quarta-feira, abril 06, 2022

Grupo suspeito de aplicar golpes via WhatsApp contra prefeitos da PB é alvo de operação no RN

Uma operação da Polícia Civil da Paraíba cumpriu 12 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de aplicar golpes via WhatsApp, que tinham como principais alvos políticos e empresários paraibanos. A ação, batizada de 'Fake Man', aconteceu na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte.


Organização especializada em aplicar golpes na PB pelo Whatsapp é presa no RN — Foto: Cedida


De acordo com o delegado Hugo Lucena, a organização criava perfis falsos, se passando por prefeitos paraibanos e autoridades públicas. Eles conseguiram convencer as vítimas a transferirem dinheiro para as contas deles


Ainda segundo o delegado, os crimes foram praticados nos anos de 2020 e 2021. O grupo investigado conta com a participação de ao menos oito integrantes. O suspeito de chefiar a organização é um homem de 23 anos de idade, sem histórico criminal, residente em Extremoz, região metropolitana de Natal.



“Essas quantias eram repassadas a contas cadastradas em agências bancárias do Rio Grande do Norte. As investigações realizadas pela Polícia Civil da Paraíba revelou a estrutura da organização criminosa e com a ação de hoje conseguimos confirmar a identidade do autor intelectual dos crimes e chefe do grupo, ou seja, aquele que aplicava, de fato, os golpes”, disse o delegado Hugo Lucena.


A operação recolheu aparelhos celulares e outros objetos, que serão submetidos a exames periciais e encaminhados à Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN publica decreto que desobriga o uso de máscaras em locais fechados e mantém exigência de passaporte vacinal

O governo do Rio Grande do Norte publicou na tarde desta quarta-feira (6), em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto que desobriga o uso de máscaras em locais abertos ou fechados no estado. O anúncio havia sido feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) na noite de terça (5).


Fazendo upload: 430535 de 430535 bytes.
Governo revoga uso obrigatório de máscaras — Foto: Leonardo Barreto/ g1


O documento também mantém a cobrança do passaporte vacinal em estabelecimentos fechados no estado (veja mais abaixo). As medidas são válidas a partir desta quarta.


"Este decreto estabelece a facultatividade do uso de máscaras de proteção facial no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte", cita o 1º artigo do documento.


Apesar da desobrigação, o decreto recomenda a utilização de máscaras aos que pertencem a grupos de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos; àqueles que apresentarem sintomas gripais; e no âmbito do transporte público.


A flexibilização atendeu uma recomendação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que discutiu o assunto em uma reunião na noite de terça.


De acordo com os especialistas, o quadro epidemiológico e assistencial da pandemia da Covid-19 aponta para um baixo patamar de casos, óbitos e internações no estado.


No dia 15 de março o governo flexibilizou o uso de máscaras em locais abertos, mas manteve a obrigatoriedade em locais fechados.


Cidades potiguares como Natal e Parnamirim já haviam publicado decretos próprios tornando o uso de máscaras optativo em todos os ambientes.


O uso de máscaras era obrigatório no Rio Grande do Norte desde maio de 2020.


Veja outros pontos do decreto

O decreto também manteve a obrigatoriedade da cobrança do passaporte vacinal no estado para bares e restaurantes, centros comerciais, galerias e shopping "que utilizem sistema artificial de circulação de ar".


A cobrança também é obrigatória para eventos de massa, sociais, recreativos e similares. Ficam dispensados somente eventos e estabelecimentos em locais abertos, com ventilação natural e limitados a 100 pessoas.


O governo também diz que pode rever as medidas do decreto diante de novas atualizações do cenário epidemiológico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rede de lanchonetes abre 40 vagas de trabalho no RN

Uma rede de lanchonetes do tipo fastfood abriu seleção para 40 vagas de trabalho no Rio Grande do Norte, com oportunidades em Natal e Mossoró. A seleção também conta com vagas disponíveis para pessoas com deficiência.


Loja da McDonald's (Arquivo) — Foto: Isabela Leite/G1


Segundo a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s no Caribe e na América Latina, são distribuídas 30 vagas em Natal e 10 em Mossoró para o cargo de atendente de restaurante, nos períodos diurno e noturno.


Ainda de acordo com a empresa, 80% das oportunidades são para trabalho de tempo parcial e não há exigência de experiência anterior ou graduação superior para assumir a vaga. Os contratados passam por um programa de capacitação que contempla todas as posições de trabalho no restaurante.



Segundo a empresa, são considerados diferenciais para os candidatos características como dinamismo, facilidade de comunicação e de trabalho em equipe.


Os interessados devem se inscrever na seleção por meio do site da companhia (aqui).


Oportunidade para idosos

De acordo com a empresa, vagas também estão disponíveis para pessoas acima 60 anos e pessoas com deficiência, que contam com treinamentos adaptados.


"Os funcionários da companhia contam com benefícios como vale-transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida, alimentação no restaurante, entre outros", informou a empresa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Transferências de veículos podem ser feitas pela internet no RN a partir desta quarta (6)

Transferências de veículos podem ser feitas por um sistema digital, no Rio Grande do Norte, a partir desta quarta-feira (6), segundo divulgou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).


Processo agora pode ser feito por aplicativo. — Foto: Detran/Divulgação


A compra e venda de veículo utilizando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal, já pode ser usada, após a adesão do órgão estadual ao sistema.


O modelo dispensa o reconhecimento de firma presencial e permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e), tanto do vendedor como do comprador, de forma digital.


Outro ponto importante é que a transação realizada pelo aplicativo gera a comunicação de venda eletrônica. O documento isenta o vendedor de qualquer multa ou pontuação na CNH por infrações cometidas após a comunicação.



O antigo proprietário também deixa de ser responsabilizado por acidentes envolvendo o veículo, além de responsabilidades civis, administrativas e criminais.


Como usar

Primeiro comprador e vendedor devem possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito instalado nos seus smartphones, como também a autorização da assinatura digital, que pode ser feita gratuitamente por meio de conta no site do Governo Federal (www.gov.br).


No passo seguinte, o vendedor do veículo acessa o aplicativo, clica no botão “Veículos” e registra a intenção de venda, preenchendo as informações sobre o veículo, informa o CPF do comprador e assina digitalmente.


Logo após, o comprador recebe a notificação do vendedor e repete o processo de preenchimento dos dados e assinatura.


A autorização de venda irá diretamente para o sistema do governo federal e para o Detran/RN.


Depois, basta levar o veículo para ser vistoriado no Detran e efetivar o processo de conclusão de transferência veicular.


Veículo deve ter documentação digital

O chefe de Gabinete do Detran/RN, Osmar Paiva Filho, alertou que a negociação via aplicativo CDT somente é possível para aqueles proprietários que dispõem de veículos que possuem documentação digital, ou seja, automóveis adquiridos ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021, pois são os que apresentam o CRV substituído para a versão digital, a ATPV-e.



“Alertamos para duas informações importantes, uma que somente veículos com documentação digital podem ser negociados pelo CDT e a segunda é que comprador e vendedor devem possuir conta de assinatura digital nível ouro ou prata no cadastro do Governo Federal (gov.br) para que a venda seja efetivada na modalidade digital”, informou Osmar Paiva.


No Rio Grande do Norte, o primeiro veículo comercializado por meio do processo de compra e venda digital foi uma motocicleta adquirida por Abel Silva Viana, que mora na cidade de Arês.


“Foi muito fácil. De 20 a 30 minutos, fizemos a compra utilizando o aplicativo e vim ao Detran para concluir a transferência”, comentou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Delegado diz que já ouviu motoristas, socorristas e policiais sobre acidente de Rodrigo Mussi e aguarda análise de laudos

O delegado responsável pelo inquérito que investiga o acidente ocorrido com o ex-BBB Rodrigo Mussi afirmou nesta quarta-feira (6) que já foram ouvidos os policiais e os socorristas que atenderam a ocorrência, além do motorista de aplicativo que dirigia o carro em que estava Mussi e do motorista do caminhão envolvido no acidente.


“Estamos na fase de ouvir todas as pessoas que de algum modo se envolveram com a ocorrência. Também já conseguimos informações do aplicativo de transporte e [estamos] aguardando a análise dos laudos e exames que solicitamos”, afirmou o delegado Júlio César dos Santos Geraldo.


Segundo ele, a Polícia Civil agora vai avaliar se todas essas informações “convergem no mesmo sentido” para que tenham condição de repassar ao Ministério Público exatamente o que aconteceu. “Sabemos que houve um acidente, o sujeito que causou o acidente informa que teve um momento de apagão, de dormir ou desmaiar, e tudo isso está sendo juntado.”



O delegado pode solicitar novos depoimentos antes de decidir se indicia ou não Kaique Reis, o motorista que conduzia o carro em que estava o ex-BBB.


Em nota, os advogados do motorista disseram que, no depoimento dado na terça (5), e que durou quase duas horas, Kaique respondeu todas as perguntas e ratificou as declarações prestadas no dia do acidente.


A defesa afirmou que ele esclareceu o horário correto do início da corrida de Rodrigo Mussi, 3h15 da manhã. No boletim de ocorrência, o motorista de aplicativo havia afirmado que a corrida teve início à 1h30.


O comunicado também esclareceu por que o motorista estava com o celular de Mussi. Kaique disse que, no dia do acidente, depois de comparecer à delegacia, retornou ao local da ocorrência para buscar seus pertences e encontrou o aparelho. Ficou com ele para tentar contato com os familiares e, no período, um conhecido de Mussi teria ligado. Segundo a nota, Kaique explicou o que houve e combinou a devolução do telefone.


Também nesta quarta, Diogo Mussi, irmão do ex-BBB, diogo deu detalhes sobre o estado de saúde de Rodrigo. Disse que até quinta (7) deve ser realizada a cirurgia para retirar a “gaiola” que envolve a perna direita e, também, a colocação de uma haste no osso.



Se confirmada, será a terceira cirurgia que o participante desta edição do Big Brother Brasil fará desde que sofreu o acidente. Ele já passou por uma operação na mesma perna e outra na cabeça.


“Ele dá sinais claros de que está começando a acordar. O despertar tem que ser lentamente. A gente está passando por uma aflição grande de perder o Rodrigo, eu não durmo, sofro ansiedade… Também a melhora dele é surpreendente para a gente porque, pela gravidade, ele não teve quadro de piora”, afirmou Diogo.


Na quarta, a família contou que Rodrigo balançou a cabeça e abriu um dos olhos. Disse também que ele está reagindo bem.


Depoimento do motorista


O motorista do carro por aplicativo que levava o ex-BBB Rodrigo Mussi reafirmou à polícia nesta terça-feira (5) que cochilou ao volante no momento do acidente. Ele também afirmou que não estava trabalhando mais horas do que deveria.


Kaique Faustino Reis compareceu pela manhã ao 51º Distrito Policial (DP) do Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo, acompanhado de dois advogados. Na saída, não falou com jornalistas, mas um dos advogados disse que tudo foi esclarecido no depoimento.


"Ele só sente pelo ocorrido, e a gente está rezando pela melhora dele [Mussi]. É isso que a gente tem a dizer agora. Está tudo esclarecido para o delegado", afirmou o defensor.


A polícia apura o caso como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (quando não há a intenção de causar o acidente).


Motorista Kaique Faustino Reis chegando ao 51º DP para prestar depoimento nesta terça-feira (5) — Foto: Reprodução/TV Globo


Motorista Kaique Reis contou que chochilou e bateu seu carro por app na traseira de caminhão; ex-BBB Rodrigo Mussi estava no banco traseiro e se feriu no acidente em SP — Foto: Reprodução/TV Globo e Celso Tavares/g1


Kaique, de 24 anos, já havia admitido inicialmente à polícia que dormiu antes de bater o automóvel na traseira do caminhão que trafegava em um acesso à Marginal Pinheiros, entre as pontes Cidade Universitária e Eusébio Matoso, na região do Butantã, Zona Oeste de São Paulo.


Ele também afirmou que pediu que Rodrigo colocasse o cinto de segurança no banco traseiro, mas que o ex-BBB não utilizou o item de segurança obrigatório.


Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que o carro bateu na traseira do caminhão. O acidente ocorreu na madrugada da última quinta-feira (31).


Logo após a batida, Kaique contou aos policiais que trabalha para três serviços de aplicativo. Ele disse que começou a jornada às 22h de quarta-feira (30) e que decidiu parar para descansar à meia-noite. Uma hora e meia depois, recebeu o chamado de Rodrigo.


"Aqui no meio da Marginal eu só vi o airbag na minha cara. Provavelmente eu devo ter dado uma cochilada, sono, alguma coisa, e infelizmente teve esse acidente", disse Kaique à TV Globo no local do acidente.


Estado de saúde

Rodrigo está internado na UTI do Hospital das Clínicas em São Paulo desde o acidente. Segundo seu irmão, Diogo Mussi, o ex-BBB deve passar por nova cirurgia na quinta-feira (7) para remover o aparelho colocado para dar suporte à sua perna.


Rodrigo passou por uma cirurgia na cabeça e na perna direita, necessárias por conta das fraturas que sofreu no momento da colisão. Os médicos colocaram um cateter para diminuir a pressão intracraniana e uma grade em volta da perna fraturada.


"O monitor da cabeça foi retirado, o que é excelente. O Rod segue agitado, se mexendo bastante. O despertar tem que ser controlado, o que os médicos estão fazendo muito bem! Na quinta-feira será realizada a cirurgia para a remoção da 'gaiola' e a colocação de uma haste na perna direita. Vamos continuar nessa corrente positiva, faz toda a diferença. Ele vai acordar em breve, podemos sentir", disse o irmão nesta terça-feira (5).


Kaique e o motorista do caminhão, Bruno Vieira Batista, de 37 anos, não sofreram ferimentos. Eles passaram por teste do bafômetro, que deu resultado negativo para o consumo de bebidas alcóolicas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Uber vai mostrar destino e valor aos motoristas antes de eles aceitarem as corridas

O Uber vai passar a mostrar para os motoristas parceiros o endereço de destino e o valor total da corrida antes que eles aceitem a viagem. A atualização do aplicativo para os condutores foi anunciada pela empresa nesta terça-feira (5) e já está disponível.


Fazendo upload: 424517 de 424517 bytes.
Uber vai revelar mais informações para os motoristas na tela de oferta de corridas — Foto: Divulgação


Segundo a empresa, o novo recurso está disponível em todas as capitais do país. O Uber afirmou ainda que a tela de oferta está disponível para motoristas de outras "centenas de municípios que fazem parte das maiores regiões metropolitanas" do país, mas não especificou quais são essas cidades.


Antes dessa mudança, o motorista só via uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Agora, além de conferir o destino, a tela de oferta de viagem também passa a mostrar o valor total em reais que o motorista receberia com a corrida, incluindo o adicional de preço dinâmico, quando esse recurso estiver ativo (veja abaixo).



Segundo a empresa, no novo modelo, o cálculo de ganhos do motorista deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis. Antes, eram considerados tempo e distância em cada corrida. Agora, o Uber afirma que o preço da corrida leva em consideração o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem.


Por que mudou?

Segundo o Uber, a medida visa diminuir as desistências e os cancelamentos de corridas no aplicativo, um dos efeitos colaterais da alta dos combustíveis. Como o g1 informou no último mês, cada alta nos preços cai como uma bomba nos grupos de conversa dos motoristas do app.



Selecionar as melhores corridas é uma forma dos motoristas garantirem o retorno da atividade. O novo recurso do Uber pode facilitar a atividade dos parceiros da plataforma.


Em setembro do ano passado, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) acusou o Uber de excluir, em todo o país, mais de 15 mil motoristas por excesso de cancelamentos.


Na época, a empresa negou a quantidade, dizendo que baniu 1,6 mil condutores. A empresa também afirma que "cancelamentos excessivos ou para fins de fraude" violam o Código da Comunidade.


Teste desde 2020

A ferramenta de cartão de oferta foi aplicada aos poucos, desde 2020, em um modelo de teste em "centenas de cidades", como os municípios na região metropolitana de Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Campinas, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória, entre outras, apontou a empresa.


Já o recurso de destino detalhado da viagem estava sendo testado em um grupo menor, incluindo as regiões de Curitiba, Recife, Manaus, São José dos Campos (SP), Porto Alegre, entre outras.


No blog da empresa, ao oficializar a mudança, a gerente de operações para segurança do Uber Araceli Almeida afirmou que o recurso dá mais tranquilidade aos motoristas.



“O objetivo é tornar cada oferta ainda mais clara, fornecendo mais detalhes das viagens que estão sendo solicitadas por meio do aplicativo para que os parceiros possam decidir antecipadamente quais desejam realizar”, explicou.


"A gente espera que a nova ferramenta também possa melhorar a experiência dos usuários ao reduzir os motivos de cancelamento pelos parceiros”, comentou Araceli.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aluna de colégio militar na Bahia diz ter sido impedida de entrar na instituição por causa de cabelo crespo: 'Mandou eu alisar'

Uma aluna de um colégio militar de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador relatou ter sido impedida de entrar na escola por causa dos cabelos crespos. O funcionário que barrou o acesso é inspetor da unidade.


O caso aconteceu em 21 de março, no Colégio Municipal Doutor João Paim, que é integrado ao sistema de escolas da Polícia Militar. Monique Tavares chegou ao local com o cabelo preso em coque, mas sem estar envolvo em uma rede, como é exigido no local. A estudante conta que o inspetor não questionou a falta da rede, mas mandou a aluna alisar os cabelos.


"Cheguei lá com os alunos, como todo mundo. E, quando chegou na minha vez, ele [o inspetor] disse: 'Aluna, você não está adequada para este colégio'. Aí, ele disse assim: 'Seu cabelo está inchado, e você precisa alisar mais ele'."


Em nota, o Colégio Municipal Doutor João Paim informou informou que, ao matricular os estudantes, pais e/ou responsáveis são orientados sobre as normas disciplinares da instituição, e que recebem cartilhas e cópias do regimento interno.


Disse ainda que a escola segue o regimento padrão do ensino militar, que inclui regras disciplinares e normas sobre vestimentas, penteados, cortes de cabelo, fardamento, uso de calçados e outros itens (leia mais abaixo nesta reportagem).


Depois de ter sido mandada para casa, Monique tentou mudar o penteado com a ajuda de uma amiga A jovem relatou que, mais uma vez, o inspetor repetiu que o cabelo crespo era o motivo pelo qual ela não entraria.


A cena aconteceu na porta da escola, na presença de outros estudantes e de pais de alunos, que acompanharam tudo em silêncio. A caminho de casa, Monique mandou uma mensagem de áudio para a mãe contando se referiu ao próprio cabelo como algo ruim.



"Foi hoje, acertei o diabo do meu cabelo e disse que era para eu voltar, porque meu cabelo estava muito folgado, que eu não ia entrar no colégio, não”, disse ela na gravação.


Mãe diz que aluna foi vítima de racismo


Aluna de colégio do sistema da PM relata ter sido impedida de entrar na instituição por causa de cabelo crespo — Foto: Reprodução/TV Bahia


A mãe de Monique, Jaciara Tavares, reforçou que a única falha da filha foi não usar a rede e que nada justifica a não aceitação de cabelo crespo. Para Jaciara, Monique foi vítima de racismo praticado por um funcionário negro.



A mãe da aluna disse: "Inclusive, ele também relatou que é negro. Eu falei: 'Infelizmente, nos dias de hoje, a gente sofre racismo de pessoas da nossa cor mesmo'. E, por não aceitar ser desse tom de pele, querem expandir a raiva em cima de outras pessoas. É triste ver um negro falando do outro negro".


Desde então, Monique tem frequentado as aulas, mas passa creme nos cabelos para tentar reduzir o volume.


“Sei que está sendo difícil para ela, então está sendo difícil para mim também. Nunca imaginei na minha vida passar por isso”, desabafou a mãe da estudante.


Posicionamento da escola

Em nota, o Colégio Municipal Doutor João Paim informou que a estudante foi orientada, por três dias consecutivos, sobre o penteado, e que lhe foi dado um prazo para que os ajustes fossem feitos, para atender ao padrão do colégio.


A escola não respondeu, no entanto, se tomará alguma medida com relação ao comportamento racista relatado pela estudante.


Defensoria Pública acompanha caso


Aluna de colégio do sistema da PM relata ter sido impedida de entrar na instituição por causa de cabelo crespo — Foto: Reprodução/TV Bahia


O caso chegou à Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), que acompanha a situação, segundo a defensora Eva Rodrigues.


"Tão logo a gente tomou conhecimento da notícia, a Defensoria Pública procurou o colégio, solicitando informações sobre o caso, e pedindo também esclarecimentos sobre as condutas adotadas pela escola, quando acontecem casos de racismo na escola”, explicou Eva.


Neste ano, a DPE-BA criou o selo "escola antirracista". A instituição também lançou um livro com quatro contos e orientações aos pais, além de dicas e leitura. A defensora Larissa Rocha explicou que o objetivo é diminuir as práticas racistas no ambiente escolar.


"Neste ano, o foco da campanha é uma educação sem racismo. Infelizmente, a gente sabe que a escola é um ambiente que reproduz práticas, é uma instituição que está dentro de uma sociedade que é estruturalmente racista", afirmou ela.


"Crianças e adolescentes negros sofrem racismo de maneira cotidiana, das mais diversas formas. Essa que a aconteceu São Sebastião do Passé é uma situação, muito provavelmente, de injúria racial. Porém, outras situações de racismo acontecem no ambiente escolar."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Itapemirim é condenada a repassar R$ 1,28 milhão em tarifas de embarque retidas

A Justiça paulista condenou a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) a repassar R$ 1,28 milhão em tarifas de embarque para a RIOGaleão, empresa que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.


Companhia Ita Transportes Aéreos começa a operar no RN — Foto: Divulgação


A ITA recebeu o pagamento feito pelos passageiros, mas não fez a transferência para a concessionária. De acordo com a 28ª Vara da Justiça, com a decisão, o valor de R$1,28 milhão a ser repassado à administradora do Galeão será acrescido ainda de correção monetária e juros de 1% ao mês. A ITA pode recorrer da decisão.


Em uma das ações, a juíza Flavia Poyares Miranda, que assinou a sentença, determinou o bloqueio do montante nas contas da ITA, porém foram localizados apenas R$ 3.021,58.



O g1 procurou a Itapemirim Transportes Aéreos nesta quarta-feira (6), mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.


Em 17 de dezembro, a empresa suspendeu todas as operações, deixando milhares de passageiros sem voos às vésperas do Natal.


Na data em que a ITA interrompeu as suas atividades, a Anac já havia suspendido o Certificado de Operador Aéreo (COA) e a venda imediata de passagens.


À época, a companhia justificou a paralisação das atividades em função de uma "reestruturação interna".


Pedido de falência

O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça a decretação da falência da Viação Itapemirim e do grupo ITA Transportes Aéreos. A solicitação ainda incluiu o bloqueio dos bens do dono da empresa.


O pedido foi feito no final do ano passado, após a empresa suspender todas as operações, deixando os passageiros sem voos às vésperas do Natal.


A promotoria afirmou que os gestores descapitalizaram a empresa de ônibus para criar a linha aérea, que agora está suspensa.


A empresa está em recuperação judicial desde 2016 e deve cerca de R$ 253 milhões aos credores, além de R$ 2,2 bilhões em tributos. Mesmo assim, o grupo lançou em maio deste ano sua companhia aérea, a ITA.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionária de lotérica cobra carro prometido por autor de bolão que premiou 44 na Mega-Sena em SP: 'Ele disse que iria trazer'

Uma funcionária da lotérica onde foi feita a aposta ganhadora da Mega-Sena deste sábado (2) afirma que um dos participantes do bolão vencedor prometeu que daria um carro a ela caso levasse o prêmio. O valor de R$ 122 milhões foi dividido entre os 44 funcionários de uma empresa portuária em Santos, no litoral de São Paulo.


Funcionária afirma que o apostador que foi realizar o bolão prometeu que daria um carro a ela — Foto: Caroline Melo/ g1


Ao g1, a operadora de caixa Luciana Pereira, de 42 anos, contou nesta quarta-feira (6) que o apostador esteve na lotérica Santo & Santo no sábado por volta das 11h. "Só me lembro da fisionomia dele, que veio sozinho apostar. Ele me disse ‘se a gente ganhar vamos te dar um carro", lembra.



Funcionária da lotérica há sete anos, ela afirma que a promessa não a surpreendeu, já que diariamente os operadores ouvem as mais diversas histórias de apostadores.

"Eu falei: 'Opa, que Deus abençoe vocês'. Ele não chegou a prometer um carro novo e chique, só falou que iria trazer, mas não disse qual", brinca.

A operadora tem há dois anos um carro que ela descreve como "velho", mas diz que ainda funciona. "Um dia, quero trocar por um carro zero", conta. Segundo Luciana, os apostadores costumam ser generosos, independentemente de os prêmios serem grandes ou pequenos. "Geralmente, as pessoas nos dão R$ 20 ou R$ 100."


O dono da lotérica, que prefere não ser identificado, afirma que chegou a ouvir algo sobre a promessa feita à funcionária. "Mas, como todos falam isso, não me atentei".


Na segunda-feira (4), os 44 profissionais contemplados não deram expediente. O g1 apurou que, entre os vencedores, há faxineiros, técnicos de diversos setores e até mesmo executivos. Cada ganhador receberá R$ 2.786.981,17. Se esse valor fosse colocado na poupança, renderia cerca de R$ 15,4 mil ao mês.


Mas o caso rendeu briga e confusão: alguns funcionários que não entraram no bolão vazaram números de telefone e perfis de alguns dos novos milionários.



Até a última atualização desta reportagem, porém, a Marimex, empresa de logística onde apostadores do bolão trabalham (ou trabalhavam), não se manifestou oficialmente. Também não havia informado, até a última atualização desta reportagem, se algum dos participantes do bolão já pediu demissão.


Após a divulgação do resultado, um anúncio feito pela própria Marimex gerou brincadeiras entre os internautas. No post, divulgado horas depois da divulgação da Mega-Sena, a companhia comemora a chegada de 14 novos profissionais.


Na publicação, a empresa explica que os contratados vão atuar nas áreas de desembaraço aduaneiro, governança e relacionamento, pricing, SSMA, STM, transporte, vendas e manutenção. Apesar do "timing" da publicação, essas vagas já seriam preenchidas antes do sorteio. O anúncio acabou viralizando.


'Nunca recebi presente, só historinha'

Única lotérica da rua, a Santo & Santo registra filas de apostadores toda vez que o prêmio acumula em milhões. Segundo o dono, na semana passado eram centenas de atendimentos por dia. “Nunca recebi nenhum presente, só historinha, nem uma água nunca me deram”, conta ele.


Luciana comenta: "Eles falam que aqui é a lotérica da sorte e que o raio caiu duas vezes no mesmo lugar".


Apostadora frequente, a própria operadora conta que sempre que pode compra o bolão da casa. Ela afirma agora que está esperando o carro e que ainda tem esperanças. “Foi um pouco de sorte minha, mas 90% foi o número deles, é claro”, diz ela.


Lotérica Santo & Santo, em Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Caroline Melo/ g1


Pé-quente

A lotérica Santo & Santo já havia sido pé-quente em 2015, ao registrar o bilhete vencedor da Mega-Sena e distribuir mais de R$ 98 milhões.


Segundo a Caixa, a última vez que uma aposta única levou um prêmio maior do que R$ 100 milhões foi em outubro de 2020, quando a aposta vencedora ganhou R$ 103.029.826,38, na cidade de Abreu e Lima (PE).


Na manhã da segunda, a lotérica estava aberta. Nos guichês, novos apostadores relataram que estavam ansiosos para serem as próximas "vítimas" dessa onda de sorte do estabelecimento.


Aposta vencedora


Apostas da Mega-Sena feitas por funcionários de empresa em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal


Segundo informações da Caixa, a aposta foi feita por volta das 12h de sábado (2), dia do sorteio. Cada um dos 44 vencedores gastou R$ 17,18 para participar de dois jogos com nove números no total.


Os números sorteados foram: 22 - 35 - 41 - 42 - 53 - 57. Os vencedores ainda apostaram no 06, no 13 e no 46, que acabaram não sendo necessários para que a aposta fosse vencedora. Com isso, multiplicaram o valor apostado em mais de 162 mil vezes.


Outro prêmio no litoral de SP

Em 19 de março, outro morador do litoral de São Paulo levou uma bolada de R$ 94 milhões da Mega-Sena. O prêmio foi suficiente para mudar a rotina da pequena cidade de Mongaguá, tanto que moradores se uniram para tentar desvendar o 'mistério' de quem seria o mais novo milionário do município.


Poucos dias após o sorteio, o ganhador foi até a Caixa Econômica Federal para resgatar o prêmio. Segundo divulgado pela Caixa, o 'sortudo' fez uma aposta única, no valor mínimo, e não participava de nenhum tipo de bolão. Por isso, ele levou todo o prêmio para casa sozinho.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil tem menor percentual de casos de Covid na pandemia, aponta boletim da Fiocruz

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (6), aponta que a incidência nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes mantém ascensão significativa em diversos estados desde o mês de fevereiro. Por outro lado, na população em geral, a análise aponta o menor percentual de casos de SRAG por Covid-19 desde o início da pandemia.


hospital covid brasil — Foto: Reprodução/Fantástico


"Nas últimas quatro semanas, (os casos de Covid) corresponderam a 50,7% em resultado laboratorial positivo para vírus respiratório. Ao longo do período mais crítico da doença no país, cerca de 96% dos casos de SRAG com identificação laboratorial eram por Covid", compara a Fiocruz.



De acordo com a Fiocruz, em crianças de 0 a 4 anos, os dados apontam para casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). Já no grupo de 5 a 11 anos, os números sugerem interrupção de queda nos casos associados ao Sars-CoV-2 (Covid-19) e aumento de casos associados a outros vírus respiratórios no mês de março.


“O estudo mostra, também, uma desaceleração gradual na taxa de queda de casos de SRAG entre a população adulta e entrada em regime de estabilidade. Em contrapartida, a contribuição dos casos associados ao VSR segue crescendo, atingindo 29,7% do total de casos com resultado laboratorial positivo para vírus respiratório entre os casos no mesmo período”, observou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Os dados são da Semana Epidemiológica (SE) 13, que compreende o período de 27 de março a 2 de abril de 2022, e têm como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 4 de abril.


Baixa positividade em testes

Outro levantamento sem relação com a Fiocruz também confirma o atual momento de baixa de casos de Covid. Dados do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em parceria com os laboratórios privados DB Molecular, HLAGyn e Dasa indicam que a positividade de testes para SARS-CoV-2 se mantém abaixo de 5% no país. Se consideradas apenas as crianças de até 9 anos, a taxa é menor que 3%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Hospital confirma que 44 recém-nascidos receberam vacinas contra a hepatite B vencidas em Sorocaba

O Hospital Santa Lucinda confirmou, na tarde desta quarta-feira (6), que 44 recém-nascidos receberam vacinas contra a hepatite B que estavam vencidas, em Sorocaba (SP).


Vacina vencida de hepatite B foi aplicada no Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba — Foto: Hospital Santa Lucinda/Divulgação


Segundo o hospital, assim que a situação foi identificada, a Vigilância Sanitária de Sorocaba (SP) foi notificada.


"Tão logo esse fato foi constatado, bloqueamos esse lote e comunicamos a Vigilância Sanitária. Nossas equipes médicas e assistenciais entraram em contato com os responsáveis por esses bebês e acompanham eventuais intercorrências", disse em nota.


Segundo a prefeitura, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária foram informadas sobre o caso e "tomaram todas as devidas providências e acompanham de perto".



A unidade informou que quatro famílias ainda não foram localizadas e os outros 40 recém-nascidos são acompanhados pela equipe médica.


"Todos passam bem e nenhum problema foi relatado até o momento."


A infectologista Naihma Fontana explicou ao g1 que pode não ocorrer problema a quem recebeu a dose vencida.


"Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida. Não há risco de quaisquer reações ou efeitos colaterais além das relatadas para os tipos específicos de vacina. Há somente o risco de não gerar imunidade específica e adequada para aquela vacina."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Campanha de Bolsonaro será 'cara', diz Valdemar Costa Neto: R$ 17 mil só por hora de combustível de avião



O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quarta-feira (6) que a campanha de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição será "cara" e disse que só com combustível para avião serão gastos R$ 17 mil por hora.


No fim do ano passado, Bolsonaro se filiou ao PL, partido do chamado "Centrão", pelo qual deve disputar a reeleição para a Presidência da República.


Diferentemente das eleições de 2018, quando Bolsonaro declarou ter gastado R$ 2,8 milhões, neste ano, as despesas com eventos de campanha devem superar essa quantia.


"Cara [a campanha para presidente]. Parece que são R$ 17 mil por hora só com combustível. Ele vai ter que usar avião todo dia. Nós temos que dar preferência para ele. Agora, nós temos que ter doação, nós temos que partir em cima disso", afirmou Costa Neto nesta quarta em Brasília após um encontro com pré-candidatos do partido em Santa Catarina.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TCU abre novo processo para apurar compra de filé mignon pelo Exército



O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (6) abrir um novo processo para analisar uma licitação para a compra de filé mignon pelo Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército.


A decisão atendeu parcialmente a pedido formulado por diversos parlamentares. Eles queriam que o TCU apurasse uma série de supostas irregularidades na compra de: bacalhau; filé de salmão; filé mignon bovino; e bebidas alcoólicas (como uísque 12 e 8 anos e conhaque) pelos Comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, durante a pandemia de Covid-19.


O tribunal, contudo, não constatou irregularidades em parte dos pregões. Já em outra parte, a corte decidiu que os valores envolvidos eram muito baixos, o que não justificaria a apuração dos fatos e eventual responsabilização de agentes públicos.


No caso do pregão 12/2020, realizado pelo Comando do Exército para aquisição de 4.740 quilogramas de filé mignon bovino, o TCU decidiu abrir um novo processo de investigação.


A decisão foi motivada pelo fato da 2ª Brigada de Infantaria de Selva ter priorizado as aquisições de filé mignon por um preço mais caro que o ofertado em uma licitação. A brigada preferiu pagar R$ 59,00 por quilo ao invés de R$ 54,24, uma diferença de R$ 4,76 por quilo.



O TCU também decidiu anular uma compra de 150 quilogramas de bacalhau, pelo preço unitário de R$ 99,85 o quilo. Porém, antes mesmo da decisão do tribunal, o Grupamento de Apoio de Boa Vista, do Comando da Aeronáutica, já tinha desistido da compra.


No caso das outras compras, o TCU apenas deu ciência aos comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica sobre eventuais irregularidades, mas não tomou providências devido aos baixos valores envolvidos.


Auditoria

O relator do processo julgado nesta quarta-feira (6), o ministro Antônio Anastasia informou que está em andamento no tribunal uma ampla auditoria no Ministério da Defesa, Comando do Exército, Comando da Marinha e Comando da Aeronáutica para avaliar a finalidade e a moralidade das aquisições de itens não essenciais de gêneros alimentícios.


Essa mesma auditoria está analisando as causas do aumento de gastos com gêneros alimentícios pela Defesa e as Forças Armadas em 2020. Ainda não há decisão.


As conclusões do processo desta quarta serão anexadas à auditoria em andamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes prorroga inquérito sobre fala de Bolsonaro que associou vacina contra Covid à Aids



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou nesta quarta-feira (6), por mais 60 dias, o inquérito que apura a fake news divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, que no ano passado associou a vacinação contra Covid a um risco de desenvolver Aids.


Essa relação, que não existe, foi feita pelo presidente em uma transmissão nas redes sociais.


A decisão do ministro atende a um pedido da Polícia Federal, feito pela delegada da PF Lorena Lima Nascimento na semana passada. A investigação foi aberta no dia 3 de dezembro de 2021, com a autorização do ministro.


Moraes também autorizou que a PF encaminhe ofício ao Google para que a empresa forneça, em 10 dias, o vídeo da live do presidente que gerou a investigação.


Transmissão na internet

A notícia falsa relacionando a vacina e a doença foi divulgada pelo presidente em uma live nas redes sociais no dia 22 de outubro, e desmentida pelo Fato ou Fake, por especialistas e por outras plataformas de checagem nas horas seguintes. A live de Bolsonaro foi retirada do ar por Facebook, YouTube e Instagram.


Na transmissão, Bolsonaro disse que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid estariam desenvolvendo Aids "muito mais rápido que o previsto". A afirmação é falsa, e não há qualquer relatório oficial que faça essa associação.


Na semana seguinte, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, reafirmou que as vacinas usadas no Brasil são seguras, e que nenhuma delas aumenta a "propensão de ter outras doenças".


Ao determinar a abertura do inquérito policial, Moraes criticou a decisão da Procuradoria-Geral da República de abrir uma apuração interna e, com base nisso, pedir o arquivamento da ação no STF.


O ministro do STF afirmou que não caberia à Procuradoria-Geral da República abrir apuração interna já que o STF foi provocado a partir de uma notícia-crime contra o presidente e afastar a supervisão judicial.


Segundo o ministro, é preciso apurar a relação entre essa fake news e a atuação de uma suposta organização criminosa investigada pelo Supremo e que envolve aliados do presidente Bolsonaro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula, sobre aborto: 'deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito'

Pré-candidato do PT nas eleições presidenciais, Lula (PT) defendeu, em um evento na última terça-feira (5), o direito de mulheres fazerem aborto. O debate realizado em São Paulo contou com ex-integrantes do Parlamento Europeu.


O petista criticou o fato de mulheres pobres morrerem ao tentar abortar enquanto "madame pode fazer um aborto em Paris" ou "ir para Berlim procurar uma clínica boa".


"Aqui no Brasil ela não faz porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito e não ter vergonha", disse.

No primeiro semestre de 2020, mais de 80 mil mulheres foram atendidas pelo SUS em todo o país em razão de abortos malsucedidos - provocados ou espontâneos. O total é 79 vezes maior do que o de interrupções de gravidez previstas pela lei no período: 1.024 abortos legais realizados à época



Lula afirmou que a pauta da família e valores "é uma coisa muito atrasada" e que se deve "assumir a discussão tentando fazer a sociedade evoluir e não compartilhando do retrocesso".


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento em São Paulo, em março de 2022 — Foto: Carla Carniel/Reuters


Pouco antes, o petista citou a forma como o presidente Jair Bolsonaro trata as mulheres. "O comportamento dele com relação às mulheres não lhe dá o direito desses valores. Ele não respeita, ele acha que a mulher é um objeto, sabe? Então, é esse cidadão que tenta pregar valores para um grupo", disse.


O debate foi promovido pela Fundação Perseu Abramo com a alemã Fundação Friedrich Ebert, em São Paulo, com participação do ex-presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz.


Fonte: g1

Leia Mais ››