quarta-feira, novembro 23, 2011

Clima de emoção e tristeza no sepultamento do Professor Carlos Magno

Formado por uma imensa multidão,o cortejo saiu por volta das nove horas da manhã da residência dos seus pais. A pedido da família e como uma forma de agradecimento o seu cortejo seguiu em direção ao pão nosso, considerado a sua segunda casa, onde ele sempre que estava em Portalegre passava boa parte de seu dia ao lado de amigos. 


No local avia vários cartazes que pedia mais junstiça, amor, paz, e a proprietária e amiga do professor, Maria Pereira (Lilia), prestou suas ultimas homenagens e agrdeceu por tudo que o professor represta e representou a todos que fazem parte do pão nosso.


Depois seguiram para a Escola Estadual "Margarida de Freitas", onde mais homenagens foram apresentados ao professor que durante parte de sua vida, se dedicou a essa escola, como aluno, professor e diretor.


Em seguida foi levado a igreja matriz para a missa de corpo presente. Uma multidão lotou a igreja, e várias homenagens por parte da família, amigos, professores, colegas de trabalho e diretores da UERN.


Muita emoção no momento em que foi lido através de sua có-orientadora, os agradecimentos que estariam na sua tese que seria apresentada na próxima segunda-feira no seu doutorado, na qual no seu texto pedia abenção a todos que fizeram parte de sua viva, história e conquistas.


A Rádio da cidade deixou o dia todo em sua programação músicas religiosas e transmitiu toda a missa e homenagens feitas na igreja matriz ao professor.

Acompanhe abaixo algumas imagens exclusivas do sepultamento do Professor Carlos Magno
Blog do Sargento Andrade



Fonte: Nossa Portalegre
Leia Mais ››

Menores são detidos com duas motocicletas roubadas


Dois adolescentes, um de 14 e outro de 16 anos, foram flagrados por policias quando tentavam retirar duas motocicletas roubadas de um matagal onde funcionava uma creche da ONG Meios na Abolição IV. Segundo informações da PM os menores haviam furtado uma Traxx azul por volta das 11h30 da manhã em frente a uma lan hause na favela do fio. A outra motocicleta, uma Traxx de cor preta foi levada da frente de uma residência no bairro Abolição IV por volta das 13h40. 

Os proprietários das duas motocicletas contaram que não viram o momento em que os menores levaram o veículo. O eletricista Ismael Moura, proprietário da primeira moto roubada acredita que os dois meninos já sabiam da sua rota diária. “Todos os dias eu vou nessa lan hause fazer pesquisas e acho que eles já sabiam”, contou. A polícia recebeu informações através de outro PM que não estava em serviço que havia uma motocicleta azul escondida no matagal. No momento em que o Cabo Geraldo, Soldado Evandro e Soldado Getsemani chegaram ao local, os dois menores se aproximavam na motocicleta preta. A Polícia acredita que depois de terem furtado a segunda Traxx eles vinham buscar a primeira.

Os policiais correram atrás dos menores que ainda tentaram fugir, mas foram capturados. “Eles contaram que as duas motocicletas já tinham venda certa. Cada uma seria entregue por R$ 300”, conta o Cabo Geraldo. No bolso de um dos menores ainda foi encontrada uma faca de mesa. Depois de deter os dois infratores a polícia seguiu para a residência da mãe dos meninos para avisar da detenção. Uma senhora, mãe do adolescente de 14 anos acompanhou o filho que foi levado a Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator. 

Ela disse que ficou surpresa com a notícia, mas que já sabia que o filho estava andando em má companhia. “Eu pensei que ele estava na escola e fiquei muito surpresa. Mas não vou acobertar. Eu sei que isso acontece por má influência, mas ele fez porque quis”, disse mãe emocionada. Nenhum dos dois tem passagens pela polícia e mesmo depois de terem sido pegos em flagrante, foram liberados. 

Fonte: O Câmara
Leia Mais ››

Operação Impacto: 11 dos 21 denunciados já entregaram alegações finais

O prazo para a entrega das alegações finais dos 21 denunciados por suposta participação no esquema de corrupção durante a apreciação do Plano Diretor de Natal, em 2007, termina hoje e 11 réus já apresentaram suas defesas. Depois de do ex-vereador Aluísio Machado e dos vereadores Aquino Neto e Adão Eridan entregarem as defesas no dia 7 de novembro, mais oito réus forneceram as defesas ao juiz Raimundo Carlyle, da 4ª Vara Criminal.

Nesta tarde, entregaram as alegações finais os ex-vereadores Emílson Medeiros, Salatiel de Souza e Sargento Siqueira, os assessores Hermes Soares Fonseca e Klaus Charlie Nogueira Serafim de Melo, o vereador Dickson Nasser, e José Cabral Pereira Fagundes, acusado por supostamente tentar ocultar a participação do empresário Ricardo Abreu no esquema fraudulento.

Ainda deverão apresentar as defesas nesta quarta-feira os vereadores Júlio Protásio, Adenúbio Melo e Edivan Martins, o assessor Francisco de Assis Jorge Souza, os ex-vereadores Geraldo Neto, Carlos Santos, Sid Fonseca e Renato Dantas, além do empresário Ricardo Abreu e de João Francisco Garcia Hernandes e Joseilton Fonseca da Silva, acusados de tentar ocultar a participação de Abreu no suposto esquema de corrupção.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha em Pium

Agentes e delegado da 2ª Delegacia de Polícia de Parnamirim prenderam, nesta quarta-feira (23), três homens suspeitos de matar um jovem a facadas na beira do rio Pium, em Parnamirim, há cerca de dois meses. Os bandidos presos são Cássio Pereira Nunes da Silva, Alessando Paciano da Silva e Anderson Tomaz.

De acordo com as informações da 2ª DP de Parnamirim, a Justiça havia expedido mandado de prisão preventiva contra os bandidos há poucos dias. Para efetuar a prisão dos três envolvidos, os agentes foram  à casa de cada um deles, na manhã de hoje, e conseguiram levá-los.

Os jovens pertenciam à quadrilha de "Janjão", que há algum tempo atuava cometendo crimes na região de Pium, segundo informou o delegado. O líder do bando já havia sido preso pelos policiais há pouco tempo.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

MPF/RN recomenda a prisão do irmão e mãe de ex-diretor do IPEM

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recorreu contra decisão que libertou dois envolvidos na Operação Pecado Capital, Rhandson Rosário de Macedo e Maria das Graças de Macedo Bernardo, irmão e mãe do ex-diretor geral do Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem), Rychardson de Macedo, que permanece preso. Para o MPF/RN, "a liberdade dos dois significa o mesmo que, em uma organização criminosa, entender necessária a prisão do chefe da organização para proteger testemunhas e soltar o seu 'braço direito', o que entendemos inconcebível", destaca o recurso.

A decisão que revogou a prisão preventiva dos acusados considerou que Rhandson e Maria das Graças tiveram participação meramente secundária, mantendo apenas a prisão de Rychardson de Macedo por conveniência da instrução criminal. Na decisão que manteve a prisão de Rychardson, a Justiça Federal entendeu "que a sua soltura, na atual fase, representa perigo ao bom andamento e à própria eficácia da investigação e possível instrução criminal, estando a reclamar a manutenção da sua prisão preventiva".

No entanto, o recurso pretende demonstrar que os mesmos fundamentos que, segundo o juízo, sustentaram a manutenção da prisão preventiva de Rychardson de Macedo, aplicam-se a Rhandson e Maria das Graças. O recurso esclarece que a decisão de libertá-los não se deu por ausência de prova da materialidade do crime, nem por falta de indícios suficientes da autoria. Além do forte vínculo familiar, os recorridos, mãe e irmão do chefe da suposta organização criminosa, participaram efetivamente do esquema, conforme esclarecido nas denúncias, sendo a toda a evidência 'braço direito' de Rychardson.

O MPF/RN utiliza, ainda, o seguinte argumento: "se para o juízo a quo ainda se mantém incólumes os fundamentos da prisão preventiva de Rychardson de Macedo, haja vista a sua denotada predisposição e desenvoltura para obstaculizar a investigação criminal, decorrente de fatos concretos reconhecidos pelo juízo, evidente que tais fundamentos igualmente são suficientes para sustentar a prisão preventiva da mãe e do irmão de Rychardson de Macedo, conclui a peça".

O recurso será analisado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, podendo, antes, ser objeto de reconsideração por parte do juiz de primeira instância. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Demolição do Machadão será concluída até sábado



A maior praça esportiva do Rio Grande do Norte, o estádio Machadão, será completamente demolida até o próximo sábado (26). A informação é do secretário extraordinário de assuntos relativos à Copa do Mundo (Secopa), Demétrio Torres.

Segundo Demétrio Torres, o processo de demolição do Machadão, que visa a construção do estádio Arena das Dunas para a Copa de 2014 deverá ser concluída pela empresa OAS, responsável pela obra, até o próximo fim de semana. "Cai tudo até sábado", garantiu o secretário em conversa com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE no início da tarde desta quarta-feira (23).

Demétrio confirmou que a secretaria promoverá também um evento no local onde será a Arena das Dunas, no sábado, para comemorar a conclusão antecipada do processo de demolição do Machadinho e do Machadão. O governo confirmava que todo aquele espaço estaria no chão até o mês de dezembro.

Menos de dois meses de obras

As obras de demolição do Machadão tiveram início no dia 21 de outubro. Na mesma semana, o ginásio Machadinho havia sido derrubado pela OAS, que precisou de apenas dois dias de trabalho para levar ao chão o ginásio.

Com a derrubada do estádio até este sábado, a OAS terá conseguido demolir duas das mais importantes praças esportivas do RN em pouco mais de um mês. O Machadinho, que começou a ser derrubado no dia 18 de outubro deu início às demolições.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Vigilância Sanitária fará inspeção em local de descarte de medicamentos

A subcoordenadoria da Vigilância Sanitária do Governo do Estado (Suvisa/RN) fará nesta quarta-feira (23) uma inspeção no local onde foram descartados mais de 150 caixas de medicamentos. O descarte ocorreu na rodovia BR-101, na altura do quilômetro 138, próximo à cidade de Arês - a cerca de 60 quilômetros de Natal.

A informação foi repassada no final da manhã de hoje por Maria Honório, auditora fiscal e chefe substituta da Suvisa. Ela e uma equipe se deslocarão para lá com o intuito de angariar informações que auxiliem no início das investigações. O restante dos medicamentos que ainda estão às margens da pista - cerca de 30 caixas - serão recolhidos pela equipe. 

A partir daí, serão analisados as datas de validade e os lotes dos remédios com objetivo de encontrar para quem os produtos foram distribuídos. A chefe substituta da Suvisa classificou o episódio como "absurdo" e garantiu o andamento do processo administrativo que irá apurar as responsabilidades do caso.

TRIBUNA devolve medicamentos
A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE devolveu no final da manhã desta quarta-feira a quantidade de medicamentos que havia sido deixado anonimamente na sede da empresa na Ribeira. A entrega ocorreu na sede da Suvisa, no setor de produtos. 

Adriano AbreuRepórter Marco Carvalho entregou os medicamentos na Suvisa nesta quartaRepórter Marco Carvalho entregou os medicamentos na Suvisa nesta quarta

Durante a manhã desta terça-feira (22), comprimidos antidepressivos, analgésicos destinados a distúrbios de equilíbrio e géis ginecológicos - dentre muitos outros -  foram flagrados pela equipe de reportagem da TRIBUNA .

A denúncia partiu de um taxista que deixou parte dos medicamentos na sede do jornal. No sábado passado, 19, ele conta que viu uma mulher despejando os medicamentos próximo à rodovia por volta das 15h.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Corpo de professor da Uern só será liberado após exames de DNA


Além de ter de suportar o sofrimento com o desaparecimento do professor Carlos Magno Viana Fonseca, seus familiares ainda terão de aguardar pelo menos 30 dias para conseguir a liberação do corpo encontrado no porta-malas do veículo do funcionário da Uern de Pau dos Ferros.

Apesar de não ter dúvidas de que o cadáver encontrado carbonizado é do professor Carlos Magno, somente após a realização de exames de DNA, feito em Salvador na Bahia, é que os restos mortais serão liberados para sepultamento.  Enquanto isso, o delgado responsável pelo caso, Inácio Rodrigues, segue colhendo depoimentos para nortear o inquérito policial. Até o momento, não há pistas sobre as causas do crime e nem indícios sobre a autoria do assassinato.

O veículo pertencente ao professor Carlos Magno Viana Fonseca, conhecido como "Carlinhos de João Goiano", do quadro docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Pau dos Ferros, foi encontrado na manhã de anteontem completamente destruído pelo fogo com um cadáver carbonizado no porta-malas. A vítima estava amarrada.

Familiares da vítima não têm dúvidas ao afirmar que o corpo carbonizado é mesmo do professor. O proprietário do automóvel continua desaparecido desde o domingo passado, 20, quando saiu em direção ao Sítio Lagoa, na zona rural do município de Dr. Severiano, para encontrar com sua namorada.        

O veículo, um Ecosport preto, com placa de Portalegre/RN, foi encontrado nas proximidades do Sítio Lagoa, para onde o professor estava se dirigindo. Apesar de estar desaparecido, peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) informaram que somente exames de DNA podem confirmar se os restos mortais encontrados no veículo são do professor Carlos Magno. 

Familiares da vítima chegaram a identificar a arcada dentária e alguns objetos pessoais como relógios e um anel de formatura pertencente ao professor "Carlinhos de João Goiano". Alguns populares afirmaram que viram o carro do professor em alta velocidade, sendo perseguido por duas motos, mas a informação não foi confirmada pelo delgado Inácio Rodrigues.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Arrombamento em Itaú

Sd. Torres | Sgt. Ivanildo | Sd. Geovane 
Material 
Acusados (todos tem passagem pela polícia)



Na noite de ontem (23/11), a polícia militar de Itaú registrou um crime de arrobamento em um bar na cidade. Do local foram levados: R$ 43,00 reais em moedas, dois refrigerantes de 1 L, um litro de montilla, um alicate e um canivete.
Desde o acontecido a polícia militar de Itaú, sob o comando de Sgt. Ivanildo, intensificou o patrulhamento na tentativa de localizar e deter os responsáveis pelo crime.
Hoje pela manhã um comerciante que tinha conhecimento do furto, informou a polícia que um homem fez umas compras e pagou com muitas moedas. A RP localizou o mesmo e após interroga-lo, o senhor Fábio Júnior Gonsalves disse aos policiais que estava gastando as moedas a pedido de dois amigos.
Ao serem localizados, os dois homens confessaram a autoria do delito.
São eles:
* Francisco Evandro Lopes De Souza, de 23 anos de idade, residente na rua cicero monteiro-Itaú 
* José Martins Da Silva, de 21 anos de idade, residente na rua pedro cândido- Itaú
Com os acusados, foi encontrado o alicate, o canivete e uma parte das moedas, segundo os mesmos, eles já tinham consumido as bebidas.
Os três acusados se encontram na delegacia de polícia civil de Apodi para que sejam feitos os procedimentos legais.

Fonte: Plantão Apodi
Leia Mais ››

Foliaduto: depoimento do irmão de Wilma de Faria é adiado para depois do carnaval

O depoimento do irmão da ex-governadora Wilma de Faria, Carlos Faria, previsto para hoje no processo do Foliaduto, a denúncia que aponta um esquema de corrupção que desviou R$ 2 milhões dos cofres públicos, foi adiado. A juíza Ada Galvão acatou o pedido do advogado José Maria Rodrigues, que defende Cícero Duarte, também réu no processo.

O advogado pediu o adiamento dos depoimentos de hoje, onde Cícero também iria depor, porque iria participar de um congresso em Curitiba. O pedido foi recebido e a juíza remarcou a audiência apenas para após o carnaval.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte ganhará mais 14 parques eólicos



O Rio Grande do Norte deve receber mais 14 parques eólicos, um investimento superior a R$ 1,15 bilhão. A informação foi dada ontem pelo vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, durante entrevista coletiva com jornalistas de cidades-sede da Copa de 2014 no Nordeste, participantes de um workshop promovido pelo banco, no Rio de Janeiro.

Ontem a diretoria do BNDES autorizou o financiamento de R$ 839 milhões a dois grupos de investidores vencedores do último leilão de energia eólica. Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos nacionais entre aerogerados e torres. O grupo Soares Penido irá instalar dez parques nos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. O investimento chega a R$ 754,6 milhões, dos quais 557,1 milhões (73,8%) serão financiados pelo BNDES. O banco também irá financiar a instalação do sistema de transmissão de energia. Ao todo os parques terão 169,6 megawatts (MW) de potência instalada.

Outro município beneficiado pela eólica será São Bento do Norte, que receberá quatro parques do grupo Galvão Energia. O investimento será de R$ 401,4 milhões para a geração de 94 MW - o banco de desenvolvimento irá financiar R$ 282 milhões, o que representa 70,7% do montante.

Em 2010, o BNDES liberou R$ 805 milhões em financiamentos para o Rio Grande do Norte. Apesar do volume, o valor representa apenas 5% dos desembolsos do banco para o Nordeste - ainda assim proporcional ao peso do estado no PIB nordestino, com participação de 6,4% da geração de riquezas.

João Carlos Ferraz sugeriu que uma parte da produção dos equipamentos necessários ao funcionamento do parque poderia se localizar próximo a eles, alterando o entorno dos parques. "Se há no RN uma demanda tão importante, por que não localizar a produção de alguns componentes das torres no estado, no Nordeste?", incita.

BNDES libera R$ 10 milhões a rede hoteleira

Outra novidade anunciada pelo BNDES foi a aprovação de um financiamento de R$ 10 milhões para a instalação de uma unidade do Hotel Ibis em Natal, que será localizado no bairro de Lagoa Nova, próximo à Arena das Dunas. A operação ocorre dentro do programa ProCopa Turismo, que tem o objetivo de ampliar e modernizar o parque hoteleiro nacional, principalmente nas cidades-sede da Copa. O financiamento do BNDES corresponde a 56% do investimento total no empreendimento, que chega a quase R$ 18 milhões. O hotel terá 15 pavimentos e 144 apartamentos. Durante a fase de construção, o novo hotel deverá gerar 33 empregos diretos e 99 indiretos, chegando a 28 diretos e 112 indiretos após a conclusão do projeto.

Aeroporto

O vice-presidente João Carlos Ferraz falou ainda do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. O BNDES participou da formulação do modelo de concessão de operação do terminal à iniciativa privada - iniciativa inédita no país, uma vez que os terminais são operados pela Infraero. Para Ferraz, os investimentos no NE devem mudar as feições da região em 15 anos. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

MP investigará condições de salubridade em Alcaçuz

Aldair DantasMP investigará condições de salubridade em AlcaçuzMP investigará condições de salubridade em Alcaçuz

O Ministério Público Estadual, através da promotoria de Justiça de Nísia Florestam instaurou inquérito civil com o objetivo de verificar a real situação de salubridade do presídio Estadual de Alcaçuz. A regulamentação do trabalho realizado pelos apenados também será alvo de investigações por parte do MP.

A informação foi publicada na edição desta quarta-feira, 23, no Diário Oficial do Estado (DOE). O documento é assinado pela promotora Maria Zélia Henriques Pimentel. De acordo com as informações do DOE, a situação já vinha sendo analisada através do procedimento preparatório nº 38/2010 - tendo sido convertido hoje em inquérito civil.

O diretor na unidade prisional Major PM Marcos Antônio de Oliveira Lisboa foi convidado a comparecer a uma reunião na próxima semana na sede da promotoria, onde será notificado da decisão. 

Para o Ministério Público, o trabalho realizado pelos presos de Alcaçuz pode não possuir a devida regulamentação. Além disso, em visitas anteriores os promotores de Justiça já haviam constatado a situação de insalubridade do local.

Confira o documento na íntegra:

PORTARIA Nº 019/2011-PJNF
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de sua Representante legal, Doutora Maria Zélia Henriques Pimentel, Promotora de Justiça em exercício na Comarca de Nísia Floresta, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no artigo 129, inciso III da Constituição Federal, no artigo 26, inciso I da Lei nº 8.625/93, que instituiu a Lei Orgânica do Ministério Público, e nos artigos 67, inciso IV e 68, da Lei Complementar nº 141, de 09.02.96, Lei Orgânica do Ministério Público do Rio do Grande do Norte, e
CONSIDERANDO que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis;
CONSIDERANDO incumbir ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;
CONSIDERANDO que a Constituição Federal erige como fundamento da República Federativa do Brasil a dignidade da pessoa humana;
CONSIDERANDO que é atribuição do Ministério Público adotar as medidas necessárias à preservação dos direitos e garantias individuais, da higiene e da decência no tratamento dos presos, bem como verificar a estrutura material desses estabelecimentos para recomendar o seu perfeito funcionamento, na conformidade do  50, inciso  IX da Lei Complementar Estadual n° 141/96;
CONSIDERANDO a possível falta de regulamentação do trabalho dos apenados, bem como a crítica situação de insalubridade da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, constatada nas visitas do Ministério Público;
CONSIDERANDO que nos termos do art. 30, parágrafo único da Resolução n.º 02/2006 CPJ/PM-RN, o presente procedimento preparatório foi instaurado há mais de cento e oitenta dias, bem como a necessidade de continuidade das investigações,
RESOLVE :
1 - CONVERTER o procedimento preparatório nº 38/2010 em inquérito civil, de registro cronológico nº 015/2011, com o objetivo de verificar a real situação de salubridade, e a realidade do trabalho dos apenados da Penitenciária de Alcaçuz;
2 - DETERMINAR, de imediato, a autuação e registro da presente Portaria no livro de registros de inquéritos civis desta Promotoria de Justiça;
3 - PUBLIQUE-SE a presente Portaria no Diário Oficial do Estado e comunique-se ao CAOP respectivo;
4 - Determinar a NOTIFICAÇÃO do Major PM Marcos Antônio de Oliveira Lisboa, Diretor da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, para audiência ministerial que aprazo para o dia 29/11/2011, às 14:00hs, nesta Promotoria de Justiça, o qual deverá ser notificado com cópia da presente Portaria.
Autue-se. Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.
Nísia Floresta/RN, 22/11/2011.   
MARIA ZÉLIA HENRIQUES PIMENTEL
Promotora de Justiça

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Deicor investigará assalto em Parazinho

A investigação dos assaltos que ocorreram na cidade de Parazinho, a 120 quilômetros de Natal, durante o final de semana passado serão responsabilidade da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil. A Divisão já instaurou inquérito e recolheu o que havia sido apurado pelas equipes da delegacia regional em João Câmara e serviços de inteligência da Polícia Militar.

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 23, pela delegada titular da Deicor, Sheila Freitas. Em entrevista por telefone, ela disse já ter ouvido as vítimas e continuar na busca por pistas que levem até o bando que aterrorizou a cidade, assaltando inclusive o destacamento policial.

Nesta quarta-feira, a TRIBUNA DO NORTE publica a informação de que quatro dos cinco suspeitos já são conhecidos da polícia, tendo inclusive mandados de prisão por outras ocorrências. A delegada Sheila Freitas é cautelosa ao prever o andamento do inquérito. "A gente não pode dizer que o desfecho será rápido ou demorado. Esses casos são complicados e depende de muita coisa que acontece durante a investigação", esclareceu.

O caso

Pouco mais de trinta minutos foram suficientes para mudar a rotina da pacata cidade de Parazinho - distante cerca de 120 quilômetros da capital do Estado. Os pouco mais de cinco mil habitantes do município foram surpreendidos pela atuação de uma quadrilha, que realizou um verdadeiro arrastão por estabelecimentos comerciais da localidade. Rendidos, os dois policiais militares de serviço nada puderam fazer para combater a ação criminosa.

A atuação da quadrilha surpreendeu pela ousadia. O roubo de armas e fardamento do destacamento da Polícia Militar da cidade facilitou os assaltos conseguintes. Assim que chegaram à cidade, por volta das 11h do domingo passado, fizeram da delegacia da cidade o primeiro alvo.

Armados, disfarçados e protegidos, os cerca de seis homens partiram para os próximos alvos. Três supermercados vizinhos tiveram o dinheiro do caixa levado, assim como uma casa lotérica. Deste último levaram R$ 6.653,40, de acordo com informações do boletim de ocorrência registrado. 

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Caminhão de gás vira e deixa motorista preso nas ferragens na Grande Natal

Um caminhão Mercedez Bens vermelho, de placas MYL-0664, carregado de botijões de gás de cozinha tombou em uma curva e caiu em uma ribanceira por volta das 6h desta quarta-feira(23) em um trecho que liga os municípios de Ceará-Mirim e Ielmo Marinho, na RN- 064. Na ocasião, o motorista do veículo identificado como Márcio Kleber da Silva Barbosa,32 anos, ficou preso entre as ferragens e teve que ser resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Segundo o sargento Aparício Rodrigues, comandante do destacamento da Polícia Militar de Ielmo Marinho, o local teve que ser isolado para que fosse evitado qualquer tipo de saque dos botijões. Para o policial, o acidente pode ter sido ocasionado pela perda do controle do caminhão. "A curva do local é fechada e vários acidentes já foram registrados", disse o PM.

Após a retirada das ferragens, foi constatado que Márcio Kleber da Silva Barbosa teve fraturas nas pernas. Ele foi encaminhado para o hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. Apesar do acidente considerado grave, a vítima não corre risco de morte e passa bem.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Ginecologista alemão é acusado de tirar 35 mil fotos secretas de pacientes


 Um promotor alemão afirmou nesta segunda-feira (21) que cerca de 700 mulheres concordaram em prestar queixas contra um ginecologista que é suspeito de tirar secretamente milhares de fotos de suas pacientes durante exames.
Segundo o promotor Lothar Liebing, calcula-se que 3 mil mulheres possam ter sido vítimas do médico, que usava uma câmera escondida em seu consultório na cidade de Schifferstadt, no oeste da Alemanha.
O ginecologista pode ser condenado a até um ano de prisão, caso se confirmem as acusações de violação de privacidade. Os investigadores consideram, no entanto, que o julgamento pode ser longo, já que no escritório do ginecologista foram encontradas mais de 35 mil fotografias.
Segundo a mídia alemã, o acusado tem 56 anos. Seu consultório foi fechado, de acordo com o promotor.

Fonte: Reuters
Leia Mais ››

Jacaré do papo amarelo foi capturado na zona rural de Serra de São Bento/RN

Na Foto: Jacaré encontrado no RN


Um morador de Serra de São Bento, mais precisamente do sítio Mariana, tomou um susto nesta terça-feira (22) ao encontrar um jacaré num dos açudes da zona rural. O animal foi encontrado na parte da manhã, enquanto o morador estava nas proximidades do açude realizando sua pesca. O réptil foi capturado com uma "tarafa" e trazido de moto para a residência do morador.
Com quase um metro de comprimento, o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) deve ser levado para alguma insituição ou zoológico. O Secretário de Saúde da cidade, Manoel Rodrigues (foto), esteve no local e deu as primeiras orientações sobre como agir após a descoberta do animal, ao morador que é seu amigo particular.
Serra de São Bento está situada na microrregião da Borborema Potiguar e também ganhou destaque nos últimos meses com a descoberta da presença de macacos guaribas habitando em sua vegetação.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Cinco militares são condenados por lesão corporal a subordinado

Por Superior Tribunal Militar


O Superior Tribunal Militar (STM) manteve, na última sexta-feira (18), a sentença de primeira instância que condenou cinco militares a nove meses de detenção por lesão corporal contra subordinado. O soldado foi vítima do chamado “pacote”, ato violento em que um grupo de pessoas se reúne em torno de outra para agredi-la.
De acordo com a denúncia, em maio de 2009, os cabos do Exército D.R.D., R.L.F., R.H.B. juntamente com os soldados A.G.S. e R.R.S.M. agrediram fisicamente um soldado subordinado, utilizando um pedaço de madeira, um facão e um instrumento de borracha em formato de mão. A agressão provocou lesões corporais no ofendido.
A denúncia conta que, no dia da agressão, o cabo R.H.B abordou o soldado com o intuito de reprovar seu comportamento quando ele saía do alojamento da Companhia de Fuzileiros do 19º Batalhão de Infantaria de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS). O cabo informou que a vítima teria desrespeitado um soldado mais antigo e que, por isso, receberia um “pacote”.
Após o aviso, os denunciados obrigaram o soldado a se deitar de bruços em um colchão, com uma mochila colocada sob seus quadris, para que a vítima fosse impedida de ver seus agressores. A agressão provocou lesões na região glútea do soldado e, segundo o médico militar que o atendeu, ele apresentou hematomas de grandes proporções no local.
Em depoimento, os denunciados negaram a autoria do crime e afirmaram que eles apenas chamaram a atenção do soldado porque ele era insubordinado e não usava o material adequado na sala de musculação.
Na primeira instância, a 1ª Auditoria do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, condenou os militares, por unanimidade, à pena de nove meses de detenção pelos crimes previstos nos artigos 176 e 209 do Código Penal Militar (CPM).
A defesa entrou com o recurso no Superior Tribunal Militar (STM) pedindo a reforma da sentença alegando que não há provas suficientes para a condenação e que restam dúvidas quanto à materialidade e à autoria da conduta. Já o Ministério Público Militar (MPM) afirmou que a autoria e a materialidade ficaram comprovadas nos autos a partir dos depoimentos de testemunhas que confirmaram a agressão. Uma das testemunhas, inclusive, afirmou que se retirou do local para não se envolver.
A Corte do STM manteve a sentença de primeiro grau por unanimidade. De acordo com o relator do caso, ministro Marcos Martins Torres, a materialidade e a autoria estão comprovadas pelo depoimento da vítima, pelas provas testemunhais produzidas em juízo e pela prova material presente nos autos. O ministro afirmou que os depoimentos do médico e de outros militares que estavam próximos ao local da agressão ratificaram o depoimento da vítima.
O relator destacou que a prática de atos violentos para corrigir condutas não tem justificativa no Direito de países civilizados. Segundo o ministro, não é possível vislumbrar hipótese capaz de afastar a culpabilidade dos recorrentes e, nem mesmo, de atenuá-la. “Tinham os recorrentes a plena consciência da ilicitude da sua conduta, agiram com o objetivo que queriam”, continuou.

Fonte: Sentineas do Apodi
Leia Mais ››

Grave acidente envolve três veículos na PB-400



Mais um acidente foi registrado por volta das 13h desta segunda-feira (21) na PB-400, mas precisamente na serra de Monte Horebe, no Alto Sertão da Paraíba.  Um caminhão baú carregado de móveis de placas ALB- 4071 de Arapongas PR, dirigido por Antonio Marcos da Silva, bateu na traseira de outro caminhão e de uma moto que estavam parados na beirada da estrada, nesses dois últimos veículos não havia ninguém.
Com o impacto, o caminhão atropelador subiu em uma barreira de pedras e ficou totalmente destruído. O caminhão que foi atropelado também ficou destroçado, já a moto ficou danificada.
O motorista atropelador sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido pelo Samu para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) e passa bem, segundo informações passadas a nossa reportagem, o motorista atropelador mora no estado do Paraná e é a 1ª vez que passava pela rodovia.

A polícia Rodoviária Estadual, Militar e Samu estiveram no local dando segurança aos outros veículos que transitavam no trecho. O trânsito ficou lento durante boa parte da tarde.

Fonte: Sertão Seguro via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››