sexta-feira, dezembro 15, 2017

SME de Itaú realiza 3ª Conferência Municipal de Educação


A Secretaria Municipal de Educação de Itaú-RN realizou nesta sexta-feira, 15 de dezembro de 2017, a sua III Conferência Municipal de Educação para revisão e avaliação do Plano Municipal de Educação com o Tema: “PME em Foco – Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação Construindo uma Eu ação de Qualidade” no Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Maria Iraides de Oliveira Souza” (Creche Tia Aida).




Os adolescentes do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) abriram a III Conferência Municipal com duas apresentações musicais, em seguida foi formada a Mesa de Honra com as autoridades: Prefeito Ciro Bezerra, Secretária da Assistência Social e Primeira Dama, Jaíra Martins; Secretária Municipal de educação Mirianete Brasil; Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Leônia Andrade e o Vereador Presidente Ítalo Medeiros.





A Secretária Municipal de Educação Mirianete Brasil usou a palavra como gestora da pasta para pedir a colaboração dos participantes na avaliação do PME, pois a presença de todos é d e suma importância.

A Secretária destacou ainda que PME é de suma importância para o município de Itaú, onde a III Conferência incorre na participação de todos os seguimentos da população itauense.




O Prefeito Ciro Bezerra (DEM) deixou sua mensagem agradecendo primeiramente a Deus em seguida a todos que se dispuseram a participar da III Conferência Municipal de Educação destacando todos os seguimentos presentes.

O gestor destacou a Educação como o mais importante, embora o país esteja passando por vários tipos de dificuldades, as principais que são: a crise política, cultural, ética e financeira.

“Hoje é mais um momento de juntos nós podemos construir e continuar construindo aquilo que achamos e julgamos que é de mais importante que é a educação. Nós sabemos que o Brasil nos últimos anos tem avançado muito, mas ainda está muito distante do desejável”. Avaliou Ciro.

O prefeito ainda pediu o empenho e apresentou os objetivos que o município pretende atingir com a colaboração de todos, podendo avaliar bem o PME, determinar as metas a serem cumpridas, desenvolvendo o papel de cada um. Encerrando dizendo que a Educação é a maior ferramenta de inclusão social, nós sabemos que só através da educação é que podemos ter um município desenvolvido, um estado desenvolvido e uma nação desenvolvida.




Em seguida a Presidente do conselho municipal de educação a Professora Mestra Leônia Andrade fez a leitura do Regimento da conferência sendo aprovada pelos participantes.




A Professora Especialista Alzira Rocha proferiu a palestra relacionada ao tema, trocando experiências vividas ao longo da profissão, chamando os participantes para contribuir com as informações.




Antes de revisar as proposta do PME foi feito um intervalo de 20 (vinte) minutos, servindo um lanche. Após o intervalo a Secretária Municipal de Educação fez a apresentação das estratégias e metas do PME que é composto por 20 metas, discutindo cada uma delas.

Vejas as fotos da III Conferência Municipal de educação clicando aqui ou na imagem abaixo:





Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos ensinos infantil e fundamental é aprovada


A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os ensinos infantil e fundamental foi aprovada nesta sexta-feira (15) em votação no Conselho Nacional de Educação (CNE). Foram 20 votos a favor e três votos contrários, de acordo com Eduardo Deschamps, presidente do CNE.

A BNCC dá diretrizes para orientar a elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais e federal de ensino, tanto nas escolas públicas quanto particulares. O novo documento não trata do ensino médio. A base curricular para o ensino médio ainda será avaliada posteriormente pelo CNE.

Destaques e próximos passos
Ensino religioso ganha diretrizes sobre o que deve ser ensinado do 1º ao 9º ano
Alfabetização deve ser concluída até o segundo ano
Orientações sobre identidade de gênero devem ser discutidas por comissão do CNE
Redes municipais, estadual e federal precisam reelaborar seus currículos segundo a BNCC
Material didático terá que ser produzido segundo as novas diretrizes
Implementação deve estar completar até início do ano letivo de 2020
Redes devem preparar currículos
Durante a reunião, o conselheiro Cesar Callegari, presidente da comissão da BNCC, lembrou que a base "é um conjunto de referenciais inédito na história do país" e que agora redes e escolas precisam preparar os detalhes de como serão seus currículos.

"Base não é currículo, é um conjunto de referenciais sobre as quais o processo crítico e criativo das escolas vai elaborar seu processo curricular", afirmou

"A Base não é um currículo mínimo. (...) A função da escola e da rede não é copiar e colar a Base", complementou o conselheiro Chico Soares, lembrando que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) continua em vigor e determina que é responsabilidade das escolas elaborarem seus currículos.

O texto aprovado no CNE será agora homologado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), "todas as escolas e redes de ensino deverão adaptar e rever os seus currículos em 2018 para iniciar a implementação da base em 2019 e até 2020".


Processo de votação
Prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para estar pronta em meados de 2016, a Base sofreu atrasos. Em abril, o Ministério da Educação (MEC) entregou ao CNE a 3ª versão do texto. Em seguida, de julho a setembro, foram feitas audiências públicas para que a população e profissionais pudessem opinar e sugerir mudanças no documento. Em novembro, o CNE debateu as propostas com o MEC.

A discussão do texto final da BNCC começou sob críticas de entidades e protestos de professores no dia 7 de dezembro. Três conselheiras apontaram que não houve transparência no debate, e que o MEC não divulgou amplamente o documento final. Por isso, elas pediram vista para discutir o texto.

Entretanto, como o CNE tinha maioria já favorável ao texto e tinha interesse em fechar o processo ainda em dezembro, foi aprovado o regime de urgência e concedido o prazo de uma semana para elaboração do parecer a partir do pedido de vista.

Nesta sexta, as conselheiras Aurina de Oliveira Santana, Malvina Tania Tuttman e Márcia Ângela da Silva Aguiar deram parecer contra o que chamaram de "aprovação intempestiva" da Base Nacional Comum Curricular. Entretanto, o parecer original dos relatores obteve maioria no Conselho Nacional.

Em seu parecer, as conselheiras apontaram que o processo foi "verticalizado", sob influência do Ministério da Educação (MEC), e afirmam que há documentos incompletos dentro da Base e dizem não concordar com a separação do ensino médio.

Callegari dissse que o pedido de vista das conselheiras permitiu uma série de ajustes no texto, que chegou à votação do CNE com "muitos fios soltos e questões a serem resolvidas". Agora, segundo ele, o conselho precisa se debruçar sobre temas que garantam a implementação das novas diretrizes. Ele citou o financiamento por meio do Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) e a valorização dos professores.


Destaques da Base Curricular
O documento gerou discussão e gerou protestos principalmente quanto ao ensino religioso e aos debates sobre gênero:

Ensino religioso
Segundo o artigo 23 da resolução, o ensino religioso dependerá de uma comissão específica que decidirá se ele deve entrar como área de conhecimento (com o mesmo status, por exemplo, de linguagens ou matemática) ou como componente curricular dentro da área de humanas.

Com a aprovação, os objetivos do ensino religioso serão os seguintes:

Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
Conviver com a diversidade de identidades, crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
Identidade de gênero
De acordo com o documento, o CNE emitirá orientações específicas sobre orientação sexual e identidade de gênero. Não foram fornecidos mais detalhes sobre esse processo.

O MEC não divulgou a versão final do texto, mas a pasta já tinha tirado o termo "orientação sexual" da terceira versão da BNCC apresentada em abril deste ano.

Alfabetização
Outra alteração ao sistema vigente é relativa à alfabetização: ela deve ser garantida no primeiro e no segundo ano do ensino fundamental. Até então, as escolas tinham até o terceiro ano para isso, quando as crianças têm 8 anos de idade. A decisão de antecipar a alfabetização foi criticada por especialistas.


O conselheiro e relator Chico Soares defendeu que a alfabetização é um dos destaques da Base por deixar claro qual o direito do aluno. "Há uma definição do que é estar alfabetizado", disse, lembrando que o texto define que a BNCC define que estará alfabtizada a criança que conseguir "ler e produzir textos adequados ao seu momento".

Competências gerais da Base
A seguir, veja as competências gerais previstas da Base:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das iferentes áreas.
Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Conhecer se, apreciar se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Exercer a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deputados peruanos apresentam moção por vacância do cargo de presidente

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, durante mensagem na TV aos peruanos (Foto: HO / Presidência do Peru / via AFP Photo)Deputados peruanos apresentaram nesta sexta-feira (15) uma moção que pede vacância do cargo de presidente, ocupado por Pedro Pablo Kuczynski, também conhecido como PPK.

Segundo o documento postado pelo jornalista Jimmy Chinchay no Twitter (veja abaixo), os deputados pedem a vacância da presidência por "incapacidade moral". De acordo com o jornal "La República", o documento foi assinado por deputados do Fuerza Popular, Frente Amplio e Apra.

A oposição passou a pressionar que PPK deixe o cargo depois da denúncia de que a construtora brasileira Odebrecht pagou mais de US$ 782 mil a sua empresa de consultoria. Na noite desta quinta, PPK negou ter recebido pagamentos da Odebrecht e disse que não irá renunciar.

PPK também afirmou que pedirá para as autoridades judiciais do seu país que levantem seu sigilo bancário e que vai colaborar com as investigações do Congresso e da Justiça peruana.

O caso Odebrecht no Peru se concentra em seguir o rastro das propinas pagas entre 2005 e 2014 para funcionários peruanos em troca de favorecimento na concessão de contratos de obras públicas e também nas doações realizadas a candidatos políticos para financiar suas respectivas campanhas eleitorais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois torcedores do Fla agridem e chutam joelho operado de jogador do Flu

Marquinhos Calazans surgiu bem em 2017 até sofrer lesão e precisar operar o joelho (Foto: Lucas Merçon / FluminenseFC)Os episódios de violência na noite de quarta-feira por conta do vice-campeonato do Flamengo não se restringiram apenas ao Maracanã. Longe dali, em Vista Alegre, na zona norte do Rio, o atacante do Fluminense Marquinhos Calazans foi agredido por dois torcedores do Flamengo, que acertaram seu joelho direito, operado em agosto. As informações foram confirmadas pelo Fluminense.

O jogador tinha saído com sua namorada e um casal de amigos para ir a um bar. A partida já tinha terminado, quando ele foi reconhecido por dois rubro-negros, que o provocaram. Os casais, então, deixaram o lugar e foram para uma lanchonete ao lado.

s episódios de violência na noite de quarta-feira por conta do vice-campeonato do Flamengo não se restringiram apenas ao Maracanã. Longe dali, em Vista Alegre, na zona norte do Rio, o atacante do Fluminense Marquinhos Calazans foi agredido por dois torcedores do Flamengo, que acertaram seu joelho direito, operado em agosto. As informações foram confirmadas pelo Fluminense.

O jogador tinha saído com sua namorada e um casal de amigos para ir a um bar. A partida já tinha terminado, quando ele foi reconhecido por dois rubro-negros, que o provocaram. Os casais, então, deixaram o lugar e foram para uma lanchonete ao lado.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Terremoto de 6,5 de magnitude é registrado na Indonésia


Um terremoto de magnitude 6,5 foi registrado nesta sexta-feira (15) na Indonésia, informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi registrado a 91 km de profundidade e na cidade de Cipatujah.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Agentes penitenciários voltam a trabalhar

Os agentes penitenciários, que estava de greve há três dias, irão retomar suas atividades nesta sexta-feira (15). Eles decidiram voltar após o governo do Estado encaminhar o projeto de lei complementar instituindo os níveis de carreira para a categoria.

Porém, o Sindicato dos Agentes Penitenciários vai manter o estado de greve, ou seja, podem suspender o trabalho a qualquer momento, até a aprovação do texto na Assembleia Legislativa.

Enquanto a categoria esteve parada, visitas e banhos de sol foram suspensos nas prisões, sendo mantidos somente o juri, a alimentação, atendimento a advogados e alvarás de soltura.

O projeto do governo prevê um aumento gradual de 5% ao ano, no vencimento básico e é retroativo a primeiro de agosto de 2017.

O governo do Estado informou que garantiu outros benefícios à categoria e também realizou concurso com 571 novas vagas para agente, além da compra de material, elaboração do Plano Diretor do Sistema Penitenciário e reestruturação da Escola Penitenciária.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Times do RN conhecem adversários da 1ª fase da Copa do Brasil 2018


A confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio que definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2018 nesta sexta-feira (15).

Campeão Potiguar em 2017, o ABC terá pela frente o Cianorte-PR. Também do sul do País vem o adversário do América, terceiro colocado do Estadual. O Tubarão-SC será o rival americano.

Vice-campeão, o Globo enfrentará o Vitória-BA na primeira fase da competição nacional. O time baiano, inclusive, também é adversário da Águia de Ceará-Mirim na fase de grupos da Copa do Nordeste.

Competição

Os times com melhor ranking foram dispostos de forma a não enfrentarem adversários considerados mais complicados nesta fase inicial, que acontecerá entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro em jogo único.

Vale lembrar que a CBF promoveu algumas mudanças para esta edição da Copa do Brasil, sendo a principal delas o fim do gol qualificado fora de casa. A partir da terceira fase, quando a competição passa a ser disputada em ida e volta, não haverá mais vantagem para quem marcar mais vezes longe de seus domínios em caso de empate no saldo de gols.

As duas primeiras fases seguem sendo disputadas como em 2017, com jogo único. Na primeira, o time de pior ranking atua em casa, mas o de melhor tem a vantagem do empate. Já na segunda, o mandante foi definido por sorteio já nesta sexta. E em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.

Outra alteração promovida pela CBF, esta bastante celebrada pelos clubes, foi um aumento significativo na premiação do torneio. O campeão da Copa do Brasil de 2018 arrecadará nada menos do que R$ 50 milhões, sendo que o segundo colocado ficará com R$ 30 milhões.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Trabalho doméstico impede um terço das jovens de trabalhar ou estudar

Um terço das mulheres de 16 a 29 anos que não estudavam ou trabalhavam em 2016 alegaram não realizar essas atividades por ter que cuidar de afazeres domésticos, filhos ou parentes. Quando observados homens que alegaram o mesmo motivo, o percentual é de apenas 1,4%.

Os dados fazem parte da pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (15). O instituto investigou os motivos alegados pelos jovens que nem estudam e nem trabalham, os chamados “nem nem”.

De acordo com o IBGE,25,8% da população entre 16 a 29 anos não estudavam nem trabalhavam em 2016. O indicador aumentou 1,8 ponto percentual em relação a 2015 (24%). A fatia de jovens nessa condição vem em movimento de alta desde de 2012, quando 22,8% estavam nessa situação.

O percentual da população nessa faixa etária é o único dado comparável da pesquisa. O IBGE investigou pela primeira vez os motivos que levam os jovens a não trabalhar ou estudar no país.

O instituto divulgou nesta sexta diversos dados sobre mobilidade social e educacional, nível de renda e trabalho, e também detalhes sobre a população que vive na faixa de extrema pobreza.

Entre os “nem nem”, observa-se diferença entre gêneros, seja no percentual total, sejam nos motivos alegados. Ao todo, 32,7% mulheres nessa faixa etária não estudam nem trabalham. Entre homens, o percentual é de 19%.

Mulheres negras são maioria nessa condição: 37,6% do contingente. Já homens brancos são 16,4%. “Uma jovem preta ou parda possuía 2,3 mais chances do que um jovem branco de não estudar nem estar desocupada em 2016”, diz o relatório do IBGE.

Enquanto a maioria dos homens alega o questões relativas ao chamado desalento, que é quando a pessoa para de procurar emprego por falta de oportunidade ou por conta da baixa qualificação, as mulheres alegam mais questões relacionadas ao lar.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Eduardo Rocha assume presidência do América

A noite dessa quinta-feira (14) foi de festa no salão superior da Sede Social do América com a posse do presidente Eduardo Rocha e de seu vice, Eliel Tavares que, juntamente à nova diretoria, comandarão o clube até dezembro de 2019.

Empossado presidente, Eduardo Rocha, que foi eleito em 10 de outubro deste ano, falou sobre a emoção de voltar a assumir o cargo que ele irá ocupar e garante estar mais experiente.

“É uma honra para nós, para qualquer americano, assumir o cargo máximo, de alto mandatário do clube. Evidentemente contando com a colaboração de todos, dessa vez com meu vice, Eliel, que já foi diretor de futebol junto comigo, numa empreitada onde ganhamos o centenário em 2015. A emoção é a mesma, da primeira vez e neste período de 19 anos nunca deixamos o América nem um dia. Tivemos em quase todas as direções com cargos efetivos ou colaborando de qualquer maneira com o clube do nosso coração. Nós acompanhamos essa evolução do futebol e agora a gente volta, evidentemente, mais experiente, mas a paixão é a mesma pelo pavilhão alvirrubro”, disse

Eduardo Rocha retorna ao América após 20 anos quando, na época, conseguiu levar o América à primeira divisão e ao inédito titulo da Copa do Nordeste em cima do Vitória-BA no lendário estádio Machadão.

Estiveram presentes, além do presidente da Federação Norte-rio-grandense de futebol, José Vanildo, dirigentes do Alecrim, Globo, ABC, Treze-PB e Botafogo-PB, bem como o ex-atleta Gaúcho, campeão do Nordeste com o Mecão e que exerce o cargo de presidente do Sindicato dos Atletas do Ceará, o presidente da FENAPAF, Felipe Augusto e Gustavo Feijó, vice-presidente do Nordeste na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Diretoria completa

A solenidade de posse do presidente Eduardo Rocha, realizada na noite desta quinta-feira (14), também serviu para que a torcida e imprensa fossem apresentados à nova diretoria que estará à frente das ações do clube no biênio 2018/2019.

Confira: 

Eduardo Serrano da Rocha | Presidente

Eliel Luiz Tavares | Vice-presidente
Pedro Lisboa | Diretor Administrativo
Walmir Nunes | Diretor Financeiro
Leonardo Bezerra | Diretor de Futebol
João Maria Belmont | Gerente de Futebol
Diogo Pignataro de Oliveira| Diretor Jurídico
Gilmar dos Santos | Supervisor de Futebol
Diego Mendes | Assessor Jurídico
José Vasconcelos da Rocha | Presidente do Conselho Deliberativo
Francisco de Assis Sousa Sobrinho | Diretor de Patrimônio
Carlos Moura Dourado | Executivo de Futebol
Dário Nunes | Diretor das Categorias de Base
Hélio Santa Rosa | Diretor Social e Recreativo
Fernando Nesi | Diretor de Esporte Amador
Ricardo Valério | Diretor Comercial
Canindé Pereira | Assessor de Imprensa
Douglas Chaves | Assessor da Presidência

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Dnit desativa radares de controle de velocidade em rodovias federais do RN

Radares nas rodovias federais do RN foram desativados e estão cobertos com sacos pretos (Foto: Lucas Cortez/G1)O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) desativou todos os radares de controle de velocidade existentes nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. De acordo com a superintendência do órgão, a retirada dos equipamentos se deu por causa da "restrição orçamentária imposta pelo governo federal".

Na BR-101, em Natal, as placas com o limite de velocidade e os radares estão cobertos por sacos pretos e já não estão mais em operação.

De acordo com o DNIT, permanecem funcionando os equipamentos do tipo 'redutor eletrônico de velocidade', que são as lombadas eletrônicas.

O G1 questionou o DNIT quanto é gasto por mês com a manutenção dos radares e quantos equipamentos foram desativados no estado, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Placas com limite de velocidade também foram cobretas com sacos pretos (Foto: Lucas Cortez/G1)
Placas com limite de velocidade também foram cobertas com sacos pretos (Foto: Lucas Cortez/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

[VÍDEO] DESCASO DO GOVERNO COM ITEP DE MOSSORÓ, CAUSA DIVERGÊNCIAS EM CENAS DE CRIMES. FALTA DE PERITO IRRITA DELEGADOS.

A saga continua e os problemas do ITEP Mossoró só piora. Hoje pela manhã o Presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do ITEP do RN, Dr. Otávio Domingos, reuniu toda imprensa de Mossoró, para expor problemas relacionados a falta presencial de perito criminal em cenas de crimes. Dr. Otávio atribuiu a falta de profissionais, que vem causando de uma certa forma, problemas em locais de crimes, a falta de diálogo com a categoria, por parte do Governo do Estado. "Temos que sentar em uma mesa redonda, com o Governo, o Diretor Geral e tentar solucionar o problema. Na visão de Dr. Otávio a desvalorização dos profissionais em relação a diária de plantão, está desmotivando de forma coerente os peritos a querer vim a Mossoró tirar plantão. "Alguns delegados estão insatisfeitos e com razão. No entendimento de alguns deles e confirmado por mim, a falta do perito criminal no local, pode-se até ser considerado uma violação de cena de crime. Os auxiliares, estão indo ao local, recolhem o corpo, porém a perícia deixou de existir pela falta do profissional capacitado. Para alguns delegados isso está causando transtornos para uma possível investigação de crime". Mossoró conta apenas com três profissionais, existiam quatro, porém um foi transferido para capital, o que agravou ainda mais a situação em Mossoró. Não é de hoje que problema existe nesta instituição. Vamos acreditar que após a realização do concurso público marcado para fevereiro 2018, tudo possa mudar. Porém para isso o profissional tem que está sempre sendo valorizado. Dr. Otávio informou que por exemplo. Para deslocar um perito da capital, eles não querem vim por conta que a diária paga, não chega nem na metade do valor da diária normal. Ou seja o perito estará praticamente pagando para vim trabalhar. Isso ninguém quer. Com a palavra o Governo do Estado.  


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Assembleia aprova projeto que reconhece importância econômica do sal no RN

Durante votação realizada esta semana na Assembleia Legislativa, foram aprovados, em plenário, dois projetos de lei da deputada Larissa Rosado (PSB). O primeiro deles reconhece a utilidade social e econômica da extração e do beneficiamento do sal no Rio Grande do Norte. O segundo declara o espetáculo teatral Natalis, encenado em Mossoró, como patrimônio cultural, imaterial e histórico do Estado.

“A aprovação do projeto referente à extração salineira é um reconhecimento à atividade e ajudará a sensibilizar os governos estadual e federal no sentido de mostrar a importância econômica e social do sal para todo o país”, argumenta Larissa.

O RN é um dos maiores polos da extração de sal marinho do país, tendo a região Oeste como principal centro de produção e beneficiamento do produto no Estado. A atividade salineira envolve uma vasta cadeia de serviços, sobretudo nas cidades do litoral norte potiguar, mais especificamente nos municípios de Mossoró, Macau, Areia Branca, Galinhos, Grossos, Porto do Mangue e Guamaré. Segundo informações do Sindicato das Industrias de Extração do Sal do Estado, são gerados cerca de 15 mil empregos diretos e 70 mil indiretos.

Natalis

O espetáculo Natalis é encenado desde 2015 pelo grupo Diocecena do Colégio Diocesano Santa Luzia, sempre durante a tradicional Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró. “O enredo que conta a história do nascimento de Jesus Cristo, como uma mensagem de paz, reflete no fortalecimento da fé cristã e reafirma a vocação de Mossoró para os grandes espetáculos como o ‘Chuva de Bala no País de Mossoró’, ‘Auto da Liberdade’ e ‘Oratório de Santa Luzia’, conhecidos nacionalmente”, comemora a parlamentar autora da proposição.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

30,9% dos jovens potiguares não trabalham nem estudam, diz IBGE


Pelo menos 30,9% dos jovens potiguares de 16 a 29 anos não estudam e nem trabalham. Os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados são referentes a 2016 e revelam ainda que 25% dos jovens do RN só estudam e 36,2% só trabalham.

Em 2016 o percentual de jovens do RN que só estudam foi de 25,0%, - um aumento de 4,9% em relação a 2015 e de 29,53% comparado com 2012. Esse percentual é maior entre os jovens de 16 a 17 anos (73,6%), seguido do grupo entre 18 e 24 anos (23,4%) e uma parcela mínima entre os jovens de 25 a 29 anos de idade (5%).

Quanto aos que estudam e estão ocupados, esse percentual vem diminuindo desde 2014, atingindo 7,9% em 2016. Essa característica é maior entre os jovens de idade que correspondem a faixa de 25 a 29 anos (8,3%), seguindo de 18 a 24 (8,2%)e com menor presença entre as pessoas de 16 a 17 anos (5,7%).

Na categoria que só está ocupado percebe-se uma redução do percentual a partir do ano de 2014, chegando a 36,2% em 2016. Os jovens de 25 a 29 anos (56,0%) possuem o maior percentual observado, seguido das pessoas entre 18 e 24 anos (32,9%) e por último o grupo de 16 e 17 anos (4,0%).

Em todo o país, o número de jovens que não estudam nem trabalham subiu de 34,2 milhões em 2012 para 41,25 milhões em 2016 - o equivalente a 25,8% do total de jovens brasileiros nessa faixa etária. Em quatro anos, esse grupo, que ficou conhecido como "nem nem", aumentou 20,5%. no país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em protesto contra insegurança, moradores queimam pneus e interditam a RN-120

Moradores de Queimada atearam fogo em pneus e obstruíram a passagem de veículos na RN-120, estrada que liga João Cãmara a Parazinho (Foto: Roberto Andrade)Insatisfeitos com a segurança pública, moradores de uma comunidade rural na região Agreste potiguar realizaram um protesto na manhã desta sexta (15) e obstruíram a passagem de veículos na RN-120, estrada que liga os municípios de João Câmara a Parazinho.

A reivindicação é dos moradores do distrito de Queimadas, que reclamam de assaltos constantes na comunidade. Para impedir o tráfego na região, os manifestantes atearam fogo em pneus e galhos atravessados na pista.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tribunal Regional Eleitoral marca eleição suplementar de Paraú, RN

A eleição suplementar do município de Paraú, na região Oeste potiguar, vai acontecer no dia 4 de março de 2018. A data foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O novo pleito vai eleger prefeito e vice-prefeito do município para o exercício do mandato até 31 de dezembro de 2020.

Prefeito e vice cassados
Eleitos prefeito e vice-prefeita em 2016, Antônio Carlos Peixoto Nunes e Antônia Francisca de Oliveira foram cassados pelo TRE no dia 26 de setembro deste ano após serem condenados por abuso de poder econômico. Desde então, o município de Paraú vem sendo administrado pela vereadora Socorro Paula, que era a presidente da Câmara Municipal.

Segundo o Ministério Público Estadual, em festas realizadas pela chapa durante a campanha em 2016, a chapa desrespeitou várias normas eleitorais. Os eventos se assemelhavam a showmícios, tinham distribuição de brindes e faziam a utilização irregular de paredões de som.

Funcionamento do cartório
Segundo o TRE, devido às preparações para a eleição suplementar, a partir do dia 2 de fevereiro até 8 de março, o Cartório da 54ª Zona Eleitoral, com sede em Assu, funcionará das 13h às 19hs nos dias úteis (sendo o horário das 13h às 14h destinado para expediente interno) e das 15h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Eleitores
Estarão aptos a votar os eleitores em situação regular no cadastro eleitoral, com domicílio eleitoral em Paraú até o dia 4 de outubro de 2017. Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral na data da realização da eleição suplementar (4/3/2018), deverão apresentar justificativa até o dia 7 de maio de 2018. O requerimento de justificativa pode ser preenchido e entregue em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento do eleitor. Também é possível justificar o voto enviando as informações pelo sistema Justifica, disponível no site www.tre-rn.jus.br. Não serão instaladas mesas receptoras de justificativa no dia do pleito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aeroporto de Natal anuncia 355 voos extras para a alta temporada

Aeroporto Internacional Aluízio Alves  (Foto: Canindé Soares)

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Natal, prevê para a alta temporada de verão - período que inicia nesta sexta (15) e vai até final de janeiro de 2018 - um movimento de 355 voos extras. Somados à malha regular, a quantidade de voos chegará a 2.722 entre pousos e decolagens.

Neste período, ainda de acordo com a administradora, estão previstos mais de 354 mil passageiros distribuídos entre embarques e desembarques.

“A segunda quinzena do mês de dezembro, com as comemorações de Natal e de Ano Novo, deverá ser mais agitada. Os dias mais movimentados devem ser 22, 23, 29 e 30 de dezembro, vésperas das festividades. A Inframerica calcula para as datas um fluxo diário de aproximadamente 8 mil passageiros”, acrescentou.

Para a época de alta temporada, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves também informou que contará com reforço nas equipes de atendimento ao cliente, operações e segurança, que trabalharão em regime de escala e plantão. “Toda a operação visa a garantir a segurança de passageiros e funcionários”, acrescentou.

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, também conhecido como Aeroporto de Natal, fica em São Gonçalo do Amarante, cidade da região metropolitana da capital potiguar.

Recomendações
Para garantir uma viagem tranquila, a concessionária recomenda aos passageiros que cheguem, pelo menos, com uma hora e trinta minutos de antecedência para voos nacionais e, pelo menos, duas horas para voos internacionais.
Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando (cintos, relógios, chaves, moedas e celulares).
Tablets e laptops também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas bandejas plásticas. De acordo com estudo recente da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a média de tempo de espera na fila do canal de inspeção no terminal é de aproximadamente dois minutos para voos nacionais e quatro minutos para internacionais.
Alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Comitê de Ética da Fifa suspende Marco Polo Del Nero por 90 dias

Marco Polo Del Nero está impedido de realizar funções ligadas ao futebol por 90 dias (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)O Comitê de Ética Independente da Fifa anunciou nesta sexta-feira a suspensão do presidente da CBF, Marco Polo del Nero, por 90 dias. Neste período, o dirigente ficará impedido de realizar qualquer atividade ligada ao futebol - e a punição pode ser estendida por mais 45 dias. Segundo o comunicado divulgado pela Fifa, "a decisão foi tomada diante do pedido do presidente da câmara de investigação, levando em conta a investigação formal sobre o senhor Polo Del Nero".

Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes, assumirá a presidência da CBF no período, como manda o estatuto da confederação. Presidente da federação do Pará, ele é o vice-presidente mais velho em exercício. Em dezembro de 2015, quando Del Nero se licenciou do cargo por quatro meses, foi o Coronel Nunes quem comandou a confederação.

Marco Polo del Nero tinha planos de convocar uma nova eleição para abril de 2018, para tentar mais uma mandato até 2023, quando poderia buscar uma nova reeleição, até 2027. Seu mandato atual terminaria em abril de 2019.

A investigação da Fifa
A Fifa reabriu a investigação sobre Del Nero após documentos e depoimentos serem revelados durante o julgamento de José Maria Marin nos Estados Unidos. Na última quarta-feira, promotores do "Caso Fifa" afirmaram que Del Nero recebeu US$ 6,5 milhões em subornos para beneficiar empresas de marketing esportivo em contratos relacionados a Copa América, Copa Libertadores e Copa do Brasil. O presidente da CBF nega todas as acusações e afirma ser inocente.

Desde maio de 2015 o presidente da CBF não sai do Brasil, país que não extradita seus cidadãos, e por isso não foi julgado nos EUA junto com Marin, Juan Angel Napout e Manuel Burga. No Brasil, Del Nero não é acusado de nenhum crime. Mas as dezenas de menções a seu nome em depoimentos, planilhas, gravações e outros documentos tornados públicos pela investigação americana levaram a Fifa a destravar um processo interno aberto há dois anos.

Em dezembro de 2015, imediatamente após Del Nero ter sido indiciado pelo departamento de Justiça dos EUA por sete crimes (três de fraude, três de lavagem de dinheiro e mais um por integrar uma organização criminosa), o Comitê de Ética da Fifa abriu uma investigação interna, que pouco ou nada avançava. Até o julgamento em Nova York começar. Todas as citações a Del Nero foram enviadas a Zurique.

Procurado para falar especificamente sobre a investigação do Comitê de Ética da Fifa, Marco Polo Del Nero, informou que não poderia comentar, por se tratar de caso em andamento. Segundo o GloboEsporte.com apurou com pessoas que conhecem o caso, todos os documentos solicitados pela investigação foram enviados pela CBF.

Em todas as suas manifestações anteriores sobre o "Caso Fifa", Del Nero afirmou que "nunca participou, direta ou indiretamente, de qualquer irregularidade ao longo de todas atividades de representação que exerce ou tenha exercido". O presidente da CBF também declarou que "jamais foi membro do Comitê Executivo da Conmebol". Algo desmentido por documentos da própria Conmebol.

Assim que foi indiciado, Del Nero chegou a se licenciar da presidência da CBF por alguns meses. Quando recebeu um sinal verde da Fifa, reassumiu a chefia do futebol brasileiro. Mas nunca voltou a sair do Brasil.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Vaca foge duas vezes de presépio nos EUA

Uma vaca fugiu duas vezes de um presépio em uma igreja do estado americano da Filadélfia nesta semana.

A vaca Stormy, de 7 anos, estava figurando no presépio da igreja Old First Reformed Church of Christ, quando fugiu.

A vaca Stormy (Foto: Katherine Scott/6 ABC via AP)
A vaca Stormy (Foto: Katherine Scott/6 ABC via AP)

A polícia foi chamada quando Stormy foi avistada na estrada Interstate 95, às 2h na terça-feira (12).

Um dos policiais, que tinha prática de vaqueiro, conseguiu capturar Stormy e levá-la de volta à igreja. Mas ela voltou a fugir, por volta das 6h, e complicou o trânsito na região.

Stormy acabou sendo recapturada de novo, em uma garagem-estacionamento a uma quadra da igreja.

Mais tarde, ela foi devolvida à fazenda de onde tinha sido emprestada. Seu papel no presépio foi preenchido pela sua substituta, a vaca Ginger.

Ginger, a substituta (Foto: Ryan Penn via AP)
Ginger, a substituta (Foto: Ryan Penn via AP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminosos roubam caminhão do cantor Gusttavo Lima na Fernão Dias em Atibaia

Caminhão da banda de Gusttavo Lima é alvo de criminosos  (Foto: Divulgação )Um motorista e o filho dele de 10 anos foram feitos reféns durante um roubo ao caminhão do cantor sertanejo Gusttavo Lima no início da noite desta quinta-feira (14) na rodovia Fernão Dias em Atibaia (SP).

A carreta do cantor Gusttavo Lima seguia para a região de São José do Rio Preto, onde o cantor tem um show nesta sexta-feira. O veículo levava instrumentos e equipamentos usados nas apresentações.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), criminosos chegaram em três carros e cercaram a carreta. Alguns deles estavam armados.

Depois do roubo, o motorista de 56 anos e o filho dele foram levados como reféns. Durante a fuga, os criminosos se separaram e colocaram as vítimas em um veículo.

Um jovem de 21 anos seguiu dirigindo a carreta e foi abordado por uma viatura da Guarda Municipal. Ele tentou explicar que havia sido contratado pela equipe do cantor, mas foi preso em flagrante.

“O jovem foi preso em flagrante e acreditamos que esse caminhão seria desmontado e teria tido as peças revendidas no mercado negro”, afirmou o policial Alfredo Martinelli.

O grupo seguiu em outro veículo com as vítimas como reféns por três horas. O motorista e o filho foram abandonados pelos suspeitos na Dutra, no trecho de Guarulhos. Os suspeitos que seguiram com as vítimas conseguiram fugir.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do cantor Gustavo Lima, mas não obteve retorno até a publicação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com facada no pescoço, professor é morto dentro de apartamento na Zona Oeste de Natal

Crime aconteceu dentro do apartamento do professor, que fica no condomínio Thisaliah, no Planalto (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)Um professor de 45 anos foi assassinado com uma facada no pescoço na madrugada desta sexta-feira (15) dentro de um condomínio no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Um jovem de 22 anos e um adolescente de 17 foram detidos. João Maria Avundano Garcia dava aulas de português. Ele morava no residencial Thisaliah, na rua Engenheiro João Hélio Alves Rocha.

Segundo a Polícia Militar, os dois detidos confessaram o crime. Eles dizem que mataram o professor porque ele estava querendo fazer sexo forçado. Então, para se defender, o mais velho teria dado uma facada no pescoço do professor. Essa situação também está sendo investigada.

Os suspeitos foram detidos somente no final da manhã, após baterem o carro do professor. Como não tinham habilitação, eles acabaram confessando que tinham saído do condomínio com o HB20 da vítima. A PM também disse que, antes do acidente, os dois admitiram ter feito assaltos na região.

O jovem e o adolescente foram levados para a delegacia.

Fonte: G1
Leia Mais ››