segunda-feira, fevereiro 06, 2023

Grávida presa em flagrante por matar o marido a tiros é solta após audiência de custódia na Grande Natal

A mulher grávida que matou o marido a tiros neste domingo (5), em Macaíba, foi solta nesta segunda-feira (6) após audiência de custódia.


Mulher grávida mata marido a tiros na Grande Natal — Foto: Cedida


O crime aconteceu na casa onde o casal morava. A mulher usou uma arma que possivelmente pertencia à vítima. Ela foi presa em flagrante logo após o crime.


Segundo informações de populares, a mulher vinha sofrendo ameaças do marido. O casal também tem um filho de 3 anos.


Na decisão que concedeu a liberdade provisória à mulher, o juiz afirmou que as circunstâncias descritas no auto de prisão em flagrante, ao menos neste momento processual, indicam que a mulher não oferece risco em liberdade, "dada a primariedade da autuada e a conjuntura do contexto fático ora relatado pela flagranteada, pela testemunha ouvida e pelos próprios policiais responsáveis pela prisão".



A liberdade provisória foi concedida mediante o cumprimento de medidas cautelares, como o comparecimento periódico em juízo, mensalmente, entre os dias 20 e 30 de cada mês, e o comparecimento a todos os atos do processo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Padrasto é preso por abuso sexual de enteado de 13 anos em Mossoró

Um homem foi preso por abusar sexualmente de um menino de 13 anos, enteado dele, em Mossoró, no Oeste potiguar, na manhã desta segunda-feira (6). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil.


Giroflex Polícia Civil RN — Foto: Cleto Filho/Polícia Civil


Segundo a delegada Isabella Turl, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, o homem foi localizado e detido na feira livre do "vuco-vuco".


A delegacia já investigava o crime há alguns dias e solicitou um mandado de prisão à Justiça. O documento foi expedido pelo Judiciário e cumprido pelos policiais.


Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem vivia com a mãe do garoto e as investigações começaram após a denúncia da vítima, que entregou aos investigadores um vídeo feito por celular, mostrando o crime.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Militar da Marinha condenado por abuso sexual das filhas em AL é preso no RN

Um militar da reserva da Marinha, de 62 anos, condenado por abuso sexual contra duas filhas crianças em Maceió, foi preso no Rio Grande do Norte na sexta-feira (3). Ele era considerado foragido desde 2021, quando houve a condenação, segundo informou a Polícia Civil alagoana nesta segunda (6).


Militar aposentado da Marinha condenado por abusar sexualmente das filhas de 11 anos — Foto: Rede Amazônica/Reprodução


As investigações do caso começaram ainda em 2008, quando as vítimas tinham 11 anos, mas os investigadores descobriram que o crime vinha sendo praticado há anos.


"Ele ia para o quarto delas e ficava acariciando as suas partes íntimas. Ele também chegou a fazer um buraco na parede do banheiro para observar as suas filhas tomando banho, bem como ficava assistindo a vídeo pornôs na sala da sua casa para que as crianças presenciassem tal situação", relatou o Delegado Igor Diego, coordenador da Divisão Especial de Inteligência e Capturas (Deic).


A família morava na Vila da Marinha, no bairro de Jaraguá, na capital alagoana. Durante as investigações, a mãe das meninas faleceu, e os abusos continuaram. O militar foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão, em regime fechado, pelo crime de atentado violento ao pudor, que corresponde hoje ao crime de estupro de vulnerável.


Apesar da condenação, o militar não foi preso porque a polícia não tinha a sua localização e desde então, policiais da Deic vinham fazendo buscas. Ele foi localizado morando na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, onde foi preso com apoio da polícia civil potiguar.


O militar foi levado para o Quartel da Marinha Naval daquele estado, de onde será transferido para Alagoas para cumprir a pena.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguar está entre desaparecidos de naufrágio na Baía de Guanabara

O potiguar Fábio Dantas Soares, de 46 anos, é um dos desaparecidos no naufrágio que aconteceu neste domingo (5) na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A esposa dele, Ana Nilda Santos Soares, de 43 anos, que também estava na embarcação e foi resgatada. Ela teve ferimentos e está no hospital.


Ana Nilda dos Santos Soares e Fábio Dantas Soares — Foto: Redes sociais


Fábio Soares é suboficial fuzileiro naval da Marinha do Brasil e, segundo a filha, Letícia Marjorie, estava realizando um passeio com a esposa e um casal de amigos. Segundo ela, Fábio e Ana Nilda são de Caicó, no Seridó potiguar.


"Fiz uma chamada de vídeo com eles, às 16h08, e estavam todos bem. Me mostraram o barco. Só fiquei sabendo do que aconteceu por volta das 21h", afirmou ao g1 a jovem de 23 anos, que mora em Brasília.


De acordo com ela, Fábio trabalhou por dois anos no Rio de Janeiro e estava aguardando um documento para formalizar a transferência de volta a Brasília, onde trabalhou nos anos anteriores.


O casal saiu do Rio Grande do Norte há cerca de 23 anos anos e fazia viagens periódicas para visitar familiares. A última tinha ocorrido há cerca de dois anos.


Buscas

As buscas pelos desaparecidos do naufrágio de uma traineira com 14 pessoas na Baía de Guanabara entraram pelo segundo dia nesta segunda-feira (6). Bombeiros trabalharam ininterruptamente à noite e de madrugada. Cinco pessoas morreram — três homens e duas mulheres.

Bombeiros do Rio de Janeiro retiram corpo de vítima de naufrágio na Baía de Guanabara — Foto: Charles Mathura/ TV Globo


Até a última atualização desta reportagem, três pessoas eram procuradas. Entre os desaparecidos estavam um adolescente e uma criança. Seis tripulantes foram resgatados com vida e receberam alta no início da manhã.


No fim da madrugada, bombeiros encontraram um cachorro morto no interior da embarcação, perto de onde os corpos de três passageiros estavam.


Os cinco corpos resgatados foram levados para o Grupamento Marítimo (G-Mar) de Botafogo, na Zona Sul do Rio, por volta da 1h30.


Naufrágio

A embarcação fazia um passeio entre amigos no entorno da Ilha de Paquetá e voltava para o continente quando uma tempestade chegou, com fortes ventos. A traineira Caiçara acabou emborcando — quando vira de cabeça para baixo dentro da água.


O Corpo de Bombeiros foi acionado às 17h25 para o acidente. Os seis sobreviventes foram resgatados por um barco que passava pela região no momento.


Equipes do 19º GBM (Ilha do Governador) prestaram os primeiros socorros às vítimas e as transportaram para o píer da Transpetro, na Ilha do Governador.


O g1 apurou que os passageiros eram todos amigos e que havia pelo menos cinco pessoas da mesma família.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Semurb realiza vistoria para identificar possíveis causas de processo erosivo no Morro do Careca

Uma comissão da prefeitura de Natal e da Aeronáutica realizou na manhã desta segunda-feira (6) uma vistoria na área do Morro do Careca e proximidades, na praia de Ponta Negra. O objetivo é avaliar possíveis causas de um processo erosivo verificado no monumento natural.


Vistoria busca identificar causas de processo erosivo no Morro do Careca — Foto: Kívia Pandolphi/Semurb


A vistoria contou com uma equipe formada por técnicos em geografia, biologia e ecologia e também pela fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Todos percorreram trecho de aproximadamente 5km, desde a base do morro, passando pela praia de Alagamar, seguindo em direção à área militar de acesso restrito, onde fica o ponto de distribuição dos sedimentos, na parte de trás do Morro do Careca. Também foi utilizado um drone.



Cartão postal da capital potiguar, o Morro do Careca é uma duna de 120 metros que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 6 (ZPA-6). Trata-se de um bem da União e área militar, e, por isso, tem seu acesso restrito e controlado pelo comando do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) - não é permitida a circulação de pessoas desde 1997.


Os dados coletados após as observações realizadas na vistoria, as fotos e vídeos feitos durante o percurso da trilha, além das imagens áreas captadas pelo drone da fiscalização ambiental vão ajudar na produção de relatório técnico, que busca identificar se existe algum dano ambiental, obstrução, ocupação, ação humana e erosão, com as possíveis medidas necessárias para o controle da situação.


"A partir do início da vistoria foi feito o percurso do sopé da duna do Morro do Careca até chegar ao local da praia de Alagamar, que fica por trás do morro, que é justamente a entrada do sedimento que forma o cordão dunar. Nessa passagem não foi encontrada nenhuma obstrução e nada que evidenciasse alguma descaracterização provocada pelo homem", relata um dos técnicos da Semurb presentes na vistoria, o pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Petronilo da Silva Júnior.



A bióloga e doutora em Ecologia também pela UFRN, Carolina Lisboa, também participou da vistoria e reforçou que o Morro do Careca "é uma paisagem importante a ser preservada na área de Restinga e Mata Atlântica, fundamental para a manutenção da biodiversidade local".


A vistoria ocorreu após notícia de fato recebida, por meio de vídeo, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. O material sugeria a existência de processo de erosão no Morro do Careca. Por se tratar de um bem da União, o MPRN solicitou que o fato fosse reportado também ao Ministério Público Federal (MPF). Sendo assim, o Procurador da República, Victor Manuel Mariz, solicitou ao Município a entrega de relatório técnico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Primeiro fim de semana de fevereiro registra boas chuvas no interior do RN; veja previsão

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a ocorrência de um bom volume de chuvas no interior do estado, entre a tarde de domingo (5) e a manhã de segunda-feira (6).


Chuva é registrada em Caicó nesta segunda-feira (6) — Foto: Alex Alexandre


Os maiores volumes foram registrados nos municípios de Tenente Ananias (60 mm), Major Sales (47,1 mm), José da Penha (37,2 mm), Alexandria (37 mm) e Luís Gomes (36 mm).


"As regiões que mais choveram no final de semana foram o Seridó, Alto Oeste e Central", conta o chefe da unidade instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot. "As chuvas resultam da atuação da Zona de Convergência Intertropical que com as boas condições apresentadas pelo Oceano Atlântico Sul, já está atuando sobre a região Nordeste de forma precoce", analisou.



As chuvas deverão continuar durante a semana e, segundo avisos meteorológicos do sistema, com alertas para possibilidade de volumes acima de 50mm para região Central Potiguar e umidade abaixo de 20% em municípios da região do Seridó.


Previsão dia a dia

Segunda-feira (6) - Céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas nas regiões de Mossoró, Vale do Açu, Alto Oeste e Seridó.

Terça-feira (7) - Céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas na região do Alto Oeste.

Quarta-feira (8) - Céu claro com poucas nuvens nas regiões de Mossoró, Vale do Açu, Alto Oeste e Seridó. Céu parcialmente nublado a claro no Agreste e Litoral

Quinta-feira (9) - Céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas nas regiões do Vale do Açu e Agreste.

Sexta-feira (10) - Céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas nas regiões de Mossoró, Vale do Açu, Alto Oeste, Seridó e Litoral Potiguar.

Sábado (11) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Domingo (12) - Céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas no Vale do Açu e Seridó


Fonte: g1

Leia Mais ››

Setor hoteleiro do RN espera ocupação de quase 100% no Carnaval

O setor hoteleiro do Rio Grande do Norte espera atingir quase 100% de ocupação no período de Carnaval em 2023. A expectativa foi divulgada nesta segunda-feira (6) pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Abdon Gosson.


Morro do careca Hotel hotelaria movimentação hoteleira turistas Praia de Ponta Negra, em Natal RN RIo Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


"A expectativa é muito boa. Diferente de anos anteriores e até mesmo de antes da pandemia. Como sempre, o carnaval é um dos maiores feriados do Brasil para o turismo. E nossa hotelaria estará quase 100% cheia. Porém com uma diferença: neste ano o nosso destino está mais bem vendido", afirmou em entrevista ao Bom Dia RN.


Segundo Abdon, embora o setor também tenha registrado altos níveis de ocupação de leitos nos últimos anos, os preços praticados estavam defasados.


"Precisávamos ter preços melhores, não abusando do turista, porém com preços que possam ajudar a retomada do setor", disse.


Os principais destinos do estado são Natal; Pipa, em Tibau do Sul; São Miguel do Gostoso; e Galinhos, que, segundo o empresário, está despontando como um novo atrativo potiguar.


De acordo com a ABIH-RN, o setor turístico é responsável por 120 mil empregos diretos no Rio Grande do Norte. Ao todo, segundo ele, 300 mil pessoas vivem exclusivamente de atividades relacionadas ao turismo, no estado, dentro de 52 segmentos diferentes.


O presidente da entidade ainda afirmou que, após a pandemia, houve uma retomada da geração de empregos no estado.


"Todos os colaboradores que perderam seus empregos na pandemia foram recontratados. Muitos naqueles hotéis onde trabalhavam antes, nos restaurantes onde trabalhavam antes. Estão de volta. É muito bom quando a gente vê o destino cheio, aquecido como está agora, porque a gente vê as pessoas levando seu sustento para sua casa com mais tranquilidade, com mais dignidade, com mais segurança", argumentou.


O presidente ainda lamentou a atual situação do Aeroporto de Natal, que deverá passar por um processo de relicitação neste ano, e afirmou que espera que a nova empresa que será contratada para administrar o terminal invista na atração de novos voos e serviços ao turista.


Gosson também ressaltou a necessidade de o poder público colaborar com investimentos estruturais, como construção e reforma de estradas, para atração de novos equipamentos e atrativos, a fim de fazer com o que o turista volte ao estado.


"Precisamos ter novos atrativos no nosso destino e isso só é viabilizado com ajuda do governo do estado e dos municípios", considerou. Abdon cobrou mais segurança e serviços de limpeza pública nos corredores turísticos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Empresária encontrada em carro foi assassinada com 11 facadas, diz polícia de SP; amiga está presa

A empresária Thais Rocha Secundino, de 28 anos, encontrada sem vida dentro do próprio carro, na semana passada em São Paulo, foi morta com pelo menos 11 facadas, informou a Polícia Civil. Dois suspeitos pelo assassinato estão presos temporariamente por decisão da Justiça: uma amiga da vítima e o motorista da mulher.


Thaís Rocha Secundino era empresária e tinha 28 anos — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


O motivo do crime seria uma discussão sobre dinheiro possivelmente desviado de uma das empresas de Thais.(saiba mais abaixo).


O corpo de Thais estava com ferimentos de faca no pescoço, barriga e costas. A vítima foi encontrada sentada no banco do passageiro do seu Jeep Renegade, na última sexta-feira (3), na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, em Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. A arma usada ainda não foi encontrada pela investigação.


Cintia Maria Feliciano Peixe, 31 anos, e Leandro Aparecido dos Santos, de 45, estão presos por suspeita de participação no homicídio de Thaís. Eles estão detidos respectivamente no 6º Distrito Policial (DP), Cambuci, e 8º DP, Brás. Inicialmente os dois negaram envolvimento no crime quando foram ouvidos pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).


Ambos deverão ser interrogados novamente pela investigação nesta segunda-feira (6). Até a última atualização desta reportagem a Secretaria da Segurança Pública (SSP) não havia confirmado se Cintia e Leandro foram indiciados pelo crime. O g1 também não localizou as defesas deles para comentarem o assunto.


De acordo com o DHPP, Cintia era uma das melhores amigas de Thais e trabalhava para ela na adega de bebidas da empresária. Leandro, ainda segundo a investigação, é motorista de Cintia. A polícia ainda apura se as duas amigas tinham alguma sociedade na empresa.



Desvio de dinheiro


De acordo com a delegada Ivalda Aleixo, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa, Thaís teria sido assassinada depois de se encontrar com Cintia para falar com ela sobre um desvio de dinheiro de sua adega. A suspeita da polícia é de que a amiga da vítima pudesse estar envolvida também com essa fraude.


"A principal suspeita é de que o crime tenha sido cometido por questões envolvendo suposto desvio de dinheiro. O namorado da vítima falou que Thaís tinha ido ao encontro dessa amiga para tirar satisfações dela, mas depois não voltou para casa", contou a delegada à reportagem. "O namorado foi ouvido como testemunha. Ele não é investigado."



Segundo Ivalda, os suspeitos pelo crime estão presos desde sábado (4), quando a Justiça atendeu o pedido da investigação e decretou a prisão de Cintia e Leandro. "Por ser um crime hediondo, os dois investigados ficarão detidos temporariamente por 30 dias", disse a delegada.


Thaís também se apresentava em sua página no Instagram como proprietária de uma casa noturna na capital paulista. Em sua última postagem, ela publicou há duas semanas uma foto e ao lado a mensagem: "A luz que me guia é bem mais forte que os olhos que me cercam …"


"Nossa equipe pediu a prisão temporária à Justiça, que a decretou no sábado [4]", falou Ivalda, nesta segunda-feira (6) ao g1.

O caso foi registrado como assassinato incialmente no 69º DP, Vila Teotônio. Mas como o crime era de autoria desconhecida até então, o DHPP foi acionado para investigá-lo.


"Em menos de 24 horas conseguimos esclarecer o caso", falou Ivalda. "Fomos ao local do crime achando se tratar de um latrocínio, mas nada foi roubado da vítima. Também checamos se teria sido um feminicídio, mas isso não se confirmou. O caso foi de assassinato mesmo".


Presos negam crime


Empresária Thaís Rocha Secundino tinha 28 anos e foi encontrada esfaqueada e morta dentro de seu carro em São Paulo — Foto: Reprodução


Ainda de acordo com o DHPP, tanto a amiga quanto o motorista não confessaram o assassinato de Thaís. "Eles negam o crime, mas temos indícios fortes de que os dois participaram do homicídio da empresária", falou Ivalda, sem dar mais detalhes "para não atrapalhar as investigações".


O automóvel, que estava estacionado na calçada, foi apreendido. Os celulares dos dois presos também foram apreendidos e passarão por perícia. A investigação ainda procura câmeras de segurança que possam ter gravado quem matou Thaís.


"Ainda buscamos saber de quem foi mandante do crime e quem foi autor ou se os dois presos esfaquearam a vítima", afirmou a delegada.


Thaís Rocha Secundino foi encontrada esfaqueada e morta em São Paulo; dois suspeitos pelo crime foram presos pela polícia — Foto: Reprodução/Instagram


Fonte: g1

Leia Mais ››

Advogado de suspeito preso pede à Justiça que Key Alves, do 'BBB 23', preste depoimento sobre morte de Leandro Lo, campeão de jiu-jítsu

O advogado do policial preso suspeito de matar Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jítsu, protocolou na Justiça nesta segunda-feira (6) uma petição para que a jogadora de vôlei Key Alves, que participa do "BBB 23", preste depoimento sobre a morte do atleta em São Paulo, em agosto de 2022.


Key Alves, participante do "BBB 23" — Foto: Globo/Paulo Belote


Leandro morreu após ser baleado na cabeça durante um show no Clube Sírio, na Zona Sul da cidade. O PM Henrique Otávio de Oliveira Velozo se entregou à Corregedoria e está detido no presídio militar Romão Gomes.


Durante uma conversa com Cara de Sapato, lutador de jiu-jítsu e amigo de Leandro, Key Alves afirmou que testemunhou o crime. A declaração foi feita no sábado (4), dentro da casa do BBB.



"Foi na minha frente, eu vi tudo", disse Key.

Após a afirmação, amigos de Leandro passaram a pedir pelo depoimento de Key na Justiça. "Esperamos seu depoimento para que este assassino apodreça na cadeia", escreveu um amigo nas redes sociais.


"Considerando as graves e inéditas afirmações trazidas pela participante KEY ALVES, requer seja a mesma intimada – com urgência – para ser ouvida na condição de testemunha nos presentes autos", diz a petição assinada pelo advogado do PM, Claudio Dalledone Jr.


Em nota, a SSP afirmou que o crime foi investigado e relatado à Justiça em setembro de 2022, e que a possível reabertura do inquérito policial em caso de novo depoimento, como o de Key Alves, só pode ser feita mediante determinação judicial.


O advogado da família de Leandro Lo disse ao g1 que o testemunho dela pode ajudar no processo.


A assessoria de Key Alves afirmou que ela estava com um amigo e não com o grupo do lutador. Além disso, segundo a assessoria, Key viu quando houve disparo, mas não viu o motivo da briga.


"Ela saiu correndo. Não tem envolvimento com Leandro e nem policial. Ela não viu policial atirando. Não viu o porquê da briga, se foi legítima defesa, se o policial sacou a arma, se o Leandro teve culpa. Ela comentou com o Sapato que viu como todo mundo”, disse a assessoria.


Audiência adiada

A primeira audiência de instrução para ouvir testemunhas foi adiada para 24 de março deste ano.


Conforme o advogado da família de Leandro informou ao g1, a defesa do PM alegou que não poderia comparecer na data que havia sido marcada pela Justiça de SP — dia 3 de fevereiro — por ter compromisso jurídico em Curitiba (PR).



Em março, a audiência será realizada no Fórum Criminal da Barra Funda às 13h30. Serão ouvidas testemunhas de defesa e acusação. Já o policial só será interrogado após todas as testemunhas prestarem depoimento.


Denúncia por homicídio triplamente qualificado


PM Henrique Velozo se tornou réu por homicídio triplamente qualificado — Foto: Reprodução/Redes Sociais


A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra o PM Velozo e o tornou réu pela morte do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo no ano passado.


Segundo o g1 apurou, o Ministério Público ofereceu no dia 30 de agosto a denúncia contra o policial por homicídio triplamente qualificado.


As qualificadoras do homicídio colocadas pelo órgão foram: por motivo torpe; com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; e à traição, de emboscada.



A denúncia foi aceita pela Justiça, que também decretou no dia 2 de setembro a conversão da prisão temporária de 30 dias do policial para a prisão preventiva.


Em nota, na época, o advogado de defesa do policial afirmou que "a denúncia é uma hipótese acusatória que destoa completamente do que foi produzido no inquérito policial e o que será desvelado na investigação judicial".


"As qualificadoras são descabidas e tudo isso ficará firmemente provado no momento em que o processo for devidamente instaurado. A conclusão do inquérito policial se deu de forma açodada, uma vez que sequer aguardou-se a produção do laudo da reprodução simulada dos fatos que, entre outras coisas, apresentou inúmeras contradições com os depoimentos das testemunhas."


No dia 31 de agosto, a polícia fez a reconstituição da morte de Leandro Lo. Entre as 16 testemunhas que participaram da simulação do crime estavam os amigos do lutador. Como o policial não foi interrogado pela polícia, ele não esteve presente.


Boate e motel


O SP2 teve acesso às imagens das câmeras de segurança que flagraram Velozo na recepção de uma boate em Moema, também na Zona Sul, instantes depois de ter assassinado Lo, a pouco mais de dois quilômetros dali.


Na boate, o PM parece ter consumido uma garrafa de uísque, duas águas de coco, duas latas de energético e duas doses de gin, de acordo com a comanda, totalizando quase R$ 1,6 mil.


Uma hora e 59 minutos depois, a mesma câmera registrou a saída de Veloso, mas desta vez acompanhado por uma mulher que, segundo o delegado, é uma garota de programa.


Depois, eles foram para um motel, em Pinheiros, na Zona Oeste da cidade. Eles chegaram por volta das 5h40 de segunda-feira (8) e só saíram às 16h26.


Dois amigos próximos do lutador não quiseram gravar entrevista, mas confirmaram ao SP2 que Leandro Lo e o policial militar Henrique Veloso já tinham se desentendido outras vezes antes do dia do crime.


Policial que matou lutador Leandro Lo foi a boate e ao motel após o crime — Foto: Reprodução/TV Globo


Defesa alega legítima defesa

A defesa do policial militar afirmou ao g1 em 15 de agosto que o oficial agiu por "defesa" depois que foi cercado por seis lutadores. Os advogados de Velozo alegam também que ele foi cercado por outros seis lutadores e, por isso, reagiu.


Já a defesa de Leandro ressalta que o lutador teve uma discussão com o policial e, para acalmar a situação, imobilizou o homem. Após se afastar, o agressor sacou uma arma, atirou uma vez na cabeça do lutador e deu dois chutes em Leandro antes de fugir.


Claudio Dalledone, advogado do policial, informou também que foram solicitados exames complementares através do sangue colhido do corpo do lutador Leandro Lo.


"Requer ainda, seja realizado exame complementar de alcoolemia da vítima e no que se refere ao exame toxicólogo já determinado por Vossa Senhoria, requer seja especificada a pesquisa laboratorial para anfetaminas, codeínas, metanfetaminas, ecstasy, EPO (doping sanguíneo), heroína, morfina, cocaína, crack, hGH (hormônios de crescimento), S1 (anabolizantes) e S6 (estimulantes)", diz um trecho da petição.


"Vamos indicar assistentes técnicos que acompanharão as análises periciais e apresentarão quesitos técnicos a serem respondidos pelo Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal. Tudo deve ser apurado e cada um responderá por suas responsabilidades", disse Dalledone.



Dalledone afirmou ainda que uma rede social no aparelho celular entregue pelo PM à investigação estaria sendo acessada e modificada. O advogado pediu para que o aparelho seja restituído à família e que sejam apuradas possíveis práticas abusivas.


Em nota, a Polícia Militar informou que nenhum interno do Presídio Militar Romão Gomes (PMRG), bem como os visitantes e advogados, possui permissão de uso de aparelhos telefônicos, e que o celular do policial foi apreendido no momento do registro e encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC).


"O aparelho está protegido por senha de acesso, a qual não foi fornecida pelo investigado, portanto, o mesmo não foi acessado nem utilizado."


Trajetória


Leandro Lo disputa campeonato mundial de jiu-jítsu. — Foto: Reprodução/Instagram


Leandro Lo foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022; a primeira, em 2012, na categoria peso-leve.


Nas redes sociais, ele narra os dois títulos como “as duas conquistas mais importantes da carreira”.


“O primeiro [título] é a sensação de conseguir ser campeão mundial, esse foi eu ainda consigo ser campeão mundial, as duas melhores sensações da minha vida. Obrigado todos que estão sempre comigo na alegria na tristeza!”, disse ele numa postagem nas redes sociais, quando relembrou o aniversário das conquistas mundiais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Filhas de Gloria Maria leem ao Fantástico textos que escreveram sobre a mãe: 'Agora está nos vendo do céu'


Maria, Laura e Gloria. Elo sagrado. Um encontro eternizado pelo mais puro e intenso amor: o amor entre mãe e filhas. As filhas de Gloria Maria receberam a equipe do Fantástico na casa da Gloria, no Rio de Janeiro.


Em conversa com a repórter Tábata Poline, Maria leu um trecho de um texto que escreveu para a mãe:


“A minha mãe sempre foi uma mulher maravilhosa. Ela é a pessoa mais corajosa que eu conheço. As matérias e aventuras que ela fez, com certeza não são pra qualquer um. Além de ter sido a melhor mãe do mundo, sempre nos ajudou e sempre fez de tudo para vivermos mais felizes. Ela é a pessoa mais forte que eu conheço. Ela lutou muito. E podem ter certeza que eu vou ficar aqui lutando como ela lutou. Mamãe agora está nos vendo do céu, junto com a nossa avó. E eu queria dizer que eu amo vocês duas muito e que vocês ensinaram muito a nós. Obrigada e amo vocês".


Laura também leu um trecho de uma carta que fez para a mãe: "Querida mãe, eu te amo muito, eu quero ficar muito perto de você. Você não está perto de mim, mas pode contar com a gente. Beijos. Te amo. Com amor, Laura".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Feminicídio na UFPI: mestrando estuprou estudante após matá-la e fez fotos de vítima sangrando, conclui inquérito

O mestrando Thiago Mayson, de 28 anos, praticou violência sexual contra a estudante Janaína Bezerra, 22 anos, quando a jovem já estava morta. Esta é a conclusão do inquérito da Polícia Civil do Piauí, divulgada nesta segunda-feira (6). Ele chegou a fazer fotos da vítima durante o estupro, enquanto ela sangrava, segundo a delegada Nathália Figueiredo.


Janaína Bezerra foi assassinada em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante uma calourada entre a noite 27 e 28 de janeiro. A investigação policial e o laudo cadavérico apontaram que a jovem foi estuprada e teve o pescoço quebrado. Thiago Mayson da Silva Barbosa está preso suspeito do crime.



A delegada destacou que o crime foi cometido de forma bastante cruel, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. Ela contou que o inquérito foi encerrado com indiciamento de Thiago Mayson pelo crime de homicídio duplamente qualificado.


O indiciamento também inclui os crimes de estupro, vilipêndio de cadáver (violência após a morte) e fraude processual, já que o suspeito tentou ocultar provas do crime.


As qualificadoras para o crime de homicídio são formas de somar outros crimes na acusação para aumentar a pena. No caso de Thiago Mayson, a polícia considera que ele cometeu o crime por meio cruel, já que a morte ocorreu por asfixia após a vítima ter o pescoço quebrado. O caso também é classificado como feminicídio.


A polícia informou que ele fez imagens da vítima ainda viva, mas em situação de muita vulnerabilidade.


"A partir da análise das imagens que ele teria registrado, muito possivelmente por volta das 5h a vítima já estava em óbito. No vídeo registrado entre a 1ª e a 2ª violência sexual, ela ainda estava com vida, mas visivelmente em situação de vulnerabilidade, já suja de sangue. A gente já sabe que houve uma violência sexual e ele, não satisfeito, cometeu outra", contou a delegada.


Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI — Foto: Reprodução Rede Social


A delegada descreveu a forma como ele registrou fotos e vídeos da vítima. Em uma das imagens, ele mostra a mão com sangue da vítima. Para Nathália, o ato constitui uma espécie de "troféu" para o indiciado.


O prazo para a conclusão da investigação encerrava nesta segunda-feira, mas o inquérito foi concluído no domingo (5), para evitar que passasse o prazo de 10 dias e o suspeito, que está preso preventivamente, pudesse ser colocado em liberdade.


O advogado que representa a família de Janaína, Francisco Silva, acredita que Thiago Mayson será condenado com pena máxima pelo Poder Judiciário.


"São crimes que têm penas bastante altas, adequadas a cada um deles. Não posso vislumbrar a quantidade de pena, mas de forma geral, teremos aí uma condenação, certamente, acima dos 40 anos", disse o advogado.

de Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi morta após ser estuprada e ter o pescoço quebrado em Teresina — Foto: Reprodução


'Só temos a lamentar'

A missa de sétimo dia pela morte de Janaína foi marcada por muita emoção na manhã de sexta-feira, 3 de fevereiro.


Familiares, amigos e representantes da UFPI estiveram presentes e prestaram homenagens. A celebração aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, bairro Fátima, Zona Leste de Teresina.


"Lamentamos a interrupção abrupta da vida da Janaína. E também do rapaz que, embora vivo, experimenta aquilo que a legislação prevê. Somos famílias feridas. Colegas, professores, funcionários, administração superior. Que o Senhor Jesus Cristo nos ajude a recomeçar, nos ajude a compreender", disse durante a celebração o padre Amadeu Matias.


"E que essa celebração seja um momento de gratidão a Deus da parte de todos que a conheciam, um momento de intercessão por todos nós, para que retomemos nossas vidas, enfrentando os males que nos alcançam", continuou o padre.


O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, participou da missa e fez um discurso sobre o caso pela primeira vez. Ele se sentou ao lado do pai de Janaína, o mecânico Adão Bezerra Nascimento, das irmãs e de uma tia da jovem.


"Toda a instituição, aqui representada por alunos, professores, gestores e prestadores de serviços, está consternada. Estamos todos consternados. Somos solidários aos familiares e amigos nesse momento de dor."


"Que Deus, em sua infinita bondade, esteja, nesse momento, conosco e esteja com Janaína onde ela estiver. Nós lamentamos qualquer tipo de violência, em qualquer circunstância. É uma dor muito forte, grande, a universidade está chorando pela vida da Janaína", disse Guedes.


Na última terça-feira (31), estudantes da instituição chegaram a ocupar a reitoria em busca de um posicionamento do reitor.


Na ocasião, a administração superior da UFPI se comprometeu a analisar reivindicações dos estudantes relacionadas à segurança, como: reforço de vigilância, monitoramento por câmeras, poda de matos e árvores do campus Petrônio Portela, reparo da iluminação e criação de uma ouvidoria exclusiva para denúncias de assédio.


"Eu sempre cuidava dela. Toda vez que ela ia sair pra universidade, eu dizia 'tome cuidado, tome cuidado, quando você tiver chegando em casa, me ligue que vou lhe pegar na parada de ônibus e se não der pra você vir ônibus, pegue um uber e venha embora. Chegar aqui, se você não tiver o dinheiro, eu tenho, eu pago'. Tudo pra não acontecer isso, mas não teve jeito", declarou o pai de Janaína.


"A mãe tá arrasada, passa a noite todinha chorando, e eu acalmando ela. [Digo] 'Vamos tentar ter calma, vai ser resolvido, não vamos cair em depressão não, pelo amor de Deus. Se cair em depressão, piora a situação. Agora é lutar por justiça", declarou o pai.


Estupro e morte de Janaína Bezerra

Janaína da Silva Bezerra foi estuprada e assassinada na madrugada do dia 28 de janeiro, sábado, durante uma festa de calourada ocorrida no espaço do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Teresina, na Universidade Federal do Piauí.


O suspeito, Thiago Mayson da Silva Barbosa, é estudante do mestrado em matemática da instituição e foi encontrado com a jovem desacordada nos braços por seguranças da universidade, que conduziram a vítima e o suspeito ao Hospital da Primavera.


Conforme investigação da polícia, com base em colheita de provas e depoimentos, os dois já se conheciam e se encontraram na festa. O jovem, por usar uma das salas do mestrado para estudos, tinha a chave do local, onde levou a vítima.


Ele chegou a relatar à polícia que os dois tiveram sexo consensual, até que a jovem desmaiou em dois momentos. Na segunda vez, ele saiu da sala com a jovem nos braços, segundo ele, para buscar ajuda. Os seguranças informaram, segundo a polícia, que a jovem tinha manchas de sangue nas partes íntimas e já estava sem pulsação.


No hospital, a equipe médica relatou que ela já chegou sem vida. O laudo do IML constatou que ela sofreu estupro e morreu em decorrência de ter tido o pescoço quebrado, o que pode ter acontecido por torção ou tentativa de asfixia.


Universitários pedem segurança e justiça

Diversos movimentos estudantis de vários estados do Brasil anunciaram apoio às manifestações dos estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) após a morte de Janaína.


Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicaram em suas redes sociais data e horários das manifestações.


As manifestações reivindicam combate ao feminicídio, contra o machismo e em defesa a vida de todas as mulheres. Pedem também mais segurança nas universidades públicas e justiça por Janaína.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Produtos de cabelo levam mais de 100 pessoas para emergências oftalmológicas após prévias carnavalescas no Recife e em Olinda

Um total de 68 pessoas foram atendidas na Fundação Altino Ventura (FAV), única emergência oftalmológica pública do Recife, entre o domingo (5) e esta segunda-feira (6). Os pacientes procuraram a unidade com problemas na visão após terem os olhos atingidos por produtos capilares, durante as prévias de carnaval do Recife e de Olinda.


Eduarda Casanova e Mayara Santana tiveram problema nas córneas após uso de pomada capilar — Foto: Eduarda Casanova/Arquivo pessoal/Mayara Santana/Arquivo pessoal


Nas unidades particulares Hope e Hospital de Olhos Santa Luzia, que são do mesmo grupo, foram cerca de 80 pessoas atendidas no final de semana. De acordo com a assessoria de imprensa, o número representa quase 40% dos atendimentos realizados no período.



De acordo com a FAV, os homens e mulheres que foram atendidos usaram pomadas de diversas marcas. Entre os sintomas que eles apresentaram, estavam os seguintes: vermelhidão, dor intensa, dificuldade para abrir os olhos, visão embaçada, ardor e sensação de corpo estranho.


Inflamação nas córneas de paciente que teve olhos atingidos por pomada capilar — Foto: Gerson Nóbrega/Filipe Nóbrega/Analivia Oliveira/Divulgação


A servidora pública Eduarda Casanova foi uma das vítimas dos produtos. Ao g1, ela contou que costuma fazer tranças apenas durante o período de carnaval, mas que nunca tinha acontecido algo parecido antes. Ela estava em uma prévia no sábado, em Olinda, quando começou a chover.


"Quando choveu, eu senti o produto usado na trança escorrer pelo meu rosto e cair nos meus olhos. Eu senti um ardor e lavei na mesma hora. Consegui tirar boa parte do produto. À noite, por volta das 22h, eu fiquei com a visão nebulosa e depois fiquei sem enxergar nada", disse.


A servidora pública Eduarda Casanova teve inflamação nas córneas e precisou usar tampão no olho após usar pomada capilar para fazer tranças — Foto: Eduarda Casanova/Arquivo pessoal


Eduarda ficou sem a visão durante toda a madrugada do domingo e decidiu procurar um hospital particular antes das 6h. Segundo ela, o médico que a atendeu diagnosticou que o produto causou uma inflamação nas córneas.


"Minha visão voltou no fim da manhã, depois que o médico aplicou um colírio. Agora, preciso ficar por uns dias com um tampão no olho. Cada dia eu coloco o tampão em um olho para descansar, fico revezando, do jeito que o médico recomendou. Estou afastada do trabalho, mas agora estou bem", afirmou.


A dona de casa Mayara Santana também passou pela mesma situação durante uma prévia no sábado. Ela disse que comprou uma pomada capilar em uma loja de cosméticos e usou o produto por conta própria.



"Usei a pomada para fazer tranças no cabelo. Por volta das 17h, começou a chover e eu senti um incômodo intenso, uma ardência muito grande nos olhos. Foi quando eu procurei o atendimento médico que tinha no local da prévia. Fizeram a remoção da minha maquiagem e lavaram meus olhos com soro", disse.


A dona de casa Mayara Santana está usando tampão no olho após sofrer queimadura na retina após pomada capilar cair nos olhos — Foto: Mayara Santana/Arquivo pessoal


Depois de receber atendimento, Mayara disse que o incômodo havia diminuído. "Já na madrugada do domingo choveu outra vez e eu voltei a sentir o incômodo. Decidi ir a um hospital porque já não enxergava mais nada", contou.


No hospital particular, Mayara informou que foi diagnosticada com uma queimadura na retina. Ao g1, ela disse que a visão dela voltou cerca de 12 horas depois. "Na urgência, tinham outras cinco meninas na mesma situação que eu. Ninguém sabia do risco dessas pomadas", declarou.



O g1 procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para saber o número total de pacientes atendidos e aguarda retorno.


Oftalmologista faz alerta

O vice-diretor médico administrativo da FAV e oftalmologista Kayo Espósito alertou que o uso das pomadas capilares deve ser suspenso. Ao g1, ele contou que o número de casos de pessoas com inflamação nas córneas devido ao uso dos produtos aumentou neste período de prévias carnavalescas.


"São várias lesões diferentes que podem acontecer, mas a maioria é de inflamação nas córneas. A maior parte dos pacientes se recupera, mas caso haja um comprometimento muito grande das córneas, as pessoas podem chegar a precisar de transplante", informou.


O médico ainda disse que caso caia algum tipo de produto capilar diretamente nos olhos, a pessoa deve lavar imediatamente e depois procurar um serviço de emergência para ser medicada.


Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou medidas de fiscalização em torno das pomadas capilares utilizadas em tranças, com o recolhimento e proibição de comercialização de alguns desses produtos.


Fonte: g1

Leia Mais ››