terça-feira, novembro 08, 2011

Jô Soares no "Roda Viva": "Eu adoro o Jô Suado!"

"Eu só não posso parar pra dar entrevista pra ele, é questão de contrato. Eu ouvi falar que ele não vai fazer mais?! 'Carioca'(humorista do "Pânico na TV) faz, eu adoro o Jô Suado!", declarou o apresentador Jô Soares no programa "Roda Viva" de ontem à noite (TV Cultura).


O atual apresentador do programa é o jornalista Mario Sergio Conti, diretor da Revista Piauí. Ele entrou recentemente no lugar de Marília Gabriela, desde que o SBT resolveu exigir-lhe exclusividade na TV aberta. E Conti foi logo anunciando: "Ele é um artista espaçoso", dando início aos números extraordinários que formam o currículo de Jô Soares.


Com mais de cinquenta anos de profissão, o humorista marcou o seu início na televisão em 1967, fazendo o 'mordomo' da série "A Família Trapo" (de onde surgiu o modelo da atual "A Grande Família"). Em 1970 foi para a Rede Globo e em 1988 foi para o SBT, onde teve a oportunidade de dar início ao 'talk-show' "Jô Onze e Meia". Em 2000 voltou para a Rede Globo e, desde então, continua com as suas entrevistas no "Programa do Jô".


Formaram a 'roda', Manuel da Costa Pinto, editor do "Entrelinhas" (TV Cultura); Cristina Padiglione, colunista de O Estado de São Paulo; Keila Jimenez, colunista de TV da Folha de São Paulo; Daniela Pinheiro, da Revista Piauí; Josélia Aguiar, colunista da Folha e blogueira; e Lígia Cortez, atriz e diretora de teatro. O cartunista Paulo Caruso acompanhou a entrevista desenhando as suas 'expressivas caricaturas' costumeiras.


"O segredo da longevidade do 'talk-show' é não deixar cair numa rotina", afirmou Jô Soares, ao ser questionado sobre um eventual prazo de validade para o seu estilo de programa. "Cada convidado é um universo novo. Depois, é como um jornal, que existe há séculos, mas sempre tem notícia nova".


Mario Sergio Conti alertou o comediante sobre uma pergunta do internauta Marcos: Por que você tem fama de que fala mais do que o entrevistado? Jô fez um rápido esgar com a boca. Cinco segundos de 'saia justa'. E logo veio a resposta bem trabalhada: "pode ser que eu tenha criado essa fama em algum momento em que eu tenha interferido com o meu pensamento antes do entrevistado terminar o dele. Mas isso não acontece mais, há muito tempo". Ninguém ousou dar a réplica.


Um convidado que o emocionou em particular? "O Prestes! (Luís Carlos Prestes - Secretário Geral do Partido Comunista Brasileiro). Eu já comecei chamando ele de 'você'. De início ele estranhou um pouco, mas logo foi ficando tão à vontade que acabou confessando pela primeira vez em público: "a Olga (sua companheira de luta Olga Benário, morta na Alemanha, na câmara de gás, pelos nazistas) foi a grande paixão da minha vida".


Dani Calabresa (MTV) também aparece em vídeo para perguntar o que faz o humorista rir. "Você, Dani...e aquele cara que você sustenta...como é o nome dele - (Marcelo) Adnet, parece! O Bruno Mazzeo e aquele Eduardo...sempre esqueço o sobrenome dele... Sterblitch (César Polvilho), isso! Vocês são da minha geração!"


Como preservou o tempo todo a sua intimidade? "Pela minha maneira de viver, eu saio muito pouco e preservo a minha vida particular. Tenho um filho de quarenta e poucos anos, autista, que é vidrado em rádio. È mais ou menos o personagem que o Dustin Hoffman fez no filme "Rain Man". Às vezes ele quer escutar música tão alto que precisamos pedir: Rafael, baixa isso um pouco!"


Mulher na presidência? "Eu tenho sentido um crescimento de empenho. Mas às vezes acho que ela é mal assessorada. A minha equipe, no programa, é de maioria feminina. Acho que as mulheres são mais dedicadas".


TOC? "Eu não tenho TOC. Tenho uma ou duas manias...a de desentortar quadros nas paredes e, se esbarrar em alguém de um lado, tenho que esbarrar do outro!"

Patrícia Cruz/Folhapress
O apresentador Jô Soares
O apresentador Jô Soares

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Bandido prova que é amigo e assalta dupla para pagar fiança de camarada preso

Amigo é coisa pra se guardar... atrás das grades
Amigo é coisa pra se guardar... atrás das grades



Brandon Marshall Abraham é um amigo de verdade, como poucos por aí. Ele também é um criminoso sujo que é capaz de espancar pessoas por dinheiro. 


O sujeito assaltou dois homens, em Prescott Valley, no Arizona (EUA), só para arranjar a grana necessária para pagar a fiança de um camarada preso. 


Abraham, 31 anos, invadiu um apartamento, na manhã de domingo (6), e bateu nos dois homens que viviam lá. O ladrão exigia dinheiro.


Com medo, as vítimas deram cerca de US$ 600 ao bandido. A polícia conseguiu chegar a tempo e prendeu o assaltante. 


Abraham negou os crimes e não quis falar com os investigadores. Segundo a polícia, o bandido estava em liberdade condicional.


Fonte: Uol
Leia Mais ››

Justiça condena padre a 60 anos de prisão por abuso sexual em Franca

Padre José Afonso Dé (Foto: Reprodução/G1)Padre José Afonso Dé (Foto: Reprodução/G1)
O padre José Afonso Dé foi condenado pela 2 ª Vara Criminal de Franca, no interior de São Paulo, a 60 anos e oito meses de prisão por estupro e atentado violento ao pudor. Em abril de 2010, o pároco foi acusado de pedofilia e indiciado por abusar sexualmente de seis garotos, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010.
As vítimas, com idades entre 12 e 16 anos, eram coroinhas e frequentadores da Paróquia São Vicente de Paulo, em Franca. Segundo o advogado de defesa, Eduardo Maestrelo Caleiro Palma, a decisão foi proferida no meio do ano, mas como o caso corre em segredo de Justiça, não havia sido divulgada.
O advogado entrou com um pedido de habeas corpus e, atualmente, o pároco aguarda a decisão do recurso ao Tribunal de Justiça (TJ) em liberdade.


O caso
Uma denúncia anônima feita no dia 24 de março de 2010 ao Conselho Tutelar de Franca deu origem à investigação da Delegacia de Defesa da Mulher. O denunciante, que não quis se identificar, havia dito que o sacerdote molestava adolescentes na sacristia da igreja onde ele celebrava missas e na própria casa. Os meninos relataram terem sido beijados e acariciados nos órgãos sexuais pelo Afonso Dé.
O padre foi afastado das suas funções pelo bispo de Franca, Dom Pedro Luís Stringhini, que também entrou em contato com a Nunciatura Apostólica, a ‘embaixada’ do Vaticano no Brasil, para encaminhar formalmente as acusações contra o pároco.
Durante a apuração, 31 pessoas foram ouvidas, entre o acusado, as vítimas, mães dos garotos e testemunhas. Além dos seis garotos molestados entre 2009 e 2010, a polícia identificou outras quatro vítimas, num total de dez. No entanto, como o abuso teria ocorrido entre os anos de 1990 e início de 2000, o crime prescreveu.


Fonte: G1
Leia Mais ››

Denúncia publicada na Veja aponta esquema de propina envolvendo ONG do RN

Denúncias publicadas pela revista "Veja" desta semana, revelam que o Instituto Êpa, do Rio Grande do Norte, está entre as Organizações Não Governamentais (ONGs) as quais assessores do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, tentaram corromper, cobrando propina para manter convênio com o governo federal. Em entrevista ao Diário de Natal, a auxiliar administrativa da instituição, Camila Oliveira, confirmou que a ONG possui convênio com o Ministério do Trabalho e do Emprego, para a realização de cursos no Vale do Açu. Ela informou que o instituto já firmou vários convênios com o ministério.


Questionada pela nossa equipe de reportagem sobre a suposta cobrança de propina ao instituto por parte de assessores do ministro Lupi, Camila Oliveira se negou a comentar o assunto. "Não tenho essa informação. Não respondo pelo instituto. O diretor está viajando. Nesse momento, está no Vale do Açu. Só ele poderá falar sobre isso", afirmou. O diretor do instituto, Cid Figueiredo, não foi encontrado para comentar a denúncia. A auxiliar administrativa informou que só trabalham no instituto ela e o diretor. Camila disse ainda que está sem conseguir entrar em contato com Cid por causa de problemas com a operadora de telefonia que a entidade utiliza.


O Instituto Êpa - Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável - foi criado em 2005. Atualmente, funciona na rua Macedo de Lima Cosme, número 1415, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. De acordo com a ONG, trata-se de uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, a qual se rege pelas disposições legais, pelas diretrizes de autogestão e pelo seu Estatuto.


O instituto informa em seu site que tem a finalidade de apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, por meio das atividades de educação profissional, como instrumento de políticas públicas na promoção do desenvolvimento local, em busca da auto sustentabilidade econômica, social, cultural, ambiental e política.


Diante das denúncias, Carlos Lupi informou, por meio de nota, que acionou o Ministério da Justiça para que seja aberto um inquérito para apurar fatos e responsabilidades. "A corrupção só existe onde também existe o corruptor, solicitei à Polícia Federal total e absoluto empenho para que todos os envolvidos, se verdadeiras as denúncias, sejam punidos exemplarmente", informou o ministro.


Fonte: DN
Leia Mais ››

TCU recomenda paralisação da construção de barragem no RN



Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta terça-feira o relatório Fiscobras 2011, em que recomenda a paralisação de 26 obras federais e apresenta outras três em que o pedido de interrupção ainda está pendente de apreciação. O Rio Grande do Norte aparece na "lista negra" que será enviada ao Congresso Nacional para subsidiar a Comissão Mista de Orçamento (CMO) sobre a distribuição de recursos orçamentários. 


Das 26 obras classificadas como IG-P, que apresentam indício de irregularidade grave com recomendação de paralisação, 19 são consideradas prioritárias pelo governo federal e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Segundo o TCU, 55% das irregularidades encontradas nas auditorias dizem respeito a superfaturamento e sobrepreço. O segundo “achado” mais recorrente nas auditorias se refere a projeto básico deficiente ou desatualizado.


No Rio Grande do Norte, a obra que aparece na lista do TCU é da construção da barragem Oiticica, no municpio de Jucurutu.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Delegado de Pau dos Ferros envia e-mail sobre realização de bingo na cidade

O Delegado, Inácio Rodrigues, responsável pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Pau dos Ferros, encaminha correspondência eletrônica para aletar sobre realização de bingo em Pau dos Ferros. 
Confira nota na íntegra:
 “Caro João Paulo,
Na data de ontem, fui surpreendido pela divulgação  de um "FESTIVAL DE PRÊMIOS", que aconteceria no dia 20.11.2011, nesta cidade de Pau dos Ferros, em benefício do Clube Centário Pauferrense. De fato, se trata do velho e conhecido BINGO, com várias motos e valores em dinheiro como premiação. Pois bem. Aproveito a grande audiência do seu blog para orientar as pessoas a NÃO COMPRAREM CARTELAS, pois o bingo NÃO OCORRERÁ.O motivo é simples, a prática é ilegal, pois se trata de jogo de azar, e a Polícia Civil do município NÃO PERMITIRÁ a realização do mesmo, independente de qualquer coisa, pois não há base legal para a relaização do evento. Sei que o Centenário precisa de recursos,  e torço para que  consiga o dinheiro necessário para participar do campeonato estadual, mas não será com esses expedientes que viabilizará o time. Apelo aos organizadores que recuem dessa péssima idéia, visando evitar tumultos decorrentes da apreensão de valores e objetos, que certamente ocorrerá, no dia do tal bingo.


Agradeço, abraços, 
Inácio Rodrigues Lima Neto"


Veja aqui, o cartaz que anunciava o "Festival de prêmios":






Fonte: Nossa Pau dos Ferros
Leia Mais ››

Martins/RN: MP investiga irregularidades na utilização de ambulâncias


O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Martins, instaurou inquérito civil com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no uso de ambulância, descaso com os postos de saúde e retenção de parte do salário de agentes de saúde do Município, durante o período compreendido entre os anos de 2005 a 2007, na gestão do Prefeito Haroldo Ribeiro Teixeira.


De acordo com a Promotora responsável pelo inquérito, Gerliana Maria Silva Araújo Rocha, a investigação foi iniciada a partir de denúncias que relatam a utilização irregular de ambulâncias usadas por pessoas que não necessitavam de tratamento médico, o não pagamento integral do salário dos agentes de saúde, os quais informam que na época, apenas dois postos de saúde funcionavam regularmente no município.


A Promotra de Justiça de Martins, Gerliana Maria Silva Araújo Rocha, notificou o secretário municipal de saúde à época, o atual secretário e os motoriastas das ambulâncias para que eles prestem esclarecimentos a respeito dos fatos denunciados. Solicitou ainda aos funcionários dos postos de saúde cópias das leis municipais que se referem ao salário dos agentes de saúde, além de lista contendo os nomes de todos aqueles que trabalhavam na época em questão.
*Assessoria de Imprensa do MPRN


Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Grupo que invadiram casa da vereadora é descoberto


Veja só a que ponto chegamos.


Ultimamente Taboleiro Grande/RN tem se deparado com uma onda de invasões a casas: Leleu, a prefeita Maria Miriam, a igreja católica e no último domingo a vereadora Marta Bessa foi à última vítima.
Por mais que as invasões deixassem impressões de furtos feitos por crianças nada poderia se afirmar quanto a isso.


Pois bem, o caso foi desvendado pela Polícia local juntamente com o conselho tutelar e pasmem, o grupo formado por quatro crianças, a mais velha tem 12 anos e a mais nova 09 foram descobertos e confessaram tudo.
O caso será levado a Dr. Inácio que deverá encaminhá-los ao conselho tutelar para que sejam tomadas as medidas cabíveis já que os mesmos por serem menores de idade não podem serem detidos.


Esse caso só confirma o esfacelamento da estrutura familiar, onde já se viu crianças passarem até altas horas ou a noite toda fora de casa e os pais não tomarem conhecimento?
*João Moacir


Fonte: Nosso Paraná - RN
Leia Mais ››

Poço de Parnamirim pode ter mais três corpos, diz delegado

A polícia acredita que haja mais três corpos escondidos no chamado “Poço do Terror”, no bairro de Passagem de Areia. A informação foi passada na manhã desta terça-feira (08) pelo delegado Graciliano Lordão, da 1ª delegacia de Polícia em Parnamirim. Seis dos sete responsáveis pelas mortes relacionadas ao poço já foram identificados,


Segundo o delegado, para confirmar as suspeitas, a polícia está precisando da ajuda do Ministério Público para elaborar a logística para fazer uma nova inspeção no cacimbão. “O Corpo de Bombeiros já nos informou que não tem condições por si só para fazer a retirada e muito menos a minha equipe. Esperamos que o MP se mobilize para viabilizar essa operação”, disse.


O delegado destaca que todos os que foram jogados no “Poço do Terror” foram mortos por espancamento e por causa de dívidas com o tráfico de drogas. 


Fonte: DN
Leia Mais ››

Polícia Federal prende ex-prefeita acusada de irregularidades no RN


Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, a Polícia Federal prendeu em flagrante na manhã desta segunda-feira, 07 de novembro, uma ex-prefeita de Brejinho/RN, município localizado na microrregião do Agreste Potiguar, distante cerca de 50 km da capital, acusada de supressão e ocultação de documento público, crime previsto no art. 305 do Código Penal Brasileiro.


A mulher recebeu voz de prisão no momento em que durante as buscas foram encontrados em um dos cômodos da sua residência, localizada no centro daquela cidade, uma enorme quantidade de documentos originais referentes a convênios federais, prestação de contas, licitações, etc., os quais datam da época em que ela administrou o município e que haviam sido subtraídos do prédio da prefeitura.


A ex-prefeita, que já responde a outros inquéritos na PF em decorrência de irregularidades detectadas pela Controladoria-Geral da União-CGU/RN, foi submetida a exame de corpo de delito no ITEP e, em seguida, encaminhada ao Centro de Detenção Provisório de Nova Parnamirim, onde deverá permanecer custodiada, à disposição da Justiça.


Fonte: DN
Leia Mais ››

VEREADOR É ASSALTADO EM SUA RESIDÊNCIA NA COMUNIDADE DE CANTO GRANDE




O presidente da câmara dos vereadores de Afonso Bezerra, Valquir Umbelino,que reside na comunidade de Canto Grande zona rural de Afonso Bezerra, o mesmo teve sua residência assaltada por volta das 18:00hs de ontem 07 de Novembro,O GTO Assú-RN foi comunicado do fato e compareceu até o local para colher informações e ir em captura dos meliantes que estavam armados com uma pistola, Os meliantes levaram também de um comercio que é vizinho a residência do vereador uma quantia em dinheiro, um celular de Valquir, dois relógios e a carteira de um senhor que encontrava-se próximo ao local da ocorrência.
Até o manhã de hoje 08 de Novembro os elementos não foram localizados pela policia.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

RECUPERADO MOTO ABANDONADA EM CARAÚBAS-RN




Recebemos a informação da central de radio da 3º CPM sobre uma moto caída no acostamento da RN 117 estrada que liga Caraúbas-RN a Olho D’água do Borges-RN. A GU Charlie 01 composta pelos soldados: Brito, Mota e Giles se dirigiram ao local onde foi encontrado uma Honda Titan 125cc, cor verde, Ano:99  placa: CJW7263 Cabreuva- SP, não sendo encontrado nenhuma vitima no local a moto foi conduzida a DP para realização dos procedimentos adequados.





Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

POLICIAIS DA 3º CPM CARAÚBAS-RN, CUMPREM MANDATO DE PRISÃO!!!




Os policiais da GU charlie 01 Sd: Brito, Sd: Mota e Sd: Giles receberam nesta manhã da Comarca de local o Mandato de Prisão contra a pessoa de José Francisco de Lima (vugo Zildo), 31 anos, natural de Caraúbas, residente na Rua Olinto Gurgel S/N, Bairro: Sebastião Maltez. Após várias diligências pela cidade o mesmo foi localizado em um bar nas imediações de onde o acusado reside. Após ser feita uma abordagem foi dado voz de prisão em cumprimento ao referido mandato e logo em seguida foi conduzido a DP de Caraúbas para realização de procedimentos. 


Fonte: Sentinelas de Apodi
Leia Mais ››

Grupo preso ao tentar fraude no concurso de agente penitenciário do Ceara

Para receber as mensagens vibratórias, os acusados tinham os aparelhos celulares escondidos debaixo da palmilha dos sapatos. O truque foi descoberto pelos detectores de metais 



Uma quadrilha formada por cinco jovens pernambucanos foi presa, em flagrante, no começo da tarde de ontem, quando tentava fraudar o concurso para agente penitenciário do Ceará. Os cinco homens foram flagrados em salas e blocos diferentes do Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi. Os acusados usavam telefones celulares escondidos nos sapatos para receber, através de vibração, as dicas de cada uma das questões.


O trabalho de desarticulação da quadrilha, no entanto, já durava cerca de dois meses, de forma sigilosa. Policiais civis e agentes do Núcleo de Inteligência da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) monitoravam os acusados e esperaram os acusados concluir a prova para efetuar a prisão em flagrante.


Vibração


Os cinco homens presos foram identificados como Ítalo Abraão Gonçalves David Andrade Sá, 20, natural de Mirandiba (PE); Victtor Kaollo Lima de Almeida, 31, de Surubim; Joelton Leal de Sá, 24, de Recife; Gustavo Araújo Ferraz de Moura Maniçoba, 28; e Isaac de Lavor Siqueira, 26. Em poder dos acusados a Polícia apreendeu os apetrechos que eles utilizavam para receber as informações dos outros membros do bando.


Além dos telefones celulares que eram escondidos nos sapatos (entre o solado e a palmilha), alguns dos candidatos usavam também pontos eletrônicos no ouvido.


Para cada questão, em, sequência, os candidatos recebiam uma quantidade de vibração no aparelho. "Por exemplo, se numa questão a opção correta da resposta fosse a de letra b, eram duas vibrações", explicou o delegado Júlio Agrelli, titular da delegacia de Polícia Civil de Penaforte, que veio a Fortaleza participar da operação no concurso. Segundo os delegados que comandaram a investigação policial, a quadrilha cobrou a quantia de R$ 15 mil a cada candidato.


"Cada um deles deu uma parcela de entrada, no valor de R$ 5 mil, e pagaria o restante quando fosse anunciada a aprovação", explicou o delegado Jocel Beserra Dantas, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e um dos coordenadores da operação.


Marciliano Ribeiro, delegado titular de Acopiara e que efetuou a prisão de um dos acusados, explicou que um dos suspeitos recusou entregar o sapato do lado esquerdo, exatamente onde estava escondido o celular para receber os códigos através de vibração. "Ele tentou nos enganar, mas quando percebeu que já sabíamos onde estava o aparelho, começou a ficar nervoso", disse Marcílio se referindo ao candidato Isaac Siqueira.


"Vamos aprofundar as investigações para descobrir de onde partiam as ligações que eram recebidas, através de vibração, pelos candidatos que estavam com os telefones", afirmou o delegado Júlio Agrelli. Segundo as autoridades, as investigações feitas em sigilo nas semanas que antecederam a realização das provas indicavam que a quadrilha, procedente de Pernambuco, iria cooptar vários candidatos. A partir desta informação, foi montada a operação com a participação de 48 policiais civis (da Capital e Interior) e 42 agentes do Núcleo de Inteligência da Sejus.


O secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Francisco José Bezerra, acompanhou toda a operação e destacou o chefe da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol), delegado Andrade Júnior, para coordenar as ações no Campus juntamente com o diretor técnico operacional (DTO) da Delegacia Geral, delegado Lúcio Torres.



Joelton Leal de Sá, 24, também vinha sendo monitorado pela Inteligência

Ítalo Abraão Gonçalves David Andrade Sá, 20, de Mirandiba, foi o primeiro a ser detido

Victtor Kaollo Lima de Almeida, 21, de Surubim, preso quando deixava a sala de aula

Isaac de Lavor Siqueira, 26, de Recife, tentou enganar o delegado na hora da revista

Gustavo Araújo Ferraz de Moura Maniçoba, 28, de Recife, usava um ponto eletrônico



Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Policiais oferecem R$ 1 mil por infomação de suspeito de matar PM

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACSPM/RN) está oferecendo uma recompensa de R$ 1 mil por informações que levem à prisão dos jovens "Biro-Biro" e "Rodrigo", suspeitos de terem assassinado a tiros o soldado PM Antônio Carlos da Rocha Ramalho no bairro de Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na noite do último sábado. O soldado foi o 15º PM morto em 2011. Segundo a polícia, a dupla teria abordado o policial e anunciado um assalto enquanto ele se encontrava com uma moça após o seu expediente. Conforme a polícia, os dois jovens teriam envolvimento com o tráfico de drogas na região do crime.


O cabo Jeoás Nascimento, presidente da ACSPM/RN, explica que a recompensa oferecida não é pela captura dos suspeitos, mas sim por informações que ajudem a polícia a encontrá-los e desvendar o crime. "Não queremos incentivar uma busca da população por eles, mas apenas estimular as pessoas a repassarem informações para que possamos prendê-lo". Caso alguém tenha tais dados para repassar à associação, os telefones de contato são 3206-1896 e 8846-4080.


Jeoás Nascimento ressalta ainda o fato de que vários policiais morreram em serviço ou em decorrência do serviço somente este ano. Entre as 15 mortes de PMs registradas em 2011, o cabo afirma que dois deles foram por acidente de trânsito com a viatura da corporação. Dois desses também eram militares da reserva, trabalhando como guardas patrimoniais. Outros dois eram policiais licenciados de suas funções. "Ao todo, foram 10 policiais mortos em serviço". O presidente da ACSPM/RN diz que são essas ocorrências que tem motivado o movimento "segurança com segurança" - chamada de "greve branca" -, no qual os policiais não têm saído dos quartéis caso não encontrem condições de trabalho.


Repercussão


A reportagem do Diário de Natal entrou em contato com o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, e com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo. Ambos preferiram não comentar o fato de se oferecer uma recompensa por informações sobre os possíveis assasinos, por se tratar de uma iniciativa da associação e não da Polícia Militar em si. "Quem deve se pronunciar sobre isso é o Cabo Jeoás, que é o presidente da associação", disse o coronel Araújo.


Crime


Segundo informações do cabo Jeoás, o soldado Ramalho tinha acabado de sair de serviço na noite do último sábado, por volta das 21h, quando foi se encontrar com uma jovem que conhecera à tarde. "Eles tinham combinado de ir a uma festa em Ceará-Mirim. O soldado estava conversando com a garota na frente da casa dela. Os dois suspeitos estavam na calçada em frente e, quando viram Ramalho, o abordaram e anunciaram um assalto. Ele disse que eles podiam levar o que quisessem. Quando ele se virou, porém, eles atiraram". Logo após o crime, os dois suspeitos fugiram do local, sem deixar pistas.


O cabo PM diz que não ficou clara a motivação do crime, que está sendo investigada pela delegacia de São Gonçalo do Amarante. "Há informações de que eles atiraram por terem notadoque o soldado estava usando a calça e o coturno da corporação. Outros dizem que o tal Biro-Biro seria ex-namorado da garota com quem Ramalho foi se encontrar e fez isso por ciúmes. Mas nada está confirmado ainda". A polícia conseguiu fotos apenas do "Biro-Biro" e espera por pistas que levem a encontrá-los. O corpo do policial foi sepultado no cemitério municipal de Ceará-Mirim na tarde do último domingo. 


Fonte: DN
Leia Mais ››

PM perde controle de carro e cai em barranco na BR-427

Um subtenente da Polícia Militar identificado como Francisco Carlos Fernandes, 50 anos, natural de Caicó, foi vítima de um acidente na noite dessa segunda-feira(7), após a perda do controle de seu veículo, um Fiat Siena de cor cinza, que saiu da pista na altura do Caicó Iate Clube e descendo o barranco na rodovia BR 427.


Bombeiros foram acionados, retiraram a vítima do veículo, onde ele foi atendido e levado em uma maca com um colete cervical para o Hospital Regional na viatura de resgate.


O policial militar teve escoriações pelo corpo e passa bem. O seu veículo retirado com a ajuda de um guincho.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Sobe para 14 o número de questões anuladas do Enem no CE

O Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem) informou na tarde desta segunda-feira que houve alterações na lista de questões do exame nacional que foram anuladas para os alunos do Colégio Christus de Fortaleza (CE). Agora passam a ser 14 as questões canceladas para esses estudantes.


O MEC informou nesta tarde que foram anuladas as seguintes questões do caderno amarelo do Enem: 25, 29, 33 e 34 (ciências humanas), 46, 50, 57 e 87 (ciências da natureza), 113 (linguagem) 141, 154, 173 e 180 (matemática).


O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região, em Recife, havia determinado no fim da semana passada a anulação de 13 questões para os alunos do Colégio Christus. Essas questões foram citadas na ação civil pública do Ministério Público Federal do Ceará, que solicitava o cancelamento da prova em todo o país ou a anulação desses itens para todos os alunos.


Inicialmente, a Justiça Federal do Ceará determinou a anulação das 13 para todos os alunos, mas o TRF depois reverteu a decisão e limitou a anulação dos itens para os alunos do Christus (639 no total) - que tiveram contato com as questões em um simulado do colégio dias antes do Enem.


Agora o MEC decidiu acrescentar duas questões ao total de anuladas e retirar uma - resultando nas 14 atuais.


"Foram mantidas 12 questões, mas teve uma outra que não era nem semelhante e por isso foi retirada (da lista de anuladas). E percebemos outras duas que eram parecidas e acrescentamos (às anuladas)", disse a presidente do Inep, Malvina Tuttman. Ela acrescenta que a decisão pela modificação aconteceu no fim da semana passada, após o MEC ter contato com alguns itens da investigação da Polícia Federal.


"Não vai haver problemas, pois temos um conjunto calibrado de questões. A nota técnica foi assinada por cinco especialistas do Brasil que não são do Inep. Nenhum estudante vai sair prejudicado", disse a presidente do órgão.


Fonte: Uol
Leia Mais ››

Mané Monte morre em acidente de trânsito na BR 304 em Macaíba/RN

Um acidente de transito envolvendo um VW Voyage, placas MZD 3102/RN, que era conduzido por Julio Thales de Oliveira Andrade, residente na cidade de Mossoró/RN e uma motocicleta TRAXX, causaram a morte Manoel Monte Sobrinho, 59 anos, residente na Rua Alagoas, Loteamento Esperança, em Macaíba/RN.


O sinistro ocorreu por volta das 13h00min na BR 304, altura do KM 299,9, em frente à COMPAL, na cidade de Macaíba/RN.


Segundo informações repassadas da Polícia Rodoviária Federal, a vítima não percebeu o veículo Voyage quando tentou atravessar a rodovia. Com o impacto, Mané Monte morreu no local do acidente. Clicando AQUI  para visualizar imagem.


Mané Monte residiu muitos anos em Caiçara/Paraná-RN, como pedreiro trabalhou na construção de casas, inclusive a minha, era uma pessoa muito querida na comunidade.


Do NPRN com informações e fotos do Blog Macaíba Polícia.


Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

RECUPERAÇÃO DE OBJETOS FURTADOS NA ZONA RURAL DE CARAÚBAS




Na tarde desta segunda feira 07/11/2011, A GU Charlie 01 composta pelos soldados: Brito, Mota e Giles com o apoio do Agente de policia civil Ricardo, recuperaram vários objetos furtados no ultimo sábado 05/11/2011 no sitio cachoeira (zona rural de Caraúbas). Na ocasião a vitima da OC  informou que dois menores de nomes A.N.S de 15 anos e T.P.F de 14 anos arrombaram sua residência e subtraíram uma TV de 14 polegadas, um aparelho de DVD e um Playstation 2. Diante das informações os policiais se deslocaram ao referido sitio  e localizaram os menores que confessaram o ato infracional e mostraram o local onde havia sido escondido o material. Os menores e os produtos do furto foram levados á DP de Caraúbas para realização dos procedimentos adequados.


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Mulher é morta com tiro no rosto após sair de enterro no Bom Pastor

Uma mulher foi morta no final da manhã desta segunda feira (7), na avenida Amintas Barros, no bairro Bom Pastor, Zona Oeste de Natal. De acordo com a polícia, Flávia Roberta Lima Soares, de 23 anos, voltava do sepultamento do adolescente Paulo Cabral, de 16 anos, assassinado na noite de ontem, em Nova Natal.


A vítima caminhava em direção a casa da tia, que mora no Bom Pastor, quando foi surpreendida por dois homens em um a motocicleta tipo CB 300, de cor preta. Um deles sacou de uma arma de fogo e atirou duas vezes no rosto de Flávia. Os ferimentos foram graves e a jovem não resistiu morrendo no local.
O delegado Francisco Quirino Filho, que esteve no local do crime, comentou que recebeu informações de que Flávia tinha envolvimento com pessoas ligadas ao tráfico. “Estamos iniciando os primeiros levantamentos, mas já temos informações sobre a vida da vítima. Ela tinha envolvimento com duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas”, disse.
O corpo da jovem foi periciado pela equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia e logo depois conduzido ao instituto onde será necropsiado. Policiais da viatura do bairro realizaram diligências, mas a dupla suspeita não foi encontrada. 


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

RN tem dois municípios entre os piores

Os municípios de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte, e Antônio Martins, na região do Alto Oeste, no Rio Grande do Norte, aparecem entre os 15 da região Nordeste com desenvolvimento muito baixo no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, na análise feita nos 5.564 municípios brasileiros com base em informações fornecidas pelo Governo Federal em 2009.
Antônio Martins, com pouco mais de 6 mil habitantes, aparece no número 5.150 entre os 5.564 municípios brasileiros. Já o município de São Miguel do Gostoso, com 9 mil habitantes, aparece no número 5.369 no ranking. Entre os destacados no Rio Grande do Norte pelo Ranking Firjan estão Natal (800 mil habitantes) e Mossoró (259 mil habitantes).
Para classificar os municípios, o instituto Firjan pesquisou dados repassados ao Governo Federal pelos municípios referentes aos serviços de saúde prestados, assim como a Educação e a geração de emprego e renda de 2009. Além de Natal e Mossoró, destacam-se também os municípios de Parnamirim, que têm 200 mil habitantes, e Apodi, que têm 34 mil habitantes.
Parnamirim, que aparece no ranking nacional no número de 1.145, cresce e se desenvolve a partir da industrialização e o comércio, a exemplo do município de Mossoró, que também conta com o reforço do sal, petróleo e produção da fruticultura irrigada. O município de Apodi foi uma surpresa, ao aparecer em 4° lugar no Ranking do RN e 1.134 no ranking nacional. Essa cidade não tem indústria ou comércio forte. Destaca-se pela produção de mel de abelha.
Já, os municípios que aparecem em situação crítica entre os 15 da região Nordeste, no caso Antônio Martins e São Miguel do Gostoso, a reportagem do JORNAL DE FATO procurou explicação a respeito, especialmente em Antônio Martins, que é tido como o município mais bem organizado da região Oeste do Rio Grande do Norte.
De Antônio Martins, o prefeito Edilson Fernandes acredita que houve erro nos dados repassados ao Governo Federal referentes à educação, que classificou no 0,5859, num escala de 0 a 1. O prefeito também discorda dos dados referentes à Saúde, que classifica o município com 0,6320. Mas, de todos, o que mais puxou o índice Firjan em Antônio Martins foi a geração de emprego e renda. O registro foi de 0,2567.
No caso de São Miguel do Gostoso, não foi possível um contato com o prefeito do município, mas os próprios dados divulgados pelo Firjan já explicam por que um dos municípios mais bonitos do litoral norte do Rio Grande do Norte aparece em penúltimo lugar no ranking Firjan. É que o município deixou de fornecer informações ao Governo Federal em 2009, referente à geração de emprego e renda. Além do turismo, o município também terá parques eólicos.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Pau dos Ferros e São Miguel não terão aumento de vagas no Legislativo

Dos 26 municípios alcançados pela Emenda à Constituição (EC) que amplia o número de vagas nas Câmaras Municipais, apenas Pau dos Ferros e São Miguel optaram por não aderir às modificações, continuando com os mesmos nove parlamentares. Pela EC, as duas teriam direito a 11 vereadores, cada uma.
Criada em 23 de setembro de 2009, a Emenda vinculou o número de cadeiras no Legislativo ao número de habitantes, estabelecendo 24 faixas de população, que vão de um mínimo de nove vereadores para cidades de até 15 mil, a 55 para metrópoles com mais de 8 milhões de habitantes.
No Rio Grande do Norte, 24 Câmaras já se enquadraram ao novo formato, incluindo a de Natal (CMN), a maior e mais cara do Estado. Com a nova regra, os potiguares, que até então dispunham de 1.617 representantes nos legislativos municipais passam a contar a partir da próxima legislatura com 1.707.
No município de Apodi, por exemplo, os vereadores optaram pelo aumento das vagas, passando das atuais nove cadeiras para 13, a partir da próxima campanha. A proposta foi aprovada à unanimidade, tendo como alegação que a ampliação das vagas possibilitará atender regiões do município que ainda não foram contempladas.
No entanto, a mudança nas vagas não significa aumento nos recursos dos vereadores. As Câmaras continuarão recebendo o mesmo valor atual. No caso de Apodi, os vereadores garantem que o montante repassado mensalmente é suficiente para custear as novas despesas.


Fonte: Defato
Leia Mais ››

Acusado de assalto ao BB é morto

A Polícia Civil de Patu está investigando a autoria da execução do agricultor Cesanildo Vieira Cavalcante, "Cesar", 43 anos. Ele foi assassinado com seis tiros na manhã de sábado, 5, em Patu, na Rua Lucas Matias, bairro Costa e Silva, quase em frente à II Companhia de Polícia Militar. Dois homens em uma moto foram os autores dos disparos.
Cesanildo era conhecido da Polícia da região por envolvimento em alguns crimes. Em novembro de 2005, ele estava com o assaltante Hélio Cosme da Silva, "Mangueira", quando o bandido foi morto pela Polícia, em uma troca de tiros numa fazenda entre os municípios de Olho D'água e Patu. Na época, Cesanildo conseguiu fugir, mas foi preso meses depois, acusado de participação na quadrilha que havia assaltado o Banco do Brasil, no município de Martins, também em 2005.
"Mangueira" era chefe de uma quadrilha de assaltantes que, por muito tempo, desafiou as Polícias Civil e Militar nas cidades que ficam na divisa com a Paraíba. Cesanildo era apontado pela Polícia como um dos integrantes do grupo.
Cesanildo estava em liberdade e passou a trabalhar com a revenda de veículos novos e usados em Patu. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é que os dois autores dos disparos esperaram a saída das viaturas da companhia de Polícia Militar para agir. A vítima estava negociando um veículo com um cliente quando foi surpreendida pela dupla em uma moto.
Populares ainda socorreram Cesanildo, conduzindo-o até o Hospital de Patu, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia ainda não tem pista sobre os autores do crime.


Fonte: Defato
Leia Mais ››