quinta-feira, agosto 03, 2023

Família procura estudante de 19 anos desaparecida há três dias em Touros; polícia inicia investigação

Raylla Alves Torres desapareceu após sair da escola em Touros, RN — Foto: Cedida

Uma jovem de 19 anos está desaparecida desde a última segunda-feira (31), após sair da escola onde estudava, em Touros, no Litoral Norte potiguar. A família faz buscas pela estudante e registrou o desaparecimento nesta quinta-feira (3) na Polícia Civil.


Raylla Alves Torres, de 19 anos, tem um filho de um ano e meio de idade e assiste às aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite, na Escola Municipal Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres, em Touros.


Segundo familiares de Raylla, ela participou das aulas normalmente, na noite de segunda-feira (31), e foi vista uma última vez pelos colegas de sala, por volta das 21h30. Desde então, não mandou mais notícias para a família.



A mãe de Raylla, Claudenilda Patrícia Alves, conta que a filha nunca tinha desaparecido sem dar explicações.


"É muita conversa desencontrada, e nada de encontrarem minha filha. Ela nunca fez isso. Sempre dedicada, sempre avisa onde está. Ultimamente estava com o celular quebrado, mas sempre avisa onde vai", disse a mãe.

Ainda de acordo com a mãe, a jovem fazia o trajeto de casa para a escola a pé. No dia em que desapareceu a jovem estava com uma camisa branca, da farda, e uma calça legging-jeans.


Patrícia ainda relata que informou à polícia informações de testemunhas que disseram que a jovem teria saído da escola acompanhada de uma colega e teria sido vista em uma moto com uma pessoa, ao lado do hospital do município.


Desde a segunda-feira (3), o filho de Raylla está com a família do pai.


A Polícia Civil ainda está em fase inicial das investigações. Segundo o delegado de Touros, Jaime Groff, o desaparecimento foi registrado oficialmente pela família nesta quinta-feira (3), na delegacia do município. Nenhuma testemunha foi ouvida oficialmente até o fim da manhã.


De acordo com ele, familiares tinham procurado a base da Polícia Militar do município na terça-feira (1º), para comunicar o fato, mas não tinham registrado o desaparecimento de Raylla na Polícia Civil, responsável pelas investigações.



Quem tiver informações sobre o paradeiro da estudante pode informar a Polícia Civil através do telefone 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Preso por contribuir com dinheiro e munições de fuzil para ataques criminosos de março no RN liderou onda de atentados em 2016, diz PF

Operação foi realizada na última terça-feira (1º) em Natal e Extremoz, na região metropolitana — Foto: PF/Divulgação

Um homem preso na tarde da última terça-feira (1º) é investigado por ter uma função de chefia em uma organização criminosa e ter contribuído com dinheiro e munições de fuzil para os ataques de março deste ano no Rio Grande do Norte.


Segundo a Polícia Federal, o investigado já possuía histórico relacionado a ataques criminosos no Rio Grande do Norte.


Ele teve passagem pelo Sistema Penitenciário Federal após ter sido apontado como um dos chefes em uma outra onda de ataques violentos no ano de 2016.


Além disso, o homem foi condenado a mais de 15 anos de prisão por crimes de corrupção de menores, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.



Segundo a Polícia Federal, a prisão foi feita pela Força-Tarefa Susp Natal, que conta com atuação de agentes federais e estaduais, da Polícia Civil, da Polícia Militar e a Polícia Penal.


Foram cumpridos, na ocasião, um mandado de busca e apreensão na cidade de Extremoz, na Grande Natal, e um mandado de prisão preventiva no bairro do Alecrim, na Zona Leste da capital, ambos expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Natal.


Ataques de março

Entre 14 e 24 de março de 2023, 307 ataques criminosos foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte no Rio Grande. Casos de atentados a tiros e incêndios contra prédios públicos, comércios e veículos ocorreram em cerca de 60 cidades potiguares.


A polícia ainda apontou que as mortes de um policial penal e de um comerciante também tiveram relação com os ataques.


Segundo a polícia, as ações criminosas foram orquestradas por uma facção criminosa que, em troca da suspensão dos ataques, queria a implementação de visitas íntimas, instalações elétricas e televisões nas celas dos presídios estaduais.


Em 2016, os atentados duraram uma semana. Na ocasião, a instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, foi apontada pelo próprio governo do estado como motivo para os ataques criminosos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aeroporto de Natal começa a operar voos diários para Lisboa a partir de outubro

Avião da TAP durante voo — Foto: Wikimedia/Divulgação

Voos de Lisboa para Natal serão ampliados a partir de 29 de outubro deste ano. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra nesta quinta-feira (3) após reunião com diretores da TAP Air Portugal. Com a ampliação, o trajeto, antes feito cinco vezes por semana, passa a ser diário.


Em março, o Governo do Rio Grande do Norte e a empresa aérea iniciaram as tratativas para a ampliação durante participação da governadora Fátima Bezerra na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, em Portugal. Atualmente a TAP possui instalado no estado um call center de clientes e central de bagagens para o Brasil, que opera com 512 funcionários.



“Natal voltará a ficar ligada todos os dias da semana a Portugal e à Europa com nossos voos. Além disso, faremos uma campanha cooperada com a administração estadual para promover o destino Rio Grande do Norte em toda a Europa", afirmou Carlos Antunes, diretor para as Américas da TAP.


De acordo com Ana Maria Costa, secretária estadual do Turismo, a ampliação das linhas é importante para o fortalecimento da atividade turística na região. “Hoje a TAP é a nossa principal companhia aérea de conexão para turistas europeus. No primeiro semestre, teve um incremento de 36,4% em voos, se comparado com o mesmo período de 2022”.


Pela nova configuração, os voos também deverão transportar cargas para escoar a produção da fruticultura potiguar. Apesar de ser o maior produtor de frutas do país, por vezes o transporte dessa produção tem que passar por São Paulo ou outras cidades antes do envio ao exterior.


“Isso encarece o nosso produto, demanda uma logística excessiva. Com os voos da TAP, partindo do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, teremos uma via de exportação mais ágil e econômica", informou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha.


Fachada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Voos na alta temporada

No dia 28 de julho, o governo do Rio Grande do Norte e a companhia aérea Azul anunciaram uma malha aérea para a alta temporada. Serão 17 voos semanais dedicados, ligando o estado a 11 destinos, que funcionarão de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. As passagens começam a ser vendidas em agosto.


As rotas que serão incluídas na segunda quinzena de dezembro até o fim de janeiro deverão totalizar 238 voos - um incremento de 44% comparando com o mesmo período entre 2022 e 2023.


De Acordo com Azul Viagens, Natal já recebeu mais de 27 mil turistas pela Azul Viagens. Este valor é 16% maior que o ano passado no mesmo período.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso com tumor gigante no rosto luta na Justiça por cirurgia no RN

Um idoso de 65 anos com um tumor gigante no rosto está lutando para realizar uma cirurgia na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. José Nilton Cardozo aguarda na fila de regulação pelo procedimento pelo menos desde o mês de março.


No mês de junho, a Justiça do RN determinou, em decisão liminar, que a Secretaria de Estado do RN (Sesap) viabilize de maneira urgente "o procedimento médico pré-operatório de embolização de tumor intracraniano, fornecendo o material convencionalmente disponibilizado pelo SUS".


A Sesap informou que o procedimento cirúrgico do paciente é de responsabilidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), por ser de alta complexidade. A pasta informou que equipe de regulação enviou os dados necessários ao HUOL, que por sua vez aguarda o material específico adaptado, que deve chegar do Piauí.


O HUOL informou que recebeu a demanda e deu início às aquisição dos materiais específicos para a realização do procedimento. A previsão de entrega do material, dada pela empresa licitante, é na próxima semana. Após a chegada do material, será feito o agendamento da cirurgia.


O marceneiro José Nilton Cardozo tem um tumor intracraniano, com diagnóstico de aumento descontrolado na fossa infratemporal direita.


O diagnóstico é de meningioma, um tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. Por conta do tumor, o idoso já teve surdez em um dos ouvidos.


José Nilton Cardozo tem meningioma e luta para fazer cirurgia no rosto — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Dores no dia a dia e sofrimento da família


Os meses mais recentes de José Nilton Cardozo têm sido de muitas dores e muita medicação. Segundo a família, ele chega a tomar mais de 15 doses de morfina por dia.


"Hoje [quinta] aumentou mais 6 morfinas. São 18 morfinas. Isso não tem condições. Como o estômago aguenta uma coisa dessa? Ele fica passando mal toda hora", lamenta a irmã Cerize Maria Cardozo.

"Sinceramente não dá pra explicar [a dor], porque é fora do controle do ser humano. Só o Senhor que está me sustentando. Amanheci o dia em claro hoje [quinta]. É uma coisa que não se explica. Pra quê tanto sofrimento assim? E às vezes eu penso que eu fui uma pessoa de só fazer o bem", diz José Nilton.


A família ajuda como consegue o idoso, mas também sofre ao vê-lo nessa situação. "A gente o vê nesse estado, quer fazer alguma coisa e não consegue, porque a gente fica fazendo de tudo para agradá-lo, para ver se ele se consola. Mas a gente não sabe nem o que dizer. É muito triste o que a gente está passando", lamentou a mãe Maria Macena, de 86 anos.


José Nilton Cardozo tem um tumor no rosto — Foto: Divulgação


Enquanto isso, a família se mostra indignada por conta da demora para a realização da cirurgia.


"Nos sentimos lesados, roubados dos nossos direitos básicos, mínimos, que é a saúde. O juíz, logo no inicio do processo, deu a liminar obrigando o estado a cumprir que fosse comprado o material, já que o HUOL dispõe de equipe e do ambiente hospitalar para atendimento. Só estava faltando material", reforça a filha do idoso, Mirnari Maria Carodozo.


"A gente sabe que Deus está no controle de tudo na nossa vida, tem fé, continua crendo em milagres, mas a gente também tem que ter atitudes. A gente já não aguenta mais", disse a irmã Cerize.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Passageiras de ônibus agridem suspeito de assédio sexual e o arrastam até batalhão da PM em SP

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que passageiras de um ônibus agridem com socos e chutes um suspeito de assediar sexualmente mulheres dentro do veículo, e o levam arrastado até um batalhão da Polícia Militar, na Zona Sul de São Paulo.


A SPTrans confirmou ao g1 nesta quinta-feira (3) que o caso ocorreu no cruzamento entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Avenida Atlântica, na Cidade Dutra, dentro de um ônibus que fazia o itinerário Unisa-Campus 1/Terminal Santo Amaro, da Transwolff, no último sábado (29).


Nas imagens, é possível ouvir que uma das passageiras diz para o suspeito "respeita as minas" e pede para o motorista parar o veículo para o homem descer. Na sequência, outra passageira afirma: "um monte de gente aqui e ele com o zíper aberto. Não chora, não".


As mulheres agridem o suspeito com diversos socos e chutes. Ele grita diante das agressões e alguns passageiros pedem para elas terem calma e pararem.


"É ser humano, mas é pilantra. E se estupra uma filha sua? Vai defender um pilantra desse? A gente é mulher, a gente passa por isso todo dia. Eu tenho uma filha de 15 anos. Isso é safadeza", rebate a passageira.


Passageiras de ônibus arrastam suspeito de assédio sexual até batalhão da PM — Foto: Reprodução


Em outro vídeo, é possível ver as duas passageiras e outra mulher com o homem na frente do 27º Batalhão da Polícia Militar, que fica no Parque América. Elas ainda agridem com chutes o suspeito e o arrastam pelo casaco até a unidade policial.



Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que as três mulheres compareceram ao batalhão alegando que o homem teria apresentado comportamentos inadequados dentro de um coletivo.


"Os policiais as orientaram sobre a necessidade do registro do fato na delegacia da área e se dispuseram a levá-las, mas elas se negaram por terem compromissos pessoais. Todos os envolvidos foram liberados", diz a SSP.


Passageiras de ônibus agridem com socos e chutes suspeito de assédio sexual em SP — Foto: Reprodução


A SPTrans ressaltou, em nota, que "repudia veementemente qualquer tipo de assédio e abuso no transporte público, e trabalha na prevenção e combate aos casos de violência sexual nos ônibus do sistema municipal de transporte".



Afirmou também que o motorista do coletivo conduziu o veículo à unidade policial mais próxima, conforme protocolo repassado aos profissionais do transporte público.


"De acordo com as orientações de procedimento da SPTrans, ao serem informados sobre caso de importunação sexual no interior dos veículos, os operadores devem parar o ônibus e aguardar a chegada da polícia ou conduzir o veículo até a unidade policial mais próxima, onde a vítima poderá registrar o boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cantor suspeito de chefiar tráfico de drogas em SP tem prisão preventiva decretada

Gustavo Fildzz foi preso em flagrante em Santos (SP). — Foto: Reprodução/Instagram

O ex-campeão de ginástica olímpica e vocalista da banda Aliados, Gustavo Tavares da Mata Barreto, conhecido como Gustavo Fildzz, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva em audiência de custódia realizada quinta-feira (3), no Fórum de Santos, no litoral de São Paulo. O ex-atleta de 46 anos é acusado de tráfico de drogas e associação com o tráfico. O caseiro dele, Wagner Rosário Gonçalves, também teve a prisão preventiva decretada.


Fildzz foi preso em flagrante na última quarta-feira (2), em Santos. Ele estava dormindo quando policiais entraram na residência e anunciaram a prisão. O músico é apontado como responsável por dois endereços em Praia Grande utilizados para plantações de maconha. Um vídeo obtido pelo g1 mostra os cômodos das casas com revestimentos e equipamentos de iluminação próprios para o cultivo da planta.


A Polícia Civil informou que Fildzz chegou a dizer que a maconha era para consumo próprio e que possuía prescrição médica para isso. Porém, em cada residência alugada em Praia Grande foram encontrados mais de 50 pés de maconha, além de brotos e plantas em crescimento. A alegação de Fildzz causou desconforto no delegado responsável pelo caso.


"Desculpa bem triste e sem fundamento que demonstra bem o caráter da pessoa", enfatizou o delegado da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), Fabiano Barbeiro, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, sobre Fildzz ter afirmado que toda a plantação de maconha serviria para consumo próprio.



De acordo com o delegado, foram três meses de investigação até o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. "Ele é o responsável, o grande articulador desse esquema, então por conta disso está sendo autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico", explicou o delegado da Deic.


O g1 tenta contato com a defesa de Gustavo Fildzz e, também, do caseiro encontrado em um dos imóveis que servia como base para o plantio da maconha. Até o momento, porém, não houve retorno. No momento que houver um posicionamento dos defensores dos suspeitos, essa reportagem será atualizada.


Esporte e música

Gustavo Fildzz começou a praticar ginástica com 10 anos e foi campeão brasileiro infantil e juvenil em diversos aparelhos. A habilidade dele o levou à seleção brasileira, onde ganhou o sul-americano de 1998 e o pan-americano de 1999.


No início dos anos 2000, Fildzz começou a compor canções. Atualmente, é vocalista da banda Aliados, que tem músicas de grande destaque, como 'Sorrindo', trilha sonora da 22ª temporada de Malhação da TV Globo, e 'Beijo, Me Liga' tema de abertura da série da Multishow, de mesmo nome.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Médico desaparecido há uma semana é encontrado morto com pés e mãos amarrados em MS

Gabriel foi visto pela última vez no dia 26 de julho — Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Gabriel Paschoal Rossi, de 29 anos, foi encontrado morto em uma casa de Dourados (MS) – a 232 quilômetros de Campo Grande – na manhã desta quinta-feira (3). O médico, que estava desaparecido há uma semana, foi encontrado com os pés e mãos amarrados em cima de uma cama.


Gabriel desapareceu no dia 26 de julho, depois de deixar o plantão no Hospital da Cassems, em Dourados. Sem notícias, a família registrou boletim de ocorrência, e a polícia começou as buscas. A casa onde o corpo foi encontrado não era da vítima. A residência era usada para aluguéis por demanda.


Uma mulher acionou a polícia na manhã desta quinta-feira (3) devido a um carro que estava parado na frente do portão de uma casa havia uma semana, no bairro Vila Hilda, região sul da cidade.


A moradora viu um jaleco dentro do veículo e, desconfiada, se aproximou de uma janela da residência. A mulher não viu a vítima, mas notou moscas no local e cheiro forte.


Viaturas em frente ao local onde corpo de Gabriel foi encontrado — Foto: TV Morena


Segundo informações da polícia, o corpo de Gabriel foi encontrado sobre a cama, em decomposição, o que indica que a morte ocorreu há vários dias. O médico estava vestido com a roupa que usou no plantão e tinha ferimentos na cabeça. Os pés e mãos estavam amarrados.



De acordo com a polícia, a casa em que o médico foi encontrado é alugada por diária. A Perícia, a Polícia Civil e a Polícia Militar estavam no local no fim da manhã desta quinta. O caso segue sendo investigado.


Natural do Rio Grande do Sul, Gabriel se formou em março deste ano pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Cassems e no Hospital da Vida.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CPI dos Atos Golpistas aprova quebra de sigilos de Mauro Cid e Anderson Torres

Mauro Cid ficou em silêncio na CPI dos Atos Golpistas — Foto: Eraldo Peres/AP

A CPI dos Atos Golpistas aprovou nesta quinta-feira (3) a quebra de sigilos de várias pessoas, entre as quais Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal.


Tenente-coronel do Exército, Mauro Cid já compareceu à CPI dos Atos Golpistas, mas ficou em silêncio e não respondeu às perguntas dos parlamentares. No caso dele, a CPI aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático (de mensagens).


Anderson Torres, que exerceu o cargo de ministro da Justiça no governo Bolsonaro, ocupava a função de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal no dia 8 de janeiro, data dos atos golpistas. Torres chegou a ser preso suspeito de omissão, mas já foi solto.



A CPI decidiu quebrar os sigilos telefônico e de mensagens de Torres. Ele será ouvido pela comissão na próxima terça-feira (8).


Anderson Torres em foto de 15 de junho de 2022, quando ainda era ministro da Justiça do governo Bolsonaro. — Foto: REUTERS/Adriano Machado/File Photo


Outras pessoas

Ainda na sessão, a CPI também aprovou a quebra de sigilos de outras pessoas, entre elas:


general Carlos Eduardo Feitosa Rodrigues: nomeado servidor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro;

André Luiz Garcia Furtado, coronel e servidor do GSI que esteve no Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas.


George Washington de Oliveira, na CPI dos Atos Antidemocráticos — Foto: Reprodução


George Washington

A CPI também aprovou nesta quinta-feira a quebra dos sigilos telefônico e telemático de George Washington.


Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Washington foi condenado por ter colocado uma bomba em um caminhão nos arredores do aeroporto de Brasília em 24 de dezembro do ano passado, isto é, às vésperas da posse de Lula como presidente.


Em depoimento à CPI, o perito da Polícia Civil do Distrito Federal que fez a perícia da bomba, Renato Carrijo, o material é utilizado por empresas especializadas na explosão de pedreiras.


Além disso, segundo Carrijo, parte do material é de uso restrito e acessada somente com autorização do Exército.


Morador de Araraquara, Walter Delgatti Neto é conhecido como o hacker da Vaza Jato — Foto: Reprodução/Twitter


Relatórios de Inteligência Financeira

Os parlamentares também aprovaram acesso a Relatórios de Inteligência Financeira – conhecidos como RIF e produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) – de empresários e empresas.


Os RIFs são documentos produzidos quando o Coaf identifica movimentações consideradas suspeitas entre empresas ou pessoas físicas, que podem estar relacionadas a lavagem de dinheiro ou ocultação de bens.


Entre os documentos que serão solicitados pela CPI, estão os relacionados a Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, e do hacker Walter Delgatti Neto, que também foi convocado pela comissão.


Segundo anunciou o presidente Arthur Maia, o período do RIF solicitado será de junho de 2021 até agosto de 2023.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CPI dos Atos Golpistas decide pedir à Abin relatórios enviados ao governo de transição

O ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Cunha — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado


A CPI dos Atos Golpistas do Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (3) um pedido à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para que o órgão disponibilize os relatórios de inteligência enviados entre outubro e dezembro do ano passado ao então governo de transição.


A oposição acusa o governo Lula de omissão na montagem do esquema de segurança no dia 8 de janeiro. A base aliada, por sua vez, diz que a oposição quer tirar o foco das investigações sobre quem incitou, organizou e financiou os atos golpistas.


Na última terça (1º), o ex-diretor da Abin Saulo Cunha prestou depoimento à comissão e disse aos parlamentares que, durante a transição de governo, a agência produziu relatórios de inteligência que indicavam a presença de "extremistas" no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.


Ainda segundo Cunha, a Abin também produziu alertas de inteligência entre 2 de janeiro e a madrugada do dia 8 informando que havia no acampamento pessoas que incitavam a invasão e a ocupação de prédios públicos.


Na ocasião, Cunha afirmou que os relatórios e os alertas foram enviados aos órgãos do sistema brasileiro de inteligência, mas que não tinha como assegurar quem de fato havia lido os informes. Explicou, ainda, que em ocasiões nas quais há indícios de crime o Ministério da Justiça e a Polícia Federal são informados.



8 de janeiro e outros episódios

O requerimento aprovado nesta quinta-feira foi apresentado pela relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).


"A ação antidemocrática do dia 8 de janeiro decorreu de uma série de outros movimentos, articulados por todo o país, que se intensificaram a partir do mês de outubro com o resultado das eleições de 2022, como os acampamentos instalados próximos de unidades militares em várias capitais do país", argumentou Eliziane no requerimento.


Na última terça, durante o depoimento à CPI, o ex-diretor da Abin Saulo Cunha afirmou que "não são fatos isolados" os atos golpistas de 8 de janeiro; os atos de vandalismo em Brasília em 12 de dezembro; os bloqueios de rodovias por caminhoneiros bolsonaristas contra o resultado das urnas; e a tentativa de um bolsonarista de explodir uma bomba nos arredores de Brasília.



"Nós encaminhamos uma série de relatórios, que estão à disposição da CPMI. Esses relatórios – vou falar superficialmente porque estão sob sigilo – obviamente enxergam uma sucessão de fatos, certo? Não são fatos isolados. Esses relatórios foram encaminhados não só à CPMI, mas também foram encaminhados à Polícia Federal, que está conduzindo o inquérito sobre atos extremistas", respondeu o ex-diretor da Abin.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CPI dos Atos Golpistas aprova convocações de hacker preso pela PF e de militar que integrou equipe de Mauro Cid

A deputada Carla Zambelli postou foto de encontro com Walter Delgatti — Foto: Reprodução/Twitter

A CPI dos Atos Golpistas do Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (3) as convocações do hacker Walter Delgatti e também de Luís Marcos dos Reis, sargento do Exército, ex-integrante da equipe de Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.


A CPI também aprovou outras três convocações:


Cíntia Queiroz de Castro, coronel da Polícia Militar do DF

Marcela da Silva Moraes Pinto, cabo da PM

Adriano Machado, fotojornalista da Agência Reuters

A reunião desta quinta-feira da CPI estava marcada para começar às 9h. Entretanto, sem acordo, a votação das convocações só ocorreu às 12h39.


Parlamentares da base governista não concordavam com a convocação de Adriano Machado, fotógrafo que, a trabalho, esteve no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro e registrou imagens de vandalismo.



Para os governistas, a convocação não poderia ocorrer, uma vez que o profissional estava trabalhando na cobertura dos atos e o sigilo da atividade jornalística está previsto na Constituição.

Walter Delgatti

Preso nesta quarta-feira (2) pela Polícia Federal por suspeita de fraude em sistemas de órgãos públicos, Delgatti ficou conhecido no episódio da “Vaza Jato”, em que foram vazadas mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atualmente senador, e o então procurador Deltan Dallagnol, ex-deputado.



A colunista do g1 Camila Bomfim mostrou que, em depoimento à Polícia Federal, Delgatti disse que esteve no Palácio da Alvorada e que, na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro teria questionado a ele se Delgatti conseguiria invadir urnas eletrônicas.


Ainda conforme o blog da Camila Bomfim, o encontro entre Delgatti e Bolsonaro foi articulado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), que foi alvo de mandado de busca e apreensões nos seus endereços.


Enquanto presidente da República, Bolsonaro fez reiteradas críticas às urnas e tentou colocar em xeque o sistema eleitoral sem jamais ter apresentado provas de eventuais irregularidades.


Um desses episódios, um encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada convocado para justamente atacar o sistema eleitoral, levou o Tribunal Superior Eleitoral a declarar Bolsonaro inelegível.



Luís Marcos dos Reis

Segundo os requerimentos aprovados pela CPI, o sargento Dos Reis teria participado dos atos golpistas de 8 de janeiro, invadindo, por exemplo, a área onde ficam as cúpulas do Congresso Nacional.


Os requerimentos afirmam, ainda, que ele esteve no acampamento bolsonarista em frente ao Quartel General do Exército em Brasília.


Convocações rejeitadas

Na reunião desta quinta, os parlamentares rejeitaram as convocações de Sandro Augusto de Sales Queiroz, que era comandante do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional no dia dos ataques.


Outra convocação rejeitada foi a de Tomás de Almeida Vianna, da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça. Ele era o representante do órgão no grupo de WhatsApp, no qual teriam sido divulgados alertas produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) sobre a movimentação dos golpistas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa vai acionar PF sobre providências após advogado envolver hacker com militares

Walter Delgatti Neto, conhecido como o hacker da Vaza Jato — Foto: Reprodução/Twitter

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, informou que vai acionar a Polícia Federal por providências após o advogado de Walter Delgatti Neto dizer que o hacker esteve em reunião com militares para falar sobre a fiscalização das urnas.


"A proposta era de que ele [Delgatti] iria trabalhar no Ministério da Defesa, no sentido de fiscalizar a lisura das urnas", informou o advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, em entrevista ao Estúdio i, na GloboNews.



O advogado afirmou também que Delgatti Neto foi o responsável por elaborar perguntas que foram apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ofício do Ministério da Defesa, questionando a segurança das urnas eletrônicas.



Segundo Moreira, o hacker - conhecido por dar origem à chamada "Vaza Jato" e preso na quarta-feira (2) - foi levado ao Ministério da Defesa na gestão Bolsonaro pelo coronel Marcelo Costa Câmara, que era assessor especial na Presidência.


Na pasta, Delgatti chegou por uma portaria na garagem e teria tido um encontro com o titular da pasta, o ministro Paulo Sérgio Nogueira, e conversado com um grupo que incluía o coronel Eduardo Gomes da Silva. A conversa em questão tratava de um pedido de que ele fizesse parte da fiscalização pela "lisura das urnas".


Gomes da Silva tem cargo na gestão Lula como coordenador de Modernização do Estado, vinculado à Secretaria-Geral da Presidência. Na gestão Bolsonaro, ele ficou conhecido ao aparecer ao lado do ex-presidente na live em que lançou suspeitas contra as urnas sem apresentar provas em julho de 2021.


O ministro José Mucio Monteiro informou que também vai verificar se há alguma providência a ser tomada pela atual gestão do Ministério.


Pedido de invasão às urnas

Delgatti contou à Polícia Federal que em setembro de 2022, véspera das eleições, teve um pedido para uma tentativa de invasão às urnas. Segundo o hacker, ele se encontrou com Carla Zambelli, que fez a ele o pedido.



Na sequência, ele disse em depoimento que chegou a tentar, mas que o código fonte não estaria disponível em um computador online e não conseguiu. Em troca, como relevado pelo blog, ele invadiu o sistema do CNJ e emitiu um mandado de prisão contra o ministro Alexadre de Moraes, que foi entregue à Zambelli.


Após o depoimento, Zambelli foi alvo de operação da PF nesta quarta-feira, a mesma que prendeu novamente Delgatti. Além da prisão, a PF determinou a apreensão do passaporte e bens acima de R$ 10 mil.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Lula diz que pediu estudo sobre aviação e tarifas cobradas por aéreas: 'Por que a passagem é tão cara?'

Lula em entrevista — Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (3), em entrevista com rádios da região amazônica, que quer discutir as tarifas cobradas pelas empresas aéreas.


"Nós vamos chamar as empresas de aviação para discutir o que está acontecendo de verdade na aviação brasileira". Quero discutir com as empresas. Por que não tem aviões regionais? Por que a passagem é tão cara?", disse.

A declaração do presidente foi em resposta a um questionamento sobre preços de passagens aéreas e voos que o estado de Rondônia perdeu. Lula relatou que há duas semanas conversou com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, e pediu um estudo sobre aviação.



"Nós temos um problema que não tem explicação. Tem dia que você paga uma passagem São Paulo-Rio, R$ 3 mil, R$ 4 mil. Se você comprar com três meses de antecedência, você paga R$ 200. Muitas vezes é mais barato viajar de Brasília a Miami ou de São Paulo a Miami do que viajar de um estado brasileiro para outro estado", disse.


Lula afirmou que espera o estudo do ministério de Portos e Aeroportos, que França ficou de conversar com a Agência Nacional de Aviação (Anac), e que as empresas serão chamadas para discutir o tema.


"Jogam sempre a culpa no querosene. O querosene no governo anterior aumentou 121%, mas no nosso governo já caiu 32%", disse.


"Você pode ter aviões menores que façam voos regionais para garantir ao povo brasileiro o direito de ir e vir more ele onde morar. É inexplicável que a gente não tenha voo diário de capital para capital."


"Por que é tão cara a passagem dentro do Brasil?", continuou.

"Esse é um dos compromissos meus: discutir a questão da passagem aérea, discutir a questão da quantidade de voos que temos de cidade para cidade para que a gente possa normalizar o fluxo das viagens de aviões pelo Brasil."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ciclofaixa no meio de estrada no Piauí viraliza nas redes


Uma ciclofaixa no meio de duas pistas em rodovia do Piauí viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Internautas brasileiros tomaram o Twitter ao questionar sobre a segurança da localização da ciclovia, que é parte do anel viário de Canto do Buriti, no Piauí.


Nas imagens, é possível observar uma ciclofaixa vermelha, que fica em meio a duas pistas com faixas contínuas. Outras versões do vídeo possuem a legenda “Você teria coragem de pedalar aí?”, fazendo alusão aos perigos da localização da faixa.



Nas redes sociais, diversos internautas questionaram a ciclofaixa, com falas como: “Vou começar com uma pergunta básica: é permitido pelo código de trânsito brasileiro?”, “Você teria coragem de pedalar aí?”, “Sério isso? Não tô acreditando!” e “(Faixa) Mata ciclista”.


A obra custou, em 2013, mais de R$ 6 milhões e tem uma extensão de 10km. O trecho fica entre as estradas PI-140 e PI-141 e, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a faixa está destinada à lateral da pista, que está em obras, e tem um orçamento de R$ 5 mi.


O que diz a lei sobre ciclofaixa

Apesar de não ter uma norma de trânsito que proíba expressamente esse tipo de ciclovia, é preciso proteger o ciclista com barreiras que evitem que motoristas os atinjam em caso de perda de controle dos veículos.


O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) inclusive expressa que, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem pedalar na lateral da via, com preferência de circulação em relação aos veículos com motor.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

A mensagem de WhatsApp de Carla Zambelli a Bolsonaro


Em meio ao período sabático que passou nos Estados Unidos após deixar a Presidência, Bolsonaro recebeu um WhatsApp de Carla Zambelli. Na mensagem, em fevereiro, a deputada ressaltava ser uma de suas mais fiéis apoiadoras. E demonstrava incômodo com relatos, publicados na mídia, de que o ex-presidente estaria irritado com ela.


Zambelli também cobrou Bolsonaro. Disse que ele deveria ter dito com clareza a seus seguidores, após a derrota eleitoral, que aceitassem os resultados das urnas.


Tal medida, ponderou, evitaria o desgaste de parlamentares, como ela própria, e de militantes que contestaram as eleições. Em Orlando, Bolsonaro abriu a mensagem. Leu tudo. Mas não respondeu.


"A impressão que eu tenho é de que estão tentando envolver o (ex) presidente Jair Bolsonaro através de mim", disse Zambelli Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto



Poucos dias depois, ainda em fevereiro, foi procurado pela CNN para comentar uma entrevista que a deputada acabara de conceder ao jornal Folha de S. Paulo. O teor era semelhante ao do texto que havia lido em seu WhatsApp, acrescido de alguns acenos de Zambelli ao STF.


Questionado, Bolsonaro foi direto: “Não li nem vou ler (a entrevista)“.




Lembrança

Bolsonaro ainda não digeriu o episódio da arma, envolvendo Zambelli, às vésperas do segundo turno da eleição. Ele atribui sua derrota para Lula, em boa parte, à exposição negativa que o fato gerou.


Articulador político durante a gestão do ex-presidente, o senador Ciro Nogueira chegou a chamar publicamente a deputada de “louca” ao culpá-la, junto com Roberto Jefferson, pela derrota do aliado.


Nesta quarta-feira, após Zambelli virar alvo de operação da Polícia Federal, o entorno de Bolsonaro o instigou ainda mais contra a deputada, como mostrou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha.


Ela, por sua vez, seguiu sua cartilha e buscou afastar o ex-presidente do caso Walter Delgatti. “Tentam envolver Bolsonaro através de mim”, disse Zambelli. O ex-presidente, como de costume nos últimos meses, não se manifestou sobre a aliada.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Idosa é atropelada por moto e morre em Caicó; condutor foge sem prestar socorro

Maria Salete da Silva, de 71 anos, morreu após ser atropelada em Caicó, RN — Foto: Cedida

Uma idosa de 71 anos morreu depois de ser atropelada por uma motocicleta na cidade de Caicó, região Seridó potiguar, na manhã desta quinta-feira (2). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o condutor da moto fugiu do local sem prestar socorro.


O acidente foi registrado por volta das 5h30, na Avenida Rui Mariz, logo após uma ponte. A vítima, identificada como a servidora pública Maria Salete da Silva, de 71 anos, morreu ainda no local.


Familiares contaram que Maria Salete tinha dormido na casa de um filho e saiu cedo a pé para trabalhar. Ela era funcionária da 4º Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) do Rio Grande do Norte.


O local foi isolado e a equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionada para realizar a perícia e remover o corpo da vítima para exames.


A Polícia Rodoviária Estadual informou que realizou buscas ao condutor da moto, mas até a última atualização desta matéria ele ainda não tinha sido localizado.


Imagens de câmeras de segurança instaladas próximo ao local do acidente serão colhidas pela Polícia Civil para auxiliar as investigações.


Fonte: g1

Leia Mais ››