sábado, maio 18, 2013

Carro capota na RN-288 em Jardim de Piranhas


Na tarde de hoje (19), por voltada das 15 horas, precisamente na RN-228, a 5 km da cidade de Jardim de Piranhas, um veículo tipo Gol da cor verde e placas de Caicó, bateu violentamente contra barreiras que ficam na área externa da estrada que liga Caicó à cidade de Jardim de Piranhas.

Um ciclista, que não foi visto no local, por pouco não morreu atropelado pelo veículo, pois segundo pessoas que estavam no local, o carro teria passado por cima da bicicleta, contudo uma atitude rápida do condutor da mesma teria o salvado pulando antes de ser fatalmente atropelado.

Muitos curiosos estiveram no local e ficaram impressionados com o estado da bicicleta, totalmente destruída. Ainda foi observado que os dois ocupantes do veículos, ambos da cidade de Brejo do cruz-PB, nada sofreram, apenas pequenas escoriações pelo corpo, mesmo saíram do veículo sem necessitar ajuda de equipes de resgate.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Casa onde humorista Picolina foi encontrado morto estava revirada e com sinais de luta, diz perito


A casa em que o humorista Francisco Igor, conhecido como Picolina, foi encontrado morto na noite de quarta-feira (15) estava revirada e com sinais de luta, segundo o perito Lima Júnior. O corpo foi achado em avançado estado de decomposição no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza (CE).

Segundo o perito, o cadáver tinha marcas de pelo menos três facadas e uma rede enrolada no pescoço. No entanto, um laudo ainda deve apontar a verdadeira causa da morte.

Vizinhos chamaram a polícia depois de sentirem um forte cheiro saindo no local. A polícia informou que trabalha com a hipótese de um homicídio. Segundo análises iniciais, ele estaria morto há três dias. A família disse que o humorista mudava constantemente de endereço e que estaria no local pouco menos de três meses.

O corpo foi sepultado no fim da tarde de quinta-feira (16) na cidade de Aracaru, região metropolitana da capital. O pai de Picolina, José Albino Furtado, disse que o filho estava morando em uma região muito perigosa, mas descartou qualquer tipo de envolvimento com droga.

— Ele colocava todo tipo de gente em casa. Confiava em todo mundo e achava que ninguém fazia mal para ele. Nessas, ele pode ter encontrado a morte.

O caso está sendo investigado pelo DHPP (Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa). Os familiares devem prestar depoimento nos próximos dias, mas a Polícia Civil não confirmou as datas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente com caminhão, deixa motoqueiro esmagado na BR-230, em Sousa




Por volta das 19:30h, BR 230, contorno do Dino Motel, Cidade de Sousa, aconteceu um abalroamento, envolvendo a Moto, placa MOB 5294, com Caminhão tanque, placa MOW 84 64 pertencente ao Posto de Combustíveis, Chabocão.

Informações, que o Caminhão carregado com Combustíveis vinha na pista de rolamento, quando a Moto que era pilotada por Manuel Alves Ferreira, 18 anos, que residia no Dr. Zezé, atravessou a pista, foi colhido pelo auto-carga.


Com o impacto, a vitima ficou completamente esmagada, haja vista os pneus traseiros do Caminhão passaram por cima do corpo do Jovem. Também a Moto ficou completamente destruída.

A Equipe do SAMU chegou ao local do sinistro, constatou óbito na vitima, que teve politraumatismo e esmagamento pelo corpo.


O Motorista do Caminhão, conseguiu parar o auto-carga um pouco a frente, depois se apresentou ao 14º BPM. O Bi Trem vinha de Cabedelo à Sousa.


O local foi isolado pelo PPTRANS, até a chegada da Polícia Rodoviária para os procedimentos de praxe.


Familiares que chagaram ao local do acidente ficaram em desespero ao ver o ente querido sem vida ao solo.



Reprodução Cidade News Itaú via Folha do Sertão
Leia Mais ››

Luizinho e Émerson foragidos de Mossoró foram presos no Ceará


Policiais do estado do Ceará prenderam na manhã de sabado 18 de Maio de 2013, dois foragidos da Cadeia Publica Juiz Manoel Onofre de Souza em Mossoró RN.

Expedito Luiz de Carvalho Neto, “Luizinho” de 20 anos de idade e Emerson Ricardo Cândido de Morais de 22 foram detidos em uma pousada na praia de Almofala em Itarema litoral Norte a 190 Km de Fortaleza no Estado do Ceará.

Os dois são foragidos da Cadeia Publica de Mossoró, onde cumpriam pena acusados de vários assaltos na região e também estão sendo investigados pela morte de um Agente Penitenciário Federal lotado no Presidio Federal de Mossoró.

Luizinho e Emerson foram presos em uma pousada e conduzidos para a Delegacia de Furtos e Roubos de Fortaleza. Com eles os policiais encontraram duas pistolas e muita munição. 

A prisão já foi comunicada as autoridades e os dois deverão ser conduzidos para Mossoró.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

ASSALTANTES TOMAM CARRO E NA FUGA BATEM EM UMA ÁRVORE NO LIBERDADE 1 EM MOSSORÓ


Por volta das 5 horas, da manhã de hoje 18 de maio de 2013, três elementos dois deles armados, tomaram de assalto  um veículo tipo Fíat Strada, de cor branca, placas O J R 9250. Fato ocorrido no conjunto habitacional Liberdade I. Durante a fuga, o assaltante que conduzia o veículo perdeu o controle da direção, e colidiu com uma árvore, danificando a parte dianteira do carro. Os elementos abandonaram o veículo, e conseguiram fugir. O veiculo foi conduzido para a Delegacia de Plantão, para ser entregue ao legítimo proprietário. Uma motocicleta tomada de assalto (foto) foi localizada pela Polícia Militar, próximo a base da Petrobrás no Bom Jesus.



Reprodução Cidade News Itaú via Nas Garras da Polícia
Leia Mais ››

DEHOM ELUCIDA MAIS UM CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ


João Neto de Oliveira, conhecido como "Roberto Carlos", foi assassinado em Mossoró no dia 08 de Maio de 2013, na rua Brasiliana de Jesus no bairro Belo Horizonte, por dois indivíduos sendo um menor de idade. Ele foi morto por disparos de arma de fogo porque faltava um real para completar a droga, ele queria comprar cinco reais , mas só tinha quatro. O acusado de apenas 14 anos de idade confessou o crime com detalhes. Ambos foram apresentados na Delegacia pelo advogado ao Bacharel Roberto Moura e confessaram a autoria do crime. Os dois acusados foram ouvidos e liberados. Segundo o menor, depois de ser agredido por Roberto, ele pegou o revolver que estava com Diego Talles Bezerra de Abreu de 19 anos e efetuou os disparos contra “Roberto Carlos”, que ainda tentou correr, mas não resistiu e morreu 200 metros depois. Segundo informações repassadas à polícia, João Neto era usuário de entorpecentes e há cinco dias havia deixado a casa de saúde para doentes psiquiátrico, onde esteva internado. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ANGICOS: GTO DO 10º BPM INVADE "BOCA DE FUMO" E PRENDE TRAFICANTE NA CIDADE



O GTO do 10º BPM prendeu um indivíduo conhecido por ZIANNE sob acusação de Tráfico de Drogas na cidade de Angicos, região Central do Rio Grande do Norte. 

Acusado: ZIANO


De acordo com o Tenente Montenegro, Comandante do GTO, a Justiça de Angicos expediu um Mandado de Busca e Apreensão na residencia de ZIANNE e ao efetuar a entrada, encontrou pedras de crack pronta para a comercialização e maconha. O acusado recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a Delegacia de Plantão de Macau, onde será autuado em flagrante por Tráfico de Drogas e ficará a disposição da Justiça de Angicos. 

As investigações ficarão por conta do Delegado de Angicos e sua equipe de policiais civis.

Reprodução Cidade News Itaú via GTO Assú
Leia Mais ››

PENDÊNCIAS: DAMIÃO MARQUES, UM DOS BANDIDOS MAIS PERIGOSOS DO RN É PRESO EM UMA OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE DEFUR DE MOSSORÓ E O GTO DE MACAU


Damião Marques


Uma operação conjunta entre DEFUR (Mossoró) e o GTO de Macau resultou na prisão de um dos bandidos mais perigosos do Rio Grande do Norte. 

DAMIÃO MARQUES é fugitivo da Penitenciária Mário Negócio e acusado de vários crimes em todo o Estado. Ele foi preso na cidade de Pendências, na casa de um conhecido traficante de drogas e não pôde reagir devido estar tomando banho na hora da invasão. 

Segundo informações da Polícia, DAMIÃO MARQUES é acusado de assaltos a banco, latrocínios, roubos e de ter atirado contra Policiais Civis da DEICOR na cidade de Lajes, há cerca de duas semanas. Com o acusado, foi encontrado uma pistola 9mm, de uso exclusivo da Polícia Federal e das Forças Armadas e uma boa quantidade de drogas na residência.

Pistola 9mm

A arma deverá passar por perícia para saber se foi a mesma utilizada contra os Policiais Civis e contra os PMs nas explosões das agências do Banco do Brasil em Angicos e Afonso Bezerra.

Ele será levado de volta ao Presídio e ficará a disposição da Justiça mais uma vez.

Reprodução Cidade News Itaú via GTO Assú
Leia Mais ››

FPM de maio será 3,8% maior em termos reais comparado com o mesmo período do ano passado


Na segunda-feira (20), as prefeitruras vão receber a segunda parcela do Fundo e Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) anuncia que o valor será de R$ 594.816.071,85 sem calcular o montante destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ao incluir a retenção – valores brutos – o montante chega a R$ 743.520.089,81.

De acordo com estimativa da Confederação, o repasse será 2,1% menor do que o estimado pela Receita Federal do Brasil (RFB), no começo deste mês. Mas, em comparação com o segundo decêndio de maio de 2012, o valor será 3,8% maior em termos reais

Reprodução Cidade News Itaú via Olho D'água em Dia
Leia Mais ››

Pau dos Ferros/RN: Homem é encontrado morto em Pau dos Ferros/RN


Foi encontrado morto nas Primeiras horas de hoje 18/05/2013, no Parque de vaquejada Aluisio Diógenes na cidade de Pau dos Ferros, o senhor Benedito Chagas Fernandes, mais conhecido por Bené.
Bené tinha dois filhos porem não morava com os mesmos era separado de sua ex-esposa e morava atualmente no Bairro Manoel Deodato, Bené completou 43 Anos no dia 12, dia das Mães.
Que Deus ilumine sua alma e conforte sua família.
Cabo Monteiro e família.   





Reprodução Cidade News Itaú via Nossa Pau dos Ferros
Leia Mais ››

DONO DE BANDA DE FORRÓ É SUSPEITO DE MATAR NAMORADA COM TIRO NA NUCA


Ivanilson Monteiro foi ouvido e autuado em flagrante, na manhã desta sexta-feira (17), acusado de assassinar a jovem Gilmara da Silva. Ela foi encontrada morta na madrugada desta quinta-feira (16) com um tiro na nuca, às margens da BR 104, em Messias.

A informação foi confirmada ao Cada Minuto pelo delegado Ronilson Medeiros, titular do 8º Distrito Policial. Segundo o delegado, Ivanilson é dono e vocalista da banda Forró Capa de Sela.

O delegado informou ainda que "existe a possibilidade da participação de uma terceira pessoa no crime. Mas ainda estão sendo efetuadas as investigações", falou Ronilson.

O delegado não passou muitos detalhes sobre o depoimento, mas afirmou que ele foi ouvido nesta manhã na Delegacia de Homicídios, no bairro do Santa Amélia e que foi autuado em flagrante. O motorista dele também foi ouvido e autuado suspeito de participação no crime.
O delegado informou ainda que Ivanilson é natural de Pernambuco, mas mora atualmente em Maceió.

“Ainda não tenho maiores detalhes sobre o depoimento dele, pois foi o delegado plantonista da Delegacia de Homicídios que realizou o procedimento. Eu só ficarei ciente quando o inquérito chegar às minhas mãos”, afirmou.

O rapaz foi preso em uma oficina no bairro do Feitosa, na noite de ontem. Em seguida foi conduzido para a DH e deve permanecer detido no local até ser transferido para a Casa de Custódia.

No final da manhã, a polícia divulgou que a irmã da vítima também foi ouvida na delegacia nesta quinta-feira (16). Ela contou ao delegado que a irmã tinha saído de casa por volta das 21 h, do dia anterior do crime, no carro de Ivanilson com quem mantinha um relacionamento. O veículo era conduzido por seu motorista e eles partiram em direção a Caruaru, onde ela acreditava que iria fazer compras.

Ela informou ainda que sua irmã foi procurada pelo empresário, com a proposta de que ela interrompesse a gestação por ele ser casado.

A jovem Gilmara foi identificada pelos familiares no Instituto Médico Legal de Maceió. Uma tatuagem no ombro da vítima, conhecida nas redes sociais como Mara Silva, ajudou na identificação. A suspeita é que ela estava grávida e que o pai da criança seria um integrante da banda onde ela era dançarina.

 
Imagens reprodução do Facebook


Ela foi executada com um tiro na região da cabeça. Segundo informações preliminares o disparo teria sido feito pelas costas da vítima, entrando na nuca e saindo na testa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Porteiro usou alicate e chave de roda para matar menina de oito anos diz polícia


O suspeito de ter estuprado, torturado e assassinado uma menina de oito anos, Andreus Vieira Batista, de 34 anos, não mostrou arrependimento ao confessar o crime para polícia. A informação foi passada, nesta sexta-feira (17), pelo delegado divisionário do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção á Pessoa), Itagiba Franco.

A crueldade foi tão grande que o criminoso chegou a desfigurar o rosto da menina com um alicate e também teria usado uma chave de roda para matar a garota. O homem conhecia a criança e a família dela. Para Franco, um crime “asqueroso”.

— Não se sabe com um ser humano é capaz de agir dessa forma, principalmente contra uma criança de oito anos. Isso nos choca.

Batista foi preso na manhã desta sexta-feira (17) na rua Gonçalves Minas, na Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Ele estava na casa da irmã, que teria avisado a polícia. O suspeito, que é porteiro, disse que agiu sozinho.
Celular

A polícia também apreendeu o celular do porteiro. Existe a suspeita de que ele teria uma foto da vítima no aparelho. O telefone móvel passará por perícia.

As investigações apontaram que a menina estava brincando de esconde-esconde e, durante a brincadeira, foi até a garagem onde o suspeito guardava o carro. No local, ela foi abusada sexualmente dentro do veículo e torturada. O corpo da criança foi achado algum tempo depois em um terreno baldio a 5 km do local do crime.

O dono da casa onde o criminoso guardava o veículo chegou a ser preso pela polícia, mas foi liberado. Porém, segundo o delegado, a sua possível participação no crime não foi descartada. A residência foi atacada por vizinhos nesta sexta-feira (17). Os populares colocaram fogo no local.

Reprodução Cidade News ItaúMeio Norte/Guarda Noturno/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Ex-presidiário ataca familiares e fere PM com foice em Currais Novos


preso
JOSINALDO DOS SANTOS VALDIVINO, CONHECIDO COMO “JOSINALDO”, 25 ANOS espancou o próprio pai Francisco Valdivino a mãe Joana Valdivino e um irmão menor de idade todos moradores do sitio Queimadas, a 12 Km no Município de Currais Novos. A Polícia Militar foi acionada e chegando ao local o acusado agrediu com golpe de foice um sargento do GTO da 3ª CIPM de Currais Novos. O sargento foi socorrido para a emergência do Hospital Padre João Maria (HPJM) com um corte na mão que pegou quatro pontos

O acusado foi preso e encaminhado para a Delegacia de Currais Novos, mas o delegado de plantão só fez o procedimento na delegacia de Caicó, onde foi autuado em flagrante por lesão corporal. Além da agressão contra os próprios pais, Josinaldo também é acusado de ter estuprado a irmã uma prima e de ter tentado contra a vida de duas pessoas na mesma localidade e mesmo com esse histórico de violência respondia em liberdade. Essa são as nossas leis que beneficiam monstros, como esse.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Currais Novos
Leia Mais ››

Processo da Assepsia é remetido à Justiça Federal


micarla TN
O processo que investiga supostos crimes de desvio de recursos na Secretaria Municipal de Saúde durante a gestão da ex-prefeita Micarla de Sousa vai para a Justiça Federal. O caso, investigado durante Operação Assepsia, comandada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, estava a cargo do juiz José Armando Ponte Dias Júnior, da 7ª Vara Criminal de Natal. Porém, após solicitação de um dos réus, o magistrado alegou incompetência da Justiça Estadual para julgar o processo, que será remetido à Justiça Federal.

O réu Tufi Soares Meres, representante da A. Marca, organização social que participava da gestão da Saúde Pública em Natal, alegou que o processo deveria ser julgado pela Justiça Federal porque a ações delituosas imputadas aos réus “mostram-se lesivas a bens e interesse da União, o que atrairia a competência da Justiça Comum Federal”.

Com a decisão, os autos do processo serão remetidos sob segredo de Justiça à esfera federal.  A tendência é que o caso seja analisado pela 2ª ou 14ª Vara Federal. O argumento da defesa de Tufi Soares é que as supostas irregularidades envolveram recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e, mesmo com a gerência do Município sobre a verba, seria competência da Justiça Federal o julgamento do caso.

A situação é semelhante à que envolveu o processo da operação Pecado Capital, que investiga supostos crimes no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem). Como os recursos supostamente desviados tinham origem da União, através do Inmetro, o caso foi repassado à Justiça Federal.

Na decisão sobre o caso da Assepsia, o juiz José Armando Ponte informou que não reconheceu a anteriormente incompetência absoluta para o julgamento da referida ação penal devido à complexidade do caso e por não ter ocorrido provocação anterior, estabelecendo o contraditório. O magistrado argumentou que, no momento da validação das autorizações para os procedimentos de investigação não seria possível “antever de forma segura a existência de interesse da União” na causa, o que teria sido comprovado após dados bancários detalhados. O magistrado entende que os atos processuais na Justiça Estadual devem ser validados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Grávidas não poderão ser demitidas


grav
A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei que garante estabilidade no emprego à trabalhadora que tiver a gravidez confirmada durante o período de aviso prévio.

A lei acrescenta o artigo 391-A à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dispor que “a confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.”

Esse trecho do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias proíbe a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. A Lei 12.812 está publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem.

De acordo com o texto, a estabilidade será garantida também em casos de aviso prévio indenizado, quando a funcionária recebe o salário referente ao período, mas não é obrigada a comparecer ao serviço.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Triste rotina...Menor e apreesndido em flagrante pela polícia militar após tentativa de sequestro/assalto em Mossoró


Por volta das 08 horas, da manhã de hoje 18 de maio de 2013, sábado, um cidadão identificado como Fabio Sergio Barbosa, 28 anos, estava saindo de sua residência no bairro Alto da Pelônia em Mossoró. Quando foi surpreendido por um menor de 16 anos de idade, que surgiu de repente na estrada próximo ao visual bar, e apontando uma espingarda tipo bate bucha ordenou que o mesmo parasse sua moto tipo TRAXX de cor preta.
Na sequencia o menor sentou na garupa e mandou que a vítima seguisse em frente, mais por sorte do cidadão nesse momento a viatura 1219 sob o comando do Sd Lindemberg, e os Sds Luzemberg e Mikael iam passando pelo local em um patrulhamento de rotina.
Ao avistar a polícia o menor mandou a vítima parar, jogou a arma e tentou se evadir porem não conseguiu lograr exito, o menor e arma apreendida foram conduzidos para a DP de plantão para os procedimentos cabíveis.
A vítima bastante abalada na DP de plantão  a todo instante agradecia a Deus pelo fato da polícia militar ter cruzado no seu caminho no momento tão necessário, pois não sabia qual a verdadeira intenção do "menor infrator".







Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Três homens são presos após assaltos a lojas em Natal, diz PM


Helicóptero Potiguar 1 foi usado nas duas ações policiais (Foto: Adriano Medeiros)

Três homens foram presos na manhã deste sábado (18) pela Polícia Militar após assaltarem duas lojas em Natal. Os dois crimes ocorreram simultaneamente em dois locais próximos. O helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) auxiliou na localização e captura dos suspeitos.
O primeiro crime foi registrado por volta das 11h. O alvo foi a loja Sport Master, de materiais esportivos, que fica na rua Mossoró, no bairro do Tirol. Dois homens usaram um revólver para render os funcionários. A dupla roubou produtos da loja e dinheiro do caixa.

Policiais militares prenderam três homens neste sábado, em Natal (Foto: Adriano Medeiros)

No mesmo horário, um outro homem usou uma arma falsa para assaltar a loja Caçuá, de produtos regionais, na avenida Prudente de Morais. Ele também roubou o dinheiro do caixa.
A Polícia Militar foi acionada e, com a ajuda da aeronave, conseguiu localizar e prender os três homens. O trio já foi levado para a delegacia de plantão da zona Sul de Natal, onde será autuado por assalto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tenente-coronel da PM baleado em Natal recebe alta, diz comandante


O tenente-coronel Agnaldo Pires Filho, baleado no início da noite desta sexta-feira (17) em Natal, já recebeu alta hospitalar e está em casa. Segundo o comandante geral da da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, Pires estava chegando em casa quando foi abordado por três homens. Araújo acredita que os homens atiraram no oficial pelo fato de ele estar fardado. Pires é chefe de gabinete do Comando Geral da PM.

"O coronel Pires está bem. Eu mesmo já conversei com ele hoje. De madrugada, após uma pequena cirurgia, ele recebeu alta e foi para casa. Acredito que muito em breve o oficial voltará ao serviço", disse Araújo.
Nesta sexta, Araújo explicou como foi a ocorrência ao G1: "O Pires havia deixado o quartel do Comando Geral havia poucos minutos. Acredito que o trio iria assaltá-lo, mas, ao vê-lo de farda, os criminosos resolveram atirar". O tenente-coronel Pires mora no bairro de Nova Descoberta, na zona Sul de Natal.
Ainda de acordo com o comandante geral da PM, os criminosos efetuaram três disparos e um dos tiros atingiu o pé do coronel Pires. Outro disparo atingiu o peito da vítima. Mesmo assim, segundo Araújo, o tenente-coronel Pires passa bem. O oficial está no pronto-socorro Clóvis Sarinho. O trio que atirou no oficial fugiu do local do crime.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em Natal, Temer e Alves negam rixa com Governo após MP dos Portos


Michel Temer durante palestra em evento sobre Direito Constitucional em Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)
O vice-presidente Michel Temer (PMDB) não considerou que a votação da Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos, gerou algum tipo de desgaste entre os poderes legislativo e executivo. Em Natal para participar de um evento sobre Direito Constitucional nesta sexta-feira (17), Temer descarta qualquer rixa: "Não há mácula nenhuma entre os poderes".

Aprovada no Senado a quase quatro horas e meia de perder a validade na última quinta-feira (16), a matéria estabelece um novo marco regulatório para o sistema portuário brasileiro, com o objetivo de modernizar os portos e atrair investimentos. Antes de chegar ao Senado, a MP teve aprovação na Câmara dos Deputados durante a manhã.

Enquanto senadores governistas defendiam a proposta e tentavam aprová-la a tempo, a oposição usava instrumentos previstos no regimento para obstruir a votação, que se estendeu por mais de 41 horas de debates no plenário, somando dez sessões realizadas nas últimas terça e quarta. Apesar da tensão que envolveu a votação, Temer exaltou o esforço dos parlamentares.
"O governo trabalhou para aprovar a matéria e teve grande colaboração do Congresso Nacional", disse Temer. O vice-presidente negou que o Governo Federal tenha sido intransigente na votação da matéria.

Acompanhando Temer no evento em Natal, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), seguiu o tom do vice-presidente e elogiou a atuação dos parlamentares. "A sessão foi difícil, exigiu muito esforço de todos os parlamentares, mas foi algo compensado pela aprovação.

O vice-presidente proferiu a palestra de abertura do evento, que ocorreu no Centro de Convenções de Natal. A apresentação durou cerca de meia hora. Michel Temer deixou o local direto para o Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Super Helô" foi a coadjuvante que mais protagonizou "Salve Jorge"


Quem acreditou na conversão de Wanda (Totia Meirelles), que afirmou ter encontrado Jesus na cadeia -- sem nem dizer em quê ela fora enquadrado?!? Nem ela própria. Livia Marini (Claudia Raia) muito menos. A mafiosa preferiu encontrar o diretor do presídio, que poderia ser-lhe imediatamente mais útil.

Um tanto quanto inesperado foi o "striptease" da vilã. Provavelmente o melhor momento da atriz na novela. Embora Claudia Raia estivesse exuberante nesta cena, isso não chegou a redimi-la do visível equívoco que houve na elaboração de sua importante personagem.

Desnecessário retomar o assunto "formação de casais a qualquer preço", muito menos o canhestro acaso que uniu Érica (Flávia Alessandra) e Haroldo (Otaviano Costa). A forma com que as amigas da tenente, Márcia (Fernanda Paes Leme) e Julinha (Cris Vianna), se "casaram na festa" então foi de uma naturalidade espantosa.

Em alta a estratégia que Lohana (Thammy Miranda -- uma das gratas surpresas da novela) usou para seduzir Russo (Adriano Garib) e prendê-lo. "Você quer me algemar, vadia?", perguntou o perverso. "Vai ser inesquecível", retrucou Lohana tirando a peruca, "você tá preso! Perdeu, Russo!". Falsa ficou a surra que as garotas traficadas já libertas deram mais tarde em seu carrasco.

E a junção do mau caráter Celso (Caco Ciocler) com a pilantra da Amanda (Lisandra Souto)? Esquisito. Muito esquisito. Em contrapartida, excelente a reação e o confronto de Dona Leonor (Nicette Bruno), ciente da traição, com sua melhor amiga Isaurinha (Nívea Maria).

"Super Helô" foi o centro das atenções ainda uma vez: estava belíssima no seu novo casamento com Stênio (Alexandre Nero). O que não causou nenhum estranhamento, pois a "doutora" foi a coadjuvante que mais protagonizou a trama toda.

Espirituosa a aparição da esposa de Seu Galdino (Francisco Carvalho), que deu um toque especial em suas intervenções no Alemão. Mas quem roubou a cena na comunidade foi Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues), aquela que não é bagunça! Nem no último capítulo Pescoço (Nando Cunha) desistiu de espiar a moça no banho de sol da laje. E a marrenta aproveitou para jogar isso ainda uma vez na cara da rival: "aceita que dói menos, Delzuite (Susana Badin)!". Grande Maria Vanúbia -- "pipipipi, só no recalque!", costumava dizer a dançarina toda trabalhada no glamour.

Aisha (Dani Moreno) voltou para casa, sempre com aquela musiquinha esotérica de fundo, para reencontrar Berna (Zezé Polessa) e Mustafá (Antonio Calloni). E agora quer levar toda a sua família brasileira para passear na Turquia. É bem provável que isso também não dê muito certo, mas a menina é mimada e o seu "rabisco", como o chamou Pescoço, faz todas as suas vontades.

Zyah (Domingos Montagner), outro chato que não sabe o que quer, fica com Ayla (Tânia Kalill), mas sofre a ausência de Bianca (Cléo Pires) que já desapegou: aparece bela e faceira numa praia de nudismo ao lado de sua amiga Maitê (Cissa Guimarães).

E os protagonistas em meio a tudo isso? Sim, Théo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) são recebidos com fogos e festas no Alemão, junto aos filhos Júnior e Jéssica. A imagem da família reunida e feliz, ao som de "Esse cara Sou Eu" (Roberto Carlos), encerra "Salve Jorge". Mas fica a questão: será que Jorge realmente os salvou?

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cenipa muda normas e vai investigar casos de 'quase colisão' entre aviões


quase colisão (Foto: Arte/G1)


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) mudou as regras para apuração de acidentes aéreos no país. A partir de agora, somente acidentes que resultem em mortes, que envolvam aeronaves de grande porte ou com aviões não tripulados (drones, conhecidos no Brasil como "vants"), é que terão uma investigação aprofundada com a produção de um relatório final.

Outra medida é que passará a ser de responsabilidade do Cenipa investigar casos de "quase colisão" entre helicópteros e/ou aviões, que serão considerados como “incidentes graves”.  É considerada uma quase colisão quando a distância mínima entre uma aeronave e outra é inferior a 500 pés (152,4 metros). A situação é chamada de “bolha de risco crítico”.

Neste caso, o TCAS (equipamento do avião que alerta sobre aproximação de outro)  aciona um alarme. O risco crítico também pode ser informado pelo piloto quando uma das aeronaves não tem o aparelho.

O alerta de risco de colisão (RA) é emitido pelo TCAS, quando as aeronaves se aproximam demais e o choque pode ocorrer em até 30 segundos (veja arte). Antes, outro alarme, o TA (alerta de tráfego), avisa os pilotos de que uma colisão pode ocorrer em até 45 segundos.

A mudança nos procedimentos de investigação do Cenipa, chamada de Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-13), foi publicada por portaria da FAB no Diário Oficial da União de 6 de maio, mas será retroativa a 1º de janeiro de 2013.

Desde o choque no ar de um Boeing da Gol com um Legacy na Serra do Cachimbo (MT), em setembro de 2006, deixando 154 mortos, ocasiões em que aviões com risco são apuradas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por se caracterizam como incidente de tráfego aéreo.

Segundo o brigadeiro Carlos Lourenço, chefe do Cenipa, agora, assim que o piloto comunicar à torre de controle um “resolution advisory (RA)”, como é chamado o procedimento de quase colisão, o Decea avisará o Cenipa, e os dois órgãos vão avaliar se se caracteriza como incidente grave com risco crítico. Antes, dizia ele, o Cenipa era informado e a apuração ficava com o Decea.

Agora, o Cenipa, e não mais o Decea, fará uma investigação sobre o caso, resultando em um relatório final de caráter público. O  controle aéreo fornecerá as informações para que a apuração possa ser feita.

Para a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a mudança é vista como “positiva”. Quando há risco de quase colisão, a companhia precisa tirar pilotos e comissários do trabalho.

Isso porque uma norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspende os certificados de saúde. Para a Abear, agora, isso será feito em casos excepcionais.
“Com este novo procedimento, o número de tripulantes de aeronaves que vai ser encaminhado para exame médico vai diminuir drasticamente. Hoje, a maioria dos reportes de quase colisão não representa nenhum risco porque são feitas com base de projeções de trajetórias. É uma boa norma para todos”, diz o comandante Ronaldo Jenkins, diretor de operações e segurança de voo da Abear.

A FAB não adota oficialmente o termo "quase colisão" , mas, sim, "risco crítico de colisão".

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a suspensão dos certificados médicos ocorre após comunicação oficial de risco pelo Cenipa. Em 2012, 287 pilotos e comissários tiveram que refazer os exames de saúde por estarem envolvidos em acidentes ou incidentes graves. Em 2011, haviam sido 190.

Só casos graves terão relatório
Outra mudança importante é que, a partir de agora, o Cenipa só fará relatórios de investigação completos quando 1) tragédias resultarem em mortes ou ferimentos graves; 2) acidentes graves envolverem aeronaves que pesem mais de 2.250 quilos ao decolar e 3) incidentes considerados graves envolvam aeronaves que pesam mais de 5.700 quilos.
Até então, todos os casos de acidentes da aviação civil brasileira, que resultavam ou não em mortos e feridos, eram investigados profundamente pela Aeronáutica e era necessário a produção de um relatório final detalhado.
Em 2012, houve 184 acidentes (178 com aeronaves de bandeira nacional) e 73 incidentes aéreos graves, que deveriam resultar em um relatório do Cenipa. Destes, apenas um foi concluído até então e publicado no site do órgão.
Para o brigadeiro Luis Roberto do Carmo Lourenço, as mudanças irão acelerar o processo de trabalho e fazer com que recomendações de segurança sejam feitas de forma mais rápida. A estimativa é que, em relação aos 249 casos de 2012, haja uma redução de 56% no número de relatórios.

A demanda reprimida de relatórios em produção atualmente, segundo o oficial, “não chega a mil”. O Cenipa possui cerca de 200 servidores, contando a sede, em Brasília, e os sete serviços regionais de investigação e prevenção.
“No Brasil, tínhamos a cultura de investigar profundamente toda e qualquer ocorrência. Agora, separamos os protocolos sobre acidentes da aviação civil dos da militar e estabelecemos novas orientações em função da demanda de trabalho. O que faremos agora é dar prioridade e produzir relatórios para os que a ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil) recomenda. Os demais, vão gerar sumários mais sintéticos”, disse o chefe do Cenipa ao G1.

“Temos expectativa de produzir as investigações com maior velocidade”, afirma o brigadeiro.

Nos casos de incidentes e acidentes com helicópteros e aviões de menor porte e que não forem considerados graves, o Cenipa produzirá uma análise sucinta, chamada de “suma de investigação”, de até três folhas.

Isso porque alguns casos são considerados com “elevado índice de repetitividade”, ao exemplo de  colisões com pássaros ou balões, estouro de pneus, incidência de raio laser, dentre outros e “não trazem novos ensinamentos para a prevenção”, diz o documento. 

“Nenhum acidente deixará de ser investigado. Mas, agora, nem todos terão um relatório. Alguns acidentes são repetitivos e nós já conhecemos o porquê deles ocorrerem. A mesma regra que passamos a adotar agora é usada pelos órgãos de investigação dos EUA, França, Austrália. É uma evolução do sistema”, diz o brigadeiro Lourenço.

Acidentes com drone
Outra novidade é que o Cenipa passará a investigar acidentes ou incidentes que envolvam drones civis, os veículos aéreos não tripulados (vants, na sigla em português). Segundo o documento, a investigação somente será realizada quando “o vant possuir uma aprovação de projeto e/ou operacional ou se houver o envolvimento em Incidente de Tráfego Aéreo de Risco Crítico com aeronave civil tripulada”.

Isso significa casos em que houver risco de colisão devido à proximidade de drones com aviões ou helicópteros. A Anac será comunicada das ocorrências com drones, independentemente de haver ou não investigação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Na mira do Barcelona, Neymar pode disputar última final pelo Santos no domingo


Neymar jogará mais 3 jogos pelo Santos antes de defender a seleção brasileira
A decisão do Campeonato Paulista entre Santos e Corinthians neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pode ser uma última final disputada pelo atacante Neymar com a camisa do alvinegro praiano. Isso porque as negociações envolvendo seus representantes, dirigentes santistas e Barcelona, da Espanha, esquentaram nesta semana.

O UOL Esporte apurou que os envolvidos na “novela Neymar” não acreditam que a transação seja fechada nos próximos dias, porém demonstram muita confiança que o craque santista defenderá o clube catalão após a disputa da Copa das Confederações no Brasil, que ocorrerá entre 15 e 30 de junho.

Levando em conta a previsão dos “negociantes”, Neymar disputará apenas mais três jogos pelo Santos. Além do clássico contra o Corinthians, o astro santista estará em campo contra Joinville, no próximo dia 22, na Vila, e Flamengo, na estreia do Peixe no Campeonato Brasileiro, no dia 26, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

No dia seguinte, Neymar se apresenta ao técnico Luiz Felipe Scolari e inicia a preparação da seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Quando terminar a competição, a janela de transferências para o futebol europeu estará aberta, e o principal jogador do Brasil já poderá se juntar a Messi e companhia.

O técnico Muricy Ramalho acredita que Neymar estará focado em campo na decisão que pode ser a última dele pelo Santos, mesmo o jogador sabendo que as negociações com o Barcelona são conduzidas por seus representantes simultaneamente.  

“Falo para ele, falo demais para ter foco, tranquilidade, pois vai ser muito cobrado. Eu Tenho experiência de futebol e passo para ele ter tranquilidade, jogar o que sabe jogar. É difícil a pressão, eu também joguei um pouco e sei. Ele tem além do Santos a responsabilidade da seleção brasileira. Imagine a carga? O bom dele é que é de bem com a vida, joga e quer treinar sempre. O lado de fora do campo dele é de muita cobrança”, afirmou Muricy.

Para o negócio ser concretizando entre Barcelona, Neymar e Santos, falta os dirigentes dos dois clubes convencerem Neymar da Silva Santos, pai e representante do atacante. Para isso, os espanhóis enviaram ao Brasil o diretor de futebol do Barça, Raul Sanllehí, que estreitou a amizade com Neymar pai em uma de suas viagens para a Espanha nos últimos anos.

Isso porque o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, foi informado pelo vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, que o pai de Neymar está relutante em relação à transferência de seu filho no meio do ano. Ele faz “jogo duro” em prol da permanência do filho até julho de 2014, data do término do contrato do craque com o clube brasileiro, pois visa lucrar 100% no negócio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aécio Neves é eleito presidente do PSDB com 97,3% dos votos do partido


Com 97,3% dos votos dos integrantes do partido, o senador Aécio Neves (MG) foi eleito neste sábado (18) presidente nacional do PSDB. A convenção nacional da legenda oposicionista lotou o centro de convenções de um hotel de Brasília. Segundo a assessoria da sigla, entre governadores, parlamentares, prefeitos e militantes, cerca de 4 mil tucanos compareceram ao evento partidário.

A eleição que alçou Aécio ao principal posto do PSDB reuniu os principais expoentes da legenda. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso prestigiou o evento e ficou sentado à direita do senador mineiro, na primeira fila do palco reservado aos dirigentes, durante todo o evento.

Potencial candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, Aécio obteve 521 dos 535 votos dos delegados eleitos para escolher o sucessor do deputado federal Sérgio Guerra (PE) no comando do partido. O presidente do partido tem como função liderar as ações da sigla em época de eleição, administrar divergências internas e articular alianças nacionais e regionais.

Nesta sexta (17), numa rápida aparição para prestigiar uma premiação para mulheres de destaque do PSDB, Aécio disse que a convenção será "para todos" do partido. Em discurso às centenas de militantes que lotaram um auditório em Brasília, disse que, a partir deste sábado, os tucanos da nova cúpula vão "iniciar uma nova história no PSDB, como um partido plural, que não apenas fale, mas saiba ouvir".

O PSDB tem hoje a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados, com 49 representantes, e 12 parlamentares no Senado, mesmo número de cadeiras ocupadas pelo PT - atrás apenas do PMDB, que possui 20 senadores. O partido é a principal sigla da oposição nas duas Casas.
Nas cinco regiões do país, os tucanos têm oito governadores eleitos, incluindo o estado de São Paulo, unidade federativa mais populosa e rica. A convenção deste sábado começa às 9h e contará com a participação de 1,5 mil filiados ao PSDB.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma inaugura Estádio Nacional de Brasília ao lado de governador do DF


Dilma dá chute inicial no Estádio Nacional de Brasília (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)
A presidente Dilma Rousseff  e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inauguraram, na manhã deste sábado (18), o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A presidente entrou na arena e caminhou sobre o gramado ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante cerca de 10 minutos.
Dilma deu o chute inicial no gramado, repetindo ato das inaugurações dos estádios Fonte Nova (Salvador), Castelão (Fortaleza) e Mineirao (Belo Horizonte), que também sediarão jogos da Copa das Confederações este ano e da Copa do Mundo, em 2014.
"Tenho extremo orgulho de provar a qualidade das instalações, a modernindade das instalações, e o critério de fazer construções sólidas, mas simples. E ao mesmo tempo belas", disse a presidente durante pronunciamento oficial na cerimônia de inauguração do estádio.

Dilma também afirmou que a homenagem que o estádio faz ao jogador de futebol Mané Garrincha, morto em 1983, faz referência a alguém que contribuiu para o país superar seu "complexo de vira-lata".  "Era um jogador que demonstrou que o Brasil não era de maneira alguma, e não tinha porque ter arraigado, esse 'complexo de vira-lata' [...] Nós temos superado de forma bastante radical essa atitude da vida social, da vida econômica", declarou.

MP dos Portos
Durante a cerimônia, a presidente passou parte do tempo conversando com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ao discursar, ela agradeceu a atuação do Congresso Nacional na votação da MP dos Portos, aprovada nesta quinta-feira na Câmara e no Senado, a cinco horas de perder a validade e após mais de 41 horas de sessões na Câmara.
“Aproveito o dia de hoje para agradecer a aprovação da medida provisória do Portos, agora lei, em definitivo,”, disse Dilma. A presidente tem até 5 de junho para sancionar ou vetar parcial ou integramente o projeto. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta sexta(17) que  Dilma Rousseff estuda vetar artigos da MP  aprovada no Congresso.

Campeonato
O Estádio Nacional também será o palco, neste sábado, da partida final do campeonato candango de futebol, entre Brasília e Brasiliense, que acontece às 16h20.
A inauguração do estádio ocorre com cinco meses de atraso e depois de dois adiamentos. Em 2012, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, havia anunciado que inauguraria a obra em 31 de dezembro. Depois, a conclusão foi prometida para o dia 21 de abril, aniversário de Brasília, mas acabou adiada novamente sob alegação de que as chuvas prejudicaram o plantio da grama.

Presidente Dilma Rousseff conversa com Renan Calheiros durante discurso do governador Agnelo Queiroz (Foto: Lucas Nanini/G1)Dilma e Renan Calheiros (à direita) conversam
durante discurso de Agnelo  (Foto: Lucas Nanini/G1)
Sustentabilidade
O novo estádio foi construído com base em conceitos de sustentabilidade e tem sistema de energia solar e aproveitamento de água da chuva. As preocupações ambientais também estão na arquitetura do estádio. A fachada aberta entre o teto e as arquibancadas possibilita boa circulação de vento no interior da arena.

Já a grande área de cobertura (68 mil m²) mantém o sombreamento do estádio, diminuindo a absorção de calor pelo concreto. As duas características ajudam a reduzir a necessidade de equipamentos de refrigeração, diminuindo o consumo de energia.
Outra característica sustentável está no material da cobertura. Produzida no Japão, a membrana é feita de dióxido de titânio, que ajuda a retirar gases poluentes da atmosfera. O material da membrana também combate o acumulo de sujeira, facilitando a manutenção.

Arena Pernambuco
Na próxima segunda (20), Dilma participa da inauguração do estádio Arena Pernambuco, que vai receber os jogos dos dois campeonatos em Recife. O estádio será o último a ser inaugurado entre os que sediarão a Copa das Confederações. No Rio de Janeiro, o Maracanã foi inaugurado no último 27.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cantor Netinho passa a se alimentar por sonda, diz assessora


O cantor Netinho, internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, começou a se alimentar por sonda neste sábado (18), informou a assessora de imprensa Cris Freire, ao UOL.

O cantor, que está internado desde o dia 18 de abril, por conta de um tumor benigno no fígado, vem apresentando melhoras gradativamente. Na última terça-feira, o cantor, que só estava tomando soro, ingeriu um picolé, seu primeiro alimento desde a internação.

Segundo a assessora, a notícia da sonda é muito boa porque o cantor passa agora a ter uma alimentação mais nutritiva. "Agora, o organismo precisa se acostumar com o alimento para que ele possa voltar a se alimentar por via oral". A previsão para que isso aconteça é de três ou quatro dias. Ainda não há, no entanto, previsão de transferência para o quarto.

Netinho recebeu o Padre Marcelo Rossi na última quinta-feira, mas ainda não pode receber muitas visitas. Por isso, assiste a muitos filmes na UTI, já se comunica lentamente e demonstra bom humor. 

Anabolizantes
De acordo com especialistas entrevistados pelo "Fantástico", da Globo, Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram sua saúde. Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há "prescrições médicas, de médicos fora da Bahia", com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, "é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito pra ele pra estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento".

Internação
No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado, chamado de adenomas hepáticos.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››