sexta-feira, agosto 25, 2017

Menino de 6 anos é encontrado morto dentro de mala, em Almirante Tamandaré

Um menino de 6 anos foi encontrado morto dentro de uma mala, no fim da manhã desta sexta-feira (25), no bairro Jardim Bonfim, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Segundo a Polícia Civil, uma vizinha confessou o crime e foi presa. Aos investigadores, ela alegou que matou a criança depois de desavenças com mãe dela. A polícia diz que ainda vai investigar o que ocorreu, de fato, entre a vizinhança.

Suspeita cuidava do menino quando a mãe dele ia trabalhar (Foto: Augusto Klein/RPC)
Suspeita cuidava do menino quando a mãe dele ia trabalhar (Foto: Augusto Klein/RPC)

A mulher presa, de 19 anos, cuidava do menino quando a mãe dele ia trabalhar. Ela afirmou que agrediu a criança com pedradas e usou o fio de uma enceradeira para enforcá-la, conforme informações da polícia. A mala com o corpo foi encontrada dentro de um forno, na casa em que a suspeita mora.
O marido da mulher que confessou o crime, de 36 anos, também foi preso, suspeito de participar do crime. Ele já tinha passagem pela polícia pelo estupro da própria filha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Promotoria pede internação provisória de adolescente por agressão a professora em Indaial, SC

Professora Marcia Friggi (Foto: Reprodução/Facebook)A Promotoria da Infância e Juventude de Indaial pediu nesta sexta-feira (25) a internação provisória do adolescente de 15 anos, após o episódio de agressão a uma professora dentro de uma escola de Indaial, na segunda-feira (21). Marcia Friggi, de 51 anos, teve ferimentos no rosto e denunciou a agressão inicialmente nas redes sociais.
Segundo a promotora Patrícia Dagostin, o adolescente se apresentou nesta sexta à promotoria com seu advogado, mas não quis falar sobre a agressão e manteve a versão dada à polícia. "O Ministério Público considera que conduta dele é grave. As fotos revelam como a professora ficou, não bastasse isso, ocorreu dentro do ambiente escolar. Há um histórico de reiteração de agressões", disse a promotora ao G1.
A promotora protocolou o pedido de internação pelo prazo de 45 dias, enquanto não for concluído o processo. Caberá a uma juíza da Vara da Infância e da Juventude de Indaial apreciar o pedido e decidir ou não pela internação. A reportagem procurou o advogado do adolescente, que informou que ainda não havia sido comunicado do pedido, mas classificou a medida como "um ato lamentável que traria consequências irreversíveis".
Histórico de agressões
Ainda de acordo com a promotora, o adolescente é acompanhado desde abril do ano passado, quando agrediu um colega. Em dezembro, foi registrada uma agressão dele contra a própria mãe, com quem mora. Em abril deste ano, foi registrada uma tentativa de agressão contra um representante do Conselho Tutelar, disse Patrícia.
"Foi dado todo aparato de assistência a esse jovem, já havia sido aplicada a prestação de serviço comunitário, por conta da agressão ao colega. A avaliação é de que isso não consegue fazer com que ele pare com os delitos de violência", disse a promotora.
Segundo o advogado Diego Valgas, que defende o adolescente, "nada justifica o pedido de internação provisória". "A internação provisória é prevista em casos extremos, quando nenhuma outra medida seja eficaz, sobretudo em casos de reiteração de condutas criminosas consideradas graves no ponto de vista jurídico. No caso, até a data de ontem o adolescente nunca recebeu qualquer atendimento especial. Nada disso foi lhe oferecido alguma dia. Houve sim uma única medida no passado: trabalho em instituição de caridade,onde, aliás, cumpriu com louvor", afirmou.

"Justificar a omissão do Estado no passado com internação provisória, medida extremamente drástica, seria uma tragédia, um ato lamentável que traria consequências irreversíveis. Não conheço um único adolescente que passou pelo CIP [Centro de Internação Provisória] e saiu de lá uma pessoa melhor. É isso que desejamos? Seria correto tirar um menino da sala de aula e colocá-lo numa verdadeira escola do crime, como qualquer presídio ou CIP? Sou contra qualquer tipo de agressão, e tenho profundo respeito pela classe dos professores", afirmou o advogado.
Inquérito foi concluído
A Polícia Civil concluiu na tarde desta quinta-feira (24) e encaminhou à Justiça o inquérito sobre a agressão à professora. O adolescente de 15 anos deverá responder por lesões corporais. Caso ocorreu na segunda (21) em Indaial, no Vale do Itajaí.
Na segunda, a professora registrou boletim de ocorrência (B.O.), afirmando que foi agredida por um aluno, inclusive com soco, pela manhã. Segundo ela, o caso ocorreu na sala da direção de uma escola de Indaial depois que ela chamou a atenção do estudante.
Mais depoimentos
O delegado responsável pelo caso, José Klock, afirmou que foram ouvidas na tarde desta quinta a diretora e secretária que estavam na sala da direção na hora. "Basicamente, confirmam as agressões conforme havia sido dito pela vítima", disse o delegado.
De acordo com José Klock, o adolescente pode ter que prestar uma medida socioeducativa, como a prestação de um serviço, ou ser apreendido e internado por alguns meses.
A Prefeitura de Indaial afirmou em nota que, após encontro entre a Secretaria de Educação de Indaial e o Ministério Público de Santa Catarina, foi decidido que o aluno será suspenso até a definição do processo.
O adolescente prestou depoimento na quarta (23). "Disse que primeiramente foi ofendido pela professora, a situação foi se agravando, ele perdeu a cabeça e acabou batendo na professora", relatou o delegado. "Se mostrou arrependido, teria não-feito se tivesse pensado um pouquinho mais. Disse que foi um ato impensado, de pura emoção", continuou José Klock.

Fonte: G1
Leia Mais ››

GR denuncia Renan Calheiros, Romero Jucá, Valdir Raupp, Sarney e Garibaldi Alves

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nesta sexta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) quatro senadores do PMDB, dois ex-senadores do partido e mais três pessoas no âmbito da Operação Lava Jato.
Foram denunciados: senadores Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO) e Garibaldi Alves (RN); ex-senadores do PMDB José Sarney e Sérgio Machado (ex-presidente da Transpetro) na Operação Lava Jato; e mais três pessoas - ao todo, são nove acusados.
O G1 procurou as assessorias de Renan, Jucá, Raupp e Garibaldi e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem. O G1 também buscava contato com os demais denunciados.
Todos são acusados em inquérito que apurava inicialmente se Renan Calheiros e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) receberam propina de contratos da Transpetro.
Renan Calheiros já foi denunciado na Lava Jato, mas ainda não há decisão da Corte sobre torná-lo réu; Raupp é réu na Lava Jato; e Romero Jucá foi denunciado, na semana passada, em um desdobramento da Operação Zelotes.
As investigações
As investigações apuram a ocorrência dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
A denúncia ocorre ao final da investigação, quando a PGR entende já ter indícios suficientes ou mesmo provas que indicam o cometimento de crimes pelos investigados.
Caberá, a partir de agora, ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, pedir a defesa prévia de cada um deles antes de redigir um relatório e levar o caso para análise dos outros quatro ministros da Segunda Turma: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Não há data-limite para o exame conjunto da denúncia pelo STF. Se a denúncia for recebida pelo STF, os denunciados se tornarão réus e passarão a responder a um processo penal no Supremo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais dois corpos de vítimas do naufrágio são encontrados no Pará

Mais corpos de mais duas pessoas foram encontrados durantes as buscas na manhã desta sexta-feira (25) aos desaparecidos no naufrágio da embarcação Capitão Ribeiro, no Pará. O barco afundou na noite de terça-feira (22) no rio Xingu, entre Porto de Moz e Senador José Porfírio, no sudoeste do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), o número de mortos chega a 23, há 27 sobreviventes e duas pessoas permanecem desaparecidas.
Os corpos encontrados nesta manhã são de duas crianças, uma menina de aproximadamente oito anos de idade e um menino de cerca de 3 anos. Eles estavam no porão da embarcação, que foi puxada para a superfície por meio de um sistema de mecânica utilizando cabos de aço atrelados a uma balsa da prefeitura local, que ficou ancorada ao lado da embarcação.

 (Foto: )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Odebrecht entrega cinco discos rígidos com programa da propina, diz Procuradoria

O Ministério Público Federal informou ao juiz federal Sérgio Moro que a Odebrecht apresentou “cinco discos rígidos” ligados ao sistema My Web Day, o programa da propina da empreiteira. A cópia, segundo a força-tarefa da Operação Lava Jato, foi extraída por autoridades suíças.

“A empresa Odebrecht S/A, em 8 de agosto de 2017, em cumprimento à cláusula 6ª, inciso I, item ‘e’ do Acordo de Leniência firmado, veio apresentar cinco discos rígidos que informa conterem cópia forense extraída pelas autoridades suíças em servidor hospedado naquele país com dados relacionados ao sistema My Web Day utilizado pelo Setor de Operações Estruturadas, além de cópia dos dispositivos ‘iron key’ pertencentes aos colaboradores Luiz Eduardo da Rocha Soares e Ângela Palmeira Ferreira utilizados para acesso aos seus respectivos usuários do indicado sistema”, relatou a Procuradoria da República, no Paraná.

Segundo a força-tarefa, a empreiteira informou que os discos rígidos “também contêm cópia forense extraída pelas autoridades suíças em servidor hospedado naquele país com dados relacionados ao sistema Drousys, o que não se confunde com a cópia forense que já havia sido fornecida a partir da extração realizada em servidor hospedado na Suécia”.

A defesa do ex-presidente Lula vinha solicitando ao juiz federal Sérgio Moro acesso a essas informações no âmbito da ação penal sobre supostas propinas da Odebrecht ao ex-presidente. Em 13 de julho, o Ministério Público Federal afirmou que não tinha acesso ao sistema nem a cópia dele.

Na quarta-feira, 23, a força-tarefa da Lava Jato informou a Moro que recebeu os discos rígidos “apenas” no dia 8 e que a ação penal não foi instruída com “elementos” do sistema.

“Considerando que o Ministério Público Federal apenas em 8 de agosto de 2017 recebeu os discos rígidos que a empresa Odebrecht S/A informa conterem cópia forense de dados relacionados ao sistema My Web Day, enfatiza-se, mais uma vez, que a presente ação penal não foi instruída com nenhum elemento extraído diretamente pelo Ministério Público Federal do referido sistema My Web Day”, afirmou o Ministério Público Federal.

“Rememora-se que a presente ação penal foi proposta em 14 de dezembro de 2016, mas o Acordo de Leniência firmado entre o Ministério Público Federal e a Odebrecht S/A foi homologado por esse d. Juízo Federal apenas em 22 de maio de 2017. Os procedimentos de colaboração são de natureza dinâmica, impondo à colaboradora a apresentação de elementos de corroboração na medida em que são obtidos ou se tornam disponíveis, valendo destacar que a Secretaria de Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República está procedendo ao levantamento e à identificação do material entregue.”

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Soldados do Iraque encontram 500 corpos em duas valas

O Comando das Operações Conjuntas do Iraque anunciou nesta sexta-feira (25) que soldados do país encontraram duas valas comuns, com pelo menos 500 corpos, na comarca de Badush, a oeste da cidade de Mossul, principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país até julho deste ano.

Em comunicado, o órgão explicou que os corpos pertencem a presos da prisão de Badush, que teriam sido executados pelos jihadistas quando o grupo radical conquistou a cidade em 2014. Segundo a nota, os soldados encontraram 30 corpos em uma das valas e 470 na outra. As autoridades do Iraque ainda desconhecem as identidades das vítimas.

O comandante das operações militares na província de Ninawa, cuja capital é Mossul, general Nayem al Yaburi, explicou à Agência Efe que uma comissão de especialistas vai analisar os DNAs dos restos mortais encontrados e que os resultados serão anunciados em breve.

O Iraque está realizado uma ofensiva conjunta na comarca de Tel Afar, vizinha de Badush, a última controlada pelo EI em Ninawa.

Fonte: Agência EFE
Leia Mais ››

Prefeitura de Macau negocia com MP os atrasados da gestão anterior

O prefeito do município de Macau, Túlio Lemos, foi até a comarca do município para realizar um acordo com o judiciário para o pagamento de uma dívida superior R$ 2 milhões de salários atrasados da gestão anterior.

O chefe do executivo municipal se reuniu com a Juíza da Vara Cívil, Larissa Almeida Nascimento, e chegou a um acordo com o Judiciário para o parcelamento da dívida. Os servidores ativos e aposentados vão receber os atrasados em 16 parcelas, a partir de 30 de novembro. Participou também a promotora de Justiça, Isabel Siqueira.

MACAU

Tulio Lemos lembrou que ao assumir a prefeitura no mês de janeiro a dívida era perto de R$ 5 milhões. “Nos primeiros seis meses da nossa gestão foram pagos mais de 50% dessa dívida e fizemos isso chamando as categorias para um acordo, sem que os servidores precisassem procurar seus direitos na Justiça e no Ministério Público”, lembrou o prefeito.

A audiência foi um desdobramento da Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público na Justiça, que pedia o bloqueio de receitas da prefeitura para o pagamento da dívida de salários dos meses de novembro e dezembro de 2016.

O prefeito destacou a postura da Juíza em buscar um entendimento com o Executivo e o Ministério Público, beneficiando o coletivo e ajudando a manter o equilíbrio financeiro da administração, diante do cenário de frustração de receitas.

Os pagamentos ocorrerão de forma intercalada, entre servidores ativos e inativos, iniciando por estes últimos e o município se comprometeu a amortizar a dívida a qualquer momento, com recursos que advenha de execuções que tramitam na Justiça.

Participaram também da audiência, o Secretário de Administração e Finanças, Fagner Teodósio, a Procuradora do Município, Juliana Perez, o Sub-Procurador, Luiz de Freitas, Presidente da Macau Previ, Raimundo Peni e a advogada Mariana Barreto, representando o Fundo de Seguridade Social do Munícipio.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Estudante de medicina morre após bater carro em poste na RN-288

Estudante de medicina morre em acidente de carro na RN-288 (Foto: Divulgação PM)
Um estudante de medicina morreu ao bater o carro contra um poste no início da tarde desta sexta-feira (25) na RN-288, entre Caicó e Jardim de Piranhas, região Seridó potiguar. O motorista foi identificado pela Polícia Militar como Felipe de Lima Fernandes, de 23 anos.
De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 12h20. O jovem estava sozinho no carro modelo Celta de cor vermelha. A colisão foi lateral, justamente na porta do motorista.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e o Corpo de Bombeiros foram acionados ao local, mas constataram a morte do jovem.
Ainda segundo a Polícia Militar, ele fazia o curso de medicina na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, e seguia para Apodi, onde morava sua família.
A polícia acredita que o jovem perdeu o controle do carro e saiu da pista, mas não soube explicar como isso aconteceu, já que o trecho não tem curva acentuda nem condições de estrada que poderiam facilitar o acidente. O caso será investigado.

Acidente aconteceu por volta das 12h20 na RN-288  (Foto: Divulgação/ PM)
Acidente aconteceu por volta das 12h20 na RN-288 (Foto: Divulgação/ PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente é assassinado a tiros na Zona Oeste de Natal

Um adolescente de 17 anos, identificado como Everton Simões de Oliveira, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (25) no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. A Polícia Militar disse que não há pistas do assassino nem da motivação do crime.
Ainda de acordo com a PM, o rapaz caminhava pela Rua Nossa Senhora do Rosário quando foi surpreendido pelos disparos. No entanto, testemunhas não souberam relatar quem atirou, como o criminoso se aproximou nem como fugiu.
Buscas ainda foram feitas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.
Violência
Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa as mortes violentas no estado – Natal tem 412 homicídios registrados entre o dia 1° de janeiro e esta quinta-feira, dia 24. Neste mesmo período, em Felipe Camarão, foram 34 assassinatos – o que torna o bairro o mais violento da Zona Oeste. Em toda a capital, ele é o segundo. O primeiro é Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte, com 53 homicídios.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio destrói parte do observatório do DCTA em São José dos Campos

Incêndio na cúpula começou por volta das 14h30 (Foto: Arquivo Pessoal)Um incêndio destruiu parte do prédio do observatório astronômico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica em São José dos Campos nesta quinta-feira (25).
Segundo os bombeiros, eles foram acionados por volta das 14h30 para conter as chamas que teriam começado na cúpula do prédio. Eles conseguiram combater o fogo, mas boa parte do local foi consumido. Ninguém ficou ferido.
O prédio fica dentro do Centro de Tecnologia Aeronáutica (CTA), no Jardim da Granja. Ele abriga telescópios para observações abertas ao público. No entanto, o espaço estava fechado ao público para uma manutenção, segundo o DCTA. Funcionários relatam que o espaço está em reforma há cerca de 30 dias e a estimativa era de que os trabalhos seguissem por mais cerca de 15 dias.
Por nota, o DCTA informou que o incêndio danificou parte da cúpula e que as causas das chamas serão apuradas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

App da CNH digital está disponível para demonstração e prevê mais funções

Versão divulgação da CNH digital com QR-Code (Foto: Reprodução)
Versão divulgação da CNH digital com QR-Code (Foto: Reprodução)


O aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) já está disponível em uma versão demonstração para smartphones Android, onde é possível visualizar frente e verso de uma carteira fictícia.
Além disso, o aplicativo já vem com algumas funções extras como a funcionalidade que permite "exportar" e compartilhar o arquivo da carteira (por e-mail e até whatsapp) para usar em situações que exigem um documento autenticado.
No futuro, o motorista também poderá conferir no aplicativo a pontuação de infrações cometidas e ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer, segundo informou o Ministérios das Cidades.

Documento 'exportado' com autenticação eletrônica (Foto: Reprodução)
Documento 'exportado' com autenticação eletrônica (Foto: Reprodução)

O app final chegará às lojas em 30 de setembro, quando o estado de Goiás começará a cadastrar os usuários em um projeto-piloto, de acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A carteira digital será implantada nos demais estados de forma gradual até fevereiro de 2018, quando todos os Detrans devem estar obrigatoriamente aptos a emitir a CNH-e, quando solicitado.
Ainda não há definição sobre o custo do documento virtual, já que esta definição cabe a cada Detran estadual.

VEJA PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CNH DIGITAL
Quando começa a valer?
Até 1º de fevereiro de 2018 todos os Detrans devem estar aptos a emitir a versão digital.
O que é preciso para tirar?
A CNH digital deverá ser obtida por meio de um aplicativo, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android) a partir de fevereiro próximo.
Após baixar o aplicativo, o motorista terá que optar entre usar um certificado digital (pago), para fazer todo o processo pela internet, ou ir até um posto do Detran para se cadastrar.
É preciso fazer cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois disso, o usuário fará o "login" no aparelho que utilizará a CNH digital. Neste primeiro acesso, será gerado um PIN (código) de segurança, criado para poder visualizar os documentos.
A CNH-e só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos que existe nas carteiras de habilitação emitidas desde maio último.

Imagens do aplicativo da CNH-e (Foto: Reprodução)
Imagens do aplicativo da CNH-e (Foto: Reprodução)

Quanto custará? Quem tem a CNH impressa terá de pagar para ter a digital?
O Denatran diz que a cobrança de possíveis taxas para emissão da CNH digital ficará a cargo dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). São eles que determinam atualmente os valores das taxas da CNH impressa, que variam de estado para estado.
O Detran-SP afirmou que ainda não tem nenhuma definição sobre cobrança do documento digital.
E se eu quiser a CNH impressa?
A CNH-e será opcional, para quem tiver interesse em ter o documento no smartphone. A carteira impressa continuará a ser emitida normalmente nos padrões atuais.

Carteira Nacional de Habilitação continuará a ser impressa (Foto: G1 )
Carteira Nacional de Habilitação continuará a ser impressa (Foto: G1 )

É preciso ter certificado digital?
Não é obrigatório, diz o Denatran. O certificado digital, que é uma assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física, e possibilita realizar operações pela internet, vai permitir que todo o processo de obtenção da CNH digital seja feito onde o motorista estiver.
Caso contrário, ele terá de ir até o Detran.
O certificado digital é pago e oferecido por entidades credenciadas, como os Correios e a Serasa. Em ambos, o pacote de 1 ano do certificado digital custa R$ 164. Os Correios também oferecem o serviço por 36 meses por R$ 267.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que desenvolve o sistema da CNH digital, também oferece certificados digitais. Com válidade de 1 ano, o preço é de R$ 145, enquanto para 36 meses é de R$ 220.
"Para a maioria das pessoas, eu duvido que vai valer a pena comprar um certificado digital por R$ 200 ou mais (incluindo custo do cartão e leitor) só para fazer o pedido dessa CNH. Talvez a melhor maneira de tratar desse assunto é: quem já precisa de e-CPF para suas atividades (como alguns empresários, advogados, contadores) vai ter a opção de emitir e bloquear a CNH digital sem ir ao Detran", aponta Altieres Rohr.

Imagens do aplicativo da CNH-e (Foto: Reprodução)
Imagens do aplicativo da CNH-e (Foto: Reprodução)

É segura? E se roubarem meu celular?
O Ministério das Cidades afirma que há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento.
A autenticidade da CNH digital poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor (Detrans) ou com a leitura de um QRCode, mas isso não quer dizer que será preciso ter sinal de internet para acessar o documento.
Mas sempre será necessária uma senha de 4 dígitos para abrir CNH digital, diz o Serpro.
Caso o smartphone com a CNH digital seja roubado, o usuário deverá bloquear o documento. Se tiver o certificado digital, ele poderá entrar no Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio remoto. Caso contrário, terá que ir até algum posto do Detran.
"É positivo. Se eles baixam demais a segurança no bloqueio, por exemplo, alguém que rouba sua senha poderia invalidar sua CNH digital enquanto você está numa viagem e te causar uma série de problemas. Então, faz sentido que esse tipo de solicitação exija uma segurança adicional", diz Altieres, especialista em defesas contra ataques cibernéticos.
E se não tiver sinal de internet ou wi-fi onde o guarda pedir minha CNH?
Não há problema. De acordo com o Denatran, será necessária conexão com a internet somente no primeiro acesso, depois, a CNH estará disponível off-line. O acesso é feito com uma senha de 4 dígitos, afirma o Serpro.

Qual a multa para quem esquece a CNH?
Quem tem habilitação, mas não está com o documento ao dirigir, comete infração leve, com multa no valor de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira. O veículo fica retido até a apresentação do documento.
Multa para quem esquecer a CNH vai acabar?
Existe um projeto que extingue a multa para quem esquecer a CNH, mas ele ainda está tramitando no Congresso.
Ele foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados no mês passado, em caráter conclusivo, e deveria seguir para o Senado. Mas foi apresentado um recurso, pedindo que a proposta seja analisada no plenário. Até a última quinta-feira (27), esse recurso ainda estava na Mesa Diretora da Câmara, para ser apreciado.
Além de passar na Câmara e no Senado, o projeto precisará também da sanção do presidente Michel Temer para valer.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bombardeio aéreo no Iêmen deixa mortos

Nove pessoas, incluindo crianças, morreram em um bombardeio aéreo nesta sexta-feira (25) em um bairro residencial da capital do Iêmen, Sanaa. Os bombardeios destruíram dois edifícios, informaram testemunhas.
Os ataques aconteceram no bairro Fakh Attan, zona sul da capital.
O Iêmen é cenário de uma guerra entre os rebeldes huthis, aliados das forças leais ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh, e as tropas governamentais do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, reconhecido pela comunidade internacional.
Desde março de 2015, o conflito deixou 8.400 mortos e 48.000 feridos, incluindo muitos civis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataques de rebeldes muçulmanos em Mianmar deixam mais de 70 mortos

Guarda patrulha fronteira no estado de Rakhine, em Mianmar, em imagem de arquivo de 14 de julho  (Foto: Esther Htusan/ AP)Ataques de muçulmanos rohingyas (imigrantes bengaleses) contra vários postos de fronteira na região oeste de Mianmar deixou ao menos 71 policiais e rebeldes mortos nesta nesta sexta-feira (25). Os confrontos no estado de Rakhine é o mais violento dos últimos meses.
De acordo com o balanço publicado pelos serviços da conselheira de Estado Aung San Suu Kyi, 12 membros das forças de segurança e 59 "terroristas" rohingyas morreram nos ataques.
O termo "rohingya" é tabu em Mianmar, onde eles são considerados imigrantes do vizinho Bangladesh e por isto são chamados de "bengaleses" neste país de maioria budista, marcado pela influência de monges radicais que denunciam os muçulmanos como uma ameaça.
Estes são os confrontos mais violentos em vários meses na região do estado de Rakhine, que é cenário de grande tensão entre muçulmanos e budistas.
No estado vivem dezenas de milhares de rohingyas, uma minoria muçulmana vítima de fortes discriminações em Mianmar. Eles não têm acesso a hospitais, escolas nem ao mercado de trabalho.
Mais de 20 delegacias de polícia foram atacadas por 150 rebeldes rohingyas na manhã de sexta-feira, de acordo com o governo civil de Aung San Suu Kyi.
O general Min Aung Hlaing destacou que "os combates prosseguiam" nesta sexta-feira na região de fronteira com Bangladesh, principalmente ao redor das delegacias de polícia das cidades de Kyar Gaung Taung e Nat Chaung. Os rebeldes roubaram armas em várias delegacias, disse o militar.
O modus operandi se parece com o utilizado em uma série de ataques letais contra postos de fronteira em outubro de 2016.
Após os confrontos, milhares de rohingyas fugiram para o vizinho Bangladesh e denunciaram que o exército cometeu estupros coletivos, torturas e assassinatos em massa.
Várias delegacias atacadas nesta sexta-feira permaneciam cercadas várias horas depois, segundo fontes policiais.
"A situação é complicada. Os militares devem enviar reforços", afirmou o chefe de polícia de Buthidaung, perto da área mais afetada.

O governo birmanês mencionou "a coincidência dos ataques com a publicação do relatório final" da comissão liderada pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan sobre a situação no estado de Rakhine.
A comissão estimulou o governo a dar mais direitos aos rohingyas, para evitar uma "radicalização".
A situação é particularmente difícil para os 120 mil muçulmanos que vivem nos acampamentos de deslocados no estado de Rakhine, de onde poucos podem sair, graças a salvo-condutos.
Após os confrontos de 2016, o exército intensificou as ações na região, incendiando vilarejos e obrigando os rohingyas a fugir para Bangladesh.
Não está muito quais grupos rohingyas participam nos ataques, mas muitos alegaram pertencer ao Arakan Rohingya Salvation Army (ARSA), que afirma organizar a insurreição a partir das montanhas de May Yu, norte do estado de Rakhine.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Startup do Paraná cria sistema para o pagamento de dízimo com cartões de débito e crédito

Sistema já foi apresentado para vários sacerdotes no país, incluindo o Padre Antônio Maria (Foto: Divulgação)Três amigos de uma cidade no sudoeste do Paraná lançaram em maio deste ano um sistema que promete facilitar a cobrança do dízimo em igrejas por todo o país. O Dízimo Fiel permite que o pagamento da ajuda de manutenção das paróquias seja feito com cartões de débito e crédito.
De acordo com um dos fundadores da startup, Marcos Nonemacher, a ideia surgiu há cerca de dois anos, quando eles trabalharam ajudando uma paróquia em Dois Vizinhos, cidade onde moram. Durante uma quermesse, eles perceberam que havia dificuldades para controlar o dinheiro que entrava e saía e também a emissão de comprovantes de pagamento para os frequentadores da festa.
Os amigos, então, passaram a desenvolver o projeto não só para a paróquia que frequentavam, mas também para outras igrejas. Segundo Nonemacher, o processo é mais seguro, pois os pagamentos caem direto nas contas bancárias das instituições, sem intermediários. "Antes, no processo manual, o dinheiro passava por várias mãos. Ficava a dúvida se chegava de fato à igreja", diz.
O sistema funciona de forma simples. As igrejas recebem uma máquina para fazerem as transações com cartões de crédito e débito. A empresa também fornece também um sistema para identificar quem fez os pagamentos e gerenciar a entrada e saída do dinheiro dos fieis.
Segundo Nonemacher, as instituições recebem os valores integrais dos pagamentos, com desconto apenas da taxa de manutenção cobrada pelas operadoras de cartões. A startup é remunerada mensalmente pelas igrejas, para garantir o suporte ao sistema.
"Algumas pessoas acham que é uma solução para enganar o povo. É justamente o contrário, surgiu da própria comunidade. Dá mais transparência ao processo. Como está todo mundo ressabiado com esses casos de corrupção, eles [fieis] viram isso como uma coisa boa", diz Nonemacher.
Atuação em 12 estados
Atualmente, a empresa atua apenas com a Igreja Católica e já tem clientes em 12 estados brasileiros. A startup recebe incentivos da prefeitura de Dois Vizinhos e funciona na Incubadora Tecnológica Sudotec, que fica na cidade. A expectativa dos sócios é de recuperar o investimento em um prazo de três a cinco anos.

Nonemachar diz que muitos párocos têm apoiado a iniciativa. Ele afirma que nas próximas semanas um projeto piloto com o uso do Dízimo Fiel deve ser aplicado nas igrejas da Arquidiocese de Curitiba. "Está acontecendo uma mudança do dinheiro em espécie para as moedas digitais. A Igreja tem que se adaptar à essa nova realidade", acredita.
Membro de paróquia elogia sistema
Na Paróquia Santo Antônio de Pádua, onde tudo começou, o sistema funciona há cerca de um ano. O coordenador do conselho pastoral, Leandro Brum, diz que, antes do sistema, a igreja anotava todas as entradas e saídas de dinheiro com papel e caneta.
Segundo ele, nunca houve um caso de corrupção que tenha sido descoberto, mas que agora essa possibilidade fica quase nula. "A gente também não sabe [se houve desvios]. Quando você não tem o controle, não sabe o que acontece de fato", conta Brum.
Com o novo sistema, os relatórios da gestão financeira ficam prontos em alguns minutos. "Eu vejo que a grande vantagem disso tudo foi a questão da organização, o controle de tudo. É muito fácil. Você clica em um botão e tem um relatório de tudo o que está acontecendo", afirma.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Herdeiro da Samsung é condenado a cinco anos de prisão

Um tribunal da Coreia do Sul condenou nesta sexta-feira, 25, o bilionário Lee Jae-yong, herdeiro da Samsung, a cinco anos de prisão por crimes como corrupção, desfalque, ocultação de recursos no exterior e lavagem de dinheiro.

A revelação de que Lee tentou corromper a então presidente Park Geun-hye acelerou o processo que levou ao impeachment dela, no início deste ano.

O objetivo de Lee ao oferecer propina era conquistar o apoio de Park para uma operação que ampliaria seu poder sobre o conglomerado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Globo vence Fluminense de Feira e se garante na Copa do Nordeste

O Globo voltou a campo na noite desta quinta-feira, 24, e conseguiu a vitória diante do Fluminense, da Bahia, no jogo da volta da fase preliminar da Copa do Nordeste 2018. O placar no estádio Barrettão foi de 2 a 0.

Os gols da vitória foram marcados por Glaucio, logo aos dois minutos do primeiro tempo, e por Erick.

O Globo agora concentra todas as suas atenções para o jogo do próximo domingo, 27, no qual decidirá a vaga às finais do Campeonato Brasileiro da Série D diante do Juazeirense, outro clube da Bahia.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Suspeito de assalto a Van de estudantes entre Mossoró e Assu é preso pela PRF

Por volta das 18h20 desta quinta-feira 24 de agosto, a Policia Rodoviária Federalo foi informada via telefone sobre um assalto a uma Van que faz o transporte de estudantes de Assú para Mossoró, no km 82 da BR 304, próximo ao posto de combustível de "Zé da volta". Uma equipe da PRF se deslocou ao local informado e constatou o fato. De acordo com os estudantes, o veículo seguia no sentido a cidade de Assu, quando foi obrigado a parar devido ao um pneu que furou.
Quando o motorista já fazia o conserto da pane, todos foram surpreendidos por três homens que saíram do matagal com armas longas e anunciaram o assalto. 

Foram recolhidos todos os celulares dos alunos. Há suspeita de que os bandidos espalharam objetos perfurantes sobre a pista para forçar o veículo a parar.
Após diligências na região, os policiais rodoviários federais localizaram, em uma casa dentro do mato, um jovem identificado como Ítalo Lucas da Silva de 28 anos, suspeito de ser um dos assaltantes. 

Foram feitas buscas na residência, mas nada foi encontrado. Contudo, as vítimas reconheceram o homem como sendo um dos envolvidos no assalto.
Diante das circunstâncias o suspeito foi preso e encaminhado à delegacia de policia civil de plantão de Mossoró, para os procedimentos cabíveis. Ítalo Lucas foi autuado em flagrante pelo crime de rou com concurso de pessoas e encaminhado a Cadeia Pública onde estaá a disposição da Justiça.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Assessores de Robinson Faria são liberados da prisão em Natal

Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte (Foto: Thyago Macedo/G1)
Foram liberados na manhã desta sexta-feira (25) os servidores Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis, presos no dia 15 de agosto pela operação 'Anteros'. Eles são ligados ao governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), investigado por suspeita de envolvimentos em desvios de recursos da Assembleia Legislativa do Estado. Adelson e Magaly teriam tentado obstruir as investigações.
Magaly foi liberada da ala feminina do Complexo Penal João Chaves, na Zona Norte da capital potiguar por volta das 9h30. Procurada, a defesa da servidora confirmou a informação. Adelson ainda está detido no Comando do Policiamento do Interior (CPI) da Polícia Militar aguardando chegar a comunicação da Justiça.
Ambos foram presos temporariamente por cinco dias e tiveram a prisão prorrogada por decisão do STJ. De acordo com o Ministério Público Federal e a própria PF, havia necessidade de ouvir Magaly e Adelson sobre as provas coletadas durante os mandados de busca e apreensão, entre elas cheques assinados pelo chefe do Executivo.
Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis são assistentes de confiança do governador. A primeira é servidora na Assembleia Legislativa desde 1987, nomeada a convite de Robinson quando ele ainda era deputado estadual. Antes, Magaly trabalhava como secretária na empresa da família do governador. Adelson é advogado e estava lotado no gabinete do governador.
Segundo a PF, a investigação mira "manobras ilegais" para impedir investigações sobre desvio de recursos públicos por meio da inclusão de funcionários fantasmas na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do estado desde 2006. Robinson é suspeito de ser o beneficiado dos desvios.
Segundo delação de Rita das Mercês, ex-procuradora da ALRN, o governador recebia R$ 100 mil por mês, enquanto era presidente do Legislativo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem é perseguido e morto a tiros em Nísia Floresta, RN

Um jovem de 20 anos, identificado como Vitor Ruy, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (24) na comunidade do Golandim, em Nísia Floresta, município da Grande Natal. Ninguém foi preso.
Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 21h40. Testemunhas relataram que o rapaz estava em uma motocicleta, momento em que foi perseguido por dois homens que também estavam de moto. Os criminosos atiram três vezes nas costas da vítima. Baleado, Vitor perdeu o controle do veículo, bateu no meio-fio e já caiu morto.
Ainda de acordo com o relatório da PM, ainda que não há pistas dos assassinos nem da motivação do crime.
Violência
Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa as mortes violentas no estado – Nísia Floresta tem 40 homicídios registrados entre o dia 1° de janeiro e esta quinta-feira, dia 24.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sargento da PM leva tiro ao reagir a assalto em praia do RN; após troca de tiros, dois criminosos morrem

Corpo de um dos assaltantes foi encontrado na manhã desta sexta (25) no quintal de uma casa na praia de Santa Rita (Foto: Marksuel Figueredo/Intert TV Cabugi)Um sargento da Polícia Militar foi baleado na perna ao reagir a um assalto na noite desta quinta-feira (24) em um mercadinho na praia de Jenipabu, no litoral norte potiguar. Socorrido, ele passa bem. Enquanto o sargento era levado ao hospital, uma equipe da PM conseguiu armar uma emboscada para prender os criminosos – o que resultou em uma troca de tiros na praia de Santa Rita. Dois criminosos morreram.
As praias de Jenipabu e Santa Rita ficam em Extremoz, município da Grande Natal.
Segundo informações do 4º Batalhão da PM, o sargento não estava de farda, mas estava armado. Por volta das 23h, três criminosos chegaram ao mercadinho e anunciaram o assalto. O sargento reagiu e entrou em luta corporal com um dos bandidos. Baleado na perna, o policial foi socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.
Ainda de acordo com a PM, testemunhas disseram ter visto um táxi deixar os assaltantes no mercadinho. Os policiais que atenderam a ocorrência fizeram buscas e localizaram o veículo na praia de Santa Rita. Com a ajuda do taxista, os policiais armaram uma emboscada e ficaram esperando os assaltantes.
Quando o trio apareceu, próximo a um morro, houve troca de tiros. Ferido, um dos criminosos foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu a caminho do hospital. Os outros dois conseguiram fugir pelo morro. Já na manhã desta sexta (25), moradores da região encontraram o corpo dos assaltantes. Os dois mortos ainda não foram identificados.
O taxista foi levado e ficou à disposição da Polícia Civil na Central de Flagrantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente de 16 anos é executado com quinze tiros na grande Natal

Um adolescente de 16 anos Identificado como José Andriê dos Anjos Silva foi morto a tiros dentro de casa, na noite desta quinta-feira (24), na rua Praia de Santa Rita, em Nova Parnamirim, região da grande Natal. Uma segunda vítima também foi baleada e socorrida para o pronto socorro Clóvis Sarinho.

De acordo com a delegada da DHPP Jamile Alvarenga o adolescente estava ameaçado de morte. "Ele saiu da cidade de Currais Novos há um mês para morar em Natal por causa de ameaças de morte que vinha sofrendo. A irmã do menor relatou que ele já foi apreendido, mas não quis comentar o motivo", disse.

Ainda segundo Alvarenga dois homens em uma moto foram os autores do crime com características de execução. A perícia preliminar apontou cerca de 15 tiros efetuados contra José que atingiram todo o corpo. O outro homem baleado continua sob cuidados médicos em estado grave.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Polícias Civil e Militar fazem operação de combate ao tráfico de drogas na Zona Leste de Natal

Material apreendido foi levado para o Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)Uma operação conjunta, realizada pelas polícias Civil e Militar, cumpriu onze mandados de busca e apreensão em combate ao tráfico de drogas na Zona Leste de Natal. A ação foi realizada na comunidade do Paço da Pátria.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, foram apreendidas uma quantia ainda não pesada de drogas e uma arma de fogo. O material foi levado para o Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil.
Ninguém foi preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Boca de fumo em Assú tinha até câmeras monitorando a chegada da policia

Imagem
No final da manhã de ontem, 24 de agosto, a equipe de Policiais Civis, com o apoio do Grupo Tático Operacional de Assú, prenderam em flagrante, Estevão Francisco Dantas Neto de 24 anos de idade, acusado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

O local, no Buraco D’Água, no bairro Vertentes, já estava sendo monitorado e na manhã de ontem, quando a polícia checava a denúncia, a dono da casa utilizada para vender drogas e o traficante Estevão, tentaram fugir pelo matagal, deixando para trás tudo que havia dentro da residência; 01 espingarda de fabricação artesanal, 11 porções de Cocaína, 17 trouxinhas de Maconha e 21 de Crack, além de diversos outros objetos possivelmente negociados na venda da droga, destacando o sistema de monitoramento que permitia aos traficantes observarem de dentro de casa, tudo que acontecia na rua, inclusive a aproximação da polícia.

Estevão Francisco Dantas Neto, foi alcançado e preso pela equipe do GTO, mas segundo o Delegado Dr. Tony Cidrgeton, o “dono da boca”, conseguiu escapar. O delegado acredita que a prisão do responsável pelo ponto será uma questão de tempo.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

HB-20 roubado é localizado pela Polícia Militar dentro de residência abandonada no Alto da Pelonha

Policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e da Rádio Patrulha 1204 do 12º BPM, recuperaram nesta quarta feira, um carro HB20 de cor branca que havia sido roubado em Mossoró. 

O veículo estava escondido no interior de uma casa abandonada no Alto da Pelonha e depois de um cerco no local as equipes conseguiram recuperar o veículo. 

Na casa não havia ninguém, somente o carro, que estava com as placas clonadas e que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Plantão para realização dos procedimentos cabíveis.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Oito comarcas do interior do RN serão fechadas pelo Tribunal de Justiça

Dos 14 desembargadores presentes, 13 foram a favor da agregação das comarcas, no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Oito comarcas do interior do Rio Grande do Norte consideradas pouco produtivas vão ser fechadas. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Estado. As cidades afetadas com a mudança são as de Pedro Avelino, Poço Branco, Taipu, São Rafael, Afonso Bezerra, Serra Negra do Norte, Janduís e Governador Dix-sept Rosado.
É uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determina que as comarcas, que nos últimos três anos não ultrapassaram a média anual de 439 processos, devem ser fechadas. O assunto já foi discutido no TJ e votado mais de uma vez. Dos 14 desembargadores presentes, 13 foram a favor da agregação das comarcas. O único voto contrário foi do desembargador Cláudio Santos.
Moradores de alguns municípios do interior do RN estiveram no TJ e acompanharam a audiência que discutia a mudança nas comarcas que vão deixar de existir.
Pablo Henrique, que faz parte do movimento estudantil de Governado Dix Sept Rosado, cidade do Oeste potiguar, falou sobre o prejuízo com a mudança da comarca para Mossoró. “Vai afetar no prejuízo social, porque não vai ater aquele acesso à Justiça, vai ser um braço da justiça que não vai estar lá. Existem comunidades que ficam a 50 quilômetros do Centro de Governador Dix-sept Rosado, algumas até 70. Se a gente for levar em conta à distância até Mossoró que é a comarca onde vai ficar o termo, são 87 quilômetros. Ida e volta vai ficar 174 quilômetros pra se deslocar uma população predominantemente rural e pobre” lamentou o jovem.
O desembargador Cornélio Alves explicou que o TJ está cumprindo uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Depois da gente fazer um estudo em todas as comarcas do estado, oito não atingiram a meta, por isso houve essa agregação, cumprindo uma determinação do CNJ”, argumenta. De todo modo, para o desembargador os moradores das cidades que terão as comarcas fechadas serão prejudicados.

A resolução inicial foi aprovada no dia 9 de agosto. O Tribunal de Justiça tem um mês para começar a implantar as mudanças, que devem acontecer em uma comarca por vez. Caso os municípios superem a marca de 439 processos por ano, as comarcas devem ser reabertas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Silval Barbosa entrega ao MPF imagens de políticos recebendo dinheiro

O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) entregou ao Ministério Público Federal vídeos que mostram políticos do estado de diversos partidos recebendo dinheiro vivo. A TV Globo teve acesso às imagens com exclusividade.
Segundo Silval Barbosa, as gravações foram feitas pelo então chefe de gabinete Silvio Cesar, que, segundo o ex-governador, era quem entregava o dinheiro. O dinheiro, segundo o ex-governador, era de esquemas de propina no estado.
A delação premiada de Silval Barbosa foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 9. O ex-governador foi preso em 2015 pela Operação Sodoma e é suspeito de chefiar uma organização criminosa que cobrava propina de empresas em troca de incentivos fiscais. Em junho, Barbosa começou a cumprir prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica.
Nas imagens, o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) aparece recebendo maços de dinheiro e os colocando nos bolsos do paletó. Um dos maços chega a cair no chão, e Pinheiro se abaixa para pegar.
Em outro vídeo, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) recebeu o dinheiro em uma caixa de papelão. Já o então deputado estadual Hermínio Barreto (PR) leva uma mala, onde coloca os maços.
A atual prefeita de Juara, Luciane Bezerra (PSB) guarda o dinheiro na bolsa. O ex-deputado estadual Alexandre César (PT) recebe o dinheiro e coloca em uma mochila.
O que disseram os políticos
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, disse que não fez nada ilícito e que vai comprovar isso na Justiça.
O deputado estadual Oscar Bezerra, declarou que a esposa dele, Luciane Bezerra, prefeita de Juara, recebeu dinheiro para quitar dívidas de campanha eleitoral.
O advogado de Silvio Cesar disse que não pode comentar porque a delação está sob sigilo.
Os demais citados não foram localizados pela reportagem.
Delação
Em outros trechos da delação, Silval Barbosa citou:

A suposta participação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em um esquema de corrupção no estado;
Pagamento de propina nas obras da Arena Pantanal;
Acordo entre políticos de diferentes grupos para eleger o atual governador, Pedro Taques (PSDB);
Cobrança de propina para que ele não fosse citado na CPI das obras da Copa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não exerço presidencialismo de cooptação', afirma Michel Temer

Imagem mostra o presidente Michel Temer durante reunião nesta quinta (24), no Palácio do Planalto (Foto: Marcos Corrêa/PR)
O presidente Michel Temer afirmou em entrevista exibida nesta quinta-feira (24) pelo SBT que não pratica "presidencialismo de cooptação".
Sobre os frequentes encontros fora da agenda, Temer disse que presidente da República trabalha "permanentemente". "Converso com quem quiser, na hora que achar oportuna e onde quiser", afirmou.
Durante a entrevista, Temer foi questionado sobre a propaganda exibida no último dia 17 pelo PSDB na qual o partido criticou o "presidencialismo de cooptação", em que "um presidente tem que governar negociando individualmente com políticos ou com partidos que só querem vantagens pessoais e não pensam no país."
Leia também: Emendas liberadas em julho pelo governo equivalem ao total do primeiro semestre
Na gravação, o PSDB também disse que errou ao aceitar como "natural" a troca de favores individuais em prejuízo da "verdadeira necessidade do cidadão".
"Não exerço presidencialismo de cooptação. O que acontece? Acho um pouco estranho que, primeiro, as pessoas se esqueçam do passado. Em segundo lugar, não há outra forma de governar sem coligação, composição com os partidos políticos."
Crise no PSDB
O PSDB está dividido sobre o apoio ao governo. No último dia 2, a Câmara rejeitou a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente, mas, dos 47 deputados tucanos, 21 votaram pelo prosseguimento do processo para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Atualmente, o PSDB comanda quatro ministérios: Relações Exteriores, Secretaria de Governo, Direitos Humanos e Cidades. Apesar disso, algumas alas defendem que o partido deixe o governo.
"Não quero entrar em questão interna do PSDB. É evidente que grande parcela do PSDB apoia o governo, por isso consigo fazer a coligação, a composição no governo daqueles que optam por nossas teses. O PSDB veio em função do programa, eles sabiam que eu ia levar esse programa adiante, como estou levando", disse Temer na entrevista ao SBT.

A propaganda da semana passada agravou a crise no PSDB. Uma ala insatisfeita com as decisões do presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati (CE), passou a defender que ele mude de postura ou deixe o comando da legenda.
Segundo o colunista do G1 Gerson Camarotti, a ala mais próxima ao governo Temer busca alternativas para substituir Tasso, mas o presidente interino do PSDB já disse que não renuncia.
Outros temas
Saiba abaixo o que o presidente disse sobre outros temas:
'Semipresidencialismo': "O semipresidencialismo é um presidente com funções relevantes, mas que delega a chefia da administração para o primeiro-ministro. [...] Se o Congresso conseguir realizar isso para 2022, acho que já é um passo muito sério para o Brasil. Eu acho que o Congresso tem competência para definir por si próprio qual sistema prefere para o Brasil, mas é muito provável que, nas discussões, se opte pela ideia de referendo."
Delação de Lúcio Funaro: "Não tenho nenhum temor. Não o conheço e, se conheço, é por aquelas pessoas que vêm te cumprimentar."
Candidato em 2018/Foro privilegiado: "Essa questão do foro não me preocupa. Não tenho nenhuma intenção de me candidatar a nada."

Fonte: G1
Leia Mais ››