quinta-feira, novembro 17, 2011

Vaticano entra com ação legal contra propaganda da Benetton com o Papa

Papa Bento XVI aparentemente beijando o Imã do Cairo na boca em uma fotomontagem. (Foto: Divulgação)Papa Bento XVI aparentemente beijando o imã do Cairo na boca em uma fotomontagem. (Foto: Divulgação)

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira que vai empreender ações legais contra a fotomontagem na qual o papa Bento 16 beija na boca o imã sunita de Al Azhar divulgada pela Benetton, anunciou nesta quinta-feira a Secretaria de Estado da Santa Sé.

"Encarregamos nossos advogados para que empreendam na Itália e no exterior as oportunas ações legais para impedir a circulação nos meios de comunicação da fotomontagem realizada no âmbito de uma campanha de publicidade da Benetton", anunciou o Vaticano em uma nota oficial.

Já o assessor do imã afirmou que a fotomontagem é "irresponsável e absurda"

"Apesar de ser uma publicidade irresponsável e absurda, a universidade está se questionando se vale a pena contestar algo, já que isso carece de seriedade", declarou Mahmud Azab, assessor do grande imã para o diálogo inter-religioso.

Para Azab, cabe a possibilidade de que iniciativas deste tipo sejam "perigosas para os valores universais e a liberdade de expressão, tal como concebidos na Europa".

Na véspera, o grupo italiano Benetton anunciou sua decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o Papa beijando na boca o imã sunita da universidade de Al-Azhar, no Cairo, Ahmed el Tayeb.

As relações entre o Papa e o imã de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento 16 expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado.

A peça publicitária inclui, também, um beijo trocado entre Hugo Chávez e Barack Obama, em nome da luta "contra o ódio" e uma cena tórrida entre Barack Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, colocada primeiramente em um banner diante da catedral de Milão.

Mas a foto de Bento 16 beijando o imã egípcio foi considerada a mais polêmica das outras seis montagens nas quais aparecem outros chefes de Estado ou de governo na mesma posição carinhosa, como a troca de beijos calorosos entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel e entre Mahmud Abbas e Binyamin Netanyahu.

"Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo.

A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada, oficialmente, no início da tarde desta quarta-feira, por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.

O Vaticano reagiu imediatamente à campanha considerando a publicidade "uma falta de respeito grave ao Papa".

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pesquisadores descobrem data exata de 'megaextinção' na Terra

O cientista Charles Henderson (meio) retira amostras no sul da China (Foto: Charles Henderson)O cientista Charles Henderson (meio) retira
amostras no sul da China (Foto: Charles
Henderson)
Há mais ou menos 250 milhões de anos, 95% de toda a vida marinha e 70% da terrestre do planeta foram extintas. Agora, um grupo de cientistas americanos e chineses conseguiram dar a data exata dessa megaextinção: ela ocorreu há 252,38 milhões de anos.
E mais: todo o processo durou menos de 200 mil anos. O pico, menos de 20 mil.
É a primeira vez que se chega tão perto de uma data para esse evento e também que se revela a duração dele. Conhecida como “extinção do período Permiano”, ela ocorreu na época em que a Terra tinha apenas um supercontinente, chamado de Pangeia.
Segundo os pesquisadores, o “gatilho” do evento teria sido um rápido aquecimento global, causado pela liberação de dióxido de carbono por enormes erupções vulcânicas ocorridas no que hoje é o norte da Rússia.
Os resultados foram apresentados na edição desta semana da revista “Science”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher registrada como homem é impedida de casar

Regimar Linhares da Silva diz que já se sentiu constrangida (Foto: Reprodução TV Integração)Regimar Linhares da Silva diz que já se sentiu
constrangida (Foto: Reprodução TV Integração)
Em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, uma dona de casa resolveu se casar com o companheiro com quem vive há 16 anos, mas não pode por causa de um erro no registro de nascimento. No documento consta que ela é do sexo masculino.
A dona de casa Regimar Linhares da Silva diz que fica constrangida quando tem que falar o nome. “Quando alguém pergunta o meu nome tenho que repetir várias vezes e até soletrar, porque as pessoas não entendem”, disse.
Mas o sofrimento vai além. Regimar Linhares contou que já perguntam se ela é o 'senhor Regimar' ou 'quem é o homem da casa'. “Falam que meu marido casou com outro homem. Para os meus filhos falam que a mãe deles é um gay”, desabafou.
A dona de casa foi registrada em um cartório de Anápolis, no estado de Goiás. Contudo, na certidão de nascimento consta que ela é do sexo masculino. A mãe dela foi a passeio para Anápolis e voltou quando a dona de casa estava com dois anos e a registrou. “Minha mãe me levou de vestidinho vermelho, laçinho na cabeça, tudo bonitinho para registrar. Só que eles registraram do sexo masculino. Por quê?”, questionou.
Um erro que ela só descobriu quando decidiu se casar e foi impedida. Apesar de Regimar Linhares ter tido seis filhos com o marido com quem vive há 16 anos, ela procurou o cartório em Anápolis para fazer a retificação administrativa, mas eles não fizeram porque, segundo ela, alegaram que só fariam com autorização judicial.
Na tentativa de conseguir alterar a certidão de nascimento, a dona de casa procurou um advogado para entrar com uma ação de retificação do registro civil. Precisou também realizar vários exames que comprovem que ela é realmente mulher. “Além do constrangimento, se a retificação não for feita ela terá outros prejuízos”, explicou o advogado Alexandre Máximo de Oliveira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Divulgação
Ana Paula Valadão, chamada de "endemoniada" pelo bispo Macedo
Ana Paula Valadão, chamada de "endemoniada" pelo bispo Macedo


A música mais "endiabrada" dos últimos tempos (palavras do bispo Macedo, han?) será o prato de entrada dos especiais de fim de ano na Globo. Dia 18 de dezembro, às 22h30, a Globo exibe o show "Promessas". Obra do núcleo de Luiz Gleiser, o "especial" é, na verdade, um festival que será promovido e gravado no Aterro do Flamengo uma semana antes. Participam algumas das estrelas do gospel brasileiro, obviamente as que têm contrato ou parceria com a Som Livre Gospel. Exemplo, não tem ninguém da gravadora da Igreja Universal, certo?

Nunca antes neste país...

Será o primeiro show gospel da história da Rede Globo e, logo de cara, uma superprodução em rede nacional. Entre os convidados estão David Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Regis Danese, Damares, Ludmila, Pregador Luo e Eyshila. Um dos pontos altos deve ser a participação da "queridinha" do bispo Macedo, a cantora Ana Paula Valadão, do Diante do Trono. Brincadeira, ele não é fã dela, como sabem.

Globospel...

Dependendo do ibope desse especial do dia 18, a Globo vai repetir a dose com novos episódios em 2012. Conforme esta coluna antecipou na semana passada, em breve a emissora terá uma atração gospel semanal, algo absolutamente impensável alguns anos atrás.

Porque não é mais impensável...

1) Estima-se que, em 2011, a indústria da música gospel no Brasil movimentou R$ 2 bilhões

2) A pirataria devora 15% dos produtos gospel, quando em outros estilos pode chegar a 60%

3) Comparação, os 4 CD´s da coleção "Promessas" (que deu origem a esse especial do dia 18) venderam 482 mil cópias. Luan Santana, álbum mais vendido em tooooodo 2010, conseguiu vender pouco mais de 230 mil cópias

4) E, meus caros, há artistas (como Aline Barros, Soraya Moraes etc) que não estão no selo gospel da Globo e vendem ainda mais

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

"A Vida da Gente": Após sair do coma, Ana trairá Manu com Rodrigo

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20111117102600.jpg
Em "A Vida da Gente", Ana (Fernanda Vasconcelos) trairá sua irmã, Manu (Marjorie Estiano). 

Manu explicará a Ana sua relação com Rodrigo (Rafael Cardoso). Sentindo-se culpada pelo acidente que deixou a jovem durante quatro anos em coma, ela propõe sair de cena.

Segundo informações do jornal "Extra" desta quinta-feira (17), Ana tranquiliza Manu, dizendo que o que aconteceu entre ela e Rodrigo faz parte do passado.

Porém, o amor entre eles é mais forte, e a tenista acabará ficando com o marido da irmã. Julgando-se mortalmente traída, Manu se separa de Rodrigo e rompe as relações com a irmã.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Federação do Rio põe Vasco e Fla em grupos diferentes no Carioca 2012; veja a tabela

CONFIRA OS GRUPOS DO CARIOCA 2012

Grupo A: Flamengo, Botafogo, Olaria, Resende, Nova Iguaçu, Macaé, Madureira e Bonsucesso
Grupo B: Fluminense, Vasco, Boavista, Americano, Duque de Caxias, Volta Redonda, Bangu e Friburguense

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) sorteou nesta quinta-feira os grupos da primeira divisão do Campeonato Estadual de 2012. Cada grupo será formado por oito equipes e a fórmula de disputa será a mesma dos últimos anos.

Ao contrário do que aconteceu em 2011, os arquirrivais Flamengo e Vasco caíram em grupos diferentes. Sendo assim, só se enfrentarão nas semifinais ou na final da Taça Guanabara ou então apenas na disputa da Taça Rio.

No primeiro turno, a Taça Guanabara, as equipes se enfrentarão dentro de seus próprios grupos. Os dois mais bem colocados se classificam para as semifinais, com o primeiro do grupo A enfrentando o segundo do Grupo B e o primeiro do B enfrentando o segundo do A. Na Taça Rio os times enfrentam os adversários do outro grupo. O critério para classificação às semifinais e final é o mesmo da Taça GB.

A final da competição será disputada pelo vencedor da Taça Guanabara contra o vencedor da Taça Rio. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, será declarada campeã sem necessidade de final, como aconteceu com o Flamengo em 2011.


CONFIRA A TABELA DA TAÇA GUANABARA (PRIMEIRO TURNO DO CARIOCA) 2012

1ª rodada (21 e 22/01)2ª rodada (28 e 29/01)3ª rodada (01 e 02/02)
Botafogo x ResendeResende x OlariaMadureira x Botafogo
Flamengo x BonsucessoNova Iguaçu x BotafogoMacaé x Resende
Olaria x Nova IguaçuBonsucesso x MadureiraBonsucesso x Nova Iguaçu
Madureira x MacaéAmericano x BoavistaFluminense x Boavista
Boavista x Duque de CaxiasFriburguense x BanguFriburguense x Duque de Caxias
Fluminense x FriburguenseDuque de Caxias x VascoVolta Redonda x Americano
Vasco x AmericanoVolta Redonda x FluminenseBangu x Vasco
Bangu x Volta RedondaMacaé x FlamengoFlamengo x Olaria
4ª rodada (04 e 05/02)5ª rodada (08 e 09/02)6ª rodada (11 e 12/02)
Vasco x FriburguenseBotafogo x OlariaResende x Madureira
Resende x BonsucessoBonsucesso x MacaéBotafogo x Bonsucesso
Boavista x Volta RedondaVasco x Volta RedondaD. de Caxias x Volta Redonda
Nova Iguaçu x MacaéBangu x Duque de CaxiasBoavista x Bangu
Olaria x MadureiraNova Iguaçu x ResendeVasco x Fluminense
Fluminense x CaxiasFlamengo x MadureiraOlaria x Macaé
Botafogo x FlamengoFriburguense x BoavistaFlamengo x Nova Iguaçu
Americano x BanguAmericano x FluminenseAmericano x Friburguense
7ª rodada (18/02)Semifinais (21 e 22/02)Final (26/02/2011)
Olaria x Bonsucesso  
Macaé x Botafogo  
Resende x FlamengoJogo 1 - 1º do A x 2º do B 
Madureira x Nova Iguaçu Vencedor do 1 x Vencedor do 2
D. de Caxias x AmericanoJogo 2 - 1º do B x 2º do A 
Boavista x Vasco  
V. Redonda x Friburguense  
Fluminense x Bangu  



Fonte: Uol Esportes
Leia Mais ››

Deputado Agnelo Alves descobre câncer no esôfago

 (Ana Amaral/DN/D.A Press)
Após uma bateria de exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nessa quarta-feira (17), o deputado estadual Agnelo Alves (PDT), 79 anos, descobriu que está com um cânces de esôfago. Imediatamente, ele iniciou o tratamento por meio de quimioterapia, no mesmo hospital. 

O médico do parlamentar é o mesmo que trata do câncer do ex-presidente Lula (PT), Roberto Kalil Filho.

A primeira sessão de quimioterapia está marcada para acontecer nesta sexta-feira (18). O deputado, que está tranquilo e confiante na sua recuperação, retorna para Natal na próxima quarta (23). 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Parada geral de uma hora no Judiciário Federal do RN


Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Norte, em greve há uma semana, se reúnem na manhã desta sexta-feira (18) em um grande ato unificado com o objetivo de parar, simultaneamente, todas as atividades desenvolvidas no TRT, TRE e Justiça Federal.

O ato unificado vai reunir os servidores lotados em Natal que vão deixar de trabalhar no regime de escala que se encontram atualmente, no respeito à lei de greve que é manter 30% dos serviços considerados essenciais, para participar da parada geral de uma hora. 

A categoria protesta pela aprovação do PCS (Plano de Cargos e Salário) que se encontra em tramitação na Câmara Federal, através do Projeto de Lei 6613/09 que espera aprovação na Comissão de Finanças e Tributação. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Governo entrega 11 novos veículos para o Itep


O Governo do Estado entregará nesta sexta-feira (18), às 9h, onze veículos ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), num investimento de R$ 842.197,00, através de convênio firmado com o Ministério da Justiça e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). A entrega será feita pela governadora Rosalba Ciarlini, na Governadoria.

Os veículos serão distribuídos da seguinte forma:

Seis caminhonetes Mahindra: três para a sede do Itep (Natal), que atenderão à Coordenadoria de Criminalística; duas para a Unidade Regional de Mossoró, que ficarão à disposição da área pericial e uma para a Unidade Regional de Caicó, para os setores pericial e administrativo.

Cinco Focus Sedan: quatro para a sede do Itep (Natal), para atender a Unidade Instrumental de Planejamento, Administração e Finanças (Uipaf), Coordenadorias de Criminalística (Cocrim), Coordenadoria de Medicina Legal (Comele) e Coordenadoria de Identificação (Coid) e um desses veículos atenderá à Unidade Regional de Mossoró, nos setores administrativo e pericial.

Todos os carros são equipados com sistema de comunicação via rádio, que permitirá integração plena com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O diretor geral do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, disse que, pela primeira vez, o Instituto recebe, de uma só vez, onze veículos novos, o que melhorará as condições de trabalho dos servidores e a qualidade dos serviços prestados à população.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Câmara aprova projeto que obriga o INSS a informar resultado de perícia


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei 7209/10, do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a informar por escrito ao segurado, ao final do procedimento, o resultado da perícia médica para concessão de auxílio-doença.

O relatório deverá conter a caracterização do benefício como acidentário (acidente ou doença do trabalho) ou previdenciário (doença comum). Atualmente, a legislação não prevê um meio para informar o cidadão que solicita o benefício.

Aprovada em caráter conclusivo, a proposta será enviada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário.

O relator, deputado João Paulo Lima (PT-PE), recomendou a aprovação da proposta com emendas. Ele destaca que a Constituição garante o direito do cidadão a ter informação sobre seus dados pessoais. As emendas dão mais clareza à redação da proposta, deixando claro que, após a perícia médica, cópia do laudo será entregue ao segurado.

Prazo determinado
A proposta aprovada determina ainda que o auxílio-doença será concedido sempre por prazo determinado. Ao fim de cada período, deverá ser feita nova perícia até que se comprove a recuperação do paciente.

O auxílio-doença é devido ao segurado que permanecer afastado do trabalho ou da sua atividade habitual por mais de 15 dias seguidos. Está previsto na Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: DN
Leia Mais ››