sábado, maio 18, 2013

Dilma inaugura Estádio Nacional de Brasília ao lado de governador do DF


Dilma dá chute inicial no Estádio Nacional de Brasília (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)
A presidente Dilma Rousseff  e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inauguraram, na manhã deste sábado (18), o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A presidente entrou na arena e caminhou sobre o gramado ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante cerca de 10 minutos.
Dilma deu o chute inicial no gramado, repetindo ato das inaugurações dos estádios Fonte Nova (Salvador), Castelão (Fortaleza) e Mineirao (Belo Horizonte), que também sediarão jogos da Copa das Confederações este ano e da Copa do Mundo, em 2014.
"Tenho extremo orgulho de provar a qualidade das instalações, a modernindade das instalações, e o critério de fazer construções sólidas, mas simples. E ao mesmo tempo belas", disse a presidente durante pronunciamento oficial na cerimônia de inauguração do estádio.

Dilma também afirmou que a homenagem que o estádio faz ao jogador de futebol Mané Garrincha, morto em 1983, faz referência a alguém que contribuiu para o país superar seu "complexo de vira-lata".  "Era um jogador que demonstrou que o Brasil não era de maneira alguma, e não tinha porque ter arraigado, esse 'complexo de vira-lata' [...] Nós temos superado de forma bastante radical essa atitude da vida social, da vida econômica", declarou.

MP dos Portos
Durante a cerimônia, a presidente passou parte do tempo conversando com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ao discursar, ela agradeceu a atuação do Congresso Nacional na votação da MP dos Portos, aprovada nesta quinta-feira na Câmara e no Senado, a cinco horas de perder a validade e após mais de 41 horas de sessões na Câmara.
“Aproveito o dia de hoje para agradecer a aprovação da medida provisória do Portos, agora lei, em definitivo,”, disse Dilma. A presidente tem até 5 de junho para sancionar ou vetar parcial ou integramente o projeto. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta sexta(17) que  Dilma Rousseff estuda vetar artigos da MP  aprovada no Congresso.

Campeonato
O Estádio Nacional também será o palco, neste sábado, da partida final do campeonato candango de futebol, entre Brasília e Brasiliense, que acontece às 16h20.
A inauguração do estádio ocorre com cinco meses de atraso e depois de dois adiamentos. Em 2012, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, havia anunciado que inauguraria a obra em 31 de dezembro. Depois, a conclusão foi prometida para o dia 21 de abril, aniversário de Brasília, mas acabou adiada novamente sob alegação de que as chuvas prejudicaram o plantio da grama.

Presidente Dilma Rousseff conversa com Renan Calheiros durante discurso do governador Agnelo Queiroz (Foto: Lucas Nanini/G1)Dilma e Renan Calheiros (à direita) conversam
durante discurso de Agnelo  (Foto: Lucas Nanini/G1)
Sustentabilidade
O novo estádio foi construído com base em conceitos de sustentabilidade e tem sistema de energia solar e aproveitamento de água da chuva. As preocupações ambientais também estão na arquitetura do estádio. A fachada aberta entre o teto e as arquibancadas possibilita boa circulação de vento no interior da arena.

Já a grande área de cobertura (68 mil m²) mantém o sombreamento do estádio, diminuindo a absorção de calor pelo concreto. As duas características ajudam a reduzir a necessidade de equipamentos de refrigeração, diminuindo o consumo de energia.
Outra característica sustentável está no material da cobertura. Produzida no Japão, a membrana é feita de dióxido de titânio, que ajuda a retirar gases poluentes da atmosfera. O material da membrana também combate o acumulo de sujeira, facilitando a manutenção.

Arena Pernambuco
Na próxima segunda (20), Dilma participa da inauguração do estádio Arena Pernambuco, que vai receber os jogos dos dois campeonatos em Recife. O estádio será o último a ser inaugurado entre os que sediarão a Copa das Confederações. No Rio de Janeiro, o Maracanã foi inaugurado no último 27.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!