quarta-feira, fevereiro 14, 2018

Beija-Flor é a campeã do carnaval 2018 do Rio


A Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do carnaval 2018 do Rio de Janeiro.

O G1 acompanhou ao vivo a apuração das notas, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), diretamente da Marquês de Sapucaí. Veja aqui.

A escola fez um paralelo entre o romance "Frankenstein” e as mazelas sociais brasileiras. Corrupção, desigualdade, violência e intolerâncias de gênero, racial, religiosa e até esportiva formaram o cenário de "Brasil monstruoso".

A Beija-Flor tem agora 14 títulos no Grupo Especial do Rio, atrás apenas de Portela e Mangueira no total de vitórias.

Comandado por Neguinho da Beija-Flor, o samba-enredo “Monstro é aquele que não sabe amar (Os filhos abandonados da pátria que os pariu)” foi cantado em coro pelo público da Sapucaí, que ao final do desfile ocupou a avenida, seguindo a escola.

“A Sapucaí foi ovacionada pela alegria e emoção. A Beija-Flor fez as pessoas cantarem o samba pelo pedido de socorro. As imagens foram muito fortes, aquele teatro todo retratando o que o nosso país está passando. Foi um grito de socorro dentro de um samba-enredo“, disse Raíssa, madrinha de bateria da escola, ao G1.


O desfile foi todo de metáforas de terror sobre o Brasil. A escola levou para a avenida a "ala dos roedores dos cofres públicos" e a dos "lobos em pele de cordeiro", em referência aos políticos. A corrupção na Petrobras foi lembrada em fantasias com barris de petróleo na cabeça e em um carro que retratava o edifício sede da empresa, atrás de um grande rato.

Violência, poluição, impostos excessivos, sistema de saúde ruim e crianças carentes também lembraram o "terror brasileiro".

As cantoras Pabllo Vittar e Jojo Todynho foram destaques do carro "O abandono", representando a luta contra a intolerância de gênero e a intolerância racial, respectivamente.

Pabllo Vittar foi destaque de carro da Beija-Flor que tratava de intolerância (Foto: Alexandre Durão/G1)

Esta não foi a primeira vez que a Beija-Flor apostou em um samba crítico. Em 1989, a escola levou para a Sapucaí um enredo sobre o lixo, com um "Cristo Mendigo" que saía de dentro de uma favela.

Após uma decisão judicial que proibiu sua exibição, o Cristo foi coberto por um saco preto e levou uma faixa com a frase “Mesmo proibido, olhai por nós”. O desfile, histórico, rendeu à escola de Nilópolis o vice-campeonato daquele ano.

Desfile das campeãs
Voltarão com a Beija-Flor ao sambódromo para o desfile das campeãs, no próximo sábado (17), as escolas Paraíso de Tuiuti, Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Assim como a escola de Nilópolis, que levou sua crítica social para a avenida, a Paraíso de Tuiuti, que ficou com o segundo lugar, contou a história da escravidão no Brasil e condenou a reforma trabalhista aprovada recentemente. O destaque da Tuiuti ficou no último carro da escola, que levou um vampiro com uma faixa presidencial para a Marquês de Sapucaí.

A Mangueira não ficou atrás no quesito protesto, com um samba-enredo que ironizou a decisão da Prefeitura do Rio de cortar os recursos destinados às escolas de samba. Um dos carros representou o prefeito Marcelo Crivella como um boneco de Judas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Um ano após acidente, Paraíso do Tuiuti dá volta por cima e é vice-campeã do carnaval

Um ano após um carnaval de acidentes e tristes lembranças, a Paraíso do Tuiuti deu a volta por cima e conquistou o vice-campeonato em 2018. A tragédia que causou uma morte e deixou 19 feridos, atropelados por um carro alegórico desgovernado, ainda está fresca na memória e tornou ainda mais emocionante o resultado anunciado nesta Quarta-feira de Cinzas (14). Uma espécie de renascimento da escola de São Cristóvão, que nunca havia subido ao pódio do Grupo Especial.

“A Tuiuti veio de uma terra arrasada para provar que com trabalho, honestidade e dedicação pode ser competitiva“, comemorou Thiago Monteiro, um dos diretores de carnaval da Tuiuti.

Carro do Paraíso do Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1)
Carro do Paraíso do Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Críticas na Avenida
Com o enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, a Paraíso do Tuiuti, do carnavalesco Jack Vasconcelos, levou à Sapucaí críticas à reforma trabalhista em seu desfile na madrugada de segunda (12).

No último carro, batizado de "Neo tumbeiro", o destaque no alto foi um "presidente vampiro" do neoliberalismo, representado pelo professor de história Léo Morais. Assistente do carnavalesco, ele não admite abertamente que o vampiro representava Michel Temer, mas afirmou que é a favor dos protestos contra o presidente.

Outra crítica do carnavalesco foi colocar na avenida uma ala com fantasias de "manifestantes fantoches", ironizando os que foram às ruas vestindo camisas do Brasil pedindo impeachment.

Mestre Ricardinho comemora vice-campeonato (Foto: Andressa Gonçalves / G1)
Mestre Ricardinho comemora vice-campeonato (Foto: Andressa Gonçalves / G1)

“A escola fez uma crítica que está entalada na goela do brasileiro. Os empresários e governantes sempre ficam fazendo o povo de escravo. Mas nós estamos felizes com o segundo lugar por mostrar para o mundo que não somos escravos. A bateria não foi o que esperávamos ainda. Mas a gente ainda não está pensando no ano que vem, agora é comemorar”, afirmou o mestre Ricardinho, um os diretores da bateria.

Muito emocionados, os integrantes comemoraram o vice como se fosse um título. “É muita emoção. Isso é fruto de muito trabalho que um grupo que começou o ano rebaixado e a gente chega a vice-campeão do carnaval. Parabéns à Beija-Flor, parabéns a todas as escolas“, disse Thiago.

Ala da Tuiuti ironiza manifestantes "fantoches" (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ala da Tuiuti ironiza manifestantes "fantoches" (Foto: Reprodução/TV Globo)

O título de vice-campeã pegou muitos moradores do bairro de São Cristóvão de surpresa. Por volta de 17h, o entorno da escola Paraíso do Tuiuti ainda estava deserto. Mas dentro da quadra, integrantes da escola já comemoravam a notícia. O trânsito na Rua Figueira de Mel foi fechado às 17h30.

Moradora da região, Joyce Pimenta se emocionou ao falar da luta depois do último carnaval. “Nós moramos na comunidade do Tuiuti. Quando soubemos que a escola estava precisando de ajuda, a gente desceu para o barracão para colocar a mão na massa (...) Somos uma comunidade unida, que lutou muito. Até na concentração a gente lutou. Eu entrei na avenida com a minha roupa branca toda suja, porque eu estava ajudando em mil lugares, tudo para o carnaval sair. E agora a gente vê um resultado trilhado desde maio”, disse.

Andréa Maria Laurino disse que espera há, pelo menos, sete anos ver a escola ser vista.

“Esse grito já era para ter saído há muito tempo. Nós não somos vice, nós somos campeões. Porque foi merecido. Foi suor de um ano.”
Edson Reis chegou apressado para começar as vendas na calçada da escola. “Agora todo o encalho do ano passado vai embora. Trouxe 100 blusas, mas com certeza vai acabar rápido. Cada uma custa R$ 50. Vai ser sucesso”, garante.

Relembre o acidente
Um carro alegórico da Tuiuti deixou 20 pessoas feridas no o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio em 2017 – 26 de janeiro de 2017, domingo de carnaval.

O problema ocorreu quando o carro ficou desgovernado logo na entrada no sambódromo da Marquês de Sapucaí, na altura do Setor 1 da arquibancada. Pessoas ficaram prensadas na grade que separa a pista da arquibancada.

A radialista Elizabeth Ferreira Joffe, de 55 anos, também conhecida como Liza Carioca, morreu cerca de dois meses após o acidente. No dia do acidente, em fevereiro, ela chegou a ser levada para o Hospital Souza Aguiar, mas depois foi transferida para o Hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, onde teve anemia e pegou uma infecção bacteriana. Segundo a família de Liz, ela foi submetida a sete cirurgias após o acidente.

Outra vítima do acidente que ficou em estado grave é a fotógrafa Lúcia Regina de Mello Freitas, de 56 anos, que passou quatro meses internada. Ela teve fratura exposta na perna e ficou em estado grave na UTI do hospital Miguel Couto. 'A luta foi pra eu ficar com a minha perna e eu estou indo para a casa com ela', festejou.

A Polícia Civil indiciou quatro pessoas pelo acidente no domingo de carnaval. O motorista Francisco de Assis, o engenheiro Edson Gaspar e os diretores de carnaval, Leandro Azevedo, e de alegorias, Jaime Benevides. Eles responderão por imperícia, imprudência e negligência. O motorista foi indiciado também por lesão corporal culposa.

O motorista do carro pediu perdão às vítimas do acidente e disse não ter tido culpa no episódio. Dois filhos dele afirmaram que o pai não sabia que o carro alegórico dirigido por ele seria acoplado a outro veículo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Água da chuva alaga ruas e invade casas em Parnamirim, RN

Bombeiros auxiliam moradores da Avenida Doutor Luiz Antônio a retirar a água das casas (Foto: Arioneida Alves/cedida)
A chuva que cai sobre o Rio Grande do Norte desde a noite desta terça-feira (13) tem causado danos e alagado ruas nas cidades potiguares. Em Parnamirim, na Grande Natal, a água alagou vias e invadiu as casas. A área comum de entrada de um condomínio residencial na Avenida Doutor Luiz Antônio, bairro Jardim Planalto, também foi tomada pela água da chuva.

A entrada principal do Condomínio Residencial Santos Dumont foi interditada pela administração. Os moradores só conseguem entrar ou sair do condomínio por um acesso na parte de trás do terreno.

Entrada do Condomínio Santos Dumont foi tomada pela água da chuva em Parnamirim (Foto: Cedida)
Entrada do Condomínio Santos Dumont foi tomada pela água da chuva em Parnamirim (Foto: Cedida)

Na mesma avenida, um ônibus da linha L, da empresa Trampolim, ficou no meio do caminho, por causa do alto nível da água na rua, que também entrou nas residências na região. Os bombeiros foram acionados para ajudar os moradores a retirar a água das casas.

O Cemitério de Parnamirim também foi invadido pela correnteza da água da chuva que se formou na rua. A chuva na Grande Natal continua durante esta quarta-feira (14).

Ônibus da linha L não conseguiu passar pela Avenida Doutor Luiz Antônio e ficou no meio do caminho (Foto: Arioneida Alves/cedida)
Ônibus da linha L não conseguiu passar pela Avenida Doutor Luiz Antônio e ficou no meio do caminho (Foto: Arioneida Alves/cedida)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Argentina oferece R$ 16 mi para quem encontrar submarino desaparecido

A Argentina oferecerá 98 milhões de pesos (cerca de R$ 16 milhões) para quem “fornecer informações e dados úteis” para encontrar o submarino San Juan, que desapareceu no última dia 15 de novembro com 44 tripulantes a bordo, anunciou o governo nesta quarta-feira através do Diário Oficial do Estado. A informação é da EFE.

“É pertinente a fixação de uma gratificação econômica para quem oferecer informações e dados úteis que permitam chegar ao paradeiro e a localização precisa do submarino San Juan”, indicou o Ministério da Defesa na resolução antes de indicar o valor.

Com esta recompensa, o governo pretende incentivar a participação do setor privado em uma busca que até agora registrou resultados “infrutíferos”, apesar de contar com esforços “materiais, humanos, econômicos e tecnológicos” e com “compromisso e perícia tecnológica e material”, avalia o texto.

Quem tiver informações deverá especificar “o relatório integral da busca” com as caraterísticas do equipamento utilizado, dados brutos e processados e vídeos, fotos e mosaicos fotográficos georeferenciados derivados da localização do submarino, entre outros.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, já tinha anunciado no dia 6 de fevereiro aos familiares dos desaparecidos que ofereceria uma “recompensa milionária” a quem achasse a embarcação, mas até hoje não tinha sido publicado o valor em nenhum veículo de imprensa oficial.

O ARA San Juan estabeleceu sua última comunicação, enquanto viajava do porto de Ushuaia até sua base, na cidade de Mar del Plata. Durante as primeiras semanas de buscas para encontrar o submarino, países como Estados Unidos e Reino Unido ofereceram ajuda, e atualmente apenas a Rússia continua colaborando com a Argentina para localizar o San Juan.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

PRF registra 22 acidentes no RN durante o carnaval

Dados preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam 22 acidentes nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte. Ao todo, 28 pessoas ficaram feridas e apenas uma morreu. Os números correspondem até o fim da terça-feira (13).

De acordo com o órgão, o resultado parcial é inferior ao registrado em 2017, quando foram registrados 28 acidentes com 28 feridos e cinco mortos.

A Operação Carnaval segue até às 23h59 desta quarta-feira (14). Os dados completos serão divulgados nesta quinta-feira (15).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Motorista enfrenta trânsito congestionado e chuva no retorno para Natal

A Quarta-Feira de Cinzas é um teste de paciência para os motoristas que estão retornando das praias dos litorais Norte e Sul e também dos municípios do interior do RN. Várias rodovias estão registrando congestionamentos e lentidão no trânsito nos acessos a Natal.

Na RN-063, que liga as praias do Litoral Sul à capital, os motoristas enfrentam trânsito lento a partir da praia de Pirangi do Sul até Pium, em Parnamirim.

Na outra ponta de Natal, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-101 Norte tem trânsito intenso desde a manhã desta quarta-feira (14).

Ainda nas rodovias federais, o fluxo de veículos também é grande na BR-226 [tráfego do Seridó], BR-406 [Macau] e BR-304 [Região Oeste].

Além do fim do carnaval, a chuva que atinge o RN causa mais contratempos no trânsito. A recomendação do órgão federal é para que os motoristas redobrem a atenção.

“É importante dirigir com mais prudência sob chuva, além de manter uma distância de segurança em relação ao veículo da frente”, declarou o inspetor Roberto Cabral.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

MEC libera lista de aprovados no Prouni após erro em site


O resultado do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018 foi divulgado nesta quarta-feira, 14, por volta das 9h30, no site http://siteprouni.mec.gov.br/. No entanto, ao acessar o link não era possível visualizar os selecionados.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o sistema foi programado para ir ao ar ao meio-dia. Por padrão, o botão do site que leva ao sistema acabou entrando às 9h. Dessa forma, foi possível ver o botão com o resultado, mas sem que o sistema estivesse no ar. Em nota, o MEC disse que já atualizou o sistema e disponibilizou a consulta.

Os candidatos aprovados para as bolsas de estudos terão de comprovar os dados pessoais na universidade onde estudarão, entre os dias 15 e 23 de fevereiro. A falta de documentos no momento da comprovação de informações gera a perda da bolsa.

O programa oferece 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais. As oportunidades foram exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 com média 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Campanha das Nações Unidas quer reduzir o uso de plásticos em todo o mundo

Aproveitando que vários países celebram neste 14 de fevereiro o Dia dos Namorados (Valentine’s Day, em inglês, também conhecido como Festa de São Valentim) o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou uma campanha pedindo a redução do uso de plásticos a nível global, no que classifica de um “relacionamento tóxico”.

Segundo a agência da ONU, cerca de 8 milhões de toneladas desse material não degradável vão parar nos oceanos todos os anos, causando um problema sério para a vida marinha. Apenas em 2015, o mundo produziu 322 milhões de toneladas de plástico, quantidade suficiente para erguer 900 prédios do tamanho do edifício Empire State, que fica em Nova York.

O Pnuma faz um apelo para que todos deixem de usar sacolas e garrafas de plástico, utensílios descartáveis e potes para armazenar comida. E diz que a dependência que as pessoas têm com o plástico se configura numa verdadeira “relação tóxica”.

Os produtos de plástico são altamente nocivos para o meio ambiente e acabam nos mares e oceanos, prejudicando peixes, pássaros e tartarugas, que ficam enroscados ou se alimentam do plástico.

“Novo amor”

Como parte da campanha Mares Limpos, o Pnuma lançou o vídeo “Não sou eu, é você”, onde a personagem Sandra termina o seu relacionamento com produtos de plástico e encontra um “novo amor” em sacolas e garrafas reutilizáveis.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) também está aproveitando a passagem do Dia dos Namorados pedindo às pessoas para demonstrarem seu amor pelos oceanos nas redes sociais, utilizando a hashtag #LovetheOcean.

Conservar os oceanos e os recursos marinhos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que integra a Agenda 2030 da ONU que reúne 17 objetivos globais e mais de 160 metas a serem atingidas ao longo da próxima década em todo o planeta.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Balanço do Itep no período de Carnaval na Região Oeste do RN

Imagem

De sexta feira dia 09 a 13 de fevereiro, 19 corpos foram necropsiados na Unidade Regional do Itep em Mossoró. Mossoró registrou 09 mortes por acidentes de transito e homicídios, em Assú 03 mortes por acidente e homicídio, Macau, Tibau e Itaú registraram uma morte cada por homicídio, Alexandria uma morte por acidente domestico, em Francisco Dantas duas pessoas morreram em acidente de transito e um homicidio em Luiz Gomes.

Luiz Gomes:
>: Jonas Moreira Gomes da Silva, de 21 anos, foi morto a tiros perto da torre da telefonia celular da cidade. Sem detalhes ainda no Itep em Mossoró

Tibau:
>:  Maria da Conceição Marcelino Jacinto, 32 anos, natural de Pendências/RN e residia na Avenida Tereza Patrício, Parque das Cajazeiras, em Tibau, morreu vítima de golpes de facão.

Alexandria:
>: Cícera Maria Fernandes de Souza de 82 anos de idade, residente na Rua Noé Arno no bairro Cascalho em Alexandria, morreu no inicio da noite de domingo, 11 de fevereiro, no Hospital Wilson Rosado em Mossoró, vitima de acidente domestico “Queda de nível” fato ocorrido no dia 04 de janeiro de 2018, na residência da família em Alexandria..

Mossoró:
>:  Idelson Barbosa Lopes de 35 anos de idade, residente no Loteamento Nova Mossoró, morreu na BR 304, próximo a entrada para o Conjunto redenção em Mossoró. Segundo informações, Idelson trabalhava como gerente da loja Le biscuit, na Partage shopping em Mossoró, saiu do trabalho por volta de 22 horas e 30 minutos, de ontem 10 de fevereiro, com a esposa e teria colidido sua motocicleta com um animal na pista.
>:  Luiz Gonzaga de Souza, pedreiro de 60 anos de idade, encontrado morto dentro de casa na Rua Manoel Firmino, no bairro Belo Horizonte no final da tarde de hoje, 12 de fevereiro de 2018. A família foi avisada através de vizinhos que sentiram sua falta. 
>:  Everton Alexsandro Alves da Silva "Nonô" de 17 anos de idade, residente no Assentamento São Sebastião, zona rual de Upanema, foi morto em frente ao portão da residência de familiares, na Rua José Melo de Souza, no Loteamento Santa Helena no inicio da noite de domingo, 11 de fevereiro.
>:  Michel Anderson de Lima 23 anos de idade, residente na Rua Santa Cecilia, no Santa Delmira, em Mossoró, foi morto na localidade de Serra Mossoró, na zona rural de município na tarde de sábado, 10 de fevereiro de 2018. Segundo informações, Michel teria sido morto depois de um desentendimento com o dono do Restaurante da comunidade.
>:  Marcio Nogueira da Silva de 32 anos de idade, residente no Sitio Mulunguzinho, zona rural de Mossoró, foi morto com dois tiros na cabeça na manhã de sábado 10 de fevereiro de 2018, numa via de acesso a antiga Favela do Tranquilim no Dom Jaime Câmara, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
>:  Wilkson Rodrigues Dantas de 18 anos de idade foi vitima de tentativa de homicídio no inicio da tarde de sábado, 09 de fevereiro, próximo a Praça Vilma Maia no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. O jovem não resistiu e morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, para onde foi socorrido em estado grave.
>:  Isa Paiva de Amorim de 66 anos de idade, residente na Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel em Mossoró, morreu no Hospital Regional Tarcísio, na manhã do dia 12, Maia vitima de queda da própria altura, “Acidente domestico” Segundo informações o acidente com a idosa aconteceu em casa por volta das 08 horas da manhã do dia 27 de janeiro.
>: Luiz Lopes Cardoso, de 64 anos de idade, residente na Rua Dona Sinhá Negreiros no Abolição III em Mossoró, morreu no final da noite de segunda feira, 12 de fevereiro, vitima de queimaduras pelo corpo. Segundo informações, foi um acidente e aconteceu no dia 02 de fevereiro.
>: Francisca Raquel da Silva de 70 anos de idade, residente na Rua José de Souza no Anto de São Manoel em Mossoró, morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, vitima de acidente domestico, “Queda da própria altura” fato ocorrido em casa no dia 14 de janeiro de 2018.

Macau:
>: Anderson Guedes da Silva, 25 anos de idade, residente na Rua Presidente Leão Veloso, no Alecrim em Natal, foi alvejado com um disparo de arma de fogo no tórax, por volta de 21 horas de Domingo de Carnaval dia 11. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital da cidade de Macau.

Itau:
>: O corpo de um homem conhecido apenas como “George” foi encontrado dentro de casa, no bairro Felicidade, na cidade de Itau, madrugada de hoje, 12 de fevereiro. Ele foi morto a facadas e o corpo foi encontrado pela própria esposa, que acionou a policia local. Relembre aqui

Assu:
>: Manoel Aldair da Fonseca, agente funerário de 39 anos de idade, residente no Sitio Memdubim na zona rural de Assú, morreu no final da tarde de segunda feira, 12, vitima de acidente de transito, na BR 304, no contorno da cidade de Assú. Segundo informações, o acidente aconteceu no dia 03 de fevereiro e desde então o agente funerário estava internado no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.
>: Jeferson Matheus da Silva Oliveira, agricultor de 22 anos de idade, residente na Travessa Marieta Borges Montenegro, bairro Vertentes em Assú, foi assassinado a tiros na Rua Augusto Severo, por volta das 23 horas de segunda feira de carnaval, dia 12, nas proximidades da panificadora São Francisco, na Baixa do Colégio, depois de um tumulto entre os foliões e muitos tiros disparados que provocou correria.
>: Luiz Gonzaga Freire, de 51 anos de idade morreu vitima de acidente de transito, por volta de meia noite de ontem para hoje, na principal Avenida da cidade de Assú. Segundo informações de familiares, Luiz costumava sair no meio da noite para pegar frutas nas mangueiras nas ruas da cidade. Na noite de ontem, quando atravessava a avenida ele foi atropelado por um carro que fugiu do local sem prestar socorro.

Francisco Dantas:
Dois motociclistas morreram na localidade de Sitio Maravilha, RN 177 entre as cidades de Francisco Dantas e Portalegre, no inicio da noite de ontem, 10 de fevereiro de 2018.
José Josenildo Ferreira filho, agricultor de 32 anos de idade residente na Praça da Matriz no centro de Francisco Dantas e Francisco Claudio Pessoa de 34 anos residente na Rua do Juá, no bairro Varanda da Serra em Portalegre. As duas motos conduzidas pelas vítimas bateram de frente e eles morreram no local. Josenildo estava saindo de moto do Sitio da família em direção a cidade de Francisco Dantas e Claudio fazia o percurso contrario. Ele estava vindo de Pau dos Ferros em direção a cidade de Portalegre, onde residia.
Ninguém sabe o que possa ter acontecido no momento da colisão, mas pela dinâmica da pericia realizada no local, Claudio atravessou a pista e colidiu de frente com Josenildo que trafegava na faixa contraria da via.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E CARRO NA BR 304, DEIXA TRANSITO LENTO SENTIDO TIBAU-RN.


Bombeiros, SAMU e PRF foram acionados, na trade desta quarta feira 14 fevereiro 2018, para um acidente na BR 304, próximo a entrada do Conjunto Redenção, saída para Tibau. Um caminhão que seguia mesmo sentido de um carro pequeno, Fortaleza/Mossoró, colidiu lateralmente e ambos tombaram na BR. Segundo o Bombeiro Moesio, os carros seguiam mesmo sentido, e o veículo menor teria sofrido uma fechada por outro carro e puxou o veículo para oura faixa, justamente que o caminhão seguia . O SAMU conduziu o motorista do carro menor com escoriações leves para o HRTM. Os Bombeiros form acionados para conter um possível vazamento de gás. O caminhão vinha com carregamento de botijões. O transito ficou parcialmente lento nos dois sentidos. 




Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Água da chuva abre cratera em marginal de rodovia no RN

Uma cratera foi aberta nesta quarta-feira (14) pela água da chuva na RN-404, estrada que liga as cidades de Areia Branca e Porto do Mangue, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. O buraco dificulta a passagem de veículos no local.

O chão cedeu na marginal da rodovia estadual. Uma van cheia de passageiros atolou na estrada, na lama formada pela água da chuva.

Água da chuva abre cratera na RN-404 entre Areia Branca e Porto do Mangue (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após ziguezaguear e deixar carro atravessado em rodovia no RN, motorista é preso com cocaína

Um pescador de 41 anos foi detido no final da tarde desta terça-feira (13) com quatro papelotes de cocaína. Não bastasse a droga, ele ainda foi autuado e multado por uma série de infrações e crimes de trânsito quando trafegava pela BR-406, próximo da entrada de Ceará-Mirim, na Grande Natal. O vídeo acima mostra o carro em que o pescador estava ziguezagueando na pista. Por pouco ele não causou um acidente.

A Polícia Rodoviária Federal não sabe quem fez as imagens, mas repassou o vídeo que circula nas redes sociais para o G1, e disse que vai usá-lo no processo contra o motorista, que não tinha habilitação. As multas contra ele somam quase R$ 10 mil.

Segundo a assessoria de comunicação da PRF, os agentes de trânsito foram chamados e encontraram o carro parado, atravessado na rodovia. Já o motorista, estava trancado no veículo, completamente ‘apagado’.

Agentes da PRF encontraram o carro atravessado na BR-406 e o motorista trancado dentro do veículo (Foto: PRF/Divulgação)
Agentes da PRF encontraram o carro atravessado na BR-406 e o motorista trancado dentro do veículo (Foto: PRF/Divulgação)

“Ao acordar, ele passou mal. Não foi feito teste de bafômetro porque ele não tinha condição alguma. Mesmo assim, foi autuado e deve pagar multa de R$ 2.934,70 por dirigir sob efeito de bebida alcoólica e/ou substância psicoativa”, disse o inspetor Roberto Cabral.

Ainda de acordo com Cabral, o condutor também deve pagar uma multa bem salgada por ter deixado o carro atravessado sobre a rodovia. “Por bloquear a rodovia, são mais R$ 5.869,40”, acrescentou.

Sem habilitação
Além disso tudo, o pescador também foi multado em R$ 880 por dirigir sem habilitação e mais R$ 88 por não portar a documentação do veículo, que é de uso obrigatório. “No total, ele deve pagar quase R$ 10 mil em multas, ou seja, vai ter que pescar bastante por toda essa irresponsabilidade”, concluiu Cabral.

Levado à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, o pescador assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e depois foi liberado. Já o carro, foi apreendido e guinchado para o pátio da PRF.

Carro foi apreendido e guinchado para o pátio da PRF, em Natal (Foto: PRF/Divulgação)
Carro foi apreendido e guinchado para o pátio da PRF, em Natal (Foto: PRF/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro é incendiado na Zona Oeste de Natal; PM acredita em ação criminosa

Carro foi destruído pelas chamas (Foto: Cedida)

Um carro foi incendiado na noite desta terça-feira (13) na comunidade do Japão, que fica no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. Segundo o Corpo de Bombeiros, alguém deixou um carro modelo Fox entre as ruas Amaro Barreto e Mário Negócio (antiga Av. 12), tocou fogo e foi embora.

A Polícia Militar acredita que tenha sido uma ação criminosa de alguma facção. Os bombeiros apagaram o incêndio. Ninguém ficou ferido.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com tema voltado à superação da violência, Arquidiocese de Natal escolhe Mãe Luíza para lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Dom Jaime Vieira Rocha, arcebisto de Natal, participará da celebração (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A Arquidiocese de Natal apresenta na tarde desta quarta-feira (14) no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal, a Campanha da Fraternidade 2018. Este ano, o tema escolhido foi: “Fraternidade e superação da violência”.

O arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, ao lado do coordenador arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, Padre Robério Camilo da Silva, participam de uma coletiva de imprensa às 15h30, na Arena do Morro. Na ocasião, serão apresentados também alguns projetos sociais desenvolvidos pela Igreja Católica em Mãe Luíza que contribuem para a superação da violência.

Campanha da Fraternidade
Criada em 1962, a Campanha da Fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma – período de 40 dias no qual a Igreja Católica convida os fiéis a praticar a oração e o jejum até o domingo de Ramos, no dia 25 de março.

Serviço:

Coletiva de Imprensa
Data: 14 de fevereiro
Horário: 15h30
Local: Arena do Morro, na Rua Camaragibe (em frente ao Farol de Mãe Luíza)

Fonte: G1
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E TRÊS PESSOAS NA ZONA RURAL DE FELIPE GUERRA, NO RN

Nenhum texto alternativo automático disponível.Policiais Militares do Grupamento Tático Operacional (GTO) prenderam na noite desta segunda-feira (12) três indivíduos com armas de fogo e munições na Comunidade Beira Rio na Zona Rural da Cidade de Felipe Guerra no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com informes do Comandante da 2º Companhia de Policia da Cidade de Apodi o Capitão Júlio Cesar, recebeu uma denuncia que tinha uma pessoa transitando na comunidade Beira Rio portando uma arma de fogo, os militares do GTO Apodi se deslocaram ao local denunciado. Lá chegando com apoio da VTR da cidade visualizaram e abordaram a pessoa de VALTECIR SANTANA DA SILVA, que na revista pessoal foi encontrado 01 revolver calibre 38 municiado em sua cintura.

No momento em que os militares revistavam VALTECIR outra pessoa identificada como sendo JOÃO PAULO DE PAIVA BESSA, tentou correr para o interior da residência, mas os policiais agiram rápido conseguindo abordá-lo, com ele foi encontrado 01 pistola calibre 380 municiada com munições do mesmo calibre.
Diante da situação e constatação que os dois acusados estavam portando armas de fogo, os militares deram voz de prisão aos mesmos e realizaram uma revista na residência que os acusados estavam, onde foi detido mais uma pessoa de nome FLAVIO SOARES DA SILVA e 02 espingardas sendo 01 calibre 32 e outra calibre 36, além de 35 cartuchos municiados de diversos calibres, 207 cartuchos não municiados de diversos calibres, recipientes para espoletas, chumbo e pólvora, socadores de buchas para calibres, 32, 36 e 40 e extratores de espoletas.
A ocorrência com o trio preso e todo material apreendido foram levados à presença do delegado Evandro dos Santos na Delegacia de Policia Civil de Plantão em Mossoró, aonde foram confeccionados os autos de flagrante em desfavor dos três acusados e apreensão das armas de das munições, ficando presos aguardando decisão da justiça.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Fonte: Na Ficha da Polícia
Leia Mais ››

Briga por som alto leva homem a matar vizinho em Luís Gomes/RN

Uma discussão por causa de som  terminou em morte na madrugada desta terça-feira(13). O crime aconteceu por volta das 02h, na Rua Albaniza Rocha, Conjunto Sol Nascente, em frente a torre da TIM em Luís Gomes/RN. A Polícia só foi comunicada três horas após o crime.

De acordo com as primeiras informações a vítima teria chegado em casa após curti festa carnavalesca na cidade de Uiraúna/PB e ligado o som iniciando uma nova discussão, ainda não se sabe ainda quem iniciou a briga e que esta não foi a primeira vez que os dois se desentenderam por conta do volume do som, e no momento que a vítima estava se alimentando o suposto acusado deu um pontapé na porta da frente e entrou atirando sem chances de defesa para Jonas Moreira Gomes, de 21 anos, o qual foi atingido na mão esquerda e na região torácica morrendo no interior de sua residência depois de levar dois tiros de um revólver calibre 38.

O suposto autor dos disparos identificado como Otavio Lauriano da Silva fugiu logo após o crime e está sendo procurado pela polícia.

Uma equipe do ITEP-RN compareceu ao local e fez a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró, para ser necropsiado.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Evangélico é baleado na cabeça ao ser confundido com inimigo de criminosos nas Malvinas em Mossoró.

O evangélico Josenildo João de Moura, conhecido como Irmão Josenildo, 58 anos de idade,  foi baleado na cabeça, após ser confundido com inimigo de criminosos na Favela do Velho, região das Malvinas em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. 

O caso foi registrado no início da tarde hoje terça-feira, 13 de fevereiro e segundo informações de testemunhas, o evangélico teria ido naquela localidade, consertar um som de uma igreja e quando o carro dele entrou na favela, criminosos atiraram contra o veículo. 

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos imaginaram que o evangélico, que não era conhecido naquela comunidade, fosse um rival e efetuaram disparos de arma de fogo, contra o carro, mas acabaram acertando a cabeça da vítima que estava ao volante. 

Irmão Josenildo como é mais conhecido foi socorrido por populares para o Hospital Regionial Tarcísio Maia, onde se encontra em estado grave. 

A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência e depois de várias diligências, não conseguiu localizar os criminosos. No local as pessoas se negaram a falar sobre o ocorrido temendo represálias dos criminosos.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Mulher é atacada a golpes de facão em Tibau e morreu no HRTM em Mossoró.


Maria da Conceição Marcelino Jacinto, 32 anos, natural de Pendências/RN e residia na Avenida Tereza Patrício, Parque das Cajazeiras, em Tibau, morreu vítima de golpes de facão.

O caso foi registrado por volta das 22h00min desta segunda feira 12 de fevereiro na Praia das Emanuela em Tibau, região do litoral Potiguar.

Segundo informações, a vítima estava trabalhando em uma barraca, quando um desconhecido chegou armado de facão e atacou a vitima que foi golpeada na região do pescoço.

Maria da Conceição ainda foi socorrida para o hospital local e depois transferida por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, mas não resistiu e morreu no HRTM.

De acordo com informações o dono da barraca também foi golpeado e socorrido juntamente com Maria da Conceição, foi medicado e liberado.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime e a polícia civil que vai investigar o caso não tem pista do assassino.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

PM reage a assalto em Natal, leva dois tiros e tem arma roubada

Um cabo da Polícia Militar, lotado no 9º Batalhão, foi baleado no início da tarde desta terça-feira (13) ao reagir a um assalto no bairro Alecrim, na Zona Leste de Natal. A arma dele, uma pistola, foi levada pelos criminosos.

Segundo a assessoria de comunicação da corporação, o PM foi socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, onde permanece internado. O estado de saúde dele, no entanto, é considerado estável e ele não corre risco de morte.

Ainda de acordo com a PM, o assalto aconteceu na rua Presidente Mascarenhas, onde o policial passava a caminho da casa de um familiar. Quatro homens, que estavam em um carro, se aproximaram do automóvel em que o cabo estava e anunciaram o assalto. Foi quando ele reagiu e acabou baleado, levando dois tiros no abdômen. Não há informações se o PM chegou a atirar nos criminosos.

A PM ainda fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Em dois dias, dois cabos baleados
Na noite desta segunda (12), um outro cabo da PM também foi baleado. O fato aconteceu na principal avenida da praia de Búzios, no litoral Sul potiguar. O policial levou um tiro de raspão na cabeça, dentro de um carro, quando passava com um amigo no momento de uma confusão durante um bloco de rua de carnaval. Ele também não corre risco de morte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caixa de banco é arrombado na Zona Leste de Natal

Caixa arrombado fica em um posto de autoatendimento localizado na Av. Deodoro da Fonseca. Dos quatro terminais, apenas um foi violado (Foto: Olinto Bezerra/Inter TV Cabugi)Um terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal foi arrombado na madrugada desta terça-feira (13) no bairro Petrópolis, na Zona Leste de Natal. Ninguém foi preso. Em dezembro do ano passado, esta mesma unidade já havia sido alvo de criminosos.

O caixa arrombado fica em um posto de autoatendimento localizado na Av. Deodoro da Fonseca. No local, há quatro terminais, mas apenas um foi violado. Para ter acesso ao compartimento de cédulas, os bandidos usara um maçarico. A porta do cofre foi arrancada. Vários pedaços do caixa ficaram no chão.

As vidraças da unidade estavam intactas, sem qualquer sinal de arrombamento. A polícia ainda não tem informações de quantos criminosos participaram da ação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM leva tiro na cabeça durante confusão em bloco de carnaval no litoral potiguar

Ferido, PM foi levado a uma unidade de saúde na praia de Pirangi do Norte, onde recebeu os primeiros atendimentos (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)Um cabo da Polícia Militar levou um tiro de raspão na cabeça, dentro de um carro, quando passava com um amigo no momento de uma confusão durante um bloco de rua de carnaval. O fato aconteceu na noite desta segunda-feira (12) na principal avenida da praia de Búzios, no litoral Sul potiguar. O PM não corre risco de morte.

O policial baleado, que estava de folga, é lotado no Batalhão de Choque. Ele terá o nome preservado a pedido da família. Ferido, ele foi levado a uma unidade de saúde na praia de Pirangi do Norte, onde recebeu os primeiros atendimentos. Depois de estabilizado, foi conduzido consciente pelo Samu para um pronto-socorro para fazer exames complementares.

A PM ainda fez buscas pela região, mas não conseguiu encontrar o autor do disparo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TSE define que candidatos poderão financiar toda a campanha com recursos próprios

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução na qual definiu que um candidato poderá financiar toda sua campanha nas eleições deste ano com recursos próprios.

A Resolução 23.553 foi aprovada em dezembro pelo plenário do TSE e publicada no último dia 2 no "Diário da Justiça Eletrônico". Relatada pelo presidente da Corte, Luiz Fux, a norma diz que "o candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o limite de gastos estabelecido para o cargo ao qual concorre".

De acordo com o TSE, os limites em 2018 serão os seguintes:

Presidente da República: R$ 70 milhões;
Governador: de R$ 2,8 milhões a R$ 21 milhões, conforme o número de eleitores do estado;
Senador: de R$ 2,5 milhões a R$ 5,6 milhões, conforme o número de eleitores do estado;
Deputado federal: R$ 2,5 milhões;
Deputado estadual e deputado distrital: R$ 1 milhão.
Pelo calendário eleitoral de 2018, o tribunal tem até 5 de março para confirmar todas as normas para o pleito deste ano. Até lá, portanto, esta e outras resoluções ainda poderão sofrer ajustes.

Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Michel Temer que liberava o autofinanciamento irrestrito de campanha. Mas, na ocasião, técnicos legislativos informaram que caberia ao TSE definir as regras.

O autofinanciamento irrestrito de campanhas, porém, ainda é contestado em duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) apresentadas no ano passado pelo PSB e pela Rede. Os partidos argumentam que a regra desequilibra a disputa em favor dos candidatos mais ricos.

Relator das ações, o ministro Dias Toffoli já pediu informações ao Congresso e à Presidência para decidir se suspende a regra e aplica aos candidatos o mesmo limite de doações para pessoas físicas, de 10% do rendimento bruto no ano anterior ao da eleição.

Doações para campanhas
Desde 2015, as doações empresariais para campanhas estão proibidas e, com isso, somente pessoas físicas podem doar.

Pela resolução publicada pelo TSE neste mês, as doações serão limitadas a 10% do rendimento bruto do doador no ano anterior ao da eleição.

"A doação acima dos limites fixados neste artigo sujeita o infrator ao pagamento de multa no valor de até 100% (cem por cento) da quantia em excesso, sem prejuízo de o candidato responder por abuso do poder econômico", diz o texto.

Além disso, doações a partir de R$ 1.064,10 só poderão ser feitas por transferência eletrônica entre as contas bancárias do doador e do beneficiário.

O TSE definiu as seguintes formas de a pessoa doar para campanhas:

Transação bancária na qual o CPF do doador seja obrigatoriamente identificado;
Doação ou cessão temporária de bens e/ou serviços estimáveis em dinheiro, com a demonstração de que o doador é proprietário do bem ou é o responsável direto pela prestação de serviços;
Instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo por meio de sites da internet, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião que levava senador José Maranhão faz pouso forçado após suspeita de pane em motor

O avião que transportava o senador José Maranhão (PMDB-PB) fez um pouso de emergência no Aeroporto Regional de Cajazeiras, no Sertão paraibano, após apresentar uma suspeita de pane em um dos motores. O incidente aconteceu no sábado (10), mas só na noite da segunda-feira (12) que o senador postou nas redes sociais sobre o assunto.

“Sentimos uma vibração no motor quando estávamos indo a Cajazeiras. O ajuste foi feito quando aterrissamos mas preferimos retornar em outra aeronave. Deu tudo certo! Deus no comando, sempre”, explicou José Maranhão.

José Maranhão (MDB-PB) comentou sobre suspeita de pane em avião nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram/josemaranhaopb)
José Maranhão (MDB-PB) comentou sobre suspeita de pane em avião nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram/josemaranhaopb)

Ainda no sábado, o senador deu uma entrevista coletiva na Câmara Municipal de Cajazeiras para falar de outros assuntos, mas chegou a comentar sobre o problema no avião. Maranhão contou que se atrasou para a entrevista pois houve uma pane no motor esquerdo do avião, que chegou a parar.

O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de José Maranhão e com o próprio senador para saber sobre o que teria causado a pane, mas as ligações não foram atendidas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deputado de Roraima passa mal e precisa ser resgatado na Venezuela


Deputado sofreu acidente durante trilha na Venezuela (Foto: Foto: SupCom ALERR)O deputado estadual Dhiego Coelho (PTC) passou mal nesta segunda-feira (12) após enquanto fazia trilha de jipe na Venezuela. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele precisou ser imobilizado e resgatado.

(Correção: O G1 errou ao afirmar no título e no conteúdo da reportagem que o deputado Dhiego Coelho (PTC) sofreu um acidente enquanto fazia trilha de jipe na Venezuela. O erro foi atualizado às 12h31 desta terça-feira (13)

Segundo um policial militar que participava da trilha, o político foi socorrido pelas pessoas que participavam do passeio por volta das 16h.

Ainda de acordo com o PM, Diego Coelho estaria com fortes dores nas costas.

“Não foi grave, ele apenas sente dores nas costas”, declarou.

Próximo das 17h30 um helicóptero com a equipe da Casa Militar da Assembleia Legislativa de Roraima esteve na região, mas o parlamentar não pode ser resgatado devido aos fortes ventos que ameaçavam a operação.

A equipe de salvamento deve retornar ao local nesta terça-feira (13) para recolher o político e trazê-lo para Boa Vista.

De acordo com o policial, o político está em uma área conhecida como Salto K, próximo a uma cachoeira.

Outra fonte que participou da tentativa de resgaste confirmou que Diego está na região e o político estava estabilizado, mas possivelmente com uma fratura.

Fonte: G1
Leia Mais ››