segunda-feira, janeiro 22, 2018

Sisu 2018 vai abrir inscrições à 0h desta terça, diz MEC

Sisu 2018 antecipou as inscrições para o período entre os dias 23 e 26 de janeiro (Foto: Reprodução/MEC)As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018 vão ser abertas à 0h desta terça-feira (23). O Ministério da Educação divulgou um comunicado na tarde desta segunda (22) confirmando o horário de abertura.

As inscrições só podem ser feitas pela internet, no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Não é necessário pagar taxas. O prazo termina às 23h59 de sexta (26), e a primeira chamada deve ser divulgada no dia 29.

Por meio desse sistema, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 para pleitear uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sisu. Serão 130 instituições no Brasil – 30 estaduais e 100 federais –, que ofertarão 239.601 vagas na graduação.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mesmo que o candidato faça sua inscrição no dia 23 de janeiro, ele poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 26. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Calendário do Sisu 2018
Inscrições: de 23 de janeiro até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018
1ª chamada: 29 de janeiro
Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro
Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro

Fonte: G1
Leia Mais ››

Janeiro abre temporada para declarar faturamento do MEI

Negócios que foram formalizados como Microempreendedor Individual (MEI) ao longo do ano passado e também aqueles registrados antes desse período precisam prestar contas à Receita Federal. A partir deste mês, o MEI deve apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. O documento deve ser preenchido exclusivamente pela internet no Portal do Empreendedor. Em todo o Rio Grande do Norte, mais de 102 mil empreendedores estão obrigados a entregar a declaração. Em caso de dúvidas, o Sebrae está com uma equipe para auxiliar o envio.

Está apto a fazer a declaração o MEI que faturou até R$ 60 mil ao longo do ano passado – a partir deste ano esse teto subiu para R$ 81 mil. Mesmo quem não faturou nada também precisa informar à Receita Federal. Para saber o valor do faturamento anual, basta somar as receitas brutas de cada mês, que são o total de vendas de mercadoria e prestação de serviço sem deduzir nenhuma despesa.Para facilitar na hora de prestar contas, a recomendação é fazer o cálculo mensal das receitas e guardar as notas. Assim é só juntar os recibos e preencher a declaração. A DASN-SIMEI deve ser entregue até às 23h59 do dia 31 de maio, com o valor total da receita bruta obtida pelo empreendimento no ano anterior.

Apesar do prazo estendido até o quinto mês do ano, para a apresentação da DASN, o Sebrae orienta os microempreendedores a apresentarem a declaração em janeiro, pois os boletos de rotina que precisam ser quitados mensalmente pelo MEI só são liberados após a entrega desse documento. Se o microempreendedor só apresentar essa declaração em maio, por exemplo, mesmo respeitando o prazo, ele não poderá pagar os boletos de janeiro, fevereiro, março e abril, o que vai lhe acarretar juros. “Mesmo o prazo indo até maio, é bom antecipar o envio dessa declaração. Como não implica custo algum, quanto antes for feita, melhor”, recomenda a gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, Gilvanise Borba.

Outro prejuízo é que, nesse período de inadimplência, o MEI não vai estar segurado, caso precise utilizar os serviços do INSS. Caso o microempreendedor não apresente a declaração até o prazo estabelecido, ele fica sujeito a pagar multa proporcional ao tempo de inadimplência e à receita bruta anual de seu negócio.

O Sebrae pode ajudar a elaborar a Declaração Anual de forma gratuita. Basta comparecer à sede da Instituição na capital potiguar com os documentos pessoais e o faturamento do ano de 2017, bem como com todas as guias de pagamento emitidas. No interior, basta procurar um dos escritórios regionais.

A instituição está uma equipe de especialistas de plantão em Natal para tirar dúvidas de quem vai entregar a Declaração Anual e também orientar quem ultrapassou o teto de faturamento. Além de técnicos da Instituição, o plantão conta com atendimentos gratuitos de contadores, representantes de instituições financeiras e da Fecomércio para quem precisa fazer a certificação digital. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo 0800 570 0800.

Passo a passo:

1 – Acesse o Portal do Empreendedor;

2 – Clique em “Serviços” e em seguida vá em “Faça sua Declaração Anual de Faturamento”;

3 – Informe o faturamento bruto da empresa e se houve ou não contratação de empregado no período.
Ao apresentar a declaração, o microempreendedor individual deve informar:

• Receita bruta total auferida no ano anterior.

• Se teve empregado durante o período abrangido pela declaração.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Globo vence Força e Luz na Arena e divide liderança com América e ABC

O primeiro turno do Campeonato Potiguar tem três times com seis pontos após as duas primeiras rodadas. Na tarde desta segunda-feira (22), o Globo venceu o Força e Luz por 1 a 0, na Arena das Dunas, e se manteve 100% na competição.

O único gol do jogo foi marcado pelo volante Erick, aos 25 minutos do primeiro tempo.

Agora, a Águia se junta a América e ABC no topo da classificação da Copa Cidade do Natal. Contudo, a vantagem ainda é americana no saldo de gols: 5 contra 3 (Globo) e 2 (ABC).

A terceira rodada da competição começa nesta quarta-feira (24). Às 20 horas, o América recebe o Potiguar de Mossoró, na Arena das Dunas. Simultaneamente, Baraúnas e ABC se enfrentam no estádio Nogueirão, em Mossoró.

A rodada será finalizada na quinta-feira (25). Globo e Santa Cruz de Natal duelam no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. Enquanto ASSU e Força e Luz medem força no Edgarzão, em Assu. As duas partidas estão marcadas para as 20 horas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Morte de mulher após parto no Hospital de Currais Novos é investigada

A morte de Thaís Araújo, de 22 anos, no Hospital Regional de Currais Novos é investigada pela Polícia Civil. Ela morreu no último sábado, 20, ao dar a luz ao pequeno João Gabryel, que sobreviveu e permanecia na unidade hospitalar até o fim da tarde desta segunda-feira, 22, quando esta reportagem foi ao ar.

Thaís, que já era mãe de uma menina de quatro anos, usou as redes sociais para reclamar do atendimento recebido no hospital da cidade. Após a morte dela, a família acionou a Delegacia de Plantão de Caicó, pois a Polícia Civil em Currais Novos não atende ocorrências aos fins de semana.

“O B.O. (Boletim de Ocorrência) foi feito lá em Caicó. Mas nós aqui de Currais Novos já iniciamos o inquérito para apurar as suspeitas de negligência por parte do hospital, que foram relatadas pelos familiares”, informou ao Portal No Ar o delegado Paulo Ferreira.

A reportagem conversou com Alberto dos Santos, de 20 anos, que é primo de Thaís. Ele estava no velório no momento do contato e disse que o corpo da jovem chegou a ser levado ao Serviço de Verificação de óbitos, o SVO, em Natal. Entretanto, ele não soube informar o resultado da avaliação, e o contato com a Secretaria da Saúde Pública, responsável pelo órgão, não foi conseguido.

De acordo com Santos, a prima “foi várias vezes ao hospital durante a semana. Houve até um médico que a colocou na ambulância para que o parto fosse feito em Santa Cruz, perto daqui, mas outra médica desautorizou a ida e recomendou que ela comparecesse ao hospital todo dia para tomar soro”.

A informação do primo corresponde ao texto escrito por Thaís numa rede social. “Senhor, eu não entendo esses médicos que mandam fazer uma coisa e depois dizem outra. E para você ir para Santa Cruz, que você terá o bebê lá, aí chega o outro médico não autoriza. Te passam para tomar soro hoje, sábado e domingo. Não sei o que eles querem esperar mais”, escreveu um dia antes de morrer.

Além da Secretaria da Saúde Pública, o PORTAL NO AR também tentou o contato com o Hospital Regional de Currais Novos, porém as ligações não foram atendidas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Fifa indica uso de árbitro de vídeo na Copa e já conversa com patrocinadores

O árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) será utilizado na Copa do Mundo pela primeira vez e negociações estão em andamento com possíveis patrocinadores para aparecer quando a tecnologia for utilizada, disse um executivo da Fifa nesta segunda-feira.

“Definitivamente, o VAR vai acontecer”, afirmou o diretor comercial da Fifa, Philippe Le Floc’h à agência de notícias The Associated Press. “É ótimo ter tecnologia no futebol porque isso também é uma coisa justa”.

Os árbitros foram auxiliados pela primeira vez por recursos tecnológicos na Copa do Mundo em 2014. Naquela oportunidade, foi utilizada a tecnologia na linha do gol. Esse sistema enviava uma mensagem instantânea ao relógios dos juízes quando a bola cruzava a linha do gol.

O uso das repetições de vídeo podem levar a paralisações maiores dos jogos na Rússia, pois diferentes ângulos são revisados, apresentando uma oportunidade para a Fifa utilizar o tempo extra para exposição de marcas na transmissão global.

“Estamos falando com várias empresas tecnológicas que estão muito interessadas com o que estamos fazendo no lado tecnológico das coisas”, disse Floc’h, durante evento do tour da taça da Copa do Mundo em Londres, nesta segunda-feira.

A decisão final de permitir que as repetições se tornem parte das regras do jogo será na reunião da International Board, em 2 de março. E a ideia é de que elas sejam utilizadas quando há dúvidas envolvendo gols, pênaltis cartões vermelhos e a identidade dos atletas.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Caixa começa a pagar cota PIS nesta quarta-feira 24

O crédito em conta automático para os cotistas do PIS/PASEP com mais de 60 anos, com conta corrente ou poupança individual na CAIXA e no Banco do Brasil, será realizado na noite desta segunda-feira, 22 de janeiro. Já o pagamento diretamente nas agências bancárias para quem não é correntista desses bancos e tem mais de 60 anos começa na quarta-feira, 24 de janeiro.

O pagamento das cotas do PIS/PASEP para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos, que já tinham sido contemplados pela MP 797/2017, foi retomado no início de janeiro e continuam liberados. Também podem ir às agências a qualquer momento para realizar os saques os demais cotistas com mais de 70 anos, aposentados e herdeiros.

Esta nova etapa de saques beneficia mais de 3,2 milhões de cotistas do PIS e do PASEP que poderão efetuar o saque de R$ 5,6 bilhões disponíveis nas instituições financeiras. E só foi possível em razão da MP 813/2017, lançada pelo governo no fim de 2017 e que reduziu a idade mínima para o saque das cotas do PIS/PASEP para 60 anos, tanto para os homens quanto para as mulheres. O pagamento dos cotistas é uma iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da CAIXA e do Banco do Brasil.

O secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Marcos Ferrari, destaca como o público contemplado nesta nova etapa de saques será beneficiado. “A medida beneficia novos cotistas do PIS/PASEP e permite que os cidadãos recebam seus recursos de forma mais agilizada. É importante que as pessoas que se cadastraram no PIS ou PASEP entre 1971 e 1988 procurem uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil. Os valores a serem sacados variam de R$ 750 a R$ 40 mil”, apontou.

Quem pode sacar:
Tem direito às cotas do PIS/PASEP o trabalhador cadastrado no Fundo entre 1971 até 4 de outubro de 1988 e que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

A MP 813/2017 alterou a idade para saque de cotas do PIS/PASEP. Com a publicação, homens e mulheres a partir de 60 anos têm direito ao saque de cotas dos dois programas. As demais regras de saque das cotas do PIS/PASEP não foram modificadas.

É possível, por meio dos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep, consultar se há saldo disponível para saque. Nas páginas, o trabalhador pode visualizar a data de início do pagamento e os canais disponíveis, além da melhor opção de pagamento, antes de se dirigir a um dos canais oferecidos.

Herdeiros:
Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da CAIXA e do Banco do Brasil portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque.

O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS/PASEP.

Canais de pagamento e documentação:
O saque das cotas do PIS e do PASEP será autorizado após a confirmação do direito nas agências bancárias.

No caso do PIS, os pagamentos das cotas com valor até R$ 1,5 mil podem ser realizados no Autoatendimento da CAIXA apenas com a Senha Cidadão. Já com Cartão Cidadão e Senha Cidadão, o saque pode ser feito nas Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI, mediante ainda a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Os saques de valores até R$ 3 mil podem ser feitos no Autoatendimento, Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI com Cartão do Cidadão, Senha Cidadão e documento de identificação oficial com foto. Os valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

O saque das cotas do PASEP pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, com apresentação de documento de identificação oficial com foto.

No BB, para aqueles que possuem saldo de cotas no valor de até R$ 2,5 mil, está disponível solução para envio de TED para outra instituição financeira, sem custos, pela internet (www.bb.com.br/pasep) ou pelos terminais de autoatendimento do Banco.

Canais exclusivos de consulta das cotas do PIS e do PASEP:
A CAIXA criou um serviço exclusivo em seu site (www.caixa.gov.br/cotaspis) para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao saque das cotas do PIS por idade e aposentadoria. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou do internet banking para correntistas da CAIXA, na opção “Serviços ao Cidadão”, além do Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 0207.

O Banco do Brasil disponibilizou todas as informações acerca do PASEP na página www.bb.com.br/pasep, onde os cotistas podem consultar sobre o calendário de pagamento, a documentação necessária para saque, existência de saldo e ainda realizar transferência (TED) para outra instituição financeira, sem custo, caso não seja correntista ou poupador do BB e tenha cota no valor de até R$ 2,5 mil.

As soluções de consulta e saque da cota para envio de TED também estão disponíveis nos terminais de autoatendimento do BB. O cotista também poderá obter informações por meio da Central de Atendimento BB nos telefones 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Previsão indica que RN pode ter chuvas acima da média até abril


A previsão de permanência do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico pelo menos até o meio de 2018, associado com a melhora nas condições da temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico sul, indicam uma tendência de chuvas de normal a acima do normal para o período chuvoso no semiárido potiguar, que vai de fevereiro a abril. No período chove em média de 500 mm a 600 mm, principalmente nas regiões Oeste e Central.

Essa informação é de extrema importância não só para o seguimento agropecuário, mas também para toda economia do Rio Grande do Norte, já que 93% do território potiguar é semiárido e tem enfrentado nos últimos anos uma seca severa que resultou nos esvaziamento de reservatórios importantes para o abastecimento da população, solo inapropriado para a agricultura e perdas também na pecuária.

A conclusão foi durante a realização em Fortaleza/ CE do XX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Além de especialistas da Funceme, participaram do encontro que aconteceu na última semana, estudiosos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e meteorologistas dos Centros de Meteorologia da região Nordeste.

Análise das condições climáticas atuais e previsão de chuva de fevereiro a abril de 2018 no RN

O Mês de dezembro de 2017 apresentou uma característica pluviométrica inerente ao clima semiárido, que é alta variabilidade temporal e principalmente espacial na ocorrência das chuvas. A figura 1, mostra claramente essa particularidade pluviométrica, com algumas regiões ocorrendo chuvas e outras, sem chuvas.

Esse comportamento resulta da atuação de sistemas meteorológicos transientes de difícil previsibilidade como é o caso dos Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS) e Frentes Frias, comuns atuar sobre a região nesta época do ano. A atuação de um vórtice ciclônico de ar superior, presente sobre a região na segunda quinzena do mês, ocasionou chuvas no Litoral, mais concentradas na região da Grande Natal, algumas chuvas isoladas nas Regiões do Agreste, Central e Alto Oeste.

As maiores chuvas mensais foram registradas nos municípios de Água Nova (45,5mm), José da Penha (42,0mm), Major Sales (38,9mm) localizadas no Alto Oeste. No Agreste, destaque para os municípios de João Câmara (28,0mm) e Bom Jesus (16,3mm) e no Litoral Leste para os municípios de Natal (46,9mm) e Ceará Mirim (26,00mm).

Análise do Parâmetros Climáticos – dezembro/17

O fato de maior destaque em relação aos parâmetros oceânicos/atmosféricos observados durante o mês de dezembro de 2017 foi a permanência do Fenômeno La Niña, ocorrendo com intensidade moderada em grande parte do Oceano Pacífico Equatorial. Por outro lado, observou-se que as águas superficiais do Oceano Atlântico Norte mantiveram um maior aquecimento em relação as águas superficiais do Oceano Atlântico Sul, mantendo uma incerteza na previsão climática para 2018.

Com a chegada de janeiro de 2018, foi observado uma melhora significativa nas águas superficiais do oceano Atlântico próximo da faixa equatorial e ao longo do litoral nordestino. Essa tendência de aquecimento das águas no Atlântico Sul possibilita uma melhora na ocorrência de chuvas sobre o Nordeste Brasileiro para o período de fevereiro a maio de 2018.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Piloto de avião que caiu com Teori pode ter sofrido desorientação espacial, diz FAB; aeronave não registrou pane

Avião em que estava Teori Zavascki caiu no mar em Paraty (RJ) em janeiro de 2017; ministro e mais quatro pessoas morreram (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta segunda-feira (22) um relatório no qual informou que não há registro de pane ou mau funcionamento no sistema do avião que caiu com o ministro  Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), em janeiro do ano passado.

Responsável pela investigação, o coronel Marcelo Moreno informou que o piloto do avião, Osmar Rodrigues, "muito provavelmente teve uma desorientação espacial que acarretou a perda de controle da aeronave".

Segundo a FAB, Rodrigues era "experiente", mas na hora do acidente a visibilidade estava "restrita" e, com isso, não havia condições mínimas para pouso e decolagem.

Questionado sobre se, diante disso, o piloto não deveria ter tentado pousar, Marcelo Moreno respondeu que as condições meteorológicas "tornavam impraticável o pouso e decolagem no aeródromo de Paraty naquele momento, porque estavam abaixo dos mínimos meteorológicos que são de cumprimento obrigatório a todos que utilizam o espaço aéreo brasileiro que existem para tornar o 

voo seguro".

"Era impeditivo naquele momento a operação de pouso e decolagem no aeródromo de Paraty."
Teori e mais quatro pessoas morreram no acidente – relembre mais abaixo.

Saiba abaixo as 11 conclusões às quais a FAB chegou:

Não foi identificada qualquer condição de falha ou mau funcionamento da aeronave;
Não se evidenciaram alterações de ordem médica no piloto;
O aeródromo de Paraty permitia somente operações sob regras de voo visual;
O campo visual do piloto estava restrito e com poucas referências visuais (o que tornava pousos e 

decolagens impraticáveis);
Foram realizadas duas tentativas de pouso;
As condições de voo encontradas favoreciam a ocorrência de ilusão vestibular por excesso de G 

[desorientação provocada por baixa visibilidade associada a curvas e movimentos da cabeça] e de 

ilusão visual de terreno homogêneo;
Houve perda de controle e a aeronave impactou contra a agua, com grande angulo de inclinação das 

asas;
A visibilidade horizontal estava abaixo da recomendada;
A cultura de trabalho presente à época entre o grupo de pilotos que operavam na região de Paraty 

favorecia a informalidade em detrimento dos requisitos mínimos estabelecidos para a operação sob 

regras de voo visual;
No que diz respeito ao acidente, pode-se concluir que essa cultura influenciou a tomada de 

decisão do piloto, o qual, a despeito de encontrar condições adversas e do seu estado emocional 

frente à situação vivenciada, optou por insistir na tentativa de pouso;
A análise dos parâmetros de voz, fala e linguagem indicou traços de ansiedade no piloto. O estado 

emocional em que o piloto se encontrava pode ter influenciado a sua decisão de realizar uma nova 

aproximação, apesar de não ter havido melhoria das condições meteorológicas.

O acidente completou um ano no último dia 19 e, nesta segunda, o Centro de Investigação e 

Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da FAB apresentou o relatório sobre as 

investigações.

Antes de ser apresentado à imprensa, o relatório foi apresentado às famílias das vítimas do 

acidente.

O Cenipa não aponta culpado num acidente aéreo. Apresenta fatores que contribuíram para a causa 

do acidente, de forma a evitar novos desastres aéreos.

Visibilidade
Segundo Marcelo Moreno, responsável pela investigação, a apuração da FAB identificou que a 

visibilidade na baía de Paraty estava abaixo da recomendada para operações.

"A visibilidade horizontal da baía do Paraty no momento do acidente estava em 1,5 mil metros, 

muito abaixo da requerida, que é de 5 mil metros."
Segundo Moreno, essas informações estavam disponíveis ao piloto do avião.

"Naquele momento [do acidente] não havia as condições mínimas de visibilidade requeridas para as 

operações de pouso e decolagem. O campo visual do piloto estava restrito e com poucas referências 

visuais do solo."
O coronel disse, ainda, que Osmar Rodrigues tinha quase 7,5 mil horas de voo e, somente na 

aeronave que caiu, KingAir C90, quase 3 mil horas – o avião, diz a FAB, estava com a documentação 

em dia.


Segundo o coronel da FAB, Rodrigues pilotava o avião desde 2010 e, nos 12 meses anteriores ao 

acidente, havia feito 33 voos com destino a Paraty – o piloto estava com a documentação em dia.

"Não foram verificadas questões de qualificação que indicassem deficiências nas operações 

conduzidas pelo piloto."

Alerta foi silenciado
A investigação da Aeronáutica verificou que, durante a primeira aproximação do avião para 

tentativa de pouso, o piloto silenciou um equipamento que emite alertas visuais e sonoros sobre a 

aproximação da aeronave com o solo.

Mesmo silenciado, o aparelho continuou a registrar as movimentações da aeronave. Segundo o 

Cenipa, o próprio manual do equipamento fala que somente em aeródromos não-registrados deve-se 

silenciar esse equipamento, pois nesses casos o aparelho pode atrapalhar o piloto.

A base de dados do aeródromo de Paraty, no entanto, é registrada. Segundo as investigações, pelo 

fato de a visibilidade estar baixa no momento, essa ação não era recomendada. No entanto, inibir 

o aparelho não foi um fator preponderante para o acidente, segundo a FAB.

A investigação também concluiu que o piloto não esperou o tempo recomendado entre uma tentativa 

de aterrissagem e outra.


O que provocou as mortes das vítimas
De acordo com o relatório do Cenipa, a principal causa da morte das cinco pessoas a bordo do 

avião foi politraumatismo, ou seja, os impactos causados pela queda da aeronave.

"Ainda que tenha sido divulgado que um dos tripulantes foi encontrado com vida 40 minutos após o 

acidente, o afogamento foi causa acessória do acidente. A causa mortis foi politraumatismo", 

disse Marcelo Moreno nesta segunda.

Recomendações à Anac
O relatório do Cenipa apresenta recomendações de segurança à Agência Nacional de Aviação Civil 

(Anac).

Em uma dessas recomendações, o centro pede à Anac que divulgue os "ensinamentos" derivados da 

investigação no que diz respeito à necessidade de observância dos requisitos mínimos de operação 

sejam valorizados.

O órgão também recomenda à Anac revisar os requisitos existentes para enfatizar, durante a 

formação do piloto civil, as características e os riscos decorrentes das ilusões e da 

desorientação espacial para a atividade aérea.

'Sabotagem'
Durante a apresentação do relatório, Marcelo Moreno foi questionado sobre se há indícios de 

"sabotagem" no avião que transportava Teori, uma vez que ele era o relator da Lava Jato no STF e 

estava prestes a homologar delações.

Moreno, então, respondeu:

"Os elementos de investigação colhidos não sustentaram nenhum indício que levasse a essa 

interferência ilícita, e isso foi corroborado pelo laudo da Polícia Federal."

Relembre
Em janeiro de 2017, o avião com o ex-ministro decolou do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, no Rio de Janeiro.

Chovia forte na hora do pouso, e o piloto chegou a arremeter e tentar pousar novamente, quando a aeronave caiu no mar.

Além de Teori, então relator da Operação Lava Jato no STF, morreram o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas, a mãe dela – Maria Ilda Panas – e o piloto Osmar Rodrigues.

Após a morte do ministro, coube ao presidente Michel Temer indicar um substituto para a Corte. O escolhido foi o então ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que teve o nome aprovado pelo Senado. Moraes herdou cerca de 7,5 mil processos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro despenca de garagem e duas pessoas ficam feridas em BH

Motorista erra manobra, e carro despenca de gragem de cerca de 10 metros de altura em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/ Defesa Civil)Um carro despencou de uma garagem com cerca de 10 metros de altura na tarde desta segunda-feira (22) no bairro Nossa Senhora de Fátima, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

De acordo com a defesa Civil, dois homens ficaram feridos. Ainda de acordo com o órgão, o motorista estava manobrando o carro. O veículo arrebentou uma parede e na queda atingiu a caixa d’água e a rampa de acesso de uma casa vizinha.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois feridos estavam dentro do veículo. Eles foram resgatados e conscientes e encaminhados para o hospital.

Buraco na parede ao fundo, no último andar foi feito por carro, que despencou. Duas pessoas ficaram feridas.  (Foto: Divulgação/ Defesa Civil)
Buraco na parede ao fundo, no último andar foi feito por carro, que despencou. Duas pessoas ficaram feridas. (Foto: Divulgação/ Defesa Civil)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Comissão organizadora do Carnaval de Apodi divulga grade de atrações para 2018


A comissão organizadora do Carnaval de Apodi concluiu nesta sexta-feira (19), a divulgação de todas as atrações do evento deste ano. Ao todo, treze bandas irão animar a festa mais esperada do ano pelos apodienses. Confira:

 – Avine Vinny

– Saia Rodada

– Tatau

– Grafith

– Dan Ventura

– Municipal Santos

– João Neto Pegadão

– Forró dos 3

– Farra de Playboy

– Aline e Deivid

– Danilo Nikson

– Som e Balanço

– Dário Villa

 O carnaval de Apodi 2018 tem início na sexta-feira (09) e termina na manhã de quarta-feira de cinzas (14) com o Arrastão da Madrugada. “Serão cinco dias de folia para ninguém botar defeito”, garante o secretário Municipal de Turismo, Gilney de Morais, responsável pela organização.

 A comissão ainda não divulgou os dias e horários de cada atração, nem como e onde serão realizados os arrastões. A festa acontecerá na Arena da Folia, que será montada no Calçadão da Lagoa.

 O evento promete atrair um grande número de turistas para a cidade, uma vez que o carnaval de Apodi já virou tradição e devido ausência de outros carnavais gratuitos na região.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Técnico do ABC analisa evolução da equipe na temporada

O ABC voltou a campo neste domingo (21), no estádio Frasqueirão, pela 2ª rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar e conseguiu o seu segundo triunfo na competição. O Alvinegro derrotou o Potiguar de Mossoró por 1 a 0 e manteve o 100% de aproveitamento no Estadual.

A vitória veio com um gol do meia Fessin, aos 9 minutos do segundo tempo. Apesar do placar mínimo, o time da Rota do Sol dominou o jogo, criou várias chances e não ampliou o marcador por causa da forte marcação imposta pelo time mossoroense. O treinador abecedista, Ranielle Ribeiro, falou sobre a postura do adversário e comemorou o resultado.

“Estou satisfeito com o resultado de vitória, que é o mais importante. O Potiguar respeitou demais a nossa equipe, jogou praticamente todo o jogo atrás, com as linhas baixas, e isso dificultou demais o nosso jogo. Tivemos dificuldade de furar esse bloqueio, o grupo, que já vinha desgastado pela viagem no meio da semana, precisou correr mais para tentar achar espaço e esse foi o motivo de um resultado de apenas um gol. No final eles saíram um pouco mais, normal pelo resultado adverso que eles estavam, mas não tivemos tranquilidade para achar os espaços e ampliar. Valeu pela vitória, mas o jogo nos mostrou que precisamos trabalhar para sair de situações como a de hoje”, analisou o técnico.

Ranielle Ribeiro falou sobre a evolução do time e acredita que a equipe melhorará ainda mais nos próximos jogos. “Muitos comentam sobre os nossos resultados, vitórias com placar de 1 a 0, mas não vejo nada muito preocupante. Temos pouco tempo de trabalho e a evolução virá com o passar dos jogos. Hoje já vi melhora na questão física, alguns jogadores estão se soltando um pouco mais, e creio que a partir do próximo jogo, ou a partir do clássico, veremos uma evolução ainda maior do grupo”, afirmou.

O próximo compromisso do Alvinegro está marcado para a quarta-feira (24), contra o Baraúnas, às 20h, no estádio Nogueirão, em Mossoró (RN).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

IFRN oferece 376 vagas para cursos superiores através do SiSU

O Ministério da Educação antecipou o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. A partir desta terça-feira (23), os candidatos poderão utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. O prazo se estende até a próxima sexta-feira, 26. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte divulgou a segunda retificação do Edital 62/2018 que rege vagas para ingresso em cursos de nível superior ainda no primeiro semestre de 2018.

Há 376 vagas para os cursos superiores de Licenciatura em Química, Física, Informática, Biologia, Geografia, Matemática; 592 vagas para os cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gestão de Turismo, Alimentos, Sistemas para Internet, Agroecologia, Energias Renováveis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública, Redes de Computadores, Comércio Exterior, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental, Produção Cultural, Marketing, Processos Químicos e Logística; além disso, há 40 vagas para o curso superior de Engenharia de Energias. Os cursos são oferecidos nos campi Apodi, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, João Câmara, Ipanguaçu, Macau, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo investe mais de R$ 14 mi em equipamentos para bases da Emparn


Com a presença do governador Robson Faria foi realizada na sexta-feira (19), na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a solenidade de entrega de máquinas e equipamentos do Programa Governo Cidadão (Banco Mundial), do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do Rio Grande do Norte. O arrojado investimento, superior aos R$ 14,6 milhões, tem como foco cerca de 2.500 produtores cadastrados no Programa Leite Potiguar, em parceria com a Emater RN.

Estiveram na solenidade o secretário da Agricultura e Pecuária, Guilherme Saldanha, o coordenador do Governo Cidadão e secretário da Sethas, Wagner Araújo e a secretária de Relações Institucionais, Estela Dantas, os diretores da Emater e do Idiarn e presidentes de entidades como José Álvares Vieira, da Faern, da Anorc, Marcelo Passos, da Ancoc, Alexandre Confessor, entre outros convidados.

Para o presidente da EMPARN, Alexandre Wanderley, “a entrega dos equipamentos faz parte do processo de transferência de tecnologia aos pequenos produtores, para o melhoramento genético da pecuária leiteira bovina e caprina”. Destacou que esse programa objetiva dar condições ao pequeno produtor para a convivência no semiárido, abrangendo também a produção de ração para alimentar os animais. Os equipamentos estarão sediados nas bases experimentais da EMPARN de Apodi, Ipanguaçu, Pedro Avelino e Pedro Avelino e, também circularão por outras estações da Empresa de pesquisa, de acordo com as necessidades.

A entrega dos equipamentos é um marco no desenvolvimento da produção leiteira do estado, em especial nas regiões mais castigadas pela estiagem, segundo o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha. ”A partir de agora os pequenos produtores terão condições de manter seus rebanhos e melhorarem suas produções”, enfatiza Saldanha.

Crescimento

O Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do Rio Grande do Norte tem por objetivo o desenvolvimento do setor pecuário leiteiro do estado, por meio de ações como a oferta de volumoso: disponibilização de feno a preço subsidiado, distribuição de sementes de palma forrageira e produção de silagem. A melhoria da qualidade do leite é prioridade no projeto, uma vez que serão distribuídos tanques de resfriamento coletivo, com vistas à adequação a IN 62/2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

A ação também contempla o melhoramento genético do rebanho bovino, a partir da estruturação do primeiro centro de treinamento para formação de inseminadores, distribuição de kits de inseminação artificial para bovinos. Prevê melhoramento genético do rebanho caprino, por meio de um programa de inseminação de cabras leiteiras, distribuição de reprodutores e formação de inseminadores de cabra.

Fonte: Portal no AR
Leia Mais ››

Varas de Execução Fiscal recuperam R$ 7,4 milhões em créditos para o Estado do RN

O Estado do Rio Grande do Norte recuperou o montante de R$ 7.498.101,76 em créditos de ações judiciais de Execução Fiscal, entre os meses de janeiro e novembro do ano passado, segundo levantamento da Procuradoria Geral do Estado referente à arrecadação da Dívida Ativa em 2017. A recuperação foi possível a partir da atuação das Varas de Execução Fiscal da Justiça Estadual, resultando no recolhimento de créditos tributários ao Estado.

O valor recuperado é referente a processos judiciais de cobrança de pendências de contribuintes com o pagamento de tributos estaduais como o ICMS e o IPVA. Apenas no mês de janeiro de 2017, foram arrecadados R$ 4,8 milhões.

Municípios

Além da atuação das Varas de Execução Fiscal no âmbito estadual, os Municípios também vêm se beneficiando do trabalho do Poder Judiciário. Apenas o Município de Natal recolheu R$ 23.304.938,98 entre janeiro e novembro de 2017, a partir dos esforços das três Varas de Execução Fiscal Municipal da comarca de Natal para executar dívidas com o pagamento de tributos municipais como IPTU, ISS e ITIV.

Outro município beneficiado foi Ceará-Mirim, que recuperou R$ 327.386,39 ao longo do ano de 2017 em créditos tributários.

Gestão Fiscal Efetiva

Impulsionar os processos de Execução foi uma das metas estabelecidas para a Justiça Estadual no ano de 2017 pelo Conselho Nacional de Justiça. Como meta específica deste segmento, está a necessidade de estabelecer uma política de desjudicialização e de enfrentamento do estoque de processos de execução fiscal.

Nesse contexto, o Tribunal de Justiça do RN tem estimulado os entes públicos a adotarem meios para a cobrança administrativa de dívidas, de forma a recuperarem créditos e aumentarem suas arrecadações próprias. Em abril de 2017, o TJRN e o Tribunal de Contas do Estado lançaram o programa “Gestão Fiscal Efetiva”, que tem como objetivo otimizar a execução da dívida ativa e reduzir a judicialização e os custos desse procedimento.

Atualmente, a execução fiscal tem provocado sérios entraves ao funcionamento do Poder Judiciário em todo país. Além do grande número de processos, esta forma de cobrança não é eficiente, pois muitos dos créditos cobrados são inferiores aos custos de um processo judicial.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Valdemar dos Pássaros foi encontrado morto na casa onde morava no Sítio Vertentes zona rural de Baraúna

O artista e um dos homens folclóricos de Mossoró, Valdemar Gomes da Silva, conhecido por "Valdemar dos Pássaros, 87 anos, foi encontrado morto em cima da cama no quarto da casa onde morava na comunidade de Vertentes, zona rural de Baraúna. na manhã de hoje, segunda feira 22 de janeiro de 2018. 

Valdemar dos pássaros,ganhou notoriedade em Mossoró e porque não dizer no Brasil a partir de participação em programas de Televisão, como Silvio Santos (SBT) e Domingão do Faustão (TV GLOBO), imitando pássaros. 

ultimamente Valdemar dos Pássaros, morava com uma família na Comunidade rural de Vertentes, no município de Baraúna, a 16 Km de Mossoró. 

Segundo informações Valdemar teve morte natural. O corpo está sendo velado na comunidade onde morava e será enterrado as 16h00min de hoje na cidade de Baraúna/RN.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

ROCAM apreende menor com arma de fogo e moto roubada no Bairro Bom Jardim em Mossoró

Um menor armado de revolver calibre 38 municiado, foi apreendido, nas primieiras horas da manhã desta segunda feira 22 de janeiro, minutos após roubar uma moto na região do Alto São Manoel. 

Após tomar a moto de assalto, e quando fugia, o adolescente infrator, se deparou com policiais da VTR ROCAM, composta pelos cabos, Bruno, Renato e o soldado Gilzélio e tentou evadir-se. 

Depois de uma intensa perseguição por várias Ruas dos Bairros Paredões e Bom Jardim, o menor resolver parar a moto e se entregar, na Rua Tibério Burlamarque, nas proximidades do PAM do Bom Jardim. 

O adolescente, juntamente com a moto roubada e arma de fogo foi encaminhado à Delegacia Especializada do Menor, para que a autoridade policial, adote os procedimentos cabíveis.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

FAMÍLIA DE CAMINHONEIRO MINEIRO DESAPARECIDO QUE MANTEVE CONTATO COM ELE PELA ÚLTIMA VEZ QUANDO ESTAVA EM MOSSORÓ-RN;ESTÁ DESESPERADA A SUA PROCURA

A família do caminhoneiro Ronan Aparecido Fagundes 31 anos de idade,residente na cidade de São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais está desesperada a sua procura.
A Última notícia que a família teve do mesmo,foi no dia 10 de janeiro desse ano.que ele estaria em Anápolis indo para Goiânia,ia carregar o caminhão em Acreuna.
O caminhão e um VW 220 placa HLQ 1022 de cor azul.
Mas a ultima vez que a a família conseguiu falar com ele,foi no dia 01 de janeiro quando o mesmo estava em Mossoró no Rio Grande do Norte onde conheceu algumas moças.
A família pede que se alguém tiver noticias,ou se alguma das moças souber de algo entre em conato com o telefone (35) 99187-0133.
A família registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento na Delegacia de Polícia Civil no estado de Minas Gerais.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››