terça-feira, novembro 08, 2011

RN tem dois municípios entre os piores

Os municípios de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte, e Antônio Martins, na região do Alto Oeste, no Rio Grande do Norte, aparecem entre os 15 da região Nordeste com desenvolvimento muito baixo no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, na análise feita nos 5.564 municípios brasileiros com base em informações fornecidas pelo Governo Federal em 2009.
Antônio Martins, com pouco mais de 6 mil habitantes, aparece no número 5.150 entre os 5.564 municípios brasileiros. Já o município de São Miguel do Gostoso, com 9 mil habitantes, aparece no número 5.369 no ranking. Entre os destacados no Rio Grande do Norte pelo Ranking Firjan estão Natal (800 mil habitantes) e Mossoró (259 mil habitantes).
Para classificar os municípios, o instituto Firjan pesquisou dados repassados ao Governo Federal pelos municípios referentes aos serviços de saúde prestados, assim como a Educação e a geração de emprego e renda de 2009. Além de Natal e Mossoró, destacam-se também os municípios de Parnamirim, que têm 200 mil habitantes, e Apodi, que têm 34 mil habitantes.
Parnamirim, que aparece no ranking nacional no número de 1.145, cresce e se desenvolve a partir da industrialização e o comércio, a exemplo do município de Mossoró, que também conta com o reforço do sal, petróleo e produção da fruticultura irrigada. O município de Apodi foi uma surpresa, ao aparecer em 4° lugar no Ranking do RN e 1.134 no ranking nacional. Essa cidade não tem indústria ou comércio forte. Destaca-se pela produção de mel de abelha.
Já, os municípios que aparecem em situação crítica entre os 15 da região Nordeste, no caso Antônio Martins e São Miguel do Gostoso, a reportagem do JORNAL DE FATO procurou explicação a respeito, especialmente em Antônio Martins, que é tido como o município mais bem organizado da região Oeste do Rio Grande do Norte.
De Antônio Martins, o prefeito Edilson Fernandes acredita que houve erro nos dados repassados ao Governo Federal referentes à educação, que classificou no 0,5859, num escala de 0 a 1. O prefeito também discorda dos dados referentes à Saúde, que classifica o município com 0,6320. Mas, de todos, o que mais puxou o índice Firjan em Antônio Martins foi a geração de emprego e renda. O registro foi de 0,2567.
No caso de São Miguel do Gostoso, não foi possível um contato com o prefeito do município, mas os próprios dados divulgados pelo Firjan já explicam por que um dos municípios mais bonitos do litoral norte do Rio Grande do Norte aparece em penúltimo lugar no ranking Firjan. É que o município deixou de fornecer informações ao Governo Federal em 2009, referente à geração de emprego e renda. Além do turismo, o município também terá parques eólicos.


Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!