quarta-feira, janeiro 23, 2019

Golpistas clonam celulares e pedem dinheiro por aplicativo de mensagens no interior de SP

Um golpe tem se tornado cada vez mais comum em todo o país. Bandidos clonam celulares e usam o aplicativo de troca de mensagens para pedir dinheiro às pessoas que estão na lista de contato. Uma quadrilha presa na semana passada aplicou o golpe em prefeitos do Maranhão e do Paraná. No interior de São Paulo, várias pessoas também foram vítimas da fraude.

Uma delas nem desconfiou quando a amiga, que é professora, parou de responder a conversa no aplicativo de troca de mensagens.

"Eu conversei com a minha amiga até as 14h e a conversa parou do nada. Aí, umas 16h, ela retorna à conversa, voltou o assunto, aí depois, no meio da conversa, ela pediu para fazer um favor: tem como fazer uma transferência para mim? Aí falei: faço! E, como ela é muito minha amiga, eu nem me preocupei", conta.

Um homem recebeu a mesma mensagem pedindo o empréstimo, mas desconfiou, porque a conta estava no nome de uma pessoa desconhecida.

"Liguei para um amigo em comum, uma amiga atendeu e falou 'é golpe, acabei de cair e estou indo para a delegacia'", explica.
Três contatos da agenda da professora perderam juntos R$ 3.500. Enquanto o golpe era aplicado, ela conta que ficou sem sinal no telefone.

"O meu marido começou a receber ligação de alguns amigos perguntando se estava tudo bem e aí começamos a ligar os fatos."

Golpistas clonam celulares e pedem dinheiro por aplicativo de mensagens no interior de SP — Foto: Reprodução/TV TEM
Golpistas clonam celulares e pedem dinheiro por aplicativo de mensagens no interior de SP — Foto: Reprodução/TV TEM

Esse tipo de golpe tem se tornado frequente no país. Segundo especialistas de segurança da informação, o estelionato começa quando os criminosos conseguem os dados do titular da linha de celular e clonam o número.

Com isso, o dono do aparelho fica impedido de fazer ligações e mandar mensagens. É neste momento que o golpista passa a ter o controle de aplicativos, conversas e contatos e se aproveita disso para pedir dinheiro para as vítimas.

Uma quadrilha presa no Maranhão na semana passada aplicou o mesmo golpe em prefeitos de pelo menos 23 cidades. Oito pessoas foram presas.

A polícia investiga se os estelionatários conseguem os dados nos aplicativos de troca de mensagens e se há participação de funcionários de operadoras de telefonia na fraude.

O especialista em segurança da informação Fábio Dordetto alerta: nunca forneça dados pessoais por telefone ou mensagem de texto e reforce a proteção dos dados do celular.

Verificação em duas etapas é como se fosse duas senhas, um com senha o outro com biometria. São duas formas distintas de checar se você é você mesmo. O antivírus protege para ver se tem coisa estranha no celular. Ele vai falar que foi instalado, mas mais importante que isso é manter o celular atualizado.

Segundo a polícia, as contas correntes usadas pelos estelionatários no interior de São Paulo foram abertas com documentos falsos.

Golpistas clonam celulares e pedem dinheiro por aplicativo de mensagens no interior de SP — Foto: Reprodução/TV TEM
Golpistas clonam celulares e pedem dinheiro por aplicativo de mensagens no interior de SP — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente

O ator Caio Junqueira, do filme 'Tropa de Elite', morreu nesta quarta-feira no Rio aos 42 anos. Ele tinha sofrido um acidente de carro no Aterro do Flamengo no último dia 16 e desde então estava internado no Hospital Miguel Couto.

O ator Caio Junqueira em 2007 — Foto: TV Globo / Márcio de Souza
O ator Caio Junqueira em 2007 — Foto: TV Globo / Márcio de Souza

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o ator morreu às 5h15.

Ele dirigia sozinho em direção ao Centro do Rio, perdeu o controle do carro, que subiu o meio-fio e bateu violentamente em uma árvore. Caio ficou preso dentro do veículo, desacordado, e foi retirado com uma fratura exposta.

O ator estava internado na unidade coronariana desde que chegou ao Miguel Couto. Entre os ferimentos, Cairo Junqueira sofreu um trauma grave no tórax e perdeu muito sangue.

O ator passou por cirurgias, como uma na mão direita, e apresentava febre. No último sábado (19), a mãe do ator contou ao G1 que, mesmo sedado, abriu os olhos e tentou se levantar da cama. "Isso mostra que ele está querendo lutar pela vida", disse. Ele voltou a ter febre na madrugada desta quarta.

Acidente gravado

Imagens de câmeras da prefeitura registraram o momento do acidente. No vídeo, o carro, aparentemente em alta velocidade, cruza a pista da direita para a esquerda, até subir o meio-fio.

A terra do canteiro central, que é gramado, levanta ao lado de uma área arborizada, que esconde o impacto do veículo em uma das árvores.

Na semana do acidente, amigos e colegas de profissão do ator pediram doações de sangue para ele em redes sociais.

Caio Junqueira em cena de 'Tropa de elite' — Foto: Reprodução/'Tropa de elite'
Caio Junqueira em cena de 'Tropa de elite' — Foto: Reprodução/'Tropa de elite'

Trajetória
O ator Caio Junqueira iniciou a carreira ainda criança e deixou um legado profissional extenso. Ao todo, ele participou de mais de 20 produções televisivas, além de 10 curtas e pelo menos 15 longas.

Caio de Lima Torres Junqueira nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 1976. Filho do ator Fábio Junqueira (1956 - 2008), ele é irmão por parte de mãe do também ator Jonas Torres.

Ele iniciou a carreira no teatro em 1984, aos 7 anos de idade. No ano seguinte, fez sua estreia televisiva ao lado de Diogo Vilela e Zezé Polessa no seriado "Tamanho família", da extinta TV Manchete. Naquele mesmo ano, também estreou no cinema, no filme "Com licença, eu vou à luta", de Lui Faria.

O ator Caio Junqueira em 2007 — Foto: TV Globo / Bob Paulino
O ator Caio Junqueira em 2007 — Foto: TV Globo / Bob Paulino

O primeiro trabalho na TV Globo se deu em um episódio do seriado "Armação ilimitada", de Guel Arraes, ao lado do irmão Jonas.

A partir daí, ele fez várias séries e novelas na emissora: "Desejo", "A viagem", "Engraçadinha, seus amores e seus pecados", "Hilda Furacão", "O clone", "Um anjo caiu do céu", "O quinto dos infernos" e "Chiquinha Gonzaga" estão entre seus principais trabalhos.

Caio sempre deu grande atenção ao cinema – foram 10 participações em curtas e pelo menos 15 longas. Em 1996, ele venceu o prêmio de ator revelação do Festival de Gramado pela participação no filme "Buena sorte", de Tania Lamarca.

Caio Junqueira ao lado de Fabrízzio Bergmann no episódio "O Caso Cabo Anselmo", de "Linha Direta" — Foto: TV Globo / Márcio de Souza
Caio Junqueira ao lado de Fabrízzio Bergmann no episódio "O Caso Cabo Anselmo", de "Linha Direta" — Foto: TV Globo / Márcio de Souza

O ator fez parte do elenco de "Zuzu Angel" e "Quase nada", de Sérgio Rezende, "For all - O trampolim da vitória", de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda, "O que é isso, companheiro?", de Bruno Barreto, além de "Abril despedaçado" e "Central do Brasil", ambos assinados por Walter Salles.

No entanto, não há dúvidas de que seu personagem mais marcante junto ao público foi o aspirante Neto, oficial recém-formado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no filme "Tropa de elite", de José Padilha.

Nos últimos anos, Caio participou de novelas e seriados na TV Record e na Fox Brasil. Seu trabalho mais recente foi o personagem Henrique Villa Verde, na série "O mecanismo", da Netflix, quando repetiu a parceria com o diretor José Padilha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Civil prende ex-prefeito de São José do Campestre, RN, por fraudes em licitações

Resultado de imagem para fraudes em licitações

Uma equipe de policiais da Delegacia Municipal de São José do Campestre prendeu, na manhã desta quarta-feira (23), em Natal, Laércio José de Oliveira, 67 anos. Ele é ex-prefeito de São José do Campestre e foi condenado por fraudes em licitações da prefeitura.

As investigações da Polícia Civil foram iniciadas com base em um inquérito instaurado no ano de 2009, para apurar ações do então prefeito em licitações da prefeitura no ano de 2003.

Nesta quarta-feira, os agentes deram cumprimento ao mandado de prisão de Laércio, que foi detido no bairro de Capim Macio, na Zona Sul da capital.

Após a prisão, Laércio realizou exame de corpo de delito e em seguida foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Servidores vão à Justiça para manter as licenças-prêmio

Resultado de imagem para Servidores vão à Justiça para manter as licenças-prêmio

O Fórum Estadual de Servidores Públicos do RN, que reúne 17 entidades de classe da administração direta e indireta do Governo do Rio Grande do Norte, voltou a se reunir na tarde dessa terça-feira (22) para definir o teor e as prioridades da pauta que será discutida hoje, às 15h, com a governadora Fátima Bezerra. A “revogação imediata” do Decreto nº 28.697, assinado no dia 21 e publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado, que proíbe a concessão de licenças-prêmios aos servidores estaduais, está entre os oito pontos que serão abordados durante a reunião desta quarta no Gabinete Civil.

De acordo com Fernando Freitas, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern), “se o Governo não recuar vamos entrar na Justiça contra essa aberração jurídica”. A proposta, ainda conforme Freitas, é que, caso necessário, a ação seja encaminhada pelo Fórum em nome de todas as categorias do serviço público estadual.

“Conseguimos derrubar (no Tribunal de Justiça do RN) um decreto semelhante no final da gestão do governo Robinson Faria. Temos toda jurisprudência favorável aos servidores. Esse novo Decreto é um atropelo, um ruído criado sem necessidade”, avaliou o presidente do Sindifern. Para ele a publicação do Decreto “é um erro. Era para o Governo ter ter esperado essa reunião de amanhã (hoje), quando teremos uma nova rodada de negociação. Até por que o TJRN está dando ganho de causa aos servidores”, reforçou.

Porém, a pauta principal a ser defendida pelo Fórum de Servidores no encontro desta tarde com a governadora Fátima Bezerra é a apresentação de um calendário para pagamento das “quase quatro folhas salariais atrasadas”, frisou Fernando. 

Somados, os atrasos salariais pendentes alcançam R$ 978 milhões: servidores aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 5 mil ainda não receberam o 13º salário de 2017, dívida que chega a R$ 42 milhões. O salário de novembro de 2018 de todos os servidores que ganham acima de R$ 5 mil (ativos, inativos e pensionistas) também não foi pago, um débito que representa R$ 96 milhões. Já a folha salarial de dezembro do ano passado mais o pagamento do 13º salário de 2018 estão atrasados para os 104 mil servidores públicos estaduais, totalizam mais R$ 840 milhões.

“Existe um tensionamento grande por parte das categorias com essa indefinição. Por isso, amanhã no Gabinete Civil, iremos fazer o monitoramento e uma projeção dos recursos disponíveis em caixa até o dia 31 de janeiro para verificar se o Governo terá condições de honrar o compromisso assinado – que é quitar integralmente a folha atual dentro do mês corrente”.

Fernando Freitas explicou que diversas categorias receberam 30% dos salários antecipados, “então há essa expectativa de garantir o recebimento do restante”.

Pagamento parcelado
A nova gestão do Governo Estadual chegou a ventilar a possibilidade de parcelar os salários atrasados, mas a proposta não chegou a ser formalizada devido a reação negativa dos servidores que adiantaram que não aceitam essa proposta.

“Voltamos a discutir a questão dos atrasos salariais, nosso principal problema, e esperamos que o Fórum delibere uma pressão maior sobre o Governo. É inadmissível a nova gestão não apresentar um plano com calendário de pagamento. Vamos propor um enfrentamento maior, com uma postura mais firme”, disse Rivânia Moura, presidente da Associação dos Docentes da UERN (Aduern).

Questionada, Rivânia disse que uma “postura mais firme” significa que os servidores não vão assinar nenhum novo acordo que não inclua o cronograma de pagamento dos atrasados. “Esperamos que o Fórum assuma essa postura. Essa definição ainda não é unânime, mas acredito que será”, acredita.
Janeayre Souto, presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (Sinsp), antecipou que “caso não seja apresentado um calendário de pagamento, os servidores já aprovaram um ato de protesto na Governadoria para o próximo dia 5 de fevereiro”.

Pontos de pauta aprovados pelo Fórum de Servidores que serão levados para a reunião de hoje com a governadora Fátima Bezerra:
1. Apresentação do calendário de pagamento contemplando o pagamento dos atrasados sem parcelamento;

2. Agilizar a operação junto ao Banco do Brasil;

3. Inversão na lógica das nomeações dos Cargos Comissionados do Estado. Levando em conta a nomeação de 70% ser servidor efetivo do Estado e 30% externo;

4. Revogação imediata do Decreto que proíbe a concessão das Licenças Prêmios;

5. Governo do estado fazer a compensação das sobras orçamentárias dos outros poderes;

6. O Governo do Estado adotar o Regime de caixa e não de Competência para a declaração de Imposto de Renda dos Servidores;

7. Data de Pagamento da Folha Suplementar para os 500 servidores que não receberam o salário de Janeiro;

8. Não aceitar nenhum tratamento diferenciado do governo do estado com nenhuma categoria de servidores públicos.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Operação desativa 30 'gatos' de energia e retira 4 mil metros de fios irregulares em cidade potiguar

Mais de 30 gatos de energia elétrica foram desativados em uma operação realizada pela Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) para combater desvios no estado. A ação aconteceu na última sexta-feira (18) em Areia Branca, na região Oeste, e contou com apoio da Polícia Militar. As ligações clandestinas alimentavam 150 casas na cidade.

Gatos de energia foram desativados pela Cosern em Areia Branca — Foto: Cosern/Divulgação
Gatos de energia foram desativados pela Cosern em Areia Branca — Foto: Cosern/Divulgação

De acordo com a Cosern, a operação Varredura, começou em janeiro de 2018 com foco na identificação e desativação de ligações clandestinas em estabelecimentos comerciais e residências em todo estado.

Na ultima ação, as equipes técnicas da Cosern retiraram aproximadamente 4 mil metros de fios irregulares utilizados pelos eletrotraficantes.

Segundo a Cosern, gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Além de crime, a fraude representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

O longo de todo o ano de 2018, a Cosern conseguiu recuperar, por meio da operação, quase 22 mil MWh de energia que estava sendo furtada por gatos – quantidade suficiente para abastecer os 17 municípios da região do Seridó durante 30 dias.

A população pode denunciar irregularidades, de forma anônima e gratuita, pelo site da empresa ou pelo telefone 116.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Por causa da crise financeira, Governo do RN suspende gozo e pagamento de licença-prêmio a servidores

Resultado de imagem para Por causa da crise financeira, Governo do RN suspende gozo e pagamento de licença-prêmio a servidores

O Governo do Rio Grande do Norte suspendeu, até o dia 31 de dezembro deste ano, o deferimento de licença-prêmio para os seus servidores. O pagamento em dinheiro para quem acumulou o benefício ao longo da carreira também está suspenso temporariamente. O decreto, que foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial, se dá em razão do estado de calamidade financeira do estado.

A suspensão vale para os servidores da administração direta, indireta ou fundacional do estado. Veja AQUI a íntegra do decreto.

Na esfera pública estadual, têm direito à licença-prêmio de três meses remunerados todos aqueles que completam cinco anos de serviço. Ou seja, a cada cinco anos trabalhados, o servidor ganha três meses de folga.

Há servidores que não gozam do benefício e preferem acumular as licenças para, quando da aposentadoria, requererem o benefício em forma de pagamento. Este direito, pelo decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra, também está suspenso até o final do ano.

Medida semelhante já havia sido tomada pelo ex-governador Robinson Faria.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Força Nacional de Segurança Pública permanecerá por mais 60 dias no RN

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) permanecerá por mais 60 dias no Rio Grande do Norte. A prorrogação foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O decreto, que foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial da União, também vale para os estados de Sergipe e Rio Grande do Sul.

Força Nacional deve permanecer por mais 60 dias no RN — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi
Força Nacional deve permanecer por mais 60 dias no RN — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi

Segundo o decreto (Veja AQUI a íntegra), o ministro Sérgio Moro levou em consideração manifestação dos governos dos estados, que solicitaram a prorrogação. No caso do Rio Grande do Norte, o pedido foi feito em 19 de dezembro de 2018, ainda na administração Robinson Faria.

Tanto no RN como em Sergipe, a Força Nacional deve continuar dando apoio aos órgãos de segurança pública, para atuar nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Fonte: G1
Leia Mais ››