terça-feira, março 28, 2023

Vice-presidente envia ao STF investigação sobre compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito sigiloso instaurado para investigar possíveis crimes na contratação direta, pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), de uma empresa supostamente sem qualificação técnica para fornecer 300 ventiladores hospitalares que auxiliariam no combate à pandemia da Covid-19, no valor de R$ 49,5 milhões.


Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes


No âmbito do STJ – em razão da existência, à época, de autoridade com foro por prerrogativa de função –, foram deferidas medidas cautelares para aprofundamento das investigações em curso, como quebra de sigilo bancário e telefônico/telemático, além de diligências de busca e apreensão.


O ministro Og Fernandes observou que estão pendentes a análise do material apreendido e o relatório policial sobre as provas reunidas na Operação Ragnarok. A Polícia Federal solicitou mais prazo para elaboração do relatório conclusivo.


Ocorre que, conforme apontado pelo Ministério Público Federal (MPF), não há mais competência do STJ para o inquérito, por não haver, atualmente, nenhum investigado com foro por prerrogativa de função nesse tribunal.


O ministro concluiu que o inquérito deve ser enviado ao STF para que aquela corte avalie a existência, entre as pessoas investigadas, de autoridade com foro por prerrogativa de função que determine a sua própria competência, à luz do que foi decidido na Questão de Ordem na APn 937.


Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Estado de saúde de Raimundo Fernandes é grave, mas estável

É grave o estado de saúde do ex-deputado estadual Raimundo Fernandes (PSDB), de 80 anos. Depois de cair da escada de sua casa em Natal, o ex-deputado recebeu um primeiro atendimento no Pronto Socorro do Hospital Walfredo e foi transferido para a UTI do São Lucas, onde está internado. Familiares publicaram uma nota atualizando amigos e eleitores sobre a situação do ex-deputado.


Raimundo Fernandes está hospitalizado após acidente doméstico


O político foi levado de ambulância para o Walfredo Gurgel e chegou desacordado para o atendimento. Em seguida, foi transferido para a Casa de Saúde São Lucas, onde segue hospitalizado e familiares acompanham a situação. 


Em nota publicada nas redes sociais do parlamentar, a família informou que o parlamentar segue com quadro estável. "Informamos que o quadro do nosso querido Raimundo Fernandes está estável, apresentando sinais vitais e boa resposta. Estamos aguardando mais detalhes da equipe médica para informá-los e atualizá-los da melhor forma. Seguimos forte na corrente de orações e boas energias, para que Raimundo possa se recuperar logo e bem e, em breve, voltar à sua rotina habitual", disse o comunicado.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Com volta do transporte público em Natal, UFRN retoma aulas no período noturno

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comunicou que as aulas e atividades noturnas do Campus Central, em Natal, retornam ao normal a partir desta quarta-feira (29). As atividades matutinas e vespertinas já haviam voltado na segunda-feira (27).


UFRN campus Central, Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


A volta acontece, segundo a UFRN, após o retorno integral da operação dos ônibus do transporte público em Natal, que vai acontecer exatamente nesta quarta. Antes, os veículos paravam de rodar às 19h e nesta terça (28) vão até 21h - com frota reduzida - em função da série de ataques sofridos no estado desde o dia 14 de março.



"O retorno acontece devido ao restabelecimento total do serviço de transporte público em Natal-RN, na quarta-feira, conforme foi informado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Dessa forma, a instituição de ensino retorna ao funcionamento acadêmico e administrativo integral", informou em nota a universidade.


Após quase duas semanas sem aulas por conta dos ataques criminosos, a UFRN retornou na segunda-feira com as atividades, mas suspendeu as aulas que ocorreriam à noite no Campus Central da instituição por conta da falta de transporte público.


A universidade tomou a decisão para não prejudicar estudantes e trabalhadores que não conseguissem chegar à instituição ou retornar para casa após as aulas e atividades.


As aulas e atividades noturnas nos campi do interior do estado continuaram normais, segundo a UFRN, nesses dois dias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inmet emite mais dois alertas de chuvas intensas para 126 cidades do RN; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais dois alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte . Os avisos são válidos até 10h desta quarta (29) e atingem 126 cidades do estado - 13 cidades estão em comum nos dois avisos.


Chuvas vão atingir boa parte do RN — Foto: Divulgação/Inmet


Os avisos são, ambos, de chuvas intensas, sendo um perigo potencial (amarelo) e outro de perigo (laranja). (Entenda as diferenças no grau de severidade abaixo).


Grau de severidade

Perigo Potencial (amarelo)Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário
Perigo (laranja)Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades
Muito perigo (vermelho)Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência


Segundo o Inmet, o alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. . O órão destaca ainda que nesse tipo de chuva há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Já o alerta laranja prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h e de até 100 m/dia. Segundo o órgão, com chuvas desse nível, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.


A recomendação do Inmet é evitar enfrentar o mau tempo e observar alteração nas encostas. Se possível, desligar aparelhos elétricos do quadro de energia e, em caso de situação de inundação, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.


Qualquer urgência, Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199) devem ser acionados pela população.


Alerta laranja

Assu

Apodi

Areia Branca

Baraúna

Caraúbas

Carnaubais

Doutor Severiano

Felipe Guerra

Governador Dix-Sept Rosado

Grossos

Itaú

Mossoró

Porto do Mangue

Rodolfo Fernandes

São Francisco do Oeste

São Miguel

Serra do Mel

Severiano Melo

Tibau


Alerta amarelo

Acari

Assu

Afonso Bezerra

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Alto do Rodrigues

Angicos

Antônio Martins

Apodi

Augusto Severo

Barcelona

Bento Fernandes

Bodó

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Caicó

Campo Redondo

Caraúbas

Carnaúba dos Dantas

Carnaubais

Ceará-Mirim

Cerro Corá

Coronel Ezequiel

Coronel João Pessoa

Cruzeta

Currais Novos

Doutor Severiano

Encanto

Fernando Pedroza

Florânia

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Galinhos

Governador Dix-Sept Rosado

Guamaré

Ielmo Marinho

Ipanguaçu

Ipueira

Itajá

Itaú

Jaçanã

Jandaíra

Janduís

Jardim de Angicos

Jardim de Piranhas

Jardim do Seridó

João Câmara

João Dias

José da Penha

Jucurutu

Lagoa de Velhos

Lagoa Nova

Lajes

Lajes Pintadas

Lucrécia

Luís Gomes

Macau

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Maxaranguape

Messias Targino

Mossoró

Olho d'Água do Borges

Ouro Branco

Paraná

Paraú

Parazinho

Parelhas

Patu

Pau dos Ferros

Pedra Grande

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pendências

Pilões

Poço Branco

Portalegre

Porto do Mangue

Pureza

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Riachuelo

Rio do Fogo

Rodolfo Fernandes

Ruy Barbosa

Santa Cruz

Santa Maria

Santana do Matos

Santana do Seridó

São Bento do Norte

São Fernando

São Francisco do Oeste

São João do Sabugi

São José do Seridó

São Miguel

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

São Pedro

São Rafael

São Tomé

São Vicente

Serra do Mel

Serra Negra do Norte

Serrinha dos Pintos

Sítio Novo

Taboleiro Grande

Taipu

Tenente Ananias

Tenente Laurentino Cruz

Timbaúba dos Batistas

Touros

Triunfo Potiguar

Umarizal

Upanema

Venha-Ver

Viçosa


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia no interior do RN

Um suspeito dos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo morreu nesta terça-feira (29) em um confronto com policiais em uma operação na cidade de Pendências, no interior do Rio Grande do Norte.


Material apreendido durante a operação da Polícia Civil pelo interior — Foto: Divulgação/Polícia Civil


O suspeito morto foi identificado como Paulo Thiago Silva e tinha 32 anos. Segundo a Polícia Civil, ele cometeu uma tentativa de homicídio contra um agente policial durante a operação.


No mesmo município, um outro homem, de 22 anos, foi preso, suspeito pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.


A operação da Polícia Civil também passou por outros dois municípios. Em Ipanguaçu, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 34 anos de idade, suspeito de tráfico de drogas e associação para o tráfico.



Já em Itajá, um suspeito de posse de drogas de 22 anos foi detido pelos policiais.


Os três suspeitos presos foram encaminhados para o sistema prisional para ficarem à disposição da Justiça.


A operação foi realizada por policiais civis da 5ª Delegacia Regional de Polícia (DPR) de Macau, em conjunto com equipes da 59ª Delegacia de Polícia (DP de Macau), da 60ª Delegacia de Polícia (DP de Pendências), e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Macau (DEAM/Macau).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher suspeita de mandar matar o marido é presa na Grande Natal

Uma mulher de 28 anos apontada como suspeita de integrar uma facção criminosa e de ser mandante do assassinato do próprio marido foi presa na última sexta-feira (24) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A prisão só foi divulgada pela polícia nesta terça-feira (28).


Viatura da Polícia Civil do RN — Foto: Cleto Filho/Polícia Civil


Policiais civis da 12ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de São Gonçalo do Amarante deflagraram a operação “Viúva Negra” e cumpriram um mandado de prisão temporária aberto contra a mulher.


Segundo a polícia, a mulher é suspeita dos crimes de homicídio qualificado e por organização criminosa e foi presa em sua residência, localizada no bairro Golandim.


Ainda segundo a polícia, em setembro de 2022, ela entrou em contato com o chefe de uma organização criminosa para pedir que matasse o seu marido, Júlio César Alves de Souza Santos, 23 anos.


O crime foi cometido em frente à residência do casal, enquanto a vítima estacionava sua moto. Na ocasião, dois suspeitos realizaram diversos disparos de arma de fogo, e Júlio César morreu no local.


Durante as investigações, segundo a polícia, foi apurado que a mulher também integra a organização criminosa responsável pelas ações criminosas praticadas no Rio Grande do Norte nas últimas semanas.



Ela foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Advogada é condenada por levar bilhetes de presidiário para comparsas no RN

Uma advogada foi condenada a três anos e seis meses de reclusão pelo crime de organização criminosa no Rio Grande do Norte. A investigação apontou que ela trocava mensagens com um detento dentro do presídio e levava mensagens dele para comparsas do lado de fora.


Advogada trocava mensagens com detento, membro de facção criminosa no RN — Foto: Divulgação


Essa é a terceira condenação do tipo, contra advogados do estado, em três semanas.


A advogada foi alvo da Operação Carteiras, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, em julho de 2022. A investigação apontou que a advogada exercia a função de “gravata”, nome dado aos advogados dentro da estrutura do grupo que exercem a função de mensageiros.



A profissional foi investigada pelo MPRN no período entre janeiro de 2021 e junho de 2022. Em 12 de julho de 2021, na penitenciária estadual Rogério Coutinho, ela foi flagrada trocando ‘catataus’ (bilhetes) com um presidiário, membro de uma facção que atua dentro e fora das unidades prisionais do estado..


No bilhete apreendido, o detento repassava ordens para os faccionados libertos de sua ‘quebrada’ (local onde domina). O detento com quem a advogada trocou mensagens também foi condenado. Ele recebeu nova pena de 5 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão.


No início deste mês, outra advogada foi condenada em pena fixada em quatro anos, nove meses e cinco dias de reclusão. Essa advogada também foi condenada a 16 dias-multa, considerando o dia multa equivalente a 1/30 do salário-mínimo em vigor no tempo do fato. Inicialmente ela deve cumprir a pena de reclusão em regime semiaberto.


Na semana passada, outro advogado também foi condenado pelo crime de organização criminosa após denúncia do MP. Ele foi detido por transmitir bilhetes e “salves” entre integrantes de uma facção. O advogado foi condenado à pena de 4 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão e ainda multa.


Além dos advogados, dois presos também receberam novas condenações.



Operação Carteiras

A operação Carteiras cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta. Os mandados foram cumpridos nas residências dos advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga.


A ação teve o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal. Ao todo, cinco promotores de Justiça, 11 servidores do MPRN, 20 policiais militares e quatro policiais penais participaram do cumprimento dos mandados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN detalha aplicação dos R$ 100 milhões enviados pelo Ministério da Justiça para Segurança Pública

O governo do Rio Grande do Norte detalhou nesta segunda-feira (27) como vai usar os R$ 100 milhões anunciados pelo Ministério da Justiça para reforço da Segurança Pública do estado durante a crise iniciada no dia 14 de março, com mais de 300 ataques criminosos a prédios públicos, veículos e comércios.


Fátima Bezerra explica aplicação dos recursos recebidos pelo Governo Federal — Foto: Divulgação


O envio do recurso foi anunciado pelo ministro Flávio Dino no dia 20 de março, durante visita ao estado para acompanhar as ações de combate ao crime organizado. Desde a última sexta-feira (24), o RN não registrou mais nenhum ataque, segundo o governo.


R$ 75 milhões serão executados diretamente pelo governo do estado. Outros R$ 25 milhões serão aplicados pelo Ministério da Justiça através de doação de veículos e do custeio de despesas da Força Nacional.



Dos R$ 75 milhões que serão executados pelo governo, R$ 49 milhões serão aplicados nas forças de segurança pública e R$ 26 milhões no sistema prisional estadual.


O plano de aplicação dos recursos prevê que R$ 30 milhões serão para investimentos como compra de veículos, aquisição de coletes balísticos e equipamentos de tecnologia da informação da segurança pública, enquanto R$ 19 milhões serão para custeio da locação de viaturas, atualização do controlador central do Ciosp e seguro da Aeronave Potiguar 2.


Dos R$ 26 milhões destinados ao sistema prisional do estado, a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), disse que R$ 14 milhões serão aplicados na ampliação de vagas e os outros R$ 12 milhões em infraestrutura.


“No âmbito da segurança pública, de imediato, vamos adquirir 119 viaturas próprias, como o carro autobomba para o Corpo de Bombeiros Militar, o carro específico para o regime de cavalaria, mas a maioria dessas viaturas próprias será para a polícia militar e para a polícia civil”, detalhou a governadora.


A chefe do executivo estadual explicou, ainda, que serão alugados mais 300 novos veículos, sendo 100 SUVs caracterizados para polícia civil e 200 viaturas para a polícia militar.


Além dos R$ 49 milhões, também serão investidos R$ 19,3 milhões dos recursos que já estavam alocados para a segurança na modalidade fundo a fundo, antes dos atos criminosos. Com esse valor serão adquiridos 46 caminhonetes e quatro SUVs para o policiamento ostensivo (PM) e dois caminhões ABT para o Corpo de Bombeiros Militar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com chuvas de quase 200 mm, açudes transbordam e comunidades ficam isoladas no Alto Oeste potiguar

Cidades do Alto Oeste potiguar registraram fortes chuvas entre a noite de segunda-feira (27) e madrugada desta terça (28). Com isso, açudes da região transbordaram e algumas comunidades ficaram ilhadas.


Volume de água, na manhã desta terça-feira (28), na sangria de Riacho da Cruz, RN — Foto: Cedida


Segundo o monitoramento da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), a cidade de Taboleiro Grande chegou a acumular quase 200 milímetros de água em dois dias, até às 7h desta terça-feira (28).


Por causa do grande volume de chuva, o rio Apodi-Mossoró e o açude do município transbordaram. Até a sede da prefeitura do município teve salas alagadas e as aulas nas escolas municipais foram suspensas.



Pelo menos uma estrada vicinal foi destruída pela força da água. O município informou que estuda a possibilidade de decretar estado de emergência.


Na região, pelo menos outras quatro cidades tiveram chuvas acima de 100 milímetros em 24 horas, segundo a Emparn. Caso de Martins (163,6 mm), Viçosa (141.2 mm), Portalegre (135 mm) e Serrinha dos Pintos (130 mm).


O grande volume de água também causou a sangria do açude de Riacho da Cruz. Com as chuvas das últimas 24 horas, o reservatório que chegou a 100% de sua capacidade no último sábado (25) transbordou.


Embora a Emparn tenha registrado cerca de 64 milímetros em 24 horas, a prefeitura informou que choveu 160 milímetros em alguns pontos do município. O volume é acima do esperado para todo o mês.



Ainda de acordo com a prefeitura de Riacho da Cruz, a sangria provocou um alagamento no bosque municipal e em uma passagem que dá acesso ao bairro Acampamento 1. Além disso, quatro comunidades rurais estão isoladas - Sítio Cabaço, Sítio Volta, Poço Verde e Baixa do Arroz.


A prefeitura informou que está mapeando todas as comunidades ilhadas para, caso seja necessário, enviar alimentos e atendimento de saúde.


Em Viçosa, o acumulado de chuvas em março chega a 512 mm, enquanto o volume esperado para os 31 dias era de 211,2 mm, em média. O açude que fica na entrada da cidade também sangrou pela manhã. A água corre para Riacho da Cruz e, de lá, segue para a barragem Santa Cruz, em Apodi. Casas da cidade ficaram alagadas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação na Paraíba bloqueia recursos de suspeitos de financiar ataques no RN

Cinco mandados de busca e apreensão e três de bloqueio judicial de valores foram cumpridos nesta terça-feira (28) em uma operação que identificou um grupo na Paraíba suspeito de financiar os ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Os investigados, cujos nomes não foram divulgados, vão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.


Mandados da operação "Little Box" foram cumpridos em presídios da Paraíba e do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/PF


De acordo com a Polícia Federal, a investigação identificou que parte do dinheiro que foi bloqueado teria sido remetido a uma facção criminosa do Rio Grande do Norte para ajudar e financiar os ataques criminosos realizados no estado no início do mês. As buscas e apreensões aconteceram em presídios de Guarabira, na Paraíba, e Natal, no RN.



A operação, batizada de “Little Box”, caixinha, em inglês, foi deflagrada pela Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/PB), formado pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com apoio da FT-Susp do Rio Grande do Norte.


Os ataques violentos começaram no dia 14 de março e, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, as ações eram coordenadas de dentro de celas de presídios. Na Paraíba, duas pessoas foram apontadas como suspeitos de envolvimento nos ataques.


De acordo com a Polícia Civil do RN, os presos seriam Erick Silva de Santana, que está detido na Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa, e Igor Cavalcanti Coelho, detido no Complexo Penitenciário do Serrotão, em Campina Grande. Ainda não há informações de se estas pessoas foram os alvos da operação desta terça-feira.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Decreto confirma aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20% a partir do próximo sábado (1º) no RN

O governo do Rio Grande do Norte confirmou o aumento da alíquota básica do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 18% para 20%, a partir do próximo sábado (1º).


Abastecimento de carro — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Um decreto estabelecendo a data para vigor dos novos percentuais foi publicado no último sábado (25) no Diário Oficial do Estado.


O texto assinado pela governadora Fátima Bezerra e pelo secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier estabelece alíquota de 20% a partir de 1º de abril até 31 de dezembro de 2023.


Isso significa que, no período, as empresas pagarão imposto de pelo menos 20% sobre todos os produtos e serviços vendidos no estado. O motorista de um veículo que colocar R$ 100 de gasolina no tanque do carro, por exemplo, pagará R$ 20 de imposto e não os atuais R$ 18. Alguns produtos podem ser taxados com alíquotas ainda maiores.



No entanto, segundo o decreto, o imposto será de 7% para produtos da cesta básica, como arroz, feijão, fava, café torrado e moído, flocos e fubá de milho, óleo de soja e de algodão, margarina, pão francês e frango inteiro natural, congelado ou resfriado.


Segundo o decreto, a alíquota básica volta a ser de 18% a partir de 1º de janeiro de 2024.


O aumento da alíquota do ICMS foi aprovado por meio de lei na Assembleia Legislativa, sancionada em dezembro de 2022, como alternativa do governo à redução da arrecadação de impostos com combustíveis, por exemplo.


Uma lei federal aprovada na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL) havia limitado a incidência do ICMS em produtos considerados essenciais e passou a estabelecer combustíveis, energia e gás nesse rol.


Segundo o governo do estado, entre agosto e dezembro do ano passado, o RN registrou uma perda de receita de R$ 440 milhões.


Para conseguir aprovar o reajuste na Assembleia, em dezembro, o governo havia se comprometido a não realizar o aumento caso fosse compensado das perdas pela União. Um acordo anunciado no dia 10 de março prevê que o Rio Grande do Norte vai receber R$ 250 milhões do governo federal.



Na ocasião, o governo estadual afirmou que o montante representa cerca de 60% das perdas e os recursos a serem liberados deverão servir, prioritariamente, para quitar dividas que o estado contraiu com a União e as que foram adquiridas com o aval do Tesouro Nacional. Por isso, segundo o titular da SET-RN, ainda não era possível uma definição sobre a revogação do aumento de 18% para 20%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Grande Natal tem noite de operações e confrontos entre policiais e suspeitos

Operações policiais realizadas na noite de segunda-feira (27) resultaram em troca de tiros entre agentes de segurança e criminosos em Natal e cidades da região metropolitana. Pelo menos um suspeito morreu e houve prisões.


Arma apreendida durante operação em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: PM/Cedida


Cerca de 20 viaturas da Força Nacional foram deslocadas para o bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal. Policiais da base do bairro ouviram uma explosão e acionaram o reforço, mas o local da explosão não foi identificado.


Na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul da capital, a Polícia Militar informou que um homem foi baleado após atirar contra policiais. Durante o confronto, o suspeito foi atingido e encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no pronto-socorro.



No bairro, policiais militares ainda apreenderam uma arma de fogo, dois coquetéis molotov, porções de drogas e munições.


Já em Parnamirim, na Grande Natal, uma viatura da PM também foi alvo de criminosos. Um grupo de 10 pessoas estava soltando fogos de artifício por volta das 18h, no bairro Vida Nova. Os suspeitos perceberam a chegada da polícia e atiraram contra a equipe. No revide, um suspeito foi atingido. Os outros nove conseguiram fugir do local. Uma arma de fogo, um carregador de pistola, dois celulares e três motos foram apreendidos no local.


A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) também deflagrou uma operação entre a noite da segunda-feira (27) e a madrugada desta terça-feira (28), nas zonas Sul e Oeste de Natal, que resultou na prisão de cinco detentos do regime semiaberto monitorados com uso de tornozeleiras eletrônicas.


Quatro descumpriram as regras do monitoramento e um era foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto. Em 11 viaturas, os policiais penais foram aos bairros Planalto, Felipe Camarão, Guarapes e Vila de Ponta Negra, averiguando a situação dos apenados do semiaberto.


No bairro do Planalto, três monitorados que estavam violando as medidas impostas pela decisão judicial foram recolhidos. Segundo sentença da 1ª Vara das Execuções Penais, eles deveriam estar recolhidos ao domicílio às 20 horas. Nas ruas, acabaram presos.



Eles foram levados para a carceragem do Centro de Recebimento e Triagem (CRT), em Parnamirim, onde ficarão à disposição da Justiça.


Em Felipe Camarão, além de um tornozelado detido por violar as regras do monitoramento, um outro acabou flagrado com mandado de prisão em aberto, sendo considerado foragido da Justiça. Nos demais bairros alvos da fiscalização não foram detectadas violações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

O descuido da garota de programa que fez a polícia desvendar assassinato de coronel


A mulher mandava mensagens para a família e amigos do celular da vítima, para que ninguém sentisse falta dele. Até que teve um descuido; entenda:


O advogado e amigo da vítima, Milton Moreira, recebeu um áudio do coronel e ficou surpreso.

No áudio, enviado às 3 horas da manhã, o coronel dizia que precisava falar com urgência com o advogado.

Em um primeiro momento, Milton acreditou que o coronel estava vivo.

Depois, mais calmo, percebeu que a mensagem soava familiar.


“Aquela dita mensagem do áudio dele estava há meses e meses atrás (sic), que ele tinha mandado para mim, no momento que ele viajou. Ela pegou o áudio, cortou poucos segundos e mandou para mim”, conta Milton.

Segundo o delegado de polícia Claudio Henrique Freitas de Oliveira, o áudio, foi mandado como uma prova de vida. E, de uma hora para a outra, as mensagens de texto mudaram de tom.


Elodéa Perdiza, irmã da vítima, conta que começaram a chegar mensagens enviadas pelo celular do coronel que diziam: “Parem de me procurar. Eu estou aqui no Rio de Janeiro, estou bem e me deixem em paz”. Segundo Elodéa, o coronel nunca falou assim com a família.

Jerusa também procurou o delegado, na tentativa de tumultuar a investigação.


“E diz: ‘Acabei de conversar com coronel Perdiza por videochamada e ele me disse que estava no Rio de Janeiro’. Então, se alguém foi para o Rio de Janeiro, ele está morto”, diz o delegado Claudio Henrique Freitas de Oliveira.

Três meses depois do desaparecimento do coronel, um corpo foi localizado em um terreno numa cidade vizinha a Natal, mas era praticamente impossível identificá-lo. Os assassinos fizeram de tudo para dificultar o trabalho da perícia.


Fonte: Fantástico

Leia Mais ››

Após 3 anos da 1ª morte, Brasil chega à marca de 700 mil vítimas da Covid

Três anos após a primeira morte por Covid-19, o Brasil alcançou nesta terça-feira (28) a marca de 700 mil óbitos pela doença - um ano e cinco meses após registrar 600 mil mortos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.


A primeira morte por Covid no Brasil ocorreu no dia 12 de março de 2020. A vítima foi uma paciente de 57 anos em São Paulo.


100 mil mortes: o Brasil atingiu a marca de 100 mil mortos em 8 de agosto de 2020, cinco meses depois do anúncio do primeiro óbito. Foi o segundo país em todo o mundo a atingir esse indicador, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

200 mil mortes: as 200 mil mortes por Covid chegaram antes da vacina. Foi em 7 de janeiro de 2021 (a vacinação começou em 17 de janeiro do mesmo ano, horas após a Anvisa aprovar o uso emergencial da CoronaVac e AstraZeneca).

300 mil mortes: um pouco mais de dois meses após as 200 mil mortes, o Brasil chegou a triste marca de 300 mil vidas perdidas pela Covid. Foi em 24 de março de 2021.

400 mil mortes: o Brasil registrou 100 mil mortes em apenas 36 dias e chegou aos 400 mil óbitos em 29 de abril de 2021.

500 mil mortes: em 19 de junho de 2021, o Brasil chegou à marca de meio milhão de mortos pela Covid, 51 dias após bater 400 mil óbitos.

600 mil mortes: em outubro de 2021, o Brasil atingiu 600 mil mortes por Covid. Foram 111 dias depois de chegar à marca de 500 mil mortes.


Bandeira do Brasil é vista no túmulo de vítima da Covid-19 enterrada no cemitério Parque Tarumã, em Manaus, no dia 20 de maio de 2021 — Foto: Bruno Kelly/Reuters


Abril de 2021, o mês mais letal

Abril de 2021 foi o mês mais letal da Covid-19 no Brasil. Foi quando o país chegou às 400 mil mortes. Entre março e abril, foram 100 mil mortes registradas em apenas 36 dias.


Em 29 de abril daquele ano, o consórcio de veículos de imprensa havia registrado mais de 76 mil mortes, mais do que março, que havia registrado 66.868 mortes em 31 dias.


Na época, o país tinha pouco mais de 14% da população com uma dose.


Gráfico mostra trajetória das mortes por Covid — Foto: Reprodução/Covid19br.wcota.me


Vacinação mudou o curso da pandemia

A vacina mostrou, ao longo da pandemia, que é a melhor forma de proteção contra casos graves e óbitos da Covid. Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, mais de 510 milhões de doses já foram aplicadas no país, seja primeira, segunda ou dose de reforço.


Em entrevista ao g1 no começo de 2022, o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, reforçou a importância da vacinação na história da pandemia.


"Transformamos a história natural da Covid-19 com a vacina. Transformamos uma doença que era altamente letal, com uma taxa de letalidade importante, para uma doença cujo risco de morte é muito mais baixo em pessoas que se vacinaram corretamente", destaca Chebabo.

Vacinação hoje

Neste ano, o Brasil começou uma nova etapa da vacinação, com o imunizante bivalente da Pfizer. A primeira fase engloba:


Pessoas com mais de 60 anos;

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP);

Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos;

Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Gestantes e puérperas;

Trabalhadores da saúde (a partir de 17/04);

Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos (a partir de 17/04);

População privada de liberdade (a partir de 17/04);

Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade (a partir de 17/04).


Veja as recomendações para outras faixas etárias:


40 a 59 anos: esquema vacinal primário (duas doses) + duas doses de reforço;

12 a 39 anos: esquema vacinal primário (duas doses) + reforço com intervalo mínimo de 4 meses entre as doses;

5 a 11 anos: esquema vacinal primário (duas doses) + reforço (preferencialmente Pfizer) com intervalo mínimo de 4 meses entre as doses;

3 e 4 anos (CoronaVac): esquema vacinal primário (duas doses) + reforço (preferencialmente Pfizer) com intervalo mínimo de 4 meses entre as doses;

6 meses a 4 anos (Pfizer): esquema vacinal primário (três doses).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher pede socorro e é resgatada de túmulo no interior de MG

Uma mulher de 36 anos foi resgatada viva na manhã desta terça-feira (28) de dentro de um túmulo no Cemitério Municipal de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira.


Mulher é encontrada em túmulo em Visconde do Rio Branco — Foto: Polícia Militar/Divulgação


De acordo com a Polícia Militar (PM), coveiros chamaram os militares após perceberem que a estrutura estava fechada com tijolos e cimento fresco. Um vídeo gravado pelos militares conta como foi o registro da ocorrência.


Segundo relato da mulher à PM, o crime foi cometido em função do ''extravio" de drogas e armas que estavam com ela. A Polícia Civil também confirmou a motivação, ao apontar desacerto referente a uma arma de fogo. Entenda mais abaixo.


Ao chegar no cemitério, os policiais ouviram pedidos de socorro. Quando abriram o túmulo, encontraram a mulher com ferimentos na cabeça. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e levou a vítima para o Hospital São João Batista.


No fim da tarde, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco, responsável pelo cemitério, emitiu nova dizendo haver diariamente vigia no local. "Contudo, além do local onde aconteceu o fato estar parcialmente interditado, e, mesmo com aumento da segurança, as invasões continuam a acontecer, principalmente por usuários de drogas, devido a situação desastrosa que o Cemitério Municipal foi encontrado pela atual gestão."


Envolvimento com drogas

O Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) da Polícia Militar indica que a vítima teria guardado entorpecentes para dois homens, e que o material foi 'extraviado'. Ao saber do fato, a dupla foi até a casa da mulher e começou a agredi-la. O companheiro da vítima, que também estava na residência, conseguiu fugir.


Já conforme a Polícia Civil, a motivação para o crime 'seria o desacerto referente a uma arma de fogo'. O delegado da Regional de Ubá, Diego Candian Alves, porém, não deu nenhum detalhe adicional até a última atualização desta reportagem.


Mulher foi resgatada pelo Samu em Visconde do Rio Branco — Foto: Polícia Militar/Divulgação


fonte: g1

Leia Mais ››