quarta-feira, julho 28, 2021

MPF investiga compra de medicamentos vencidos para combate à pandemia no RN

O Ministério Público Federal está investigando a compra de R$ 577 mil em medicamentos vencidos com recursos públicos federais destinados ao enfrentamento da Covid-19 no RN. As compras foram feitas de janeiro de 2020 à 9 de junho de 2021 por 30 entes públicos do Rio Grande do Norte.


RN pode ter adquirido mais de R$ 577 mil em medicamentos vencidos durante pandemia da Covid, diz MPF — Foto: EPTV/Reprodução

A investigação vai ser feita a partir de relatório da plataforma Fiscaliza/RN, elaborado por equipe multidisciplinar do MPF, Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).


A plataforma já indicou 535 itens de compra com Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) emitidas no mesmo dia ou após a expiração do prazo de validade. As possíveis aquisições de medicamentos vencidos aconteceram em 26 municípios potiguares, na Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sesap), no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e no Hospital Colônia Dr. João Machado, segundo o MPF.


O relatório analisou todos os registros de NF-es Públicas no período, observando a chave de emissão, seus produtos, as quantidades, os valores unitários, os valores totais, o emissor e o destinatário.


"As informações obtidas a partir das técnicas de inteligência digital são caminhos investigatórios para o MPF, que trazem indícios suficientes para autorizar investigações suplementares”, explica o procurador da República Fernando Rocha.



O Fiscaliza/RN foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do MPF, Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).


Uma das principais funções da plataforma é a extração automática de dados brutos de fontes relevantes e a centralização de suas informações.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Chefe de grupo criminoso que ameaçava vazar imagens íntimas de homens casados é preso em Fortaleza

Um homem apontado como chefe de um grupo criminoso que extorquia e aliciava vítimas casadas — principalmente homens — foi preso nesta quarta-feira (28) no Bairro de Fátima, em Fortaleza. O grupo atuava em Maceió (AL) e Natal (RN). A prisão de Gerson Alves Vieira, de 41 anos, aconteceu após solicitação de apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, pois o suspeito estava foragido na capital cearense.


Gerson Alves foi preso por suspeita de enganar mais de 100 pessoas, ameaçando divulgar imagens íntimas delas. — Foto: Reprodução


Conforme a Polícia Federal, Gerson responde por aliciamento de mais de 100 vítimas e extorquia essas pessoas por meio de ameaças de divulgação de imagens e vídeos íntimos. Ele já foi preso anteriormente em Maceió e fugiu de um flagrante pela atuação suspeita em Natal/RN.


Registros íntimos

O grupo criminoso atuava procurando uma pessoa do sexo masculino, geralmente casada, com quem flertava e a levava para um hotel na Zona Sul de Natal, conforme a Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).


No local, a vítima era ameaçada, coagida, fotografada e mantida sob violência física e psicológica, na intenção de obter vantagens financeiras. Enquanto isso, outros membros do grupo utilizavam de todos os possíveis dados bancários e de cartões de crédito para efetuar diversos tipos de transações financeiras em nome da vítima, tais como empréstimos, compras, transferências e saques.



Operação Eros

A prisão de Gerson em Fortaleza é um desdobramento da Operação “Eros”, ocorrida no mês de abril, em Natal, com objetivo de prender suspeitos pela prática de extorsão qualificada a clientes, em supermercados. A primeira parte da operação resultou na prisão de outros dois membros do grupo.


Conforme a SECOMS, o homem apontado como chefe foi preso no momento em que se preparava para coagir mais uma vítima. Contra ele existiam dois mandados de prisão em aberto, além de seis inquéritos policiais instaurados pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Natal (DEFUR).


O suspeito foi conduzido a delegacia e, em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional. O preso continua a responder pelos fatos indicados e está à disposição da Polícia Civil e Justiça do RN.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça do RN suspende seleção para cargo de perito criminal no concurso do Itep

A Justiça Estadual suspendeu parcialmente o concurso público do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep), apenas em relação às vagas para o cargo de Perito Criminal – Área Geral.


Sede do Itep, Instituto Técnico-Científico de Perícia, na Ribeira, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


A provas foram realizadas no último domingo (25) e tinham mais de 7,6 mil candidatos inscritos somente para concorrer a esse cargo específico em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. O edital oferecia 45 vagas de ampla concorrência e três para pessoas com deficiência.


A decisão da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal atendeu parcialmente pedido feito pela Associação Brasileira de Criminalística em Ação Civil Pública e permite a continuidade do concurso quanto ao restante dos cargos.


O juiz Francisco Seráphico da Nóbrega considerou que há indícios de ilegalidade no Edital ao prever o preenchimento das vagas de Perito Criminal em desacordo com leis federal e estadual que exigem formação superior específica para o exercício do cargo.


Porém, conforme a Justiça, o edital não inseriu qualquer exigência quanto à especialidade dos candidatos, quanto ao cargo, o que seria contrário à própria natureza do cargo que possui atribuições que exigem conhecimento especializado.



Em nota, o Itep disse que o Edital publicado para a realização do concurso público está normatizado de acordo com a lei de instituição do órgão. "Dessa forma, o Instituto afirma que todos os fundamentos legais serão apresentados judicialmente para reverter a decisão de suspensão", informou.


Bacharelado

Também consta da decisão que há provável ilegalidade no Edital ao não exigir curso de bacharelado dos candidatos a esse cargo. Segundo o art. 25, da LCE nº 571/2016, o Itep pode prever o preenchimento de vagas por perito com especialidades das mencionadas no rol exemplificativo do dispositivo, mas isso deve ocorrer por portadores de diploma de "outros cursos de bacharelado previstos no edital”, o que não ocorreu.


A associação, autora da ação, requereu a suspensão da realização do concurso público em relação a todos os cargos de Perito Criminal. Mas o magistrado considerou essa medida desproporcional, “pois estar-se-á suspendendo o concurso quanto às vagas de outros cargos que, neste feito, não houve indicação de qualquer evidência de ilegalidade”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Lei extingue diferenciação por sexo para entrada de praças e oficiais na Polícia Militar do RN

Uma lei publicada nesta quarta-feira (28) muda a organização dos cargos da Polícia Militar no Rio Grande do Norte e extingue a diferenciação por sexo para entrada de soldados e oficiais na corporação.


Policiais militares femininas em formatura do curso de praças da PM no Rio Grande do Norte — Foto: Elisa Elsie


A lei complementar nº 683 define que a corporação tem 13.466 cargos de policiais militares e extingue, por exemplo, os quadros de oficiais e de praças femininos, que tinham as únicas vagas que poderiam ser disputadas por mulheres - além do quadro de especialistas.


Ao todo, são 747 cargos de oficiais e 12.719 de praças, que poderão ser preenchidos por homens ou mulheres, independentemente de sexo.


O tema gerou polêmica durante o concurso da Polícia Militar realizado pelo governo do estado em 2019.


O edital previa 938 vagas para homens e 62 para mulheres - o que significava que as candidatas mulheres só podiam concorrer a 6,2% das vagas. Candidatas com notas mais altas que candidatos homens chegaram a fazer um protesto.


Ao fim do processo seletivo foram aprovadas 1339 pessoas, sendo 1070 homens e 268 mulheres. Diante de protestos, e após Termo de Ajustamento de Conduta, o governo convocou mais mulheres que o previsto para o curso de formação.


A nova lei também extinguiu os quadros de oficiais e praças especialistas, e criou o quadro de músicos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 358.937 casos confirmados e 7.074 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte chegou aos 358.937 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia da Covid,. Ao todo, 7.074 pessoas morreram da doença neste período.


Os dados estão na edição desta quarta-feira (28) do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Outros 1.482 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim de segunda-feira, são 893 casos a mais e quatro novas mortes.

Das mortes registradas, duas aconteceram nas últimas 24 horas e foram notificadas - em Jucurutu (1) e Natal (1).


Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Natal

O RN tem ainda 166.062 casos suspeitos e 683.550 casos descartados de Covid.


O número de pessoas internadas pela Covid é de 297- sendo 242 na rede pública e 55 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap).


Com 138 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 38,8% na rede pública; com 31 internados, a rede privada tem 20,2% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

358.937 casos confirmados

7.074 mortes

166.062 casos suspeitos

683.550 casos descartados


Teste Covid-19 — Foto: Wilson Moreno


Fonte: G1

Leia Mais ››

Empresa de home center abre 400 vagas de emprego para loja em Natal

A rede de home center Ferreira Costa abriu 400 vagas de emprego para trabalhar na loja da empresa que está sendo construída na Zona Sul de Natal.


Empresa Ferreira Costa está sendo construída em Natal — Foto: Divulgação


As principais vagas são para as áreas fiscal, de manutenção e de vendas. Os interessados podem se inscrever no site da empresa (clique AQUI).

A loja da empresa está sendo construída e a previsão é de que seja inaugurada no mês de outubro. Ela fica na esquina da BR-101 com a Avenida Engenheiro Roberto Freire.


E A loja terá 10 mil m² com a venda de 80 mil produtos para casa e construção, além de espaço para lojas de conveniência. Também vai oferecer serviços do clube do profissional, lista de casamento, vendas corporativas e centro automotivo.


Com 136 anos de história, a empresa Ferreira Costa está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Paraíba.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Três maiores cidades do RN estão liberadas para realizar eventos com até 150 pessoas

Os municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró estão autorizados a realizar eventos com até 150 pessoas. As cidades saíram da fase amarela no indicador de monitoramento da pandemia da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgado nesta terça-feira (27).


Com situação da pandemia menos grave, maiores cidades do RN podem realizar eventos com até 150 pessoas — Foto: Reprodução


O governo estadual liberou a realização de eventos sociais, como shows e festas, com até 150 pessoas a partir da última sexta-feira (23). A liberação está condicionada à situação da pandemia em cada cidade potiguar. Ou seja, eventos só estão permitidos em municípios com indicador composto na cor verde.


Ao todo, 30 municípios saíram da fase amarela para a verde nos últimos sete dias. O último levantamento semanal publicado pela Sesap aponta que 59 municípios potiguares estão na cor verde. Veja aqui.


"Para os eventos sociais, qualquer migração de fase está condicionada aos municípios se manterem nessa classificação verde. Para os eventos técnicos, corporativos e científicos, basta o município estar classificado no amarelo", conta o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.


"O Comitê Científico da Sesap avaliou que a vacinação tem sido fundamental para este avanço [da fase amarela para verde]. A gente tem um avanço importante na quantidade de pessoas vacinadas aqui no estado e isso já se reflete nesses números, principalmente no que diz respeito a quantidade de pessoas procurando internações. A gente chegou a ter, nos momentos mais críticos da pandemia aqui no estado, até 150 solicitações diárias de internação. Hoje, com o avanço da vacinação, a gente não chega a 30 solicitações por dia. É um momento de cautela, mas os números da vacinação têm sido fundamentais pra este avanço no quadro epidemiológico aqui do estado", explica o secretário.



Carlos Eduardo Xavier frisa a importância dos cuidados contra a Covid-19, que ainda são necessários. De acordo com ele, os municípios precisam se manter no nível verde para avançar no calendário de eventos.


"Para os eventos sociais, qualquer migração de fase está condicionada aos municípios se manterem nessa classificação verde. Para os eventos técnicos, corporativos e científicos, basta o município estar classificado no amarelo", diz.

"Todos os cuidados ainda são necessários. Primeiro, no cumprimento dos protocolos. Esses eventos estão liberados nesses municípios, mas, inicialmente, com a restrição de 20% do público. Em casas maiores, mesmo com a capacidade maior, é permitido um público máximo de 150 pessoas. É importante que, mesmo neste contexto, haja o cumprimento dos protocolos, como a utilização de máscara e álcool em gel. Se a população tiver conhecimento de qualquer evento com características distintas destes que estão que estão sendo autorizados, é importante que faça a comunicação à Secretaria de Segurança Pública para que haja uma fiscalização nesses eventos, possivelmente clandestinos", finaliza.


Veja calendário de reabertura dos eventos sociais

Fase 1 - A partir de 23 julho de 2021, com ocupação máxima de 20% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 150 pessoas;

Fase 2 - A partir de 06 de agosto 2021, com ocupação máxima de 40% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 300 pessoas;

Fase 3 - A partir de 20 de agosto de 2021, com ocupação máxima de 60% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 450 pessoas;

Fase 4 - A partir de 03 de setembro de 2021, com ocupação máxima de 80% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 600 pessoas;

Fase 5 - A partir de 17 de setembro de 2021, permitida a ocupação de 100% da capacidade do local.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap distribui mais de 184 mil doses de vacinas contra Covid a municípios potiguares

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) deu início, na manhã desta quarta-feira (28), à distribuição de 184.656 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios potiguares. O lote inclui unidades recebidas esta semana e doses da reserva técnica.


Sesap distribui mais de 184 mil doses de vacinas contra Covid a municípios potiguares — Foto: Divulgação/Paulo Nascimento


Com isso, as cidades que estão com a aplicação da primeira dose suspensa devem retomar a vacinação.


O carregamento de imunizantes distribuídos inclui 108.620 doses da AstraZeneca/Oxford, 30.400 da CoronaVac/Butantan e 45.636 da Pfizer.


Do total de doses da AstraZeneca, 19.608 unidades são destinadas à D1 da população geral de 50 a 59 anos; 25.458 doses são para D2 de gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e comorbidades. As 570 doses restantes da vacina são da reserva técnica para D2 das gestantes que iniciaram o esquema vacinal com a Astrazeneca.


As doses de CoronaVac são destinadas à D1 da população de 49 a 45 anos de idade, e as unidades da AstraZeneca são para D2 de pessoas com síndrome de down, pessoas com deficiência permanente e comorbidades.



A distribuição conta com a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.


Chegada de novas doses

O Rio Grande do Norte recebeu, na manhã desta quarta, 35.100 doses da vacina Pfizer, destinadas à primeira e segunda doses da vacinação contra a Covid.


Nesta terça (27), RN recebeu 75 mil vacinas contra Covid pela manhã e lote com mais 69 mil unidades à tarde. — Foto: Divulgação/Paulo Nascimento


O lote desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h.


De acordo com a Sesap, a pasta organizou um esquema de antecipação, utilizando as doses de reserva, para que os municípios já pudessem receber as vacinas e agilizar a aplicação.


O RN recebeu 144.500 doses, entre CoronaVac e AstraZeneca, nesta terça (27). Lote com 75 mil unidades desembarcou pela manhã; doses restantes chegaram à tarde.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra taxa de ocupação de leitos Covid abaixo de 40%

O Rio Grande do Norte registrou uma taxa abaixo de 40% na ocupação de leitos críticos para Covid-19 durante toda a manhã desta quarta-feira (28). Segundo os dados do sistema Regula RN, 39,9% dos leitos públicos estavam ocupados, até por volta das 11h.


Taxa de ocupação dos leitos na manhã desta quarta-feira (28) no RN — Foto: Regula RN


Na região Oeste, a ocupação era de apenas 31% e na região metropolita, 43,1%. A ocupação mais alta era registrada no Seridó, com 48,1%.


Se confirmada até o fim do dia, essa será a menor ocupação registrada no estado em todo o ano. A última vez que o estado chegou a taxas abaixo de 40% foi em novembro de 2020.


Segundo o Regula RN, o estado conta com 355 UTIs para tratamento de pacientes críticos com a doença.


Pela manhã, 136 leitos estavam ocupados, 14 bloqueados e 205 liberados para receber novos pacientes, se necessário. O estado, que já chegou a ter um pico de 156 solicitações por UTI em apenas um dia, registrou 32 pedidos nesta terça-feira (27).


A taxa é a menor mesmo com a redução de leitos voltados para a doença no setor público. Em 25 de junho, quando o estado chegou ao pico de 415 leitos em operação estava próxima dos 80%. Eram 74 leitos a mais, se comparados com os 341 leitos operacionais, registrados nesta terça-feira (27).


O governo do estado atribui a redução à vacinação da população no estado, que já teve mais de 2 milhões de doses aplicadas, considerando-se primeira e segunda dose.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Após ministério anunciar vacinação de adolescentes, governo e prefeituras aguardam nota técnica para definição de logística no RN

Após o Ministério da Saúde informar que o país vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou nesta quarta-feira (28) a imunização desse público será discutida em uma reunião da câmara bipartite, entre representantes do estado e dos municípios.


Vacinação contra Covid-19 em Natal, RN, Rio Grande do Norte, vacina, imunização — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


O encontro deverá pactuar a logística da vacinação, com definições sobre distribuição, grupos prioritários e a redução por faixa etária, por exemplo.


Porém, a Sesap e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) informaram que ainda não receberam uma nota técnica do governo federal informando as normas gerais da vacinação desse público.


Segundo a presidente do Cosems, Maria Eliza Garcia, as definições sobre a vacinação de adolescentes no estado só poderá ocorrer após a publicação das orientações técnicas.


"A vacinação dos adolescentes é algo que a gente queria, mas só podemos fazer o que está dentro do plano nacional de imunização. Então só vamos poder definir como vai ser a vacinação desse público no nosso estado quando tivermos essa orientação nacional. Como foi anunciado ontem, acho que essa nota vai sair ainda hoje (quarta, 28)", afirmou.


As reuniões da câmara técnica bipartite do Rio Grande do Norte são semanais e normalmente ocorrem às terças-feiras - na última, os gestores discutiram a diminuição do intervalo entre as doses do imunizante da Pfizer para 21 dias e pactuaram que grávidas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca poderão receber 2ª dose da Pfizer no RN.



Até a publicação desta matéria, no entanto, ainda não havia convocação para uma reunião extra.


Vacinação de adolescentes

Segundo o comunicado assinado pelo ministério e os conselhos que representam os secretários estaduais e municipais do país, a ideia é que o público com idades entre 12 e 17 anos seja vacinado após todos os maiores de 18 anos terem tomado pelo menos a primeira dose. A prioridade será dada para adolescentes com comorbidades.


O presidente do Conass, Carlos Lula, estimou nesta terça que a primeira dose seja dada a todos os brasileiros adultos num intervalo de três a cinco semanas --entre o final de agosto e setembro.


Não foi informado qual imunizante os adolescentes receberão. Em junho, a Pfizer recebeu autorização da Anvisa para vacinar adolescentes a partir de 12 anos.


Algumas cidades brasileiras, como Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Niterói, no Rio, e Guajará-Mirim, em Rondônia, já começaram a vacinar adolescentes. O comunicado desta terça diz que estados e municípios devem seguir rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, "sob pena de responsabilização futura".


Em todos os estados e no Distrito Federal, a primeira dose foi aplicada no equivalente a 45,96% da população, segundo dados divulgados pelo consórcio dos veículos de imprensa às 20h desta terça-feira. Mais de 18% da população brasileira está totalmente imunizada, ou com duas doses ou com dose única, contra a Covid-19.


O governo também anunciou que após a vacinação dos públicos atuais, será estudada a redução do tempo entre as duas doses.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Conselho de Saúde Yanomami relata que servidores trocaram 106 doses de vacina contra Covid por ouro

Lideranças indígenas denunciam que ao menos 106 doses da Coronavac destinadas a Terra Yanomami foram vendidas a garimpeiros em troca de ouro por servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. A denúncia foi divulgada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY).


O ofício, assinado no último dia 15 por Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Condisi-YY, e ao qual o G1 teve acesso, menciona cinco servidores como responsáveis pelo esquema de vendas das vacinas na comunidade Komamassipi, na região do Parafuri. Lá, 45 garimpeiros foram vacinados pagando 15 gramas em cada dose. Já nas regiões do Parima foram 23 e em Homoxi 38 invasores imunizados, afirma a denúncia.


Este é o segundo caso de denúncia de troca de vacina por ouro. A primeira, também em Terra Yanomami, foi feita pela Associação Hutukara nas regiões de Humuxi e Uxiu.


Ao G1, Hekurari informou que os desvios ocorreram nos meses de março, abril e maio deste ano. Na época, o grama do ouro chegou a ser cotado a R$ 319,82 no Banco Central, o que representa uma movimentação equivalente a cerca de R$ 500 mil em troca das 106 doses que deveriam ser aplicadas nos Yanomami.



A vacinação dos indígenas começou em janeiro desse ano e, embora pertençam ao grupo prioritário, nem todos acima dos 18 anos foram vacinados. Em Parafuri, dos 496 moradores, 140 foram vacinados. Já em Homoxi, dos 254, foram 115 imunizados. No Parima, são 219 vacinados entre 688 yanomami, segundo o Condisi-YY.


"Alguns profissionais dos polos base Parafuri, Homoxi e Parima se beneficiaram com a troca de vacina por ouro. Ao todo, são 106 Yanomami não vacinados. As vacinas foram enviadas para os Yanomami e utilizadas em invasores da Terra Yanomami. São denúncias graves feitas pelo povo Yanomami. Segundo relatos dos indígenas, o Dsei sabia", diz Hekurari.

Ainda não se sabe se as 106 vacinas foram repostas para serem aplicadas nos indígenas. Os cinco servidores, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem, estavam na região a serviço do Distrito de Saúde Indígena Yanomami (Dsei-Y), subordinado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e que, por sua vez, responde ao Ministério da Saúde.


A fiscalização das ações de saúde fica por conta do Condisi-YY, que é um órgão com autonomia e que fez a denúncia.


Localização das comunidades Homoxi, Parafuri e Parima na Terra Yanomami, em Roraima — Foto: Arte/G1


Vacinação em postos e acampamentos


Comunidade na Terra Indígena Yanomami — Foto: Junior Hekurari Yanomami/Condisi-YY


A suspeita sobre os desvios veio à tona em uma reportagem publicada em junho nos portais "Repórter Brasil" e "Amazônia Real", que flagrou uma das servidoras tentando vender ouro em Boa Vista.


A partir daí, o Condisi-YY foi na comunidade onde ela atuava e confirmou a troca de vacina por ouro. Ainda segundo Hekurari, os indígenas afirmam ter flagrado a vacinação dos invasores durante o dia e à noite, tanto nos postos de saúde das três comunidades, quanto nos acampamentos do garimpo.


O número de vacinados foi contabilizado pelos próprios indígenas e confirmado por garimpeiros, conforme o presidente do Condisi-YY. Sobre o ouro, o minério recebido teria sido dividido entre os servidores envolvidos no esquema.


Isoladas no meio da floresta amazônica, as comunidades são de difícil acesso e ficam distantes cerca de 1h30 de avião saindo da capital Boa Vista. A comunicação é bastante limitada e feita somente por radiofonia, controlada por servidores da Sesai.


Durante visita às três comunidades, Hekurari afirmou ter ouvido dos próprios indígenas que eles não denunciaram antes o ocorrido porque eram impedidos pelos servidores de falar via rádio, único meio de comunicação na floresta.


"Os próprios funcionários controlam o rádio. Eles [indígenas] queriam falar com a gente e ninguém deixava falar. Por causa dessa denúncia [reportagem], eu fui lá e falei com os Yanomami. Eles disseram que os profissionais de saúde não os deixavam falar no rádio", relatou Hekurari.


Comunicação na Terra Yanomami é 90% feita por radiofonia — Foto: Valéria Oliveira/G1


Dos cinco servidores citados como envolvidos no esquema, uma técnica de enfermagem chegou a ser vista pela reportagem dos portais "Repórter Brasil" e "Amazônia Real" perguntando em uma loja no Centro de Boa Vista se compravam ouro de garimpo.


Segundo o Condisi-YY, depois de vender as vacinas, ela deixou a região e retornou para a capital em um voo pago por garimpeiros. Procurada pelo G1, a técnica de enfermagem não atendeu as ligações e não respondeu as mensagens enviadas.


"(...) É inadmissível que, em meio à insistente piora nos índices de saúde das comunidades indígenas da Terra Yanomami, e em plena pandemia da Covid-19, o órgão responsável pelo atendimento da saúde indígena tenha seus recursos desviados para atendimento de não indígenas que atuam em garimpo ilegal", critica o Conselho em trecho do ofício.

Conselho cobra providências


Comunidade Homoxi, na Terra Indígena Yanomami — Foto: Reprodução/Instituto Socioambiental


O ofício do Condisi-YY, com os relatos dos indígenas que vivem nas comunidades, foi encaminhada à Sesai, à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF) em Roraima.


Procurado pelo G1, o MPF-RR informou que "o caso ainda está sob investigação com atividades em andamento" e que, portanto, "se pronunciará quando da conclusão dos trabalhos".


Os demais órgãos citados também foram procurados, mas não enviaram resposta até a última atualização desta reportagem. O G1 também pediu uma posição do Ministério da Saúde, a quem a Sesai é subordinada, mas tampouco obteve resposta.



O coordenador do Dsei-Y, Rômulo Pinheiro, que também recebeu a denúncia, informou que será feita apuração dos relatos e, se comprovado o desvio, será encaminhado o processo ao MPF e PF.


"Vamos apurar como já estamos apurando outras situações. Caso isso venha a se confirmar, o Distrito vai fazer o desligamento dessas pessoas e em seguida encaminhar aos órgãos competentes", disse.


Segunda denúncia de desvios

Esta não é a primeira vez que ocorrem denúncias de venda de doses contra a Covid para garimpeiros na Terra Yanomami. Em abril, a Associação Hutukara relatou não só a troca de vacinas por ouro, mas o desvio de medicamentos, gasolina e gerador de energia nas regiões de Humuxi e Uxiu.


Após a divulgação, o Ministério Público Federal e o Ministério da Saúde abriram investigações para apurar os os desvios. Ao menos dois servidores foram apontados como responsáveis pela Hutukara.


O MPF informou que o caso está sob investigação e só deve se pronunciar com conclusão dos trabalhos. Procurado pelo G1, o Ministério da Saúde não respondeu acerca do andamento da apuração.


Mortes de crianças Yanomami

No início do ano, o Condisi-YY também denunciou a morte de dez crianças Yanomami com sintomas da Covid-19. Depois de abrir investigação para apurar os óbitos, o Ministério da Saúde divulgou que não tinha como confirmar se os pacientes foram, de fato, vítimas da doença.


Segundo o conselho, todas as crianças, com idades entre um e cinco anos, sentiram sintomas como febre e dificuldade para respirar. As mortes foram registradas em Waphuta (4), Kataroa (5) e Taremou (1).


Depois de enviar equipes de saúde às comunidades, o ministério passou a apurar se os óbitos tinham sido causados por diarreia e desnutrição. Os laudos sobre as mortes foram concluídos em maio e foi enviado para análise da Sesai. O G1 procurou o órgão e ainda aguarda resposta sobre a conclusão do caso.



Degradação da Terra Yanomami

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas, e parte da Venezuela. Cerca de 27 mil indígenas vivem na região em mais de 360 comunidades.


A área é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, essa busca pelo minério se intensificou, causando além de conflitos armados, a degradação da floresta e ameaça a saúde dos indígenas.


Invasão do território por não indígenas vem desde a década de 70, na ditadura militar — Foto: Chico Batata / Greenpeace


A invasão garimpeira causa a contaminação dos rios e degradação da floresta, o que reflete na saúde dos Yanomami, principalmente crianças, que enfrentam a desnutrição por conta do escasseamento dos alimentos.


O número de casos de Covid entre indígenas que habitam a região, aumentou em razão da presença de garimpeiros. No ano passado, em apenas três meses, as infecções avançaram 250%.


Até esta quarta-feira (28), o Vacinômetro, site do governo do estado que divulga a aplicação dos imunizantes, mostra o envio de 19.001 doses de vacina contra a Covid-19 para o Dsei-Yanomami. Dessas, apenas 9.328 foram aplicadas (49,09% do total).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Corpo de adolescente é encontrado no Paraguai sem mãos e com bilhete: 'os justiceiros estão de volta'

O corpo de um adolescente de 17 anos, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (28) na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, vizinha a Ponta Porã (MS). Um bilhete parecido com o que foi encontrado após a execução do casal na noite de segunda-feira (26) foi encontrado junto ao corpo da vítima.


Local onde o corpo do jovem foi encontrado nesta quarta-feira (28). — Foto: Gilberto Diaz/Reprodução


De acordo com o investigador da Polícia Nacional do Paraguai, Jorge Vidallet, o corpo foi encontrado por moradores, que acionaram as autoridades.


Segundo a polícia, havia sinais de que parte da pele entre o tórax e o pescoço da vítima foi arrancada por mordidas de algum animal, de acordo com o legista; as mãos do adolescente também foram decepadas. O médico também encontrou ferimentos de faca no corpo da vítima.


Amarrado às pernas do jovem, havia um bilhete que dizia: "os justiceiros estão de volta, avisamos que é só o começo da morte dos ladrões" (em tradução do espanhol para o português).


"os justiceiros estão de volta, avisamos que é só o começo da morte dos ladrões", diz bilhete. — Foto: Redes sociais/Reprodução


Em entrevista à imprensa paraguaia, a mãe do adolescente disse que os pistoleiros se enganaram e que o filho era um jovem trabalhador e honesto.


Outros crimes na fronteira


Mateo Martínez Armoa, de 21 anos, e Anabel Centurion Mancuelo, de 22, foram executados com mais de 35 tiros em uma choperia na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, vizinha da brasileira Ponta Porã (MS). Assista o vídeo acima e entenda o caso. Horas antes do crime, os paraguaios Mateo e Anabel trocaram declarações de amor nas redes sociais (leia os posts aqui).


Em maio deste ano, um homem não identificado foi executado com tiros de fuzil entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Imagens de câmeras de segurança que circularam na internet na época mostram a ação do pistoleiro. O vídeo foi editado e o G1 retirou parte da imagem em que mostra o momento do assassinato e também, para preservar a vítima.


Também em maio deste ano, três homens foram mortos a tiros e os suspeitos pelos assassinatos colocaram cartazes de alerta sobre os corpos com as palavras "não roubem" (veja foto abaixo). O crime aconteceu na cidade paraguaia de Yby Yaú, no departamento de Concepción, próximo a linha internacional de Pedro Juan Caballero, com Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul.


Três são mortos a tiros próximo à fronteira do Brasil com Paraguai e 'justiceiros' alertam sobre roubo. — Foto: Ponta Porã Informa


Fonte: G1

Leia Mais ››

Concurso Banco do Brasil: inscrições para 4.480 vagas são prorrogadas

O Banco do Brasil prorrogou as inscrições do concurso público para o total de 4.480 vagas até o dia 7 de agosto. São 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva, para todos os estados e o Distrito Federal. A seleção é para o cargo de escriturário, com os nomes de relacionamento de agente comercial e agente de tecnologia.


Sede do Banco do Brasil, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters


As inscrições, previstas para encerrar nesta quarta, agora podem ser feitas pelo site da Cesgranrio até as 23h59 de 7 de agosto, e têm valor de R$ 38,00.


A divisão das vagas é a seguinte:


VEJA O EDITAL NO SITE DA CESGRANRIO


2 mil vagas para Escriturário - Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;

240 vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.


O cargo de escriturário possui nomenclaturas específicas para uso no relacionamento com o mercado, que variam de acordo com a unidade em que o funcionário está lotado. Para este concurso, os candidatos podem concorrer para agente comercial, que trabalha na rede de agências do BB, em todo o país, ou para agente de tecnologia, que assume na área de Tecnologia, em Brasília.


Para participar da seleção, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.


A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais. O banco oferece ainda ajuda alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês e, cumulativamente, concede cesta alimentação no valor mensal de R$ 654,87.


Há possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência e previdência complementar. Os funcionários do BB possuem ainda acesso à Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB).


Do total, 5% das vagas são reservados para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.


O concurso terá provas objetivas e redação, previstas para o dia 26 de setembro, e seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19.


As provas objetivas terão questões de Conhecimentos Básicos (25 questões): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro; e Conhecimentos Específicos (45 questões), de acordo com a vaga pretendida:


Agente de Tecnologia:


Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários e Tecnologia da Informação.

Agente Comercial


Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários, Negociação e Vendas e Conhecimentos de Informática.

Serão ofertadas vagas em dependências situadas em todos os estados e no Distrito Federal. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a UF/Macrorregião/Microrregião e a cidade de realização das provas.



Ou seja, ao optar por concorrer à determinada UF/Macrorregião/Microrregião, o candidato estará automaticamente vinculado a ela para fins de realização de provas, de classificação e de contratação.


A seleção tem validade de um ano, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período. Ou seja, é nesse período que o banco pode chamar os candidatos aprovados.


No caso das dentro do cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.


Concurso ocorre após banco lançar PDVs

O concurso é lançado após o Banco do Brasil anunciar em janeiro a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários.


Em fevereiro, o BB informou que haviam sido validadas 5.533 adesões aos dois programas de desligamentos voluntários anunciados em janeiro.


Em julho de 2019, o banco anunciou outro plano de desligamento incentivado. Aderiram ao PDV 2.367 funcionários.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher é presa por ter vendido a filha por R$ 200 no RJ; dinheiro seria para comprar drogas, segundo a polícia

Uma mulher foi presa em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, nesta terça-feira (27) por ter vendido a própria filha por R$ 200. Segundo a polícia, a mulher confessou que vendeu a criança e o dinheiro teria sido usado para comprar drogas.


Mulher é presa por vender a filha por R$ 200 em São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Divulgação/Polícia Civil


De acordo com a polícia, o pagamento ainda foi feito de forma parcelada.


A criança é uma menina e foi vendida quando tinha cerca de um mês de idade, em abril de 2020, para um casal que mora em Saquarema. Ainda no ano passado, ela foi resgatada pelo Conselho Tutelar e ficou sob os cuidados da Justiça.


A mãe foi presa neste ano depois que um mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça por prometer ou efetivar a entrega de filho a terceiro, mediante pagamento ou recompensa, crime previsto no Artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente.


A mulher que comprou foi ouvida pela polícia na época do resgate da criança e vai responder em liberdade como coautora do crime.


Segundo a polícia, a mulher presa tem 10 filhos. Ela foi presa por agentes da 125ª DP, na localidade de Três Vendas e foi encaminhada para o sistema prisional na capital.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PMs aposentados morrem após tentativa de roubo a caminhão com celulares na rodovia Anhanguera

Dois policiais militares aposentados morreram durante uma tentativa de roubo a um caminhão com carga de celulares da Samsung, na madrugada desta quarta-feira (28), na região de Jundiaí (SP).


Tentativa de roubo ocorreu na madrugada desta quarta-feira (28) — Foto: Arquivo Pessoal


Segundo o G1 apurou, os policiais Eliseu Aparecido Silva Parreira e Paulo Roberto de Oliveira estavam fazendo escolta da carga avaliada em R$ 3 milhões, quando criminosos fortemente armados abordaram o caminhão.


De acordo com as informações, o motorista teria desembarcado e fugido. O veículo foi trancado e os criminosos não conseguiram levar a carga.


Policiais aposentados foram encontrados sem vida na região de Jundiaí — Foto: Arquivo Pessoal


Após o crime, os policiais não foram encontrados. Equipes da PM foram acionadas e, durante as buscas, encontraram o veículo com os policiais já sem vida em um barranco na altura do quilômetro 46 da Rodovia Anhanguera, entre Cajamar e Jundiaí (SP).



O carro e os policiais estavam com marcas de disparos de arma de fogo. Nenhum suspeito foi preso e o caso será investigado.


Em nota, a Samsung lamentou o incidente e informou que o caso está sendo investigado pelas autoridades competentes.


PMs aposentados morrem após tentativa de roubo a caminhão com carga da Samsung na rodovia Anhanguera — Foto: Reprodução/ Facebook


Fonte: G1

Leia Mais ››