segunda-feira, maio 29, 2017

Taboleiro Grande/RN registra chuva de 97 mm chegando a 500 mm no ano; na Zona Rural foram 142mm


Depois da estiagem de muitos dias na região Oeste, eis que a chuva voltou nesse fim de semana.
Em Taboleiro Grande/RN, segundo informa o geógrafo Marcos Bessa, na cidade a chuva foi de 97mm, mas na zona rural, mais precisamente no sítio São Fernando pertencente a dr. Flávio choveu 142mm e na Barra do Tigre 130mm.
No acumulado do ano na cidade já choveu 500mm e na zona rural esse volume já chega a 600mm.

Zona Rural

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e água

Na zona rural de Taboleiro Grande/RN, a maior chuva desse domingo e madrugada de segunda-feira (29), foi registrada no sítio São Fernando de Dr. Flávio Bessa, 142mm.
Naquela localidade com seis reservatórios "sangrou" uma barragem e outros cinco açudes estão tomando muita água e já perto de transbordarem, informa ao blog João Moacir, Dêga Alves, esposa do proprietário e que também cedeu as fotos.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e água


Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

Tiro na Cabeça: Homem de 41 anos é assassinado na calçada de residência na cidade de Tangará


Um homicídio foi registrado na noite deste domingo (28) na cidade de Tangará vitimando um homem por nome de Luzimar Pereira da Silva, 41 anos, conhecido pelo apelido de Baba, que trabalhava em um açougue.
A vítima estava na frente de uma residência quando foi abordado por pelo assassino que efetuou disparos contra a cabeça da vítima.

Ele foi atingido e acabou caindo já sem vida na Rua Sabia, no bairro Bubu, naquela cidade. Até o momento, ninguém soube informar sobre o crime e no local impera a lei do silêncio.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

“Carlinhos da Barragem” é encontrado morto em estrada carroçável na zona rural de Itajá


Na madrugada de hoje, 28 de maio, a polícia militar da cidade de Itaja foi informada de que um homem estaria caído ao solo em uma estrada da carroçável na zona rural da cidade de Itaja.
Ao chegar no local, a polícia constatou a veracidade das informações, trata-se de Carlos Alberto Vieira Ribeiro, 42 anos de idade, natural de São Bento do Norte, mais residia em Itajá.



Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Mulher é conduzida a 8ª DRPC após agressão física a sua filha de 4 anos, em Antônio Martins/RN

Resultado de imagem para criança vitima violencia domestica

No início da noite de sexta-feira(25) uma criança de apenas 4 anos de idade deu entrada no Hospital Justino Ferreira na cidade de Antônio Martins com um ferimento na cabeça e escoriações pelo corpo e após a criança ser indagado o motivo das lesões corporais ela relatou ter sido a sua mãe que tem 25 anos de idade teria lhe agredido usando um cinto e que as agressões são constantes. Mãe e filha residem no Bairro do Conjunto Novo em Antônio Martins/RN. 

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram informados do fato e de imediato a Polícia conduziu a suposta acusada para 8ª DRPC em Alexandria para que fossem feitos os procedimentos que o caso requer.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Jovem é assassinada a tiros em Antônio Martins/RN


Uma jovem, de 23 anos, foi morta a tiros na noite deste sábado(27) no Bairro São José em Antônio Martins/RN. O crime ocorreu por volta das 19h40.

Os disparos ocorreram na Rua Francisco das Chagas de Lima. De acordo com informações Rosineide Paula Fernandes da Silva, conhecida como Naná, se encontrava em um bar olhando um jogo de baralho quando chegaram dois  homens em uma motocicleta Honda titan, de cor vermelha, sem placa, ambos desceram do veículo de armas em punhos e passaram a disparar contra a jovem que morreu no local. A princípio dar para perceber perfurações nas costas, braço e ouvido. 

A Polícia Militar de imediato compareceu ao local e solicitaram uma equipe do ITEP-RN para os exames de praxe.

A Polícia civil também se encontra no local dando início às investigações. A motivação para o crime ainda é desconhecida e ninguém foi preso até o momento.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Policial civil acusado de matar colega a tiros em Natal vai a júri popular, decide juiz

 Tibério França, que está preso, foi denunciado pelo crime de homicídio duplamente qualificado (Foto: PF/Divulgação)

O policial civil Tibério Vinicius Mendes de França, acusado de matar a tiros o colega Iriano Serafim Feitosa, crime ocorrido em fevereiro do ano passado na Zona Sul de Natal, vai sentar no banco dos réus. A decisão de mandá-lo a júri popular foi tomada nesta segunda-feira (29) pelo juiz Ricardo Procópio Bandeira de Melo, titular da 3ª Vara Criminal da capital. A data do julgamento, no entanto, ainda não foi definida.
O Ministério Público, que pede a condenação do policial pelo crime de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima), ainda requer a transferência de Tibério para o Presídio Federal de Mossoró. A promotoria alega que ele, mesmo preso, vem fazendo ameaças a duas testemunhas.
A mulher de Iriano, a advogada Ana Paula da Silva Nelson, também aparece no processo como vítima. Ela estava em um carro com o marido quando os tiros foram disparados contra o veículo. Por ter sido atingida na perna esquerda e no tórax, Tibério também foi denunciado por tentativa de homicídio -- igualmente qualificado por motivo fútil e impossibilidade de defesa.

Advogada Ana Paula Nelson e o marido Iriano Feitosa (Foto: Ana Paula Nelson/Arquivo Pessoal)
Advogada Ana Paula Nelson e o marido Iriano Feitosa (Foto: Ana Paula Nelson/Arquivo Pessoal)

Ana Paula também chegou a ser presa. Não por ter participado da morte do próprio marido, mas por ser suspeita de envolvimento com uma facção criminosa investigada pela ‘Operação Medellín’, que foi deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil em setembro do ano passado. Segundo as investigações, a advogada fazia parte de uma quadrilha de traficantes. Além do comércio de drogas, o bando também cometia crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores.
O crime
Iriano foi assassinado no dia 3 de fevereiro de 2016 no conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. Ele e a mulher dele passavam de carro pela Av. Xavantes quando foram atacados. “Esse policial (Tibério França) se aproveitou de um descuido do meu marido. Ele se aproximou sozinho em uma moto e, sem parar, efetuou vários disparos”, relatou a esposa, a advogada Ana Paula Nelson, que também foi baleada.
Iriano morreu minutos após dar entrada no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

 Iriano Serafim Feitosa estava dirigindo o carro, ao lado da esposa, quando foi baleado (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Iriano Serafim Feitosa estava dirigindo o carro, ao lado da esposa, quando foi baleado (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Preso no dia 22 de março do mesmo ano, Tibério França conseguiu fugir da prisão em junho. Ele acabou sendo recapturado no mês seguinte no município de Cabrobó, que fica no sertão de Pernambuco.
Atualmente, Tibério encontra-se detido no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, mais conhecido como Cadeia Pública de Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP pede afastamento de Ricardo Motta do cargo de deputado estadual do RN

Deputado Ricardo Motta nega envolvimento com fraudes no Idema (Foto: Eduardo Maia/ALRN)

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte recebeu pedido do Ministério Público para afastar o deputado estadual Ricardo Motta (PSB) do cargo. Ricardo Motta é suspeito de ter desviado R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e de chefiar, segundo o MP, uma quadrilha que roubou recursos da Assembleia Legislativa através de “servidores fantasmas”. A decisão do desembargador Glauber Rêgo revela ainda que o MP havia solicitado anteriormente a prisão preventiva do deputado, o que foi negado pelo magistrado.
O advogado de Ricardo Motta, Thiago Cortez, disse que não vê motivos para o afastamento do deputado, mas que vai analisar o pedido do Ministério Público e apresentar a defesa.
Em decisão publicada na última sexta-feira (26), o desembargador Glauber Rêgo, relator da ação cautelar protocolada pela Procuradoria-Geral de Justiça, determinou que o deputado terá prazo de até cinco dias para se defender antes de se pronunciar sobre o pedido de afastamento.
O MP também havia pedido uma condução coercitiva para o deputado depor. Esse pedido foi indeferido pelo desembargador: “Razão não há para tanto, tendo em vista que o Órgão Ministerial sequer demonstrou a negativa do requerido em depor, […] sem contar que a denúncia já foi oferecida e hoje só aguarda a resposta do denunciado”, justificou.
Por outro lado, Glauber Rêgo decidiu atender aos pedidos de levantamento do sigilo e de apuração “do suposto vazamento das informações sigilosas” junto à Corregedoria e à Presidência do TJRN e ao Conselho Nacional de Justiça, bem como à Corregedoria e à Procuradoria-Geral de Justiça do MPRN, já que tanto o Judiciário quanto o MP teriam feito “o manuseio dos autos no trâmite processual”.
Denúncias
Ricardo Motta é denunciado por dois crimes: o de ter desviado, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, R$ 19 milhões do Idema, em proveito próprio e de terceiros; e de ter chefiado, entre 2011 e 2015, uma organização criminosa que desviou recursos públicos da Assembleia Legislativa mediante a inserção de “servidores fantasmas” na folha de pagamento do órgão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

80% dos brasileiros classificam gestão Temer como ruim e péssima


Em maio, a avaliação do governo do presidente Michel Temer alcançou o maior índice de rejeição, já que 80% dos brasileiros classificam-no como ruim e péssimo, segundo pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos. Comparando o número atual da gestão do peemedebista com o de abril, percebe-se uma elevação de cinco pontos percentuais neste quesito (de 75% para 80%).  O estudo ainda aponta que 93% dos entrevistados consideram que o Brasil está no rumo errado – uma piora de um ponto percentual em relação ao índice do mês anterior (92%).

“O levantamento é uma fotografia da percepção dos brasileiros poucos dias antes da divulgação do acordo de delação premiada da JBS. Analisando a série histórica, tanto a taxa de aprovação quanto o barômetro sobre os rumos do país, é possível projetar que o noticiário recente tem grande probabilidade de acentuar a tendência identificada na pesquisa de maio”, comenta Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil.

No ranking “Barômetro Político”, a pesquisa também analisou a popularidade de 44 nomes listados entre políticos e personalidades públicas.  O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, continua sendo o nome mais rejeitado, com índice de 88%. Na segunda colocação está o presidente Michel Temer com 86%, seguido pelo senador Renan Calheiros, que soma 80%, e por Fernando Collor de Mello e Aécio Neves que estão empatados, com 77% de reprovação.

Analisando a imagem dos últimos três ex-presidentes do país, Dilma Rousseff totaliza 73% de rejeição versus 22% de aprovação. Fernando Henrique Cardoso soma 70% de desaprovação contra 12% de aprovação. Já, Luiz Inácio Lula da Silva possui 63%de reprovação e 33% de aprovação.

Medindo os políticos que já disputaram o segundo turno em um pleito presidencial, Aécio Neves é o tucano com maior taxa de rejeição com 77%, alta de um ponto percentual sobre o mês passado.  Seguido por José Serra, que permanece com os 70% de abril, e por último, Geraldo Alckmin com 64% (único do partido que teve uma queda na desaprovação de quatro pontos percentuais). Já Marina Silva, da REDE, continua melhorando seu índice e diminuiu seis pontos percentuais em relação a última edição do estudo, somando 52% de desaprovação.

Por outro lado, o juiz Sérgio Moro e o ex-juiz Joaquim Barbosa são as personalidades mais bem avaliadas com 69% e 43% de aceitação, respectivamente. Na sequência está o ex-presidente Lula da Silva e o deputado federal Tiririca, empatados com 33% de aprovação, seguidos por Cármen Lúcia que acumula 30% de favorabilidade.

A pesquisa da Ipsos ampliou, no levantamento de maio, a lista de pessoas analisadas. Outras personalidades que foram avaliadas quanto ao índice de desaprovação e aprovação são: Sérgio Cabral (72% e 1%, respectivamente); Anthony Garotinho (69% e 4%, respectivamente); Aloizio Mercadante (50% e 3%, respectivamente); Rodrigo Maia (50% e 2%, respectivamente); Jair Bolsonaro (50% e 14%, respectivamente); Romero Jucá (49% e 3%, respectivamente); Celso Russomano (49% e 17%, respectivamente); Ciro Gomes (48% e 13%, respectivamente); Eduardo Paes (48% e 2%, respectivamente ); Jean Wyllys (47% e 5%, respectivamente); Marcelo Crivella (46% e 12%, respectivamente); Romário (46% e 20%, respectivamente); Paulinho da Força (46% e 4%, respectivamente); ACM Neto (45% e 7%, respectivamente); Gilmar Mendes (44% e 3% respectivamente); Henrique Meirelles (44% e 6%, respectivamente); Fernando Haddad (44% e 5%, respectivamente); Roberto Justus (40% e 18%, respectivamente); Gleisi Hoffmann (40% e 3%, respectivamente); João Doria (39% e 16%, respectivamente); Lindberg Farias (39% e 1%, respectivamente); Paulo Skaf (38% e 6%, respectivamente); Rodrigo Janot (36% e 20%, respectivamente); Deltan Dallagnol (25% e 12%, respectivamente); Jorge Paulo Lemann (20% e 6%, respectivamente); Abilio Diniz (19% e 12%, respectivamente); Guilherme Leal (17% e 7% respectivamente); Luiza Trajano (17% e 8% respectivamente) e Viviane Senna (16% e 22% respectivamente).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Advogado deixa defesa do deputado que recebeu mala com propina da JBS


O advogado criminalista José Luis de Oliveira Lima, o Juca, deixou a defesa do deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Loures foi flagrado recebendo R$ 500 mil da JBS em uma mala.

Juca, segundo o Blog apurou, deixou a defesa por questões de foro íntimo. Procurado pelo Blog, ele disse que não ia comentar. 

Rocha Loures ainda não definiu se fará uma delação premiada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filha do DJ Quirino é suspeita de mandar namorado matar o pai, diz polícia

Elpídio Quirino Filho, o DJ Quirino, foi morto a tiros, em Goânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Após seis meses da morte do DJ Elpídio Quirino dos Santos Filho, de 41 anos, a Polícia Civil informou neste domingo (28) que a filha dele, de 16 anos, mandou o namorado, de 15, matar o pai, em Goiânia. A adolescente estava ao lado do DJ no momento em que foi executado. Segundo a polícia, além do casal, um jovem de 25 anos suspeito de participar do crime está detido.
O Juizado da Infância e Juventude decretou a internação provisória da adolescente e do namorado. Responsável pelo caso, a equipe da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH) informou que o casal foi apreendido em Caldas Novas.
Já o jovem foi preso temporariamente na última quinta-feira (25). De acordo com a investigação, ele dirigia o veículo utilizado para cometer o homicídio.
A polícia informou ainda que outro adolescente participou do crime, mas não explicou de que forma ele colaborou nem se está apreendido.
Os detalhes da investigação devem ser apresentados em uma coletiva de imprensa marcada para a manhã de segunda-feira (29).
Crime
O DJ foi morto a tiros na noite de 25 de novembro de 2016, quando chegava de carro na casa da mãe, na Vila Boa Sorte, em Goiânia. Na época, a Polícia Civil informou que ele estava acompanhado da filha, quando foram abordados por um criminoso.
Quirino foi atingido por três tiros e morreu no local. A filha escapou ilesa.
Logo após o crime, o delegado Ernane de Oliveira Cazer, que estava no local do homicídio, disse à TV Anhanguera que as informações preliminares apontavam que o criminoso se aproximou em um carro e anunciou assalto. Porém, amigos do DJ já suspeitavam que se tratava de uma execução pelo fato de não terem roubado nada de valor.
Além da adolescente apreendida pela suspeita de cometer o crime, Quirino deixou outra filha. Familiares contaram que ele trabalhava há mais de 10 anos como DJ e alugava equipamentos para outros profissionais. Segundo amigos, DJ Quirino estava prestes a inaugurar uma boate na capital.

DJ Quirino é morto a tiros na porta da casa da mãe (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
DJ Quirino é morto a tiros na porta da casa da mãe (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitura de Porto Alegre irá parcelar salários a partir de junho, confirma secretário


Salários de servidores de Porto Alegre serão parcelados a partir de junho, afirmou nesta segunda-feira (29) o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto. Em entrevista ao programa Jornal do Almoço, da RBS TV, ele disse que "vão ser priorizados aqueles que ganham menos" para os pagamentos integrais.
"De maneira oficial, a partir de junho não teremos como pagar a integridade dos salários", confirmou.
O anúncio não foi bem recebido pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). "O prefeito diz que a prefeitura não tem recursos, mas isso para nós é uma falácia", reclama o diretor Alberto Terres.
"A gente ouve e entende a questão dos municipários, mas, no ano passado, já não tinha dinheiro. As obras da Copa foram paralisadas, o 13º do funcionalismo municipal não foi pago em dia porque não havia dinheiro", acrescentou o secretário.
Busatto diz que não há outra alternativa ao parcelamento. Segundo ele, a prefeitura estima um prazo de dois anos para que essa situação seja revertida.
O secretário salientou que os servidores que recebem salários mais baixos correm menos riscos de serem atingidos.
"Em junho a gente vai ter recurso para pagar quase a totalidade. Os que ganham mais têm condições de aguentar um pouco mais", entende.
Pacote de medidas contra crise vai ser votado na Câmara
No mesmo dia em que o secretário confirmou o parcelamento de salários, uma reunião na Câmara de Vereadores de Porto Alegre debateu sobre a votação do pacote de medidas do executivo municipal, que deve começar até a quarta-feira (31).
São oito projetos. Um deles propõe que a revisão geral anual dos vencimentos de todos os servidores municipais, que ocorre sempre na data-base, maio de cada ano, observe a disponibilidade orçamentário-financeira do município.
Isso inclui as vantagens pessoais e os salários das funções regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.
Essa medida também é criticada pelo sindicato. "É lamentável. A categoria vê com muita preocupação e também está indignada com a froma que o projeto foi colocado na Câmara, sem nenhuma discussão com os tarbalhadores", diz Terres, que alega que esse projeto é inconstitucional.
O secretário Busatto, por sua vez, diz que não há como aumentar salários neste momento. "O que é inconstitucional é vincular o reajuste, a revisão salarial, à inflação. Todas as outras capitais e o estado não tem essa obrigatoriedade, se faz uma revisão geral anual. O Rio Grande do Sul está há três anos sem dar reajuste aos servidores. Por quê? Porque não há dinheiro", afirma.
Na Câmara, a discussão sobre os projetos da prefeitura ocorreu com bastante discussão. Vereadores de oposição tentaram suspender e adiar a votação, mas os pedidos foram negados. Houve várias suspensões de alguns minutos até a definição de que a votação deve começar em 48 horas.
Confira os projetos do pacote
1. Propõe que a revisão geral anual dos vencimentos de todos os servidores municipais, que ocorre sempre na data-base, maio de cada ano, observe a disponibilidade orçamentário-financeira do município. Isso inclui as vantagens pessoais e os salários das funções regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.
2. Trata das alíquotas de contribuição previdenciária dos Servidores Públicos de Porto Alegre ao PREVIMPA. A alíquota passaria de 11% para 14% (mesmo percentual pago pelos funcionários públicos estaduais) a partir de 1º de julho de 2017. Os servidores inativos também passariam a contribuir com 14% (atualmente é 11%) somente no montante que exceder o teto de remuneração do INSS, que é de R$ 5.531,31.
3. Propõe a redução da taxa de administração destinada para a manutenção do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de 2% para 1,5%.
4. Extingue gratificações da Secretaria Municipal de Educação (Smed) que atuavam no Programa de Melhoria da Qualidade da Educação do Município de Porto Alegre. O programa está encerrado.
5. Pede autorização do Legislativo para a PMPA obter empréstimo de até R$ 120 milhões. O valor permitirá à Prefeitura disponibilizar os R$ 75 milhões necessários para a conclusão das obras de mobilidade urbana e, ainda, quitar a dívida de R$ 45 milhões das obras em andamento e/ou paralisadas por falta de pagamento.
6. Trata do protesto de devedores de dívida ativa que estão em execução judicial. Hoje essa ação é vedada pela Lei Complementar 07/1973. Em 2016, o retorno na execução judicial foi de 2,98%. Estima-se que, com o protesto das dívidas, o retorno no pagamento ao município gire em torno de 18%.
7. Permite a renegociação das dívidas de 2016 com os fornecedores. As pendências de 2016 chegam a R$ 507 milhões. Deste valor, 44% são de despesas não empenhadas; 28% de saques de fundos vinculados; e 28% de despesas empenhadas. Pela proposta, os credores que aderirem, aceitarão receber seus créditos parcelados da seguinte forma:
- Dívidas até R$ 15 mil serão pagas em 2017;
- De R$ 15 mil a R$ 50 mil – Pagas em 12 vezes a partir de janeiro de 2018;
- De R$ 50 mil a R$ 100 mil – Pagas em 24 vezes a partir de janeiro de 2018;
- De R$ 100 mil a R$ 300 mil – Pagas em 36 vezes a partir de janeiro de 2018;
- De R$ 300 mil a R$ 500 mil – Pagas em 48 vezes a partir de janeiro de 2018;
- Acima de R$ 500 mil – Pagas em 60 vezes a partir de janeiro de 2018;
Ainda de acordo com o projeto, o credor poderá abrir mão de valores para receber em menos vezes e a Prefeitura poderá fazer leilão para pagar antecipadamente quem oferecer maior desconto, quando houver disponibilidade financeira para tanto.
8. Reduz 30% de cargos na Procempa e determina o teto dos Cargos em Comissão em R$ 9,3 mil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gelo combustível, a promissora fonte de energia que a China extraiu do fundo do mar

 Embora pareça com gelo, o hidrato de metano é inflamável  (Foto: USGS)

A China anunciou ter extraído do fundo do Mar da China Meridional uma quantidade considerável de hidrato de metano, também conhecido como gelo combustível, que é tido por muitos como o futuro do abastecimento de energia.
Num comunicado emitido na semana passada, autoridades do país asiático comemoraram o feito. Isso porque a tarefa é considerada altamente complexa, e já tinha sido alvo de tentativas pelo Japão e pelos Estados Unidos, sem muito sucesso.
Mas o que é exatamente esse composto e por que ele é considerado chave como uma promissora fonte de energia no mundo?
Reservas imensas
O gelo combustível ou gelo inflamável é uma mistura gelada de água e gás.
"Parecem cristais de gelo, mas quando se olha mais de perto, a nível molecular, veem-se as moléculas de metano dentro das moléculas de água", explica à BBC Praven Linga, professor do Departamento de Engenharia Química e Biomolecular da Universidade Nacional de Cingapura.
Conhecidos como hidratos de metano, formam-se a temperaturas muito baixas, em condições de pressão elevada. São encontrados em sedimentos do fundo do mar e ou abaixo do permafrost, a camada de solo congelada dos polos.
O gás encapsulado dentro do gelo torna os hidratos inflamáveis, mesmo a baixíssimas temperaturas. Essa combinação rendeu-lhe o apelido de "gelo de fogo".
Quando se reduz a pressão ou se eleva a temperatura, os hidratos se decompõem em água e metano. Um metro cúbico dessa substância libera cerca de 160 metros cúbicos de gás - ou seja, trata-se de um combustível de grande potencial energético.
O problema, no entanto, é que extrair esse gás é um processo que, por si só, consome muita energia.
Países pioneiros
Os hidratos de metano foram descobertos no norte da Rússia nos anos 1960, mas foi há apenas dez ou 15 anos que começou a pesquisa sobre como extrai-lo dos sedimentos marinhos.
O Japão foi pioneiro na exploração devido à sua carência de fontes de energia natural. Outros países líderes na prospecção de gelo combustível são Índia e Coreia do Sul, que tampouco têm reservas próprias de petróleo.
Americanos e canadenses também são bastante atuantes neste sentido - o foco de suas explorações tem sido nos hidratos de metano abaixo do permafrost do norte do Alasca e Canadá.
Por que importa?
Pesquisadores acreditam que os hidratos de metano têm o potencial de se tornar uma fonte de energia revolucionária que poderia ser fundamental para suprir necessidades energéticas no futuro.
Existem grandes depósitos abaixo dos oceanos do globo, sobretudo nas extremidades dos continentes. Atualmente, vários países estão buscando maneiras de extraí-lo de forma segura e rentável.
A China descreveu a extração feita na semana passada como "um feito importante".
Praven Linga compartilha dessa visão: "Em comparação com os resultados que temos visto na pesquisa japonesa, os cientistas chineses conseguiram extrair uma quantidade muito maior de gás".
"É certamente um passo importante em tornar viável a extração de gás dos hidratos de metano", acrescentou.
Estima-se que sejam encontradas dez vezes mais gás nos hidratos de metano do que no xisto, do qual pode ser extraído gás natural e óleo e também tem servido como alternativa energética.
"E essa é uma estimativa conservadora", ressalva Linga.
A China descobriu o gelo combustível no Mar da China Meridional em 2007 - uma área cuja soberania tem sido disputada entre o país, o Vietnã e as Filipinas.
Pequim reclama domínio sobre a área, alegando ter o direito de exploração de todas as potenciais reservas naturais escondidas abaixo da superfície.
Futuro
Embora o êxito da China seja um avanço importante, esse é apenas um passo de um longo caminho.
"É a primeira vez que os índices de produção são realmente promissores", disse Linga. "Mas acreditamos que só em 2025, na melhor das hipóteses, poderemos considerar realistas as opções comerciais", acrescenta.
Segundo a imprensa chinesa, eles conseguiram extrair, da região de Shenhu, uma média de 16 mil metros cúbicos de gás de elevada pureza por dia.
Linga ainda ressalta que as empresas que potencialmente operem na exploração do material devem seguir condutas bastante rígidas de controle para se evitar danos ambientais.
O perigo é que o metano escape, e isso teria consequências graves para o aquecimento global, já que se trata de um gás com um potencial de impacto sobre as mudanças climáticas muito maior do que o dióxido de carbono.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem desenterra irmão e anda de bicicleta pelas ruas de Prata com caixão

Jovem foi flagrado por testemunhas passeando com o caixão pela cidade de Prata, no Triângulo Mineiro  (Foto: Reprodução )

Um jovem de 29 anos foi preso na cidade de Prata (MG) na noite deste domingo (28) depois de ir ao Cemitério Municipal, desenterrar o irmão que morreu há quase um ano e andar com o caixão sobre uma bicicleta por vias da cidade.
Um dos responsáveis pela administração do Cemitério Municipal, Bruno Gonçalves, informou que o local é fechado por volta das 18h e o vigilante vai embora, deixando as luzes acesas. “Ele pulou o muro e sozinho conseguiu retirar a tampa do túmulo. Há muitas casas nas proximidades e moradores que têm o costume de sentar na calçada, mas ninguém o viu saindo. É algo que a gente nunca imagina que aconteceria em Prata, que é uma cidade muito tranquila”, disse.
Um morador que viu o rapaz empurrando a bicicleta fez imagens e o vídeo foi compartilhado pelas redes sociais. A Polícia Militar (PM) foi acionada e abordou o autor no Bairro Jardim Brasil por volta das 19h.
Aos militares, ele disse que sonhou com o irmão pedindo para andar de bicicleta e esperou o cemitério fechar para invadir o local e abrir o túmulo. Depois de retirar o caixão do jazigo, ele iniciou o passeio. Apesar do longo período desde o sepultamento, o caixão aparentava estar intacto. Foram constatados que os restos mortais do homem estavam dentro do caixão.
Ainda de acordo com as informações da PM, o jovem parecia estar bastante transtornado e chegou a ser algemado por desacatar as ordens dos militares. Ele disse que só cometeu o ato porque sentia muitas saudades do irmão, sem nenhuma intenção de profaná-lo. Testemunhas relataram que desde a morte do irmão o homem vinha apresentando distúrbios psíquicos.
Ele foi preso em flagrante por vilipêndio de cadáver, considerado crime de desrespeito aos mortos e previsto no Código Penal Brasileiro. Se condenado, pode pegar de um a três anos de detenção, além do pagamento de multa. O jovem assinou um termo para comparecer à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos e em seguida foi liberado.
Segundo Gonçalves, após o fato a funerária foi acionada e na mesma noite o caixão foi devolvido ao túmulo. Ele explicou que a equipe passou a ser encarregada pelo cemitério recentemente e que jamais imaginaria que algo dessa natureza aconteceria em Prata. Diante dos fatos, já estão sendo providenciadas novas medidas para reforço da segurança no local.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Técnicos do TCE e do MPE recomendam rejeição das contas de Pezão em 2016

Corpo técnico do TCE-RJ recomenda rejeição das contas de Pezão e de Dornelles de 2016 por descumprir mínimo constitucional da Saúde (Foto: Reprodução)

O corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e o Ministério Público Especial sugerem que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) rejeite as contas de 2016 do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e do vice Francisco Dornelles (PP). A recomendação consta em diligência interna da Corte a qual o G1 teve acesso nesta segunda-feira (29).
Antes da apreciação dos deputados, os conselheiros do Tribunal emitem parecer prévio em sessão nesta terça-feira (30). Nele, a Corte aconselha os parlamentares pela aprovação ou rejeição das contas, com base na análise dos técnicos e do MPE.
Na diligência interna, tanto o corpo instrutivo, quanto o procurador-geral Sérgio Paulo de Abreu Martins Teixeira pedem a rejeição das contas. O principal argumento é o descumprimento da aplicação mínima constitucional na área da Saúde, de 12%. A aplicação, dizem eles, foi de 10,42%.
"Verificação inicial de irregularidades. Sugestão do corpo instrutivo e do MP de emissão de parecer contrário à aprovação das contas do chefe do Poder Executivo pela Assembleia Legislativa", diz o documento.
Segundo o MPE, há ainda outras três irregularidades:
não-destinação à Faperj de 2% das receitas tributárias líquidas;
repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde para os serviços públicos da área;
repasse inferior ao estipulado pela constituição ao Fundeb.
Presidente da Comissão de Tributação da Alerj, Luiz Paulo (PSDB) lembra que a decisão final da aprovação ou rejeição das contas cabe à Assembleia.
"A decisão será do plenário da Alerj, o parecer do TCE é técnico, mas é um indicativo muito forte. Se as contas forem rejeitadas aqui [na Assembleia] fica indicado o crime de responsabilidade [do governador]. Aí a discussão sobre impeachment não é uma mera ilação. Se houver crime de responsabilidade, vamos discutir o impeachment", afirma.
Na sexta-feira (26), o presidente da Alerj arquivou oito pedidos de impeachment contra Pezão.
O Governo do Estado informou que não vai se posicionar sobre o assunto.
Conselheiros substituem presos
A prestação de contas ocorre com cinco dos seis conselheiros substitutos. Presos em um desdobramento da Operação Lava Jato, eles foram afastados do Tribunal e substituídos por técnicos. Foram presos: Aloysio Neves, então presidente do TCE; Domingos Brazão, vice-presidente; e os conselheiros José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar e José Maurício Nolasco. O ex-conselheiro Aluísio Gama de Souza também foi detido.
A Corte é presidida interinamente pela única conselheira que restou após a prisão da maioria dos conselheiros, Marianna Willeman, relatora do parecer. No documento, ela lembra que se deve aplicar os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Por isso, pede que a defesa de Pezão e Dornelles seja remetida ao MPE e ao corpo técnico.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião é encontrado abandonado em lavoura de MS e polícia suspeita de tráfico

Avião estava em meio a plantação de milho, em Mundo Novo (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)

Um avião de pequeno porte foi encontrado abandonado na tarde de domingo (28) em uma plantação de milho próxima a um posto de pedágio da BR-163, em Mundo Novo, a 458 quilômetros de Campo Grande, na região de fronteira com o Paraguai.
De acordo com o delegado Claudineis Galinari, dentro do avião foi encontrado tambor com combustível extra e verificado que bancos tinham sido retirados. Cenário que leva os policiais a suspeitarem de que só havia o piloto na aeronave e que esta seria utilizada para o tráfico de drogas e armas.
Na plantação de milho ficaram marcas do avião e a polícia suspeita ainda que tenha ocorrido um pouso forçado. O boletim de ocorrência foi registrado como achado de coisas e a situação será investigada.
Conforme a Polícia Civil, a aeronave pertence a um morador de Paranaíba, a 398 quilômetros da capital-sul-matogrossense, na divisa com Minas Gerais e São Paulo. Ele já foi procurado e deve prestar esclarecimentos na delegacia do município ainda nesta segunda-feira (29).

Bancos foram retirados do lugar e havia ainda tambor com combustível (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Premiê canadense, Justin Trudeau, se encontra com Papa Francisco no Vaticano

Premiê canadense, Justin Trudeau, se encontra com Papa Francisco no Vaticano

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, compareceu a uma audiência privada com o Papa Francisco no Vaticano.
Segundo a EFE, os dois abordaram alguns dos assuntos tratados na cúpula do G7 realizada em Taormina, na Itália, sobretudo os relativos ao Oriente Médio, informou a Santa Sé.
A questão das zonas de conflito no Oriente Médio surgiu na cúpula com o acordo dos líderes do G7 de aumentar seus esforços na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e os pedidos à Rússia e Irã para que usem sua influência em Damasco para contribuir com a pacificação na Síria.
O papa e Trudeau também sublinharam no encontro "as boas relações bilaterais entre a Santa Sé e o Canadá e a contribuição da Igreja Católica na vida social do país". Os dois também falaram sobre temas como a liberdade religiosa e a integração.
O premiê canadense foi ao Vaticano acompanhado pela sua esposa, Sophie Trudeau, e após o encontro a sós com o papa, se reuniu, como é habitual, com o secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.
Na última semana, o papa recebeu a visita do mandatário americano, Donald Trump, no Vaticano. Na ocasião, o republicano afirmou que está determinado a semear a paz no mundo e acabar com a fome do planeta.

Papa Francisco e premiê canadense Justin Trudeau durante audiência no Vaticano (Foto: Osservatore Romano/Handout via REUTERS )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Arlindo Cruz deixa o CTI e é transferido para unidade semi-intensiva

O sambista Arlindo Cruz (Foto: Divulgação)

Internado desde o dia 17 de março, o cantor Arlindo Cruz deixou o CTI e passou para a Unidade Semi-intensiva da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite deste domingo (28). De acordo com o hospital, seu estado de saúde é considerado estável e ele continua em processo de recuperação neurológica.
De acordo com a equipe médica, o paciente respira sozinho e responde a alguns estímulos com a abertura dos olhos e pequenos movimentos com os braços. Segundo os médicos, ainda não há previsão de alta.
Na semana passada, Arlindinho, filho do sambista, já comemorava a melhora do pai. Na tarde de segunda (22), Arlindo sentou pela primeira vez desde sua internação na Casa de Saúde São José, que aconteceu no dia 17 de março, após sofrer um AVC hemorrágico.
"Ele ficou sentado pela primeira vez. Em breve, deve sair do CTI. Estamos no aguardo para liberarem ele para a semi-intensiva", contou Arlindinho.
O músico ainda disse ao G1 que o pai tem respondido muito bem aos estímulos. "A gente pede pra ele piscar, ele pisca. Eu digo: 'pai, aperta a minha mão', e ele aperta. Agora, está mexendo o pé. Ele também tem sentido dor do lado do corpo que ele estava sem movimento, está começando a ter sensibilidade. Ou seja, com tempo, com fisioterapia, ele vai conseguir voltar, se Deus quiser."
Dois meses de internação
Arlindo Cruz sofreu um AVC hemorrágico no dia 17 de março. O compositor sentiu-se mal em casa, no Rio de Janeiro, quando se preparava para embarcar para São Paulo, onde faria um show do projeto "2 Arlindos". A assessoria de imprensa do cantor divulgou que exames na CER Barra da Tijuca, para onde o artista foi socorrido, comprovaram que ele sofreu AVC (Aneurisma Vascular Cerebral) hemorrágico.
O cantor foi socorrido na CER Barra da Tijuca às 17h20. Ele chegou inconsciente ao local e, em seguida, foi levado à Sala Vermelha, de cuidados intensivos. Estabilizado pela equipe médica, recebeu medicamentos para controle de pressão arterial, suporte para respiração mecânica e foi encaminhado para a realização de tomografia.
Após estabilização do quadro, o cantor foi transferido para a Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, onde foi levado ao centro cirúrgico para instalação do cateter. Ainda segundo sua assessoria, todos os procedimentos médicos planejados foram realizados com sucesso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hotel Reis Magos será finalmente demolido


O parecer do Ministério Público Federal (MPF) apontando que o prédio do Hotel Internacional Reis Magos, localizado na orla de Natal, não possui valor histórico, artístico ou arquitetônico ganhou o reforço de uma análise técnica feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A autarquia desistiu da ação judicial que movia contra a Prefeitura e os proprietários do edifício, na qual tentava impedir sua demolição, e arquivou o processo de tombamento do local.

Após instruir esse processo com dados e estudos, a Superintendência do Iphan no Rio Grande do Norte o enviou em fevereiro deste ano ao Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam), em Brasília, onde foi feita a análise técnica que opinou pelo não tombamento do imóvel. Para o Depam, um dos critérios necessários – e não existentes no processo – seria a demonstração das particularidades que fariam do Hotel Reis Magos aquele, dentre os imóveis com arquitetura moderna existentes no estado, o que mereceria tombamento pelo patrimônio nacional.

“Nem tudo que tem valor cultural tem necessariamente que ser tombado”, destaca o parecer do Depam, que questiona: “Seria o Hotel Reis Magos apropriado pela sociedade como um patrimônio representativo de sua memória identidade, e não só por órgãos especializados preocupados em alçá-lo a ícone da arquitetura moderna no Brasil?”, acrescentando se não haveria “motivações mais consistentes para a aplicação do tombamento que não a iminência de perda de um imóvel?”

A análise do Iphan destaca que seriam necessárias, ainda, a comprovação de articulações prévias com os proprietários, Prefeitura e Governo do Estado, quanto às atribuições de cada um para a recuperação e preservação do imóvel, após o tombamento, tendo em vista as precárias condições do edifício, que parou de funcionar em 1995 e hoje se encontra praticamente em ruínas.

MPF

Em seu parecer, de autoria do procurador da República Kleber Martins, o Ministério Público Federal se posicionou a favor da demolição, apontando que a permanência da atual estrutura tem sido utilizada como dormitório de desabrigados e usuários de drogas, acumulando lixo e contribuindo com a proliferação de ratos e insetos. “Não há nem nunca houve qualquer interesse coletivo em tornar perene uma estrutura que não tem, para Natal e para o Rio Grande do Norte, apelo histórico, turístico, paisagístico, arquitetônico ou de outra ordem”.

O procurador acrescentou que “preservar a inútil e sem serventia estrutura do Hotel Reis Magos não acrescentaria em nada – como nunca acrescentou – ao patrimônio cultural, histórico e arquitetônico de Natal, senão perenizaria um cartão postal decrépito e representativo da decadência da atividade turística nas Praias dos Artistas, do Meio e do Forte, que tanto depõe contra a cidade”.

A demolição do prédio, entende o MPF, pode abrir espaço para algum empreendimento que ajude na atração de turistas à orla da Praia do Meio, com a consequente geração de empregos e receitas para a cidade. Kleber Martins acrescenta que a medida estimularia outros empresários a instalar estabelecimentos na região, hoje desprezada pela iniciativa privada.

O grupo proprietário do imóvel (Hoteis Pernambuco SA) já havia anunciado sua derrubada para dar lugar a um novo empreendimento, o que tinha levado o Iphan a buscar a Justiça. De acordo com as últimas informações veiculadas na imprensa, os proprietários vêm discutindo junto à Prefeitura do Natal o modelo de empreendimento a ser implementado no local do antigo hotel.

Liminar

A ação cível da qual o Iphan decidiu desistir tramita na Justiça Federal sob o número 0804514-79.2015.4.05.8400 e foi precedida pela Ação Cautelar 0800490-42.2014.4.05.8400, na qual o instituto obteve uma liminar proibindo o Município de Natal de conceder a licença de demolição do prédio. Em fevereiro de 2016, ao julgar os recursos referentes à liminar, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) estipulou um prazo de um ano para que o tombamento fosse concluído, após o qual a liminar perderia seus efeitos.

Em janeiro deste ano, vencendo o prazo dado pelo TRF5, a juíza federal Moniky Fonseca decidiu cassar a liminar, autorizando a demolição do imóvel. A medida foi tomada diante da falta de informações sobre o tombamento e pela magistrada considerar indevido que os réus fossem obrigados a aguardar “ad infinitum” pela conclusão do processo

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

EMPARN prevê chuvas para os próximos dias


As instabilidades oceânicas, os ventos úmidos e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vão provocar mais chuvas no Rio Grande do Norte nos próximos dias. De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as precipitações devem ocorrer com intensidade maior nas regiões Leste e Agreste até por volta da quinta-feira, 1º de junho.

Das 7h do dia 26 às 7h desta segunda-feira, dia 29 de maio, os pluviômetros monitorados pela EMPARN em todo o estado registraram chuvas em 51 postos. O acumulado é o seguinte: Na mesorregião Oeste, choveu em Viçosa, 78,0 milímetros (mm); Rafael Fernandes, 62,0mm; São Francisco do Oeste, 55,6mm; São Rafael, 47,8mm; Serrinha dos Pintos, 35,0mm; Felipe Guerra, 29,0mm e Mossoró, 27,1mm. Choveu ainda em Apodi, 24,0mm; Umarizal, 20,0mm, Baraúna, Lucrécia, Antonio Martins, João Dias, Rafael Godeiro e Patu. Na mesorregião Central, choveu em Guamaré, 38,3 milímetros (mm); Pedro Avelino, 20,6mm; Acari e São Vicente 19,1mm, em cada, e ainda em Florânia, Lajes, Fernando Pedroza, Angicos e Lagoa Nova, entre outros municípios.

Na mesorregião Leste, choveu em Canguaretama (Emater/Barra de Cunhau), 83,2mm; São José do Mipibu, 35,2mm; Senador Georgino Avelino, 31,5mm; Natal, 14,0mm; Montanhas, 11,2mm; Parnamirim(Base Física da EMPARN), 10,8mm e Baía Formosa. Choveu ainda em São Gonçalo do Amarante, Taipu, Goianinha e  Ceará-Mirim.  Na mesorregião Agreste, choveu mais forte em Rui Barbosa, São Tomé, Bom Jesus, Jaçanã e Japi.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Detentos fazem motim no CDP Potengi


Presos do Centro de Detenção Provisória do Potengi, na Zona Norte, fizeram um motim na manhã desta segunda-feira, 29. O Grupo de Operações Especiais (GOE) precisou intervir na unidade para controlar a situação.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Tecnologia transforma água imprópria para consumo em potável


Parceria entre Banco do Nordeste e Coca-Cola, que prevê investimentos de R$ 20 milhões até 2020, já está permitindo o uso de uma tecnologia inovadora e de baixo custo, com potencial para levar água potável a comunidades rurais e urbanas. Ainda em fase de teste, o piloto desenvolvido no município de Caucaia (CE) consiste na instalação de um sistema de geração e transferência de ozônio, capaz de transformar água imprópria para o consumo em água potável.

Escolhida entre 150 iniciativas, a ferramenta é desenvolvida pela Brasil Ozônio, empresa apoiada pelo fundo de participação Criatec II.

O apoio do Criatec para a empresa tem como objetivos estruturar sua área comercial, proporcionar foco e escalabilidade do negócio nos mercados mais atraentes, profissionalizar os processos e a forma de gestão, bem como aplicar o plano de marketing para garantir sua visibilidade e relevância no setor.

Criatec 2

Com capital comprometido de R$ 186 milhões, o fundo Criatec 2 tem como objetivo apoiar cerca de 36 empresas com perfil inovador e faturamento líquido anual inferior a R$ 10 milhões, de forma a promover a sua capitalização e crescimento acelerado.

Brasil Ozônio

A Brasil Ozônio é uma empresa que atua no mercado de tratamento de água, gases, alimentos, ambientes e agronegócio. Seu principal diferencial está na flexibilidade de aplicação que a empresa conseguiu atingir a partir do seu gerador de Ozônio. No mercado brasileiro, a empresa é a única que consegue atingir níveis altos de concentração de Ozônio com custo reduzido.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Reservatórios de água somam apenas 17% da capacidade


Há sete anos sem chuvas regulares, metade dos reservatórios de oito estados na região do semiárido nordestino estão abaixo dos 10% de capacidade. De acordo com dados do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), publicado pelo portal Uol, a região dispõe apenas de 17% do volume de água capaz de armazenar.

O Rio Grande do Norte possui o segundo maior reservatório de água do semiárido. O açude Armando Ribeiro Gonçalves acumula atualmente somente 18,9% da capacidade. “É uma situação grave, que ainda não havia sido registrada. Realmente nunca chegamos a uma situação tão crítica”, afirma Salomão de Sousa Medeiros, doutor em recursos hídricos e diretor do Insa.

Com a intenção de buscar soluções para o problema que atinge aproximadamente 24 milhões de pessoas nos Estados afetados, o governo do Ceará lançou edital para contratação de empresas que tenham projetos de dessalinização da água do mar. O maior açude que abastece Fortaleza, o Castanhão em Jaguaribara/CE, tem 5,8% da sua capacidade máxima.

Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe necessitam racionar o consumo que até o momento não tem perspectiva de melhoria. “O sertão teve a quadra chuvosa de janeiro a abril e foi bem abaixo do normal: apenas 70% do que era esperado. Mas ainda temos quase três meses para chover mais, embora o cenário seja de previsão de chuva abaixo do normal”, antecipa Roberto Pereira, meteorologista da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

MP pede exclusão de ‘santinhos’ do site de prefeitura potiguar


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da promotoria de Justiça de Serra Negra do Norte, instaurou inquérito civil para apurar possíveis atos de violação ao princípio constitucional da impessoalidade cometidos por agentes do município e expediu recomendação ao prefeito para que sejam retiradas todas as fotos e imagens de gestores e vereadores da página do Executivo municipal na internet e redes sociais oficiais.

Para o prefeito Sérgio Fernandes Medeiros, o representante ministerial em Serra Negra do Norte recomendou que retire, sem onerar o município, no prazo de 48 horas, todas as fotos e imagens dos gestores públicos municipais (o próprio prefeito, vice-prefeito, secretários) ou dos vereadores, do site oficial da Prefeitura, bem como das redes sociais oficiais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

Na Recomendação, o MPRN informa que em consulta ao site oficial da Prefeitura de Serra Negra do Norte constatou a exposição de várias fotos ou imagens do prefeito, secretários e vereadores, nos últimos meses, inclusive, fotos ou imagens sem qualquer correlação com o interesse público.

Também alerta que a Constituição Federal, em seu art. 37, dispõe sobre a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, que deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizam promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

O MPRN adverte o prefeito que o descumprimento da Recomendação poderá ensejar a adoção de medidas judiciais cabíveis.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

JBS comprou apoio para Aécio em 2014 por R$ 40 milhões


Executivos da JBS alegaram ter aberto um crédito de R$ 100 milhões em propinas para financiar o tucano, em 2014, na corrida presidencial; 40% do total teriam sido destinados a partidos que apoiariam o então candidato.

Os delatores da JBS confessaram ter aberto um caixa de R$ 40 milhões para a compra de apoio político à campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República, em 2014, a pedido do tucano. Os valores teriam sido pagos por meio de doações oficiais – classificadas, mesmo assim, como ‘propinas’, pelos executivos do grupo – e de notas fiscais frias de empresas indicadas pelos dirigentes partidários, segundo a delação. Outros R$ 60 milhões teriam sido destinados somente à campanha individual do senador afastado.

Repasses a todos os partidos da coligação do tucano – PTB, Solidariedade, DEM, PTN, PSL, PTC, PSDC , PMN, PT do B, PEN – são citados nas delações da JBS. O dono do grupo, Joesley Batista, teria autorizado os pagamentos – em acerto com o tucano -, que teriam sido operacionalizados pelo diretor de Relações Institucionais da J&F, Ricardo Saud. Somente para Aécio teriam sido destinados R$ 11 milhões – nas primeiras tratativas. Posteriormente, os valores chegaram a R$ 60 milhões, de acordo com os delatores.

A maior quantia do ‘caixa de propinas’ supostamente acertado entre a empresa do setor agropecuário e o então candidato foi para o PTB. Segundo o delator Ricardo Saud, foram R$ 20 milhões pagos por meio de caixa dois, em espécie, e doações oficiais aos diretórios da legenda. “Isso tudo antes da eleição. Porque eles [dirigentes do PTB] falaram que só dariam apoio ao Aécio se pagassem antes da eleição”.
“Foram R$2 milhões entregues em espécie na casa do senhor Luiz Rondon, tesoureiro nacional do PTB. Além disso, alguns depósitos feitos por indicação do Luiz Rondon em algumas contas. Estão anotadas as três contas específicas”, alegou.

O acordo de delação da JBS ainda menciona R$ 5 milhões ao diretório estadual do PTB da Bahia, R$ 4 milhõesao do Rio de Janeiro, R$ 3 milhões ao de Santa Catarina, R$ 1,5 milhão para o do Rio Grande do Sul, R$ 3,4 milhões ao Mato Grosso.

Outro partido que teria ficado com a maior parte das propinas acertadas entre Aécio e a JBS, de acordo com os delatores, foi o Solidariedade. Dos R$ 15 milhões direcionados à sigla, R$ 11 milhões foram doados oficialmente ao diretório nacional, segundo os executivos. Ricardo Saud, da J&F, ponderou que o Solidariedade, naturalmente, seria uma das legendas que apoiariam Aécio, mas, mesmo assim, foi acertada a ‘ajuda’.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››