segunda-feira, junho 06, 2022

Carro de vereador de Natal é roubado e motorista é levado como refém

O carro do vereador Aldo Clemente (PSDB) foi tomado de assalto na tarde desta segunda-feira (6), em Natal. O crime ocorreu nas proximidades do Hotel Arituba, no bairro do Tirol.


Carro de vereador de Natal é roubado e motorista é levado como refém — Foto: Cleto Filho/Polícia Civil


Em nota enviada à imprensa, a assessoria do parlamentar conta que ele havia acabado de deixar o veículo, um Jeep Renegade azul de placas RGF 2E70, quando houve o assalto.


"Apenas o motorista estava no carro e foi levado como refém", informou.


O motorista acabaria liberado no bairro do Alecrim, em outra região da cidade.


"Quem tiver informações do veículo, pode denunciar à Polícia pelo 190", encerra a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aeronáutica dá início à perícia em helicópetro da Chesf que caiu no RN

A Aeronáutica começou nesta segunda-feira (6) a perícia no helicóptero que caiu em Currais Novos no domingo (5). Três pessoas morreram no acidente.


Aeronáutica dá início à perícia em helicópetro da Chesf que caiu no RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está no local para coletar informações e materiais que possam ajudar a entender o que causou o acidente.


Equipes de resgate em local onde helicóptero da Chesf caiu — Foto: Heber Farias


Os técnicos que estão no local informaram que é preciso retirar os destroços do local para dar continuidade à perícia. Essa remoção só deve acontecer na terça-feira (7).


O prazo para conclusão da perícia e emissão do laudo não foi informado.


O acidente

O helicóptero se chocou contra uma rede de transmissão de energia e caiu dentro de um açude. A aeronave é da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Em nota, a empresa informou que funcionários faziam uma "inspeção aérea de rotina" na região. Os três ocupantes morreram no acidente.


As vítimas são o piloto Juberson Coelho Coimbra, de 65 anos; e os inspetores de linha Robson Deusdette de Melo Araujo, de 35 anos e Francisco Wilson da Silva, de 52 anos. Wilson já havia perdido outros dois irmãos de forma trágica na cidade.


A aeronave, um Bell 206C, prefixo PP-MCJ, está em situação regular, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


As vítimas são o piloto Juberson Coelho Coimbra, de 65 anos; e os inspetores de linha Francisco Wilson da Silva, de 52 anos, e Robson Deusdette de Melo Araujo, de 35 anos. — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após explodir porta de supermercado, criminosos assaltam estabelecimento no interior do RN

Após explodir a porta de um supermercado, criminosos assaltaram o estabelecimento na madrugada desta segunda-feira (6) na cidade de Brejinho, município da região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar (PM), os suspeitos fizeram reféns antes da explosão. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso.


Criminosos invadiram o estabelecimento após explodir uma das portas — Foto: Cedida


De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso ocorreu por volta da 1h. Criminosos tentaram forçar a entrada de um supermercado no Centro do município e, para impedir a chegada das forças de segurança, dispararam contra a Companhia de Polícia local.


Ainda segundo a PM, os criminosos conseguiram invadir o estabelecimento após explodir uma porta que dava acesso ao interior do supermercado, levando objetos. Além do empreendimento, uma residência próximo ao local sofreu danos da explosão. Os militares relataram que o grupo chegou a fazer pessoas de refém. Ninguém ficou ferido.



Os suspeitos fugiram, segundo a PM, no acesso a cidade de Lagoa de Pedras. A PM enviou viaturas ao local e policiais da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil estiveram ao local. Ainda não há confirmação de quantos suspeitos participaram da ação e nem sobre o que foi roubado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sem botijão de gás há 5 meses, mulher tem queimaduras de 2º e 3º graus ao cozinhar com etanol; neto de 1 ano também se queimou

Uma mulher de 46 anos teve queimaduras de 2º e 3º graus enquanto cozinhava com etanol. O neto dela, de 1 anos e 5 meses, também teve queimaduras de 2º grau. Maria das Dores Morais contou que não conseguia comprar o botijão de gás há 5 meses.


Maria das Dores Morais, de 46 anos, teve queimaduras de 2º e 3º graus enquanto cozinhava com etanol — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi


O acidente aconteceu dia 21 de maio, mas os dois continuam internados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel.


Maria das Dores contou que estava fazendo o jantar usando etanol quando o acidente aconteceu. "Eu peguei a vasilha e ela já estava seca, já tinha queimado a primeira parte. Mas ela estava quente e a combustão foi tanta que não deu tempo nem de colocar mais álcool na vasilha. O botijão (onde estava o etanol) explodiu em cima de mim de imediato e incendiou minha cozinha. Eu corri pra socorrer meu neto porque o álcool correu o corredor e foi até meu netinho. Foi um desespero. Eu em chamas, meu neto em chamas. Meu filho socorreu jogando água em cima da gente", contou.



Maria das Dores mora em Ceará-Mirim, município da Grande Natal, com a filha de Maria Eulália Morais, de 23 anos, e o neto de 1 ano e 5 meses, Anthony Asafe Oliveira da Silva. Ela e a filha estão desempregadas.


Maria Eulália Morais, de 23 anos, e Anthony Asafe Oliveira da Silva, de 1 ano e 5 meses — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi


Ela contou que essa não foi a primeira vez que usou etanol pra cozinhar, mas que nunca havia ficado tanto tempo sem conseguir comprar o gás de cozinha. "Eu já tinha usado etanol, mas por pouco tempo, dois, três dias. Mas só que dessa vez eu passei cinco cinco meses sem conseguir comprar meu gás e a solução foi essa", disse.



"Mas eu aconselho a cada mãe de família, pai de família, que não façam isso. Um botijão custa caro? Custa. Mas hoje eu estou pagando um preço muito alto por usar uma coisa mais barata", disse Maria das Dores.


Ela e o neto se recuperam no Centro de Tratamento de Queimados do Walfredo Gurgel.


Alta do gás

O preço do botijão de gás no RN varia de R$ 125 a R$ 130. O último reajuste foi registrado em março deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menina de 11 anos morre após choque elétrico em São Francisco do Oeste-RN

Uma criança de 11 anos morreu vítima de um choque elétrico neste domingo (5), na cidade de São Francisco do Oeste, no interior do RN. De acordo com informações da Polícia Militar, ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu.


Ingrid Kaiane Freire Peixoto, de 11 anos, morreu após choque elétrico — Foto: Arquivo da família


Familiares informaram à Polícia Militar que Ingrid Kaiane Freire Peixoto, de 11 anos, estava ajudando a lavar o chão na casa dos avós, onde morava. Ela ligou a tomada de uma lavadoura de roupas, quando levou o choque. Segundo a PM, a criança estava descalça e o fio do equipamento estava desencapado.


Após receber a descarga elétrica, Ingrid conseguiu caminhar até a porta pedindo ajuda. Os familiares contaram que desligaram o disjuntor e em seguida levaram a criança para ser atendida no Hospital Regional de Pau dos Ferros. A PM informou que ela chegou à unidade já sem vida.


O corpo de Ingrid foi levado ao ITEP e após ser liberado, foi velado na manhã desta segunda-feira (6), na casa do avós. Alunos e funcionários do Escola Municipal 7 de setembro, onde ela estudava, fizeram um cortejo até o cemitério da cidade onde o corpo de Ingrid foi sepultado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

São Miguel do Gostoso: reunião entre prefeitura e barraqueiros de Tourinhos termina sem acordo

A prefeitura e os vereadores de São Miguel do Gostoso se reuniram nesta segunda-feira (6) com os barraqueiros de Tourinhos para tentar resolver o problema da possível retirada das barracas da Praia de Tourinhos, um dos principais pontos turísticos do município.


Barracas na praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso — Foto: Fernanda Zauli/g1


Os comerciantes do Tourinhos foram notificados em maio pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU-RN) para desocuparem o trecho em que trabalham, que fica na faixa de areia e pertence à União. Eles tem até o dia 3 de julho para deixarem o local.


Na reunião, os comerciantes da região receberam a sugestão de que se mudem para um terreno privado próximo ao local pagando um aluguel do espaço, o que não agradou.



Os barraqueiros sugeriram, por sua vez, que parte do terreno seja desapropriado e a prefeitura construa quiosques e coloque os trabalhadores no local, regulamentando o serviço. A prefeitura alega que, caso isso seja feito, terá que abrir um edital de licitação pública em que vão concorrer outras empresas, além dos barraqueiros que hoje trabalham na praia. A possibilidade também não é bem vista.


A prefeitura informou à Inter TV Cabugi por telefone que tenta uma reunião na próxima semana com o Ministério Público Federal, autor inicial da ação que culminou com a notificação da SPU, para tentar estender o prazo de 30 dias que os barraqueiros receberam para deixar o espaço.


Na semana passada, um protesto contra a retirada das barracas da Praia de Tourinhos fechou a entrada da cidade de São Miguel do Gostoso. Uma longa fila de carros se formou no local.


São Miguel do Gostoso fica no litoral norte do RN e é o terceiro destino mais procurado do estado, atrás apenas de Natal e Pipa.


A Associação dos Barraqueiros estima que mais de 300 pessoas da região são beneficiadas diretamente com os trabalhos na localidade.


Protesto contra retirada das barracas da Praia de Tourinhos fecha entrada de São Miguel do Gostoso — Foto: Reprodução


Notificacão

A primeira notificação foi feita em 20 de maio inicialmente com um prazo de 10 dias para a desocupação. No dia 27 de maio, houve uma reunião entre SPU, prefeitura de São Miguel do Gostoso e barraqueiros, e esse prazo foi ampliado para 30 dias a contar a partir desta sexta (3).


A ocupação do espaço da praia pelos barraqueiros, segundo a SPU, é irregular.



De acordo com a SPU, caso não retirem as barracas até o fim do prazo, os comerciantes começarão a ser multados por metro quadrado. Em caso de insistência, a SPU tem o poder de embargar o acesso e lacrar as barracas, com possibilidade de até efetuar prisões caso seja necessário.


Na terça (31) e quarta-feira (1º), o g1 questionou a prefeitura de São Miguel do Gostoso sobre a existência de projetos de urbanização para o trecho, mas não recebeu resposta das perguntas. O Município se limitou a informar que se reuniu com os barraqueiros e a SPU e que tem procurado soluções para o problema.


Em casos semelhantes pelo Brasil, barraqueiros tiveram a oportunidade de continuar trabalhando em áreas de praia após planos de urbanização e ordenamento realizados por prefeituras, regulamentando a ocupação e a atuação no espaço.


A praia de Tourinhos é um dos principais pontos turísticos do estado e é bastante conhecido pelo pôr do sol, que reúne turistas no fim de tarde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra chuvas de até 112 milímetros no fim de semana; confira previsão para os próximos dias



O Rio Grande do Norte registrou chuvas acima de 100 milímetros neste primeiro fim de semana de junho. Entre a sexta (3) e a manhã desta segunda (6), o acumulado chegou a 112,2 milímetros no município de São Vicente, na Região Central potiguar.


Os dados foram registrados no Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).


Em outras regiões, a chuva também caiu em grande volume durante todo o fim de semana, segundo o monitoramento feito pela empresa.


Na Região Oeste, o principal acumulado foi no município de José da Penha, com 80,8 mm de chuva. Já no Agreste, a maior chuva foi em Brejinho, com 52,6 mm.



A Região Leste teve menos intensidade de chuvas neste fim de semana em comparação com as demais regiões e Natal registrou 35,1 mm.


"Climatologicamente, o período chuvoso inicia nas regiões Leste e Agreste, sendo provocado por vários fatores meteorológicos como a atuação dos ventos de leste, aquecimento da temperatura dos oceanos trazendo muita umidade", explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

"Estas são condições favoráveis para ocorrência de chuvas que inclusive no caso deste final de semana, adentraram pelo interior do estado".


Previsão

A previsão das temperaturas varia entre 20°C e 30°C, nas madrugadas e tardes, na região Litoral. No interior as mínimas podem variar entre 18°C a 22°C, e as máximas poderão chegar aos 33°C.


As análises apontam que para o mês de junho, a previsão é cenário favorável para a ocorrência de chuvas nas regiões Leste e Agreste Potiguar com volumes que poderão chegar a 211,8mm e 93,8mm, respectivamente.


Previsão dia a dia

06/06/22 - segunda-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

07/06/22 - terça-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

08/06/22 - quarta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

09/06/22 - quinta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

10/06/22 - sexta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Litoral e Oeste.

11/06/22 - sábado - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões. 12/06/22 - domingo - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Morador de Currais Novos, trabalhador da Chesf morto em queda de helicóptero já havia perdido 2 irmãos de forma trágica

A queda de um helicóptero que terminou com a morte de três pessoas na zona rural de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, neste domingo (5) tinha na tripulação um morador do próprio município. Francisco Wilson da Silva, de 52 anos, era inspetor de linha da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) desde 2010 e estava em operação no momento do acidente aéreo. Wilson é o terceiro de treze irmãos a perder a vida em circunstâncias trágicas.


Francisco Wilson, 52 anos, enviou a foto para a família na manhã deste domingo (5), pouco antes de decolar para inspeção no interior do RN — Foto: Cedida


Além de Wilson, dois outros irmãos tiveram a vida interrompida de maneira precoce. Em 1984, aos 19 anos, Paulo Ubaldo da Silva foi vítima de um acidente automobilístico entre Acari e Currais Novos; e em 1998, aos 37 anos, Francisco Ubaldo Sobrinho foi assassinado durante um assalto ao mercadinho da família, também em Currais Novos.


"Estamos todos abalados com mais essa perda", disse Maria Zanúbia Silva, irmã de Wilson, Paulo e Francisco.


O acidente que matou Wilson da Silva aconteceu após o helicóptero se chocar com uma linha de transmissão de energia. Os três ocupantes da aeronave morreram.


Equipes de resgate em local onde helicóptero da Chesf caiu — Foto: Heber Farias


Paixão pelo trabalho

Maria Zanúbia reforçou a paixão que o irmão tinha pelo trabalho. De acordo com Zanúbia, as redes sociais do irmão tinham vários registros durante as inspeções, muitas delas feitas em voos. "Era um sonhador. Ele amava o que fazia", disse.


Pouco antes do acidente, Wilson compartilhou com a família uma foto na aeronave. Em uma rede social, postou vídeo de pouco mais de 10 segundos do voo. "Ele falou pra minha mãe que iria sobrevoar Currais Novos, lamentou não ver o reservatório no sítio da nossa família transbordando, mas disse que ia ver tudo das alturas", afirmou, a irmã. Wilson deixa três filhos.


Além do curraisnovense, a tripulação ainda contava com o natalense Robson Deusdette de Melo Araújo, de 35 anos, que também era inspetor de linha da Companhia; e Juberson Coelho Coimbra, de 65 anos, que era o piloto da aeronave.


Os corpos foram resgatados ainda neste domingo (5), e encaminhados para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Caicó, também no Seridó potiguar. No entanto, a queda no fornecimento de energia elétrica, retomada apenas durante a madrugada, fez com que o procedimento só fosse realizado na manhã desta segunda (6). Ainda não há confirmação do dia e hora do sepultamento das vítimas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sesap avalia pedir volta do uso de máscaras em ambientes fechados no RN

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) avalia pedir a volta do uso de máscaras em ambientes fechados no Rio Grande do Norte. No fim de semana uma nota técnica da Sesap com essa recomendação vazou, mas a secretaria diz que a medida ainda está em discussão.


Sesap avalia pedir volta do uso de máscaras em ambientes fechados no RN — Foto: Divulgação


Publicado em abril, o decreto que flexibilizava o uso de máscara em ambientes fechados previa que o governo poderia rever as medidas de flexibilização diante de novas atualizações do cenário epidemiológico. De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde da pasta, Kelly Lima, "hoje a realidade é outra" e novas medidas devem ser anunuciadas.


"Estamos dialogando com o Governo e com os demais secretários para chegar a um veredito e, retornar, se for o caso, o uso de máscaras para mitigar o desenvolvimento da doença", afirma a gestora.


Além da recomendação para a volta do uso do equipamento em ambientes fechados, a pasta enviou 400 mil testes covid aos municípios e vai reforçar a importância das notificações dos autotestes.


A recomendação para a volta do uso de máscaras em ambientes fechados se dá pelo atual quadro epidemiológico do Rio Grande do Norte. O estado teve um aumento de 619% na média móvel dos últimos 15 dias, segundo levantamento feito pelo g1 e pela Inter TV Cabugi a partir dos boletins epidemiológicos diários divulgados pela pasta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Novas internações por Covid dobram em SP em 14 dias; secretaria não divulga dados de mortes e casos desde sexta

As novas internações por Covid-19 continuam crescendo no estado de São Paulo, e já voltaram ao mesmo patamar verificado em fevereiro deste ano. A média móvel diária de novos pacientes internados em leitos de enfermaria e UTI dobrou, saltando de 247, em 24 de maio, para 503 nesta segunda (6).


Ala para pacientes com Covid-19 em hospital de São Paulo, em foto de fevereiro. — Foto: Reprodução/TV Globo


O valor de novas internações ainda é muito inferior ao verificado no pico da pandemia, em março de 2021, e também no ápice deste ano, registrado no final de janeiro. No entanto, a alta é sinal de alerta para os especialistas de saúde sobre a possibilidade de uma nova onda da doença.



As novas internações diárias já representam aumento de mais de 230% em relação a abril deste ano, quando atingiram o menor valor da pandemia, com média de 146 por dia (Veja no gráfico abaixo).


Para calcular a média móvel diária, é somado o número de novas internações do dia com o dos 6 dias anteriores, e o total é dividido por sete.


No total, 3.466 pacientes estão internados no estado nesta segunda-feira (6), sendo 2.416 na enfermaria e 1.050 em leitos de UTI. No pior pico da doença, em março de 2021, mais de 31 mil pacientes chegaram a ficar internados no total, sendo 18 mil em enfermaria e 13 mil em UTI.



Sem dados de monitoramento

Em meio à nova alta da doença, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo não divulga os dados de casos e mortes diárias de Covid-19 desde sexta-feira (4). Segundo a pasta, o motivo foi um "problema no sistema federal de notificação de dados".


O g1 questionou a secretaria sobre a previsão para normalização das notificações, e se o problema está relacionado à inserção das informações nas unidades de saúde, assim como aconteceu durante o apagão de dados de dezembro, ou se a falha está relacionada à contabilização (extração) das informações pelo estado.


Em nota, a secretaria afirmou que "a API [programa que extrai as informações] do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep) está com problemas de atualização desde a última sexta-feira (3), prejudicando a atualização das notificações estaduais. Consequentemente, o monitoramento das estatísticas fica impactado. A extração de informações está comprometida até que o sistema federal seja restabelecido."


Já o Ministério da Saúde disse que "iniciou manutenção corretiva no servidor da pasta na última sexta-feira (3), finalizada nesta segunda-feira (6). Os sistemas já foram restabelecidos e os dados enviados pelos sistemas de informação dos estados e municípios já estão em processo de atualização."



Os dados de internações são contabilizados em um sistema próprio do estado, diferente do de casos e mortes, que são inseridos no Sivep-Gripe e no E-SUS do governo federal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionário é morto por chefe dentro de empresa após tomar café fora do horário, diz polícia

Um homem foi morto por seu chefe durante o expediente, na manhã desta segunda-feira (6), em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil, a motivação do crime teria sido um desentendimento por conta do horário estipulado para o intervalo do café.


Ferimento no coração

A vítima, identificada como Marcelo Camilo, 36 anos, chegou ao Hospital da Unimed de São Leopoldo com um ferimento no coração causado por duas perfurações de objeto cortante e sofreu três paradas cardíacas antes de morrer.


O suspeito do crime, que seria o chefe da vítima e é considerado foragido pela polícia, teria fugido do local caminhando. O homem, que não teve sua identidade revelada, possuía uma ocorrência de ameaça no histórico policial.



Imagens da câmera de segurança da empresa mostram a vítima saindo de uma sala com a mão no peito e cambaleando. Ele passa por um setor em que outros funcionários estão trabalhando e sai outra porta (assista acima). Um homem, que segundo a polícia seria o suspeito do crime, sai atrás dele, mas não parece prestar socorro. A cena ainda chama a atenção de outros colegas que estavam no local, aparentemente trabalhando. Camilo foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.


Discussão por horário do café

Segundo o delegado André Serrão, da delegacia de São Leopoldo, o suspeito havia determinado que os trabalhadores só poderiam tomar café durante uma determinada faixa de horário. Camilo teria ido ao local estipulado para esse intervalo em um horário diferente, o que deu início à discussão. O chefe, então, usou um instrumento para agredir o colega.


Polícia investiga se objeto usado para matar funcionário de empresa em São Leopoldo era usado no trabalho ou se pertencia ao suspeito do crime — Foto: Polícia Civil/Divulgação


A polícia está investigando se o objeto usado no crime, uma espécie de chave, era um instrumento de trabalho ou se pertencia ao suspeito.


"O supervisor tinha muitos conflitos com seus funcionários. Inclusive, na semana passada, já teve um atrito com seus funcionários, em que ele tinha proibido veementemente que eles consumissem o café naquele determinado horário e, por isso, foi gerada a desavença, que culminou com esse resultado, que abalou a cidade", diz o delegado André Serrão.


De acordo com a polícia, o suspeito e a vítima já haviam discutido sobre o horário do café na semana anterior e horas antes do crime, mas não tinha apresentado comportamento violento na empresa antes.


Vítima foi socorrida por colegas e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos no coração — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem foge de fazenda onde vivia em condições análogas à escravidão no DF: 'Não tinha banheiro, não tinha nada'

Estrutura precária, jornadas de trabalho extenuantes e falta de pagamento. Essa é a rotina que Juarez Souza denuncia ter vivido em uma fazenda em São Sebastião, no Distrito Federal, onde estava em condições análogas à escravidão desde o início de maio deste ano.


"Não tinha banheiro, não tinha nada. A gente tinha que ir no mato", conta, após fugir do local e denunciar o caso às autoridades.

Ele e outro homem, que preferiu não se identificar, foram abordados por um empregador, que ofereceu trabalho como cortadores de eucalipto na fazenda (veja detalhes abaixo). A dupla conta que, no local, precisou dormir em um curral e chegava a trabalhar 12 horas por dia.


A reportagem entrou em contato com o empresário Igor Emir, proprietário da fazenda, que afirmou ter contratado o serviço de um homem para cortar eucalipto na fazenda. No entanto, ele diz não saber que o contratado havia chamado outras duas pessoas informalmente para ajudar no trabalho.


Em nota, a defesa dos donos da fazenda afirma que "um terceiro foi devidamente contratado para o corte da madeira e que tanto os proprietarios e seu gerente não possuíam o conhecimento da situação degradante dos trabalhadores". Os advogados afirmam ainda que as verbas trabalhistas já foram quitadas.


Sem estrutura


Homem foge de fazenda em São Sebastião, no DF, onde vivia em condições análogas à escravidão — Foto: Reprodução


À TV Globo, Juarez conta que saiu da Bahia no início do ano, para tratar uma hérnia. Ele aguardava uma cirurgia na rede pública de saúde, em Planaltina. No entanto, com a demora para o procedimento, precisou sair do hospital.


"Eu fiquei desesperado. Fiquei um pouco na rua, aí eu fui para Planaltina, em busca de qualquer serviço", diz.

Lá, ele conheceu um homem, chamado Manoel, que lhe ofereceu emprego para cortar e transportar eucaliptos na fazenda Barra da Cachoeirinha, em São Sebastião. "Ele fez uma prosa muito bonita, [era] uma pessoa muito elegante. Quando cheguei lá, eu achei estranho", lembra Juarez.


Ele e o colega descobriram que teriam que dormir em um curral. No início, nem colchão eles tinham. Juarez afirma que, durante a onda de frio que atingiu o DF no mês passado, os dois sofreram. "A gente passou bastante frio. Eu tinha coberta, mas o outro tinha uma cobertinha."


Depois de 12 horas de expediente, mais precariedade: era preciso tomar banho gelado e não havia banheiro para os dois usarem. "A água, a gente tinha que pegar na torneira para tomar", conta o homem.


Já a realidade do homem que o contratou era bem diferente, diz Juarez. "Ele morava na frente e nós morávamos no fundo. Ele morava na casa que tinha uma cozinha muito chique. A casa dele era boa", relata.



"Nesse momento, eu me senti como um escravo, porque colocar a gente em um lugar daquele. Dormir dentro de um cocho de gado, muriçoca mordendo, morcego dentro do galpão, na beira de uma mata. Era aranha, escorpião. Enquanto ele estava dormindo em uma cama boa, nós estávamos sofrendo", conta Juarez.


Fuga


Juarez Souza fugiu de fazenda onde vivia em condições análogas à escravidão — Foto: TV Globo/Reprodução


Segundo o trabalhador, eles passaram por toda a situação sem receber salário. Juarez, então, decidiu fugir da fazenda na última semana. "Não aguentei mais. Não tinha conforto", diz.


Ele conta que pediu para sair, mas o homem que o contratou se negou a pagar pelo serviço. "Só me pagava com 45 dias. Eu não disse nada para ele, peguei e fui embora. Coloquei o pé na estrada e fui caçar meus direitos", afirma Juarez.



O homem saiu da zona rural de São Sebastião e caminhou por cinco horas, até o centro da cidade. Lá, ele conseguiu R$ 20 e foi até à Superintendência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência, fazer uma denúncia.


Com apoio da Polícia Federal, uma equipe de auditores fiscais do trabalho foi até a fazenda e resgatou o outro trabalhador que ficou no local. Os donos da propriedade foram notificados.


Juarez e o outro trabalhador receberam o pagamento do salário e mais R$ 10 mil por danos coletivos. Cada um também terá direito a receber três parcelas de seguro-desemprego especial para trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão, no valor de um salário mínimo.


Juarez diz estar feliz por ter conseguido fugir e por ter sido apoiado pela Justiça. "Me apoiou, deu suporte e deu tudo certo na minha vida. Eu estou feliz para chegar em casa", conta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sumiço de avião com brasileiros na Argentina completa 2 meses; veja o que se sabe

O desaparecimento do avião brasileiro que caiu na Argentina em abril completa dois meses nesta segunda-feira (6). À bordo, estavam o empresário catarinense Antônio Carlos Castro Ramos, o advogado Mario Henrique da Silva Pinho e o médico Gian Carlos Nercolini. O trio segue sendo procurado, afirmou a Defesa Civil da província de Chubut, que fica no país vizinho.


Da esquerda para direita, o médico Gian Carlos Nercolini, o advogado Mário Pinho e o empresário Antônio Ramos — Foto: Redes Sociais/Divulgação


Segundo José Mazzei, sub-secretário de Proteção Civil e Gestão de Riscos de Chubut, o órgão aguarda o aparecimento de novos vestígios que possam indicar onde os brasileiros estão.


"Quando há alguém desaparecido, até que o corpo seja encontrado ou seja encontrado vivo, a busca nunca é finalizada. Apenas esperamos o aparecimento de alguma indicação", comentou.


Conforme comunicado da Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA), autoridade que coordena o trânsito aéreo no país, a aeronave possui matrícula PP-ZRT. O número corresponde ao modelo RV-10, que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil brasileira (Anac), é pertence ao empresário da construção civil de Florianópolis Antônio Carlos Castro Ramos.


Em 14 de abril, a Defesa Civil de Chubut afirmou que a Polícia Civil de Santa Catarina detectou sinais de celular que indicariam a possível localização do avião com brasileiros. Nada foi encontrado na época.


Questionada pelo g1 SC sobre novidades em relação às buscas, a Polícia Civil catarinense afirmou que prestou auxílio nos primeiros dias de procura, especialmente com informações da área de inteligência, mas não teve participação no restante das ações.


Trajeto

Os três brasileiros saíram do aeroporto de El Calafate, na região da Patagônia, com destino a cidade de Trelew, no Sul argentino, mas parou de se comunicar com a base aérea do país no meio do percurso.


Local onde avião caiu na Argentina — Foto: Bem Ami/NSC


Quando o avião desapareceu?

A Defesa Civil argentina afirmou, por volta das 18h30 de 6 de abril, que foi perdido o contato com o avião do empresário da Capital. O órgão local também disse que chovia na na área da província, mas que o tempo não impedia os voos.


De acordo com a autoridade que coordena o trânsito aéreo no país, a aeronave com os brasileiros em voo teve o último contato com o avião nas proximidades da vila de Bahía Bustamante, na província de Chubut. O contato foi registrado pelo Centro de Controle da Área Comodoro Rivadavia.


Monomotor do empresário — Foto: Wagner Eduardo/JetPhotos


Os três foram para a Argentina para comemoração do aniversário de um aeroclube no país. Segundo familiares, Antônio Carlos Castro Ramos estava no comando da aeronave.


Há alguma imagem feita pelos ocupantes do avião?

Um vídeo com o que seriam as últimas imagens feitas dentro do avião foram divulgadas. O registro teria sido feito pelo advogado Mário Pinho. As imagens, divulgadas pelo jornal argentino La Opinión Austral, mostram o painel do avião.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP vai investigar contratação de show de R$ 380 mil de Simone e Simaria em Bom Jesus; cidade tem 11 mil habitantes

O Ministério Público do Rio Grande do Sul vai investigar a contratação do show da dupla sertaneja Simone e Simaria para a Festa da Gila e do Queijo Artesanal Serrano, em Bom Jesus, na Serra . O show, que tem cachê de R$ 380 mil para a dupla, está marcado para o dia 15 de julho. As entradas para o evento custam entre R$ 60 e R$ 250.


Simone e Simaria durante sessão de fotos para campanha de joias — Foto: Iwi Onodera/Brazil News


O município tem cerca de 11,5 mil habitantes, segundo o IBGE. O valor pago pelo show é próximo do que será gasto pela prefeitura da cidade em junho na educação fundamental, R$ 409 mil. No ano, o município investiu R$ 5,4 milhões em educação, segundo portal da transparência da prefeitura.



O caso vai ser investigado pelo promotor Raynner Sales de Meira, que preferiu não se manifestar. Ao g1, a assessoria de imprensa do MP informou que "vai instaurar procedimento esta semana para apurar se houve irregularidade na contratação". O MP não apontou qual seria a suposta irregularidade.


A assessoria da dupla Simone e Simaria ainda não retornou o contato da reportagem.


Em nota, a prefeitura de Bom Jesus afirma que "o pagamento de tais shows não é retirado do orçamento municipal". E que a venda de ingressos deve cobrir os custos com a contratação de artistas, o que já teria ocorrido entre os anos de 2013 a 2015 e 2017, quando outras atrações nacionais se apresentaram no evento. Leia nota completa abaixo.


A festa que leva o nome do fruto de origem portuguesa, parecido com uma melancia, está na 15ª edição.


A contratação de artistas sertanejos em pequenas cidades do interior do país virou discussão nas últimas semanas. Na Bahia, a Justiça cancelou o Festival da Banana, que pagaria cachês de até R$ 700 mil a cantores como Gusttavo Lima. Há casos em que os shows milionários foram bancados com recursos de emendas parlamentares.


Artistas regionais

No Rio Grande do Sul, a contratação de duplas sertanejas conhecidas nacionalmente tem sido comum, mesmo em eventos típicos gaúchos. Um grupo de músicos se articula para lançar uma campanha em defesa dos artistas gaúchos. Entre eles, está João Luiz Corrêa.



"Demorou para acontecer essas cobranças da Justiça. Cobram ingresso caríssimo e o mais grave: a maioria desses eventos grandes, nem nos consultam. Levam o dinheiro do nosso estado enquanto aqui deixamos de gerar empregos", reclama o músico.


Os artistas locais dizem que não rejeitam os colegas sertanejos e que "todos são bem vindos", frisa João Luiz. A reivindicação é igualdade de oportunidades e valorizar a identidade regional do Rio Grande do Sul.


Nota da prefeitura de Bom Jesus

A Festa da Gila e do Queijo Serrano atingiu patamar de nível nacional, desde que foram realizados shows de grande projeção como os da dupla Milionário e José Rico (2013), Chitãozinho e Xororó (2014), de Michel Teló(2015), Munhoz e Mariano(2017), Marcos e Belutti(2019), dentre outros artistas. Esta prática vem sendo utilizada por diversos municípios do Estado, com resultados muito positivos.


Contudo, necessário informar que o pagamento de tais shows não é retirado do orçamento municipal. No evento de Bom Jesus haverá a cobrança de ingressos e a estimativa da comissão organizadora é de que se obtenha receita suficiente para a cobertura integral dos eventos que promovem a festa e o Município por todo o país. Cabe salientar que a Festa da Gila e do Queijo Serrano de Bom Jesus, já está em sua 15ª edição, e conta com a presença de todos os públicos, sendo que haverá cobrança de ingressos para os principais shows, como é o caso da dupla Simone e Simaria.


A maioria dos estandes da Festa da Gila e do Queijo Serrano deste ano já foi vendida pela comissão organizadora, o que é mais uma fonte de receita para a cobertura dos custos.


A Constituição Federal preconiza o lazer, junto com a saúde e a educação, como um direito social do cidadão. Lazer é saúde também. Por isso, a administração municipal tem como meta levar a todos os cidadãos a oportunidade de lazer, trazendo o melhor para os moradores de Bom Jesus que residem em uma pequena cidade do interior, onde não existem muitas opções de lazer. Neste sentido, pelo menos uma vez por ano entende-se importante proporcionar esse momento, além de ser uma oportunidade para atrair turistas, fomentar a economia com a venda de produtos locais, beneficiando os pequenos agricultores, movimentando o comércio local e os prestadores de serviços. Além disso, o custo efetivo para os cofres públicos para um evento desse porte, quando se comemora o aniversário do Município, é reduzido, pois são inúmeras atividades, além da participação dos artistas.


Também necessário salientar que a aplicação dos recursos nas áreas da saúde e da educação está sendo rigorosamente cumprida, inclusive com valores além do mínimo constitucional. O Município possui e investe no Hospital local, administrado pela Fundação da Universidade de Caxias do Sul, tem executado inúmeras obras, como reformas das Unidades Básicas de Saúde dos bairros, e inclusive o asfaltamento da avenida central. Há, portanto, equilíbrio e responsabilidade nos atos praticados para a realização do referido evento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pix do Nubank fica fora do ar

O sistema de pagamento instantâneo PIX do Nubank apresenta instabilidade para alguns usuários nesta segunda-feira (6).


Nubank — Foto: Arquivo Pessoal


Ao tentar fazer uma transferência, o cliente recebe a mensagem: "Pix fora do ar. Faça transferências por TED, de segurança a sexta, das 06h30 às 17h."


O formato eletrônico de pagamentos apresenta falhas e, segundo o atendimento digital, não há previsão de normalização.


O g1 entrou em contato com o banco e não teve resposta até o momento da publicação.


Post do twitter — Foto: Publicação

Post do twitter — Foto: Divulgação

Post do twitter — Foto: Publicação


Fonte: g1

Leia Mais ››