domingo, julho 04, 2021

Três policiais militares são afastados das ruas durante investigação sobre morte de estudante em Mossoró

Três policiais militares foram afastados dos trabalhos operacionais e colocados em funções administrativas durante um inquérito que foi aberto pela Polícia Militar para apurar as circunstâncias da morte de um homem de 23 anos em Mossoró, no Oeste potiguar.


Luan Barreto, de 23 anos, morreu após ser baleado ao sair de casa para buscar a namorada no trabalho, em Mossoró. — Foto: Cedida


O universitário Luan Barreto, de 23 anos, foi baleado na noite da última quinta-feira (1º), quando estava indo ao centro da cidade, em uma motocicleta, buscar a namorada no trabalho.


Até agora, ninguém sabe a autoria do disparo que matou o rapaz. Porém, uma das hipóteses seria de que o jovem teria sido atingido pelos militares, que informaram ao comando do 2º Batalhão que estavam em diligências na área.


Em uma foto, é possível ver duas viaturas ao lado de Luan. Foram os policiais que levaram o estudante ao Hospital Tarcísio Maia. As armas dos militares foram recolhidas pela PM.


Viaturas da PM no local em que homem de 23 anos foi baleado em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução


Segundo o comandante do 2º Batalhão da PM, major Carlos Souza, o inquérito tem prazo inicial de 30 dias. O caso também é investigado pela Polícia Civil.


"O encarregado do inquérito vai colher as provas, o relato também da população, para que a gente chegue ao objetivo de saber quem é o autor. Até que seja apurado, concluído, a gente saber quem é o autor, eles vão ficar afastados de suas funções ostensivas. Vão trabalhar administrativamente", afirmou o comandante.


O sepultamento de Luan Barreto aconteceu na manhã deste sábado (3). Familiares e amigos cobraram respostas sobre o caso.


"As pessoas perguntam pra gente o que aconteceu e a gente não sabe dizer. A gente sabe que era um rapaz trabalhador, de bem, com todo um futuro e cheio de sonhos", afirmou a tia dele, Lígia Melo.


"Um rapaz muito esforçado, muito dedicado, e infelizmente teve essa tragédia que interrompeu a vida dele", lamentou a amiga da vítima, Paula Caminha.


O caso

O que se sabe até o momento é que o jovem de 23 anos saiu de casa para buscar a namorada no trabalho, após ela avisar que sairia mais cedo.


A caminho do centro da cidade, o estudante foi atingido por um tiro na avenida Lauro Monte e caiu na calçada. A PM fazia diligências na região e o rapaz foi levado em uma viatura ao hospital.


Luan iria cursar o segundo semestre do curso de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vigilante atira em colega de trabalho durante briga no centro de Natal, diz polícia

Um vigilante atirou em outro e fugiu após uma discussão que aconteceu durante a troca de turno dos trabalhadores, na noite desta sexta-feira (2) em Natal.


Vigilante teria atirado em colega de trabalho durante briga em prédio da Secretaria de Saúde em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo a polícia, a briga aconteceu em um prédio público, onde funciona a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.


Segundo a polícia, dois vigilantes se desentenderam e, durante uma briga, um deles teria atirado no outro. O vigilante ferido por disparo de arma de fogo foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Ainda de acordo com a Polícia Militar, após atirar no colega, o vigilante fugiu do local. O homem ferido foi levado a um pronto-socorro com estado de saúde estável e consciente, de acordo com a equipe de socorro.


Os tiros assustaram as pessoas que passavam pelo largo da rua Junqueira Aires, no bairro Cidade Alta, centro da capital.


Uma testemunha afirmou à Inter TV Cabugi que ouviu dois tiros e viu um vigilantes correndo e o outro caído no chão. "Nunca tive tanto medo na minha vida", declarou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Idosa é morta estrangulada por fio de carregador e com saco plástico na cabeça dentro de casa em Natal

Uma idosa de 75 anos foi encontrada morta dentro de casa com sinais de estrangulamento na Zona Norte de Natal na manhã desta sexta-feira (2).


DHPP Natal, Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


Segundo a Polícia Civil, Ioneide Maiza da Silva foi achada sem vida na residência com um fio de carregador de celular em volta do pescoço e um saco plástico na cabeça.


O crime aconteceu na rua Artesão Dari Miranda, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, entre as 8h30 e as 10h30. A polícia também encontrou um alicate que pode ter sido usado no assassinato.


Além disso, R$ 700 também foram roubados da casa junto com um cartão de benefícios da idosa.


Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que vai investigar o caso, o corpo da mãe foi encontrado pelo próprio filho assim que ele retornou para casa.


O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde vai passar por necropsia, que poderá confirmar a causa da morte.


A DHPP informou ter suspeitas de quem possa tem cometido o crime, mas trabalha com mais de uma linha de investigação no momento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Nível das reservas hídricas do RN cai comparado a 2020 e fecha 1º semestre com 49% da capacidade

As reservas hídricas do Rio Grande do Norte fecharam o primeiro semestre com um volume de água de 49,5% da capacidade total. O dado consta no Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).


A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 256.716.675 m³, equivalentes a 42,81% da sua capacidade total, — Foto: Igarn/Divulgação


Ao todo, as barragens acumulam 2.168.706.703 m³ de água - a capacidade máxima é de 4.376.444.842 m³.


O nível atual é menor se comparado com o mesmo período de 2020, quando as reservas estaduais registravam 56,45% da capacidade total - equivalentes a 2.470.934.501 m³ de água.

O Igarn monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.


A maior barragem do RN, a Armando Ribeiro Gonçalves, também está abaixo em comparação ao ano anterior: atualmente tem 58,36% da capacidade total - são 1.384.998.118 m³ de água. Em 2020, o reservatório estava com 65,67% do volume total.


A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, por outro lado, acumula tem volume superior ao de 2020: atualmente está com 42,03% da capacidade total. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 35,29%.


A barragem Umari, terceiro maior reservatório do RN, está com 71,3% da capacidade. Em junho do ano passado, o manancial estava 91,96%.



Outras barragens

De acordo com o Igarn, apenas o açude Flechas, localizado em José da Penha, permanece com 100% do volume, nível muito maior do que no ano anterior, que era de 11,13% no fim de junho.


Outros reservatórios que permanecem com volumes superiores a 90% da sua capacidade são:


Açude público de Encanto, com 99,56%;

Rodeador, localizado em Umarizal, com 98,05%;

Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 97,33%;

Açude público de Marcelino Vieira, com 96,11%;

Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 96,08%

A barragem de Pau dos Ferros tem 53,55% da capacidade total. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 37,35%.


O açude Bonito II, localizado em São Miguel, acumula 23,02% da capacidade total para reserva de água. Em 2020, o nível era 27,76%. O Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 17,8% da capacidade total. Em 2020, o nível era de 33,40%.


Abaixo de 10% e secos

Os mananciais monitorados pelo Igarn que estão com volumes inferiores a 10% da sua capacidade são:


Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 4,66%;

Itans, localizado em Caicó, com 3,41%;

Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,64%.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn que estão secos são:


Inharé, localizado em Santa Cruz;

Trairi, localizado em Tangará

Situação das Lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da Zona Norte de Natal, está com 96,7% da capacidade total, que é de 11.019.525 m³.


Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 49,62% do volume total, que é de 84.268.200 m³.


A lagoa do Boqueirão, que atende a usos diversos, acumula 90,95% da capacidade total, que é de 11.074.800 m³.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte registra 8 tremores de terra em um mês

Um tremor de terra de magnitude de 1.8 foi registrado na última sexta-feira (2) no município de Pedra Preta, no interior do Rio Grande do Norte.


Tremor foi registrado no município de Pedra Preta, interior do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/LabSis


De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do RN (LabSis/UFRN), o tremor, considerado de baixa magnitude, aconteceu às 17h45 e foi sentido pela população. O último evento registrado no município tinha sido no dia 12 de maio, com magnitude de 1.6.


Com esse sismo, o Rio Grande do Norte registrou no período de um mês oito tremores de terra, sendo seis deles em Caraúbas, um em Parazinho e um em Pedra Preta (veja lista abaixo).

O registros aconteceram entre os dias 2 de junho e 2 de julho, sendo o mais forte de magnitude 2.7, em Caraúbas, no dia 24 de junho. No último dia 28, o município também registrou um tremor de magnitude 2.0.


De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, o RN foi o estado que mais registrou abalos sísmicos em toda a região Nordeste no mês de junho - sete ao todo, já que o último aconteceu em julho.


Confira tremores registrados em junho e julho:


2 de junho - 21h38 - Magnitude: 1.5 - Caraúbas

4 de junho - 14h21 - Magnitude: 2.0 - Caraúbas

14 de junho - 19h59 - Magnitude: 1.9 - Parazinho

17 de junho - 19h31 - Magnitude: 1.3 - Caraúbas

24 de junho - 02h27 - Magnitude: 2.7 - Caraúbas

26 de junho - 17h55 - Magnitude: 1.5 - Caraúbas

28 de junho - 06h01 - Magnitude: 2.0 - Caraúbas

2 de julho - 17h45 - Magnitude: 1.8 - Pedra Preta

Sobre a Rede Sismográfica

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON). A RSBR conta ainda com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Manifestantes protestam contra Bolsonaro e a favor da vacina em Natal e Mossoró

Manifestantes foram às ruas neste sábado (3) em Natal e Mossoró em protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em defesa da vacinação contra a Covid-19.


Manifestantes protestam contra Bolsonaro e a favor da vacina em Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Na capital potiguar a concentração começou por volta das 15h na esquina das Avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha, no bairro Tirol, Zona Leste. Às 16h os manifestante saíram em caminhada em direção à Zona Sul. O protesto terminou por volta das 17h30.


Manifestantes protestam contra Bolsonaro e a favor da vacina em Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Manifestantes protestam contra Bolsonaro e a favor da vacina em Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Os manifestantes usavam máscaras de proteção e também houve distribuição de máscaras do tipo PFF2, que têm maior eficácia na proteção contra a Covid.


A manifestação foi convocada por movimentos sociais e centrais sindicais.


Os organizadores que subiam no carro do som durante a caminhada solicitavam aos participantes para que fosse respeitado o distanciamento e outros cuidados necessários contra a Covid-19. Apesar das orientações, houve aglomerações durante o ato.


Manifestantes protestam contra Bolsonaro e a favor da vacina em Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Manifestantes protestam contra Bolsonaro e a favor da vacina em Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Mossoró

Em Mossoró, no Oeste potiguar, o protesto começou por volta das 7h da manhã com concentração no Arte da Terra, na Av. Presidente Dutra. Por volta das 9h, os manifestantes saíram em caminhada pelas principais ruas do centro de Mossoró até a Praça do Pax. O protesto foi encerrado por volta das 11h.


Manifestantes protestam em Mossoró contra Bolsonaro — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


Fonte: G1

Leia Mais ››

Detran retoma atendimento presencial em 8 unidades do interior do RN nesta segunda-feira (5)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai reabrir oito unidades de atendimento presencial no interior do estado a partir da próxima segunda-feira (5).


Centrais do Cidadão retomam serviços do Detran — Foto: Divulgação/Governo do RN


As unidades são as que funcionam dentro das Centrais do Cidadão nos municípios de Alexandria, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, Macaíba, Apodi, João Câmara e Patu, além da unidade de Zona Norte de Natal.


Há ainda a previsão do início dos exames médico e psicológico em Parelhas, a partir do dia 14 deste mês.


Outras unidades em Natal, Ceará-Mirim; Parnamirim; São Gonçalo do Amarante; São José de Mipibu; Currais Novos; Caicó; São Paulo do Potengi foram autorizadas a abrir ainda em junho.


Segundo o órgão, os atendimentos presenciais serão controlados com um número fixo de agendamento diário para cada serviço oferecido no posto do Detran, para manter o controle do fluxo de pessoas e evitar aglomerações no interior das instalações.


Para ter acesso ao prédio é preciso que o usuário faça seu agendamento antecipado pelo site do Detran e, na ocasião do serviço, apresente a guia de agendamento para entrar na unidade, como também fazer uso de máscara de proteção facial.


Neste primeiro momento, os serviços presenciais liberados contemplam os relacionados a registro de condutores (habilitação), registro de veículos e atendimento clínico.



Cada repartição do Detran no interior contará com serviços específicos na sua lista de atendimento e o usuário poderá conferir cada um no momento em que for realizar o agendamento, pois o sistema de dados mostra o município, tipo de serviço, data e hora disponíveis para agendar.


O horário de atendimento das unidades do Detran que reabrem na segunda-feira (5) e estão localizadas nas centrais do cidadão do interior do Rio Grande do Norte é de 7h às 13h.


Já na zona Norte de Natal, onde vai reabrir o setor de registro de veículo, o horário nesse setor é de 9h às 13h.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Levantamento diz que mais de 200 doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas no RN; cidades negam

Um levantamento, baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal, indicou que 233 doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 podem ter sido aplicadas vencidas no Rio Grande do Norte. O trabalho é dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, e foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal "Folha de S. Paulo".


Doses da vacina AstraZeneca — Foto: Clara Cleto/Sesau


Os dados, aos quais o G1 também teve acesso, indicam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina (veja tabela abaixo).


Ao todo, o levantamento aponta um total de 233 doses vencidas que foram aplicadas em 38 cidades do Rio Grande do Norte, sendo a maioria em João Câmara (55) e Augusto Severo (42). Aparecem na lista também municípios como Mossoró (15), Baía Formosa (15), Janduís (12) e a capital Natal (12). (Veja a lista completa mais abaixo).


Em todo o país, de acordo com o levantamento, foram aplicadas 25.935 doses fora do prazo em pelo menos 1.532 cidades. Maringá (PR) aparece como a cidade com mais doses vencidas: 3.536.


Lotes de vacinas aplicadas após o vencimento

LoteValidadeDistribuiçãoDoses distribuídasAplicadas após validade
4120Z00129/03/202124/02/2021499.4802.911
4120Z00413/04/202122/01/2021179.880874
4120Z00514/04/202122/01/20211.819.87017.674
CTMAV50130/04/202124/03/2021100.7801.814
CTMAV50531/05/202124/03/2021316.8001.090
CTMAV50631/05/202124/03/2021350.380942
CTMAV52031/05/202124/03/2021254.16084
4120Z02504/06/202124/02/2021351.190546


Cidades negam

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal disse que a capital não aplicou nenhuma dose vencida da vacina contra Covid-19.


"A SMS Natal contatou as 13 pessoas que supostamente teriam tomado a vacina vencida e identificou que houve uma falha da equipe de digitação na inserção no sistema quanto ao lote administrado. A correção ainda não foi realizada no sistema porque Gestão Municipal não tem acesso para correção. Porém, já foi emitido um e-mail para o RN Mais vacinas solicitando a correção".


A Prefeitura de João Câmara, cidade com mais doses vencidas no levantamento, disse que houve um erro no cadastramento dos lotes. "Infelizmente o que houve foi um erro ao registrar o lote da vacina aplicada no sistema RN+ Vacina onde foi informado o lote 4120Z001 com vencimento em 29 de março de 2021 ao invés dos lotes 2140Z005 com vencimento 14/04/2021 e CTMAV505 com vencimento em 31/05/2021".


"Esclarecemos ainda que o problema já havia sido detectado e corrigido na segunda quinzena de abril de 2021. A equipe técnica responsável pela coordenação da imunização no município de João Câmara, após a constatação do erro de registro do referido lote, realizou busca ativa aos usuários elencados no sistema de informação para verificação dos cartões de vacinação e dos lotes utilizados, onde foi constatado a utilização dos lotes em vigência".

O município informou ainda que, após a verificação, foi elaborada uma planilha contendo dados dos usuários que foi encaminhada à coordenação do RN+ Vacina para a correção do problema.


A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró também emitiu nota e disse que não houve aplicação de doses fora do período de validade contido em bula, "uma vez que, todas as remessas de imunizantes que chegam ao município de Mossoró são utilizadas de forma imediata, após verificação local que sucede a conferência feita pela própria Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN)".


"Salienta-se que a pasta estadual garante que todas as doses são conferidas e protocoladas. Nós, enquanto município, fazemos o mesmo, atendendo as normas de biossegurança, antes do uso de qualquer imunizante contra a Covid-19".


A pasta diz que acredita que "pode ter ocorrido o registro tardio das doses aplicadas na Plataforma RN Mais Vacina, bem como, reforçamos o correto armazenamento das vacinas, o acompanhamento das suas validades e a rápida aplicação dos imunizantes".


O município de São Gonçalo do Amarante informou que as duas doses atribuídas à cidade não estavam vencidas e foram aplicadas dentro da validade. "O lote em questão é o 4120z001 e tinha validade até 29 de março de 2021. Chegou ao município no dia 25 de fevereiro e foi administrada no dia 10 de março, ou seja, dentro do período de validade. A Secretaria Municipal de Saúde já entrou em contato com os usuários e confirmou as datas", disse em nota.


"A inconsistência apresentada é um erro de digitação na data da aplicação. Ao invés de ser registrada no ‘RN Mais Vacina’ com data de 10 de março, dia exato da aplicação da D1, foi registrada com a da segunda dose (D2), dia 15 de abril, o que foi comprovado com o cartão de vacina do usuário".


A prefeitura de Parnamirim disse que as doses foram distribuídas dentro do prazo de validade, sendo conferidas antes da efetiva distribuição. A prefeitura disse que "tão logo as vacinas chegam ao município, essas doses são imediatamente repassadas para todas os pontos de vacinação, não havendo possibilidade de estocagem ou armazenamento por longo período".


"Um apontamento possível é que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado".


Municípios do RN citados no levantamento com doses vencidas da AstraZeneca

CidadeDoses aplicadas
João Câmara55
Augusto Severo (Campo Grande)42
Baía Formosa15
Mossoró15
Janduís12
Natal12
Jardim de Piranhas11
Macaiba8
Alexandria6
Parnamirim5
Pedro Avelino5
Currais Novos4
Assu3
Nova Cruz3
São Pedro3
Venha-Ver3
Canguaretama2
Ceará-Mirim2
Itajá2
Martins2
São Gonçalo do Amarante2
São Paulo do Potengi2
Touros2
Umarizal2
Upanema2
Almino Afonso1
Apodi1
Baraúna1
Bento Fernandes1
Caicó1
Goianinha1
Ielmo Marinho1
Montanhas1
Monte Alegre1
Nísia Floresta1
Olho D'Água do Borges1
São Francisco do Oeste1
São José do Campestre1


Estado acredita em registro tardio em sistema

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também emitiu nota e explicou que disse que "todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e para os municípios dentro do prazo de validade".


Segundo a pasta, todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado.


"A equipe de imunização da Sesap aponta que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério".


A Sesap disse ainda que trabalha em diálogo com os municípios no momento para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas "para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise".


Dose vencida não é considerada válida para imunização

O Ministério da Saúde diz que "caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses". Além disso, ainda segundo a pasta, "o vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local".


O lote da vacina é uma informação que deve constar no comprovante de aplicação.


De acordo com Sabine Righetti, uma das autoras do levantamento, as informações são do DataSUs e da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE). A equipe analisou a data de vencimento dos lotes de vacina que ainda estavam sendo ministrados no Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››