sexta-feira, agosto 09, 2013

Grave acidente na RN-288 próximo a Caicó

Diante do grave acidente ocorrido nesta noite de sexta feira (09) na RN-288, entre as cidades de Caicó e São José do Seridó, exatamente ha um quilômetro após o contorno viário da BR-427, policiais do DPRE levantaram a seguinte situação técnica: o veículo Celta viajava sentido Natal e o Peuget 207 vinha com sentido a Caicó, os integrantes, que são do bairro Mainard em Caicó vinham da cidade de São José do Seridó.

O Celta de placas OJX-2867 Natal, cor branca, era guiado por MARIANO SOARES BEZERRA DE MENDONÇA, este teve apenas escoriações, já a sua companheira, DANELLY PEREIRA DOS SANTOS ALVES teve as duas pernas fraturadas no acidente.

Já o veículo Peugeot 207, era guiado por ANDREA PAIVA FERNANDES, e tinha como passageiros JOSÉ CIRNE DE MEDEIROS NETO, SÔNIA BENÍCIO DOS SANTOS  e viajava neste veículo uma criança de dois aninhos, que nada sofreu, e o restante dos ocupantes foram levados ao H.R.C, sem escoriações aparentes.

Um detalhe chamou a atenção nesta ocorrência, trata-se de Mariano Soares de Mendonça, segundo informações de policiais, o homem teve sua liberdade concedida no dia de hoje pela manhã, já que o mesmo estava preso de justiça na Penitenciária Estadual do Seridó (Pereirão), o carro, um veículo tipo Celta, pertence a uma locadora.

Agentes do DPRE ainda vão apurar as causas do acidente, tendo em vista que precisa averiguar tecnicamente o ambiente do acidente e ouvir os ocupantes dos dois veículos, principais testemunhas do ocorrido.

Nesta matéria abro um parêntese para mencionar o belo trabalho do Corpo de Bombeiros de Caicó, que em meio a tantos destroços não mediu esforços para acalmar as vítimas e salvar uma delas que estava presa entre o banco carona e o painel do veículo Celta. 



Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Cartórios devem informar óbitos de julho até segunda-feira

Os 78 cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Norte cadastrados na Previdência Social devem comunicar ao INSS, até segunda-feira (10) a relação de todos os óbitos ocorridos no decorrer do mês de julho.

Neste mês o prazo foi prorrogado, pois no dia 10 de agosto, limite para o envio das informações ao Sistema Informatizado de Comunicação de Óbitos – Sisobinet,  será  um sábado.

As informações devem ser repassadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www. previdencia. gov. br.  No link lista completa de serviços ao empregador, sistema para cadastramento e atualização dos dados de óbitos para cartórios de registros

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente envolvida na morte de agente penitenciário vai para o CIAD

A adolescente de 16 anos que confessou participação na tentativa de resgate do namorado, o detento Wilson Medeiros, mais conhecido como “Folha” e resultou na morte do agente penitenciário Maxwell André Marcelino, 44 anos, na quinta em Parnamirim, foi transferida no final da manhã desta sexta-feira para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator Padre João Maria (Ciad) na Zona Norte.

Segundo agentes da delegacia de plantão da Zona Sul, a adolescente estava na delegacia e em uma primeira tentativa não foi aceita no Ciad Padre João Maria, devido à falta de vagas segundo a coordenação da unidade.

A adolescente retornou a delegacia de plantão e por volta das 12h após decisão judicial determinando a transferência, a adolescente foi conduzida novamente para o Ciad, onde deverá permanecer à disposição da Justiça.

A namorada do detento foi apreendida no Hospital Wlafredo Gurgel após receber os primeiros socorros com ferimentos de bala, ocasionados durante tentativa de resgate e tiroteio com os agentes penitenciários.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presidente da Fenam e Sinmed emite nota sobre denúncia de emprego fantasma

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, vem sendo acusado de extrapolar o limite máximo de horas semanais trabalhadas e receber como funcionários público irregularmente. Em resposta, ele emitiu uma nota de esclarecimento.

Em contato com o portalnoar.com, Geraldo Ferreira disse que não poderia falar sobre o assunto neste momento, pois o caso estaria na Justiça cobrando danos morais pelas denúncias feitas. Ele adiantou apenas que os dados divulgados e que serviram como base para a denúncia estariam desatualizados. Essas informações estariam disponíveis no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Cndes).

Nota do presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira:

É bom se saber respeitado, estimado, querido, amado.

Nestes momentos de tempestade, a força que me alimenta é a confiança de tantos e a gratidão sincera, que brota dos corações reconhecidos.

Nunca pensei que uma agressão brutal de alguém contra minha pessoa, que a princípio ignorei, por entendê-la desqualificada, fizesse nascer essa rede de solidariedade, que me confortou a alma.

Informo que as ações judiciais estão sendo preparadas e o autor da calúnia não responderá só em Natal, RN. Ações, por quem se sentiu agredido, familiares e instituições, serão desencadeadas em lugares tão distintos como Natal, Brasília e São Paulo. Vamos ver se o valente vai conseguir provar suas calúnias ou amargará a reparação financeira, garanto que não vou pedir pouco, ou a cadeia pelo seu crime.

Estou em paz comigo mesmo e revigorado para a luta.

Para não cair na pieguice deixarei para oportunamente fazer um relato mais apurado das mensagens que tenho recebido, de médicos, residentes, estudantes, familiares, amigos e pessoas da população, que compreendem e valorizam o que faço para melhorar um pouco o mundo que vivemos. Só posso adiantar que o primeiro comentário feito na calúnia publicada no blog  foi significativamente -Mentira, dito por um residente do Hospital citado.

Obrigado o todos.

Dr. Geraldo Ferreira Filho – Presidente da Fenam e Sinmed RN

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Menino de três anos morre afogado em cisterna de sítio no Agreste

Imagem ilustrativaUma criança de três anos de idade morreu na noite desta quinta-feira (8), após ter caído numa cisterna do sítio Torrões, localizado na zona rural de Queimadas (na região do Agreste paraibano). Segundo informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o acidente aconteceu enquanto o menino brincava nas proximidades do reservatório.

Apesar de o menino ter sido socorrida por moradores, mesmo com o atendimento da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a criança não resistiu e morreu no local.

O corpo foi encaminhado para a perícia no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande e já foi liberado na manhã desta sexta-feira (9).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher tem cabeça arrancada ao cair de prédio em Porto Alegre

A cabeça de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada na avenida Salgado Filho, no centro de Porto Alegre (RS), no início da tarde desta sexta-feira. A perícia está no local e investiga se o caso se trata de suicídio ou homicídio. 

Segundo informações preliminares da Brigada Militar, a mulher de aproximadamente 34 anos teve a cabeça arrancada ao bater a região do pescoço em um muro de concreto. A cabeça foi encontrada no chão, próximo ao viaduto Loureiro da Silva. O corpo ficou sobre uma sobreloja que funciona junto ao prédio de onde a mulher teria caído. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Equipe busca DNA de suposta modelo da Mona Lisa

A tumba dos familiares de Lisa Gherardini, que seria a mulher usada como modelo por Leonardo da Vinci para pintar o quadro "Mona Lisa", será aberta nesta sexta-feira (9) para retirada de material genético. Especialistas pretendem verificar se os restos mortais encontrados em escavações em Florença seriam de Lisa Gherardini.

Para isso, irão recolher materiais genéticos da família Gherardini. Na tumba, estão os corpos do marido de Lisa, Francesco di Bartolomeu Del Giocondo, e de seus dois filhos. 

O exame do DNA é o momento chave da pesquisa sobre os restos mortais de Mona Lisa, que começou há dois anos junto com as escavações realizadas pela Província de Florença no ex-convento de Sant Úrsula. Segundo os especialistas, Lisa Gherardini morreu em 15 de julho de 1542. 

"O encontro dos restos mortais da família de Lisa Gherardini é fundamental porque permitiria uma comparação entre o DNA retirado nos últimos meses dos restos de Sant´Orsola com os que serão retirados hoje", explicou Silvano Vincenti, responsável pela pesquisa e pelo Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos Culturais e Ambientais da Itália.

Restos mortais

Arqueólogos italianos encontraram, em julho de 2012, no convento de Santa Úrsula, situado na cidade de Florença, um altar que possivelmente pode abrigar os restos mortais de Lisa Gherardini, a famosa "Mona Lisa".

A ossada estava em uma sepultura em terra, algo comum entre as freiras franciscanas que habitavam o convento, mas não entre os nobres, que tinham sepulcros mais luxuosos.

Para a arqueóloga Valeria D´Aquino, que faz parte da equipe que revelou o descobrimento do altar - datado entre finais do século XV e o século XVI -, "seguramente este altar era usado nos tempos de Lisa Gherardini", que morreu no dia 15 de julho de 1542 nesta mesma cidade toscana.

Segundo o presidente do Comitê de Valorização de Bens Históricos, Silvano Vicente, a "Mona Lisa" e a nobre María do Riccio são as únicas mulheres alheias ao convento que foram enterradas ali nessa época e, por isso, os arqueólogos devem estudar atentamente os restos mortais encontrados no lugar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultor morre ao ser atropelado na BR 116, em Icó-CE

Um homem de 66 anos foi atropelado e morto por um veículo na BR 116, KM 373, próximo ao trevo que dá acesso ao distrito de Icozinho, zona rural do município de Icó, a 385 quilômetros de Fortaleza.

José Francisco da Silva seguia em sua bicicleta quando foi colhido por um automóvel. Segundo os militares que atenderam a ocorrência, o agricultor apresentava “um forte afundamento na cabeça”, tendo morte imediata.

O condutor do veículo fugiu sem prestar socorro. Não há identificação das características do automóvel, bem como do motorista. O corpo de Francisco foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu onde passará por exame de necropsia. O mesmo será liberado mediante a presença de familiares.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Nova partícula revolucionária permite criar discos rígidos 20 vezes menores

Existem muitas razões pelas quais ainda temos limitações de tamanho na tecnologia. Mas quando se trata de armazenamento de dados, uma delas realmente se destaca: só é possível espremer partículas até certo ponto, senão elas trombam umas nas outras e corrompem os dados. Isso tudo está prestes a mudar.

Cientistas enfim criaram uma partícula, presente há tempos em teorias, chamada skyrmion (descrita inicialmente pelo físico Tony Skyrme). A melhor maneira de imaginá-lo é pensar em um campo magnético que parece um redemoinho de átomos.

Em uma partícula normal, as cargas elétricas de todos os átomos se alinham na mesma direção, mas em um skyrmion, eles ficam dispostas em pequenas formas de redemoinho, porém são bastante estáveis. Você pode movê-los e sacudi-los, e eles não perdem o formato de vórtice.

É aí que eles vêm a calhar para o armazenamento de dados. A informação é gravada em um disco rígido ao girar os polos norte magnéticos de clusters (aglomerados) de átomos. Se estiver para cima, corresponde a 1; se estiver para baixo, denota 0. Cada cluster armazena um bit.

Mas se você deixar essas partículas muito juntas, os campos magnéticos começam a interferir uns com os outros e embaralhar os dados. Isso não acontece com skyrmions. Devido à forma de vórtice, você pode espremer as partículas, colocando-as bem próximas entre si, e o estado magnético de cada bit permanecerá estável.

A notícia realmente emocionante é que, com isso, cientistas acreditam que será possível criar dispositivos – como discos rígidos – até 20 vezes menores usando esta técnica. A má notícia é que nós estamos longe de fazer tais dispositivos. A ideia de skyrmions existe desde 1960, mas só neste último estudo os cientistas provaram que conseguiram usá-los para gravar dados. Mesmo assim, eles só conseguiram cerca de 60% das vezes.

Mas sabe de uma coisa? Antes a gente precisava ouvir música em LPs ou CDs que sempre faziam a música saltar. Demorou mas, em alguns anos, isso acabou. Nós ficamos impacientes, querendo revoluções tecnológicas agora mesmo, mas em certos casos vale esperar algum tempo extra.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vizinhos sentem mau cheiro e polícia encontra corpo de mulher em estado de decomposição

Local do crime
O corpo de uma mulher foi encontrado em estado de decomposição em sua residência localizada na Rua Durval Falcão, no Conjunto Marcos Moura, em Santa Rita (Grande João Pessoa), na tarde desta quinta-feira (8). Há pelo menos 11 dias ela não era vista pelos vizinhos.
A polícia foi acionada após os vizinhos de Diana Nilma Sobral de Oliveira, 38 anos, informar as autoridades que um forte mau cheiro estava exalando da residência de nº 555.

A porta da casa estava trancada, então a polícia arrombou e encontrou o corpo de Diana em cima da cama, em avançado estado de decomposição. De acordo com populares, ela era usuária de medicamentos psicotrópicos e ingeria bebida alcoólica. Ainda não foi identificada a causa da morte. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ator mata mulher, confessa e posta foto do cadáver no Facebook

Um ator americano matou a esposa nesta quinta-feira em Miami e revelou o crime no Facebook, onde postou fotos do corpo da mulher ensanguentado, informou a polícia à AFP.

Derek Medina, 31 anos, "se entregou há algumas horas à polícia para confessar o crime e está sob custódia para interrogatório", disse à AFP o detetive Javier Baez, do departamento de Polícia de Miami Dade. A vítima é Jennifer Alfonso, 26 anos, morta com um tiro, segundo a polícia, que desconhece a nacionalidade do casal.

O crime ocorreu às 11h30 local de quinta-feira e meia hora depois a página do Facebook de Medina já exibia a foto da mulher morta com a mensagem: "RIP Jennifer Alfonso" (Descanse em Paz Jennifer Alfonso).


"Vou para a prisão ou ser condenado à morte por assassinar minha esposa, gosto de vocês, amigos, vou sentir saudades. Se cuidem, pessoal do Facebook, vocês vão me ver nas manchetes", escreveu Medina. "Minha esposa estava me surrando e não ia tolerar mais isto. Então fiz o que fiz. Espero que me entendam".

Segundo a polícia, após Medina se entregar os agentes seguiram para o local do crime, onde encontraram o corpo e uma menina de dez anos identificada como filha do casal.

Derek Medina fez pequenas aparições em algumas séries da televisão americana. A mais famosa delas Burn Notice, em que ele apareceu em um episódio em 2009. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Investigada por pirâmide, Multiclick vai à Justiça para tentar evitar bloqueio

A Multiclick Brasil, investigada por suspeita de ser uma pirâmide financeira, procurou a Justiça para evitar que suas contas e atividades sejam bloqueadas. O congelamento foi a tática adotada por promotores e procuradores da República contra Telexfree , BBom e Priples, acusadas da mesma fraude. 

A Multiclick é a empresa para a qual o ator Sando Rocha, ums principais garotos-propaganda informais da Telexfree, migrou depois do bloqueio dessa empresa .

Assim como as três empresas já bloqueadas, a Multiclick Brasil informa atuar por meio do marketing multinível, sistema em que revendedores autônomos são premiados pelas vendas de outros comerciantes que atraem para a rede.

A diferença desse modelo legal de varejo para as pirâmides é que, nas fraudes, o faturamento da empresa depende mais das taxas de adesão pagas pelos revendedores do que dos produtos ou serviços em si.

Na Multiclick, o interessado deve pagar taxas de adesão que variam de R$ 600 a R$ 2.750, o que lhe dá direito a colocar anúncios na internet. Os investimentos permitem lucros de R$ 160 e R$ 800 por mês, respectivamente. A empresa informa em seu site que seus produtos são desenvolvimento de site e compartilhamento em rede social.

Para ter ganhos mais expressivos, porém, é necessário indicar mais integrantes.

"Você não precisa vender nada, não precisa indicar ninguém e você já está ganhando. (...) Mas você vai perceber que pessoas irão lhe procurar (...) E você vai indicar pessoas se quiser, e pode ter certeza, se você indicar pessoas, você vai ganhar muito dinherio nesse negócio além do que você já esará ganhando", informa um vídeo de divulgação da Multiclick disponível na página da empresa.

Dois inquéritos

Tal modelo de negócios colocou a Multiclick na lista de 31 investigadas por uma força-tarefa nacional de combate a pirâmides financeiras . Ao menos dois ministérios públicos estaduais abriram inquéritos contra a empresa: o de Santa Catarina (MP-SC), em junho, e o de Rio Grande do Norte (RN), em julho .

Os advogados da Mutliclick, então, fizeram ao menos dois pedidos à Justiça para tentar evitar que os promotores exigissem  que as contas e as atividades da empresa fossem bloqueadas. A medida foi adotada contra  Telexfree , BBom e Priples , com a justificativa de garantir a devolução do dinheiro aos investidores.

O primeiro mandado de segurança chegou à Justiça Federal em Santa Catarina em 22 de julho. Na ação, os advogados pedem que os bens, contas bancárias, produtos e serviços da empresa não sejam bloqueados e que ela continue a poder ampliar sua rede de integrantes.

A juíza Ana Carine Busato Daros, da 2ª Vara da porém, não aceitou o pedido e determinou a extinção da ação.

Na quarta-feira (7), um pedido semelhante chegou à 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal (RN). Os advogados argumentam que a Mutliclick não é pirâmide financeira e que suas atividades estão sendo investigadas por engano. O processo foi colocado sob segredo de Justiça e ainda não houve uma decisão sobre as solicitações da empresa.

Dono diz que não há inquéritos

Apesar da existência desses dois inquéritos, o presidente da empresa, Wagner Alves, diz, em vídeo, disponível na internet desde o fim de julho, que a empresa está livre de investigações.

“Nós não temos mais nenhum tipo de investigação contra nós. Nós fomos investigados e a Justiça decidiu que a Multiclick Brasil é uma empresa legal e deve continuar as suas atividades normalmente, tranquilamente”, explica Alves no vídeo. “Por isso fique tranquilo, divulgue isso para a sua rede, divulgue isso para sua equipe porque a Mutliclick Brasil veio para ficar.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ivete Sangalo explica porque não quer fazer música-tema para a Copa

Em entrevista à revista "Billboard" americana, Ivete Sangalo explicou porque não pretende fazer uma música-tema para a Copa.

A cantora, que prepara uma turnê na costa oeste dos EUA, explicou que não gosta de fazer músicas com uma pretensão por trás.

"Muitos, muitos artistas daqui estão fazendo uma música para a Copa do Mundo. É tipo uma guerra! Todo CD, todo álbum tem uma música de Copa", explicou Ivete.

"Eu não gosto de fazer músicas para isso ou aquilo. Tenho minha própria energia. Tem que ser uma coisa espontânea", acrescentou ela, que cantou na cerimônia de abertura da Copa das Confederações e já teve uma música sua, "Sorte Grande", como tema da seleção brasileira na Copa de 2002.

Sobre a turnê nos EUA, Ivete se mostrou otimista.

"Tenho uma comunidade brasileira nos Estados Unidos. Se você tem um restaurante, coloca o meu DVD. Se você é manicure, quando vem uma cliente, elas colocam minhas músicas. Eu os chamo de meus agentes", contou, bem-humorada.

A turnê americana de Ivete começa no dia 9 de agosto em Oakland.

"Acho que vários brasileiros vão levar os americanos aos meus shows para mostrá-los minha música, a música do país deles", se empolgou. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Senador Ivo Cassol diz que é inocente e que não renunciará após condenação no STF

O senador Ivo Cassol (PP-RO) permanecerá no cargo de senador e vai recorrer da condenação de ontem (8) no Supremo Tribunal Federal por crime de fraude a licitações. Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o senador diz que é inocente e que não pretende renunciar ao mandato no Senado. “Continuarei a exercer normalmente meu mandato como senador da República, mandato este que me foi outorgado pela população de Rondônia e para a qual continuarei trabalhando”, diz no texto.

Cassol foi considerado culpado por todos os dez ministros que participaram do julgamento. Segundo denúncia do Ministério Público, o esquema criminoso consistia no fracionamento ilegal de licitação em obras e serviços de engenharia para permitir a aplicação da modalidade convite. Com o método, apenas as empresas envolvidas na fraude disputavam a licitação, prejudicando o processo competitivo. Os fatos ocorreram na época em que Cassol era prefeito de Rolim de Moura (RO), entre 1998 e 2002.

O senador nega todas as acusações e diz que as obras foram aprovadas por todos os órgãos de fiscalização e controle. “Sou inocente e vou recorrer em liberdade da sentença a que fui condenado! Não houve direcionamento às empresas beneficiadas e muito menos fracionamento dos processos licitatórios conforme denúncia contra mim apresentada. Reafirmo isso e comprovarei com a reapresentação dos documentos referentes às obras, que foram executadas sem qualquer fraude, e todas aprovadas pelos órgãos fiscalizadores [Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e Tribunal de Contas da União]”, diz na nota.

A pena definida pelos ministros do STF para Cassol é quatro anos e oito meses e poderá ser cumprida em regime semiaberto, além de multa de R$ 201,8 mil em valores ainda não atualizados. O advogado do senador, Marcelo Bessa, disse que vai aguardar a publicação do acórdão para identificar quais recursos ainda podem ser apresentados. Segundo ele, esses recursos em geral não têm efeito modificativo do julgamento, mas servem para pedir esclarecimentos sobre pontos omissos na decisão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem foi assassinado no Matadouro Público da cidade de Patos na Paraíba

Na manhã desta sexta-feira, (09), Carlos Sandro Ferreira de Sousa, de 31 anos, foi assassinado no Matadouro Público Municipal de Patos no Estado da Paraíba. 

Segundo informações da Polícia, a vítima estava trabalhando quando foi surpreendida por um companheiro de trabalho, conhecido como Cleudo, que desferiu vários golpes de faca peixeira. Carlos Sandro foi atingido nas costas e no pescoço. 

Um colega de trabalho o socorreu e o levou em um veículo Fiat Strada para o Hospital Regional de Patos, porém, a vítima não resistiu e veio à óbito antes de dar entrada no HRP. Ainda de acordo com a Polícia, já existia uma rixa entre vítima e acusado. 

A Polícia está em diligências na tentativa de localizar o autor deste crime. Este é o 20º assassinato ocorrido em Patos no ano de 2013. 

Reprodução Cidade News Itaú via Mais Patos.com/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Grave acidente registrado entre as cidades de São José do Sabugi e Santa Luzia/PB

Na noite de ontem (08/08), umas 22:30 horas mais um acidente acontece na Rodovia Itó Morais que liga Santa Luzia a São José do Sabugi, nas proximidades da Cerâmica São Geraldo e o Sitio Vargem do Mel e Sitio Olho D'água , com o São Joseense Júnior Galvincio, Secretario de Infra Estrutura da cidade. 

O mesmo conduzia o carro no sentido São José/Santa Luzia, quando por motivo desconhecido capotou o carro, deixando o mesmo em posição contraria ao trajeto. 

Junior Galvincio foi socorrido no local e levado para o Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, o mesmo sofreu pequenos ferimentos e algumas pancadas, mas nada de grava aconteceu! 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal de São José/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM NA ZONA RURAL DE ASSU

Na manhã de hoje 09/08 populares informaram a equipe do SAMU e ao COPOM que um homem estava sem movimentos na aérea de sua residência na comunidade de Panon II zona rural de Assu.
Ao chegar ao local a equipe do SAMU contatou que a pessoa por nome de Antonio José Alves Dantas, 59 anos mas conhecido por Antonio ninja já estava sem vida, possivelmente morte natural.
Policiais se encontram no local aguardando os peritos do itep para a remoção do corpo.



Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

UM CARRO E UMA MOTO FORAM ENCONTRADOS ABANDONADOS EM ASSU

Na manhã de hoje 09 de agosto a central de operações da polícia militar do 10º BPM em Assu foi informada que havia dois veículos abandonados em bairros diferentes em Assu.
O primeiro veiculo foi um carro tipo celta de placas AJV 3419 de Mossoró, o mesmo foi encontrado na rua Belo Horizonte no bairro Dom Elizeu em Assu.
O segundo foi uma moto de placa MYC 9173 de Assu que foi encontrado por trás do hospital regional em uma casa abandonada.
Policiais foram até o local e após consultarem as placas, foi constatado que até o momento os dois veículos não constam registro de furto ou roubo.


Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Agentes penitenciários do RN trabalham sem coletes à prova de bala por falta do equipamento

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN), a categoria está tendo que trabalhar desprotegida – sem coletes à prova de bala – por falta do equipamento. Há um déficit de mais de 800 coletes. 

Atualmente, 914 pessoas trabalham na função no estado, mas só estão disponíveis para elas 100 coletes. Os agentes são obrigados a revezar o uso do equipamento. Ontem, o agente que fazia a escolta de um preso em Parnamirim e foi morto não estava utilizando o colete.

A presidente do Sindasp/RN, Vilma Batista, diz que além do agente estar sem colete, a operação foi feita de forma inadequada. 

“Não há coletes suficientes. E além disso, não era para somente dois agentes fazerem a escolta de um preso. Para a segurança dos agentes e do preso, deveria haver batedor na frente e atrás do veículo, com quatro agentes no veículo, sendo um dirigindo, outro comandando a operação e dois na parte traseira do carro com o preso. Mas não há estrutura para isso”, afirma a dirigente sindical.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereador entra com facão na prefeitura e diz que só sai com “problema resolvido”

Quase uma semana após o vereador Pedro Mendes Queiroz (PDT), conhecido como “Costinha”, entrar na Prefeitura Municipal de Nordestina-BA com um facão, a história ainda rende.

De acordo com informações do Site Folha de Nordestina, na sexta-feira (2), Costinha entrou no prédio da Prefeitura com um facão e na companhia de dois homens, seguiu em direção ao chefe do Patrimônio, Gerenaldo Carneiro. Na ocasião, o vereador teria apontando a arma e declarado que só sairia do local com um problema resolvido.

 Na manhã de segunda-feira (5), na Delegacia de Polícia de Nordestina foi registrado um Boletim de Ocorrência. Ainda segundo a reportagem, na manhã de ontem foram intimadas duas pessoas. O vereador ainda não se manifestou sobre o assunto e nem sobre o que, de fato, queria na Prefeitura.

Reprodução Cidade News Itaú via Bocão News/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Polícia encontra celulares dentro de batatas em delegacia do norte do PR

'Ninguém leva batatas às presas", diz o delegado do município (Foto: Antônio de Picolli/Tanosite.com)
A Polícia Civil de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, encontrou telefones celulares escondidos dentro de batatas durante as visitas às presas da delegacia do município, na quinta-feira (8). Os objetos e o alimento estavam com uma adolescente de 16 anos, segundo a polícia.

O delegado do município, Tristão Borborema de Carvalho, diz que as batatas estavam misturadas a frutas em uma sacola que seria entregue a uma presa. “Em meio às frutas, havia batata. Isso é incomum na delegacia. Ninguém leva batatas para as presas. Os policiais desconfiaram, vistoriaram e perceberam o aspecto anormal do alimento. Os celulares estavam lá”, conta.
Carvalho afirma que a jovem, que levou as batatas, tentou acusar uma presa diferente da que receberia, de fato, os celulares. "Para entrar na delegacia, é obrigado colocar o nome de quem recebe o alimento. A adolescente escreveu o nome de outra presa, que não tinha nada a ver, para tentar ludibriar os policiais. No entanto, ela não teve sucesso",  ressalta.
A presa que receberia os objetos teve todas as visitas suspensas por 30 dias a partir desta sexta-feira (9), de acordo com o delegado. Ele ainda disse que adolescente vai responder por ato infracional e foi proibida de visitar a delegacia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comissão libera TRT de Sonnen, e luta contra Shogun é confirmada


Como tinha previsto no post de ontem, está confirmado o embate entre Chael Sonnen e Maurício Shogun na luta principal do primeiro card do UFC no canal Fox Sports 1, dos EUA, no próximo dia 17. O combate estava em risco pois até agora, oito dias antes do evento, o norte-americano ainda não tinha sido liberado para lutar por fazer uso de TRT.

Como é um uso excepcional para atletas, Sonnen precisa – antes de cada luta – da liberação do tratamento de reposição de testosterona, que ele faz uso desde 2010 por conta de um hipogonadismo. Além disso, uma entidade de Boston, onde a luta vai acontecer, pediu para que a licença de Chael fosse negada por conta de suas falas supostamente machistas.

Mesmo assim, a Comissão Atlética do Estado de Massachusetts liberou o tratamento e não considerou factível a reclamação sobre a conduta do lutador.

“A decisão veio junto da recomendação do Conselho Médico, que considerou que Sonnen tem condições físicas e informações médicas [para usar TRT]. A Comissão também levou em consideração as reclamações sobre sua reputação e caráter, mas concluiu que nenhuma informação poderia impedir a liberação da licença de luta de Sonnen”, disse o porta-voz da comissão.

Quem comemorou muito a liberação foi Dana White. Para o presidente do UFC, essa celeuma aconteceu por conta de um lobby nos bastidores da União Culinária de Las Vegas – entidade de donos de hotéis e cassinos da cidade e que é rival dos proprietários do Ultimate, os irmãos Fertitta. É a mesma União que, de acordo com White, segura a liberação do MMA em Nova York.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Processos da ditadura são divulgados na internet

Processos judiciais do período da ditadura militar, como o da presidente Dilma Rousseff, poderão ser lidos na íntegra no site do projeto "Brasil Nunca Mais Digital", que será lançado hoje pelo Ministério Público Federal, Arquivo Público de São Paulo e outras instituições.

Entre as cerca de 900 mil páginas digitalizadas, estarão no ar os 710 processos de 1964 a 1979 que deram origem ao "Brasil Nunca Mais".

O projeto "Brasil Nunca Mais" foi resultado de uma força-tarefa realizada de 1979 a 1985 por advogados, jornalistas e pesquisadores que, clandestinamente, copiaram processos contra réus políticos que estavam no STM (Superior Tribunal Miliar). Tudo sob a coordenação de dom Paulo Evaristo Arns e do reverendo James Wright.

Advogados usavam o prazo de 24 horas para consultar os processos e fizeram as cópias, que eram microfilmadas. O acervo em papel foi para a Unicamp, e os microfilmes enviados ao exterior. O projeto também resultou no livro "Brasil Nunca Mais".

Ao perceber que o acervo da Unicamp estava deteriorado e ter dificuldades para acessar os originais no STM, o procurador regional da República Marlon Weichert teve a ideia de resgatar os microfilmes e digitalizá-los.

"[O Brasil Nunca Mais] É o maior projeto que a sociedade civil brasileira já fez sobre os direitos humanos de modo autônomo", disse Weichert à Folha.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TJ-SP decide que Band deve indenizar Silvio Santos em R$ 200 mil

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) em sessão de julgamento realizada nesta quinta-feira (8/8) manteve a condenação a TV Bandeirantedes de indenizar o apresentador Silvio Santos por danos morais no valor de R$ 200 mil.

Segundo o voto do desembargador Paulo Alcides Amaral Salles, em cenas exibidas pelo programa “Pânico na TV”, foram utilizados truques de edição que acrescentaram som à movimentação dos lábios do apresentador, sugestionando que ele teria proferido palavra de baixo calão. “Essa manipulação técnica é ilícita”, afirmou Paulo Alcides.

No entanto, com relação ao impedimento da imitação de Silvio Santos por parte do humorista da TV Bandeirantes, a proibição foi afastada. O desembargador afirma em seu voto que “impedir que a ré faça paródia do autor em seu programa humorístico, sob a forma de imitação do personagem interpretado pelo mandatário do Sistema Brasileiro de Televisão, viola norma federal expressa (artigo 47 da Lei de Direitos Autorais) e parece configurar, ainda que por via transversa, ato de censura prévia - vedado pelo artigo 220, §2º, da Constituição Federal -, ferindo de morte uma das garantias mais importantes trazidas pela Carta de 1988: a liberdade de manifestação do pensamento e da criação artística”.

Além disso, Paulo Alcides destacou que o humorista Ceará, conhecido como “Silvio do Pânico”, vale-se da imagem de Silvio Santos enquanto personalidade pública, apresentador de programa de televisão, sem qualquer referência a aspectos de sua intimidade ou privacidade. “Efetivamente, não há demonstração de ofensa a direito de personalidade decorrente da tão só imitação”, explicou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Piloto que desmaiou em voo da TAM para Paris morre em hospital na Bahia

O piloto da TAM Ronuro Mazaruni, de 63 anos, que passou mal durante uma viagem do Rio de Janeiro para Paris, na última terça-feira (6), morreu na noite dessa quinta-feira (8), de acordo com informações do cardiologista Roque Aras, um dos médicos da equipe que assistia o paciente.

O médico informou que o comandante sofria de problemas cardíacos e que morreu após uma complicação em seu quadro. Depois de passar mal, o piloto foi socorrido por uma equipe de primeiros socorros do aeroporto de Salvador. Ele foi levado de ambulância até o Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas (região metropolitana da capital baiana), onde morreu.

Na quinta, a unidade médica divulgou um comunicado informando que o estado de saúde do paciente era gravíssimo, com suspeita de morte cerebral. O piloto respirava com a ajuda de aparelhos e foi sedado para manter a pressão sanguínea. A assessoria do Hospital Aeroporto informou que o corpo foi removido do local no início da manhã desta sexta (9).

Procurada pelo UOL, a assessoria da companhia aérea afirmou que, a pedido dos familiares, não irá se pronunciar sobre a morte do piloto até segunda ordem. Os 136 passageiros do voo JJ8054 da TAM seguiram viagem para Paris ainda na terça em um novo voo, quase 12h depois de pousar na Bahia.

Protesto e homenagem
As primeiras informações sobre o estado de saúde do aviador foram dadas pelo site Fórum Contato Radar, especializado em aviação. Os colegas de Mazaruni lamentaram o ocorrido e afirmaram que muitos profissionais da TAM estão trabalhando sob pressão, sobretudo após a demissão de vários colegas. A companhia, que passa por uma reestruturação financeira, demitiu recentemente mil empregados.

Na tarde da última quarta-feira (7), mais de 300 aeronautas de todas as companhias aéreas brasileiras marcharam pela avenida Washington Luís em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Com o apoio do Sindicato Nacional dos Aeronautas, os trabalhadores protestaram por melhores condições de trabalho para o setor. A manifestação também alertou para os problemas como segurança de voo, o alto custo do combustível das aeronaves, a transferência de rotas e a entradas de empresas estrangeiras.

Já dentro do saguão principal do aeroporto, os profissionais deram as mãos e fizeram um minuto de silêncio em respeito ao estado de saúde do comandante Mazaruni. Em seguida cantaram o Hino Nacional.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TEPCO começa extração de água subterrânea radioativa para reduzir vazamentos

A empresa que opera a usina nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (TEPCO), começou a retirar nesta sexta-feira a água altamente contaminada dos porões dos reatores, com o objetivo de reduzir o vazamento do líquido no mar.

Em comunicado, a companhia anunciou o início dos trabalhos para extrair a água subterrânea, contaminada com altos índices de trítio e estrôncio, em um dos poços instalados entre os reatores e o mar.

O anúncio acontece dois dias depois de o governo japonês advertir que a usina, o foco da crise nuclear no Japão, despeja diariamente cerca de 300 toneladas de água radioativa subterrânea no mar, que estão vazando dos porões dos reatores.

A TEPCO começou a preparar a maquinaria necessária para realizar a extração do líquido no começo desta semana, e a companhia afirmou que após o início do sistema de bombeamento não ocorreu "nenhum tipo de anomalia, a água parou de vazar".

Na operação, a TEPCO retira a água subterrânea de um dos poços que utiliza para recolher as amostras de líquido analisadas, e a armazena em um depósito de 2,5 metros de diâmetro que está perto do reator 2.

Com esse sistema, é capaz de extrair até 0,18 toneladas por minuto de água subterrânea, detalhou a empresa.

Além disso, a TEPCO trabalha para preparar um sistema de encanamento na área do porto, em frente aos reatores, que deve estar pronto em meados deste mês e que permitirá extrair até 100 toneladas do líquido subterrâneo por dia.

Outra medida que a empresa avalia para reduzir a água radioativa subterrânea é a de despejar água com baixos índices de radiação no mar situado em frente à central, isolado do Oceano por diques e um quebra-mar, informou hoje o jornal "Nikkei".

Além disso, o governo já mostrou seu apoio para ampliar as ajudas à TEPCO em sua estratégia de construir muros de proteção através de um processo complexo de congelamento do solo.

Atualmente, a maior preocupação da TEPCO é lidar com a água acumulada nos porões dos edifícios dos reatores, que aumenta num ritmo de 400 toneladas diárias pelo vazamento de água subterrânea que vem de áreas próximas e fica contaminada após entrar nos reatores. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça isenta juízes de desconto do IR nas férias

A Justiça Federal decidiu que os juízes federais estão isentos do desconto de imposto de renda (27,5%) sobre o adicional de um terço de férias. A medida atende à ação movida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em nome de centenas de magistrados. A entidade de classe pediu afastamento da incidência do tributo sob argumento de que o terço constitucional de férias "constitui parcela com evidente caráter indenizatório". Todos os trabalhadores estão sujeitos à cobrança, desde que não isentos - os que ganham abaixo do patamar mínimo.
A sentença que livra os magistrados foi decretada dia 13 de junho pela juíza federal Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, substituta da 17.ª Vara Federal em Brasília. Em comunicado interno, a Ajufe informou os magistrados arrolados no processo de que o desconto já foi suspenso a partir da folha de pagamento de junho.
A juíza amparou sua decisão em julgamentos do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. "Concluo que o adicional de férias tem natureza indenizatória, forte no entendimento da Primeira Seção do STJ e da Segunda Turma do STF, não havendo, pois, falar-se em acréscimo patrimonial apto a caracterizar o fato gerador do imposto de renda."
Ela condenou a União a "restituir os valores indevidamente recolhidos a título de imposto de renda sobre as parcelas referentes ao terço constitucional de férias, com correção monetária e juros de mora". A conta sobre o montante a ser levantado pelos magistrados será realizada com base no Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos da Justiça Federal - usado para a correção de valores devidos em ações judiciais, incluindo índices e períodos -, "observada a prescrição quinquenal".
Na ação, a Ajufe observou que "o STF, examinando situações bastante similares à espécie, firmou orientação de que não incide a contribuição previdenciária sobre o terço de férias porquanto se cuida de parcela que não integra a remuneração do trabalhador, revestindo-se de conteúdo indenizatório". A União argumentou que qualquer valor pago a pessoa física "em virtude de trabalho prestado, com habitualidade, integra o salário de contribuição e, consequentemente, sujeita-se à incidência de contribuições previdenciárias respectivas". A União considera que o período de férias gozadas é considerado tempo de serviço.
A juíza ponderou que o caso dos autos se refere à incidência de imposto de renda e não de contribuição previdência. "Entretanto, não se pode admitir que a natureza jurídica de uma verba transmude-se a depender do tributo em questão." O presidente da Ajufe, desembargador Nino Toldo, disse que "a decisão apenas aplica a jurisprudência do STJ sobre o tema". "Trata-se de um direito que já foi reconhecido para outros servidores públicos e empregados celetistas".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Laudo diz que família de PMs morta em SP estava dopada, diz TV

De acordo com um laudo preliminar do IC (Instituto de Criminalística), as quatro pessoas da mesma família mortas em uma chacina na Brasilândia, zona norte de São Paulo, na segunda-feira (5), estariam dopadas, segundo informações da TV Record. O filho do casal de PMs, Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, 13, é o principal suspeito do crime. Ele também foi encontrado morto na casa da família.

Ainda segundo a TV, uma análise feita pelo IC no computador da residência indica que dias antes do crime alguém fez uma busca na internet sobre como dopar pessoas e como conseguir um sono profundo. 

As vítimas foram todas mortas com um tiro na cabeça disparado por uma pistola .40 pertencente à cabo da PM Andréia Pesseghini, 36. Outras três armas que pertenciam ao sargento da Rota (tropa de elite da PM) Luís Marcelo Pesseghini, 40, foram localizadas em uma perícia complementar em um armário da sala em que pai, mãe e filho morreram.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil, no entanto, afirma que "apenas o laudo toxicológico oficial, e não um preliminar" será considerado nas investigações. A previsão é que ele seja encaminhado ao DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa) dentro de 15 a 20 dias. 

'Comportamento normal'
A diretora do colégio Stella Rodrigues, Maristela Rodrigues, disse nesta quarta-feira (7) que o comportamento do aluno Marcelo foi "normal" na escola na segunda de manhã, dia seguinte a ter cometido os crimes, segundo a versão da polícia.

"Participou de todas as atividades propostas e teve o mesmo 'jeitinho carinhoso' com seus professores e funcionários em geral, não apresentou qualquer tipo de comportamento anormal", diz a diretora.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça intima Grêmio a dar rescisão de Luxemburgo a Edmundo

A Justiça comum enviou uma intimação para o Grêmio para que todos os pagamentos a serem feitos ao seu ex-técnico Vanderlei Luxemburgo sejam depositados em favor do ex-jogador Edmundo. O objetivo é pegar parte da sua rescisão pela demissão do time gaúcho. A cobrança é porque o atual comentarista da Band é credor de cerca de R$ 2,1 milhões por uma ação judicial movida por cheques sem fundo do treinador.

Por contrato, Luxemburgo tem direito a um valor entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, o que representa metade do que teria a receber até o final de 2014. O Grêmio, no entanto, só quer pagar metade disso de forma parcelada e usa credores do treinador na negociação.

A decisão de penhorar as receitas do técnico no clube gaúcho foi tomada em 2 de julho. Advogados do ex-jogador dizem que a intimação chegou à agremiação nesta semana. O blog teve acesso ao documento. Mas o Grêmio negou ter recebido a intimação, nem deu demonstração de que vá pagar Edmundo.

Representantes de Luxemburgo entendem que não há relação entre as penhoras sobre seus bens e contas e o valor da multa a que tem direito por contrato com o clube gaúcho. Para eles, não vai haver nenhuma retenção dos direitos dele.

A disputa com Edmundo se arrasta há anos na Justiça. Iniciou-se por conta de dois cheques dados pelo treinador, cada um com o valor de R$ 200 mil, para o ex-jogador.

O comentarista da Band alega que esses não tinham fundos e diz nunca ter recebido o dinheiro. Luxemburgo tem uma outra versão: afirma ter pago ao ex-jogador, mas não ter pego recebido. Assim, alega que a cobrança é indevida e por isso se recusa a quitar o débito. A Justiça deu razão a Edmundo em todas as instâncias.

Os advogados do ex-jogador só conseguiram receber uma pequena parte do valor. Foram penhoradas contas do treinador, da sua mulher e da sua empresa, mas todas ou estavam vazias ou tinham fundos insuficientes. Foram penhorados também bens da casa do técnico no Rio de Janeiro, como tapetes, sofás, dois carros e tvs. No total, arrecadou-se em torno de R$ 40 mil.

Durante todo esse período, Luxemburgo continuou a receber salários altos de clubes como Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Santos. Mas nunca o dinheiro apareceu na sua conta, nem a Justiça conseguiu penhora-lo.

Agora, os advogados de Edmundo fazem uma nova tentativa com o Grêmio. Mas só vão ter acesso ao dinheiro se houver um pagamento da rescisão pelas contas em nome do treinador ou de sua mulher.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Torre Eiffel reabre após alerta de bomba

Pessoas fazem fila para visitar a torre Eiffel após o monumento ter sido evacuado durante a manhã de hojeCentenas de turistas foram retirados da torre Eiffel nesta sexta-feira (9) devido a um alerta de bomba, mas autoridades descobriram ser apenas um susto e reabriram o local duas horas depois, informou a polícia à agência de notícias Reuters.

A polícia enviou uma unidade antibomba ao monumento após receber uma chamada telefônica anônima que motivou um alerta por volta das 14h (9h no horário de Brasília), mas a equipe não encontrou nada suspeito e o local foi reaberto, disse um policial.

Construída em 1889, a torre de 324 metros de altura é um dos monumentos mais famosos do mundo e recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano, incluindo mais de 30 mil ao dia na alta temporada do verão.

A torre é com frequência alvo de alertas de bombas, mas as ameaças normalmente são falsas e provocam apenas a desocupação total do local algumas vezes ao ano.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

115ª Morte violenta em Mossoró em 2013

Jovem baleado durante uma festa de aniversario no dia 14 de Julho, na avenida Alberto Maranhão em Mossoró morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, onde estava internado desde o dia do atentado.

Sílvio Severino da Silva, 21 anos de idade, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo e foi conduzido para o HRTM, mas não resistiu os ferimentos e morreu no final da manhã de sexta feira 09 de Agosto de 2013. Sílvio era o pai da aniversariante e primo de Ângela Kelly Filgueira de Araújo, de 12 anos de idade morta durante o tiroteio.

A policia foi informada que a motivação para o crime seria acerto de conta e Sílvio que tinha envolvimento com uso e trafico de drogas seria o principal alvo dos disparos. Ele foi alvejado no pescoço, na face e na região abdominal.

Segundo informações, dois indivíduos em uma moto tipo Fan de cor vermelha chegaram no local onde estava sendo preparada uma festinha de comemoração do aniversario de uma criança e tentaram contra a vida do dono da casa, que é pai da aniversariante. Os indivíduos, usando capacete já chegaram atirando.

Ângela Kelly Filgueira de Araújo, de 12 anos de idade, convidada e prima da aniversariante, foi alvejada com um disparo transfixante no olho direito e morreu na sala da casa.





Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››