segunda-feira, novembro 07, 2011

Corpos de 103 vítimas de voo que caiu no Atlântico são identificados

Foram identificados 103 dos 104 corpos encontrados este ano das vítimas do avião da Air France que caiu no Atlântico em junho de 2009, quando levava 228 pessoas do Rio de Janeiro a Paris, informou nesta segunda-feira a associação "Entraide et Solidarité".


O presidente do grupo dedicado à memória das vítimas, Robert Soulas, afirmou à agência de notícias Efe que as famílias das vítimas serão informadas sobre a identificação nas próximas horas, e a entrega dos corpos está prevista para as próximas duas semanas.


A associação acrescentou em comunicado que não vai fazer nenhum comentário adicional, e pediu a imprensa "que nestes momentos de lembrança e recolhimento preservem a intimidade das famílias, dolorosamente intimidadas por estes longos meses de espera".
No total, foram recuperados 104 corpos este ano, que se somam aos 50 encontrados no mar dias após a tragédia. O Tribunal de Grande Instância de Paris vai decidir sobre a realização de uma nova etapa de buscas para localizar o restante dos corpos.
A última fase desta operação terminou no início de junho, e de acordo com o Ministério de Transportes francês custou 6 milhões de euros (R$ 14,5 milhões).
As autoridades francesas decidiram retirar os corpos dos ocupantes do avião após comprovar que eram identificáveis a partir de testes de DNA, apesar de estarem há quase dois anos em uma profundidade de cerca de 4 mil metros.
O Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado das pesquisas, divulgará no primeiro trimestre de 2012 seu relatório definitivo sobre as causas do acidente, mas as pesquisas indicam que um problema técnico impediu os pilotos de ter acesso a informações que evitariam a queda do avião.


Fonte: Uol
Leia Mais ››

Conrad Murray é culpado pela morte de Michael Jackson

CONRAD MURRAY É CONDENADO

  • AP
    O ex-médico de Michael Jackson é algemado após anúncio da decisão do júri, nesta segunda (7)




O cardiologista Conrad Murray, 58 anos, foi considerado culpado pela morte não intencional do cantor Michael Jackson, em junho de 2009. O veredicto foi lido na noite desta segunda-feira (7). Ele pode passar até 4 anos na prisão e perder a licença médica. A sentença sairá no próximo dia 29 de novembro.


Murray ouviu o veredicto com a expressão imóvel; saiu algemado do tribunal e foi levado em custódia, sem direito a fiança. Durante todo o julgamento, a acusação sustentou que o cardiologista foi irresponsável no tratamento de Jackson, usando métodos "bizarros", como a aplicação sistemática do anestésico propofol fora de um ambiente hospitalar, na casa do cantor. Jackson sofria de insônia crônica, e precisava do auxílio de calmantes para dormir.


ntes do anúncio da decisão do júri, uma multidão se reunia na entrada do tribunal com placas de apoio e condenação a Murray. Em uma delas, lia-se: "Murray, queime no inferno!"


Os jurados chegaram ao veredicto por volta das 17h desta segunda (horário de Brasília), após menos de nove horas de deliberação, 866 dias depois da morte do astro, em 25 de junho de 2009. A leitura da decisão foi feita cerca de duas horas depois.


Numa rápida coletiva, o promotor David Walgren agradeceu o juiz e os jurados. Também lembrou a família Jackson, que "sofreu a perda de um filho, de um pai, de um irmão".


A família Jackson emitiu um comunicado por volta das 20h desta segunda. "Esperamos este momento por muito tempo, e não pudemos segurar as lágrimas de alegria no tribunal. Mesmo que nada possa trazer nosso filho de volta, a justiça finalmente foi feita!"


O comunicado continua. "Não vemos a hora de ir para casa e dividir esse dia com as crianças de Michael


Segundo a rede de TV Fox News, os familiares do cantor choraram ao ouvir o veredicto. Pouco antes do anúncio, a irmã de Jackson, La Toya, disse em sua página no Twitter que "tremia incontrolavelmente". A cantora falou à Associated Press na saída do tribunal, e disse que "Michael estava olhando por nós".A expressão "Conrad Murray culpado" se tornou um dos assuntos mais comentados no serviço de microblog.


Fonte: Uol
Leia Mais ››

Zezé Di Camargo e Luciano esclarecem real motivo da briga; saiba qual foi

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20111106222328.jpgOs cantores Zezé Di Camargo e Luciano deram uma entrevista ao "Fantástico", da Globo, neste domingo (6). Eles revelaram o real motivo da briga que quase resultou na separação da dupla, durante um show em Curitiba no último dia 27.


Segundo os irmãos, tudo começou porque Luciano queria atender os convidados antes da apresentação. O impasse acabou resultando numa briga, e a segunda voz da dupla ameaçou ir embora. Zezé, no auge da confusão e irritado, disse que ninguém sentiria a falta do irmão.


Neste momento, Luciano achou que Zezé não o queria mais, e foi comunicar aos fãs no show afirmando que a dupla se separaria. 


Na entrevista ao "Fantástico", os cantores deixaram claro que tudo foi apenas um impulso momentâneo, e que a parceria vai continuar.


Em tempo


Antes da matéria no "Fantástico", Zezé di Camargo e Luciano participaram ao vivo do "Domingão do Faustão".


Luciano afirmou que se arrependeu de ter anunciado que não iria mais cantar com o irmão: "Acho que por isso que tomou a proporção que eu só fiquei sabendo depois. Foi a maior besteira que eu já falei na minha vida. Não foi um motivo forte, cinco minutos depois eu me arrependi e sabia que, na sexta-feira, eu estaria bem com o meu irmão. De repente até a dupla podia não continuar, mas como irmãos, ficaríamos bem”, relatou.


Logo depois, Faustão deu uma bronca no cantor: "Pare de fazer estas loucuras, meu, você que sempre foi um gordinho simpático", disse, referindo-se ao consumo de álcool e diurético de Luciano. Antes do comentário, o apresentador contou que sempre falou o que pensava para os cantores.


Veja vídeo de Luciano anunciando o fim da dupla








Fonte: Uol
Leia Mais ››

Carro forte perdeu controle em ladeira na BR-230 e tombou (Foto: Walter Paparazzo/G1)Socorristas trabalharam para tirar vítimas de dentro do carro-forte (Foto: Walter Paparazzo/G1)


Um carro-forte tombou na manhã desta segunda-feira (7) em uma ladeira localizada na BR-230, em Santa Rita, localizada na região metropolitana de João Pessoa. De acordo com a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro pessoas que estavam dentro do veículo foram resgatadas e estão internadas no Hospital de Emergência e Trauma, na capital.
A PRF informou que o carro-forte seguia no sentido João Pessoa - Campina Grande, mas sofreu uma falha mecânica quando descia uma ladeira, capotou e saiu na pista. De acordo com a PRF o acidente aconteceu no km 39, um trecho onde é comum ocorrer acidentes de trânsito.
Todo o dinheiro que estava no carro-forte foi retirado pela própria empresa de segurança
com auxílio da Polícia Militar. A PRF não soube informar a quantia que era transportada. Por volta das 17h desta segunda-feira a assessoria Trauma divulgou o boletim informando que o estado de saúde das vítimas é considerado regular.


Carro forte perdeu controle em ladeira na BR-230 e tombou (Foto: Walter Paparazzo/G1)Carro forte perdeu controle em ladeira na BR-230 e tombou (Foto: Walter Paparazzo/G1)


Fonte: G1
Leia Mais ››

Lutadores de MMA impedem assalto a hotel em Los Angeles

Dois lutadores de artes marciais impediram um assalto a mão armada em um hotel em Los Angeles na última quarta-feira (2).
Enquanto os lutadores de MMA Brent Alvarez e Billy Denney chegavam tranquilamente a um hotel na avenida North Vermont, não imaginavam que na sala ao lado da recepção um assaltante tentava roubar dinheiro do hotel.
O criminoso se aproximou da recepção, perguntou pelo preço de um quarto e, então, apontou uma arma ao recepcionista e pediu dinheiro. Quando o ladrão estava saindo com o dinheiro do roubo, o recepcionista gritou por socorro e tentou deter o ladrão.
Para infelicidade do criminoso, na saída ele encontrou os lutadores, que o impediram de fugir. Em uma rápida luta, eles desarmaram e imobilizaram o ladrão e esperaram até que a polícia chegasse ao local. O assaltante, identificado como Luis Rosale, 31, foi preso. As informações são da ABC.


Fonte: Uol
Leia Mais ››

Galvão e Belfort são escalados para UFC na Globo; lutador diz: "nunca imaginei isso"

A Rede Globo definiu seu time de transmissão para seu primeiro evento com o UFC, neste sábado. E o principal nome será o Galvão Bueno, o mais tradicional narrador da emissora. Ao seu lado para comentar o combate entre o campeão dos pesos pesados Cain Velásquez e o desafiante brasileiro Júnior Cigano estará Vitor Belfort, que já trabalhou para a RedeTV! nesta função, no UFC Rio.


A princípio, as notícias davam conta que Sérgio Maurício seria o narrador, por seu histórico com lutas, inclusive no canal de pay-per-view da Globo, o Combate. Ao seu lado estaria Anderson Silva, que por um compromisso com o próprio UFC não poderá participar, como esperado. Nesta segunda-feira, Anderson Silva chegou a dar entrevista como comentarista, participando do "Mais Você", de Ana Maria Braga.


Contatado pelo UOL Esporte, Vitor Belfort confirmou que será o comentarista, mas não sabia que seria ao lado de Galvão. “Que barato, nunca imaginei que um dia comentaria uma luta ao lado do Galvão. Vai ser uma experiência e um aprendizado”, afirmou Belfort.


“Acho ele um cara fantástico, inteligente. Com certeza vai me ajudar e me deixar tranquilo para eu fazer o que sei, que é passar a experiência na visão do lutador”, concluiu.


Galvão Bueno costumava narrar noitadas de boxe, como as do brasileiro Acelino Freitas, o Popó, que foi tetracampeão mundial no quadriláterp. Esta será, no entanto, sua estreia com o MMA, justamente no UFC on FOX, estreia da TV Globo como transmissora do evento.


Já Vitor Belfort terá sua segunda experiência como comentarista. Ele foi o escolhido para analisar os embates do UFC Rio, em agosto, o primeiro evento do Ultimate no Brasil em mais de uma década. Na ocasião, a RedeTV! é que transmitiu a programação.


A Rede Globo seguirá o modelo da FOX, que fará a estreia do UFC em rede aberta nos Estados Unidos. Sendo assim, apenas o combate de Junior Cigano será transmitido. Outras nove lutas fazem parte do card em Anaheim, mas eles passarão apenas no pay-per-view.


O combate de Cigano está previsto para a madrugada de sábado para domingo, às 0h25. Será a primeira defesa de cinturão de Velásquez, que vem de vitória contra Brock Lesnar e está invicto. Cigano, que nunca perdeu dentro do evento, venceu Shane Carwin para ter direito a desafiar o atual campeão.




MAIS NOTÍCIAS DO UFC

Cigano foge do rótulo de celebridade em luta da vida e quer nocaute: '5 rounds é chato'
Pitbull e Barão massacram marrentos em UFC que teve invasão ao octógono




Fonte: Uol
Leia Mais ››

Valcke e Teixeira serão ouvidos pela Comissão Especial da Copa nesta terça


A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 vai ouvir amanhã (8) o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jerome Valcke, e o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, na busca de esclarecer controvérsias geradas pelo projeto encaminhado pelo governo federal no mês passado e que tramita em regime de prioridade na Casa.


Valcke chegou hoje (7) a São Paulo, tendo na agenda uma visita às obras do Itaquerão, o novo estádio do Corinthians que sediará a abertura da Copa de 2014, e também reunião, na Assembleia Legislativa, sobre as obras de mobilidade urbana para o evento. O relator da Comissão Especial da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP), acompanhou Valcke nos compromissos na capital paulista.


Na audiência, Valcke e Teixeira serão questionados sobre os interesses da Fifa e os conflitos que os dispositivos do projeto, elaborados para atender ao caderno de encargos assinado pelo Brasil, geram quando confrontados com a legislação brasileira.


No último dia 1º, o projeto foi questionado pelo ex-jogador e atual deputado Romário (PSB/RJ). Em audiência pública com entidades de defesa do consumidor, Romário disse que “a Fifa não pode mandar no Brasil” e prometeu apresentar emenda ao projeto para que a entidade seja responsabilizada por danos sofridos pelo consumidor quanto à sua segurança, o que, no texto atual, é atribuído apenas à União. Além disso, ele levantou o problema das acusações de corrupção de que Ricardo Teixeira é alvo, lembrando que ele responde a dois inquéritos policiais por esse motivo.


Já o relator do projeto, o deputado Vicente Cândido, não vê dificuldade para solucionar questões como a da meia-entrada para idosos e estudantes, a proteção à marca e aos produtos da Fifa, a venda de bebidas nos estádios e penalidades para os delitos de marketing. Falando à Agência Brasil por telefone, de São Paulo, Cândido disse que a questão da meia-entrada deve ser resolvida com a adição das chamadas “quotas sociais”. Segundo ele, só basta verificar, agora, como isso pode ser operacionalizado, já que a Fifa vende os ingressos pela internet e essa prática não é adotada no Brasil para o acesso a jogos de futebol.


Sobre a proteção à marca e aos produtos da Fifa, o relator disse que considera a legislação contida no projeto de Lei Geral da Copa “muito mais avançada do que a atual legislação brasileira e atende a um clamor do empresariado nacional por medidas mais rigorosas contra a pirataria, já que a nossa lei é muito moderada, generosa nas penalidades e ineficiente na aplicação”. Ele também não vê nenhum conflito com a Constituição na criação de tribunais especiais para julgar os crimes cometidos contra a Fifa durante a Copa do Mundo e disse que vai propor a adoção da arbitragem para a solução dos conflitos.


Outro ponto polêmico do projeto diz respeito à permissão para a venda de bebidas alcoólicas nos estádios da Copa, já que há fabricantes de cerveja entre os patrocinadores da Fifa. Lembrando a proibição desse tipo de comércio nos estádios, adotada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade presidida por Teixeira, Cândido justificou que não seria necessário proibir a venda de bebidas e sim “responsabilizar a organização do evento, além de usar o Estatuto do Torcedor para aplicar penalidades rigorosas a quem praticar atos delituosos”.


Segundo ele, será necessário “dialogar com a CBF e com as legislações estaduais” para resolver o problema, 


Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Polícia encontra plano para arrombamento a caixa eletrônico na estrada da Redinha

Os bandidos presos pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (7), suspeitos de diversos roubos a caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte, inclusive na sede do Tribunal de Justiça do Estado, já tinham planejado o assalto a outro alvo. De acordo com a polícia, o local do assalto seria um caixa eletrônico em posto de gasolina na estrada da Redinha.


O plano dos crimininosos trazia detalhes sobre cada passo a ser tomado durante o assalto, que começaria às 2h da terça-feira (8). Os bandidos renderiam e amarrariam o segurança, outro iria até o caixa eletrônico para dar o sinal e, depois, outro criminoso entraria com os equipamentos para fazer o arrombamento.


No plano, os bandidos também definiram posições de outras pessoas no perímetro de onde ocorreria o crime. Outras palavras davam a entender que havia pendências no plano, como a questão do alarme local e o dia do abastecimento do caixa eletrônico.


Confira abaixo o plano dos bandidos.


ReproduçãoPolícia encontrou plano de assalto com quadrilha presa por roubos a caixas eletrônicosPolícia encontrou plano de assalto com quadrilha presa por roubos a caixas eletrônicos


Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Filho de policial é assassinado na zona Norte

O adolescente Pablo Cabral da Silva, de 16 anos, voltava para casa em uma moto, por volta das 21h desse domingo (6), quando foi atingido por dois disparos de revólver. Os tiros perfuraram o capacete e atingiram a cabeça do adolescente, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.


De acordo com o tenente Santos, oficial de serviço no 4° BPM, a vítima era filho de um policial lotado no 4° BPM, e não havia indícios dele com ilícitos. A motivação do crime ainda é um mistério.


Fonte: No Minuto
Leia Mais ››

Empresário é executado em frente à casa de show

Antônio Jorge da Silva, de 52 anos, foi assassinado com três tiros na cabeça, na madrugada desse domingo (6), em frente à sua casa de show, no bairro Jardim Progresso, zona Norte de Natal.


De acordo com o tenente Edimilson, do 4° BPM, por volta das 23h30, um homem, ainda não identificado, se aproximou da vítima e disparou três vezes na cabeça do empresário. No momento havia muita gente na frente da casa de show e outras duas pessoas foram atingidas.


Jorge não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As outras duas vítimas foram socorridas para o hospital Santa Catarina e não correm risco de morte.


Ainda que presenciado por muitas testemunhas, o oficial afirmou que ninguém conseguiu descrever com detalhes o acusado nem o veículo utilizado na fuga.


Fonte: No Minuto
Leia Mais ››

TJ mantém suspensão de agente penitenciário por 90 dias

Foto: Reprodução

Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça mantiveram a sentença da 3ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Natal, que suspendeu um agente penitenciário de suas funções, por 90 dias. 


O agente havia pedido a reforma da sentença alegando que, não foi observado o princípio do contraditório e da ampla defesa no processo, e que a suspensão teria sido aplicada apenas com base nas declarações de um apenado.


Os desembargadores, porém, se restringiram a examinar somente o recurso que se refere à suposta ilegalidade do ato disciplinar da Administração.


“Ao Poder Judiciário não é lícito avaliar os fatos que teriam sido praticados pelo ora apelante e nem se a decisão é justa ou não, já que tais matérias são afetas exclusivamente à seara administrativa”, explicou o relator do processo.


E ressaltou que da leitura de todo processo administrativo juntado aos autos, não se vislumbrou qualquer prática que afrontasse a garantia constitucional do devido processo legal, e que por isso mantiveram a suspensão.

Fonte: No Minuto
Leia Mais ››

Universitária que morreu em acidente de carro será sepultada no interior

 (Divulgação/Blog Eduardo Dantas)


A estudante universitária identificada por Jarine Cristine de Araújo, 23 anos, que faleceu no último domingo após acidente grave em Natal, será sepultada nesta terça em Jardim do Seridó. 


Conforme relato da família, a jovem se deslocava de Ceará Mirim com destino a Natal quando por volta das 18h do domingo uma moto perdeu o controle e colidiu com um veículo tipo Gol, tendo o mesmo caído sobre o veículo da jovem; Ao todo foram envolvidas 7 pessoas no acidente. 


Jarine teve morte instantânea e os dois jovens que vinham no mesmo veículo foram levados para o hospital em estado grave.


Fonte: DN
Leia Mais ››

VEJA SE TIVER CORAGEM; EXUMAÇÃO

Leia Mais ››

Polícia divulga nomes de presos e PMs envolvidos no assalto ao prédio do TJ

 (Degepol/Divulgação)

Em coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral de Polícia (Degepol) na tarde desta segunda-feira, a delegada titular da Divisão Especializada em Investigação ao Crime Organizado (Deicor) Sheila Freitas, apresentou o resultado da “Operação Themis” que resultou na prisão de seis acusados de assaltarem o prédio do Tribunal de Justiça do RN.


Foram presos: Alisson Marcos Firmino Barbosa, 33 anos, policial militar; Gustavo Freitas Machado, chefe de cozinha carioca, 27 anos; Wagner José Gomes Macedo da Silva, 29 anos, policial militar; Francisco Batista da Silva, 28 anos; Paulo Teixeira de Lima, 33 anos, estudante de Direito e Álvaro Rodrigues Alves da Silva, 20 anos. As prisões ocorreram na Ribeira e Zona Norte.


De acordo com a delegada Sheila Freitas, as investigações tiveram início desde o arrombamento ao caixa eletrônico da Secretaria de Educação, localizado na Ladeira do Sol, ocorrido no último dia 1º de outubro. “Descobrimos que o modus operandi da quadrilha que atuou nesse assalto é o mesmo do arrombamento à sede do Tribunal de Justiça, ou seja, a maneira como agiram é igual nos dois casos, por isso desconfiamos que fossem o mesmo bando”, disse a delegada.

A quadrilha foi localizada após denúncias dando conta de que haviam pessoas no bairro da Ribeira portanto uma grande quantidade de armas. Durante as investigações do roubo ao TJ, em que as vítimas foram ouvidas também se soube que havia um morador da região que circulava livremente armado pelas ruas.

A polícia descobriu também que o chefe da quadrilha é do sul do Brasil e chama-se Antônio Carlos Marcelino. No Rio Grande do Norte quem coordena as ações dos arrombadores é um homem chamado Cesar Cardoso de Lima.

Além das prisões a polícia apreendeu armas, munições, dinheiro, veículos e uma vasta quantidade de objetos, entre eles diversas ferramentas. A ação foi batizada de “Themis” em alusão à deusa da justiça. Ao todo 40 policiais civis participaram da operação. Também foi encontrado com os bandidos um plano para o arrombamento de um caixa eletrônico situado na estrada da Redinha que seria cometido na madrugada de hoje.

Memória

Na madrugada do dia 30 de outubro, bandidos não identificados invadiram o prédio do Tribunal de Justiça do bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal, e amarraram dois seguranças do prédio. Em seguida, tentaram violar um caixa eletrônico do ocal.


De acordo com o tenente Amâncio, oficial da Polícia Militar em serviço, inicialmente, dois homens armados surgiram no térreo, onde a segurança estava sendo realizada, e sob a mira de armas de fogo, obrigaram os dois vigias a entrarem em um banheiro, onde foram trancados.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Polícia prende quadrilha acusada de assaltos na Grande Natal

Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Parnamirim prenderam na manhã desta segunda-feira dois jovens identificados como “Fabiana” e “Hugo” acusados de integrarem uma quadrilha que pratica assaltos a estabelecimentos comerciais, como farmácias e postos de combustíveis, em Nova Parnamirim e Zona Sul de Natal.


De acordo com a polícia outros três jovens identificados por “Daniel”, “Luan” e “Laíse”, esta última estudante universitária que também fazem parte da quadrilha já haviam sido presos no final de semana. A polícia agora procura as vítimas para que reconheçam os assaltantes e recuperem seus bens.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Taboleiro Grande: vereadora tem casa invadida










Aconteceu na noite de domingo para segunda-feira, a casa da vereadora Marta Bessa que se encontrava no sítio, foi invadida e os meliantes embora não tenham levado nada de valor fizeram uma verdadeira reviravolta.


Desarrumaram todos os quartos da casa deixando roupas, livros e brinquedos espalhados pelo chão, além de terem comido bananas e deixado as cascas espalhadas por toda a casa.
A vereadora Marta Bessa disse que a ação aconteceu de ontem a noite pra hoje, já que ela esteve na casa ontem durante o dia e estava tudo em ordem.


Não há sinais de arrombamento, o que leva a crê que os invasores conhecem bem o ambiente, usaram fósforos para iluminar o ambiente e não acenderem as luzes para não chamarem atenção dos vizinhos.




No local onde são feitos os cortes de peças íntimas também bagunçaram tudo.


Esse tipo de ação já está se tornando corriqueiro, a poucos dias arrombaram a igreja católica e um cofre e levaram dinheiro.


É a partir desses pequenos furtos que passam a acontecerem os maiores, a nossa cidade outrora tão tranquila vem perdendo este status a cada dia, fruto de uma violência que tende a se alastrar se as providências não forem tomadas.


Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Campanha estadual de vacinação contra raiva começa nesta quinta



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizará a partir desta quinta-feira (10), a campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha segue até o dia 10 de dezembro e pretende vacinar cerca de 681.290 animais, sendo 471.933 cães e 209.357 gatos.

A meta do RN e seus 167 municípios é vacinar a cada campanha, no mínimo 80% dos cães estimados. Para alcançar esse percentual, deverão ser vacinados 377.546 cães. Natal abriga 17,7% de todos os animais estimados do Estado, ou seja, 120.418 animais, sendo 85.673 cães e 34.745 gatos. A II Unidade Regional de Saúde Pública - com sede em Mossoró, compreendendo 26 municípios - é a região com o maior número de cães a vacinar e um total de 132.041 animais (91.119 cães e 40.922 gatos).

Para informar e incentivar a população sobre a vacinação, a partir do próximo dia 10, serão veiculadas propagandas em ônibus da Grande Natal e informes em rádio por todo o Estado. A vacinação antirrábica animal é o ponto chave para a prevenção da raiva, doença grave e letal em quase 100% dos casos, constituindo um agravo de grande importância na Saúde Pública, ainda presente no RN.


A SUVAM alerta para a importância da vacinação para a proteção da saúde animal e, sobretudo, humana. Com o advento das campanhas em massa direcionadas a cães, no Brasil, o índice de mortalidade humana vem diminuindo. No ano de 1990, 50 pessoas foram a óbito, no país, em decorrência da raiva transmitida por cão. Já em 2010, esse número foi reduzido para um. Ainda hoje, em todo o mundo, especialmente na Ásia e África, a raiva humana mata em torno de 55.000 pessoas, anualmente.

Até 2012, o Ministério da Saúde planeja eliminar a raiva humana transmitida por cão no meio urbano, compromisso que faz parte de sua Agenda Estratégica, conforme acordo com outros países da América Latina, durante a 15ª Reunião Interministerial de Saúde e Agricultura e a 12ª Reunião dos Diretores da Raiva nas Américas 2008.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Quebra-quebra é registrado no novo pavilhão da penitenciária de Alcaçuz


Um quebra-quebra no novo pavilhão da penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde estão presentes 88 presos, foi registrado no fim da tarde desse domingo (6), por volta das 17h. As informações foram confirmadas por Vilma Batista, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, que relatou a destruição de colchões, através de rasgões e também a danificação de chuveiros e outros itens hidráulicos.

Segundo Vilma Batista, a causa do motim pode ter sido motivada pela ausência de condições normais para o acolhimento dos presos, desde a falta de espaço para alimentação, assim como a falta do recebimento da comida através dos parentes. A vice-presidente do Sindato destacou que apesar do pavilhão ter sido entregue como modelo, o local ainda não tem a estrutura que possibilite uma organização. "O local ainda não está finalizado e os agentes não passaram por um treinamento para a adaptação, por isso, não tem como aplicar o modelo que se tem no papel", disse.

O motim foi por volta das 18h, quando os agentes penitenciários chamaram o grupo de intervenção, que controlou a situação sem a necessidade do uso da força e registro de feridos.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Lei da Ficha Limpa está na pauta de julgamentos do STF esta semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve voltar a analisar nesta semana a legalidade da Lei da Ficha Limpa. As três ações que tratam do tema são os primeiros itens da pauta da próxima quarta-feira (9), mas ainda existe a chance de os processos serem retirados ou de não serem chamados para julgamento. A relatoria é do ministro Luiz Fux.  


A ação principal é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que quer a legalidade de todos os pontos da lei, a fim de que ela seja aplicada sem restrições nas eleições municipais de 2012. O PPS também entrou com uma ação para garantir a legalidade da norma no ponto que trata sobre a retroatividade, para atingir casos anteriores à edição da lei.


O terceiro processo sobre o tema, no entanto, pede que o STF declare inconstitucional uma regra da Lei da Ficha Limpa que prevê a inelegibilidade de quem foi excluído do exercício da profissão por decisão do órgão profissional competente devido a uma infração ético-profissional. Essa ação é da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).  


A OAB quer que os ministros do Supremo analisem todos os pontos da Lei da Ficha Limpa, para que os julgamentos não se limitem ao caso de cada político. Além da retroatividade da lei, outro  ponto controverso é o princípio de presunção de inocência, ou seja, se a condenação por crimes em segunda instância é suficiente para tirar um político da disputa eleitoral.


Em entrevista recente, Luiz Fux disse que vai analisar todas as questões sobre o caso e que as eleições do próximo ano ocorrerão com regras claras sobre o assunto. “Eu vou julgar todas as questões, não vai ficar nenhuma dúvida. Não vai ficar pedra sobre pedra. As eleições vão se realizar com pleno esclarecimento da população sobre o que se pode ou não fazer, quem pode se candidatar e quem não pode".


A Lei da Ficha Limpa, projeto de iniciativa popular, entrou em vigor em junho do ano passado, depois de conseguir o apoio de mais de 2 milhões de brasileiros. Sua legalidade foi atestada pela Justiça Eleitoral, e a norma acabou barrando diversos políticos nas eleições de 2010. A validade da lei começou a ser analisada no STF no ano passado, mas foi só em 2011 que a Corte decidiu que a norma deveria esperar um ano para produzir efeitos porque alterava o processo eleitoral. Vários políticos que tiveram o registro negado foram liberados e puderam tomar posse.


Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

CAPOTAMENTO NA RN-013 ENTRE AS CIDADES DE MOSSORÓ E TIBAU

   Um capotamento foi registrado no inicio da noite deste domingo (06/11), na RN-013, rodovia que liga a cidade de Mossoró a cidade praia de Tibau, próximo ao assentamento Jurema.
   Um veículo tipo Escorte de cor verde placa MXS-0721 Mossoró/RN, conduzido por um homem não identificado perdeu o controle do mesmo vindo a capotar e caindo em um barrando de aproximadamente 5m. Segundo informações de populares, do projeto movimento sem terra (MST), os ocupantes do veículo vinham no sentido Tibau-Mossoró quando o condutor perdeu o controle do veículo que capotou por várias vezes, e que vinham três pessoas no veículo, sendo uma criança, que ficou levemente ferida e foi encaminhada por populares para o hospital regional Tarcísio Maia (HRTM).
    Os policiais do Grupo Tático Operacional Rodoviário (GTOR-01), se deslocaram para o local, para realizar os procedimentos de praxe, todos os ocupantes do veículo deixaram o local do acidente antes da chegada da polícia de trânsito.



Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora


Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora



Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››