sábado, setembro 02, 2017

Duplo Homicídio na Zona Rural de Itaú-RN, suspeito de arrombamentos está entre as vítimas

Foram encontrado dois corpos vitimas de disparo de arma de fogo, onde foi vítima o Sr. Antônio Paulo Filho morador do Sítio Curais, e um adolescente de 17 anos, Antônio Victor Bessa (Sapecado) na Zona rural de Itaú-RN.

A Polícia fez local fazendo o isolamento do corpo, enquanto aguarda a chega do Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP-RN) para fazer a remoção do corpo para a sede do órgão para exames de praxe em seguida liberação para o sepultamento.

De acordo com informações colhidas pela reportagem  do Cidade News Itaú com a PM, pouco sabe-se sobre o homicídio, apenas que o Sr. Antônio Paulo ainda foi visto com vida por um popular pouco mais das 05:00h da manhã deste sábado, pouco tempo depois o mesmo foi encontrado sem vida em frente a sua residência, com marcas de disparo de arma de fogo.




Já o adolescente foi encontrado sem vida por trás de outras residências que formam uma vila. Sapecado é acusado de vários furtos e arrombamentos na cidade de Itaú.

Nesta quarta-feira, sapecado foi acusado por outro menor de ter participado do arrobamento seguido de furto da Unidade Básica de Saúde Mãe Dália, de onde foram levados dois compressores de ar.

A hipótese agora é que o Sr. Antônio Estivesse na hora e no lugar errado, porém são informações extra oficiais e só a investigação da polícia poderá possivelmente esclarecer o duplo homicido.



Antônio Paulo

Antônio Victor (Sapecado)

Antônio Victor (Sapecado)

Antônio Victor (Sapecado)

Antônio Victor (Sapecado)



Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Homem liberado após estupro volta a repetir ato

O homem que foi solto na quarta-feira (30), após ser detido por ejacular em uma jovem no ônibus, na cidade de São Paulo, foi preso novamente na manhã deste sábado (2). Diego Ferreira de Novais, de 27 anos, atacou outra mulher, dessa vez em um ônibus que passava pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região do Jardim Paulista. Pela segunda vez em menos de uma semana, ele foi impedido por passageiros de sair do ônibus, e encaminhado ao 78º DP, segundo a Polícia Militar.

O Centro de Operações da Polícia Militar confirmou a prisão, mas não informou mais detalhes sobre o caso da manhã deste sábado (2). Os envolvidos prestavam depoimento à polícia por volta das 10h. O 78º DP informou que o caso foi semelhante ao ataque que levou à prisão do homem na última terça-feira (29), mas não deu detalhes.

Novais tem agora 16 passagens semelhantes na polícia, registradas nos últimos oito anos. O seu modus operandi é o mesmo: dentro do ônibus, ele se aproxima da vítima, mostra o pênis e, eventualmente, passa o órgão nela ou ejacula.

Ataque

O último ataque aconteceu na terça-feira (29). Novais foi libertado no dia seguinte, em audiência de custódia. Para o juiz José Eugênio do Amaral Souza Neto, não havia elementos para enquadrá-lo no crime de estupro. Amaral entendeu não ter havido violência na ocorrência, posição que contou com a concordância do promotor Márcio Takeshi Nakada. A decisão foi seguida por críticas dos que acreditam que, diante da recorrência da prática – Novais tem 14 passagens pela polícia por condutas similares -, o resultado da audiência poderia ter sido outro que não a liberdade.

O próprio pai de Novais defendeu que o filho fosse preso, após a liberação da Justiça. “É perigoso que uma pessoa dessa fique solta, e o delito que ele pratica não é justo”, disse o aposentado de 65 anos, que preferiu não se identificar ao ser entrevistado pelo Jornal do SBT.

Repercussão

Nesta sexta-feira, 1º, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público de São Paulo defenderam publicamente mudanças na legislação do crime de estupro, após repercussão negativa da libertação de Novais.

O TJ-SP falou em propostas para punir de forma mais severa a importunação ofensiva ao pudor, enquanto o MP-SP disse que o ideal seria a criação de um crime intermediário entre a importunação e o estupro.

O presidente da Corte, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e a Procuradoria-Geral de Justiça saíram em defesa do juiz e do promotor que atuaram no caso. Mascaretti disse que a Corte realizará encontros para iniciar o debate com a sociedade civil e instituições públicas “em prol de mudança legislativa que atenda aos desafios do mundo contemporâneo”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

CRIME DE HOMICÍDIO EM ASSÚ-RN

Na manhã de hoje,02 de setembro de 2017, por volta das 10;30hs, elementos em um carro de cor branca teriam chegado em uma residente na rua Pedro Jose Soares de Macedo, no conjunto Vista Bela em Assú e uma mulher que estava no interior do veículo teria chamando a vítima por nome de Luquinha, neste momento outros comparsas que estavam no interior do veículo efetuaram alguns disparos de arma de fogo na vítima que foi identificada por Lucas Sales de Oliveira Alves, mais conhecido por Luquinha.
Meia hora após da entrada no hospital regional de Assu, Luquinha não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

RELEMBRANDO
Luquinha teria sido preso no dia 21 de outubro de 2016 acusado de tentativa de homicídio na Rua Calixto Berto no Bairro Frutilandia contra um adolescente de 17 anos, fato ocorrido no dia (18/10/2016). Conforme apurado em investigações, "Luquinha", na companhia de uma outra pessoa (cuja identificação não será revelada), efetuou 03 (três) disparos de arma de fogo contra o adolescente, atingindo 02 (dois) nas costas e 01 (um) nas nádegas. 

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

158° Homicídio em Mossoró 2017: Popular é morto a tiros no quinta de casa no Santa Helena


A cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra nesta manhã de sábado 02 de setembro de 2017, mais um crime de homicídio provocado por disparos de arma de fogo. 

A vítima identificada como Alexandre Félix de Lima Costa de 18 anos foi morto com vários tiros no quintal de uma casa, localizada na Rua Inácio Ferreira de Souza no loteamento Santa Helena 

Segundo informações de testemunhas, a vítima estava na calçada da casa do padastro, quando três homens chegaram em três motos e começaram a atirar. 

A vítima e correu para dentro de uma casa vizinho sem morador, mas foi perseguido pelos atiradores que invadiram a residência e executaram o jovem no quintal da casa. 

Familiares informaram à Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, que Alexandre,havia chegado de fortaleza, onde passou uma temporada, há uma semana. 

Na manhã de hoje ele saiu do bairro Redenção onde estava morando, para a visistar a familia no Santa Helena e foi surpreendido e morto minutos após chegar no local. 

Ainda não há informações sobre a motivação do crime, nem há registros de antecedentes criminas no sistema da justiça contra a vítima. A polícia foi informada de que o jovem tinha ligação com a facção criminosa PCC e que estaria em território dominado pela facção rival Sin dicato do crime. 

A Policia Militar isola o local do crime aguardando as equipes do ITEP e da Polícia Civil, para realização dos procedimentos de perícia e remoção do corpo. 

Alexandre Félix de Lima é a 158ª vítima da Conduta Violenta Letal Intencional em Mossoró neste ano de 2017. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).








Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Preso é encontrado morto dentro da Cadeia Pública de Natal

Um preso do Presídio Provisório Doutor Raimundo Nonato Fernandes, a Cadeia Pública de Natal, foi encontrado morto na noite desta sexta-feira (1) dentro da cela. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi até a unidade prisional e recolheu o corpo. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) identificou o presidiário como sendo Paulo Henrique Alves.
De acordo com a Sejuc, os agentes penitenciários foram acionados para atender a um interno que estava passando mal, porém, ao chegarem à cela, encontraram o preso morto. As circunstâncias da morte serão apuradas pela polícia. Segundo a Sejuc, Paulo Henrique estava na Cadeia Pública desde agosto de 2016, preso por tráfico de droga por força de um mandado de prisão da Justiça de Minas Gerais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia prende homens e apreende armas no interior do RN

Armas foram encontradas com três homens na cidade de Passagem (Foto: Divulgação/PM)A polícia prendeu três homens e apreendeu armas de grosso calibre na madrugada deste sábado (2), em Passagem, interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a assessoria de imprensa da PM, a suspeita é de que eles iriam se juntar a ou outro grupo de criminosos para fazer um assalto.
Ainda segundo a assessoria, os policiais realizavam um patrulhamento no Centro da cidade, quando se depararam com os três homens em um Ecosport prata. Na abordagem aos suspeitos, foram encontrados um Rifle calibre 44, uma espingarda calibre 12, uma pistola 9mm, além de munições para essas armas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Apodi=Policia Militar consegue recuperar 11 celulares e prender autores de vários assaltos ocorridos na cidade.

Na manhã desta Sexta feira dia 01/09, a Policia Militar da cidade de Apodi através de um trabalho investigativo, conseguiu recuperar 11 celulares, prender um maior e apreender dois menores de idade que estavam praticando roubos de celulares na área urbana da cidade.

A operação que foi comandada pelo Ten. Júlio Batista, juntamente com os Sgts. Ivanildo, Xavier e o Sd. Magnaldo, conseguiram prender a pessoa de Francisco Rafael da Silva, de 19 anos de idade, natural de Mossoró, mas residente ha algum tempo na cidade; Com o mesmo, a policia recuperou 04 celulares e um simulacro de pistola.

Após um breve interrogatório, Rafael revelou os nomes de dois comparsas menores de idade, e também confessou vários assaltos ocorrido em Bairros diferente na cidade.

Já com os menores, a policia conseguiu recuperar 07 celulares e uma pistola de solda usada como simulacro de arma de fogo. 

Os suspeitos juntamente com todo o material apreendido foram conduzidos a sede da delegacia de policia civil de Apodi, onde foi realizado os procedimentos legais. 



Rafael confessou vários assaltos

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Ciclista é atropelado e morto na BR 304 entrada do Liberdade em Mossoró.

Um acidente com vítima fatal, envolvendo um carro e uma bicicleta, foi registrado no início da noite desta sexta feira 01 de setembro de 2017 em Mossoró no Oeste do RN. 

A vítima identificada como Carlos Alberto de Melo, foi atropelado e morto por um Siena branco, ao tentar atravessar de bicicleta a BR 304, em frente a um posto de combustíveis, na entgreda do Conjunto Liberdade I. 

O motorista do veículo, trafegava sentido Sumaré/Bom Jesus, quando bateu frontalmente com o ciclista, que não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. 

A Polícia Rodoviária Federal, isolou o local e controlou o fluxo de veículos que era intenso na rodovia.  A equipe do ITEP realizou os procedimentos no local do acidente, com a presença da Polícia Civil e depois removeu o corpo da vítima para sua base onde será eaminado. 

O motorista do carro, permaneceu no local e acionou o socorro médico e a Polícia Rodoviária Federal. Ele também prestou esclarecimentos à Polícia Civil.




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Dupla rouba Hilux no centro de Mossoró , leva vítimas de refém e depois de se envolver em acidente abandonam carro vítimas. Um foi preso pela PM.

Um casal foi rendido quando retornava para pegar o carro estacionado ao lado do Banco do Nordeste, no centro de Mossoró, no início da noite desta sexta feira 01 de setembro. 

Segundo informações repassadas pelas vítimas, os dois criminosos armados, anunciaram o assalto, tomando o veículo do casal, uma Hilux e levando as vítimas de reféns. 

Os criminosos, ao se aproximarem da Cobal,se desentenderam e o que estava ao volante, abandonou o veículo e saiu correndo, mas acabou sendo preso por uma guanição da Polícia Militar, que já estava no encalce dos criminosos. 

O outro,liberou o casal e assumiu o volante da Hilux, mas acabou colidindo o carro em outros três veículos que estavam parados no sinal da Cobal. 

O criminoso que ainda não foi identificado, abandonou o veículo e conseguiu fugir. O comparsa preso pela PM foi idenficado como, Alisson Tiago de Medeiros Costa de 20 anos. Ele foi conduzido à Delegacia de Plantão onde ficou a disposição da Justiça.



Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Dupla de menores apreendida após tomar moto de assalto no Planalto 13 de Maio

Uma dupla de adolescentes de 17 anos e armada com revólver, acabaram apreendidos após tomar moto de assalto no Planalto 13 de Maio em Mossoró. A ocorrência foi registrada no final da tarde desta sexta feira 01 de setembro na Rua Genésio Xavier Rebouças. Segundo informação da PM os menores abordaram uma mulher em via pública e tomaram sua moto Biz de cor rosa. Na fuga foram contidos por um policial militar apaisana que chegou durante a abordagem dos infratores. Os dois menores foram encaminhados a Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.  A arma usada na infração foi apreendida é a moto recuperada 



Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Homem que matou mulher com tiro no rosto é preso na Grande Natal

Um homem suspeito de matar a própria mulher com o tiro no rosto em Macaíba, Grande Natal, foi preso pela polícia nesta sexta-feira (1), na mesma cidade. De acordo com a Polícia Civil, ele é suspeito de pelo menos mais três assassinatos registrados na região.
De acordo com o delegado Normando Feitosa, titular da delegacia de Macaíba, o homem foi preso por forma de um mandado de prisão preventiva. Ele estava na rua quando foi detido pelos policiais. "A mulher foi assassinada há mais ou menos 45 dias", afirma Feitosa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Professores da UERN aprovam estado de greve

Comissão irá organizar agenda de mobilização permanente da categoria (Foto: Divulgação Aduern).Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovaram um estado de greve na instituição.  A proposta prevê uma agenda de mobilização permanente da categoria. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, em assembleia geral realizada na Associação dos Docentes da Uern (Aduern). Os docentes da UERN vêm recebendo os salários com atraso há18 meses.

Será criada uma comissão de mobilização permanente, onde estará inserida a Diretoria da Aduern e os representantes do sindicato nos campi, além dos demais docentes que queiram se integrar. A comissão irá organizar as atividades e direcionar o processo de negociação junto ao Governo do Estado, buscando evitar uma paralisação por tempo indeterminado na UERN.

O estado de greve será encerrado ao final do semestre em curso, quando a categoria será convocada para uma nova assembleia que reavaliará a situação.

A categoria cobra o estabelecimento de um calendário de pagamento e o cumprimento do plano de cargos e salários dos docentes.

Na ultima semana, a Diretoria da ADUERN esteve reunida com representantes do Governo, que foram taxativos em afirmar que não há previsão para que os salários comecem a ser pagos em dia e que não há respaldo técnico e financeiro para a reposição salarial de 7,64% prometida pelo Governador Robinson Faria em janeiro.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Aprovado projeto de Fábio Faria para instalar bloqueador de celular nos presídios

A Comissão Especial do Regime Penitenciário de Segurança Máxima aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), que tramita desde o ano passado, para obrigar a instalação de bloqueadores de sinal de celular nas penitenciárias do país. A medida vale para as unidades com mais de 50 detentos. O texto agora vai à Plenário.
A proposta também estabelece limitações administrativas ao direito de construir a 200 metros dos limites externos das unidades prisionais. “É uma das importantes medidas que podem ser tomadas para acabar com as articulações que resultam em crimes, como assassinatos, golpes, roubos, e ações isoladas de terror que já vimos o Rio Grande do Norte e outros estados brasileiros enfrentarem”, justifica o parlamentar.
O Projeto de Lei do deputado tramita apensado a outros que tratam do mesmo tema na Comissão Especial, instalada em fevereiro deste ano para analisar 40 projetos de lei sobre segurança pública que sugerem, entre outras medidas, alterações na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84) para criar o regime de segurança máxima nos presídios brasileiros e incluir regras que permitam um melhor combate ao crime organizado no país.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ministério Público Federal pede absolvição de Lula e de André Esteves

Imagem mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Douglas Magno/AFP)O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta sexta-feira (1º) a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves numa ação na qual eles foram acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
O órgão entregou à Justiça Federal em Brasília as alegações finais na ação penal, na qual apresenta as conclusões com base nas provas e depoimentos realizados. O MPF diz não ter encontrado evidências de que Lula e André Esteves cometeram o crime de obstrução de Justiça.
Em nota (leia a íntegra ao final desta reportagem), a defesa de Lula avaliou a decisão como "justa", por refletir a "prova da inocência" do ex-presidente. "Lula jamais praticou qualquer ato com o objetivo de impedir ou modular a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró", acrescentou.
À GloboNews, o advogado de André Esteves, Antonio Carlos de Almeida Castro, divulgou a seguinte nota: "O Ministério Público, em um parecer técnico e bem fundamentado, pede a absolvição do André Esteves no processo onde ele foi acusado de obstrução de justiça, aquele em que ele foi preso. A Justiça esta sendo feita."
O processo para investigar Lula e André Esteves foi aberto com base na delação do senador cassado Delcídio do Amaral.
Em 2015, Delcídio foi preso pela Polícia Federal – à época, ele era filiado ao PT e exercia a função de líder do governo Dilma Rousseff no Senado. Ele foi acusado pela Procuradoria Geral da República de oferecer R$ 50 mil mensais a Cerveró para que o ex-diretor da Petrobras não fechasse acordo de delação.
Segundo o MPF:
"Delcídio estava agindo apenas em interesse próprio. E Cerveró estava sonegando informações no que se refere a Delcídio, e não sobre Lula, a quem inclusive imputava fatos falsos, no intuito de proteger Delcídio."
O MPF também pede para a Justiça inocentar André Esteves por verificar em depoimentos que, após Delcídio lhe pedir para pagar Cerveró, o banqueiro não aceitou contribuir.

Imagem mostra o senador cassado Delcídio do Amaral (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
Imagem mostra o senador cassado Delcídio do Amaral (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

Delação de Delcídio
Diante das conclusões às quais chegou na ação penal, o Ministério Público pediu à Justiça que Delcídio perca os benefícios da delação premiada e seja condenado. A avaliação do MPF é que o silêncio de Cerveró interessava somente ao ex-senador.
O MPF alega, também, que os benefícios devem ser retirados por Delcídio ter "mentido sobre fatos que levaram à abertura de ação penal contra sete pessoas".
Além da condenação de Delcídio, o MPF quer punição para o ex-advogado dele Edson Ribeiro; para o empresário José Carlos Bumlai; e para o filho dele Maurício Bumlai.
O órgão também quer condenar Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio, mas sem punição, já que colaborou com provas.
>> SAIBA MAIS ABAIXO O QUE DISSERAM TODOS OS CITADOS
Propina de R$ 4 milhões
Responsável pelo caso, o procurador Ivan Marx explicou que Delcídio queria impedir Nestor Cerveró de contar na delação premiada uma propina de R$ 4 milhões que teria recebido da construtora UTC para abastecer a campanha dele a governador do Mato Grosso do Sul, em 2006.
Para isso, junto com Edson Ribeiro, Delcídio fez que com Cerveró dissesse falsamente a investigadores que a propina seria destinada para a campanha presidencial de Lula.

Repasse de R$ 250 mil
O MPF também entende que Delcídio do Amaral mentiu ao dizer que repassou R$ 250 mil a Cerveró a pedido de Lula.
Com a entrega das alegações finais pelo MPF, o processo entra na fase final. Faltam, agora, as manifestações de cada um dos acusados para o julgamento, a cargo do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.
Versões
Saiba abaixo o que os citados afirmaram:
A assessoria de Delcídio do Amaral enviou a seguinte nota: "Delcídio está tranquilo em relação a isso porque sabe que fez vários depoimentos que corroboram com informações que ele sempre deu e tem certeza absoluta que a colaboração dele sempre foi e sempre será efetiva. Tanto é que tem sido corroborada por outros colaboradores."
O advogado de Diogo Ferreira, Délio Lins e Silva, declarou: "Diogo sempre colaborou com as investigações e a contribuição dele foi efetiva, como o próprio MP reconheceu nas alegações finais. Ele vai tentar o perdão judicial."
Alessi Brandão, advogada de Nestor Cerveró, declarou: "As alegações finais do MP federal corroboram com o que foi dito e com as provas entregues por Nestor Cerveró em seu acordo de colaboração premiada."
A advogada Daniela Megiolaro, que defende José Carlos Bumlai, divulgou a seguinte nota: "A defesa recebeu com surpresa e estranhamento a notícia do pedido de condenação de José Carlos Bumlai, pois as provas produzidas durante o processo demonstraram sua absoluta inocência. Além disso, o próprio Ministério Público reconhece que o ex-senador Delcídio do Amaral é um mentiroso contumaz, tanto assim que opinou pela não aplicação dos benefícios da delação premiada a ele."
O advogado Damián Vilutis, que defende Maurício Bumlai, afirmou: "A defesa ainda vai apresentar as alegações finais e demonstrará a inocência de Maurício Bumlai em relação aos fatos objetos do processo."

O G1 buscava contato com os demais citados até a última atualização desta reportagem.
Íntegra
Leia abaixo a íntegra da nota da defesa do ex-presidente Lula:
O pedido de absolvição formulado hoje, 01/09, pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal nos autos da Ação Penal nº 0042543-76.2016.401.3400 é justo e reflete a prova da inocência do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi coletada especialmente nos depoimentos de 31 testemunhas. Lula jamais praticou qualquer ato com o objetivo de impedir ou modular a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, ao contrário do que constou da denúncia.
A iniciativa do membro do Ministério Público Federal também confirma o que sempre afirmou a defesa do ex-presidente Lula: a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral na parte que incrimina Lula é uma farsa. O próprio Ministério Público Federal, na peça que pede a absolvição de Lula, faz referência à “grotesca versão de DELCÍDIO”, e afirma que, na verdade, “DELCÍDIO estava preocupado apenas com ele mesmo”.
Ao pedir a absolvição de Lula, o procurador da República responsável pela ação penal mostra que os membros do MPF devem atuar em busca da verdade dos fatos e não com fins de perseguição política, como lamentavelmente ocorre no âmbito da Força Tarefa da Lava Jato de Curitiba em relação ao ex-presidente Lula.
Diante do pedido de absolvição do titular da ação penal, o único desfecho possível da ação será o reconhecimento da inocência de Lula.
Marco Nascimento
Teixeira Martins & Advogados
* Colaborou Isabella Formiga, da GloboNews, em Brasília

Fonte: G1
Leia Mais ››

Janot denuncia integrantes do PP por organização criminosa na Petrobras

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a primeira denúncia na corte que aponta integrantes de um partido político, o PP, como participantes de uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.
Janot pediu a condenação de integrantes da sigla, mas como a denúncia está sob sigilo de Justiça, os nomes ainda não se tornaram públicos.
O inquérito no qual foi apresentada a denúncia foi aberto, em março de 2015, para investigar a participação de 39 políticos do PP, PT e PMDB na suposta organização criminosa que atuava na estatal.
Em outubro do ano passado, a pedido de Janot, esse inquérito foi fatiado e as investigações sobre organização criminosa passaram a ser quatro: uma sobre o PP, outra sobre o PT, uma terceira sobre o PMDB do Senado e a quarta sobre atuação do PMDB da Câmara.
A expectativa é que o presidente Michel Temer seja denunciado nesse último inquérito nos próximos dias. Junto com a divisão, Janot pediu a inclusão de mais investigados e ao todo os quatro inquéritos ficaram com 66 alvos.
'Teia criminosa única'
Ao pedir o fatiamento da maior e principal investigação da Operação Lava Jato, Janot afirmou que os partidos PP, PT e PMDB se organizaram internamente para cometer crimes contra a administração pública. Por isso, justificou o procurador, a apuração deve ser dividida para "melhor otimização do esforço investigativo".
Para Janot, o pedido de divisão não muda o fato de que existiu "uma teia criminosa única" na estatal.
"Os elementos de informação que compõem o presente inquérito modularam um desenho de um grupo criminoso organizado único, amplo e complexo, com uma miríade de atores que se interligam em uma estrutura com vínculos horizontais, em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos, e outra em uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes", disse o procurador no pedido.
"Como destacado, alguns membros de determinadas agremiações organizaram-se internamente, valendo-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para cometimento de crimes contra a administração pública", completou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'O melhor para o Brasil é que as coisas fiquem como estão', diz Maia sobre uma nova denúncia contra Temer

Rodrigo Maia, em visita ao Espírito Santo, ao lado do governador Paulo Hartung (Foto: Reprodução/TV Gazeta)O presidente em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ) falou, na tarde desta sexta-feira (1), durante visita ao Espírito Santo, sobre a expectativa de nova denúncia contra o presidente Michel Temer. Para o demista, "o melhor para o Brasil é que as coisas fiquem como estão".
Temer estuda antecipar o retorno da China para o Brasil em razão da possibilidade de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar a segunda denúncia contra ele até quarta-feira (6), segundo apurou o G1.
"Se tivermos que analisar, vamos analisar da mesma forma que a primeira, com toda a isenção, deixando que o Plenário tome da decisão que achar melhor", falou Maia sobre a possível denúncia, em entrevista à TV Gazeta.
Maia explicou que o encontro com Hartung foi por causa de uma preocupação em comum com a situação econômica do Brasil e negou que seja uma questão partidária. O presidente em exercício disse que é preciso fazer uma "reconstrução do Brasil".
"Isso passa por uma mudança na Constituição Brasileira, os gastos primários precisam mudar, e o principal é a previdência pública e privada brasileira. Daí a urgência na reforma, pois senão vamos ter um governo que vai existir para ficar pagando previdência e salário, e olhe lá. Só no próximo ano serão mais R$ 50 bilhões, R$ 60 bilhões com gastos na previdência. Toda previdência brasileira, no regime privado e regime público, comprometiam 48% dos gastos do governo em 2010, nesse ano de 2017 já vai para 56% e em mais cinco anos vai para 70%, o que mostra que vai sobrar quase nenhum recurso para investimentos", declarou.
Visita ao ES
Rodrigo Maia chegou ao Espírito Santo na manhã desta sexta-feira (1). Ele está no estado para inaugurar obras na região Norte do estado e participar de reuniões em Vitória.
A área do aeroporto de Linhares, no Norte do estado, foi isolada para a chegada de Maia. Homens do Exército Brasileiro impediram a entrada da imprensa e algumas autoridades.
Somente carros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram autorizados a entrar.
Por volta das 10h, o helicóptero com o presidente em exercício chegou ao local. Minutos depois, um comboio com vários carros e uma ambulância saiu da área em direção à BR-101, onde ele seguiu viagem para o município de Jaguaré.
Na cidade, ele participou de entregas do governo do Espírito Santo, apesar das obras não terem nenhum investimento do governo federal. São elas uma estrada de 10 km de extensão, que liga Jaguaré à BR-101 e uma praça.
“O governador Paulo Hartung é referência na política de gestão. Receber o convite dele é uma honra, independentemente de ter recursos federais ou não, é uma possibilidade de estar aqui com ele, inaugurando obras, visitando obras no Espírito Santo, e conhecendo um pouquinho mais do governo”, declarou Maia, em entrevista coletiva concedida à imprensa.
Depois, Maia esteve junto ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, na assinatura de uma ordem de serviço para a construção de uma barragem, orçada em R$ 1,5 milhão.
Uma rápida reunião com empresários do setor de rochas ornamentais do estado aconteceu no Palácio Anchieta, por volta das 15h. O governador Paulo Hartung falou que um dos objetivos da vinda de Maia é para conversar sobre as normas que regulamentam esse setor, atividade que tem grande impacto econômico no estado.
Às 17h, Rodrigo Maia deixou ao Palácio Anchieta e seguiu para o Aeroporto de Vitória, para o embarque de volta à Brasilia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bebê morre após ser atingido por paulada durante briga entre irmãos

Nicollas morreu após levar paulada (Foto: Arquivo Pessoal)O bebê Nícollas Rafael de Sousa Siqueira, 2 meses, morreu nesta quinta-feira (31), após ficar ferido durante uma briga que a mãe dele teve com o irmão, em Porto Nacional. O caso aconteceu na última terça-feira (29). A criança estava no colo da mãe e foi atingido pelo pau de uma vassoura. Ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento. Depois, foi encaminhado para o Hospital Geral de Palmas, mas não resistiu.
A Polícia Civil contou que o caso aconteceu por volta das 19h30 de terça-feira. A mãe de Nicollas e o irmão dela iniciaram uma discussão. A informação é que ele pegou uma vassoura para bater na irmã, mas acabou acertando o bebê.
Ao ser atingido, Nícolas desmaiou e foi levado para uma UPA. Por causa do estado de saúde, foi conduzido para o Hospital Geral de Palmas, mas não resistiu. O enterro do corpo ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º). Parentes informaram que a mãe está apavorada e não conseguiu acompanhar o cortejo.
A Secretaria Estadual da Saúde disse que o bebê deu entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP) na última terça-feria com traumatismo craniano.
O tio de Nícollas fugiu e ainda não foi encontrado, segundo a polícia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Menino de 5 anos com câncer no cérebro realiza sonho de ser PM por um dia

Asaph foi recebido por Batalhão da PM, nesta sexta-feira (Foto: Ana Letícia Lima/G1)O menino Asaph Barbosa, de 5 anos, deixou os brinquedos de lado para realizar o sonho de ser policial militar por um dia em Campinas (SP), nesta sexta-feira (1). A criança luta há dois meses contra um câncer no cérebro e foi presenteada com uma farda personalizada durante surpresa realizada pelo 1º Batalhão de Ações Especiais (Baep) no Centro Lucy Montoro, onde faz tratamento.
O garoto foi até a sede do grupo junto ao pai, Bruno Dias Barbosa, em uma viatura adaptada com cadeirinha de transporte e sirenes ligadas. Segundo o tenente-coronel Marci Elber Rezende, em todo o trajeto Asaph se manteve atento às outras viaturas da PM que encontrava pelo caminho.
No local, o menino foi recebido por outros policiais e o cachorro "Pegus", que ficou próximo dele a todo instante nas brincadeiras durante a visita privilegiada. Em companhia dos pais, Asaph conheceu a sala do tenente, onde experimentou a cadeira do posto, visitou o canil e também andou a cavalo com a irmã Deborah, de 3 anos. As crianças também receberam presentes e uma festa.
“Sempre quando aparece na televisão, foto, vídeo, por eu também ter alguns amigos que são policiais, ele sempre diz que também quer. Ele gosta das viaturas, helicópteros e motos. É também a realização de um sonho meu, poder realizar esse sonho dele”, conta o pai, Bruno Dias.

Asaph brinca com o cachorro 'Pegus' (Foto: Ana Letícia Lima/G1)
Asaph brinca com o cachorro 'Pegus' (Foto: Ana Letícia Lima/G1)

De acordo com o pai do garoto, o câncer foi descoberto por acaso, após Asaph cair e machucar a cabeça na creche onde estudava. Durante os exames, os médicos descobriram uma mancha no cérebro e pediram a internação. Dois dias depois, ele passava pela primeira cirurgia. Hoje, Asaph continua o tratamento com radioterapia e quimioterapia, e ele ainda deve durar dois meses.
ONG realiza sonhos
O encontro foi promovido pela ONG Make-a-wish ("faça um pedido"), que tem como objetivo realizar sonhos de crianças de 3 a 17 anos que tenham alguma doença que coloque a vida em risco. O primeiro contato foi feito pela mãe de Asaph, Joice Barbosa, que decidiu escrever uma carta.

O pequeno Asaph na viatura do lado do pai, Bruno Barbosa (Foto: Ana Letícia Lima/G1)
O pequeno Asaph na viatura do lado do pai, Bruno Barbosa (Foto: Ana Letícia Lima/G1)

Na sequência, os voluntários entraram em contato com a família e, durante uma conversa com o menino, descobriram a vontade dele em ser policial militar. “Ele disse que gostava muito de tudo, da farda, do visual dos policiais, então nós tentamos de todos os jeitos realizar esse sonho”, conta a coordenadora de sonhos da ONG em Campinas, Célia Rodrigues Enge.
A mãe da criança se emocionou e disse que a experiência foi mais do que realizar um sonho.
“Hoje eu saio com a sensação de que a gente precisa sempre acreditar no amanhã”, ressalta.

Asaph deixa o Centro Lucy Montoro com o tenente-coronel Marci Elber Rezende  (Foto: Ana Letícia Lima/G1)
Asaph deixa o Centro Lucy Montoro com o tenente-coronel Marci Elber Rezende (Foto: Ana Letícia Lima/G1)

'Abraçamos a causa'
O tenente-coronel Marci Elber Rezende foi quem abriu as portas do Batalhão após contato com a ONG. Ele explicou que a visita das crianças ao local é incomum, e a história emocionou a todos.
“Esse caso específico é bem diferente, até mesmo pelo sonho do garoto, isso nos sensibilizou. Praticamente todos nós aqui temos filhos, então nós abraçamos a causa e estamos fazendo o possível pra deixá-lo o mais feliz possível”, destaca.

Asaph anda a cavalo na sede do Baep, em Campinas (SP) (Foto: Ana Letícia Lima/G1)
Asaph anda a cavalo na sede do Baep, em Campinas (SP) (Foto: Ana Letícia Lima/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

'A faixa que me deram eu não dou', diz drag eleita aluna mais bonita em concurso cancelado no Piauí

Anderson Silva: Após a escolha como aluna mais bonita de uma escola do interior do Piauí e posteriormente o concurso ser cancelado, o estudante Anderson da Silva, 17 anos avisa que não vai devolver a faixa. Ele contou ao G1 que até participaria do desfile de 7 de setembro com a faixa, mas a escolha foi cancelada após comentários da Secretária Municipal de Educação no Facebook.
“A faixa que me deram eu não dou. Se quiserem fazer uma faixa e dar para a segunda colocada e ela pegar o posto pode ficar a vontade. Não fica feio para mim”, disse Anderson da Silva que participou do concurso como mulher e se transformou em Agatha Lorrana. Como drag queen, Agatha foi escolhida a mais bonita da Unidade Escolar José Amável, em Matias Olímpio, cidade a 237 km de Teresina.
Após a escolha a secretária municipal de educação, Sunamita Pinheiro, fez uma postagem em seu Facebook criticando a escolha da escola José Amável. Ao G1, a secretária Sunamita Pinheiro se defendeu e disse que a postagem não foi preconceituosa.
Anderson lamentou o cancelamento do concurso pela diretora da escola e lembrou que na cidade sempre foi muito respeitado. “Foi cancelado tudo. Nunca tinha passado por alguma coisa assim porque aqui é uma cidade pequena, mesmo alguma vezes havendo preconceito e a agressão com palavras”, comentou reconhecendo que ainda há alguns episódios de homofobia que tem de lidar.
Para o estudante todo o episódio do cancelamento foi decepcionante. “Eu ia sair no 7 de setembro com a faixa e tudo mais, mas acabou sendo cancelado. Aqui todo mundo tem muito respeito”, destacou o adolescente. Contudo Anderson da Silva lembrou também que teve muito apoio. “Eu fiquei muito ofendido, mas as pessoas começaram a me apoiar porque fui lá, desfilei, me classifiquei e terminei em primeiro lugar, quando me entregaram a faixa e tudo mais”, afirmou.

Procurada pelo G1 para comentar mais a respeito do cancelamento a diretora da Unidade Escolar José Amável, Rosa Rodrigues, não atendeu às ligações. Mais cedo via assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação foi informado o cancelamento para garantir a integridade de Anderson.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Portar uma espada na rua passa a ser permitido no Texas

O governador Greg Abbott fala no Departamento de Segurança Pública do Texas, na sexta (1º), em Austin (Foto: Drew Anthony Smith/Getty Images/AFP )
Entre as mais de 650 novas leis que entraram em vigor nesta sexta-feira (1º) no estado do Texas, há uma que permite às pessoas maiores de 18 anos portar facas, espadas ou facões de até 14 centímetros pelas ruas sem ter que dar explicações às autoridades locais.
Esta lei, aprovada pela Legislatura texana e assinada pelo governador, o republicano Greg Abbott, significa que as pessoas que portem armas brancas deste calibre pelas ruas não estarão cometendo nenhum crime, como até agora.
No entanto, será proibido usar armas brancas deste tipo em muitos lugares do estado, incluindo bares, escolas, igrejas, aeroportos, prédios governamentais, hospitais, eventos esportivos, prisões e lugares de votações.
Além desta legislação, a partir de hoje fica US$ 100 mais barato tirar um porte de arma no Texas, que baixou sua tarifa de US$ 140 para US$ 40.
"O dinheiro não pode ser o limite para se defender", disse o governador Abbott no momento em que ratificou esta lei.
A Constituição do Texas exige que os legisladores e senadores estatais se reúnam a cada dois anos durante não mais do que 140 dias. Além disso, o governador pode convocar a Assembleia para outras sessões especiais como ele queira, com uma duração limite de 30 dias cada uma.
Outra das medidas agora aprovadas no Texas transforma o envio mensagens de texto enquanto se dirige em um delito menor, com multas que se ficam entre US$ 100 e US$ 200.
Esta lei penaliza o motorista de veículo motorizado que use um dispositivo de comunicação sem fio portátil "para ler, escrever ou enviar uma mensagem" enquanto dirige, segundo o texto da legislação.
Outra lei, que criou preocupação entre as vítimas do recente furacão Harvey e que é hoje uma realidade, é a HB 1774, que reduz as penas que as companhias de seguros enfrentam por pagamentos atrasados se um cliente entrar com um processo.

Os grupos de seguradoras e seus defensores alegam que esta lei, promovida por um legislador republicano, é necessária para controlar o abuso de advogados "depredadores" que provocaram uma tendência crescente a processos sem fundamento sobre danos à propriedade.
Novas leis que também entraram hoje em vigor combatem o ciberassédio, aumentam a proteção nos ônibus escolares e protegem as pessoas da terceira idade ou incapacitados mentais contra as fraudes.
No entanto, duas leis que estavam previstas para entrar em funcionamento hoje foram bloqueadas nas últimas horas por duas cortes federais de San Antonio (Texas) e Austin, capital do Estado.
A primeira delas é uma lei catalogada de "anti-imigrante" e "discriminatória", que pretende acabar com as "cidades santuário" no Texas, aquelas localidades cujas normas protegem os sem documentos da deportação ao não obrigar seus polícias a reportar os sem documentos às autoridades federais.
Esta medida, que era uma das prioridades do governador, foi temporariamente suspensa nesta quinta-feira por um juiz federal, Orlando García, que decidiu bloqueá-la, enquanto estuda a fundo alguns dos seus pontos mais conflituosos.
A outra lei que a Justiça americana mantém em suspenso é uma que limita as opções de aborto uma vez chegado o segundo trimestre da gravidez.
Concretamente, veta os abortos que requerem que os médicos usem instrumentos cirúrgicos para agarrar e retirar o feto do interior do aparelho reprodutivo feminino.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alemanha leva susto da R. Tcheca, mas Hummels garante a vitória e os 100%

A Alemanha segue 100% nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Nesta sexta-feira (1), a equipe do técnico Joachim Löw levou um susto, mas viu Hummels marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre a República Tcheca, fora de casa.

Ao passo que o resultado aproxima a Alemanha da Copa, deixa a República Tcheca praticamente fora do Mundial. Faltando apenas três rodadas, a seleção está sete pontos atrás da Irlanda do Norte, segunda colocada do Grupo C e que estaria avançando para a repescagem. A Alemanha é líder com 21 pontos em sete jogos.

Na próxima rodada, a República Tcheca faz confronto direto com a Irlanda do Norte, fora de casa, na segunda-feira (4). No mesmo dia, a Alemanha enfrenta a Noruega, em casa, podendo garantir a vaga para a Copa do Mundo dependendo de combinação de resultados.

Promessa abre o placar para a Alemanha

A partida mal havia começado quando a jovem promessa Timo Werner abriu o placar para a Alemanha. Aos 4 minutos, o jogador de 21 anos recebeu ótimo passe de Özil dentro da área e tocou na saída do goleiro Vaclík.

Tchecos marcam e assustam a Alemanha

Em um jogo morno, tudo se encaminhava para uma vitória magra da Alemanha. Na primeira grande chegada de perigo, porém, a República Tcheca foi às redes. Aos 33 minutos, Darida recebeu na entrada da área e soltou a bomba para acertar o ângulo de Ter Stegen.

Gol irregular de Hummels mantém 100% alemão

O empate ligava um sinal de alerta na Alemanha, que via sua vantagem para a Irlanda do Norte cair para apenas três pontos. Aos 43 minutos, porém, um gol irregular devolveu a tranquilidade aos alemães.

Depois da cobrança de falta de Kroos, Hummels cabeceou para o fundo das redes tchecas. O zagueiro, porém, estava em posição irregular, mas o árbitro mandou o lance seguir.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Inglaterra goleia Malta, mas vê Eslováquia vencer e manter distância

A Inglaterra não convenceu, mas também não teve dificuldades para derrotar a seleção de Malta nesta sexta-feira (1º). Realizado em Valeta, capital do país localizado no Mediterrâneo, o confronto da sétima rodada do Grupo F das eliminatórias europeias da Copa de 2018 terminou em goleada por 4 a 0 dos ingleses, que marcaram com Harry Kane (duas vezes), Bertrand, Welbeck - três dos gols saíram depois dos 40 minutos do segundo tempo.

O resultado não alterou a situação da seleção inglesa na chave, pois a Eslováquia, segunda colocada, derrotou a Eslovênia por 1 a 0 e foi a 15 pontos, se mantendo a dois da Inglaterra, que tem 17. Com vitória por 3 a 0 sobre a Lituânia, a Escócia subiu para o terceiro lugar, com 11 pontos – mesmo número da Eslovênia, quarta.

Como era de se esperar, o time inglês teve a bola por mais de 70% do jogo, mas teve dificuldades para chegar no gol de Malta. O primeiro tempo terminou sem gols, e no início do segundo os donos da casa deram um susto nos ingleses, quando Schembri arriscou da meia-lua e mandou à direita da meta de Hart.

Dois minutos depois, o ataque da Inglaterra desencantou. Dele Alli recebeu dentro da área, se livrou de três marcadores e acionou Harry Kane. Sozinho dentro da pequena área, o centroavante do Tottenham deslocou o goleiro e mandou para as redes aos 8min, tranquilizando o técnico Gareth Southgate. A apresentação dos britânicos continuou apática mesmo após o primeiro gol, entretanto.

A falta de empolgação da Inglaterra ficou evidente aos 41min, quando Bertrand arriscou da intermediária e fez o segundo, mas não comemorou o feito. Um pouco mais animado que o defensor, Welbeck celebrou com seus colegas ao marcar o terceiro do confronto aos 45min. Ainda teve tempo para mais: Kane recebeu no meio da distraída defesa de Malta e fechou o placar aos 47min.

Dinamarca surpreende Polônia no Grupo E

Líder do Grupo E das eliminatórias, a Polônia foi goleada pela Dinamarca em Copenhague. Os dinamarqueses aplicaram 4 a 0 nos visitantes e chegaram aos 13 pontos, três a menos que os poloneses, líderes da chave com 16, e mesma pontuação que Montenegro, que se manteve em segundo com vitória fora de casa por 3 a 0 sobre o Cazaquistão. Complementando a rodada, a Romênia derrotou em casa a Armênia por 1 a 0.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Ruschel marca primeiro gol após retornar aos gramados, mas Chape é goleada pela Roma

Deixe de lado o placar de 4 a 1 na vitória da Roma sobre a Chapecoense. Na tarde desta sexta-feira, no Estádio Olímpico, Alan Ruschel marcou seu primeiro gol após a tragédia com o avião na Colômbia, em novembro do ano passado. O resto é apenas uma história sobre o amistoso que serviu para dar sequência de jogo para alguns atletas de ambos os lados. Na vitória da solidariedade italiana, o personagem principal foi mesmo o lateral, que jogou no meio de campo, da Chape.


GOL DE ALAN
Aos 10 minutos do segundo tempo, Alan Ruschel marcou seu primeiro gol desde o acidente da Colômbia. Lobont ainda acertou o canto, tocou na bola e quase fez a defesa. O momento foi emocionante. Ao deixar o gramado, o lateral-esquerdo relembrou os companheiros mortos no acidente aéreo.

PRÓXIMOS JOGOS
A Chapecoense volta as atenções para o Brasileirão, onde se encontra na zona de rebaixamento. O Verdão encara o Cruzeiro no dia 10 de setembro, na Arena Condá. Já a Roma enfrenta o Sampdoria, no dia 9 de setembro, pela terceira rodada do Campeonato Italiano.

O PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou morno, sem muitas jogadas criadas por ambos os times. Jogando em casa, a Roma manteve a posse de bola, mas encontrou dificuldades na forte marcação da Chapecoense. Na primeira boa chance, Antonucci parou na boa defesa de Artur Moraes. Na segunda, foi a vez de Grolli salvar, mas com a mão, dentro da área. No pênalti, Florenzi bateu com categoria para abrir o placar. A Chape respondeu e quase chegou ao empate em belo chute de Dodô e em finalização de Alan Ruschel, ambas defendidas por Lobont. Quem chegou ao gol foi a Giallorossi, que ampliou com Perotti, em posição irregular, e fez o terceiro em nova cobrança de pênalti, desta vez com Antonucci.


O SEGUNDO TEMPO
A etapa final foi de pouco futebol, mas de muitas emoções. Alan Ruschel balançou as redes pela primeira vez depois de voltar aos gramados. Em cobrança de pênalti, o lateral marcou o único gol da Chape no jogo e foi muito abraçado pelos companheiros. Um pouco antes, Antonucci aproveitou cruzamento e fez o quarto da Roma na partida. Com muitas substituições, inclusive a de Alan que deixou o gramado muito aplaudido, o jogo não teve mais grandes movimentações.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››