lista vermelha da Interpol desde a última sexta (16). A lista é utilizada para cooperação entre polícias de diferentes países quando criminosos perigosos conseguem fugir das nações onde são procurados.


Na última quinta (15), em entrevista à imprensa, o Ricardo Lewandowski afirmou que a recaptura dos criminosos era uma prioridade da pasta. Ele também anunciou anunciou a adoção de novas medidas de segurança na rede de penitenciárias federais, composta por cinco unidades.


Segundo o ministro, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) deve receber:


ampliação do sistema de alarmes

reforço de agentes de segurança

aperfeiçoamento do sistema de entradas nos presídios, com implantação de reconhecimento facial

construção de muralhas

O Ministério da Justiça afirma que já há duas investigações abertas a respeito da fuga. Em uma delas, a pasta apura, de forma administrativa, eventuais responsáveis pelo episódio. A Polícia Federal conduz a segunda, que apura eventuais crimes cometidos por agentes na escapada dos criminosos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Relações entre Brasil e Israel são fortes, e convocar embaixador é medida drástica, avalia diplomata


As relações entre Brasil e Israel são fortes, mas a fala de Lula comparando a situação em Gaza ao Holocausto nazista gera "desconforto internacional", avaliou Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e diplomata. Em razão da gravidade das declarações do presidente, a reação de Israel foi imediata e exigiu uma "medida drástica": a convocação do embaixador brasileiro para uma repreensão.


"É uma situação delicada. Eu não creio que esse incidente possa afetar as relações entre o Estado de Israel e o Estado brasileiro, porque há muitos interesses em jogo, inclusive na área de Defesa", afirmou Barbosa, em entrevista à GloboNews (veja no vídeo acima), neste domingo (18).


"Na minha opinião, acho que o Brasil tem que se manter equidistante e implementar a política tradicional brasileira, que é a favor dos dois estados, a favor da defesa do povo palestino, mas não entrar nesses ataques a Israel", completou o diplomata.

Lula falou de improviso, e o Itamaraty não compartilha da opinião do presidente, analisou Barbosa. "Quando ele fala de improviso, nós vimos isso nos outros pronunciamentos, que também ele criticou o primeiro-ministro, chamou de insano, classificou de genocídio, ele não estava lendo, ele estava falando", pontuou. Para Barbosa, neste domingo, o presidente "passou da linha vermelha" ao criticar o Estado de Israel.


Lula deu as declarações durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.


"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula.


As relações entre Brasil e Israel são fortes, mas a fala de Lula comparando a situação em Gaza ao Holocausto nazista gera "desconforto internacional", avaliou Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e diplomata. Em razão da gravidade das declarações do presidente, a reação de Israel foi imediata e exigiu uma "medida drástica": a convocação do embaixador brasileiro para uma repreensão.


"É uma situação delicada. Eu não creio que esse incidente possa afetar as relações entre o Estado de Israel e o Estado brasileiro, porque há muitos interesses em jogo, inclusive na área de Defesa", afirmou Barbosa, em entrevista à GloboNews (veja no vídeo acima), neste domingo (18).


"Na minha opinião, acho que o Brasil tem que se manter equidistante e implementar a política tradicional brasileira, que é a favor dos dois estados, a favor da defesa do povo palestino, mas não entrar nesses ataques a Israel", completou o diplomata.

Lula falou de improviso, e o Itamaraty não compartilha da opinião do presidente, analisou Barbosa. "Quando ele fala de improviso, nós vimos isso nos outros pronunciamentos, que também ele criticou o primeiro-ministro, chamou de insano, classificou de genocídio, ele não estava lendo, ele estava falando", pontuou. Para Barbosa, neste domingo, o presidente "passou da linha vermelha" ao criticar o Estado de Israel.


Lula deu as declarações durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.


"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula.


Post de Netanyahu reage à fala de Lula comparando guerra em Gaza ao Holocausto — Foto: Reprodução/GloboNews


Fonte: g1

Leia Mais ››

Israel convoca o embaixador do Brasil após Lula comparar guerra em Gaza com Holocausto

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, decidiu convocar o embaixador brasileiro no país — Foto: Reprodução

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que vai convocar o embaixador brasileiro para "uma dura conversa de repreensão", após a fala do presidente Lula que comparou a guerra em Gaza com o Holocausto nazista e ações de Hitler.


"As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender", disse Netanyahu, em uma publicação neste domingo (18) no X (antigo Twitter).


"Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha"

O ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, disse que ninguém irá comprometer o direito que Israel tem de se defender.


Lula deu as declarações durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.


"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula.


O presidente Lula fez a afirmação após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que dá assistência a refugiados palestinos, a UNRWA.


No fim de janeiro, Israel acusou funcionários da UNRWA de envolvimento com ações terroristas do Hamas, o que motivou a suspensão de auxílio por parte de governos ocidentais, como os do Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido. Não se sabe quantos funcionários estariam envolvidos.


Lula disse que, se houve um "erro" na UNRWA, que os responsáveis sejam investigados, mas afirmou que a ajuda humanitária não pode ser suspensa. Recentemente, o governo brasileiro anunciou que vai prestar auxílio à agência.


Mais reações

A fala de Lula também gerou reação da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Para a entidade, o discurso do petista é uma "distorção perversa da realidade".


"Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu", diz nota da Conib.


O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que Lula traz vergonha ao seu povo ao apoiar o grupo terrorista Hamas.


Ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant — Foto: Reprodução/ GloboNews


Análise de ex-embaixador

Em entrevista à GloboNews neste domingo, o ex-embaixador Rubens Barbosa disse que "a fala do presidente realmente passou da linha vermelha", porque as críticas extrapolaram o governo de Netanyahu: "ele [Lula] critica o próprio Estado de Israel. Aí aumentou a gravidade e a reação do governo de Israel foi imediata".


Barbosa avalia que Lula falou de improviso e que o Itamaraty não compartilha da opinião do presidente.


"Não creio que o incidente vai afetar as relações entre Brasil e Israel, porque há muitos interesses em jogo, inclusive na área de Defesa. Agora, realmente, essa declaração do presidente Lula gera desconforto internacional e coloca o Brasil numa posição de tomar partido, quando na nossa opinião o Brasil tem que se manter equidistante e implementar a política tradicional brasileira, que é a favor dos dois estados."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula compara resposta de Israel em Gaza à ação de Hitler contra judeus; Netanyahu convoca embaixador do Brasil para reunião, e Conib repudia fala do petista

O presidente Lula durante declaração à imprensa em Adis Abeba, na Etiópia — Foto: Reprodução/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como "genocídio" e "chacina" a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas. Ele comparou a ação israelense ao extermínio de milhões de judeus pelos nazistas chefiados por Adolf Hitler no século passado.


Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudiou o que chamou de declarações "infundadas" de Lula. Para a entidade, a fala do petista é uma "distorção perversa da realidade" (leia aqui a íntegra do comunicado da Conib).


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse, em uma rede social, que as palavras de Lula são "vergonhosas e graves". O premiê afirmou que decidiu convocar "imediatamente" o embaixador do Brasil em Israel para uma "repreensão" (leia mais aqui).


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como "genocídio" e "chacina" a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas. Ele comparou a ação israelense ao extermínio de milhões de judeus pelos nazistas chefiados por Adolf Hitler no século passado.


Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudiou o que chamou de declarações "infundadas" de Lula. Para a entidade, a fala do petista é uma "distorção perversa da realidade" (leia aqui a íntegra do comunicado da Conib).


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse, em uma rede social, que as palavras de Lula são "vergonhosas e graves". O premiê afirmou que decidiu convocar "imediatamente" o embaixador do Brasil em Israel para uma "repreensão" (leia mais aqui).


O petista voltou a defender a criação de um Estado da Palestina "pleno e soberano". E a reforma do Conselho de Segurança da ONU, com o fim do poder de veto de países com assento permanente. Para Lula, o colegiado não tem conseguido mediar conflitos e promover a paz entre países em guerra.


Na entrevista, Lula reiterou que o Brasil condena o grupo terrorista Hamas, mas é "solidário" ao povo palestino. "O Brasil condena o Hamas, mas o Brasil não pode deixar de condenar o que Israel está fazendo na Faixa de Gaza", concluiu.


Convocação de embaixador e repercussão


Benjamin Netanyahu disse que conversou com Israel Kats, ministro das Relações Exteriores de Israel, e decidiu convocar o embaixador do Brasil para uma reunião sobre a fala de Lula.


Em uma rede social, o premiê declarou que a afirmação banaliza o Holocausto – genocídio promovido na Segunda Guerra Mundial contra cerca de seis milhões de judeus.


"Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é ultrapassar uma linha vermelha. Israel luta por sua defesa e garantia do seu futuro até a vitória completa", declarou Netanyahu.

A comparação da ação de Israel em Gaza à de Hitler contra judeus também gerou rápida repercussão da comunidade israelita no Brasil.


Leia a íntegra da nota divulgada pela Conib:


"A Conib repudia as declarações infundadas do presidente Lula, comparando o Holocausto à ação de defesa do Estado de Israel contra o grupo terrorista Hamas. Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu. Essa distorção perversa da realidade ofende a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes. O governo brasileiro vem adotando uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira. A Conib pede mais uma vez moderação aos nossos dirigentes, para que a trágica violência naquela região não seja importada ao nosso país."


Viagem à África

O conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel, que já deixou milhares de civis mortos, foi um dos principais temas abordados por Lula nas reuniões de que participou durante a viagem ao Egito e à Etiópia, a segunda visita do petista ao continente africano neste terceiro mandato.


No Egito, ao lado do presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, Lula pediu paz no Oriente Médio e afirmou que Israel parece ter a "primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas".


Já na Etiópia, no sábado (17), Lula se encontrou com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh.


Lula se encontra com primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, na capital da Etiópia — Foto: Ricardo Stuckert


Segundo o Palácio do Planalto, na reunião com o palestino, o petista condenou ataques do Hamas e reiterou a necessidade de paz no Oriente Médio, com a criação de um Estado Palestino. Conforme o governo brasileiro, Shtayyeh agradeceu a Lula pela solidariedade com o povo palestino.


Em discurso na 37ª Cúpula da União Africana, Lula tocou novamente no assunto. Ele voltou a condenar ataques do grupo terrorista Hamas a Israel, mas classificou como "desproporcional" a resposta israelense aos ataques, com a morte de milhares de civis.


Para Lula, a crise no Oriente Médio só será resolvida com a criação de um estado Palestino "soberano" e "membro pleno" da Organização das Nações Unidas (ONU).


Opositor de Putin

Na coletiva de imprensa, Lula também foi questionado sobre a morte de Alexei Navalny, principal opositor do presidente da Rússia, Vladimir Putin.


Navalny morreu na última sexta-feira (16) em uma prisão no Ártico, aos 47 anos. Ele teria passado mal após uma caminhada. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e a União Europeia afirmam que o governo Putin é responsável pela morte.


Perguntado sobre o falecimento e as suspeitas em torno da morte de Navalny, Lula evitou fazer comentários, disse que é preciso aguardar uma investigação sobre o caso.


"Vamos acreditar que os médicos legistas vão dizer: 'O cara morreu disso ou daquilo'. Para você fazer o julgamento. Porque, senão, você julga agora que foi não sei quem que mandou matar, e não foi. E, depois, você vai pedir desculpas? Para que essa pressa de acusar alguém? Sabe quantos anos eu estou esperando o mandante do crime da Marielle? Seis. E não estou com pressa de dizer quem foi que matou, eu quero achar. Quando achar, vou dizer: 'Foi fulano de tal'. Não quero especulação", disse Lula.


Fonte: g1

Leia Mais ››