segunda-feira, janeiro 27, 2020

MPF do RN denuncia 22 pessoas por tráfico internacional de drogas

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte denunciou nesta segunda-feira (27) 22 pessoas, entre elas uma advogada, por tráfico internacional de drogas. De acordo com o MPF, o grupo, que é ligado à facção criminosa Comando Vermelho, comercializou mais de 500 kg de cocaína e 120 kg de maconha entre 2017 e 2019. Os acusados foram alvo da chamada Operação Expresso.

Sede da, Procuradoria da República do Rio Grande do Norte — Foto: MPF/Divulgação
Sede da, Procuradoria da República do Rio Grande do Norte — Foto: MPF/Divulgação

Os procuradores afirmam que a organização criminosa tem atuação no estado potiguar e também no Acre. Segundo o Ministério Público Federal, os réus “se associaram para o fim de praticar, de forma reiterada e profissional o tráfico ilícito de entorpecentes em âmbito transnacional, com desenvolvimento de organização criminosa estruturalmente ordenada”. A cocaína era trazida da Bolívia e entrava no Brasil através do Acre. Já a maconha era levada para a região Norte a partir do RN.

A organização também executava as tarefas de transporte, armazenamento, coleta, transformação química e distribuição das drogas. Parte do grupo é acusada, ainda, de ocultação e simulação dos valores obtidos com o tráfico.

Segundo a Polícia Federal, com a “interceptação e realizando diversos cruzamentos de dados, fica clara a existência de um grupo voltado para o tráfico de drogas que abastece o estado do Rio Grande do Norte.” Também ficou evidente, segundo o MPF, que a organização buscava a aquisição ilegal de armas de fogo e que seus integrantes utilizavam documentos falsos para dificultar a identificação.


O MPF afirma que os denunciados, com diferentes funções e graus de participação, devem responder pelos crimes de tráfico transnacional de entorpecentes, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de ativos.

Diálogos interceptados
De acordo com o Ministério Público Federal, a investigação teve início a partir da apreensão de aparelhos telefônicos na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, em 2017. A PF passou a monitorar as atividades do grupo. Entre as provas da investigação, estão 10 períodos de interceptação telefônica, autorizados pela 2ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, entre 2017 e 2019. Mesmo com a apreensão de drogas e prisão de integrantes, a organização permaneceu ativa.

A PF relatou que “termos dissimulados como ‘mistura’, ‘branco’, ‘malote’ e por vezes até termos explícitos como ‘droga’ são constantes usados” pelos investigados. Os diálogos monitorados mostram toda a operação criminosa, como a articulação para aquisição de imóveis e veículos, além dos serviços de adaptação de fundos falsos e assoalhos para o esconderijo das drogas, chamado de “mocó”. O MPF diz que também foi possível conhecer a rotina e logística da organização, como a constante troca de números de telefone, negociações de preços e discussões sobre a “qualidade” das drogas.

Operações
Em 13 de março de 2018, policiais rodoviários federais apreenderam ônibus pertencente a essa organização criminosa, na BR 364, em Mato Grosso, com quase 245 kg de cocaína embaixo do assoalho. Já em 5 de junho do mesmo ano, o líder do grupo, Gilson Limeira da Silva (conhecido como “Mossoró”) foi preso em flagrante com 10 kg de droga, quatro veículos e cerca de R$ 100 mil em espécie. Ainda assim, a denúncia ressalta que “a facção criminosa continuou atuando e escalou outros agentes para continuar o processo de tráfico internacional de entorpecentes”.

Em 29 de junho, a PF monitorou a chegada na Região Metropolitana de Natal de uma carreta do grupo com 277 kg de cocaína em fundo falso. A droga seria descarregada em um sítio em São José de Mipibu, na Grande Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assaltantes trocam tiros com PMs após funcionário de fazenda escapar de arrastão e pedir socorro na Grande Natal

Seis assaltantes trocaram tiros com policiais militares após o funcionário de uma fazenda alvo de arrastão conseguir escapar e pedir socorro. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) na comunidade de Massaranduba, zona rural de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Mesmo com o confronto, os criminosos conseguiram fugir.

a — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
a — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

De acordo com a polícia, o crime aconteceu durante a manhã, enquanto os funcionários chegavam para trabalhar na propriedade. Bandidos fortemente armados abordaram as pessoas e roubaram uma espingarda, duas motocicletas e um carro, que ainda foi carregado com vários materiais da fazenda.

Um funcionário, entretanto, conseguiu escapar dos assaltantes e conseguiu acionar a polícia. Quando as viaturas da Polícia Militar chegavam ao local se depararam com os suspeitos, que deixavam a fazenda. Houve troca de tiros e perseguição, mas os bandidos conseguiram fugir após abandonar o material roubado.

Armas, os três veículos e outros materiais roubados foram recuperados. Durante a manhã, as equipes policiais ainda fizeram buscas na região, mas ninguém foi preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com resultado do Sisu suspenso, UFRN adia recebimento dos documentos de novos alunos

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Prograd/UFRN) suspendeu temporariamente o recebimento eletrônico prévio da documentação dos alunos ingressantes, que teria início nesta segunda-feira (27), até a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado era previsto, pelo calendário do Ministério da Educação (MEC), para esta terça-feira (28), mas foi suspenso pela Justiça.

Na noite deste domingo (26), a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Therezinha Cazerta, rejeitou pedido da AGU para derrubar a decisão que suspende a divulgação do Sisu. Com a decisão do TRF-3, segue em vigor a liminar (decisão provisória) concedida pela Justiça Federal de São Paulo – que impede que os resultados sejam divulgados na terça-feira (28).

A divulgação do resultado da seleção está em disputa judicial após o Ministério da Educação (MEC) admitir que houve erro na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As notas do Enem são critério para concorrer a uma das 237,1 mil vagas em universidades públicas, disputadas pelo Sisu. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a falha afetou quase 6 mil candidatos.

Procuradas pelo G1, as demais instituições potiguares que têm ingresso pelo sistema unificado informaram que ainda aguardam posicionamento do Ministério da Educação sobre o assunto, mas a situação preocupa. No IFRN, por exemplo, o ano letivo tem início previsto para o dia 6 de fevereiro e instituição considera que poderá começar o período sem os novos alunos matriculados.


De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias de Sá, até a manhã de segunda (26), o MEC não enviou qualquer comunicado sobre alterações de datas, após a suspensão do resultado realizado pela Justiça.

“Estamos com a informação do calendário anteriormente divulgado. Dessa forma, aguardamos comunicado do Ministério sobre a situação. Nosso cronograma de cadastramento permanece mantido, com início nesta quinta-feira, 30”, afirmou.

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) também informou que segue o calendário do MEC e por isso aguarda um posicionamento do ministério. Até a publicação desta reportagem, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) não tinha um posicionamento oficial sobre possíveis alterações nas datas estabelecidas.

Mais de 13 mil vagas em disputa
Ao todo, as instituições potiguares disponibilizaram mais de 13 mil vagas, entre oportunidades para o primeiro e para o segundo semestre de 2020.

A UFRN ofereceu 6.933 vagas por meio do Sisu, entre 107 cursos de graduação nos campi de Natal, Macaíba, Currais Novos, Caicó e Santa Cruz. São 4.649 vagas para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo período letivo.

Ao todo, o IFRN abriu 1.278 vagas em diversos campi do IFRN, destinadas ao primeiro semestre letivo de 2020.

Enquanto isso, a Ufersa ofereceu 2.710 vagas em 29 cursos distribuídos no Campus Sede, em Mossoró, e nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, para ingresso nos dois semestres letivos de 2020.

Já a UERN oferece 2.430 vagas distribuídas em 67 cursos de graduação.

Prazos para inscrição
UFRN

Campi de Natal e Macaíba - 30 e 31 de janeiro e 1º e 3 de fevereiro
Caicó - 30 de janeiro a 1º de fevereiro
Currais Novos e Santa Cruz - 30 e 31 de janeiro
UFERSA - Do dia 29 de janeiro até 04 de fevereiro

IFRN - 29 de janeiro a 4 de fevereiro

UERN - 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acordo entre Governo e MPRN prevê convocação de mais candidatos aprovados no concurso da PM

O Governo do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) assinaram um termo de ajustamento de conduta (TAC) para convocar mais uma turma com candidatos aprovados para o curso de formação de praças da Polícia Militar. A medida visa ampliar a quantidade de mulheres, segundo o governo. Já segundo o MP, o objetivo é reduzir o déficit da corporação.

Curso de formação dos primeiros candidatos convocados começou em janeiro de 2020. — Foto: Elisa Elsie
Curso de formação dos primeiros candidatos convocados começou em janeiro de 2020. — Foto: Elisa Elsie

Apesar de o edital prevê mil vagas, deverão ser convocados os 1.339 aprovados nas seis etapas. O documento, no entanto, só prevê início do novo processo de formação 2021.

O acordo legal foi assinado na sexta-feira (24) pela governadora Fátima Bezerra e a procuradora-geral de Justiça adjunta Elaine Cardoso. O TAC atende uma demanda apresentada pelas mulheres desde a abertura do concurso em 2018, pois o edital, seguindo uma legislação da década de 1990, reservou apenas 62 das mil vagas para mulheres. A nova turma de formação, segundo o termo, incluirá todos os aprovados nas seis etapas da seleção que não entraram na primeira chamada.

A quantidade de candidatos aprovados que serão chamados para a turma de 2021 ainda será definida, pois depende diretamente do prosseguimento da atual formação. Ao fim do processo seletivo foram aprovadas 1339 pessoas, sendo 1070 homens e 268 mulheres.


O curso de formação dos alunos-soldados foi iniciado na primeira semana de janeiro. Desde 2005 o Estado não realizava um processo de formação para o quadro de praças da PM-RN. Os novos soldados homens e mulheres vão ajudar a diminuir o déficit de pessoal. Atualmente, a Polícia Militar contar com pouco mais de 7,3 mil agentes ativos.

O curso terá 240 dias letivos, com a previsão de encerramento em meados de setembro. As aulas de instrução estão sendo realizadas no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM-RN e no Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cinco criminosos morrem após invadir casa e trocar tiros com polícia em Caicó-RN

Polícia foi acionada, cercou o imóvel e trocou tiros com os criminosos na madrugada desta segunda (27) em Caicó, no Oeste potiguar — Foto: Marcelino Neto/O Câmera
Cinco suspeitos morreram depois de invadir uma casa e trocar tiros com policiais na madrugada desta segunda-feira (27) em Caicó, no Seridó potiguar. Segundo a PM, os criminosos invadiram um imóvel na cidade e uma pessoa que passava na rua estranhou a movimentação dos suspeitos, acionou a polícia que cercou o local e trocou tiros com os bandidos.

Segundo a corporação, o crime aconteceu por volta de 0h30 desta segunda. Ainda segundo informações da polícia, os homens invadiram a casa para assaltar o casal que mora no imóvel. De acordo com os militares, eles chegaram ao local pouco depois, cercaram a casa e foram recebidos a tiros.

Durante troca de tiros, os cinco criminosos foram atingidos e socorridos a um hospital em Caicó, mas não resistiram e morreram. Os militares ainda encontraram dois revólveres e duas escopetas calibre 12 dentro da casa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quadrilha invade município do RN, explode lotérica e agência dos Correios e assusta população com tiros

Uma quadrilha com mais de 10 homens fortemente armados invadiu o município de Pedra Grande, no Litoral Norte potiguar, e atacou com explosivos a agência dos Correios e a casa lotérica da cidade, na madrugada deste domingo (26). Antes da fuga, os criminosos aterrorizaram a população disparando mais de 100 tiros, segundo a polícia.

Casa Lotéria ficou destruída após ataque de criminosos com explosivos, na madrugada deste domingo (26) em Pedra Grande, RN — Foto: Redes sociais
Casa Lotéria ficou destruída após ataque de criminosos com explosivos, na madrugada deste domingo (26) em Pedra Grande, RN — Foto: Redes sociais

O caso aconteceu por volta de 2h40, segundo a Polícia Militar. Os criminosos chegaram ao local em três carros, sendo um modelo Saveiro, outro HB20 e um terceiro que não foi reconhecido pelas testemunhas.

Correios e Lotérica foram atacados na madrugada de domingo (26) em Pedra Grande, RN — Foto: Redes sociais
Correios e Lotérica foram atacados na madrugada de domingo (26) em Pedra Grande, RN — Foto: Redes sociais

Eles usaram explosivos para acessar as duas agências, que ficam no centro do município, mas não se sabe se conseguiram levar dinheiro.

De acordo com policiais do pelotão de Touros, que foram acionados para ajudar nas buscas aos suspeitos, pacotes, possivelmente com encomendas, foram levados da agência dos Correios.

Antes da fuga, os criminosos atiraram mais de 100 vezes, atingindo principalmente prédios de órgãos públicos. Ninguém ficou ferido.

Marcas de tiros disparados pela quadrilha que atacou o município de Pedra Grande na madrugada de domingo (26) — Foto: Redes sociais
Marcas de tiros disparados pela quadrilha que atacou o município de Pedra Grande na madrugada de domingo (26) — Foto: Redes sociais

O município
De acordo com o IBGE, Pedra Grande tem uma população estimada de 3,5 mil habitantes, sendo que 55% da população vive com até meio salário mínimo. O município fica localizado no Litoral Norte potiguar, entre São Miguel do Gostoso e São Bento do Norte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudo aponta 1 morte e 131 infectados por esporotricose no RN; pesquisadores alertam para crescimento da doença

Uma pessoa morreu e pelo menos outras 131 já foram infectadas pela esporotricose - doença emergente provocada por fungos e transmitida por gatos - no Rio Grande do Norte desde 2016. Isso é o que indica um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles estão preocupados com o crescimento no número de pacientes e animais atingidos no estado.

Gatos são transmissores da doença — Foto: Cícero Oliveira
Gatos são transmissores da doença — Foto: Cícero Oliveira

Essa micose chegou em solo potiguar há cerca de cinco anos. Hoje, os pesquisadores alertam que o fungo, do gênero Sporothrix, tem se espalhado muito rápido por Natal e região metropolitana, principalmente Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo. A doença também já foi encontrada em Santo Antônio.

A única morte no estado foi registrada em uma artesã de Parnamirim no ano de 2016. Ela contraiu a forma mais grave da doença, a pulmonar e, devido demora no diagnóstico, não resistiu. A probabilidade de óbito em humanos, no entanto, é baixa. Já nos animais, a esporotricose geralmente evolui para a morte, principalmente com a demora no início do tratamento.

A infectologista Evelin Pipolo, do Departamento de Infectologia da UFRN, foi responsável por diagnosticar o primeiro caso em humanos no estado, em outubro de 2016 - nos gatos, a confirmação aconteceu em 2015.


Segundo Pipolo, os pacientes infectados apresentam geralmente ferimentos visíveis devido a mordida ou arranhão de gatos. A infecção pode ocorrer também pelo contato do fungo na pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira e contato com vegetais em decomposição. Basta uma microlesão ou uma simples coçada de olho para o microrganismo se instalar.

Segundo o biomédico Thales Arantes, do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), essa espécie de fungo causa lesões mais graves e se prolifera em menor tempo quando comparada a outras, principalmente nos animais. “É importante o controle da esporotricose porque com um gato doente no ambiente doméstico, muito provavelmente, você e/ou algum membro da família irão contrair esporotricose também. As chances são de pelo menos 70%. Por isso, quanto mais rápido o diagnóstico e início do tratamento, menor será a dispersão do fungo no ambiente”, afirma o pesquisador.

Tratamento
Um dos fatores preocupantes é o desconhecimento sobre a doença, que pode retardar o diagnóstico - o período de incubação da esporotricose é variável, de uma semana a um mês, podendo chegar a seis meses após a entrada do fungo no organismo. O diagnóstico laboratorial dos casos humanos até o momento, tem sido realizado no laboratório da Faculdade de Farmácia da UFRN, no âmbito de um projeto de pesquisa.

Para a médica Eveline Pipolo, outra preocupação é em relação à garantia do tratamento. "A esporotricose é tratada com Itraconazol, medicamento relativamente caro para pessoas em vulnerabilidade social. Seu custo médio é de R$ 80 mensais, com um tempo de tratamento que varia de três a seis meses, podendo se estender por um ano”, explica.

A médica infectologista Evelin Pipolo descobriu o primeiro caso em humanos no RN — Foto: Cícero Oliveira
A médica infectologista Evelin Pipolo descobriu o primeiro caso em humanos no RN — Foto: Cícero Oliveira

Atualmente, o Ministério da Saúde tem fornecido o medicamento para o Departamento de Infectologia da UFRN, que funciona dentro do Hospital Giselda Trigueiro. Mas, para Pipolo, não é possível garantir que o fornecimento desse insumo continue por muito tempo se os casos aumentarem no estado.

Transmissão
Para os especialistas, a maior dificuldade está no número de animais abandonados. Eles estimam que pelo menos 150 mil felinos estejam pelas ruas, o que dificulta na forma de evitar a proliferação da micose. Até agora, 117 gatos foram diagnosticados com a doença, de 195 amostras enviadas. "O controle da doença está intimamente ligado ao controle dos gatos”, reforçou Eveline Pipolo.

A esporotricose é semelhante a doenças como carcinomas e leishmaniose. Por isso, é recomendado que os tutores, ao perceberem lesões na pele dos animais, os levem imediatamente ao médico veterinário, ou em casos extremos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, para que seja feito o diagnóstico.

Os animais com suspeita da doença não devem ser abandonados. Caso o tutor não tenha condições de tratar o animal, ele deve procurar os CCZs. Animais em tratamento devem ficar isolados, geralmente em caixas ou espaços de contenção para evitar espalhar o fungo. A medicação precisa ser administrada via oral, o que, geralmente, acarreta traumas como arranhaduras ou mordidas.

No caso de morte dos animais, não se deve enterrar ou jogar no lixo, pois como algumas espécies de Sporothrix são mais geofílicas, ou seja, têm afinidade pelo solo, elas manterão ativo o ciclo da doença. O correto é a incineração do corpo do animal, de maneira a minimizar a contaminação do meio ambiente. O ambiente onde está ou esteve o animal contaminado também precisa ser desinfetado.

Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, 65 pessoas no Brasil entre 1991 e 2015 morreram por causa da esporotricose - 36 só no Rio de Janeiro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN fecha 3,1 mil vagas em dezembro, mas encerra 2019 com saldo de 3,7 mil empregos formais

Rio Grande do Norte criou 3,7 mil empregos formais em 2019 — Foto: DivulgaçãoO Rio Grande do Norte fechou 3.133 vagas formais de trabalho em dezembro de 2019, mas encerrou o ano com saldo positivo de 3.741 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Ministério da Economia. Quem mais criou vagas ao longo do ano, o setor de Serviços também foi o que mais demitiu em dezembro.

Ao longo de 2019, o estado registrou um total de 149.222 contratações, contra 145.481 demissões, gerando o saldo de 3,7 mil novas vagas - crescimento de 0,88%. Ao fim dos 12 meses, a capital Natal fechou 1.904 vagas, enquanto Parnamirim, na região metropolitana, teve criação de 1.943 novos empregos.

No acumulado do ano, o setor de Serviços foi o que mais criou empregos no estado, com saldo de 2.161 novas carteiras assinadas, seguido pela Construção Civil (951), pela Agropecuária (384), Serviços Industriais de Utilidade Pública (217) e Comércio (109).

Na contrapartida, a Administração Pública encerrou os 12 meses com saldo negativo (-39). O mesmo caminho seguido pela Indústria de Transformação, que fechou 35 vagas, e pelo setor de Extração Mineral (-7).

Veja o saldo de empregos por setor em 2019, no RN
Extrativa Mineral: -7
Indústria de Transformação: -35
Serviços Industriais de Utilidade Pública: 217
Construção Civil: 951
Comércio: 109
Serviços: 2.161
Administração Pública: -39
Agropecuária: 384
Total: 3.741

Dezembro
Apesar de liderar a geração de vagas ao longo do ano, o setor de Serviços também foi responsável pela maior parte do saldo negativo de dezembro passado. Dentro dos 31 dias, foram fechadas 1.912 vagas - saldo de um total de 6.084 demissões contra 4.172 contratações.

A Agropecuária foi o segundo setor que mais demitiu, gerando saldo negativo de -786 empregos formais, seguida ainda pela Indústria de Transformação (-379), pela Construção Civil (-207), pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública (-5) e Administração Pública (-3).

Os únicos setores que tiveram saldo positivo no mês foram o Comércio (100) e a Extrativa Mineral (59), mas não foram suficientes para reverter os dados negativos.

Com isso, o mês de dezembro fechou com saldo negativo de 3.133 vagas formais - o pior resultado desde 2016, quando o saldo foi de - 3.321.

Municípios
A capital potiguar registrou o fechamento de 1,9 mil vagas de emprego formais ao longo do ano. Somente em dezembro, o saldo negativo foi de -2501.

Na região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante contratou mais que demitiu em dezembro, mas também registrou saldo negativo no acumulado do ano, com redução de 225 empregos.

Saldo de empregos em 2019 por município no Rio Grande do Norte
Números acumulados entre janeiro e dezembro do ano passado, a partir de 50 vagas, positivas ou negativas
Fonte: Caged
Na contra-partida, Parnamirim, terceiro maior município do estado, teve criação de 1.943 novos postos no ano passado, com saldo de 561 somente em dezembro

Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró contou com saldo positivo, com 441 vagas criadas no ano, seguida por Assu, também na região Oeste, que gerou 424 empregos formais.

Brasil
Ainda de acordo com dados do Caged, o Brasil criou 644.079 empregos com carteira assinada em 2019, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número resultou da diferença entre as contratações, que totalizaram 16.197.094 no último ano, e as demissões – que totalizaram 15.553.015 pessoas.

Esse foi o segundo ano seguido de geração de vagas formais e, também, o melhor resultado desde 2013 – quando foram criados 1,117 milhão de empregos com carteira assinada. Deste modo, é o maior número de vagas formais abertas em seis anos.

Na contra-partida, Parnamirim, terceiro maior município do estado, teve criação de 1.943 novos postos no ano passado, com saldo de 561 somente em dezembro

Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró contou com saldo positivo, com 441 vagas criadas no ano, seguida por Assu, também na região Oeste, que gerou 424 empregos formais.

Brasil
Ainda de acordo com dados do Caged, o Brasil criou 644.079 empregos com carteira assinada em 2019, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número resultou da diferença entre as contratações, que totalizaram 16.197.094 no último ano, e as demissões – que totalizaram 15.553.015 pessoas.

Esse foi o segundo ano seguido de geração de vagas formais e, também, o melhor resultado desde 2013 – quando foram criados 1,117 milhão de empregos com carteira assinada. Deste modo, é o maior número de vagas formais abertas em seis anos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

OMS corrige e eleva a avaliação de risco internacional do coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. O novo status, divulgado nesta segunda-feira (27), é uma correção na avaliação feita anteriormente pela própria OMS. A organização esclareceu que, por um "erro de formulação", havia apontado o risco como moderado.

Viajantes passam por teste de temperatura corporal em aeroporto para detectar sintoma de febre causada por Coronavírus. — Foto: Getty Images
Viajantes passam por teste de temperatura corporal em aeroporto para detectar sintoma de febre causada por Coronavírus. — Foto: Getty Images

Até o começo da tarde desta segunda, os dados oficiais apontavam 81 mortes e mais de 2,7 mil pacientes infectados. Pela primeira vez, uma morte foi registrada em Pequim.

Em seu relatório sobre a situação, a OMS indica que sua "avaliação de risco (...) não mudou desde a última atualização (22 de janeiro): muito alto na China, alto no nível regional e em todo o mundo".

Em relatórios anteriores, o órgão das Nações Unidas apontou que o risco global era "moderado". "Foi um erro de formulação nos relatórios de 23, 24 e 25 de janeiro, e nós o corrigimos", explicou à AFP uma porta-voz da instituição com sede em Genebra.

Na quinta-feira (23), a OMS considerou "muito cedo para falar de uma emergência de saúde pública de alcance internacional".

"Ainda não é uma emergência de saúde global, mas pode vir a ser" - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS
A OMS só utiliza esse termo para epidemias que exigem certa reação global, como a gripe suína H1N1 em 2009, o vírus zika em 2016 e a febre ebola, que atingiu parte da África Ocidental entre 2014 e 2016 e a República Democrática do Congo desde 2018.

Da família dos coronavírus, como o SARS, o vírus 2019-nCoV causa sintomas gripais em pessoas que o contraíram e pode levar à síndrome respiratória grave.

Desde os primeiros casos em dezembro, casos de pessoas infectadas foram registradas na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália.

Com o surto de SARS (2002-2003), a OMS criticou Pequim por ter demorado a alertar e tentar esconder a verdadeira extensão da epidemia.

A OMS também foi criticada nos últimos anos. Considerada alarmista por alguns durante a epidemia do vírus H1N1 em 2009, foi acusada, durante a epidemia de ebola na África Ocidental (2014), de não ter calibrado a verdadeira extensão da crise.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito de Wuhan admite ter demorado para responder a surto de coronavírus e diz que deixará cargo

O prefeito da cidade de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus na China, disse nesta segunda-feira (27) que vai deixar o cargo. Em entrevista ao canal estatal CCTV, Zhou Xianwang assumiu que sua gestão demorou para dar respostas e dados no início das suspeitas sobre a doença.

Vista de Wuhan, na China, após o anúncio do banimento da circulação de veículos não essenciais, no domingo (26) — Foto: cnsphoto via Reuters
Vista de Wuhan, na China, após o anúncio do banimento da circulação dVista de Wuhan, na China, após o anúncio do banimento da circulação de veículos não essenciais, no domingo (26) — Foto: cnsphoto via Reuters

"Nossos nomes viverão na infâmia", disse o prefeito. "Mas se for para contribuir com o controle da doença e com a vida das pessoas, o camarada Ma Guoqiang (secretário do Partido Comunista da cidade) e eu assumiremos qualquer responsabilidade."

Xianwang disse que a demora para a divulgação dos dados aconteceu por conta das burocracias do estado Chinês e que ele não tomou qualquer ação de controle antes da resposta do governo. "Espero que todos possam entender que essa é uma doença infecciosa que têm canais especiais de divulgação, de acordo com a lei", afirmou.

O prefeito disse também que a decisão de isolar completamente a cidade foi exclusivamente sua.

Segundo o jornal "New York Times", trabalhadores da saúde de Wuhan acusaram o governo local de reagir muito lentamente à crise. Moradores da cidade recorreram às redes sociais para questionar o isolamento da cidade que dificultou o acesso a serviços básicos de saúde.

Mais de 2 mil casos confirmados
Nesta segunda-feira (27) as autoridades chinesas atualizaram para 81 o número de mortos por coronavírus na China. Das 81 mortes, 76 aconteceram na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da doença. O país anunciou ainda que chegou a 2.761 casos suspeitos, sendo 2.744 na China e 17 nos territórios de Hong Kong, Macau e Taiwan.

Especialistas suspeitam que o número de pessoas infectadas seja muito maior, já que o vírus pode se espalhar antes que apareçam os sintomas, como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar.

O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse no domingo (26) que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ana Maria Braga revela câncer no pulmão: 'Vou sair dessa'

Resultado de imagem para Ana Maria Braga revela câncer no pulmão: 'Vou sair dessa'Ana Maria Braga usou o encerramento de seu programa "Mais Você" nesta segunda-feira (27) para falar sobre seu estado de saúde. A apresentadora revelou estar em tratamento contra um câncer no pulmão. "Tenho muita fé, força que vem de Deus, e acredito que vou sair dessa", disse Ana Maria.

A apresentadora contou que já iniciou o ciclo do tratamento contra o adenocarcinoma, que acontece a cada 21 dias e relembrou que já teve dois outros cânceres no pulmão. "E vocês me deram força. Um foi operado e, o outro, foi tratado com radiocirurgia."

"Agora, infelizmente, fui diagnosticada com outro câncer de pulmão, é um adenocarcinoma, o nome científico dele, semelhante aos outros, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou de radioterapia. Descobri agora no começo do ano. Já estava sabendo há um tempo. No dia 24 de janeiro eu recebi o primeiro ciclo de tratamento, uma combinação de quimioterapia com imunoterapia", disse a apresentadora.

"Normalmente quando se faz quimioterapia e imunoterapia têm-se efeitos colaterais, têm sintomas que quem faz quimioterapia sabe, quem já conviveu com quem faz quimioterapia sabe que tem dias que você fica mais. E é por isso que eu preciso falar com vocês aí de casa, tem dias que você fica mais sensível."


"Em alguns dias eu não sei, tenho mais uns ciclos de imunoterapia e quimioterapia. Espero estar com vocês até o dia 7", disse Ana, que já estava com férias programadas para depois desta data.

"Quero contar com sua força aí do outro lado e suas orações. Tenho muita fé, tenho uma força que vem de Deus, acredito que vou sair dessa e vou dividindo esses momentos com vocês."

Além do câncer no pulmão, Ana Maria Braga, de 70 anos, também já enfrentou um câncer de pele, em 1991. Já em 2001, foi diagnosticada com câncer no reto.

Logo após a atração, Ana Maria usou as redes sociais para agradecer o apoio.

"Eu agradeço, de coração, todo o carinho que estou recebendo. Eu sei que a luta é minha, mas é bom contar com esse apoio."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Saúde descarta coronavírus em Niterói

O Ministério da Saúde afirmou, às 10h55 desta segunda-feira (27), que um paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, não se enquadra na definição de coronavírus (2019-nCoV).

Às 10h15, a Prefeitura de Niterói informou, em nota, que monitorava uma suspeita na cidade.

“Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas pelo município, de acordo com os protocolos”, afirmou a nota.

Fachada do Hospital Icaraí, em Niterói — Foto: Carlos Brito/G1
Fachada do Hospital Icaraí, em Niterói — Foto: Carlos Brito/G1

O G1 apurou que o paciente é um homem que chegou da China na semana passada.

“O Ministério da Saúde já foi notificado e está investigando o caso. No momento, o paciente está estável”, emendou a fundação.

Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1
Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Alerta no mundo
As mortes por coronavírus na China já chegam a 81, e o último balanço divulgado aponta que há 2.744 casos suspeitos no país.

Esta epidemia estava atingindo pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar em Wuhan – o que despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção.

Além da China, pelo menos 11 países têm casos confirmados de coronavírus.


No Brasil, o Ministério da Saúde já descartou cinco casos suspeitos. Segundo a pasta, os casos "não se enquadram na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Entenda a doença
O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros coronavírus foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

A variação que está infectando diversas pessoas na China e em outros 11 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Estas variações foram transmitidas entre gatos e humanos e entre dromedários e humanos, respectivamente.

Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos, a suspeita é que foi por algum animal silvestre, mas ainda não se sabe qual foi o responsável nem como ele transmitiu a doença, e nem mesmo se o novo vírus está associado a animais marinhos.

Entretanto, uma pesquisa de cientistas chineses diz que a hipótese mais provável é que o animal seja uma cobra.

Fonte: G1
Leia Mais ››

AGU ainda não recorreu de decisão que suspendeu divulgação de resultados do Sisu, prevista para esta terça

A Advocacia-Geral da União (AGU) ainda não recorreu da decisão que manteve a suspensão da divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), previsto para esta terça-feira (28).

Durante a manhã desta segunda-feira (27), o órgão afirmou que ainda estudava como iria recorrer – o recurso poderia ser apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De tarde, o Ministério da Educação afirmou que a AGU entrará com recurso junto ao STJ.

"Ficou definido que o MEC e o Inep apresentarão dados e notas técnicas complementares à AGU, para que esta possa pedir a reforma da decisão do Tribunal Regional Federal na 3ª Região. De posse das informações, a AGU apresentará pedido de suspensão perante o Superior Tribunal de Justiça", afirmou a pasta, em nota.
A divulgação do resultado da seleção está em disputa após o Ministério da Educação (MEC) admitir que houve erro na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

As notas do Enem são critério para concorrer a uma das 237,1 mil vagas em universidades públicas, disputadas pelo Sisu. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a falha afetou quase 6 mil candidatos.

TRF-3 nega pedido de liminar e mantém Sisu suspenso
Na noite deste domingo (26), a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Therezinha Cazerta, rejeitou pedido da AGU para derrubar a decisão que suspende a divulgação do Sisu.

Com a decisão do TRF-3, segue em vigor a liminar (decisão provisória) concedida pela Justiça Federal de São Paulo – que impede que os resultados sejam divulgados na terça-feira (28), data estimada pelo governo.

Para a presidente do TRF-3, os entendimentos da Justiça Federal de São Paulo "nada mais fizeram do que proteger o direito individual dos candidatos do Enem a obterem, da administração pública, um posicionamento seguro e transparente a respeito da prova que fizeram".

De acordo com o Inep, 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas em 3 e 10 de novembro.

Erro na correção do Enem

Participantes do Enem 2019 relatam problemas na correção do exame — Foto: Reprodução/Twitter
Participantes do Enem 2019 relatam problemas na correção do exame — Foto: Reprodução/Twitter

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do instituto responsável pelo Enem, Alexandre Lopes, afirmaram no sábado (18) que houve "inconsistências" na correção dos gabaritos das provas aplicadas em 3 e 10 de novembro do ano passado.

Na segunda-feira (20), durante entrevista à imprensa, Lopes afirmou que o erro ocorreu na gráfica. Ele explicou que a gráfica imprime o caderno de questões do candidato, que é identificado com um código de barras do aluno. Depois, imprime o cartão de respostas (gabarito), que também tem um código. Outra máquina une estes dois documentos. O erro ocorreu nesta união e na geração do código de barras.

O resultado foi que candidatos que fizeram a prova de uma cor, tiveram o gabarito corrigido como se fosse de outra cor. Com a associação de respostas erradas, teve candidato que perdeu até 454 pontos na correção, comparando com o resultado de 2018.

Segundo o governo, os erros se concentraram em provas que foram aplicadas em quatro cidades: Alagoinhas (BA); Viçosa (MG); Ituiutaba (MG) e Iturama (MG).

Problemas recorrentes
Além do erro na correção, a edição de 2019 teve também o vazamento de uma das páginas da prova durante o dia do exame, em 3 de novembro.

De acordo com o MEC, um aplicador de provas vazou a foto da folha de redação do Enem 2019 antes do final das provas. O ministro da Educação disse que o fato não interferiu no exame, porque o vazamento ocorreu quando todos os candidatos já estavam dentro das salas de aulas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião cai na região central do Afeganistão; Talibã assume autoria de ataque

Resultado de imagem para Avião cai na região central do Afeganistão; Talibã assume autoria de ataqueUm avião caiu na região central do Afeganistão nesta segunda-feira (27), de acordo com autoridades do país. Não se sabe ainda de quem é o avião.

Um porta-voz do governo da província de Ghazni e duas outras autoridades do país chegaram a dizer que era um avião civil da companhia Ariana Afghan Airline, o que foi negado pela própria empresa.

O diretor-executivo da Ariana, Mirwais Mirzakwal, disse que "houve um acidente de avião, mas ele não pertence à Ariana porque os dois voos gerenciados pela empresa hoje, de Herat a Cabul e de Herat a Delhi, estão seguros".

Segundo a agência France Presse, não se sabe nem mesmo se o avião é militar ou civil.

O Talibã afirmou que foi o responsável por derrubar o avião. De acordo com a organização, a aeronave transportava militares dos Estados Unidos.

Amanullah Kamrani, um membro do conselho provincial de Ghazni, disse ao "The New York Times" que a área onde o avião caiu é controlada pelo Talibã, e que as forças de segurança do Afeganistão não têm acesso à região.

Ainda não se sabe qual é o número de vítimas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

INSS começa a pagar nesta segunda benefícios com novo mínimo de R$ 1.039

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (27) aposentadorias, pensões e outros benefícios referentes a janeiro, com o novo mínimo nacional, de R$ 1.039.

Os pagamentos acontecem de acordo com o número do benefício do segurado. Para quem recebe benefícios de um salário mínimo, os depósitos serão feitos entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 3 de fevereiro, com reajuste de 4,48%. Veja no calendário abaixo:

Calendário de pagamentos do INSS em 2020 — Foto: INSS/Reprodução
Calendário de pagamentos do INSS em 2020 — Foto: INSS/Reprodução

Novo reajuste em fevereiro
Os beneficiários que recebem um salário mínimo deverão ter novo reajuste nos valores referentes a fevereiro, que serão pagos entre os dias 19 do mesmo mês e 3 de março. Isso porque, no último dia 14 de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o salário mínimo passará dos atuais R$ 1.039 para R$ 1.045 a partir de 1º de fevereiro.

Apesar do anúncio, o novo reajuste ainda não foi oficializado. Uma medida provisória sobre o assunto é aguardada para os próximos dias.

O objetivo do novo reajuste é evitar perdas inflacionárias. Ao fixar o valor do salário mínimo em R$ 1.039, o governo se baseou na projeção do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor do ano passado. O INPC serve de base para o cálculo do salário mínimo.


Posteriormente, porém, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o INPC ficou em 4,48%, acima do percentual previsto. Com isso, na prática, o reajuste do mínimo para R$ 1.039 ficou abaixo da inflação.

Para os beneficiários que recebem acima do mínimo, não haverá novo reajuste. O aumento concedido já foi de 4,48%, elevando o teto dos benefícios do INSS de R$ 5.839,45 para R$ 6.101,06 a partir de janeiro de 2020.

Reajuste das aposentadorias — Foto: Economia G1
Reajuste das aposentadorias — Foto: Economia G1

Alíquotas de contribuição ao INSS
O reajuste do salário mínimo também se reflete na cobrança da contribuição dos trabalhadores para o INSS. Para empregados com carteira assinada, domésticos e trabalhadores avulsos, a alíquota passa a ser:

de 8% para quem ganha até R$ 1.830,29
de 9% para quem ganha entre R$ 1.830,30 e R$ 3.050,52
de 11% para quem ganha entre R$ 3.050,53 a R$ 6.101,06
Essas alíquotas são relativas aos salários pagos em janeiro e que deverão ser recolhidas até 29 de fevereiro.

Para os pagamentos a partir de 1º de março, a tabela mudará em razão das novas regras introduzidas pela reforma da Previdência – e do novo mínimo de R$ 1.045. As novas faixas de contribuição ainda não foram informadas pelo Ministério da Economia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Passageira morre após passar mal dentro de avião no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais

Resultado de imagem para Passageira morre após passar mal dentro de avião no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais
Uma mulher morreu após passar mal dentro de um avião no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite de domingo (26).

Segundo a Infraero, o caso aconteceu às 22h20, em um avião da Azul com destino a Campo Grande (MS). A passageira passou mal antes da aeronave decolar.

De acordo com a companhia aérea, a passageira chegou a ser atendida por um médico que estava dentro do avião e, depois, pela equipe médica do aeroporto, mas não resistiu e morreu.

A Infraero e a companhia aérea não informaram o que causou o mal-estar na passageira.

A Azul informou que lamenta o ocorrido e que está prestando a assistência necessária aos familiares.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vídeo feito em pista de pouso mostra momento em que teto de aeroporto de Fortaleza é levado por ventania

Moradores registraram em vídeo o momento em que parte do teto do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi arrancada pelo vento, no domingo (26). A velocidade das ventanias na capital cearense alcançou 47 km/h, segundo a Fundação Cerense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No vídeo, é possível ver o teto do terminal "descascado" por conta do impacto da ventania. Outras partes da estrutura são levadas durante o temporal. As imagens foram registradas em uma das pistas do aeroporto, com aeronaves visíveis ao fundo.

Em nota, a Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto, informou que não houve feridos com o incidente no teto, nem mudanças nos voos por conta da ventania. "A equipe de manutenção está tomando todas as ações necessárias para garantir a segurança", afirma.

Empresa responsável pela administração do aeroporto não informou se houve feridos.   — Foto: Helene Santos/SVM
Empresa responsável pela administração do aeroporto não informou se houve feridos. — Foto: Helene Santos/SVM

As chuvas e ventos de domingo causaram vários transtornos pela cidade, com árvores caídas e queda de energia em alguns bairros da capital cearense.


O aumento repentino da velocidade dos ventos, considerado como rajadas, vem junto a um sistema meteorológico denominado linhas de instabilidade, de acordo com a Funceme. O processo traz chuvas mais fortes, pontuais e se forma próximo à costa, sobre o oceano.

Chuva e forte rajada de vento marcaram a manhã de domingo (26) em Fortaleza.  — Foto: Gustavo Pellizzon/Sistema Verdes Mares
Chuva e forte rajada de vento marcaram a manhã de domingo (26) em Fortaleza. — Foto: Gustavo Pellizzon/Sistema Verdes Mares


Fonte: G1
Leia Mais ››