domingo, dezembro 13, 2020

Governo começa distribuição de 100 toneladas de sementes para agricultores familiares no RN

 O governo do RN vai começar a distribuição de 100 toneladas de sementes crioulas, da safra 2020, para agricultores familiares nesta segunda-feira (14). Segundo o Executivo, o investimento foi de R$ 1,1 milhão.


Sementes crioulas — Foto: Reprodução / TV Asa Branca


Ao todo, de acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), 7.500 famílias de mais de 100 municípios serão contempladas.


O ato simbólico de entrega será na reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, às 10h30.


Serão distribuídas sementes crioulas de feijão, fava, milho, gergelim, arroz vermelho e sorgo forrageiro.


Segundo a Sedraf, as sementes foram adquiridas de 80 agricultores familiares e passaram por um controle de qualidade para análise de parâmetros físicos, como índice de germinação, vigor e pureza, além da realização de testes de transgenia.


Do R$ 1,1 milhão investido, 90% são oriundos do tesouro estadual e 10% de recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


De acordo com o planejamento da Sedraf e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), órgão responsável pela distribuição nos municípios, as entregas iniciam neste mês de dezembro e serão finalizadas até março de 2021.


“Com essa iniciativa governamental, queremos garantir a produção de alimentos saudáveis, a segurança alimentar e nutricional e o fortalecimento social e econômico das organizações produtivas de base familiar", disse o titular da Sedraf, Alexandre Lima.



Segundo o secretário, em 2021 o programa vai distribuir mais de 17 variedades de diferentes materiais genéticos, mostrando a diversidade de sementes que existem no estado.


Programa de sementes crioulas

O Programa Estadual de Sementes Crioulas busca fortalecer a sustentabilidade das unidades familiares, estimulando a utilização de sementes localmente adaptadas à realidade ambiental e social da agricultura familiar do RN.


As sementes crioulas são materiais vegetais historicamente plantados pelas famílias rurais, sendo mais adaptadas as condições climáticas (com ciclo de secas periódicas) típicas da maior parte do território potiguar.


A distribuição está inserida no Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes) e permite que o governo do RN compre as sementes de cooperativas, associações e outras organizações da agricultura familiar. O programa é executado em parceria com entidades da sociedade civil, vinculadas à Articulação do Semiárido Potiguar (ASA) e movimentos sociais, e Conab.


fonte: G1

Leia Mais ››

87 municípios do RN têm taxa de transmissão da Covid-19 em zonas de 'risco' ou 'perigo'

O Rio Grande do Norte iniciou a semana com 87 municípios dentro das zonas de "risco" ou "perigo" em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19. Isso significa que essas cidades tem Rt maior que 1,03.


Número de cidades com Rt maior que 1 diminuiu no RN — Foto: LAIS


Os dados são da plataforma de monitoramento do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN.


O número é menor do que o da semana passada, que apresentava 131 municípios nesta situação. Se o dado anterior representava 78% de todas as 167 cidades do estado, o atual é de 52%.


Os municípios que mais preocupam são os que estão na zona de "perigo", com Rt acima de 2,00. Nessa situação estão 15 municípios do RN - número menor que o da semana passada, que era 23. A queda é ainda maior comparado à semana retrasada, quando 53 município estavam nessa situação.


Já as cidades em "risco" são as que têm taxa de transmissibilidade entre 1,03 e 2,00. Ao todo, 72 estão nesse estágio, segundo o LAIS - eram 105 na semana anterior. Entre elas estão Caicó, com Rt 1,12, e Macaíba, com Rt 1,09.


Isso significa, por exemplo, que em Macaíba um grupo de 100 pessoas pode infectar 109 com o coronavírus.



O número de municípios em zona segura cresceu nesta semana de 29 para 75. Esses municípios têm taxa de transmissibilidade abaixo de 1,00 . A capital Natal, com Rt de 0,91, e Mossoró, com 0,88, estão nesse grupo.


Os outros cinco municípios do estado estão em zona neutra, com Rt entre 1,00 e 1,03.


Segundo a plataforma do LAIS, a taxa de transmissibilidade recente em todo o estado é de 0,51 e na semana passada foi de 0,50, número abaixo do registro quinzenal, que aponta 0,70.


O cálculo baseado nas regiões aponta que as oito estão em zona segura: região de São José de Mipibu, de João Câmara, de Caicó, de Açu, Pau dos Ferros, de Santa Cruz, Metropolitana e de Mossoró.


Regiões estão em zona segura, segundo o LAIS — Foto: LAIS

Taxa de ocupação de leitos críticos

O Rio Grande do Norte amanheceu o domingo com 72,4% de ocupação dos leitos críticos para a Covid-19, segundo dados da plataforma do LAIS. A consulta foi realizada às 11h30.


O estado superou os 70% na última semana - fato que não acontecia desde julho.

Taxa de ocupação dos leitos no RN — Foto: LAIS


O maior crescimento na última semana foi o da Região Metropolitana, que já atinge 72,5% de ocupação. A Região Oeste, que chegou a ter mais de 90% na última semana, está com 78,8%.


A região Seridó, que bateu mais de 80%, também teve um desafogo e está com 60%, atualmente a melhor marca do estado.


Quatro hospitais aparecem com 100% de ocupação dos leitos críticos para a Covid-19: Hospital Maternidade do Divino Amor (Parnamirim), Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros), Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró) e Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal (Santo Antônio).


Quatro hospitais tem 100% de ocupação dos leitos críticos — Foto: LAIS


O governo do RN reabriu no dia 4 de dezembro 89 leitos para Covid-19 após o aumento de casos e internações. O estado bateu na sexta-feira três dias seguidos com mais de 1 mil casos confirmados - fato que nunca havia acontecido em toda pandemia. O estado já registra mais de 100 mil casos da doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prefeitura de Tibau cancela queima de fogos e suspende festas públicas e privadas no fim de ano

 A prefeitura de Tibau suspendeu a queima de fogos realizada anualmente e proibiu a realização de qualquer festa, show ou evento comercial, público ou privado, durante o fim de ano no município do Oeste potiguar. As medidas visam evitar aglomerações e aumento das contaminações pelo novo coronavírus.


Fazendo upload: 472004 de 472004 bytes.
Praia de Tibau, no Oeste potiguar — Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibau


Em decreto assinado pelo prefeito Josinaldo Marcos de Souza, o município cancelou a tradicional queima de fogos, realizada na "Pedra do Chapéu", na beira-mar. "Até posterior deliberação, e objetivando evitar o aumento da transmissibilidade do coronavírus, a contar da edição deste Decreto, fica também suspensa a realização de quaisquer festas, shows e eventos comerciais, públicos e privados", diz ainda o texto.


No decreto, o prefeito também determina intensificação da fiscalização e prevê perda de alvará de funcionamento a estabelecimentos comerciais privados que descumprirem as medidas.


A suspensão dos eventos atende recomendações feitas em decreto pelo governo do estado e já seguidas por outros municípios do estado, por causa de um novo aumento de casos de covid-19 registrado no Rio Grande do Norte.


Em decreto publicado na quarta-feira (9), o governo do Rio Grande do Norte voltou a suspender shows e eventos de massa promovidos ou patrocinados pelo poder público estadual e recomendou que os municípios tomem medidas para suspensão de eventos públicos ou privados de massa. As medidas são reflexo do aumento de casos de covid-19 no estado. Nesta quinta-feira (10), o estado ultrapassou a barreira dos 100 mil casos confirmados da doença e vem registrando aumento de casos e internações.



Natal havia suspendido as festividades de ano na semana passada. A prefeitura suspendeu a programação presencial do Natal em Natal, o Carnaval 2021 e proibiu eventos com mais de 50 pessoas, em decreto publicado na sexta-feira passada, dia 4. Outros municípios como Areia Branca, Pureza, Maxaranguape e Extremoz, também seguiram as recomendações.


Já em Tibau do Sul, a prefeitura autorizou realização de festas e eventos de fim de ano em espaços abertos, na praia da Pipa e demais áreas do município, mas exige teste de covid-19 aos participantes. Também foram cancelados eventos e queimas de fogos promovidos ou patrocinadas pelo município.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Tremores de terra com magnitude de até 1.4 são registrados em Bento Fernandes, RN

 Pelo menos três tremores de terra com magnitude de até 1.4 foram registrados na tarde desta sexta-feira (11) no município de Bento Fernandes, na região do Mato Grande potiguar. O sismo também foi sentido por moradores de municípios vizinhos, como João Câmara.


Estação registra tremor de terra em Bento Fernandes, no RN — Foto: Labsis/UFRN/Divulgação


De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o primeiro tremor de terra, de magnitude preliminar 1.4, aconteceu às 16h20 e foi seguido por outros dois, de menor magnitude, também registrados pelas estações sismográficas.


"Segundo informações da Defesa Civil do município de João Câmara, que fica a aproximadamente 20 km de Bento Fernandes, o evento foi sentido e ouvido pela população", informou o laboratório.


Na última quinta-feira (10), outro tremor também foi registrado também no final da tarde (16h52, hora local), de acordo com a universidade.


De acordo com os pesquisadores, é impossível prever quando novos eventos como esse irão voltar a acontecer.


Tremor de terra foi registrado em Bento Fernandes e sentido em João Câmara, no RN — Foto: Labsis/UFRN/Divulgação


fonte: G1

Leia Mais ››

IFRN lança editais com 3,7 mil vagas em 31 cursos técnicos para 2021; inscrições são gratuitas



 O Instituto Federal do Rio Grande do Norte lançou, nesta sexta-feira (11), três editais de seleção para cursos técnicos integrados, subsequentes e Educação de Jovens e Adultos para o ano de 2021. Ao todo, são ofertadas 3.756 vagas em 31 cursos da instituição. As inscrições começam na próxima terça-feira (15) e são gratuitas.


Os cursos são oferecidos em 20 campi do Instituto (ver abaixo). De acordo com o instituto, os processos seletivos do IFRN para 2021 terão formato diferente dos últimos anos. Isso porque o processo classificatório e eliminatório e o preenchimento das vagas serão realizados por meio de análise do histórico escolar dos candidatos que se inscreverem, com observâncias específicas em cada edital.


Também não será cobrada taxa para as inscrições, que deverão ser realizadas no Portal do Candidato, entre às 14h da próxima terça-feira (15) e 23h59min do dia 22 de janeiro.


Pandemia e análise de histórico escolar

Ainda de acordo com o IFRN, a alteração no formato dos processos seletivos e no Exame de Seleção foi provocada pela pandemia do novo coronavírus. O novo modelo foi baseado no adotado pelo Instituto Federal da Paraíba desde 2017.



“Em vista da segurança sanitária, que requer cuidados específicos, como evitar aglomerações para resguardar a saúde de estudantes, servidores, colaboradores e parceiros que se envolvem na realização dos processos seletivos, estamos convencidos que o ideal é não fazer provas presenciais como tradicionalmente o IFRN fazia”, disse Úrsula Brügge, coordenadora de Acesso Discente.


Em anos anteriores, o total de estudantes que fizeram a prova esteve próximo de 25 mil, segundo a instituição.


Processos seletivos

Para os cursos integrados - em que o estudantes fazem a formação técnica junto com o Ensino Médio - são oferecidas 3.248 vagas. O processo classificatório e eliminatório será realizado por meio de análise do histórico escolar do Ensino Fundamental dos candidatos inscritos, utilizando a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática nos dois anos.


Porém, de acordo com o instituto, estudantes que estejam matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental no corrente ano não poderão concorrer às vagas ofertadas .


O preenchimento das 388 vagas para os Cursos Técnicos Subsequentes - voltados para quem já concluiu o Ensino Médio - também será através da análise do histórico escolar do Ensino Médio. Nesse caso, será utilizada a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática obtidas pelo candidato no último ano do Ensino Médio.


Com relação aos Cursos Técnicos Integrados Proeja, são 120 vagas ofertadas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, com seleção baseada nas médias finais de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental.


Cursos Técnicos Integrados

Curso - Campus - número total de vagas


Administração - João Câmara, Lajes, Natal-Central e Nova Cruz - 184 vagas

Agroecologia - Ipanguaçu - 40 vagas

Agropecuária - Apodi - 72 vagas

Alimentos - Currais Novos e Pau dos Ferros - 188 vagas

Apicultura - Pau dos Ferros - 72 vagas

Comércio - Natal-Zona Norte - 36 vagas

Controle Ambiental - Natal-Central - 80 vagas

Edificações - Mossoró, Natal-Central, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi - 268 vagas

Eletromecânica - Canguaretama - 40 vagas

Eletrônica - Natal-Zona Norte - 72 vagas

Eletrotécnica - Caicó, João Câmara, Mossoró e Natal-Central - 156 vagas

Equipamentos Biomédicos - Ceará-Mirim - 36 vagas

Eventos - Canguaretama - 40 vagas

Geologia - Natal-Central - 40 vagas

Informática - Apodi, Canguaretama, Ceará Mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Lajes, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante - 680 vagas

Informática para Internet - Caicó, Natal-Central, Natal-Zona Norte e São Paulo do Potengi - 188 vagas

Lazer - Natal-Cidade Alta - 36 vagas

Logística - São Gonçalo do Amarante - 80 vagas

Manutenção e Suporte em Informática - Currais Novos e Natal-Central - 76 vagas

Mecânica - Mossoró, Natal-Central e Santa Cruz - 112 vagas

Mecatrônica - Parnamirim - 80 vagas

Meio Ambiente - Ipanguaçu e São Paulo do Potengi - 112 vagas

Mineração - Natal-Central e Parelhas - 116 vagas

Multimídia - Natal-Cidade Alta - 72 vagas

Programador de Jogos Digitais - Ceará Mirim - 72 vagas

Química - Apodi, Macau e Nova Cruz - 148 vagas

Recursos Pesqueiros - Macau - 36 vagas

Refrigeração e Climatização - Santa Cruz - 36 vagas

Têxtil - Caicó - 40 vagas

Vestuário - Caicó - 40 vagas


Cursos Técnicos Subsequentes

Curso - Campus - número total de vagas


Administração - Lajes - 36 vagas

Agropecuária - Apodi - 40 vagas

Informática - Parelhas - 40 vagas

Mecatrônica - Parnamirim - 40 vagas

Meio Ambiente - Ipanguaçu e São Paulo do Potengi - 76 vagas

Mineração - Parelhas - 40 vagas

Recursos Pesqueiros - Macau - 36 vagas

Rede de computadores - Parnamirim - 40 vagas

Refrigeração e Climatização - Santa Cruz - 40 vagas

Educação de Jovens e Adultos

Agroecologia - Ipanguaçu - 40 vagas

Manutenção e Suporte em Informática - Apodi e Santa Cruz - 80 vagas


Fonte: G1

Leia Mais ››

Comércio potiguar tem 5º maior crescimento do país em outubro

Com avanço 2,3% no volume de vendas do varejo, o Rio Grande do Norte teve o quinto maior crescimento do Brasil no mês de outubro, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. Na comparação com outubro de 2019, o crescimento do estado ainda foi maior, com 5,5%.


Comércio do Alecrim, Natal, RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida


No comércio varejista, os resultados do mês de outubro para o estado potiguar e Paraíba (2,3%) foram superados apenas por Bahia (3,5%), Piauí (3,1%), Mato Grosso (2,9%) e Distrito Federal (2,5%).


O crescimento médio do comércio varejista no Brasil foi de 0,9%. No total, 22 unidades da federação tiveram resultados positivos no mês.



No varejo ampliado, a alta de 2,7% no volume de vendas fez o Rio Grande do Norte figurar entre os quatro maiores crescimentos das unidades da federação. Somente Paraíba (3,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e São Paulo (2,8%) tiveram resultados maiores em outubro.


O varejo ampliado é composto pelos segmentos do varejo acrescido da venda de “veículos, motocicletas, partes e peças” e “material de construção”.


Serviços

Apesar de crescimento, o volume serviços ainda acumula perdas proporcionais maiores que o comércio. O estado registrou crescimento de 3,4% em outubro frente a setembro, um dos maiores entre as unidades da federação e, portanto, acima da média do Brasil (1,7%).


Porém, enquanto o varejo acumula perda de 4,1% de janeiro a outubro de 2020, os serviços tiveram retração de 16,5%. Os serviços também apresenta números negativos na comparação com outubro de 2019 (12,5%) e no acumulado dos últimos 12 meses (13,1%).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Famílias são autorizadas a manter ocupação por mais uma semana em prédio histórico da UFRN

 As cerca de 60 famílias desabrigadas vão poder seguir mais uma semana no prédio da antiga Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no bairro da Ribeira, Zona Leste da cidade.


Famílias ocupam prédio da antiga Faculdade de Direito da UFRN, na Zona Leste de Natal. Prédio é tombado como patrimônio histórico. — Foto: Divulgação


O acordo foi definido após nova reunião, convocada pela Justiça Federal, nesta sexta-feira (11) que envolveu também representantes do governo do estado e do município.


As famílias, ligadas ao Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), ocuparam o casarão no dia 30 de outubro. O prédio, que pertence à UFRN e é tombado como patrimônio histórico, estava desocupado há mais de 15 anos.


Desde então, há um impasse. A Justiça, por duas vezes, determinou a reintegração de posse pedida pela UFRN, que se baseia em relatórios técnicos de engenheiros da própria instituição e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre os riscos de desabamento do prédio.


Rodadas de negociação tem sido feitas envolvendo tanto representantes das famílias, como o poder público e a UFRN com o objetivo de encontrar um local de moradia para as famílias. No encontro desta sexta-feira (11), isso mais uma vez entrou em pauta.


A proposta recente, que foi apresentada às famílias, era a de mudança para um terreno ao lado do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte da cidade. As famílias pediram que fossem construídos 60 barracos, mas, segundo elas, a prefeitura disse que não possui os R$ 120 mil necessários para o investimento.



Entre as outras possibilidades sugeridas, segundo as famílias, estão prédios desocupados da região central da cidade, mas alguns deles também não estão em condições necessárias, como é o caso da antiga sede do Procon RN, também na Ribeira.


Outros prédios sugeridos foram o Caic Lagoa Nova, que atualmente é ocupado pela Polícia Militar, a Casa do Estudante, que passa por reforma, e os prédios da antiga Secretaria Municipal de Tributação, que também corre riscos estruturais. Outra opção levantada no encontro foi o prédio do antigo Bandern, atualmente ocupado pelo almoxarifado da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).


A Prefeitura de Natal também tem avaliado a opção de um pagamento de aluguel-social.


Uma nova reunião está marcada para a próxima sexta-feira. Até lá, as famílias vão seguir recebendo do governo do RN cestas básicas, leite, alimentos do Ceasa e vale-alimentação em restaurantes populares.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça suspende show da banda Calcinha Preta em Mossoró

A Justiça determinou a suspensão de uma festa que seria realizada neste sábado (12), em Mossoró, com shows das bandas Calcinha Preta, Flávio e Pizada Quente e Bonde do Brasil. A decisão foi anunciada após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizar uma ação civil pública com o objetivo de combater a propagação do coronavírus em aglomerações.


Banda Calcinha Preta faria show em Mossoró neste sábado (12) — Foto: Divulgação


A ação foi motivada pela alta no número de casos confirmados de Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, bem como o aumento do percentual de ocupação de leitos clínicos e críticos nas redes pública e privada de Mossoró e da região Oeste.


O MPRN considerou ainda que a chamada "Festa Tradicional 12 de dezembro" tem o potencial de ocasionar aglomeração de pessoas, por se tratar de um show de grande porte. Destacou ainda que no local haveria consumo de bebidas alcoólicas, o que resultaria na não utilização de máscaras de proteção.


A ação foi movida em desfavor da empresa promotora da festa, a Gondim Garcia Produções, no intuito de que não promovesse o evento mencionado e que ainda se abstivesse de organizar, divulgar e realizar eventos, shows, festas que possam reunir grande número de pessoas, até que tais atividades estejam novamente permitidas no âmbito do Estado.


O Município de Mossoró também é alvo da ação, na qual o MPRN requer à Justiça que obrigue o poder público a cancelar a autorização porventura concedida para a realização dessa festa específica, além de garantir a fiscalização necessária para evitar a ocorrência. O MPRN também pediu que a Justiça determine ao Município o cancelamento das autorizações já concedidas para a promoção de outros eventos em seu território, assim como se abstenha de conceder novas autorizações para ocorrência de eventos de massa, como festas, shows e congêneres, de natureza pública ou privada até que a situação epidemiológica esteja novamente controlada no RN.


Em nota publicada em uma rede social, a organização do evento "lamenta o ocorrido e se solidariza com a classe artística como um todo, por ser indiscutivelmente um dos setores mais afetados com a suspensão das atividades" e diz que "em breve vai divulgar as datas para o reembolso dos ingressos já adquiridos".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mais de 6 mil microempreendedores do RN têm acesso a crédito através da AGN

 Mais da metade dos microempreendedores - formais e informais - que buscaram crédito na Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) conseguiram o apoio para garantir a manutenção de seu empreendimento ou mesmo a expansão do seu negócio em 2020. No total, até 9 de dezembro, foram 6.034 beneficiados pelo programa do Microcrédito do Empreendedor Potiguar, do governo do estado.


Fazendo upload: 941492 de 941492 bytes.
Mais de 6 mil microempreendedores do RN têm acesso a crédito através da AGN — Foto: Divulgação


O resultado corresponde a 50,7% do total daqueles que fizeram o cadastro em busca dos recursos e que tiveram os valores liberados através da instituição financeira e de fomento à economia potiguar. Estes números alcançados pela AGN superam os dados apresentados pelo Sebrae em levantamento realizado no primeiro semestre em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, que aponta para apenas 19% das solicitações de crédito aprovadas.


O volume de recursos injetados na economia potiguar através de microempreendedores formais e informais concentra a maior parte das operações realizadas pela AGN. O crédito se mostrou uma alternativa importante para os pequenos negócios, especialmente aqueles mais vulneráveis, como microempresas e MEI, não ficassem completamente à mercê dos efeitos da pandemia.


Everton de Oliveira, da cidade de Mossoró, na região Oeste do RN, está entre os milhares de empreendedores potiguares beneficiados. Proprietário de um negócio no ramo de cosméticos, Everton viu na linha de crédito uma oportunidade de garantir o capital de giro necessário à manutenção de seu empreendimento em meio à crise econômica provocada pela pandemia. "A AGN veio ajudar bastante nessa forma de crédito simplificado, rápido e, principalmente, menos oneroso do que os juros do mercado, porque é praticamente zero, caso você consiga fazer a quitação das prestações em dia", afirmou.



De 1º de janeiro de 2019 até o último dia 9 de dezembro de 2020, o programa Microcrédito do Empreendedor já beneficiou mais de 11,7 mil empreendedores e injetou um volume de recursos superior a R$ 46,1 milhões. A estimativa é de que o programa tenha impactado diretamente mais de 30 mil pessoas com geração e manutenção de emprego e renda em todas as regiões do RN.


"Esse apoio, principalmente no caso dos pequenos negócios, é fundamental porque os pequenos negócios são essenciais para o funcionamento da economia, para a geração de emprego e renda em nosso estado", destacou a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia. "Esse crédito, inclusive, acaba por contribuir para a redução das desigualdades com a garantia de acesso a crédito com juros zero a partir do pagamento em dia da operação, por exemplo, a partir do subsídio do governo do estado. Ampliamos carência, valor das operações, formas de contato com nossos agentes, enfim, buscamos facilitar o quanto possível o acesso ao crédito e os números acabam falando por si", completou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia calendário para conclusão do pagamento do 13º salário

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta sexta-feira (11) o calendário para conclusão do pagamento do 13º salário dos servidores estaduais. O anúncio aconteceu em reunião com o Fórum de Servidores.


Anúncio foi feito em reunião com o Fórum dos Servidores — Foto: Divulgação


Segundo a governadora, 67 mil servidores - que representam 57% de toda folha - terão o pagamento concluído no dia 23 de dezembro. Os 43% restantes receberão no dia 5 de janeiro.


Os programados para receberem no dia 23 de dezembro são os servidores ativos, inativos e pensionistas com salário bruto de até R$ 2 mil. Nessa data, também vão receber os servidores dos órgãos com arrecadação própria.


Os demais servidores recebem no dia 5 de janeiro, segundo o Poder Executivo.


No encontro com o Fórum dos Servidores, Fátima Bezerra (PT) também informou que vai anunciar o calendário de pagamento do funcionalismo para 2021 até o fim deste ano.


Na primeira quinzena de janeiro, o Governo do Estado se reunirá novamente com o Fórum de Servidores para discutir o pagamento das folhas em atraso - parte da folha de dezembro de 2018 e o 13° salário daquele mesmo ano -, da gestão anterior.


Segundo o governo, os pagamentos de dezembro e do 13º de 2018 começarão a ser pagos em janeiro de 2021.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN assina protocolo de intenções para compra da CoronaVac e investe R$ 1 milhão em aquisição de material para vacinação, diz governadora

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta sexta-feira (11) que o estado já assinou um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, para aquisição da vacina CoronaVac - o imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa. O governo ainda não divulgou quantidades e valores das doses que deverão ser compradas.


Fátima Bezerra (PT), governadora do RN, em entrevista coletiva — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Na terça-feira (8), o estado já tinha confirmado uma negociação para compra da vacina. O governo também afirma que aguarda e vai aderir o plano nacional de imunização contra a Covid-19, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O assunto foi tema de reunião realizada nesta semana entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.


Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (11), Fátima afirmou que o estado prepara um plano para distribuição, conservação e aplicação das vacinas que chegarem ao estado. De acordo com ela, cerca de R$ 1,195 milhão serão investidos para estruturação de frios, transporte e conservação de vacinas nas centrais de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró, além de aquisição de insumos como seringas, agulhas, entre outros.



A governadora ainda disse que as vacinas que chegarem ao estado serão distribuídas a todas as regiões do estado. "Em toda as unidades regionais vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado, nós vamos ter essa logística para distribuição de vacinas. As câmaras frias, as geladeiras", declarou ainda a governadora.


De acordo com ela, a Secretaria de Saúde trabalha na estruturação e formalização de parcerias com a iniciativa privada para aquisição de geladeiras para conservação das vacinas em toda a rede estadual de saúde. Uma das empresas com acordo em andamento é a companhia energética do estado - Cosern - segundo o governo.


O plano, conforme a governadora, ainda prevê capacitação dos profissionais de saúde que irão atuar na aplicação dos imunizantes que chegarem ao estado.


Governo pede suspensão de eventos

Fátima Bezerra também voltou a reafirmar a reabertura de 89 leitos - anunciada na semana passada, por causa do aumento da demanda por atendimento na rede pública. De acordo com a governadora, todos os leitos serão reabertos até a próxima semana.


Por fim, a governadora também voltou a pedir à prefeituras do estado que suspendam eventos no fim do ano para conter o aumento de casos da covid-19.


"É fundamental aqui o compromisso das prefeituras, porque no decreto (publicado nesta semana), o Estado está sendo muito claro, recomendando que as prefeituras tomem as mesmas medidas, já que a competência jurisdicional cabe a elas. Que sigam as recomendações do governo do estado e dos ministérios públicos e adotem as medidas de suspensão dessas atividades de grande aglomeração", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Paciente morre ao cair de telhado do Hospital de Campanha do Riocentro tentando deixar unidade

 Um paciente, de 55 anos, morreu durante a madrugada desta quinta-feira (10) ao tentar deixar o Hospital de Campanha do Riocentro, na Zona Oeste do Rio. Ele caiu do telhado da unidade ao tentar sair do local.


Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por volta das 3h, o homem foi flagrado pelas câmeras de segurança tentando encontrar uma saída da unidade. Ele seguiu até a área de serviço, abriu portas e usou uma escada para acessar o telhado do pavilhão.


A brigada de incêndio conseguiu chegar até o local onde o paciente estava, mas ele se desequilibrou e caiu de uma altura de 10 metros. O paciente não resistiu à queda e morreu às 4h40.



Hospital de Campanha do Riocentro (Arquivo ) — Foto: Marcos de Paula e Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio


A família e a Polícia Civil foram avisados sobre a ocorrência pela direção do hospital de campanha.


Procurada pelo G1, a 42ª DP (Recreio) informou que instaurou um inquérito para "apurar a queda de um paciente do telhado do Hospital de Campanha do Rio Centro". De acordo com a Polícia Civil, testemunhas estão sendo ouvidas e a investigação está em andamento.


Sindicância é aberta para apurar episódio

A direção do Hospital de Campanha do Riocentrou foi procurada pelo G1 e informou que lamenta a morte do paciente. De acordo com a administração da unidade, "toda a assistência está sendo prestada à família".


A Secretaria Municipal de Saúde determinou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos.


A unidade médica tem 270 leitos ocupados nesta sexta-feira (11). Do total de internados, 71 estão em vagas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na manhã desta sexta, 30 pacientes chegaram com Covid-19 ao local.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia Federal vai abrir concurso para 1.500 vagas

A Polícia Federal foi autorizada a abrir concurso público para 1.500 vagas, segundo portaria publicada nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União.


Fazendo upload: 1204264 de 1204264 bytes.
Polícia Federal realiza operação contra tráfico de armas e drogas em cidades do RS — Foto: Polícia Federal/Divulgalção


As vagas do concurso serão para os seguintes cargos:


123 vagas de delegado;

400 vagas de escrivão;

84 vagas de papiloscopista;

893 vagas de agente.

Todos os cargos são de nível superior de escolaridade.


O edital de abertura de inscrições para o concurso público será publicado em até 6 meses.


Último concurso

O último concurso da Polícia Federal foi realizado em 2018. Foram oferecidas 500 vagas para agente, escrivão, papiloscopista, delegado e perito criminal.


Os salários foram de R$ 11.983,26 para agente, escrivão e papiloscopista e de R$ 22.672,48 para perito criminal e delegado.


As vagas foram, preferencialmente, para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e em unidades de fronteira.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Preso por engano em Fortaleza deixa delegacia após ordem judicial: 'Sou acusado de uma coisa que não fiz'

Após ser preso por engano em uma delegacia da periferia de Fortaleza, o assistente administrativo Tiago dos Santos Bezerra, de 36 anos, deixou neste sábado (12) a unidade prisional. Segundo ele, a delegada responsável não o atendeu ou averiguou seu caso antes de enviá-lo para a Delegacia de Capturas, onde ficou detido por quase 24 horas.


"Em momento algum a delegada me chamou para conversar, me ouvir. Por várias vezes, ela saiu da sala dela, me viu chorando do lado da minha esposa, desesperado, olhava para mim e nada falava", disse Tiago Bezerra, após ser solto na Decap.

Ele foi confundido com seu homônimo Tiago dos Santos, de 30 anos, que já havia sido condenado em 2017 por assalto, no município de Caucaia. Ele foi solto na tarde deste sábado (12) por ordem da 3ª Vara Criminal do Município. A Secretaria da Segurança Pública reconheceu que houve "engano" na detenção do assistente administrativo.


Assistente administrativo abraça irmã e advogada após deixar delegacia; ele foi detido por engano quando foi a uma delegacia registrar boletim de ocorrência — Foto: Kilvia Muniz/SVM


Ao lado da esposa, da irmã e da advogada, o assistente administrativo afirmou que tentou argumentar durante a prisão que não havia morado em Caucaia e já trabalhava há mais de 8 anos na mesma empresa.


"Em toda a minha vida, entrei numa delegacia três vezes, inclusive na mesma delegacia pra registrar BO como vítima. Eu sou acusado de uma coisa que eu não fiz", disse.


"Isso jamais vai sair da minha mente. Perdi a confraternização da empresa, meus colegas por conta disso também perderam. Estou com medo de perder meu emprego por uma acusação que eu não tenho e Estou com muita saudade da minha filha", ressaltou. Segundo ele, os responsáveis pela sua prisão não diziam por qual acusação ele estava sendo detido.


Pedido de indenização

A advogada Mayara Lima, que atuou na defesa de Tiago Bezerra, destacou que irá entrar com uma ação indenizatória em face do Estado e fazer uma representação na Controladoria Geral de Disciplina (CGD) para que os fatos sejam apurados corretamente.


Em nota, a Controladoria Geral de Disciplina, órgão que fiscaliza a atuação de agentes de segurança no Ceará, afirmou que determinou a "imediata apuração do fato na seara administrativa disciplinar".


"Espero que resolva minimamente o prejuízo psicológico que essa família teve. Poderia ter acontecido com qualquer ser humano", pontuou.


A Secretaria da Segurança Pública esclareceu que um homem "foi detido por engano por ter o mesmo nome, assim como o mesmo nome da mãe, de um suspeito que tinha um mandado de prisão em aberto".


'Fato ridículo'

Para Lays Costa, integrante da Comissão de Estudos em Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Ceará (OAB-CE), o que aconteceu não é comum, mas "é um fato tão ridículo que, ainda que aconteça por exceção, se existirem um ou dois casos semelhantes, não deveria acontecer de maneira alguma".



Ela ponderou, no entanto, que isso ocorre normalmente por problemas no sistema de mandado de prisão, que é alimentado pelo Poder Judiciário.


"Quando os dados não estão completos, (os policiais) tentam contato com a Vara para que ela consiga dizer se eles procedem. Só que se a Vara não responde, aí eles mantém a pessoa detida até comparar", explicou.


Na visão de Lays Costa, porém, "independentemente de ter sido erro policial ou do sistema, é uma falha cometida pelo Estado, não importa, de qualquer forma, esse erro é oriundo do Estado, cabe ao Estado responder a isso".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil tem média móvel de casos de Covid acima de 40 mil pelo 11º dia; total de diagnósticos chega a 6,9 milhões



 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste domingo (13).


O país registrou 276 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 181.419 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 637. A variação foi de +23% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.901.990 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 21.395 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 42.721 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +20% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta também nos diagnósticos.


É o 11º dia que essa média aparece acima da casa dos 40 mil. No primeiro pico da pandemia, entre o final de julho e o meio de agosto, o país chegou a registrar 27 dias consecutivos com a média móvel de diagnósticos acima de 40 mil. A maior marca registrada ocorreu em 27 de julho, com média de 46.393.


Dezoito estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, SP, DF, MS, MT, AC, AP, RO, RR, TO, AL, BA, PB, PE, e RN.


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás não registrou novos dados em 24 horas. Em nota, ela afirmou que a infraestrutura foi danificado por pane elétrica causada por chuvas na última semana, e que trabalha para o restabelecimento dos sistemas.


Brasil, 13 de dezembro

Total de mortes: 181.419

Registro de mortes em 24 horas: 276

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 637 (variação em 14 dias: +23%)

Total de casos confirmados: 6.901.990

Registro de casos confirmados em 24 horas: 21.395

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 42.721 por dia (variação em 14 dias: +20%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 181.229 mortes e 6.889.084 casos confirmados.)


Estados

Subindo (18 estados + o DF): PR, RS, SC, ES, MG, SP, DF, MS, MT, AC, AP, RO, RR, TO, AL, BA, PB, PE, e RN

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (4 estados): RJ, PA, PI e SE

Em queda (3 estados): AM, CE e MA

Não informou (1 estado): GO

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Zé Neto lamenta morte da mãe de Cristiano: 'Essa dor que ficou aqui, com o tempo vai passar'

O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, usou as redes sociais para lamentar a morte da mãe do parceiro, Zenaide Taparo, 71 anos. Ela morreu na manhã desde domingo (13) em um hospital de São José do Rio Preto (SP) em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.


Zé Neto com a mãe de Cristiano, Zenaide Táparo, e o parceiro da carreira — Foto: Reprodução/Instagram


“Vai com Deus meu amor! Essa dor que ficou aqui, com o tempo vai passar. Ficarão as lembranças, e as milhares de histórias que a gente viveu, cada conquista, cada vitória, cada sorriso e cada lágrima. As modas que a gente cantava naquele banco lá na chácara, as broncas em mim e no Irineu. Vai com Deus @zenaidetaparo! Você cumpriu sua missão. Te amo pra sempre!!”, escreveu o cantor.


A mãe do cantor Cristiano tinha sido internada neste sábado (12) depois de uma parada cardíaca. A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da dupla.


Zé Neto já tinha usado as redes sociais no sábado para pedir orações para a recuperação de Zenaide, a quem ele também considerava uma mãe.


“Força mãe, o que vivemos nunca ninguém vai conseguir apagar, apesar de não ser minha mãe de sangue, há 26 anos tenho você como uma mãe de coração. Sei que não está fácil essa luta, mas existe um Deus do impossível. Peço que cada fã e cada amigo coloque a Dona Zenaide em suas orações. Tenho certeza que para Deus nada é impossível. Mas, que acima de tudo Deus, seja feita a sua vontade”, escreveu o cantor, no sábado.


A mulher de Cristiano, Paula Vaccari, postou um vídeo delas dançando para fazer a homenagem para Zenaide.


“É dessa forma que quero me lembrar da Senhora, com esse sorriso e alegria!! Tá doendo, não conseguimos entender os planos de Deus, mas só nos resta aceitar. A senhora descansou, e vai cuidar de nós aqui. Obrigada por ter sido essa mulher maravilhosa que sempre foi, você me deixou o bem mais precioso você teve, seu filho, que eu cuidarei eternamente da forma que sempre me pediu, dele e do seu velhinho. Obrigada por tudo!! Descanse em paz, te amarei para sempre viu.”


Neste sábado, Cristiano também publicou nas redes sociais um texto afirmando que a mãe sofreu uma parada cardíaca e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O cantor ainda não se pronunciou sobre a morte da mãe.


“Ontem por alguns instantes pensei ter pedido minha mãe, a mulher que mais amo nesse mundo, a mulher que foi meu 1º amor, uma das pessoas que mais amo nesse mundo, e que a tempos tenho lutado com todas as forças pela saúde dela”, escreveu na noite deste sábado (12).


Cristiano também tinha informado que a mãe está em coma e em estado grave. Durante a tarde, a mulher do cantor sertanejo, Paula Vaccari, publicou nas redes sociais um pedido de oração para a sogra.



“Ainda esta sendo averiguado o caso. Deus faz milagre e a última palavra é dele. Nesse momento todas as orações e bons sentimentos podem nos ajudar. Obrigada”, escreveu.


Em outubro, Zenaide já tinha sido internada no Hospital de Base depois de sofrer uma queda. No hospital, ela teve uma parada cardíaca e precisou ser reanimada pelos médicos.


Antes de Zenaide sofrer a queda, os cantores estavam em Goiânia (GO), onde fariam a live na noite de sexta-feira (16), mas decidiram retornar para o interior de São Paulo para prestar suporte à família de Cristiano.


Zenaide será velada no cemitério Jardim da Paz e o enterro está programado para esta segunda-feira (14), no mesmo cemitério, às 11h.


Cristiano com a mãe, Zenaide Táparo, e o pai — Foto: Arquivo Pessoal


Fonte: G1

Leia Mais ››