segunda-feira, maio 27, 2024

Finacap 2024 muda de data e terá show de Gusttavo Lima na abertura

Programação da Finecap 2024


A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), anunciou na noite deste domingo (26) as programações completas do São João da Princesinha e da FINECAP, que acontecem nos meses de junho e setembro de 2024, respectivamente.


Em uma estrutura montada na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, a prefeita Marianna Almeida falou sobre a alegria de anunciar as atrações, que este ano, assim como nas demais edições de sua gestão, contemplam artistas locais, regionais e nacionais. "Sempre pensamos na FINECAP e no São João da Princesinha como formas de contemplar a pluralidade do público, assim como entendemos a importância de trazer o povo para dentro do evento, através das atrações musicais e grupos locais, além de uma estrutura que não promova divisões e sim inclusão. Dá para resgatar a cultura, promover nossa história e memórias e dinamizar a economia para todos", disse a prefeita.


 


São João da Princesinha


O evento que resgatou a tradição junina de Pau dos Ferros desde 2021, este ano vai acontecer no dia 14 de junho, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, a partir das 21h30, e vai contar com a apresentação cultural da Quadrilha Encanto Junina, além das atrações musicais Brenda Cibely, Banda Styllus e Ferro na Boneca.


 


FINECAP


A 27ª Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP) foi anunciada com o slogan “Sem Comparação” e já tem a confirmação de grandes parcerias, que possibilitaram ampliar quantitativamente e qualitativamente a programação, como o convênio com o SESC/Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e do Programa Nota Potiguar, e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.


O calendário se inicia dia 25 de agosto, com a Cavalgada do Vaqueiro, no clube ASSEC, incluindo homenagens e grande show de forró com Redondo e Banda Som do Norte e o Forró de Vaquejada de Samarony. Nos dias 30 e 31 de agosto, impulsionando a economia local e dando visibilidade aos pequenos empreendedores, será realizada a 4ª edição da Feirinha da Nossa Gente, na Avenida Getúlio Vargas, onde também acontecerá a XIX Vitrine Cultural Xanana Diógenes.


No aniversário de Pau dos Ferros, dia 4 de setembro, a Avenida Getúlio Vargas receberá mais um show de cultura, memórias e valorização das pessoas com a realização de mais um Desfile Comemorativo de Emancipação Política. Em 8 de setembro, às 8 horas, teremos a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e o Culto Cívico, às 18h, na Igreja Batista da Avenida Getúlio Vargas, em alusão aos 168 anos de história de Pau dos Ferros.


 


Para finalizar a programação, nos dias 12, 13 e 14 de setembro acontecerá a tradicional Feira de Negócios, com exposições das mais variadas empresas e segmentos da nossa cidade e estado, além das atrações musicais nos palcos da Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, como Gusttavo Lima, Mari Fernandez, Projeto À Vontade (Zezo Potiguar, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado), Calcinha Preta, Henry Freitas, Cavalo de Pau, dentre outros (ver lista completa abaixo). E no dia 15 de setembro, a novidade será um show adicional com Lukas Lemos e Trio Elétrico com a Banda Grafith.


 


Quinta-feira (12/09)


Everaldo Miguel


Skema Sertanejo


Abiel


Calcinha Preta


Gusttavo Lima


 


Sexta-feira (13/09)


Jarly Almeida


Pedro e Erick


Mari Fernandez


Henry Freitas


 


Sábado (14/09)


Catarina Ferreira


Anízio Júnior


Cavalo de Pau


Zezo Potiguar, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado (Projeto À Vontade)


 


Domingo (15/09)


Lukas Lemos


Trio Elétrico com Banda Grafith


Fonte: Prefeitura de Tibau


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra recorde histórico de doação de órgãos em um fim de semana

Com as captações de três doadores diferentes, 14 outras pessoas terão a oportunidade de uma nova vid


Desde o ano de 2020 o Rio Grande Norte não realizava um volume de captação de múltiplos órgãos como a que aconteceu neste final de semana, de 24 a 26 de maio. Com as captações de três doadores diferentes, 14 outras pessoas terão a oportunidade de uma nova vida.


“A nossa média é de três a quatro doações por mês. Neste final de semana aconteceram doações nos três dias, sexta, sábado e domingo. Então, desde 2020 a gente não conseguia esse número. Esse ato impacta não só na vida dos potiguares, mas também de outros brasileiros à espera por um transplante”, explicou Rogéria Medeiros, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do RN.


Na sexta-feira (24) foram doadas duas córneas, um coração, dois rins e um fígado; no sábado (25) foram duas córneas, dois rins e um fígado e no domingo (26), foram doados dois rins e um fígado. Todos os órgãos doados ficaram para transplante no estado, com exceção dos fígados que seguiram para o Ceará e Bahia.


*Parcerias*


Na última sexta-feira (24) outras duas operações também mobilizaram as equipes da Central de Transplantes do RN. A primeira foi a cirurgia realizada no Hospital Rio Grande primeiro permitiu zerar a fila por transplante de coração no RN. Uma parceria, a partir do convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), Governo Federal e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.


Também na sexta (24) foi realizada uma grande operação de transporte em UTI aérea para transplante de fígado em São Paulo, de uma paciente de 5 meses. O translado aconteceu através de uma parceria entre os governos do RN e Alagoas. O Projeto Salva Mais, resultado da integração entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros de Alagoas, foi o responsável pela transferência. Os pais da criança seguiram viagem em voo comercial através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Sesap.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte inicia campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Público-alvo são as crianças de um a menores de cinco anos de idade


O Rio Grande do Norte iniciou na segunda-feira (27) a vacinação das crianças contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação que acontece até 14 de junho em todo o Brasil, tendo como público-alvo as crianças de um a menores de cinco anos de idade.


As famílias devem levar todas as crianças entre entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias aos postos de vacinação para receber a gotinha contra a pólio durante esse período. A vacinação é a única forma de prevenção contra a pólio.


A campanha de 2024 é importante porque marca a fase de transição na substituição da prevenção contra a paralisia infantil das duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). A partir do próximo semestre o esquema de proteção e a dose de reforço serão feitos apenas com a VIP, de acordo com o Ministério da Saúde.


A abertura em solo potiguar foi marcada com uma atividade no Midway Mall, em Natal, com a presença do Zé Gotinha Potiguar, criação da equipe de imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que realizou a ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal.


A campanha busca reduzir o número de crianças não vacinadas e assim evitar o risco de reintrodução no Brasil do poliovírus, que é o responsável por causar a paralisia infantil. Dentro da faixa etária a ser vacinada no RN existe aproximadamente 248 mil crianças e a campanha tem como meta de cobertura 95% desse grupo.


Não registra-se casos de poliomielite no Brasil desde 1989 e o país tem a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem há 30 anos. Porém, em 2023, o país foi classificado como alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), por conta das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governadora Fátima Bezerra cumpre agenda em Mossoró nesta terça-feira

Nesta terça, a partir das 10h, em Mossoró, a chefe do executivo estadual visitará a obra de recuper


A Governadora Fátima Bezerra realiza agenda de compromissos nos municípios do Oeste nesta terça e quarta-feira (29). Nesta terça, a partir das 10h, em Mossoró, a chefe do executivo estadual visitará a obra de recuperação da RN-117, contemplada no Lote 1 do programa de Restauração das Rodovias.


À tarde, às 14h, será assinada a Ordem de Serviço de reforma e ampliação do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, no bairro Nova Betânia. 


Encerrando as agendas da terça-feira, em Baraúna, a governadora realiza visita ao canteiro de obras da RN-015.


Já na quarta-feira (29), às 10h, no município de Pau dos Ferros, será realizada visita ao canteiro de obras de recuperação da RN-117, entre os municípios de Pau dos Ferros e São Miguel, em seguida, às 11h, a governadora visitará as obras da nova sede do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Arizona.   


Ainda na quarta-feira a tarde, às 15h, a governadora Fátima Bezerra visitará a obra do IERN de Campo Grande, localizado no bairro São Pedro.



SERVIÇO

Evento: Agendas administrativas no Oeste


Terça-feira, (28/05)


Mossoró

 

10h - Visita ao Canteiro de Obras de Recuperação da RN-117 

Local: Entre o KM 0,00 ao KM 4,00 (Na saída de Mossoró)


14h - Assinatura da Ordem de Serviço de reforma e ampliação do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana 

Local: R. Duodécimo Rosado, 984 - Nova Betânia, Mossoró.


Baraúna


16h - Visita ao Canteiro de Obras de Recuperação da RN-015 

Local: Contorno de Baraúna (https://maps.apple.com/ll=-5.096579,-37.587481&q=Alfinete%20Fixado&t=h) 


Quarta-feira (29/05)


Pau dos Ferros


10h - Visita ao Canteiro de Obras de Recuperação da RN-177 

Local: Entre Pau dos Ferro e São Miguel - https://maps.apple.com/ll=-6.114781,-38.231836&q=Alfinete%20Fixado&t=h


11h - Visita ao Canteiro de Obras da nova Sede do Corpo de Bombeiro Militar 

Local: Rodovia BR 405, Bairro Arizona, ao lado da UERN.


Campo Grande


15h - Visita ao Canteiro de Obras do IERN 

Local: Local: R. Antônio Gondim, S/N, Bairro São Pedro.


Fonte: Defato

Leia Mais ››

DUPLA É PRESA POR FRAUDAR ANÚNCIO DE CARRO NO FACEBOOK E TENTAR DAR GOLPE COM CONSÓRCIO NO RN



Os indivíduos haviam clonado um anúncio de venda de um veículo no Facebook Marketplace, o qual havia sido publicado meses antes por um policial civil.


Dois homens foram presos na tarde desta quinta-feira (23) suspeitos de fraudar um anúncio de venda de carro no Facebook. Os presos tem 23 e 21 anos. As prisões aconteceram no bairro Tirol, Zona Leste de  Natal.


Eles foram detidos por policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal) e da Delegacia Especializada em Crimes de Trânsito (DECT/Natal).

Os indivíduos haviam clonado um anúncio de venda de um veículo no Facebook Marketplace, o qual havia sido publicado meses antes por um policial civil. Ainda segundo a polícia, com o anúncio simulado, a dupla tinha intenção de atrair clientes para o escritório onde trabalhavam, fazendo as vítimas acreditarem que o carro estava disponível para venda pela empresa. 

Segundo a Polícia Civil, o objetivo era persuadir os clientes a participarem de grupos de consórcio.

Os suspeitos já estavam em processo de negociação com uma potencial vítima, quando ela percebeu a duplicidade de anúncios, em seguida alertando o legítimo proprietário do veículo, que por coincidência é um policial civil da DECT/Natal, sobre a tentativa de golpe.

Agindo rapidamente, o policial civil se dirigiu ao local acompanhado da equipe da DEFD/Natal e efetuou a prisão em flagrante dos autores do crime


Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional onde permaneceram à disposição da Justiça.


Fonte: 98 FM  

Leia Mais ››

47° Homicídio Mossoró 2024: Homem de 38 anos é morto a tiros no Bairro Belo Horizonte



Mossoró registra o terceiro assassinato em 48 horas. Desta vez o crime aconteceu por volta das 18h00min desta segunda feira 27 de maio de 2024, na Rua João Vitor de Oliveira no Bairro Belo Horizonte.


Alan Rodrigo de Melo, conhecido como “Alan Bam Bam” de 38 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo, do tipo Pistola.


Segundo a PM ele estava sentado com uma filha menor na calçada de um comércio quando os atiradores chegaram e começaram a atirar


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil elucida homicídio contra adolescente e prende investigado no crime em Mossoró



Policiais civis da 15ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (15ª DHPP) deram cumprimento, nesta sexta-feira 24 de maio de 2024, a um mandado de prisão preventiva em desfavor de  Jefferson Lucas Nascimento Targino, de 18 anos de idade.


O mesmo é investigado pelo crime de homicídio em que foi vítima, João Victor Lima, na época com 17 anos. O adolescente foi morto a tiros, na madrugada do dia 25 de fevereiro do corrente ano, no Bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró.


João Victor participava de uma comemoração quando foi baleado em via pública. Ele chegou a ser socorrido por populares, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Alto São Manoel, mas acabou não resistindo.



Após ser preso, por deteminação da justiça, Jefferson Lucas, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Mulher é presa pela PM após denuncia de tortura contra filha de 2 anos na Comunidade da Maisa zona rural de Mossoró



A Polícia Militar prendeu na noite deste domingo, uma mulher de 36 anos de idade, sob suspeita da prática de tortura contra sua filha de 2 anos de idade. O caso aconteceu na Comunidade da Maísa, zona rural de Mossoró.


De acordo com PM, Francisca Jaqueline da Silva 36 anos, teria chegado em casa, possivelmente sob efeito de álcool e espancado sob tortura a criança.


Ao tomar conhecimento através de vídeo, gravado pela filha mais velha de Francisca, vídeo que circula nas redes sociais, policiais militares do destacamento da Maísa, realizaram diligências e prenderam a suspeita.



Após ser presa, ela foi conduzida à delegacia de plantão da Polícia Civil, onde foi autuada em flagrante, pelo delegado Caetano Balmamn, pelo crime hediondo de tortura e encaminhada à Penitenciária Feminina Mário Negócio.


Ela deverá passar por audiência de custódia nesta segunda feira. A criança foi encaminhada ao Instituto Técnico de Perícia (Itep), onde foi submetida a exame de corpo de delito. O resultado do exame comprobatório será anexado ao inquérito e remetido a justiça.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

'Morreu nos meus braços', diz marido de mulher assassinada por cunhado em Mossoró

Rossileny Silvino Ribeiro Dantas, de 37 anos, foi assassinada em Mossoró — Foto: Cedida


"Morreu nos meus braços", lembra o mestre de obras Francisco Claudenilson Dantas, sobre a esposa, Rossileny Silvino Ribeiro Dantas, de 37 anos, assassinada no último sábado (25) em Mossoró, no Oeste potiguar. O cunhado da mulher, apontado, como o autor do crime pela Polícia Civil, fugiu e não foi preso até esta segunda (27).


Francisco Claudenilson, 38 anos, era casado com Rossileny há sete anos e ajudava nos cuidados dos dois filhos que ela tinha de outro relacionamento, de 11 e 13 anos. Segundo ele, o assassinado ocorreu durante uma briga entre a mulher e o marido da irmã dela, após uma discussão entre crianças da família.


Ainda de acordo com Francisco, as famílias moravam perto uma da outra, e Rossileny foi almoçar na casa da irmã, no sábado. Ele também foi ao almoço, mas voltou para casa ainda no início da tarde, enquanto a esposa permaneceu no local.


Francisco voltou à casa onde o crime aconteceu no fim da tarde, para buscar Rossileny.


"Escutei uma discussão da esquina, ouvi a voz alterada da minha esposa. Cheguei, perguntei o que estava acontecendo, e ela disse que estava dizendo umas verdades. Peguei na mão dela duas vezes para levar ela para casa. O pai dela também. Mas ela quis ficar", relatou.


Ainda de acordo com o marido, a situação parecia mais tranquila quando ele começou a fazer o caminho de volta para casa.


"Acho que um minuto e meio depois, quando eu viro na esquina, escuto os gritos. Na mesma hora, voltei na carreira, pensando que ele estava fazendo mal à esposa dele, mas, quando cheguei, já vi minha esposa baleada. Ele não estava mais. Assim que ele fez isso, entrou no carro e foi embora", disse Francisco.


Francisco disse que ele e outras testemunhas realizaram massagem cardíaca em Rossileny por cerca de 20 minutos, mas ela não resistiu aos ferimentos. Ainda de acordo com ele, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local 50 minutos após o fato.



"Ela morreu nos meu braços. Eu esperava ela reagir, mas foi perdendo os sinais, a pulsação, ai não tinha como", disse.

Francisco confirmou a versão da Polícia Civil de que o atrito entre a esposa e o cunhado começou por causa de uma discussão entre as crianças da família - porém, ele afirma que os dois já não tinham um bom relacionamento.


"Ele já vinha com uma raiva dela, porque ela sempre se metia. Ele batia na esposa e minha esposa se metia. Porque ela não era uma irmã, era uma mãe. Ela cuidava do pai dela, da mãe, dessa irmã e de outro irmão. A minha mulher era praticamente uma mãe para a irmã. Devido às circunstâncias, ela foi se envolvendo, porque queria o bem deles", relatou.


O marido de Rossileny ainda afirmou que foi ela quem conseguiu a casa alugada, para a irmã morar, bem como ajudou na mudança do casal para o bairro.


"Minha esposa pagou com a vida por fazer o bem. Para mim, ele já vinha planejando. Eu quero que ele seja preso e quero que ele pague por crime premeditado. Ele premeditou o crime contra a minha esposa. Como é que ele já tinha uma arma embaixo da cama, pronta para uso?", questiona.


Segundo ele, a irmã de Rossilene e o suspeito do crime estavam juntos há cerca de um ano e meio.


Investigação

O crime aconteceu na Rua Antônio Galdino de Freitas, no bairro Vingt Rosado, entre o fim da tarde e início da noite de sábado (25). O homem fugiu em seguida, de carro.


Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Rossileny sofreu um tiro no rosto e outro no abdômen. A esposa do suspeito, que é irmã de Rossilene, também sofreu um tiro de raspão no braço, mas não corre risco de morte.


"A briga entre eles teria se iniciado por causa da discussão entre duas crianças. Por causa dessa discussão, ele foi até seu quarto pegar a arma. A caminho do quarto, a sua companheira decidiu ir atrás dele, momento em que foi chamada de rapariga. Rossileny foi atrás deles no intuito de defender sua irmã, momento em que ele pegou a arma e efetuou os disparos", informou a delegada Luana Vidal


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou a morte de Rossileny ainda no local.


Segundo a Polícia Civil, o homem já tinha passagem pela polícia por ameaça e vias de fato contra uma mulher, registrada no início de 2023. A vítima que registrou a ocorrência, no entanto, não era a companheira atual dele, irmã de Rossileny.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cão farejador da Polícia Civil do RN morre após ser atacado por enxame de abelhas

Dragon tinha pouco mais de 2 anos de idade — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Um cão farejador da Polícia Civil morreu após ser atacado por um enxame de abelhas no canil da própria corporação, em Natal, neste fim de semana. Dragon, que era da raça pastor-belga-malinois, tinha 2 anos e 3 meses de idade.


Segundo a Polícia Civil, o animal foi "socorrido rapidamente" pela equipe do canil, mas não resistiu. A morte do animal foi comunicada nesta segunda-feira (27) pela polícia.


O cão farejador tinha pouco mais de um ano de serviços prestados à Polícia Civil, coporação pela qual participou de diversas operações. Dragon era considerado elemento importante na busca por drogas, devido ao apurado faro.


Dragon durante operação com a Polícia Civil — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Em nota, a Polícia Civil informou que a morte prematura de Dragon deixou a equipe de policiais enlutada, e que o animal era um parceiro leal e um herói de quatro patas.


"Ele era também um companheiro incansável, sempre pronto para oferecer um afago. Sua alegria contagiante e lealdade inabalável conquistaram o coração de todos nós. Sentiremos saudades de seu latido forte, de seu olhar atento e de sua presença reconfortante", lamentou, em nota, a Polícia Civil.


Dragon em treinamento com a Polícia Civil — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguar apontado como um dos 10 criminosos mais procurados do RN é preso com documentos falsos no Peru

Algemas; prisão — Foto: Bruna Bonfim/g1


Um potiguar foragido da Justiça, condenado a mais de 32 anos de pena, foi preso no último sábado (25) no Peru, segundo informou a Polícia Federal.


De acordo com a PF, o homem era um dos dez criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte, tinha o nome incluído na difusão vermelha da Interpol e estava escondido na cidade de Pucallpa, no Peru. Apesar disso, a corporação não informou a identidade do preso.


A prisão foi realizada por meio de uma ação de cooperação entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (Ficco), a policial internacional e a Polícia Nacional Peruana (PNP).


"A inclusão do nome do preso na Difusão Vermelha da Interpol foi decorrente de representação policial no bojo da Operação Pélagos, na qual foi denunciado pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e por integrar o comando de organização criminosa armada", informou a PF.

O homem foi preso pela Polícia Nacional Peruana (PNP), que inicialmente o deteve em flagrante por três tentativas de homicídio, e por ter realizado vários disparos de arma em via pública.


No entanto, a Força Integrada do Rio Grande do Norte suspeitou do uso de documentos de identidade falsa na ocorrência e, após investigação, confirmou a verdadeira identidade do foragido.


O preso já tinha realizado fugas do Centro de Detenção Provisória no Rio Grande do Norte em 2008 e de um presídio de segurança máxima da Paraíba em 2018, inclusive com utilização de explosivos.


"Além da difusão vermelha, existem ainda dois mandados de prisão pendentes de cumprimento em seu desfavor emitidos pela 3ª Vara da Comarca de Macaíba/RN e pela Vara de Execução Penal de João Pessoa/PB", informou a PF.


Segundo a PF, será iniciado um processo de extradição, que pode ser condicionado ao cumprimento de pena no Peru, já que ele também cometeu crimes no país.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso ao ser flagrado com 8 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala no Aeroporto de Natal

Droga foi encontrada em fundo falso de mala, no Aeroporto de Natal — Foto: PF/Divulgação


Um passageiro de voo internacional foi preso após ser flagrado com 8,2 kg de cocaína escondidos no fundo falso de sua mala. O caso aconteceu no último sábado (25) no Aeroporto de Natal, segundo informou a Polícia Federal.


O entorpecente tinha saído de São Paulo com destino à Europa. O preso é um homem de 24 anos, paraense, que deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.


Segundo a PF, a ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina, no momento em que a bagagem do passageiro foi submetida ao aparelho de raios-X, que acusou uma substância considerada suspeita.


"Identificado o passageiro, este acompanhou a abertura da mala, ocasião em que a droga foi encontrada em um fundo falso", informou a PF.


O homem recebeu voz de prisão e seguiu escoltado para a sede da Polícia Federal onde foi autuado em flagrante.


Ainda de acordo com a polícia, durante o interrogatório, o homem declarou que mora em Belém e que foi contratado por pessoas desconhecidas através de um aplicativo de mensagens, para ir até São Paulo, onde recebeu a mala.


O suspeito também relatou que foi orientado a entregar a mala a outra pessoa logo que desembarcasse no aeroporto de Lisboa, em Portugal.


Indiciado por crime de tráfico internacional de drogas, o homem passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e segue custodiado na Superintendência da Polícia Federal, à disposição da Justiça.


Desde janeiro, a PF já apreendeu quase 30 kg de drogas no aeroporto Aluízio Alves.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professor: Governo Lula assina acordo de reajuste com uma só entidade

Mariana Andrade/Metrópoles


O governo Lula (PT) assinou na noite desta segunda-feira (27/5) acordo de reajuste salarial com professores de universidades e institutos federais, válido para os anos de 2025 e 2026. Não está previsto reajuste salarial neste ano de 2024.


O termo foi assinado entre os ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Educação (MEC) e representantes da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes). O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) ficou de fora.


Segundo o documento, cada classe e cada nível vai ter um índice diferenciado, não havendo mais um índice unificado. O menor vai ser de 13,3% e o maior, de 31%.


Impacto na folha para os docentes em 2026 da ordem de R$ 6,2 bilhões. Para 2025, o impacto é maior, mas o governo não tem ainda o dado.


“Durante seis anos os servidores ficaram sem espaço de diálogo para apresentar suas demandas”, disse o secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo. Ele relembrou que, apesar das dificuldades da transição, o governo Lula aplicou 9% de reajuste linear em 2023.


Para 2024, foi concedido um reajuste nos benefícios (auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche) pagos aos servidores do Executivo federal.


O auxílio-alimentação dos servidores federais subiu de R$ 658 para R$ 1 mil; o auxílio-saúde, de R$ 144 para R$ 215; e o auxílio-creche, de R$ 321 para R$ 484,90. Os recursos para bancar esses reajustes já estão reservados no Orçamento de 2024. Feijóo destacou que ainda não é a equiparação desejada em relação aos Poderes Legislativo e Judiciário, mas já é um aumento substancial.


“Produzimos ganhos importantes na tabela salarial dos docentes, combinando reajuste com reestruturação. Isso fez com que nós tivéssemos importantes ganhos para a categoria”, defendeu Feijóo. Se somados os reajustes dos quatro anos, no piso da carreira, os aumentos somam 43% em quatro anos, e a 28% no topo da carreira.


Reunião em 3 de junho

Existe sinalização do governo para nova reunião na próxima segunda-feira (3/6), quando o governo dará resposta à contraproposta apresentada nesta segunda pelo Andes.


O presidente do Andes, Gustavo Seferian, reclamou da negociação.


“O governo federal acaba de dizer que vai assinar o acordo com o Proifes, numa reunião secreta. É a consumação de uma farsa, de um golpe, que estava se dando neste local, aqui no prédio da MGI”, afirmou. “Temos necessidade de reconhecer que a nossa luta continua. O (José) Feijóo (escolhido por Lula para negociar com servidores) está rasgando a história de defesa da democracia, que movimento sindical em anos de ouro pode ter no nosso país, tá rasgando o respeito do Lula”, concluiu.


Feijóo ressaltou que todas as categorias sabem que não será possível reajuste salarial em 2024 e disse que em 2024 o reajuste não é zero, porque houve impacto de R$ 4,5 bilhões neste ano do reajuste concedido no ano passado, além do impacto de R$ 3 bilhões no reajuste nos benefícios.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Caso Marielle: após bilhete, Moraes manda PF ouvir delegado preso

Fernando Frazão/Agência Brasil


O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa deve prestar depoimento na Polícia Federal. A determinação veio do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um bilhete com uma “súplica”.


Barbosa está preso por supostamente ter participado do planejamento do assassinato da vereadora Marielle Franco. Ele também teria atuado para proteger os mandantes da execução da parlamentar, que foi executada junto com o motorista dela, Anderson Gomes. As informações são do O Globo.


O delegado da Polícia Civil do Rio enviou um bilhete a Moraes no qual ele fazia a solicitação para prestar depoimento. “Ao Exmo. Ministro, por misericórdia, solicito que V. Exa. faça os investigadores me ouvirem, pelo amor de Deus”, anotou Barbosa de próprio punho.


O desejo de prestar depoimento já havia sido manifestado pelo ex-chefe da Polícia Civil há cerca de um mês. À época, o pedido foi feito por meio de uma petição direcionada ao STF.


Moraes deu cinco dias de prazo para que os investigadores da Polícia Federal ouçam Barbosa. “Senhor delegado, e encaminho-lhe os termos da decisão de cópia anexa para adoção das providências necessárias ao seu cumprimento, no sentido de proceder à oitiva do denunciado Rivaldo Barbosa de Araújo Júnior”, determinou.


Reprodução de bilhete Rivaldo Barbosa




No dia 24 de março foram presos, além de Barbosa, os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão. Eles são, respectivamente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e deputado federal pelo Rio de Janeiro. Os Brazão foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo envolvimento na morte da vereadora e do motorista dela.


Os três foram citados na delação premiada do assassino confesso no crime, Ronnie Lessa. A motivação do caso seria a atuação de Marielle na contra a regularização de áreas de interesse dos irmãos e da milícia no Rio de Janeiro.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Produtores de carne anunciam doação de 2 mil toneladas de proteína animal para vítimas da tragédia no RS



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (27) com associações de empresas que atuam na produção de carne no Brasil. Na ocasião, o setor anunciou que vai doar 2 mil toneladas de carnes bovina, suína e de aves, além de ovos, para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul.


Lula se reuniu com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e daAssociação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), além de empresários do setor.


Segundo o ministro Fávaro, o principal problema para a chegada de proteína animal para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul é a logística. As empresas têm dificuldade de fornecer o material para abastecer essas pessoas.


De acordo com ele, a ideia é usar centros de distribuições de empresas próximos aos locais que foram atingidos para armazenar e distribuir as doações.


Fávaro disse que as 2 mil toneladas não serão entregues de uma vez, seja para as cozinhas solidárias ou diretamente para as famílias.


O fornecimento será realizado "pelo tempo que for necessário" segundo o ministro e de acordo com a demanda local.


"Então, agora começa o trabalho de fato, mão na massa para botar o Rio Grande do Sul no seu devido lugar, que é produzir, gerar emprego, oportunidade de gratidão pra todos os brasileiros", afirmou o ministro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes dá prazo para PF ouvir Rivaldo Barbosa sobre caso Marielle

O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa tem direito a não incriminação durante depoimento


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribuna Federal), determinou nesta 2ª feira (27.mai.2024) que a PF (Polícia Federal) ouça o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa em até 5 dias. O policial é indicado como o “mentor” do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), em 2018.


A decisão de Moraes se dá depois de um bilhete assinado por Barbosa, que está preso desde 24 de março, em que ele pede “pelo amor de Deus” para ser ouvido sobre o caso pela corporação. O documento foi obtido pelo jornal O Globo.


A determinação do ministro assegura que Barbosa possa ficar em silêncio e o direito a não autoincriminação, ou seja, o delegado da Polícia Civil não precisa responder questionamentos que possam resultar em seu prejuízo. Eis a íntegra do documento (PDF – 148 kB).


Fonte: Poder 360

Leia Mais ››

Chuvas no RS: pagamento do Bolsa Família para 21,6 mil famílias atingidas está previsto para quarta, diz governo

Carros e estrada na cidade de São Leopoldo (RS) no dia 12 de maio de 2024 — Foto: Nelson Almeida/AFP


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) informou à TV Globo nesta segunda-feira (27) que, na próxima quarta-feira (29), 21.681 famílias do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuva vão receber pagamentos do Bolsa Família.


Segundo o governo, são famílias que moram em regiões em estado de calamidade e em situação de vulnerabilidade, que estão em abrigos ou foram acolhidas por outras famílias.


De acordo com o MDS, as beneficiárias não estavam no programa Bolsa Família, mas preenchem os requisitos para integrar o programa de assistência e foram incluídas pelas equipes do Programa Busca Ativa – RS.


Conforme o Executivo, cada família receberá na próxima quarta valor entre R$ 600 e R$ 700. O custo total da folha extra será de R$ 15,6 milhões.


O plano de inclusão das famílias na folha extra foi antecipado à TV Globo e ao g1 pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, no dia 13 de maio.


As famílias que estavam na folha normal do Bolsa Família já receberam o pagamento no último dia 17.


Número beneficiários pode aumentar

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, explicou que os cerca de 630 mil gaúchos desabrigados ou desalojados estão divididos em aproximadamente 230 mil famílias.


"O que estamos fazendo agora é indo a cada família dessa para poder fazer o cadastramento, ver quem preenche o requisito. Eu posso dizer que temos bem mais do que estas 21.681 famílias. Não sabemos ao certo qual o tamanho, mas será um número bem maior infelizmente. E a orientação é dar todo o apoio para estas famílias que mais precisam no Rio Grande do Sul", afirmou Dias.


Fonte: g1

Leia Mais ››