segunda-feira, agosto 14, 2017

Trump chama neonazistas, KKK e grupos que pregam supremacia branca de 'repugnantes'

Sob forte pressão política, Donald Trump classificou nesta segunda-feira (14) como “maus” e “repugnantes”, os neonazistas, os membros da Ku Klux Klan e os militantes da supremacia branca, que, neste final de semana, atacaram uma manifestação no estado da Virgínia, causando a morte de uma pessoa.
“Aqueles que espalham a violência em nome da intolerância atacam o coração da América”, disse o presidente em discurso na Casa Branca.
“O racismo é maligno e aqueles que causam violência em seu nome são criminosos e bandidos, incluindo a Ku Klux Klan, os neonazistas e os militantes da supremacia branca, além de outros grupos de ódio, que são repugnantes a tudo que nós mais valorizamos na América”, disse Trump.

Donald Trump durante pronunciamento sobre confrontos em Charlottesville (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)
Donald Trump durante pronunciamento sobre confrontos em Charlottesville (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)

Trump assegurou que os envolvidos no incidente serão responsabilizados. Uma investigação, segundo o presidente, vai envolver o FBI e o procurador-geral do país, Jeff Sessions. "Não vamos poupar recursos parar proteger cidadãos americanos", garantiu, dois dias após os confrontos.
No sábado (12), Charlottesville foi palco de confrontos de integrantes da supremacia branca com grupos anti-extremistas. Um homem de 20 anos jogou o carro que dirigia contra um grupo que protestava contra os grupos racistas, matando uma mulher e deixando pelo menos 19 feridos.

Supremacistas brancos carregam tochas na Universidade da Virgínia, no sábado (11), na véspera de uma reunião planejada ‘Unite The Right’, em Charlottesville, nos Estados Unidos   (Foto: Alejandro Alvarez/News2Share via Reuters )
Supremacistas brancos carregam tochas na Universidade da Virgínia, no sábado (11), na véspera de uma reunião planejada ‘Unite The Right’, em Charlottesville, nos Estados Unidos (Foto: Alejandro Alvarez/News2Share via Reuters )

Pressão
Desde o começo do fim de semana, Trump estava sob intensa pressão política, tanto de democratas quanto dos próprios republicanos. Ele foi criticado por não ter nomeado os grupos extremistas em sua declaração logo após os confrontos em Charlottesville. No sábado, o republicano afirmou em sua conta oficial no Twitter: "Todos devemos estar unidos e condenar tudo o que representa o ódio. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Vamos continuar unidos", declarou.
Na avaliação dos críticos, a mensagem divulgada no sábado deixou implícita uma condenação tanto dos manifestantes de extrema direita quanto dos anti-extremistas pelos violentos confrontos em Charlottesville, na Virgínia. Até mesmo membros do Partido Republicano estavam entre os críticos.
No domingo (13), a Casa Branca divulgou uma nota dizendo que o chefe de estado estava condenando todas as formas de "violência, intolerância e ódio" quando falou sobre os confrontos em Charlottesville, incluindo "supremacistas brancos, Ku Klux Klan, neonazistas e todos os grupos extremistas".

Charlottesville e retirada de estátua
A cidade de Charlottesville, que tem pouco mais de 50 mil habitantes, foi escolhida como palco dos protestos após anunciar que pretende retirar uma estátua do general confederado Robert E. Lee de um parque municipal.

O general Lee comandou as forças da Virgínia na Guerra Civil Americana (1861-1865), e chegou a general-em-chefe confederado. A Virgínia integrava os Estados Confederados -- a união de seis estados separatistas do Sul dos Estados Unidos, durante esse conflito.
Esses estados buscaram a independência para impedir a abolição da escravidão. Mesmo após a derrota definitiva no conflito, Lee se tornou um símbolo dos movimentos de extrema-direita norte-americanos, que ainda hoje o lembram como um herói.
A remoção da estátua de Lee foi considerada como uma afronta pelos grupos de extrema-direita, que decidiram protestar. Atualmente, várias cidades americanas vêm retirando homenagens a militares confederados - o que tem gerado alívio, de um lado, e fúria, de outro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP abre investigação sobre edital de contratação de jato executivo por Pezão

A subprocuradoria-geral de Justiça de assuntos cíveis e institucionais do Ministério Público do Estado do Rio instaurou procedimento para apurar o lançamento de um edital para contratação de empresa de táxi aéreo em jato executivo para o governador Luiz Fernando Pezão.
O MPRJ vai apurar se o governo está respeitando os princípios da economicidade e da razoabilidade.
Em meio a uma crise financeira sem precedentes e devendo quase 3 salários aos servidores, o governo do Rio de Janeiro vai desembolar R$ 2,5 milhões para acomodar o governador Luiz Fernando Pezão nas viagens oficiais durante um ano. O Estado publicou nesta quinta-feira (10) um edital para a contratação de uma empresa de táxi áereo para servir o "chefe do poder executivo do estado", ou seja, o governador.

Edital pede 'serviço de excelência' para o táxi aéreo do governo do RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)
Edital pede 'serviço de excelência' para o táxi aéreo do governo do RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)

É tanto dinheiro que, se o governador optasse por viajar em um voo comercial para Brasília, por exemplo, daria para ir e voltar mais de mil e quinhetas vezes.
Segundo o edital, o jato executivo deve ter banheiro privativo em compartimento independente da cabine de passageiros, para maior privacidade, poltronas giratórias para possíveis reuniões, e altura mínima de cabine de um metro e sessenta e cinco centímetros, para acomodar os passageiros mais altos, como um certo governador que tem 1,90m.
Além do conforto na cabine, o edital especifica o tipo de jatinho desejado: a aeronave deverá ter um avião a jato, com duas turbinas, com capacidade mínima de seis passageiros, além da tripulação.
Também deve ter velocidade mínima de cruzeiro de 750 km/h, autonomia mínima de 3 horas e meia de voo, sendo capaz de percorrer uma distância de 2.200 quilômetros.
"A gente acha isso uma inversão de prioridades, porque o servidor está praticamente passando fome e considera [a contratação do serviço] uma regalia do governador", disse o coordenador do Sind-perfaetec, Luiz Eduardo Ferreira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Centrão' pressiona por mudança na articulação política do Planalto

O presidente Michel Temer já foi avisado que a rebelião no "Centrão" é bem maior do que se anunciou na semana passada e que, além disso, os partidos do bloco agora querem uma mudança na articulação política do governo. Líderes do "Centrão" já não escondem a insatisfação com o ministro Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo. Ele se transformou no principal alvo do grupo. 

Temer foi alertado de que, além de não conseguir passar a reforma da Previdência, hoje ele correria o risco de ter um placar desfavorável num cenário de segunda denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.Na votação da primeira denúncia, por crime de corrupção passiva, Temer teve 263 votos favoráveis.

"O governo teve o apoio dos partidos da base, mas não tem dado o tratamento esperado. Se não houver mudança na articulação política do Planalto, a situação no Congresso vai piorar", disse ao blog um dos líderes do "Centrão".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem postou homenagem ao pai minutos antes dela e da mãe serem mortas por ele

Anna Victoria postou foto com o pai no mesmo dia em que foi morta por ele, em Guaraci (Foto: Reprodução/Facebook)Minutos antes de ser morta a tiros pelo pai em Guaraci (SP), na tarde deste domingo (13), a jovem Anna Victoria Corrêa, de 18 anos, havia feito uma homenagem para ele em alusão ao Dia dos Pais em uma rede social. Na postagem, Anna Victoria Corrêa, de 18 anos, escreveu: "Feliz Dia dos Pais, meu negão".
Segundo informações da polícia, o agente penitenciário Ronaldo da Silva Corrêa, de 49 anos, que já foi vereador na cidade entre 1997 e 2000, atirou na mulher, Rosicleia da Silva, de 46 anos, na filha e na própria cabeça. Mãe e filha morreram no local e ele foi levado ainda com vida à Santa Casa de Barretos, mas morreu à noite.
Um outro filho do casal, um menino de 5 anos, teria presenciado o crime e conseguiu correr para pedir ajuda. Ele foi acolhido por vizinhos, não se feriu e deve ficar com parentes até a Justiça decidir de quem será a guarda dele.
O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barretos. Os corpos da mãe e da filha serão velados em Guaraci, nesta segunda-feira (14).
O crime chocou os moradores da cidade de quase 10 mil habitantes. Uma das vizinhas, Luciama Bastres, comenta que o agente era educado e a mulher muito brincalhona e alegre. "A gente está muito chocado", diz.
A polícia investiga o caso e ainda não sabe informar o que teria motivado o crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Flamengo, enfim, anuncia colombiano Reinaldo Rueda como novo treinador

O Flamengo anunciou oficialmente Reinaldo Rueda como seu novo técnico. Campeão da Libertadores 2016 pelo Atlético Nacional, de Medellín, o colombiano de 60 anos assinou o contrato nesta segunda-feira, na sala do presidente Eduardo Bandeira de Mello. No domingo, em Belo Horizonte, acompanhou a derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, no Independência, ainda sob o comando do interino Jayme de Almeida. Ele será apresentado após o treino desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, centro de treinamento rubro-negro.
Rueda desembarcou no Rio de Janeiro na manhã deste domingo e foi recepcionado pelo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, no Aeroporto do Galeão, antes de pegar o avião para Minas Gerais. A apresentação está marcada para segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Reinaldo Rueda é o novo técnico do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Reinaldo Rueda é o novo técnico do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O colombiano de 60 anos chegou a um acordo com o clube na última sexta-feira. Antes, ele já havia aceitado a ideia de trabalhar no Brasil, mas ainda restavam algumas pendências, como questões financeiras - tudo resolvido antes do fim de semana.
Com passagens por times colombianos e seleções, Rueda ganhou notoriedade pelo vitorioso trabalho à frente do Atlético Nacional, de Medellín, entre 2015 e 2017, cujo principal título foi o da Libertadores de 2016, time que continha Berrío, hoje no Fla, e Guerra e Borja, hoje no Palmeiras, como alguns de seus principais jogadores.
Ele trará dois funcionários de seu staff para o clube: o ex-jogador colombiano Bernardo Redin, que esteve ao seu lado no período no Atlético Nacional, e o preparador físico Carlos Eduardo Velasco. As conversas com Rueda começaram no início da última semana. Ele estava sem trabalho desde que deixou o time colombiano em 21 de junho. Na Libertadores deste ano, caiu na primeira fase, tendo ficado em último no Grupo 1 - o mesmo do Botafogo.
Rueda chega para assumir o lugar de Zé Ricardo, demitido do cargo no último domingo, após a derrota por 2 a 0 diante do Vitória. Na quarta-feira, o auxiliar Jayme de Almeida comandou o Flamengo na goleada sobre o Palestino, pela Sul-Americana. Antes, o clube chegou a sondar Roger Machado. O ex-comandante do Atlético-MG, no entanto, deixou claro que não queria assumir nenhuma equipe até o fim da temporada.
Zé Ricardo foi demitido no domingo, após a derrota para o Vitória, na Ilha do Urubu, pelo Brasileirão. Efetivado no dia 26 de maio de 2016, Zé ficou 432 dias à frente do Rubro-Negro, com 47 triunfos, 25 empates e 17 derrotas. Seu aproveitamento foi de 62,2% e um título (Carioca), conquistado no primeiro semestre deste ano.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Após 'bronca' do Detran-SP, Neymar posta vídeo usando cinto de segurança com os 'parças'

Post mostra Neymarusando o cinto de segurança (Foto: Reprodução/Facebook/Detran-SP)
Post mostra Neymarusando o cinto de segurança (Foto: Reprodução/Facebook/Detran-SP)

Neymar Jr., o jogador de futebol mais caro do mundo, craque da seleção e novo camisa 10 do Paris Saint-Germain, postou nas redes sociais um vídeo em um carro na companhia dos 'parças' e mostrando que todos estão usando cinto de segurança (veja o vídeo na página do Detran-SP no Facebook).
Na semana passada, Neymar foi 'advertido' em um post bem-humorado do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) na internet por aparecer em um vídeo sem cinto de segurança enquanto disputava um jogo eletrônico com seus amigos dentro de uma van. Segundo o Detran, o veículo com o atleta transitava por uma via da França.
"Ontem foi dia de chaleira, chapéu, drible e, claro, gol do menino Neymar Jr. na estreia pelo PSG - Paris Saint-Germain. E hoje nem tem jogo, mas ele já marcou outro golaço (e fez questão de mostrar). SIM, O HEXA VEM <3 clube="" da="" detran-sp.="" do="" domingo="" dos="" em="" escreveu="" estreou="" font="" gols="" guingamp.="" marcando="" neste="" neymar="" novo="" o="" psg="" ria="" seu="" sobre="" um="" vit="">

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cristiano Ronaldo é suspenso por cinco jogos por expulsão e empurrão em árbitro

O empurrão de Cristiano Ronaldo no árbitro Ricardo de Burgos durante a vitória do Real Madrid por 3 a 1 sobre o Barcelona pela Supercopa da Espanha não passou impune. O atacante português foi julgado nesta segunda-feira e terá que cumprir, além da suspensão automática pelo cartão vermelho, mais quatro jogos pela atitude contra o juiz da partida. Assim, ele desfalca a equipe merengue no jogo de volta contra o Barça na próxima quarta-feira.

Cristiano Ronaldo foi expulso no confronto entre Real Madrid e Barcelona (Foto: Reuters)
Cristiano Ronaldo foi expulso no confronto entre Real Madrid e Barcelona (Foto: Reuters)

O juizado de competição da Espanha considerou que Cristiano Ronaldo infringiu o artigo 96 do regulamento, que previa de quatro a doze jogos de suspensão. Assim, ele pegou pena mínima por ter empurrado o árbitro antes de deixar o gramado. Além dos quatro jogos fora, que precisarão ser cumpridos no Campeonato Espanhol, o atacante terá que pagar uma multa de € 3.005 (cerca de R$ 11.270), e o Real sofreu uma sanção de € 1.400 (R$ 5.250).
Na partida, CR7 recebeu o primeiro cartão amarelo por tirar a camisa depois do gol marcado. O segundo foi mostrado ao astro após, na visão do juiz, simulação de pênalti na área do Barcelona. Insatisfeito com a expulsão, o camisa 7 do Real Madrid partiu para cima do árbitro, que registrou o episódio na súmula do clássico: "Depois de eu mostrar o cartão vermelho, o jogador me empurrou como um sinal de desconforto", escreveu De Burgos.
O campeão da Supercopa da Espanha será conhecido na próxima quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), no Santiago Bernabéu. Com os três gols marcados fora de casa, o Real ficará com o título se empatar ou até se perder por 2 a 0 para o Barcelona em casa.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Contratação de Paulinho é a quarta mais cara da história do Barcelona

A ida de Paulinho para o Barcelona, confirmada nesta segunda-feira, se tonará a quarta maior transferência da história do clube catalão em valores absolutos. O valor de € 40 milhões pago ao Guangzhou Evergrande só é superado por Neymar, contratado ao Santos em 2013 por € 88,2 milhões, Luis Suárez, que deixou o Liverpool por € 81,72 milhões, e Ibrahimovic, que saiu da Internazionale por € 69,5 milhões.

Paulinho se torna a quarta maior transferência da história do Barça (Foto: Pedro Martins/Mowa Press)
Paulinho se torna a quarta maior transferência da história do Barça (Foto: Pedro Martins/Mowa Press)

Outros nomes de destaque no Barça foram para o clube por valores abaixo do custo de Paulinho. Brasileiros como Daniel Alves, Ronaldinho, Deco e Rivaldo, por exemplo, custaram menos aos cofres dos catalães, mesmo após se destacarem em Sevilla, PSG, Porto e La Coruña, respectivamente. Em termos de comparação, Henry deixou o Arsenal rumo ao Barcelona aos 29 anos - mesma idade do volante da Seleção - por € 24 milhões.
Paulinho irá ao Camp Nou na quinta-feira, quando realizará exames médicos, assinará contrato e, em seguida, será apresentado como novo jogador do Barcelona em uma sessão de fotos no estádio, às 8h45 (de Brasília). Está programada ainda uma coletiva de imprensa na sequência.
Confira as maiores contratações da história do Barcelona:
Neymar (Santos) - € 88,2 milhões, em 2013
Luis Suárez (Liverpool) - € 81,72 milhões, em 2014
Ibrahimovic (Internazionale) - €69,5 milhões, em 2009
Paulinho (Guangzhou Evergrande) - € 40 milhões, em 2017
David Villa (Valencia) - € 40 milhões, em 2010
Overmars (Arsenal) - € 40 milhões, em 2000
8. Daniel Alves (Sevilla) - € 35,5 milhões, em 2008
12. Ronaldinho (Paris Saint-Germain) - € 32,25 milhões, em 2003
19. Henry (Arsenal) - € 24 milhões, em 2007
20. Rivaldo (La Coruña) - € 23,5 milhões, em 1997
22. Deco (Porto) - € 21 milhões, em 2004

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Denarc apreende mais de uma tonelada de drogas no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulga, nesta segunda-feira (14), o levantamento realizado em cima do trabalho da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), que tem empenhado esforços em investigações e ações policiais com objetivo de coibir o tráfico de drogas, desmanchando o esquema criminoso em diversas regiões do estado. Confira os dados do levantamento com as quantidades drogas apreendidas nos anos de 2016 e 2017:

2016

Foram apreendidos pela Denarc, no ano de 2016, as quantidades de 3.495 comprimidos de ecstasy, 141 micropontos de LSD, 4.816 quilos de pasta base, 15.169 quilos de cocaína, 75.762 quilos de crack, 208.482 quilos de maconha. Também foram apreendidos quantidades de outros tipos de drogas, sendo 03 caixas de Xilocaína, 56 frascos de Cloridrato de Lindocaína, 04 cartelas de Pramil, 06 ampolas Testenat Nadrolona, 07 frascos Metrandostelona, 01 caixa de Oxitolano Oximetralona, 02 caixas de Testenat Depot Enatalotestosterona e 02 frascos de Fentanest.

2017

Foram apreendidos no corrente ano de 2017 as quantidades de 249 comprimidos de ecstasy, 57 micropontos de LSD, 10.317 quilos de skank, 10.876 quilos de cocaína, 35.349 quilos de crack e 98.701 quilos de maconha.

Denarc Mossoró

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte também divulga o levantamento isolado das prisões e apreensões da Denarc da cidade de Mossoró. Foram 101 inquéritos instaurados e 92 inquéritos remetidos, sendo presos 101 homens e 19 mulheres.

Foram apreendidos no corrente ano de 2017 as quantidades de 1.138.413 quilos de maconha, 08 quilos de crack, 12 quilos de cocaína, 318 quilos de skank, 25 quilos de fenacetina, 25 gramas de haxixe. Nas ações também foram apreendidas armas de fogo sendo 01 fuzil, 07 espingardas, 04 pistolas, 16 revólveres e 04 armas artesanais, além das quantidades de 47 munições calibre 12, 09 munições calibre 32, 98 munições calibre 38, 10 munições calibre.40, 46 munições calibre 380, 115 munições calibre 556., 2 munições calibre 762, 37 munições calibre 9mm e munição ponto 40.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Promotor e advogado criticam audiências de custódia; juiz sai em defesa

A escalada da violência no Rio Grande do Norte está gerando debates a respeito da forma como presos são mantidos no sistema carcerário, sobre a eficiência desse sistema e que medidas podem ser adotadas para amenizar as estatísticas.

Levantamento inédito do portalnoar.com indica que o Rio Grande do Norte é o segundo que mais solta presos em audiência de custódia no Nordeste. Apesar de estar longe de ser a solução para tão complexo problema, as audiências são criticadas por reforçarem a sensação d impunidade, já que quase 48% dos presos em flagrante são liberados em até 24 horas.

Para o promotor de Justiça José Augusto Peres, as audiências são tratadas equivocadamente por muito de seus colegas e juízes. “Acho que tem muito juiz e promotor que acham o suprassumo do respeito ao cidadão a audiência de custódia, quando acho que é o contrário, um desrespeito ao cidadão de bem”, opina.

Ele destaca também a discussão sobre a progressão do regime. Atuando hoje no Conselho Nacional do Ministério Público, comenta o que já viu no sistema de 10 estados, especialmente sobre o menor infrator.

“Não acho que devemos endurecer a lei, mas dificulta a saída da prisão. Hoje prevalece a política de desencarceramento. Bota preso de alta periculosidade na rua para abrir vagas. No caso de menores infratores, eles comentem atos análogos a homicídio e em seis, sete ou oito meses estão nas ruas. De dez estados pelos quais passei, vi um caso em que o menor ficou mais de um ano recluso”, destaca Peres Filho.

Para o advogado Cristiano Barros, endurecer as leis é um clamor social diante da ineficiência do sistema. “Em tese, a progressão deveria vir acompanhada da ressocialização. Mas essa não funciona. Então o preso obtém o direito de progredir no regime de prisão sem ter tido acesso à política para reabilitá-lo à rua”, destaca o advogado.

“Nesse sentido, as audiências de custódias vieram para reforçar a sensação de impunidade. Elas se somaram ao quadro que já vinha se agravando. Como se sabe que a ressocialização não existe, a sociedade quer punir”, enfatiza Cristiano.

Contraponto

O juiz Raimundo Carlyle pensa diferente de quem pede revisão da lei penal.

“É preciso o Estado garantir o cumprimento da Lei de Execução Penal, nos seus exatos termos. Exemplo: garantir a existência de penitenciarias agrícolas e industriais para o cumprimento do regime semiaberto; o dos patronatos para o cumprimento do regime aberto”.

Na visão do magistrado, o endurecimento das leis só funciona se as estruturas do Estado garantirem seu cumprimento. “Ou seja, se tivermos policiais, juízes, promotores, presídios etc. para fazer cumprir as leis mais ‘duras’. Não conheço país que endureça tanto as leis como o Brasil. A cada fato grave divulgado fortemente na mídia ou envolvendo alguém influente o Brasil ‘endurece’ a lei incluindo o crime no rol dos crimes hediondos”, critica o juiz, que ainda defende as audiências de custódia.

“Elas são um instrumento da cidadania. O flagranteado ser ouvido em até 24 horas por um juiz, na presença do Ministério Público e da Defensoria Pública, é uma das maiores garantias constitucionais para evitar, por exemplo, que prisões ilegais sejam  mantidas. A sensação de impunidade gerada pela soltura nas Audiências de Custódia se contrapõe a essa garantia de que não persistam prisões ilegais”, destaca Carlyle.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Juiz pede ao TJRN que mantenha Raniere afastado

O juiz José Armando Ponte Dias Júnior, da 7ª Vara Criminal de Natal, defendeu ao desembargador Glauber Rêgo a manutenção do afastamento do vereador Raniere Barbosa, em ação de mandado de segurança que tramita sob sigilo mas cuja cópia foi obtida com exclusividade pela reportagem do portalnoar.com

O magistrado pede que o mandado seja negado por ser instrumento inadequado. Ele, que aponta que a maneira correta deveria ser recursos de apelação, junta à sua argumentação áudios interceptados pelo Ministério Público para apontar que, mesmo como presidente da Câmara de Vereadores, Raniere manteve influência sobre a gestão da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur).

Na argumentação a Glauber Rêgo, Armando Pontes esclarece que Raniere, ainda na condição de secretário da Semsur, convidou as empresas que teriam concorrido para fraudes para realizar contratos emergenciais. O magistrado destaca que os dispositivos podem ter sido superfaturados.

Após listar outras suspeitas de fraude, como convidar uma das empresas para competir com ela mesmo, Armando Ponte assinala que, já na condição de presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Raniere Barbosa continuou com o “absoluto controle político-administrativo” da Semsur, tendo Raniere interferido “em várias oportunidades, em assuntos internos da Semsur, e por vezes até em assuntos internos das empresas pernambucanas, valendo-se, em algumas oportunidades, da função de Presidente da Câmara Municipal de Natal”.

Para sustentar seu posicionamento, o magistrado juntou a transcrição de diálogos à peça que encaminhou a Glauber Rego.

Influência

Em uma conversa interceptada em 8 de fevereiro deste ano, “Valério conta que encontrou com Jerôniomo e que este relatou sobre uma reunião que teve no gabinete de Raniere. Que Raniere pediu para demitir alguns servidores da Semsur, Kelly e Gustavo, como sinal de bom relacionamento, pois os pedidos da secretaria para a Câmara seriam diferenciados”, destaca trecho das conversas.

Noutro trecho, dois investigados conversam sobre uma lista de 15 indicados de Raniere na Semsur. A conversa é de 22 de março deste ano.

O juiz Armando Pontes ainda destaca a relação de proximidade de Raniere com os empresários investigados.

“Não custa nota ainda que Raniere Barbosa é chamado pelo investigado Felipe Gonçalves de ‘Monarca'”, diz o magistrado, antes de arrematar:

“Não temos qualquer dúvida da ascendência e do poder que Raniere Barbosa ainda vinha exercendo na Semsur à custa das funções de vereador e de presidente da Câmara Municipal de Natal, sendo, em nosso sentir, imprescindível e absolutamente necessário à garantia da ordem pública e à correta apuração dos gravíssimos fatos aqui narrados o afastamento de Raniere Barbosa das funções de vereador e de presidente do Legislativo Municipal”, destaca Armando Pontes.

A defesa de Raniere Barbosa ainda não se manifestou.

O desembargador Glauber Rêgo deverá decidir sobre Raniere ainda nesta semana.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Segundo envolvido em tentativa de assalto ao carro de desembargador é preso

O segundo envolvido na tentativa frustrada de roubar o carro do desembargador Virgílio Macedo do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) foi preso no final da manhã após ser levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Após a tentativa frustrada de roubo, o criminoso fugiu a pé, mas não resistiu ao ferimento na perna. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado e ao serem informados sobre o ferimento contataram a Polícia Militar (PM), que estava em diligências.

O suspeito foi reconhecido pelos policiais e levado ao Hospital para ser atendido. Ao ser liberado foi conduzido ao Complexo de Delegacias, localizado na Avenida Ayrton Senna. Já o outro ferido foi operado com um ferimento no abdômen e já saiu do Centro Cirúrgico e encaminhado a recuperação.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Arena das Dunas emite nota dizendo que está levantando prejuízos e que não fechará as portas para o América

No dia seguinte à depredação promovida por parte da torcida americana, revoltada pelo não acesso do clube à série C de 2018, a Arena das Dunas ainda não divulgou a soma dos danos, mas garante que não fechará suas portas para o América Futebol Clube. Leia a íntegra da nota abaixo.

NOTA OFICIAL – ARENA DAS DUNAS

A Arena das Dunas lamenta o ocorrido na noite do último domingo, condena os atos de vandalismo e está trabalhando para identificar os responsáveis. Serão encaminhadas imagens e provas para as autoridades competentes, visando punição dos culpados. O volume total do dano já está sendo apurado. Reforçamos que o triste episódio não afeta o nosso imenso prazer e orgulho em receber a torcida do América, merecedora do nosso respeito. Por fim, informamos que a Arena das Dunas será recuperada e continuará de braços abertos para receber seus clientes.

Depois do apito final do jogo decisivo desse domingo(13), torcedores tentaram invadir o campo, e muitos arremessaram objetos, quebraram cadeiras e depredaram banheiros, bares e outras áreas do estádio, como se vê nas fotos abaixo:

depredação na Arena das Dunas - América x Juazeirense

depredação na Arena das Dunas - América x Juazeirense

depredação na Arena das Dunas - América x Juazeirense

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Forças Armadas sofrem corte de 44% dos recursos

Em meio à discussão da mudança da meta fiscal e de corte de gastos, as Forças Armadas pressionam pela recomposição no Orçamento, que nos últimos cinco anos sofreu redução de 44,5%. De 2012 para cá, os chamados recursos “discricionários” caíram de R$ 17,5 bilhões para R$ 9,7 bilhões. Os valores não incluem gastos obrigatórios com alimentação, salários e saúde dos militares.

Segundo o comando das Forças, neste ano, houve um contingenciamento de 40%, e o recurso só é suficiente para cobrir os gastos até setembro. Se não houver liberação de mais verba, o plano é reduzir expediente e antecipar a baixa dos recrutas. Atualmente, já há substituição do quadro de efetivos por temporários para reduzir o custo previdenciário. Integrantes do Alto Comando do Exército, Marinha e Aeronáutica avaliam que há um risco de “colapso”.

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército, responsável por monitorar o uso de explosivos, está sendo atingida. Perdeu parte da capacidade operacional para impedir o acesso a dinamites por facções como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho, que roubam bancos e caixas eletrônicos.

O Comando do Exército confirmou ao Estado que o contingenciamento reduz “drasticamente” a fiscalização do uso de explosivos, abrindo caminho para o aumento de explosões de caixas. A DFPC é um dos órgãos das Forças Armadas de apoio ao sistema de segurança pública atingidos pela falta de recursos.

A diretoria está tendo dificuldades de manter operações e combater desvios de explosivos para o crime organizado. No mês passado, a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) esteve na Comissão de Segurança Pública da Câmara para pedir maior combate ao crime organizado. Há 23 mil agências e 170 mil terminais de autoatendimentos no País. Só neste mês, quadrilhas destruíram com dinamites agências em Lindoia (SP), em Indaiatuba (SP) e em Capelinha (MG). Em junho, os bandidos agiram em Brasília – são 22 ações desde 2016 no Distrito Federal.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente Michel Temer disse estar tomando medidas em relação ao contingenciamento. “Nós queremos devolver dinheiro, digamos assim, para os vários setores da administração e, em particular, às Forças Armadas”, afirmou.

Procurado pela reportagem para comentar as reclamações das Forças, o Ministério do Planejamento, por meio de sua assessoria, disse que se “esforça” para resolver os problemas mais “graves”. “Entretanto, qualquer ampliação de limites, sem que haja redução em outros ministérios, depende do aumento do espaço fiscal.”

Limites

Nas Forças Armadas, a falta de recursos afetou a vigilância da fronteira, os pelotões do Exército na Amazônia, a fiscalização da Marinha nos rios da região e na costa brasileira. Por medida de economia, a Aeronáutica paralisou atividades, reduziu efetivos e acabou com esquadrões permanentes nas bases dos Afonsos, no Rio, de Fortaleza, de Santos e de Florianópolis.

O corte se deu, em especial, nos projetos inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O contingenciamento pode antecipar a dispensa de recrutas, assim como atrapalhar o treinamento de soldados para agir no Rio e impedir a realização de voos para interceptar aeronaves clandestinas.

Para reduzir gastos, as Forças também estão trocando o quadro efetivo por temporário e reduzindo a tropa. De acordo com o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, os cortes “foram muito elevados, fora dos padrões”. Ele usou uma rede social no início do mês para se queixar.

Mar e Ar

Com 40% do orçamento contingenciado, a Aeronáutica cogita suspender expediente às sextas-feiras. Ela centralizou atividades em Anápolis e Natal para se adaptar. “A FAB já voou 200 mil horas por ano no passado. Este ano havia um planejamento para voarmos 122 mil horas”, disse o brigadeiro Nivaldo Rossato, comandante da Aeronáutica. “As restrições orçamentárias de toda ordem devem reduzir esse montante de 110 mil horas em 2017.”

Com navios de 35 anos de idade média, a Marinha coleciona no mar e nas águas da Bacia Amazônica embarcações consideradas ultrapassadas para suas funções. O comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse que é preciso pelo menos R$ 800 milhões a mais por ano para manter a esquadra. “Isso precisa ser acertado ou a nossa esquadra de superfície vai desaparecer em pouco tempo”, afirmou.

O quadro orçamentário para 2018 preocupa o comandante. “Antevemos o risco para programas estratégicos e também para o funcionamento pleno das nossas atividades diárias, com reflexos em serviços que atingem diretamente a população, como aqueles relacionados à segurança da navegação.”

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Paulinho é anunciado oficialmente pelo Barça e será apresentado na quinta-feira

Paulinho é anunciado pelo site oficial do Barcelona (Foto: Reprodução)O Barcelona anunciou oficialmente nesta segunda-feira a contratação do volante Paulinho, que estava no Guangzhou Evergrande, da China. Em seu site, o clube catalão confirmou o que foi adiantado pelo GloboEsporte.com, e revelou o valor de € 40 milhões (cerca de R$ 150 milhões) para fechar o acordo com os chineses para a liberação do jogador brasileiro.
Paulinho irá ao Camp Nou na quinta-feira, quando realizará exames médicos, assinará contrato e, em seguida, será apresentado como novo jogador do Barcelona em uma sessão de fotos no estádio, às 8h45 (de Brasília). Está programada ainda uma coletiva de imprensa na sequência.
Uma das pendências da negociação, como apurou o GloboEsporte.com, era que o Guangzhou aceitasse que o valor de € 40 milhões fosse pago como transferência, e não como multa de rescisão, pois assim seriam pagos menos impostos, reduzindo o valor total da contratação. No domingo, ele ficou fora da partida contra o Henan Jianye, pelo Campeonato Chinês.
Aos 29 anos, o meio-campista é um dos principais jogadores do Guangzhou Evergrande, time comandado por Luiz Felipe Scolari. Ele também é um dos homens de confiança do técnico Tite na seleção brasileira, e foi titular durante os últimos jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Polícia Rodoviária apreende mais de 300 kg de maconha escondidos em caminhão no Ceará

Carga de maconha foi apreendida em caminhão carregado de açaí (Foto: PREF/Divulgação)A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu uma carga com cerca de 319 quilos de maconha na madrugada desta segunda-feira (14) no município de Paracuru, no litoral oeste do Ceará. O material entorpecente estava escondido em um carregamento de açaí.
A droga estava embalada em pacotes e escondida dentro de um caminhão baú. O condutor do veículo que transportava a maconha foi preso em flagrante.
O carregamento de maconha e outros materiais que estavam no caminhão foram levados para a sede da Polícia Federal, onde o suspeito foi autuado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Três suspeitos morrem e dois policiais são baleados durante confronto no Ceará


Dois policiais foram baleados na madrugada desta segunda-feira (14) durante um confronto com homens que se preparavam para cometer crimes no município de Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará. Três suspeitos morreram no tiroteio.
Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Comando Tático Rural (Cotar) iria realizar uma abordagem em uma residência, mas ao chegar no local foi recebida à bala. Os policiais militares revidaram e houve troca de tiros.
Um soldado e um cabo da PM foram atingidos, um na coxa e outro no joelho. Eles foram socorridos e levados para o Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro, onde estão internados.
Três homens que estavam na casa foram atingidos e morreram no local. A polícia suspeita que eles estavam armados na casa para planejar assaltos no município. Outros suspeitos conseguiram fugir.
A polícia informou que segue realizando investigações e buscas pela região para tentar localizar os outros suspeitos e identificar o que a quadrilha planejava.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deslizamento de terra deixa mortos em Serra Leoa; governo fala em centenas de vítimas

Mais de cem pessoas morreram nesta segunda-feira (14) em Freetown, capital de Serra Leoa, em um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que afetam a cidade, segundo autoridades do país.
Os próprios moradores tentavam retirar as vítimas do local da tragédia. Várias casas foram destruídas em dois bairros da cidade.

O vice-presidente do país, Victor Foh, disse que o número de mortos é superior a uma centena. "É provável que centenas de pessoas estejam mortas debaixo dos destroços", disse Foh, citado pela Reuters.
Jornais locais falam que mais de 50 crianças estão entre os mortos.
Segundo a Associated Press, equipes militares foram deslocadas para comandar as operações de resgate.
Muitas das áreas pobres da capital de Serra Leoa estão perto do nível do mar, e tem sistemas de drenagem ineficientes, tornando as estações chuvosas ainda mais perigosas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cantor de forró é morto em praia de Cabedelo/PB e trio suspeito do crime preso

De acordo com a Polícia Militar, o cantor estava na praia na companhia dos três suspeitos do crime quando houve um desentendimento entre eles. Logo em seguida os suspeitos efetuaram tiros contra o cantor.
A vítima ainda foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade.
Logo após do crime, os três suspeitos que estavam na companhia da vítima fugiram do local, mas foram flagrados pelo circuito de câmeras de um prédio. O serviço de inteligência da Polícia Militar caiu em campo e conseguiu prender os suspeitos durante a noite.
Após o homicídio, os acusados pegaram o carro da vítima e fugiram do local. Quando chegaram a Santa Rita, atearam fogo e abandonaram o veículo em um matagal no Sítio Aterro em Bebelândia.
A policia apreendeu um revolver calibre 38 com três munições com o trio, que confessou o crime dando detalhes sobre a motivação e forma de execução. Os três foram conduzidos a Central de Flagrantes da Polícia Civil, no bairro do Geisel, para os procedimentos cabíveis. Informações do portal Clickpb.

Fonte: Assis Silva
Leia Mais ››

MEC prevê R$ 4,9 bilhões para o Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) planeja investir R$ 4,9 bilhões, em quatro ou cinco anos, para reformar o ensino médio. A previsão é do secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva. Segundo ele, os recursos serão aplicados em cinco eixos: construção da base curricular, formação profissional, material didático, infraestrutura e desenvolvimento dos itinerários formativos.

O planejamento de como a verba será gasta ainda depende, porém, da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definirá o que os estudantes precisarão aprender nesta etapa do ensino. “Temos um planejamento em construção, em discussão dentro do MEC”, disse Rossieli. “Logicamente, há Estados que vão demorar mais do que outros, mas estamos trabalhando com um período de transição de quatro a cinco anos.”

No mês passado, o MEC protocolou um pedido de empréstimo equivalente a R$ 789 milhões ao Banco Mundial. O aporte deve financiar principalmente formação de professores, construção de currículos e estudos de viabilidade para a implementação da reforma nas redes estaduais, de acordo com o ministério. Se aprovado, mais de 88% do valor será destinado a governos que alcançarem determinadas metas acordadas entre o MEC e o Banco Mundial.

O ministério espera realizar a primeira rodada formal de negociações sobre o empréstimo ainda neste mês, quando também devem ser discutidos os critérios para medir os resultados da reforma. “Estamos olhando para todos os tipos de financiamento que podemos conseguir, novos recursos sempre interessam”, afirmou Rossieli.

A presidente da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, destaca que o governo ainda precisa apresentar propostas e esperar o trâmite de aprovação da BNCC antes de iniciar a implementação da reforma. A previsão é de que a proposta seja entregue pelo ministério até o fim de 2017 para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE), e o documento pode ficar até um ano em análise. “É importante que o MEC se antecipe para poder separar os recursos e garantir essa implementação. Mas é preciso ter mais clareza sobre a proposta que o MEC ainda precisa apresentar ”

Para o professor Juca Gil, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, empréstimos internacionais são ruins, pois há juros e os critérios exigidos pelo Banco Mundial, em geral, não resultam em melhorias. Ele afirma que aportes do BNDES e parcerias com o setor privado seriam insuficientes para pagar a reforma. “Não há saída que não passe pela melhoria da economia ou aumento de impostos. A educação pública no mundo todo é bancada com imposto.”

Currículo flexível

Desde os 11 anos, a estudante Clara do Valle queria estudar Direito e se tornar juíza. Ela manteve a convicção até o 9º ano do ensino fundamental, mas mudou de ideia ao participar do Núcleo de Projeto Social (Nups), oficina que integra o currículo flexível do Colégio Lourenço Castanho, na zona sul de São Paulo. Clara participou de discussões em grupo, propôs projetos sociais e ajudou no planejamento de atividades na escola. Hoje, aos 16, ela está decidida a prestar vestibular para Medicina.

“Queria realmente fazer algo para mudar a vida de alguém, para fazer diferença maior do que sentar e ler papéis”, conta. Para Clara, as atividades na escola influenciaram seu autoconhecimento e suas decisões. “Comecei a ver que Medicina tem muito mais a ver com o perfil de pessoa que eu sou.”

O currículo flexível, em que o aluno escolhe parte das aulas, será regra para todas as escolas do País após a reforma do ensino médio. Em algumas escolas particulares e públicas, porém, cursos eletivos já afetam a rotina e a trajetória de estudantes

No Lourenço Castanho, alunos do fundamental 2 e do médio devem cumprir um mínimo obrigatório de eletivas para receber o diploma As opções variam de microbiologia à dança.

Na Escola Estadual Alves Cruz, em Pinheiros, na zona oeste da capital, uma vez por semana os alunos têm uma aula eletiva, selecionada entre cerca de dez opções. Há também horários reservados aos “clubes”, grupos que estudam temas sugeridos pelos próprios estudantes, como skate e movimento negro. A escola desenvolve ainda um “plano de vida”, em que o jovem traça um objetivo para seu futuro profissional, e há aulas de projeto acadêmico e técnicas de estudo.

“Acho que o aluno se interessa e aprende muito mais se pesquisa algo de que gosta”, diz Theo Canto, de 16 anos, que estava na escola até o semestre passado. Para ele, os clubes e os itinerários formativos aumentam o engajamento dos jovens. Canto acha, no entanto, que o ensino em tempo integral é cansativo para os alunos. “As cinco ou seis primeiras aulas funcionam bem. Passou disso, a galera já está exausta de aprender.”

O modelo de educação integral integra um programa estadual implementado em São Paulo desde 2012. Colégios no programa costumam ter índices de qualidade melhores.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

CRIME DE HOMICÍDIO EM AREIA BRANCA-RN

A cidade litorânea de Areia Branca, distante apenas 50 quilômetros de Mossoró no Rio Grande do Norte,registrou mais uma morte violenta na madrugada  desta segunda feira  14 de agosto de 2017.
De acordo com informações da Polícia Militar um jovem identificado como Samuel de Sá Oliveira 29 anos a tiros de escopeta calibre 12 e revolver no bairro São João.
A equipe de plantão do Instituto Técnico-Científico de Perícia - ITEP em Mossoró foi acionada para fazer a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró,onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento que ocorrerá em sua cidade de origem.
Ainda não há informações por parte da polícia local sobre os motivos do assassinato de Samuel.O caso será investigado pela Polícia daquela cidade. 

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Homem sofre cutilada de faca peixeira no bairro Dom Elizeu em Assu

Na noite de domingo, 13 de agosto, por volta das 20;hs, uma pequena discussão terminou com um homem ferido a golpes de faca peixeira em Assu.
Segundo informações, o fato ocorreu na residência da vítima, na rua Lídia Queiroz, no bairro Dom Elizeu, a vítima por nome de Lindomar Gomes Fernandes, 54 anos de idade, se desentendeu por uma pessoa identificada apenas por Caçote, e teria sofrido o golpe.
Má de Doca como a vítima é mais conhecida, deu entrada no hospital regional de Assu e em seguida foi transferido as pressas para o HRTM em Mossoró.

Ainda de acordo com as informações, o seu estado de saúde inspira cuidados, sendo considerado grave.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

RN é o segundo do Nordeste que mais solta presos em audiências de custódia

O Rio Grande do Norte é o segundo estado do Nordeste onde mais se soltam presos em audiências de custódia, aponta levantamento da reportagem do portalnoar.com no banco de dados do Conselho Nacional de Justiça, que regulamentou as audiências desde outubro de 2015.

Quando se consideram as 27 unidades federadas do Brasil, o Rio Grande do Norte é o décimo estado onde mais se soltam presos. A Bahia é onde mais solta, com índice de 61,25%. O Rio Grande do Sul é o estado mais rigoroso com a soltura. Lá, apenas 15,17% dos presos em flagrante são liberados.

No Brasil, foram realizadas 258.485 audiências de custódia de outubro de 2015 a 30 de junho deste ano. Foram 115.497 (44,68%) atos de liberdade provisória e 142.988 (55,32%) prisões preventivas.

No mesmo período, foram realizadas 3.270 audiências de custódia no Rio Grande do Norte. Os números são exclusivos de Natal, de acordo com o Tribunal de Justiça do RN, e ainda não contabilizam as realizadas em Mossoró.

As audiências de custódia consistem na apresentação a um juiz, em até 24 horas, do flagranteado em crime. Caberá ao magistrado decidir se o mantém preso ou libera.

Diante de um juiz, 1.561 presos foram liberados até 24 horas após terem sido presos em flagrante por algum cometimento de crime no Rio Grande do Norte. Já 1.709, ou 52,26%, tiveram a prisão preventiva decretada.

As liberações de alguns presos têm inflamado o debate sobre a utilização do instrumento. Na semana passada, um homem condenado por assalto foi liberado após audiência de custódia.

Em junho, um traficante preso com 8 quilos de cocaína e uma pistola 380 foi liberado em audiência de custódia. Ele só voltou à prisão após a repercussão do caso na sociedade, quando teve a prisão preventiva decretada.

Os dados do CNJ ainda indicam que 2% das prisões (77 casos) têm registro de alegação de violência no ato da prisão. As estatísticas ainda registram que 34 casos, ou 1.04% do total, foram encaminhados para o serviço social.

Abaixo, o levantamento feito pelo portalnoar.com nas 27 unidades da federação. Os dados foram tabulados por ordem decrescente, listando de quem mais solta para quem mais prende:

Ranking Brasil

61,25% Bahia

57,86% Amapá

56,28% Mato Grosso

51,58% Distrito Federal

50,38% Santa Catarina

49,12% Acre

48,83% Amazonas

48,02% Roraima

47,76% Minas Gerais

47,74% Rio Grande do Norte

47,55% Alagoas

46,21% Espírito Santo

46,06% São Paulo

45,67% Maranhão

44,56% Piauí

44,05% Goiás

44,02% Pará

43,32% Paraíba

42,56% Rio de Janeiro

42,25% Paraná

41,29% Sergipe

40,57% Ceará

39,65% Pernambuco

39,52% Tocatins

37,50% Rondônia

35,31% Mato Grosso do Sul

15,17% Rio Grande do Sul

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››