quarta-feira, agosto 19, 2020

RN registra 58.667 casos confirmados e 2.126 mortes por Covid-19

 O Rio Grande do Norte tem 58.667 casos confirmados de Covid-19 e 2.126 mortes pela doença desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira (19) também destaca que outros 236 óbitos estão sob investigação.


RN tem 58.667 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
RN tem 58.667 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF


Até terça-feira (18), eram 58.307 casos confirmados e 2.102 mortes por coronavírus no estado.


De acordo com o novo boletim, o RN também registrou 23.030 casos suspeitos e outros 101.267 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 34.186. Os casos inconclusivos, que agora são tratados como "Síndrome Gripal não especificada", somam 52.948.


No total, 302 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN, sendo 234 na rede pública e 68 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 59,63% na rede pública e de 17,6% na rede privada.


A Sesap também destaca que 153.510 testes de coronavírus foram realizados no estado, sendo 73.110 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 80.400 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

58.667 casos confirmados

2.126 mortes

34.186 confirmados recuperados

23.030 casos suspeitos

101.267 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

UFRN adia início de aulas remotas para 8 de setembro e abre edital para oferecer internet a estudantes carentes

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiu adiar a retomada do período letivo 2020.1 para o dia 8 de setembro, segundo informou nesta quinta-feira (19). De acordo com a instituição, o adiamento foi necessário porque o programa de pacote de dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Educação (MEC), não estaria implementado na data prevista para o início das aulas.


Reitoria da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1
Reitoria da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1


"Neste sentido, além do auxílio instrumental para aquisição de equipamentos, a UFRN vai também disponibilizar apoio financeiro para custear a contratação de internet dos estudantes prioritários da assistência estudantil", informou a universidade.


A retomada do 2020.1, no formato remoto, havia sido planejada para 24 de agosto, porém, com a mudança, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) prorrogou até esta quinta-feira (20), o período de rematrícula para o 2020.1 (2020.6).


A instituição aprovou auxílio instrumento de R$ 1.200 para cerca de 3,2 mil estudantes que fazem parte do cadastro único para estudantes em vulnerabilidade social, com renda familiar de até um salário e meio mensais. O valor foi disponibilizado para que os alunos comprassem equipamentos de tecnologia da informação para poder acompanhar as aulas.


Segundo a UFRN, o novo edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), para Auxílio de Inclusão Digital, visa contratação de pacote de dados de internet – para este mesmo público. A divulgação do processo seletivo estará disponível no Portal da UFRN.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Após 4 meses de queda, governo do RN prevê recuperação da arrecadação de ICMS a partir de agosto

Após 4 meses de queda, governo do RN prevê recuperação da ...


Após quatro meses com baixas de até 17% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Rio Grande do Norte caminha para uma "normalização" da arrecadação no mês de agosto, segundo afirmou o secretário de planejamento do estado, Aldemir Freire, nesta quinta-feira (19).


De acordo com publicação do auxiliar da governadora Fátima Bezerra (PT) nas redes sociais, até esta quinta, o estado apresenta uma queda de 1,9% na arrecadação do imposto estadual em relação ao mesmo período de agosto de 2019.


O tributo é uma das principais fontes de arrecadações do estado e é responsável por cerca de 40% da receita corrente anual.


Embora seja uma queda, o resultado dos primeiros 19 dias de agosto está bem melhor que os registrados nos meses de abril a julho, durante o fechamento das atividades comerciais por causa da pandemia do novo coronavírus.


"Depois da queda provocada pela pandemia, expectativa é que nos próximos meses ocorra recuperação", afirmou o secretário.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pesquisadores da UFRN patenteiam descoberta de substância que pode ajudar no tratamento da obesidade

Da Floresta Amazônica vem a substância que pode ser a esperança para um novo tratamento contra a obesidade. Pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e do Amazonas conseguiram extrair do Breu Branco, uma planta típica da floresta, o composto que está sendo testado para inibir a produção de gordura no organismo. A pesquisa já dura mais de sete anos e está na segunda etapa, com testes em animais.


Pesquisadores da UFRN patenteiam descoberta de substância que pode ajudar no tratamento da obesidade — Foto: Reprodução
Pesquisadores da UFRN patenteiam descoberta de substância que pode ajudar no tratamento da obesidade — Foto: Reprodução


Primeiro, os camundongos receberam dietas hipercalóricas, engordaram e depois tomaram o remédio que está sendo desenvolvido. O resultado demonstra que eles não só perderam peso, como o tratamento também evitou a absorção de mais gordura. Taxas de colesterol e glicemia também apresentaram melhoras no tratamento.


Com os estudos avançando, os farmacêuticos potiguares patentearam a descoberta e agora devem avançar para a próxima etapa de testes, em humanos.

"A Amirenona, essa substância nova natural, que é derivada do Breu Branco, atua com um mecanismo para inibir as taxas de carboidratos e lipídios do organismo. Reduzindo o peso corpóreo e atuando também na redução da glicemia e da taxa de lipídios. Então, tem uma série de fatores que vai atuar no metabolismo do organismo para inibir essas taxas pra reduzir o peso", explica o professor Adley Lima, que coordena as pesquisas na UFRN.



Os pesquisadores estão animados com os resultados, que têm se mostrado promissores. Até agora, o composto teve eficiência de mais de 90% nos testes e sem efeitos colaterais importantes. Duas indústrias farmacêuticas brasileiras já procuraram a equipe de cientistas para investir no trabalho, que deve durar mais quatro anos até criar um produto final.


"A gente ainda tem ensaios em camundongos para realizar, comparando o produto com a substância isolada. A expectativa é que, com a solubilidade que conseguimos, o efeito melhore, então a gente espera que tenha uma atividade maior ainda referente a redução do peso e obesidade", afirma Adley Lima, que é professor do departamento de Farmácia da UFRN.


Professor Adley Lima é o orientador da dissertação de mestrado de Luana Carvalho — Foto: Reprodução
Professor Adley Lima é o orientador da dissertação de mestrado de Luana Carvalho — Foto: Reprodução


A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado de Luana Carvalho, orientada por Adley. "A obesidade é um problema crônico e agora, nesse momento de pandemia do coronavírus, as pessoas obesas estão em grupo de risco. Se esse medicamento já fosse comercializado, ele poderia salvar a vida de uma gama de pessoas que hoje vivem obesas", conta a pesquisadora.


Dados do Ministério da Saúde apontam que mais da metade (55,7%) da população adulta do país está com excesso de peso e quase 19,8% está obesa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap inicia transferência de leitos de UTI Covid para atendimento a outros tipos de doenças no RN

 A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu início nesta quarta-feira (19) ao processo de transferência gradativa de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19 para o atendimento de outros tipos de patologias no Rio Grande do Norte. A mudança começou pelo Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e Hospital Rafael Fernandes (HRF), ambos em Mossoró. Todos os leitos passarão pelo processo de desinfecção final para que os pacientes possam ser transferidos.


HRTM dá início a transferência de leitos de UTI Covid para pacientes com outras doenças — Foto: Isaiana Santos / Intertv Costa Branca
HRTM dá início a transferência de leitos de UTI Covid para pacientes com outras doenças — Foto: Isaiana Santos / Intertv Costa Branca


Segundo a Sesap, essa redistribuição de leitos foi autorizada em função da queda progressiva no número de casos e de óbitos decorrentes do coronavírus no estado, assim como a taxa de ocupação nos hospitais.


O Hospital Tarcísio Maia conta atualmente com 20 leitos de UTI Covid e outros nove leitos de UTI geral, ou seja, para atender pacientes com outros tipos de doenças. Tendo em vista que ocupação dos leitos Covid se mantém em cerca de 50%, haverá uma troca. Os 20 leitos Covid passarão a ser de atendimento geral e os nove leitos de UTI geral passarão a ser reservados a pacientes com o coronavírus.


Na tarde desta quarta-feira (19), apenas seis leitos de UTI Covid estavam ocupados no HRTM. Segundo a direção, os nove leitos de UTI geral estavam ocupados e havia ainda 12 pacientes no pronto-socorro aguardando vagas na UTI.



De acordo com a diretora da unidade, Herbênia Ferreira, em função dessa realidade, há alguns dias a necessidade de remanejar os leitos já vem sendo avaliada. "A Sesap alinhou isso com o Ministério Público e com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró para que a gente pudesse fazer essa transição aqui no Tarcísio Maia, principalmente após a abertura dos 10 leitos de UTI Covid no Hospital Regional de Assú", explica.


Esses novos leitos em Assú, segundo ela, servem como uma garantia em caso de necessidade, para que pacientes da região com confirmação ou suspeita de Covid-19 possam ser transferidos.


O remanejamento de leitos acontece de forma semelhante no Hospital Rafael Fernandes, onde são mantidos 18 leitos clínicos para pacientes com a Covid-19. A média de ocupação desses leitos varia entre quatro e cinco pacientes por dia. A Sesap decidiu destinar oito leitos para pacientes não Covid, fazendo com que a unidade volte a ter leitos de retaguarda para o Hospital Tarcísio Maia e também para o atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas, que é a especialidade do HRF.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Médica grávida recorre à Justiça para trabalhar de forma remota durante a pandemia

Uma médica que atua como plantonista no Hospital Municipal de São Miguel, região do Alto Oeste, conseguiu na justiça uma liminar que autoriza o trabalho remoto durante a pandemia enquanto durar sua gestação e período de lactação. A decisão, em primeira instância, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), foi assinada pelo juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro.


Estetoscópio médico — Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Estetoscópio médico — Foto: Marcos Santos/USP Imagens


A autora do pedido é servidora pública efetiva. No pedido, ela afirma que está na 17ª semana de gestação, o que a coloca no grupo de risco da Covid-19. A médica informou que já havia solicitado à prefeitura o afastamento das atividades, mas o pedido foi negado.


O G1 procurou a Prefeitura de São Miguel e aguarda posicionamento.


A liminar determina o trabalho remoto sem necessidade de compensação posterior da jornada de trabalho e sem prejuízo à remuneração da servidora. Para dar o parecer favorável, o juiz explicou que levou em consideração a inclusão pelo Ministério da Saúde, a partir do mês de abril deste ano, das gestantes, puérperas e mães de recém-nascidos com até 45 dias de vida, como grupo de risco da Covid-19.


Além disso, no documento o magistrado cita uma portaria da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado do RN, que também prevê a possibilidade de trabalho remoto para profissionais enquadrados no grupo de risco.



Na decisão o Juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro explica que a servidora “deverá exercer as suas funções de médica, atender os pacientes, firmar laudos, prescrever quaisquer medicações, seja via whatsapp ou outro meio idôneo, que for possível por esta modalidade”.


A medida exige ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel envie relatórios mensais sobre o trabalho executado pela médica. De acordo com a liminar, o período em que ela estará autorizada a trabalhar de forma remota pode ser ampliado ou reduzido, dependendo do estado de saúde da autora e também de mudanças no estado de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional por mais 90 dias na Penitenciária Federal de Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prorrogou por mais 90 dias a presença de Militares da Força Nacional de Segurança na Penitenciária Federal de Mossoró, região Oeste do Estado. A decisão que autoriza a permanência foi publicada na manhã desta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU). O documento foi assinado pelo Ministro da Justiça, André Luiz Almeida Mendonça.


Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Fred Carvalho/G1
Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Fred Carvalho/G1


A Força Nacional dará apoio ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), nas ações de policiamento de guarda e vigilância, no perímetro interno da Penitenciária Federal. De acordo com a portaria, a prorrogação começa a valer a partir de hoje até 16 de novembro de 2020.


Militares da Força Nacional atuam na Penitenciária Federal de Mossoró desde fevereiro de 2019, por força de uma determinação do Ministério da Justiça. A última Portaria foi publicada no dia 4 de fevereiro de 2020 prorrogando a permanência das Forças de Segurança por mais 6 meses. A portaria perdeu a validade na última terça-feira (18).


De acordo com o documento, a quantidade de militares que vão atuar foi determinada através de um planejamento definido pelo MJSP. E, caso seja necessário, a presença da Força Nacional poderá ser prorrogada mais uma vez.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministro Celso de Mello se licencia do Supremo Tribunal Federal para fazer tratamento de saúde

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), se afastou da Corte para realizar um novo tratamento de saúde.


Ministro Celso de Mello se licencia do Supremo Tribunal Federal ...


No início do ano, o ministro passou por uma cirurgia no quadril. A informação foi confirmada pelo gabinete do ministro. Celso de Mello também comunicou a colegas.


Não há detalhes do novo tratamento e nem da duração desse afastamento.


O decano (mais antigo ministro) do tribunal se aposenta em novembro, quando completa 75 anos. Nesta semana, ele fez 31 anos de atuação no Supremo.


Atualmente, o ministro é relator do inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na autonomia da Polícia Federal.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Germán e José Efromovich são presos em nova fase da Lava Jato que investiga contratos da Transpetro

Os empresários Germán Efromovich e José Efromovich foram presos em São Paulo na 72ª Fase da Operação Lava Jato na manhã desta quarta-feira (19).


Segundo o Ministério Público Federal, os empresários são investigados por suposto envolvimento em um esquema de corrupção que envolve contratos da Estaleiro Ilha S/A (Eisa) – uma das empresas do conglomerado da família Efromovich – com a Transpetro, subsidiária da Petrobras.


De acordo com os procuradores, os empresários pagaram cerca de R$ 40 milhões em propina a Sérgio Machado, então presidente da Transpetro, entre 2009 e 2013. Machado tem acordo de colaboração premiada com o MPF.


As duas prisões são preventivas e foram convertidas em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico por conta da pandemia do coronavírus. O G1 tenta contato com a defesa dos empresários.


Além das prisões, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Alagoas e no Rio de Janeiro na atual fase da operação, que foi batizada de "Navegar é Preciso".


Empresários José (à esquerda) e German Efromovich, donos da Avianca Holding — Foto: Darlan Alvarenga/G1 e Niels Andreas/Agência Estado
Empresários José (à esquerda) e German Efromovich, donos da Avianca Holding — Foto: Darlan Alvarenga/G1 e Niels Andreas/Agência Estado


Os irmãos Efromovich também são sócios da Avianca Holdings, segunda maior companhia aérea da América Latina, que está em recuperação judicial. Nem a Avianca Holdings nem Ocean Air (nome oficial da Avianca Brasil, que teve falência decretada) são citadas na investigação.


A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 651 milhões dos irmãos Efromovich e de empresas controladas por eles.


Como funcionava o esquema


As investigações da atual fase apontam o envolvimento dos dois empresários em esquemas de corrupção na Transpetro, estatal que tinha contratos de construção de navios com o estaleiro Eisa.


De acordo com o MPF, a Transpetro contratou o estaleiro dos irmãos Efromovich para a construção de quatro navios no valor de R$ 857 milhões, contrariando o relatório de uma consultoria que apontava que a Eisa não tinha capacidade para atender o contrato.


Apenas um dos navios foi entregue à Transpetro, segundo as investigações.


Em contrapartida, de acordo com o MPF, os irmãos pagaram propina ao presidente da Transpetro, Sérgio Machado.


Os pagamentos a Sérgio Machado, segundo os procuradores, aconteceram de duas formas.


Primeiro, Germán Efromovich e Sérgio Machado fecharam um contrato de falso investimento que previa uma multa de R$ 28 milhões em caso de cancelamento do aporte.



De acordo com o MPF, a propina foi paga na forma da multa. Os pagamentos ocorreram por meio de contas bancárias da Suíça pelo filho de Sérgio Machado.


Outra parte da propina, de mais de R$ 12 milhões, foi paga na forma de juros de um empréstimo feito por Machado a Efromovich.


Segundo o MPF, Germán aparecia publicamente como proprietário das empresas envolvidas, mas o irmão dele, José, aos poucos assumiu o comando das firmas.


"Chama a atenção neste caso a sofisticação utilizada para esconder o pagamento de propina. As provas indicam que foram firmados contratos sem lastro na realidade, envolvendo campos de petróleo no exterior e empréstimos simulados com empresas constituídas em paraísos fiscais", explicou a procuradora da República Luciana Bogo.


Em 2017, a Transpetro contratou uma empresa de recuperação de ativos para investigar os negócios firmados entre a família Efromovich e a companhia.


No relatório de conclusão da investigação interna, a empresa concluiu que existia uma "gigantesca, complexa e sofisticada estrutura financeira internacional arquitetada para, dentre outras finalidades, blindar Gérman, em sua pessoa física" .


Prejuízo de R$ 611 milhões

Segundo o MPF, uma apuração interna da Transpetro indicou que a atuação dos executivos do estaleiro Eisa junto a Sérgio Machado causou prejuízos de mais de R$ 611 milhões à Transpetro.


Além da entrega irregular de apenas um dos navios contratados, o contrato do estaleiro com a companhia ainda gerou a transferência de dívidas trabalhistas da Eisa à Transpetro.


O cálculo do prejuízo também leva em conta o adiantamento de pagamentos ao estaleiro sem a devida prestação de contas.


PF cumpre mandados contra alvos suspeitos de fraude em licitações da Transpetro em Maceió — Foto: Divulgação/PF
PF cumpre mandados contra alvos suspeitos de fraude em licitações da Transpetro em Maceió — Foto: Divulgação/PF


O que dizem os citados

O estaleiro Eisa disse que vai se aprofundar do conteúdo das investigações e que vai se manifestar assim que possível.


Em nota, a Transpetro disse que desde o princípio das investigações, colabora com o Ministério Público Federal e encaminha todas as informações pertinentes aos órgãos competentes. A companhia reiterou que é vítima nestes processos e presta todo apoio necessário às investigaçõesda Operação Lava Jato.


O G1 tenta contato com a defesa dos demais citados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sem aposentadoria: morte de idosos por Covid-19 abala vida econômica de famílias mais pobres

 "Um dia antes de meu pai ser internado com essa doença maldita, ele me deu R$ 300 para pagar o aluguel da casa. Quando eu precisava, era ele quem fazia a feira, comprava a carne. Agora que ele morreu não temos nada. Estou vivendo de doações."


Estudos apontam que 74% das mortes por covid-19 no Brasil sejam de pessoas com mais de 60 anos — Foto: Reuters
Estudos apontam que 74% das mortes por covid-19 no Brasil sejam de pessoas com mais de 60 anos — Foto: Reuters


O depoimento acima é de Roseane Pinto da Silva, de 44 anos, vendedora ambulante de empadas em Olinda, na região metropolitana do Recife. Há um mês, o pai dela, o padeiro aposentado Isaias Pinto da Silva, morreu de covid-19, aos 85 anos. A aposentadoria dele — de pouco mais R$ 1 mil mensais — era a principal fonte de renda da família.


Com a queda do movimento durante a pandemia, as vendas de Roseane diminuíram e ela acabou cada vez mais dependente do dinheiro do pai para pagar o aluguel e sustentar seu filho de 17 anos. Mas até isso mudou rapidamente.


"Hoje ninguém quer comprar nada. Depois que meu pai morreu, meu único dinheiro é o auxílio de R$ 600 (valor emergencial pago pela governo federal durante a pandemia). Depois que o auxílio acabar, não sei como vai ser", diz ela, que vive na favela Peixinho, em Olinda. Para colocar comida na mesa, a família hoje depende de doações de um movimento social que ajuda pessoas pobres da comunidade.


A história dessa família pernambucana ilustra mais um cenário dramático da pandemia de coronavírus no Brasil: além do trauma de perder um parente de maneira precoce, a morte de milhares de idosos está impactando as finanças de quem ficou — e a economia do país.


E isso ocorre por um motivo simples: em um cenário de desemprego alto como o vivido pelo Brasil, a dependência do dinheiro dos idosos é grande. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego atingiu 13,3% da população em junho, maior índice desde 2017.


Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que usou dados do IBGE, apontou que em 20,6% dos 71,3 milhões de domicílios do país, a renda do idoso representa mais de 50% do total dos vencimentos das famílias. Nesses locais, com renda per capita média de R$ 1.621 por mês, vivem 30 milhões de pessoas.


Já em 12,9 milhões de casas — 18% do total de domicílios —, os ganhos dos idosos são a única fonte de renda.


Essas famílias, que têm vencimento médio mensal de R$ 1.533 por pessoa, são totalmente dependente dos seus parentes acima de 65 anos e formam uma massa de 23 milhões de brasileiros (18,4 milhões de idosos e 5 milhões de adultos, crianças e adolescentes). Com algumas exceções — no caso do recebimento de pensão pelo cônjuge, por exemplo —, quando algum desses idosos morre, o restante da família pode ficar sem provento algum.


Roseane Pinto da Silva e seu pai, Isaias, que morreu de covid-19 há pouco mais de um mês — Foto: Arquivo pessoal
Roseane Pinto da Silva e seu pai, Isaias, que morreu de covid-19 há pouco mais de um mês — Foto: Arquivo pessoal


Na média, domicílios em que há idosos têm renda maior do que aqueles onde não há nenhum, constatou o Ipea.


"A importância da renda do idoso para as famílias é bastante alta no Brasil", explica Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Ipea. "Isso ocorre por causa das dificuldades que jovens e adultos enfrentam para entrar no mercado de trabalho. Muitos deles, sem emprego e sem dinheiro, voltam para a casa dos pais e acabam sendo bancados por eles."

Ela classifica essa geração de jovens como "ioiô" (aqueles que saem mas depois voltam a casa dos pais), "cangurus" (quem nunca saiu de perto) e "nem-nem" (nem estuda nem trabalha).


Camarano estimou que, durante a pandemia, a morte de idosos por covid-19 representa uma queda mensal de R$ 167 milhões na renda das famílias brasileiras. Para a conta, a pesquisadora considerou 100 mil mortes já registradas pela doença — 74% desse óbitos eram pessoas com mais de 60 anos.


"O idoso costuma ter uma renda estável, com aposentadoria ou benefícios sociais, embora esse ganho nem sempre seja alto. Como o idoso viveu épocas com uma economia melhor, ele já tem casa própria e uma maior estabilidade", diz Camarano.


Já Marcelo Neri, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), explica que domicílios com um número maior de pessoas (filhos, pais, avós) são um arranjo estratégico para as famílias mais pobres enfrentarem dificuldades financeiras.


"Quando a economia cresce e há mais oportunidades de emprego, a tendência é os filhos saírem de casa. Em momentos de crise, ocorre um retorno. Quando a família é mais rica, o idoso vive sozinho. Quando ela é mais pobre, como em comunidades e algumas regiões do Nordeste, ele costuma viver em domicílios com mais gente", diz.


Um estudo da FGV Social, também com base em dados do IBGE, apontou que 17% dos idosos estão entre os 5% mais ricos da população (quem recebe em média R$ 8.713 por mês); e apenas 4% dos mais velhos estão entre os 40% mais pobres (R$ 53 mensais, em média).


A pesquisa explica que a renda mais estável da parcela idosa da população, em comparação com a dos mais jovens, ocorre em grande parte por causa de uma maior proteção social, como a aposentadoria e o Benefício de Proteção Continuada (BPC).


Via de regra, os contribuintes de baixa renda que não conseguem o tempo mínimo de contribuição para se aposentar são elegíveis para receber o BPC, salário mínimo pago a pessoas com mais de 65 anos e renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente. No total, 4,6 milhões de brasileiros recebem o benefício, entre idosos e pessoas com deficiência.


"Apesar dessa renda estável, os idosos também têm vulnerabilidades: eles têm escolaridade muito baixa em virtude de um sistema educacional que era excludente, e também uma menor inclusão digital", explica Marcelo Neri, autor do estudo.


A pesquisa da FGV aponta esse problema: 30% dos analfabetos do país são idosos, embora eles representem 10,5% da população. Já entre os mais escolarizados, com mais de 11 anos de estudo, apenas 5,8% têm mais de 65 anos, de acordo com dados de 2018.


Suar para pagar as contas

No caso da família de Roseane, a tragédia ocorreu em dobro. Além de perder o pai, o irmão da ambulante, o padeiro Reginaldo Pinto Silva, de 54 anos, também morreu de covid-19.


"A gente viveu duas tragédias seguidas. Meu pai e meu irmão foram internados no mesmo dia. Eles lutaram muito para sobreviver, ficaram um tempão no hospital, mas não resistiram", explica Roseane.


Quatro anos atrás, a família sofreu outra perda, daquela vez para a violência. "Meu outro filho, Bruno, estava indo para o trabalho de operador de telemarketing. Estava esperando o ônibus quando um homem o assaltou e atirou. Ele tinha 20 anos. O assassino está solto, não teve justiça nenhuma. A gente que é pobre nunca tem resposta, nunca tem nada", desabafa a vendedora ambulante.


Na mesma comunidade de Peixinho, em Olinda, a covid-19 também levou Antonio Francelino de França, de 78 anos, que morreu quando estava internado em um hospital público da cidade. "Ele estava com febre, secreção e tossia muito. Aconteceu muito rápido", explica a dona de casa Ana Lúcia de França, 53, filha de Antonio.


O idoso recebia R$ 1.045 por mês do BPC, principal fonte de renda da família, usado para comprar comida e adquirir medicamentos para ele e para esposa, também idosa. "A gente ainda recebeu a última parcela do BPC, o que ajudou muito. Mas agora, sem o benefício, vamos precisar suar mais para pagar as contas", diz Ana Lúcia, que está desempregada.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anvisa libera produção do ventilador pulmonar da USP após cinco meses do anúncio do projeto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a produção do ventilador pulmonar Inspire, desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), após cinco meses de do anúncio do projeto e testes com o aparelho.


Respirador pulmonar 'Inspire', desenvolvido pela USP, recebeu aprovação da Anvisa. Aparelho de uso emergencial pode ser produzido em duas horas e é 15 vezes mais barato — Foto: Divulgação/Universidade de São Paulo/Governo do Estado
Respirador pulmonar 'Inspire', desenvolvido pela USP, recebeu aprovação da Anvisa. Aparelho de uso emergencial pode ser produzido em duas horas e é 15 vezes mais barato — Foto: Divulgação/Universidade de São Paulo/Governo do Estado


De acordo com a universidade, o órgão autorizou a fabricação, comercialização e doação dos equipamentos no dia 13 de agosto.


No dia 20 de março, um grupo de grupo de aproximadamente 200 pesquisadores da USP, entre engenheiros biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção, se articulou no desenvolvimento do respirador de uso emergencial, que pode ser produzido em até duas horas e é 15 vezes mais barato dos que os aparelhos disponíveis no mercado.


“Conseguir viabilizar um produto inovador do zero, em poucos meses, é um feito notável para os padrões brasileiros. Apesar dos avanços, nós, como nação, temos que melhorar nossos processos de inovação para sermos mais competitivos internacionalmente”, disse o professor Marcelo Zuffo, um dos coordenadores do estudo, cujo objetivo era suprir uma possível demanda do equipamento hospitalar durante a pandemia do coronavírus.


Em abril, o aparelho foi testado em animais com resultados promissores e, em seguida, em humanos. Àquela altura, o "Inspire" foi enviado para a Anvisa, que solicitou mais testes. Em maio, no auge da pandemia, o Ministério Público pediu esclarecimentos ao governo do estado sobre o motivo para não implementar o uso dos respiradores no combate à pandemia do coronavírus.



Em junho, as equipes da USP ainda respondiam a questionamentos da Anvisa, que solicitava o cumprimento a mais exigências técnicas. Paralelamente, os pesquisadores já recebiam encomendas e prometeram enviar 10 unidades ao Instituto do Coração (Incor).


Agora, com a liberação da Anvisa, a equipe pode se concentrar na produção de mais mil unidades junto ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTM-SP) para doação a cidades brasileiras com alta demanda do equipamento.


Para o professor Raúl Gonzalez Lima, idealizador do projeto, “a pandemia tem sido uma oportunidade para dar ênfase a uma das principais missões da Universidade, que é atender às demandas da população”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Papa pede que vacinas contra o coronavírus sejam acessíveis para todos

O papa Francisco pediu, nesta quarta-feira (19), que as futuras vacinas contra o coronavírus não se destinem primeiro "aos mais ricos", em um momento em que a pandemia não para de aumentar as desigualdades no mundo.


Papa Francisco acena para os fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, após a oração do Angelus neste domingo (5) — Foto: Riccardo de Luca/AP
Papa Francisco acena para os fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, após a oração do Angelus neste domingo (5) — Foto: Riccardo de Luca/AP


A futura vacina deve se dirigir aos que mais precisam, disse Francisco em sua audiência das quartas-feiras, transmitida ao vivo de sua biblioteca privada no Vaticano, a fim de evitar as concentrações de fiéis na Praça de São Pedro.


"Seria triste se a prioridade da vacina da Covid-19 fosse dada aos mais ricos. Seria triste se isso se transformasse na prioridade de uma nação e não fosse destinado a todos", continuou o papa.



"E que escândalo seria se toda a ajuda econômica, grande parte dela procedente dos cofres públicos, fosse usada para salvar as empresas que não contribuem para a inclusão em vez do bem comum e da preservação da Criação", disse.


"A pandemia é uma crise e de uma crise não saímos iguais: ou saímos melhores ou saímos piores. Deveríamos sair melhores, para melhorar a injustiça social e a degradação do meio ambiente", acrescentou.


Segundo Francisco, a "pandemia expôs a difícil situação dos pobres e a grande desigualdade que reina no mundo".


"O vírus não tem exceções e encontrou grandes desigualdades e discriminações em seu caminho devastador e as fez crescer", lamentou o papa.


Para Francisco, a batalha atual deve ser travada em duas frentes: "Por um lado, é preciso encontrar um remédio para este vírus minúsculo mas terrível que colocou o mundo de joelhos. Por outro, temos que nos curar de um vírus muito grande, o da injustiça social, da desigualdade, da marginalização e da falta de proteção para os mais fracos".


"É preciso mudar o mundo", insistiu, destacando que a economia deve focar nas pessoas, principalmente as mais pobres.


Francisco, que viu de perto a pobreza e a crise econômica de seu país, criticou em várias ocasiões o liberalismo econômico que trata os trabalhadores como "lixo".


"A opção preferencial pelos pobres está no centro do Evangelho", lembrou o papa, acrescentando que não se deve levar em consideração nenhuma preferência política ou ideológica.


Nesta corrida para encontrar o tratamento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também alertou que é preciso evitar o "nacionalismo das vacinas".


Várias vacinas estão em fase de testes atualmente para imunizar as pessoas contra a Covid-19, doença que já matou mais de 774 mil pessoas no mundo desde dezembro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Deputados derrubam veto ao uso obrigatório de máscara em escola e comércio; falta votação de senadores

Os deputados decidiram nesta quarta-feira (19), em sessão conjunta do Congresso Nacional, derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a um trecho do projeto que obriga o uso de máscara em escolas, comércio, instituições de ensino, igrejas e templos.


Deputados derrubam veto ao uso obrigatório de máscara em escola e ...


Por se tratar de sessão do Congresso, ainda falta a votação por parte dos senadores, prevista para a tarde desta quarta. A sessão é feita de forma remota. Se os senadores confirmarem a derrubada, o uso das máscaras em comércios e escolas passará a ser obrigatório


O projeto que previa o uso obrigatório foi aprovado em junho pelo Legislativo. Ao sancionar a lei, em julho, Bolsonaro justificou que o ponto sobre escolas, comércios e igrejas incluía "demais locais fechados em que haja reunião de pessoas", o que, no entendimento do governo, poderia ser considerado violação de domicílio (relembre no vídeo abaixo).


As autoridades internacionais de saúde e os especialistas da área recomendam o uso de máscara como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus.


Houve um acordo prévio entre os partidos, e o veto do presidente foi derrubado por 454 votos a 14 contrários (houve uma abstenção).


Outros vetos

Durante a sessão, também foram derrubados vetos ao projeto que estipula medidas de proteção social para prevenção do contágio do novo coronavírus nos territórios indígenas.


Entre os pontos que haviam sido vetados por Bolsonaro, estava o que prevê distribuição gratuita de materiais de higiene, de limpeza e de desinfecção de superfícies para aldeias ou comunidades indígenas.


Outro item vetado era o que trata da inclusão das comunidades quilombolas certificadas no Programa Nacional de Reforma Agrária.


Insumos para pandemia

Os deputados derrubam, ainda, o veto a um dispositivo do projeto que trata da importação de insumos para combate à pandemia.


O ponto que havia sido vetado fixa prazo de 72 horas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder autorização excepcional e temporariamente a importação de produtos sem registro.


Terras da União

Os deputados também derrubaram o veto a trechos do projeto que altera regras para a transferência definitiva de terras pertencentes à União para os estados de Roraima e Amapá.


Um deles autorizava a transferência de terras federais ainda não georreferenciadas. O georreferenciamento é uma ferramenta usada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para delimitar a localização do imóvel e, assim, evitar a sobreposição entre terrenos.


Vetos mantidos

Nesta quarta, os deputados também votaram por manter outros 11 vetos presidenciais. Neste caso, os vetos não serão mais analisados pelos senadores. Isso porque, para um veto ser derrubado, as duas casas precisam votar pela sua rejeição.


Desses os 11 vetos, havia acordo para a manutenção de 10, entre eles o que atingia um projeto com ações emergenciais para a área cultural durante a pandemia.


Os deputados analisaram em uma votação separada o veto sobre o qual não havia acordo. Bolsonaro vetou um projeto que suspendia retroativamente e impedia novas inscrições de consumidores inadimplentes em cadastros negativos de proteção ao crédito durante a pandemia.


O placar foi de 295 a 160 pela manutenção do veto. Houve ainda 3 abstenções. Como foi mantido, não precisará ser submetido ao Senado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

A Bolsonaro, Maia diz que apoia Guedes em toda pauta de controle de gastos e volta a rechaçar CPMF

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao presidente Jair Bolsonaro, em conversa nesta quarta-feira (19), que ficará ao lado do ministro Paulo Guedes em todas as pautas de controle de gastos, mesmo que isso signifique se opor a outros ministros.


A Bolsonaro, Maia diz que apoia Guedes em toda pauta de controle ...


Alguns assessores do presidente têm defendido mais gastos, de olho na popularidade do presidente, mas Guedes é contra. Maia também avalia que, para gastar mais, o governo precisa furar o chamado teto de gastos.


Maia, segundo o blog apurou, voltou a defender o teto de gastos a Bolsonaro e disse que só não apoiará Paulo Guedes se houver uma nova CPMF.


O presidente Bolsonaro também deve definir o novo valor do auxílio emergencial até o final da semana. Maia se comprometeu a votar o valor que o presidente definir.


O presidente da Câmara também defendeu, junto a Bolsonaro, que o Executivo envie o quanto antes a reforma administrativa e voltou a falar da importância da reforma tributária.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Alberto Fernández quer deixar 'desencontros' com Bolsonaro para trás, diz embaixador

O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, informou nesta quarta-feira (19) ter dito ao presidente Jair Bolsonaro que o presidente argentino Alberto Fernández quer trabalhar com o governo brasileiro e deixar "desencontros" para trás.


Alberto Fernández quer deixar 'desencontros' com Bolsonaro para ...
Alberto Fernández quer deixar 'desencontros' com Bolsonaro para trás, diz embaixador


Scioli deu as declarações em entrevista no Palácio do Planalto. O embaixador argentino entregou nesta quarta a chamada carta credencial a Bolsonaro (leia detalhes mais abaixo).


Durante as eleições argentinas, em 2019, Bolsonaro defendeu a reeleição de Maurício Macri e fez reiteradas críticas a Alberto Fernández. Disse, por exemplo, que o povo argentino "escolheu mal"; que os argentinos passariam a fugir para o Brasil; e que a Argentina seria "outra Venezuela" com Fernández no poder.


"Trouxe mensagem do presidente Alberto Fernández, da vontade trabalhar juntos com o presidente Bolsonaro e sua equipe, deixando para trás desencontros", afirmou Scioli.

O ato de entrega da carta credencial é parte do protocolo padrão para que diplomatas estrangeiros atuem no Brasil. Na carta, o embaixador informa que foi indicado como representante oficial de outra nação.


Também entregaram as cartas a Bolsonaro nesta quarta-feira os embaixadores da Alemanha, Heiko Christofh Thoms, e da Armênia, Arman Akopian.


Ao receber essa credencial, por sua vez, o presidente da República indica àquele país o reconhecimento do representante enviado.



Em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil tem orgulho da “importante relação com os nossos irmãos da Argentina”. Bolsonaro publicou uma foto ao lado dos embaixadores que participaram da cerimônia de entrega de credenciais.


“O Brasil tem orgulho de seus fortes laços humanos com o povo armênio e da importante relação com os nossos irmãos da Argentina”, disse o presidente.


O presidente declarou ainda que o Brasil tem interesse em aprofundar a parceria econômica com a União Europeia e de assinar o acordo comercial do Mercosul com o bloco europeu.


Conversa 'franca'

Durante a entrevista no Palácio do Planalto, Daniel Scioli afirmou que a conversa com Bolsonaro foi "franca" e que as palavras de Bolsonaro foram "alentadoras". Afirmou ainda que o presidente brasileiro leva a país vizinho "no coração".


Ex-governador de Buenos Aires, Scioli concorreu a presidente em 2015 como candidato governista. Ele foi derrotado na ocasião por Mauricio Macri.


O embaixador informou também que os dois países trabalharão para que Bolsonaro e Fernández se encontrem até o final deste ano.


Os dois presidentes ensaiaram uma aproximação no início do ano e chegaram a discutir uma reunião bilateral em março, em Montevidéu, na posse do presidente uruguai Luis Lacalle Pou. O encontro não ocorreu.


Dívida da Argentina

Scioli também relatou que explicou a Bolsonaro o processo de regularização da dívida da Argentina. O país anunciou no último dia 8 que chegou a um acordo com três grupos credores para reestruturar US$ 65 bilhões em dívida soberana não paga.


O embaixador disse ainda que pediu uma "linha direta" com ministros do governo brasileiro para tratar de temas da agenda bilateral, como infraestrutura e a produção de vinhos.


Questionado se conversou com Bolsonaro sobre a pandemia do novo coronavírus, Scioli relatou que o tema foi tratado na reunião. Segundo ele, o desafio do momento é recuperar o volume do intercâmbio comercial.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Trabalhador morre em supermercado no Recife, corpo é coberto por guarda-sóis, e local continua funcionando

Um representante de vendas morreu enquanto trabalhava em um supermercado da rede Carrefour no Recife, e teve o corpo coberto com guarda-sóis e cercado por caixas de papelão, engradados de cerveja e tapumes improvisados entre as gôndolas.


Corpo de representante de vendas que morreu enquanto trabalhava em supermercado no Recife foi coberto com guarda-sóis e isolado por caixas e tapumes improvisados — Foto: Renato Barbosa/WhatsApp
Corpo de representante de vendas que morreu enquanto trabalhava em supermercado no Recife foi coberto com guarda-sóis e isolado por caixas e tapumes improvisados — Foto: Renato Barbosa/WhatsApp


Ele atuava como representante de vendas de uma empresa de alimentos fornecedora e não era funcionário do Carrefour, mas estava no local a trabalho. Nesta quarta (19), a empresa disse não ter encontrado a forma correta de proteger o corpo do trabalhador (veja íntegra da nota abaixo).


Funcionários e clientes que estavam no supermercado disseram que o estabelecimento permaneceu funcionado normalmente. O Carrefour identificou o homem como Moisés Santos e disse, em nota, que a causa da morte foi infarto. A esposa do promotor, no entanto, afirmou que o nome dele era Manoel Moisés Cavalcante.


O caso aconteceu na sexta-feira (14), no bairro da Torre, na Zona Oeste da capital pernambucana, mas ganhou repercussão nesta terça-feira (18), após internautas reagirem com indignação nas redes sociais.


“O homem tinha 53 anos e trabalhava como representante de uma empresa de alimentos. Ele morreu, parece que de um mal súbito, e o corpo ficou lá das 7h30 até as 11h. Ficaram esperando a chegada do IML [Instituto de Medicina Legal] “, afirmou Renato Barbosa, que também é representante comercial, mas de outra empresa, e estava no local, em entrevista ao G1.

Segundo Barbosa, o supermercado estava cheio no momento em que o cadáver ficou coberto e isolado no corredor. “Dava para ver o corpo e as pessoas comentaram”, contou. A área onde ficou o corpo também foi isolada por uma fita amarela e preta.


De acordo com a família, o promotor prestava serviço para a empresa Coco do Vale. Procurado pelo G1, o diretor comercial da empresa, Carlos Viegas, informou que Moisés era subcontratado por meio de outra empresa, mas que a companhia lamenta o ocorrido.


'Sentimento horrível', diz esposa de trabalhador

A esposa do funcionário, Odeliva Cavalcante, afirmou ter recebido, por volta das 8h da sexta (14), a notícia da morte do marido, com quem foi casada por 29 anos. “Eu estava no ônibus quando me ligaram, dizendo que ele tinha tido um ataque e tinha falecido”, contou.


Ao chegar à loja, a professora foi levada à administração, onde esperou a retirada do corpo e disse ter recebido palavras de conforto da supervisora do marido. Segundo ela, o recolhimento pela funerária ocorreu por volta das 11h30, com saída pelo depósito. Desde a morte até a retirada do corpo, a loja ficou aberta.


“Eu fiquei indignada. O ser humano não vale nada, as pessoas só se importam com o dinheiro. Acho que era uma questão de respeito. Seria muita coisa se eles tivessem baixado as portas, mas no momento, não pensaram no ser humano, só pensaram no dinheiro. É um sentimento horrível”, disse.

Segundo Odeliva, o promotor de vendas tinha 59 anos e não tinha registro de problemas cardíacos. "Ele fez exames em março e estava tudo bem", contou. Moisés Cavalcante foi sepultado no sábado (15), no cemitério Vale da Saudade, em Igarassu, no Grande Recife.


Manoel Moisés Cavalcante tinha 59 anos e atuava como promotor de vendas — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Manoel Moisés Cavalcante tinha 59 anos e atuava como promotor de vendas — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal


Em resposta aos comentários feitos pela internet, o Carrefour publicou três notas nas redes sociais. Na primeira delas, a empresa lamentou o que aconteceu na loja.


O Carrefour também disse que a equipe de prevenção e riscos acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assim que o prestador de serviços começou a passar mal, e “seguiu todos os protocolos durante o socorro e após o falecimento”.


A empresa também disse que segue “prestando toda assistência necessária para a família, neste momento tão difícil”.


Na segunda nota, a empresa afirmou que “os protocolos para que as lojas sejam fechadas quando fatalidades como essa aconteçam já foram alterados”.


O Carrefour disse, na terceira nota, que “o inesperado falecimento de Moisés Santos, vítima de um infarto, foi muito triste para nós”.


Nesta quarta-feira, o Carrefour enviou uma outra nota ao G1 dizendo ter errado ao não ter fechado a loja imediatamente após o ocorrido. Leia a íntegra:


"O Carrefour pede desculpas em relação à forma inadequada que tratou o triste e inesperado falecimento do Sr. Moisés Santos, vítima de um ataque cardíaco, na loja de Recife (PE). A empresa errou ao não fechar a loja imediatamente após o ocorrido à espera do serviço funerário, bem como não encontrou a forma correta de proteger o corpo do Sr. Moisés.


Reforçamos que, assim que o promotor de vendas começou a passar mal, fizemos os primeiros socorros e acionamos o SAMU, seguindo todos os protocolos para realizar o socorro rapidamente. Após o falecimento, seguimos a orientação de não retirar o corpo do local.


O Carrefour também reitera que mudou as orientações aos colaboradores para situações raras como essa – incluindo a obrigatoriedade do fechamento da loja -, com objetivo de trazer mais sensibilidade e respeito ao conduzir fatalidades. Pedimos desculpas à família do Sr. Moisés e seguimos em contato para apoiá-los no que for necessário."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cauan tem exames sem 'mudanças significativas' e segue em estado grave por causa da Covid-19, diz família

O cantor Cauan, da dupla com Cleber, segue internado em estado grave, mas estável, e sem grandes alterações em seu quadro clínico, segundo informações do boletim médico divulgado no fim da manhã desta quarta-feira (19), pela família dele. A nota afirma que os exames laboratoriais feitos pelo artista no hospital onde está internado, em Goiânia, não apresentaram "mudanças significativas.


Cauan, que faz dupla com Cleber, tem melhora e está com 35% do pulmão comprometido, diz mulher do sertanejo — Foto: Montagem/G1
Cauan, que faz dupla com Cleber, tem melhora e está com 35% do pulmão comprometido, diz mulher do sertanejo — Foto: Montagem/G1


O boletim destaca que Cauan segue em um leito de UTI e utilizando oxigenioterapia.Uma nova tomografia nos pulmões será realizada somente a critério dos médicos.


O comunicado agradece aos fãs, amigos e imprensa pelo apoio dado ao artista "neste momento tão difícil" e finaliza dizendo que todos estão "confiantes na cura".



Nesta quarta-feira (19), Cauan completou uma semana internado, sendo a maior parte com quadro clínico considerado grave. Além dele, a namorada, o pai e o irmão também testaram positivo para o coronavírus, sendo que o último já se curou.


Tratamento

Os sintomas da Covid-19 se manifestaram em 7 de agosto, com dores no corpo e febre. No dia seguinte, o artista recebeu a confirmação da doença. Cauan foi internado no dia 12 de agosto, na Clínica do Esporte. Na ocasião, ele estava com 50% dos pulmões comprometidos.


Já no sábado (15), o sertanejo teve de ser transferido para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) por precisar de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com coronavírus.


Boletim divulgado no domingo (16) apontava que os danos aos pulmões já tinham chegado a até 75%. No dia seguinte, o caso dele seguia grave. O corpo médico explicou, na ocasião, que ele usava máscara de ventilação não invasiva para auxiliar a respiração.


Por decisão da família, Cauan foi levado na madrugada de terça-feira (18) para o Hospital Anis Rassi, onde se mantém até então. Ele segue em um leito de UTI. O primeiro boletim sobre sua situação nesta unidade de saúde apontava "discreta melhora" da infecção pulmonar.


No mesmo dia, o irmão dele, Fernando Máximo, afirmou que uma tomografia apontou melhora e queda para 60% no comprometimento do órgão.


Cronologia:

7 de agosto: manifestação dos primeiros sintomas

12 de agosto: Cauan é internado na Clínica do Esporte com Covid-19 e 50% dos pulmões comprometidos

15 de agosto: Cauan é transferido para o IOG e dá entrada na UTI

16 de agosto: Boletim médico aponta comprometimento de 70% dos pulmões do artista

17 de agosto: Novo boletim aponta quadro grave e piora após resultados de exames

18 de agosto: Cauan é transferido para o Hospital Anis Rassi; irmão relata melhora na infecção pulmonar


Fonte: G1

Leia Mais ››