segunda-feira, abril 04, 2022

Idoso mata homem a pauladas no interior do RN

Um idoso foi preso nesta segunda-feira (4) suspeito de matar outro homem a pauladas no município de Baraúna, no Oeste potiguar. O crime aconteceu na madrugada, enquanto a vítima dormia, e foi registrado por câmeras de segurança.


Crime aconteceu em Baraúna, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução


O caso aconteceu por volta das 2h30 em uma borracharia na avenida Jerônimo Rosado. As imagens mostram o agressor chegando ao local em uma bicicleta e apanhando um pedaço de madeira no chão.


Em seguida, ele caminhou até a vítima, que estava deitada em uma rede, e começou a desferir golpes. Durante quase dois minutos, o agressor deu mais de 20 pauladas na vítima.


A polícia foi acionada ao local, porém, ao chegar na borracharia, não encontrou nem o agressor nem a vítima, que já tinha sido socorrida ao hospital.


Segundo a Polícia Civil, a vítima era um morador de rua que foi socorrido ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas não resistiu aos ferimentos.


Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito do crime é um idoso de 71 anos, que também vive em situação de rua. Ele preso pouco depois pela polícia e levado à Delegacia de Plantão de Mossoró.


Após ser ouvido, o homem foi encaminhado ao sistema prisional. A polícia informou que a motivação do crime ainda será investigada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criança de 1 ano morre após cair do 10º andar de prédio na Grande Natal

Uma criança morreu após cair de um apartamento no 10º andar de um prédio no bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, região metropolitana de Natal, no fim da manhã deste domingo (3).


Criança caiu de apartamento em Nova Parnamirim — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


O condomínio onde o caso aconteceu fica na avenida Abel Cabral, próximo à BR-101.


Segundo a Polícia Civil, o menino tinha 1 ano e seis meses. Após a queda, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros foram ao local, mas constataram o óbito da criança.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para recolher o corpo e realizar a perícia no local.


Equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia chega a condomínio onde criança morreu após cair do 10º andar — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


O caso será investigado pela Polícia Civil.


Segundo o delegado Fernando Alves, o menino teria caído da janela do quarto, após uma distração dos pais. A suspeita inicial é de um acidente. A família era recém-chegada ao condomínio e as janelas do apartamento não contavam com tela de proteção.


"O Itep já fez toda a parte técnica, a verificação do local, para traçar a cronologia de como é que se deu essa tragédia. A informação é de que a família estava aqui há uma semana. Ele estava com os pais, mas a informação é que houve alguma distração dos pais e não tinha tela. Infelizmente, um tremendo infortúnio. Uma tragédia terrível", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Empresa abre vagas de emprego na área de energias renováveis em todos os estados do Nordeste, RJ e MG

A Atua Energia, empresa do ramo de geração de energia renovável, está com vagas de emprego abertas para todos os estados do Nordeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Usina da Atua Energia em construção em Bonfinópolis de Minas — Foto: Cedida


De acordo com a empresa, há vagas para profissionais técnicos (elétrica, mecânica, eletrônica), iniciantes (estágio), recém-formados (trainee), engenheiros, administrativo e representante comercial.


Confira as vagas:

Técnicos (elétrica, mecânica, eletrônica e afins) com formação e/ou experiência prática na construção de estruturas metálicas e sistemas fotovoltaicos;

Estudantes de Engenharia (Elétrica, Mecânica, Eletrônica, Energia, Tecnologia da Informação) para vagas de estágio;

Engenheiros recém-formados em Elétrica, Mecânica, Eletrônica ou afins;

Apoio Administrativo com ensino médio completo e experiência em construção civil;

Representante Comercial com graduação superior, experiência com vendas, prospecção e acompanhamento de clientes.


A empresa ressalta que é essencial ter disponibilidade para viagens e possuir habilitação para veículos categoria B.


Os interessados devem enviar o currículo para pessoas.atuaenergia@gmail.com.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após completar 75 anos, Arcebispo de Natal prepara carta com pedido de renúncia ao Papa Francisco

Após completar 75 anos de idade no último dia 30 de março, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se prepara para deixar o cargo que ocupou pelos últimos 10 anos.


Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo metropolitano de Natal — Foto: Aldair Dantas


Ele está concluindo uma carta de renúncia que deverá ser enviada ao Papa Francisco nos próximos dias, para dar início ao processo de sucessão.


No documento, o bispo faz um relato pessoal de sua trajetória e formaliza o pedido de renúncia - uma tradição entre os sacerdotes que chegam a essa idade desde o Concílio do Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965.


Após ter o pedido aceito pelo papa, Dom Jaime vai se tornar um arcebispo emérito, mas diz que não pretende se aposentar. Seu objetivo será ajudar especialmente na área social da igreja.


Natal tem outros dois arcebispos eméritos: Matias Patrício de Macêdo e Heitor de Araújo Sales.


"Me coloco à disposição para o serviço da igreja em uma outra dimensão, uma outra face", disse em entrevista ao g1.


"Nós, os eméritos, não nos aposentamos. Passamos a viver uma terceira parte da vida humana, mas também a servir a igreja numa outra dimensão. Eu posso muito bem colaborar com algumas áreas. Na minha vida, eu sempre me identifiquei muito com a dimensão social da fé, atuei no Observatório Social do Nordeste, temos boa relação com universidades, com instituições nesta área", lembra.


No entanto, Dom Jaime ainda deverá permanecer na administração da diocese metropolitana até a anunciação do seu substituto - processo que poderá demorar meses e até mais de um ano.


Nesse processo, ele mesmo será um dos consultados quanto ao sucessor, mas prefere não adiantar nomes, ou alimentar especulações.


Ao longo dos 10 anos em que esteve à frente da Igreja Católica em Natal e região, Dom Jaime afirma que atuou em várias frentes, começando pela preparação de um plano pastoral, passando pela organização financeira e contábil e mesmo estruturação física.


"Do ponto de vista econômico, estamos deixando algo muito organizado, com a introdução do sistema online - a cúria toda informatizada, com as informações das paróquias, sobretudo é a parte contábil e administrativa, e isso é uma coisa muito boa", pontuou.


O Arcebispo também lembrou que foi no período em que esteve à frente da diocese potiguar que o Rio Grande do Norte teve a santificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçú.


"Eu saio com muito feliz com este balanço, sobretudo com a graça da canonização dos Santos Mártires. Nós somos uma igreja que goza da graça de invocar a intercessão dos 30 mártires. E assim vamos logrando essa colheita bonita de dez anos e pastoreio muito dinâmicos", disse.


Orientação ao sucessor

Questionado sobre o que viveu ao longo do ministério e o que deixaria de conselho ao seu sucessor, Dom Jaime lembra que conviveu com o período do regime militar e com o agravamento da censura no país. Participou inclusive das manifestação pelas "Diretas Já", em São Paulo, e pediu equilíbrio e diálogo na política.


"Hoje eu vejo com atenção, lamento bastante, que chegamos na política nacional à polarização. Agora estamos tentando conviver e compreender o momento presente. A minha postura, mesmo que alguns não compreendam, nem entendam, foi de sempre zelar muito pelas relações institucionais. Acompanhei todas as mudanças de governo do estado, cooperando, zelando pelas relações institucionais, a igreja de Natal sempre foi muito presente na realidade do nosso cotidiano, sem ingerência, mas sempre com a disposição de ajudar. Então ressalto a importância do diálogo, da cooperação", afirmou.


Perfil

Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947, na cidade de Tangará, na região do Trairi potiguar. Era o sétimo de dez irmãos e entrou no seminário aos 14 anos. Em fevereiro de 1975, foi ordenado padre, em Natal, e a primeira experiência presbiteral foi na Paróquia São João Batista, na cidade de Pendências, onde permaneceu por 12 anos.


Em fevereiro de 1987 assumiu a reitoria do Seminário de São Pedro, onde permaneceu por 8 anos. Nesse tempo, também desenvolveu as missões de vigário episcopal para as Pastorais Sociais, coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Também participou da atualização para formadores de Seminários em Roma, Itália.


Foi nomeado Bispo para a Diocese de Caicó-RN em novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II.


De 2005 a 2011 foi bispo de Campina Grande, Paraíba, onde inscreveu-se na tradição dos bispos do Nordeste preocupados com o desenvolvimento da Região. Huntamente com representantes das universidades e outras instituições da sociedade civil, criou e preside até os dias atuais o Observatório Social do Nordeste (OBSERNE). De 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira.


A nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse, em Natal, se deu em 26 de fevereiro de 2012.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Primeira parcela do reajuste para professores temporários da rede estadual do RN será paga até dia 15, diz Sead

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) anunciou na noite de sexta-feira (1) que o pagamento da primeira parcela do reajuste do piso salarial da educação para os professores temporários da rede estadual do Rio Grande do Norte será realizado até o dia 15 de abril. O motivo, de acordo com o órgão, foi o curto tempo para implantação da folha suplementar.


Primeira parcela do reajuste para professores temporários da rede estadual do RN será paga até dia 15, diz Sead — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Em nota, o governo confirmou que neste sábado (2) recebem os servidores da ativa, e na segunda-feira (4), ao longo do dia, aposentados e pensionistas.


A lei estadual que reajusta os salários dos professores e especialistas em educação da rede estadual - igualando o piso nacional do magistério - foi sancionada na última quarta-feira (30) pela governadora Fátima Bezerra.



O reajuste de 33,24%, tem efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2022, em cumprimento à Portaria nº 67, de 4 de fevereiro de 2022, do Ministério da Educação.


O governo divulgou que o pagamento será feito de forma escalonada: a partir de março, 33,24% de reajuste (integral) para quem recebe o piso e 15,03% para quem recebe acima do piso; em novembro, mais 7,64% para quem recebe acima do piso; e, em dezembro, mais 7,64% para aqueles que recebem acima do piso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 50 mil raios atingiram o Rio Grande do Norte em 2022

O Rio Grande do Norte foi atingido por mais de 50 mil raios entre os dias 1º de janeiro e 28 de março de 2022 - 338% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do Climatempo foram divulgados pela Neoenergia Cosern.


Mais de 50 mil raios atingiram o Rio Grande do Norte em 2022 — Foto: Ronildo Medeiros


Nestes três meses, o Centro de Operações Integradas (COI) da Cosern registrou 1.496 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocada por raios, número que já supera o total de 2021, com 869 ocorrências.


"Estamos trabalhando de olho na previsão do tempo e com equipes de plantão reforçadas para solucionar todas as ocorrências no menor tempo possível e com toda segurança para nossos colaboradores", conta Osvaldo Tavares, superintendente de Serviços Técnicos da companhia.


Ainda segundo a Cosern, o caso que chamou mais atenção ocorreu entre o fim de fevereiro e o início de março. Na oportunidade, 799 descargas foram registradas ao longo de nove dias e danificaram 113 isoladores (estruturas no alto dos postes que seguram os cabos) numa linha de transmissão entre a Subestação Elétrica Major Sales, na região Oeste do RN, e a cidade de Icó, no Ceará.


Durante a substituição dos isoladores, foram instalados sensores inteligentes em pontos estratégicos da linha para agilizar o reparo em caso de novos danos provocados pelos raios.


Prevenção

O efeito de uma descarga atmosférica também pode comprometer as instalações elétricas de residências. Valfrido Holanda, gerente de Segurança da Neoenergia Cosern, destaca que "é recomendável que, durante uma tempestade acompanhada de raios, as pessoas retirem os aparelhos elétricos das tomadas como forma de prevenção a choques e danos nos eletrodomésticos".


A probabilidade de alguém morrer atingido por um raio é de 0,8 por 1 milhão por ano no Brasil, mas ela pode aumentar para a ordem de 1 para 1.000, dependendo de onde a pessoa está e o que está fazendo durante uma tempestade. O Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que 80% dos casos de mortes provocadas por raios podem ser evitados se as pessoas souberem como se proteger.


Confira as orientações de segurança:


Ao ar livre, sempre mantenha uma distância segura da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;

Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;

Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;

Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.

Não pratique atividades de agropecuária ao ar livre durante tempestades pois esta é a circunstância mais vulnerável durante uma tempestade com raios;

Afaste-se de carros e tratores e não ande de moto, bicicletas nem fique ao lado de transportes em geral;

Evite ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores ou perto de cercas;

Evite tocar em objetos que conduzem eletricidades, tais como celular conectado ao carregador, telefone com fio e objetos metálicos grandes;

Não se abrigue em locais abertos como sacadas, varandas, toldos, deques etc.

Opção segura de abrigo, caso esteja na rua: busque um veículo fechado e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Instituto Lucas Santos é criado para ajudar adolescentes vítimas de cyberbullying em Natal

A cantora Walkyria Santos e o empresário César Soanata anunciaram esta semana a criação do Instituto Lucas Santos, em memória ao filho que morreu em agosto, na Grande Natal. O anúncio do projeto foi realizado pelas redes sociais.


A cantora enfatizou que a intenção é prestar assistência a adolescentes vítimas de cyberbullying, lembrando que os "ataques podem desencadear depressão, baixa autoestima, ansiedade".


"A nossa pretensão maior é auxiliar adolescentes e jovens que sofrem de ansiedade, de depressão, e principalmente adolescentes carentes, que não têm condições de ter acompanhamento psicológico, psiquiátrico, e muito menos de medicação", contou César ao g1.


Walkyria e o filho Lucas Santos, que morreu aos 16 anos — Foto: Redes sociais


O empresário estará à frente do instituto e, também em uma rede social, destacou que "no velório do meu filho, prometi a ele que a partida dele não seria em vão".


"A nossa ideia é não só criar uma clínica de psicologia, psiquiatria, e, sim, um centro de convivência e acolhimento ao jovem, onde ele possa ter esse acompanhamento profissional, mas que a gente possa oferecer atividades como um curso de música, uma aula de teatro, que a gente possa colocar uma sala de vídeo para filmes", declarou.


O empresário contou que "o grande 'x' da questão da maioria destes jovens é que eles se sentem ausentes da sociedade, como se não existissem".


"Queremos ajudar os jovens e tenho certeza que meu filho está muito orgulhoso com isso que a gente está fazendo. Eu quero fazer alguma coisa, um pouquinho. Se eu conseguir atender um, dois ou 10 jovens, com certeza estarei me realizando como ser humano", concluiu.


Instituto Lucas Santos é criado para ajudar adolescentes vítimas de cyberbullying em Natal — Foto: Reprodução


Lucas Santos, de 16 anos, foi encontrado morto em casa no dia 3 de agosto. À época, Walkyria contou que o filho havia publicado um vídeo no aplicativo Tik Tok e foi alvo de comentários ofensivos. "A internet está doente", disse ela.


Lançamento

O lançamento oficial do Instituto Lucas Santos será no dia 20 de abril, no Gérbera Recepções, em Nova Parnamirim, na Grande Natal. A noite contará com a participação de Walkyria Santos, Banda Soanata e Amistad, além do DJ Solon Silvestre.


A renda do evento será revertida para a montagem do instituto em Natal. A venda de mesas é feita pelo telefone (84) 98818-4573.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN prorroga obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados até 7 de abril

O governo do Rio Grande do Norte prorrogou até 7 de abril a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no estado.


Governo revoga uso obrigatório de máscaras em Sergipe — Foto: Leonardo Barreto/ g1


O decreto que tornou o uso de máscaras facultativo em locais abertos do RN e manteve a obrigatoriedade em locais fechados foi publicado no dia 15 de março e vigorava até esta quinta-feira (31), mas foi prorrogado por um decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (1º).


Entre as considerações para prorrogar a medida até a próxima quinta-feira (7), o governo levou em conta a última recomendação do comitê científico da Secretaria Estadual de Saúde, usada no primeiro decreto.


O grupo de especialistas deverá se reunir na próxima semana para dar um novo parecer sobre o tema e elaborar uma nova recomendação, pela obrigação ou pelo uso facultativo de máscaras em locais fechados.


Nesta quinta-feira (31), a governadora Fátima Bezerra (PT) disse que vai desobrigar, em breve, o uso de máscaras em todos os ambientes. O anúncio foi feito na solenidade de prestação de contas referentes ao exercício de 2021, no auditório da Governadoria.


"A boa notícia é que em breve, se Deus quiser, nós vamos garantir que o uso de máscara seja facultativo não só em locais abertos, mas em locais fechados também", disse.


Passaporte da vacina

Outra medida prorrogada é a exigência de apresentação do comprovante de vacinação em bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar. Além disso, a comprovação da vacinação deve ser apresentada em eventos de massa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mega-Sena premia de faxineiras a executivos e provoca briga em empresa em SP após vazamento de informações sobre vencedores

O bolão entre funcionários que deixou 44 novos milionários em Santos, no litoral de São Paulo, envolveu todos os setores de uma empresa da área de logística do Porto de Santos, de faxineiras que atuam na limpeza do dia a dia a executivos.


Cada um dos ganhadores receberá R$ 2.786.981,17 do prêmio total de R$ 122,6 milhões. O que era para ser apenas alegria, porém, acabou virando uma enorme confusão por conta do vazamento dos perfis e telefones de alguns dos vencedores.


O g1 teve acesso, por meio de um dos ganhadores, à lista com a maioria dos participantes do bolão da empresa. Dentre os 37 nomes que a reportagem levantou, 21 são homens e 16 são mulheres.


Bolão que deixou 44 novos milionários em Santos envolveu todos setores de empresa portuária — Foto: Arquivo Pessoal e Bruno Rios/g1


Na lista, há pessoas de todos os setores, como profissionais que atuam na limpeza, técnicos em refrigeração e até mesmo algumas com cargos executivos e que trabalham na direção da empresa. O bolão, segundo apurado, foi aberto para qualquer funcionário que quisesse participar.


Entre os sortudos que faturaram a bolada, há também pessoas que atuam como coordenadores, gerentes, analistas financeiros, de gestão e de vendas, além de funcionários que atuam na área farmacêutica da empresa.


O vazamento da lista, porém, por meio de pessoas que não participaram do bolão e que estavam no grupo onde as apostas foram organizadas, causou desconforto e até uma briga entre alguns dos trabalhadores, já que até números de celulares foram divulgados.


Um dos vencedores, que preferiu não se identificar por segurança, disse ao g1 que alguns profissionais da empresa que deixaram de participar do bolão ficaram "aos prantos e chorando sem parar" ao descobrir que perderam a chance de ficar milionários.


Em conversa com a reportagem na manhã desta segunda-feira (4), ele confidenciou que após a felicidade por acertar os números, os ganhadores se revoltaram com colegas que, propositalmente, jogaram informações dos membros em redes sociais.


Vencedor da Mega-Sena em Santos exibe o bilhete premiado — Foto: Arquivo Pessoal


Enquanto alguns dos participantes fizeram questão de comemorar bastante o prêmio por meio de um aplicativo de mensagens, outros optaram por 'desaparecer'. Alguns dos 'sortudos', inclusive, chegaram a excluir páginas no Facebook e no Instagram para que não fossem localizados, já que algumas pessoas que ficaram de fora do bolão começaram a divulgar os perfis de alguns dos apostadores, que passaram a receber abordagens de pessoas desconhecidas, inclusive por telefone.


Segundo apurado pelo g1, na manhã desta segunda-feira ainda era possível encontrar, em páginas nas redes sociais, prints com o perfil das redes sociais de alguns dos vencedores. Muitos internautas se uniram para pedir para que os usuários fizessem denúncias das contas que vazaram as informações para proteger os nomes dos trabalhadores. A empresa onde o bolão foi organizado não se manifestou sobre a situação.


Segundo informações da Caixa, a aposta vencedora foi registrada como um bolão de 44 cotas na lotérica Santo & Santo, no bairro Vila Mathias, e foi feita por volta das 12h de sábado (2), dia do sorteio. Um dos bilhetes premiados foi exibido à reportagem por um dos cotistas premiados (veja acima).


Capital da Mega

O litoral de São Paulo virou, nas duas últimas semanas, uma espécie de 'Capital Nacional da Mega-Sena'. Em menos de 15 dias, R$ 217.318.107,98 foram distribuídos para apostadores de Santos e Mongaguá. O primeiro prêmio, de R$ 94.690.936,18, foi sorteado no dia 19 de março em Mongaguá. O segundo, no valor de R$ 122.627.171,80, saiu no concurso do último sábado para Santos.


g1 visitou a lotérica onde a aposta foi registrada logo após o sorteio — Foto: Bruno Rios/g1


Entenda o prêmio

Cada vencedor gastou R$ 17,18 para participar de dois jogos com nove números no total. Os números sorteados foram: 22 - 35 - 41 - 42 - 53 - 57. Os vencedores ainda apostaram no 06, no 13 e no 46, que acabaram não sendo necessários para que a aposta fosse vencedora. Com isso, multiplicaram o valor apostado em mais de 162 mil vezes.


Além da aposta de Santos, 267 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 34.158,18. Outras 20.734 acertaram a quadro e deverão receber R$ 628,38.


Apostas da Mega-Sena feitas por funcionários de empresa em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rodrigo Mussi segue em estado grave, mas reage bem, diz família; 'se mexendo bastante, conforme diminuem sedação'

O ex-BBB Rodrigo Mussi segue em estado grave, mas reagindo, segundo informou sua família na tarde desta segunda-feira (4) pelas redes sociais.


Rodrigo Mussi, participante do 'BBB22' — Foto: Globo/João Cotta


Rodrigo Mussi está internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, após sofrer um acidente de carro na madrugada do dia 31, na Marginal Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. O carro de aplicativo em que ele estava bateu na traseira de um caminhão.


"Rodrigo Mussi ainda está em estado grave, mas continua reagindo. Hoje apertou o dedo do irmão e a família continua otimista e feliz com o progresso de cada dia", diz texto publicado no perfil oficial de Rodrigo no Instagram.

Suas redes sociais estão sendo administradas por amigos após acidente. O ex-BBB passou por cirurgias na cabeça e na perna direita, necessárias por conta das fraturas que sofreu no momento da colisão.


Família fala sobre estado de saúde de Rodrigo Mussi — Foto: Reprodução/Instagram


O irmão Diogo Mussi também afirmou nesta segunda que "cada minuto é uma vitória". "Consigo vê-lo saindo do HC andando. Tem uma força absurda! Ah, falei pra ele que o SP foi campeão", escreveu Diogo.


O advogado se refere ao jogo da final do Campeonato Paulista, do qual o Palmeiras foi campeão. Rodrigo torce para o São Paulo e voltava do primeiro jogo da final quando sofreu o acidente.


Diogo Mussi fala sobre estado de saúde do irmão. — Foto: Reprodução/Instagram


Vídeo mostra acidente

Um vídeo gravado por câmera de segurança mostra o momento do acidente que deixou o ex-BBB Rodrigo Mussi, de 36 anos, ferido com gravidade na última quinta-feira (31) em São Paulo 


A Polícia Civil abriu um inquérito policial para investigar as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente, e analisa as imagens.


O motorista do carro de transporte por aplicativo que levava o ex-BBB deverá ser ouvido nessa semana no 51º Distrito Policial (DP), Rio Pequeno, que apura o caso como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (quando não há a intenção de causar o acidente).


Kaique Faustino Reis, de 24 anos, admitiu inicialmente à polícia que dormiu antes de bater o automóvel na traseira do caminhão que trafegava em um acesso à Marginal Pinheiros, entre as pontes Cidade Universitária e Eusébio Matoso, na região do Butantã, Zona Oeste de São Paulo.


Motorista Kaique Reis contou que chochilou e bateu seu carro por app na traseira de caminhão; ex-BBB Rodrigo Mussi estava no banco traseiro e se feriu no acidente em SP — Foto: Reprodução/TV Globo e Celso Tavares/g1


O condutor foi autuado e é investigado por suspeita de lesão. Em entrevista à TV Globo, ainda na semana passada, ele confirmou que havia adormecido.


"Só vi o airbag na minha cara, provavelmente devo ter dado uma cochilada, sono, alguma coisa, e infelizmente teve esse acidente", falou Kaique.

Rodrigo está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em "estado delicado" no Hospital das Clínicas, de acordo com sua assessoria de comunicação. O ex-participante do programa de TV passou por uma cirurgia na cabeça e na perna direita e ficará em observação. Os médicos colocaram um cateter para diminuir a pressão intracraniana e uma grade em volta da perna fraturada.


Kaique e o motorista do caminhão, Bruno Vieira Batista, de 37 anos, não sofreram ferimentos. Eles passaram por teste do bafômetro, que teve resultado negativo para o consumo de bebidas alcóolicas. Os dois foram liberados depois de irem à delegacia.


Segundo o boletim de ocorrência do caso, o ex-BBB teve "traumatismo e diversas fraturas na face e membros inferiores”.


De acordo com policiais, no momento da batida do carro com o caminhão, a suspeita é a de que Rodrigo não estaria usando cinto de segurança no banco traseiro. Quando ele foi socorrido estava sem documentos. Sua identificação só foi feita após ser socorrido por uma ambulância.


Motorista admite que cochilou


O Renault Logan que Kaique dirigia ficou destruído com o impacto. O veículo era alugado. O motorista havia contado aos policiais que estava trabalhando por 3 horas e 30 minutos, quando decidiu parar e descansar. Depois, atendeu um chamado de corrida para Rodrigo, por volta da 1h30 de quinta.


Torcedor do São Paulo, o ex-BBB havia acabado de assistir ao jogo entre seu time e o Palmeiras, no estádio do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista. O Tricolor venceu por 3 x 0, na primeira partida da final do Campeonato Paulista de futebol.


Kaique pegou Rodrigo na Rua Jubair Celestino, em Osasco, cidade da região metropolitana, e iria levá-lo a Rua Bela Cintra, em São Paulo.


Segundo a TV Globo, Kaique contou também que ele usava cinto de segurança, mas que Rodrigo não usou o cinto quando entrou no carro e se sentou no banco traseiro. O motorista ainda disse que o passageiro tinha sinais de que havia bebido e se recusou a usar o equipamento quando foi solicitado.


"Na hora da batida eu estava de cinto, eu sempre uso cinto. Solicitei pra ele colocar o cinto também, porém não tenho que ficar assim toda hora olhando pra trás pra ver se o cara tá de cinto ou não, é a cabeça do cara. E ele saiu de bombeiro [SIC], na maca, tudo, estava falando meio enrolado, mas por conta do álcool não estava com o diálogo muito bom", declarou Kaique à TV Globo.

Motorista de caminhão ouviu barulho


Ainda de acordo com Kaique, logo após o acidente, ele falou para Rodrigo não se movimentar e aguardar a ambulância. “Eu pedi para ela não se mexer para aguardar o socorro", disse o motorista, segundo a boletim de ocorrência.


Rodrigo é gerente comercial em São José dos Campos, interior paulista. Foi o segundo eliminado da edição 22 do BBB. Deixou o programa em fevereiro.


Após o acidente que sofreu, outros ex-BBBs, artistas, famosos e amigos têm usado as redes sociais para pedirem orações para a recuperação dele.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Preço da gasolina aumenta em Fernando de Noronha e ultrapassa R$ 10

Os consumidores de Fernando de Noronha começam a primeira semana de abril com aumento no preço da gasolina. Nesta segunda-feira (4), o valor do litro do combustível passou de R$ 9,79 para R$ 10,68. A ilha não teve o reajuste que ocorreu no continente, em março, quando os preços dispararam no Brasil por causa da guerra na Ucrânia.


Fazendo upload: 397562 de 397562 bytes.
Litro da gasolina ultrapassou R$ 10 na ilha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo


No mês passado, a direção do único posto de combustíveis localizado em Fernando de Noronha informou que conseguiu realizar o abastecimento do barco de carga para a ilha antes do reajuste praticado pela Petrobras.


No primeiro final de semana de abril, chegou a Fernando de Noronha uma nova remessa de combustível, desta vez com o preço reajustado. O novo valor da gasolina não agradou os motoristas da ilha.


Motoristas reclamaram do aumento do valor da gasolina em Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo


“Eu acho que aproveitam por estarmos na ilha e aumentam o valor de forma exacerbada. Sabemos que a Petrobras reajustou, mas eu acredito que poderia segurar um pouco. Nós sofremos. Mais de R$ 10 o litro complica”, disse o taxista Samuel Medeiros.


Luiz Tavares, que também é taxista, contou que a situação piora a cada dia. “Com esse preço, fica muito difícil. Temos que trabalhar mais para melhorar a renda um pouco”, declarou.


Diesel

O óleo diesel não teve aumento e segue custando R$ 9,45 o litro. Os motoristas e donos de embarcações se queixam de que a diferença dos valores do diesel e da gasolina já foi de até R$ 3, mas agora estão praticamente equiparados.


“O preço do diesel está muito caro. A diferença para a gasolina quase não existe. A gente fica sem alternativa. Vamos ter que repassar para os clientes. Os turistas têm que pagar”, disse o marinheiro Júnior Fernando.


“O valor de óleo diesel está muito alto. Essa era uma alternativa para os carros porque o preço era mais em conta. Tudo está muito caro em Noronha. Dizem que esse é o preço de morar no paraíso, mas está absurdo”, declarou o marinheiro Thiago Costa.


A direção do posto na ilha informou que a redução da diferença de valores entre o diesel e a gasolina ocorreu em todo o território nacional.


“As cotações do diesel internacional estão bem mais aquecidas do que os preços da gasolina. Nas bombas do Recife, hoje, em média, a diferença está entre R$ 0,50 a R$ 0,70”, afirmou o diretor do posto, Rafael Coelho.


O botijão de 13 quilos de gás de cozinha não teve reajuste e é comercializado por R$ 135 em Fernando de Noronha.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menino é internado em UTI após cair em trilha de cachoeira na região da Chapada dos Veadeiros; veja resgate

O garoto Luis Otávio da Silva Gonçalves, de 9 anos, caiu enquanto fazia uma trilha na Cachoeira Loquinhas, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, próximo à Chapada dos Veadeiros. Segundo a adminstração do local, o pai contou que o garoto escorregou e caiu de uma altura de cerca de três metros.


O acidente aconteceu na tarde de domingo (3). A criança está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgêmcias Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), que fica em Goiânia.


Segundo a unidade, o paciente tem estado de saúde considerado grave e respira com ajuda de aparelhos.

Fazendo upload: 249023 de 249023 bytes.
Luis Otávio, de 9 anos — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Também visitante da cachoeira, o consultor de recursos humanos Miguel Garcia contou que ficou muito assustado com a cena que presenciou.


"Ouvimos um barulho muito forte de uma queda. Meu amigo que é bombeiro estava comigo lá, de férias, e correu para socorrer o menino. Pegou o garoto, para ele não se afogar na cachoeira, e fez os primeiros socorros. Ainda estou um pouco abalado com tudo o que aconteceu", disse.


Gerente da fazenda em que fica o atrativo, Denilton Leite Morais disse que o menino foi socorrido inicialmente pelo bombeiro e médicas, todos estavam lá perto, também eram visitantes.


Denilton disse que chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que resgatou a criança e a levou a um hospital em Alto Paraíso de Goiás, mas que, pelo estado, foi logo transferida para Goiânia.


Menino caiu enquanto fazia trilha na Cachoeira Loquinhas, na Chapada dos Veadeiros — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Viúva da Mega-Sena' é considerada pela Justiça indigna de receber herança de Renê Senna no RJ

Uma decisão da 2ª Vara Criminal de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio, do dia 23 de março considerou Adriana Ferreira Almeida, conhecida como a "Viúva da Mega-Sena", indigna de receber a herança do ex-marido Renê Senna, assassinado em 2007.


Adriana, viúva de Renê Senna, foi condenada por planejar a morte do marido — Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo


A Justiça levou em consideração que Adriana foi condenada a 20 anos de prisão por ser a mandante do homicídio de Renê, o que leva ao reconhecimento da indignidade. A ação foi movida pela filha de Renê, Renata Almeida Sena, pedindo a exclusão de Adriana da sucessão (recebimento de herança) de Renê Senna.



"'São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente'", diz um trecho da decisão do juiz Pedro Amorim Gotlib Pilderwasser.


"A indignidade constitui verdadeira sanção civil aplicada a quem praticou condutas indevidas para com o autor da herança, gerando a perda do direito subjetivo de recebimento da parcela do patrimônio a que faria jus", completa a decisão.



Outro trecho da decisão diz que "o direito sucessório se fundamenta na relação de solidariedade e nos vínculos de sangue e de afeto existentes entre o autor da herança e seus sucessores, razão pela qual, por absoluta incompatibilidade com o primado da justiça e com o princípio da solidariedade, paradigmas ínsitos à ordem constitucional, a lei impede que aquele que atenta contra a vida do titular da herança venha a beneficiar-se com o recebimento do acervo hereditário"


Além da exclusão da sucessão, o juiz condenou Adriana ao pagamento das custas processuais e honorários de sucumbência de 10% sobre o valor atualizado da causa.


O crime teve grande repercussão na época. Em 2016, Adriana foi condenada a 20 anos de prisão pela morte do milionário. Em 2018, 11 anos depois do crime, ela foi presa em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Usuários reclamam de mudanças do WhatsApp Web

Usuários do WhatsApp estão insatisfeitos com a nova atualização da versão web do aplicativo. Lentidão da página, sumiço de histórico de conversas e erro ao enviar mensagens estão entre as principais reclamções feitas no Twitter, onde o aplicativo se tornou um dos assuntos mais comentados nesta segunda-feira (04).


Usuários reclamam de mudanças do WhatsApp Web — Foto: Divulgação


O WhatsApp vem liberando aos poucos o recurso que dispensa a necessidade de celular para acessar a versão web do mensageiro. A função é testada desde julho do ano passado.


Com a mudança, os usuários podem enviar e receber mensagens mesmo que o celular esteja desconectado. A plataforma poderá ser acessada em até quatro computadores e funcionará de forma "independente" em cada um deles.


Ao g1, o WhatsApp disse que está ciente dos problemas enfrentados pelos usuários e que está trabalhando em melhorias.


A empresa também disse que "a manutenção do suporte para visualização de links no WhatsApp Web, de localização em tempo real em dispositivos vinculados e melhor sincronização de chats excluídos entre dispositivos também está em curso".


Mas alguns recursos foram retirados, por não serem mais possíveis com a atualização, "incluindo listas de transmissão, envio e recebimento de mensagens para seu próprio número e pacotes de figurinhas sincronizadas do telefone para o dispositivo vinculado". (veja íntegra ao final do texto)


Segundo os usuários, a ferramenta não tem sido muito funcional na prática.


Usuários reclama de lentidão ao usar WhatsApp Web — Foto: Reprodução / Twitter


Uma das reclamações mais frequentes é que a página demora para baixar as mensagens e, portanto, para abrir ao conectar o perfil na versão web.


Apesar dessa etapa, os usuários também dizem que depois que a página é aberta, muitas vezes, o histórico com as mensagens enviadas pelo celular anteriormente não aparece.


"Nós não estamos interessados em ter conectividade web sem o celular. Nós queremos que os nossos arquivos fiquem acessíveis no WhatsApp Web na função de pesquisa", afirmou um usuário, em inglês, no Twitter.


Usuário diz que prefere que o WhatsApp web mantenha históricos de mensagens. — Foto: Reprodução / Twitter

Histórico de mensagens não aparece na versão web do WhatsApp, dizem usuários — Foto: Reprodução / Twitter


Os usuários alegam também que há demora para enviar e receber mensagens, aparecendo a seguinte notificação: "Aguardando mensagem. Essa ação pode levar alguns instantes".


Usuário reclama da lentidão no envio de mensagens do WhatsApp Web — Foto: Reprodução/Twitter


Usuários reclamam da atualização do WhatsApp web — Foto: Reprodução /Twitter


Leia a nota do WhatsApp na íntegra:


"O WhatsApp está implementando novidades na versão do WhatsApp Web e do Desktop. Com esta atualização, será possível conectar o WhatsApp em até quatro dispositivos vinculados ao mesmo tempo, sem exigir que o telefone esteja online. Cada um destes dispositivos se conectará ao WhatsApp de forma independente, mantendo o mesmo nível de privacidade e segurança que as pessoas esperam do aplicativo garantido pela criptografia de ponta a ponta. Essas mudanças começaram a ser lançadas para os usuários em janeiro, e chegarão a todos os usuários de iOS em março e aos usuários de Android em abril.


O feedback dos usuários mostrou que ainda há um caminho a ser percorrido. O WhatsApp está ciente de que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens com segurança no WhatsApp Web e no Desktop e já está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados.


A manutenção do suporte para visualização de links no WhatsApp Web, de localização em tempo real em dispositivos vinculados e melhor sincronização de chats excluídos entre dispositivos também está em curso. No entanto, alguns recursos foram retirados, pois não são mais possíveis com a atualização, incluindo listas de transmissão, envio e recebimento de mensagens para seu próprio número e pacotes de figurinhas sincronizadas do telefone para o dispositivo vinculado.



Obrigado a todos que compartilharam suas impressões enquanto trabalhamos incansavelmente para melhorar o WhatsApp Web e o Desktop."


Fonte: g1

Leia Mais ››