terça-feira, junho 28, 2022

Santa Casa de BH confirma duas mortes de pacientes após incêndio; Causas dos óbitos serão investigadas

A assessoria de imprensa da Santa Casa de Belo Horizonte confirmou, no fim da noite dessa segunda-feira (27), as mortes de dois pacientes após incêndio que atingiu o 10º andar da unidade de saúde. 


A instituição afirma que as pessoas, que não tiveram nomes e idades divulgados, não sofreram queimaduras. Os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para que as causas dos óbitos sejam investigadas.


Foram mais de 950 pessoas evacuadas e 15 transferidas para outros hospitais.


Pessoas ficaram no meio de avenida na Região Leste de Belo Horizonte. — Foto: Rodrigo Barraza/TV Globo


Após vistoria, a corporação afirmou que não houve dano estrutural no prédio.


Por meio de nota, a Defesa Civil de Belo Horizonte também informou que não foram registrados danos estruturais no prédio da Santa Casa. Ainda conforme o órgão, foram verificados danos no revestimento, mobilhas e parte elétrica. Área preventiva foi isolada.


Enquanto os militares debelavam o incêndio, pacientes, acompanhantes e funcionários tiveram que ficar nas ruas do entorno da Santa Casa.


Equipes do Corpo de Bombeiros estão na Santa Casa — Foto: Henrique Campos / TV Globo


Só no início da madrugada desta terça-feira (28) foi possível o retorno para as dependências do hospital.


"Esse incêndio se iniciou no 10º andar, onde funciona a UTI desse hospital e teria sido provocado, a princípio, devido a um vazamento de O2 (oxigênio) combinado com a pane, um colapso de um determinado equipamento. Imediatamente, as equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o combate ao incêndio e evacuaram todo o hospital, especialmente aquelas pessoas que poderiam ser evacuadas naquele momento. O incêndio já foi debelado, não existe risco e não existe o registro de vítimas", detalhou o tenente Pedro Aihara , porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Cerca de um hora antes, o Corpo de Bombeiros já havia informado que não foram registradas mortes por queimaduras.


"Não houve nenhum tipo de óbito em decorrência direta do incêndio. Nenhuma pessoa que, por uma questão de queimadura, por inalação de fumaça ou por outro produto da combustão, ela tenha se transformado em óbito. O que ocorre é que, durante o momento de transferência, houve alguns óbitos já confirmados de vítimas que, pelo fato do 10º andar ser de Centro de Terapia Intensiva existiam várias vítimas graves, e algumas dessas vítimas vieram a óbito nesse momento da transferência. O que a direção do hospital realiza neste momento é a investigação, esses corpos vão ser conduzidos ao IML para que possa ser verificado se o óbito foi em decorrência da transferência ou do próprio quadro de saúde que esses pacientes apresentavam", afirmou o tenente Pedro Aihara , porta-voz do Corpo de Bombeiros.


Veja o comunicado na íntegra da Santa Casa:


"Acerca do incêndio ocorrido na ala C do 10º andar da Santa Casa BH, a instituição informa que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial. A área onde ocorreu o incêndio encontra-se interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais áreas voltaram ao seu funcionamento regular.


No momento do início do incêndio, haviam 931 pacientes internados. Os que se encontravam no 10º e 9º andares foram removidos, mas já estão retornando e recebendo a devida assistência. Foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).


A Santa Casa BH agradece o trabalho realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ressalta, ainda, o trabalho e a disposição dos funcionários e brigadistas da instituição".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sisu do 2º semestre: inscrições começam nesta terça

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2022 começam nesta terça-feira (28) e vão até 23h59 de sexta-feira, 1º de julho. Os interessados devem se inscrever pela página do programa.


Alunos em sala de aula na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). — Foto: Acervo/Grupo Tiradentes


O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para selecionar alunos que estudarão em instituições de ensino públicas.


Para participar, o candidato deve ter tirado nota superior a zero na redação e não pode ter participado do Enem na condição de treineiro.



No ato de inscrição, ele deve marcar duas opções de curso e ficar atento às notas de corte parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição (entenda mais abaixo).


Resultados

Haverá apenas uma lista de selecionados, a ser divulgada em 6 de julho de 2022.


O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:


exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente;

em sua 2ª opção, se só a nota dela for alta o bastante.

Para quem conseguiu índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permitirá a matrícula apenas na que foi colocada como prioritária.


Como funcionam as notas de corte parciais?

Para consultar as notas de corte parciais, é preciso selecionar um curso e uma modalidade (ampla concorrência ou algum tipo de cota social) no site do Sisu a partir de 29 de junho.

Se o candidato estiver logado, ele verá também qual a sua posição na lista dos que já se inscreveram.

Por exemplo: um estudante que tenha média de 760 pontos no Enem, nos critérios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), digita "medicina" na busca. Ele vê que, no campus de Natal, a nota de corte parcial para ampla concorrência é 859,53:

São 49 vagas. Isso quer dizer que, de todos os que se inscreveram neste curso até 0h de quarta-feira, a 49ª nota mais alta era justamente 859,53. Por isso, ela é considerada a nota de corte parcial.

Se o candidato digitar sua senha, verá no sistema qual a sua colocação: como ele tirou 760 pontos, no momento, está em 150º lugar (exemplo fictício).

Caso ele deseje trocar de curso e escolher um cuja nota de corte parcial seja mais baixa, basta mudar sua inscrição. É possível fazer essas alterações quantas vezes quiser, até quando o processo do Sisu é encerrado. O sistema vai considerar a última marcação feita.

Exatamente por ser um processo seletivo dinâmico, as notas de corte parciais são flutuantes. Sempre à meia-noite, o Ministério da Educação (MEC) atualiza esses balanços.


Cronograma do Sisu do 2º semestre

Inscrições: de 28 de junho a 1º de julho

Resultados: 6 de julho

Matrículas: de 13 a 18 de julho


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 40 são encontrados mortos dentro de caminhão nos EUA

Mais de 40 pessoas foram encontradas mortas em uma carreta de um caminhão perto da cidade de San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (27).


O governador Greg Abbott afirmou que são 42 mortos. O Corpo de Bombeiros, porém, informou que encontrou 46 corpos empilhados no interior do veículo.


Não há crianças entre os mortos, afirmaram os bombeiros.


Outras 16 pessoas foram encontradas vivas e levadas a hospitais da região, segundo dirigentes do governo local. De acordo com os bombeiros, 4 dos sobreviventes são crianças.


Mais de 40 são encontrados mortos dentro de caminhão nos EUA nesta segunda-feira (27). — Foto: ABC via Reuters


A hipótese inicial é que as vítimas são imigrantes, de acordo com o "New York Times". Acredita-se que todos os que estavam na carreta entraram nos EUA de forma ilegal.


Autoridades informaram que no grupo resgatado com vida há dois guatemaltecos, mas não há mais informações sobre as nacionalidades das vítimas e dos demais sobreviventes.


O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou que o cônsul mexicano está indo para o local e que a nacionalidade das vítimas é desconhecida.


O caminhão foi descoberto próximo a trilhos de trem na região de Southwest Side em San Antonio. A cidade fica a cerca de 250 km da fronteira entre Estados Unidos e México.


A polícia de San Antonio faz buscas pelo motorista do veículo, que, aparentemente, abandonou o caminhão.


Três pessoas foram detidas, mas a polícia não explicou a relação delas com o caso.


O Departamento de Segurança Interna dos EUA assumiu a investigação.


Viaturas de polícia perto do caminhão onde foram encontrados mais de 40 corpos nos EUA, em 27 de junho de 2022 — Foto: Kaylee Greenlee Beal/Reuters


Não se sabe ainda como as pessoas morreram. Há uma onda de calor nessa região do Texas —nesta segunda-feira, foi registrada temperatura de 39,4ºC. Não havia água no espaço onde as pessoas estavam amontoadas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acidente com gás tóxico na Jordânia deixa ao menos 12 mortos e mais de 200 feridos

Fazendo upload: 601518 de 601518 bytes.


Na Jordânia, pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas devido ao vazamento de um gás tóxico no porto de Aqaba, nesta segunda-feira (27). Veja no vídeo acima.


Uma câmera de segurança registrou o momento em que um cabo que levantava um tanque de 25 toneladas se rompeu, derrubando um contêiner. A explosão formou uma grande nuvem amarela.


Esse gás tem alta concentração de cloro, o que o torna nocivo ao ser humano. Segundo a Defesa Civil, equipes especializadas estão lidando com o vazamento.


Fonte: Jornal da Globo

Leia Mais ››