terça-feira, fevereiro 19, 2013

SME de Itaú realiza entrega de Material Escolar


A secretária Municipal Mirianete Brasil e a Primeira Dama do Município de Itaú Jaíra Nerys através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos fizeram a entrega do Material Escolar prevista para ontem (segunda-feira, 18), o motivo do adiamento visava à presença do Prefeito Ciro Bezerra (DEM), porém o mesmo não pode comparecer ao ato, que foi justificado pela primeira Dama.

Os kit’s foram entregues nas escolas municipais “Professor José Porto de Queirós”; “Professora Joana Bessa” e a escola “Dinarte Mariz” na manhã desta terça-feira, 19. A Secretária acompanha por Jaíra e o diretor(a) da escola explicavam e incentivam os alunos no momento da entrega, justificando a falta de 2 itens do kit, apontador e borracha, que por falta de entrega da transportadora faltavam, mas que seria entregue posteriormente pelos diretores das escolas. Ao verem os kit’s os alunos demonstravam alegria entre si.




A princípio foi detectado um problema no 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal “Professor José Pôrto de Queirós”, onde em matéria anterior ao Cidade News, a Secretária de Educação já havia chamado a atenção para o problema, onde a maioria dos pais e os próprios alunos preferem o turno matutino gerando a superlotação da sala do 7º Ano que se aproxima aos 50 alunos matriculados.

Que para os professores é algo inviável lecionar para tantos alunos ao mesmo, considerando a não aprendizagem, principalmente em tempos da era digital, ou seja, os tempos modernos, onde os professores não conseguiram impor a ordem entre eles.

A direção da escola procurou solucionar o problema conversando com os pais e alunos; o intuito era dividir a turma, ficando um no turno matutino e outro no vespertino, respectivamente, porém não houve um acordo que viabilizasse a divisão.

Uma solução apontada pela Secretária Mirianete Brasil, foi à criação de uma nova turma no mesmo turno, para satisfazer a preferência de pais e alunos.

Veja o álbum de fotos da entrega:


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Filho de Michael Jackson estreia na televisão como repórter


Foto: Jackson Immortal World Tour/Cirq
A prole do rei do Pop Michael Jackson realmente resolveu seguir os passos do pai. Ou pelo menos um deles. Prince Michael, filho mais velho do astro falecido em 2009, integrará o time de repórteres do Entertainment Tonight – ET, informou o programa de variedades americano.

O jovem, que tem 16 anos, fará participações especiais no canal. Segundo o ETonline.com, Prince Michael estreia na televisão com a cobertura do longa da Disney Oz: Mágico e poderoso, que incluirá entrevistas com o diretor Sam Raimi, Sach Braff e o ator James Franco.

“Quero me tornar (um profissional) versátil como produtor, diretor, roteirista e ator” afirmou o novo reporter em sua primeira aparição no canal, na noite de segunda-feira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tiririca descolore o cabelo para homenagear Neymar


Na volta dos trabalhos do Congresso, o deputado Tiririca
(PP-SP) chamou a atenção dos colegas no cafezinho da Câmara ao aparecer com um novo visual, parecido com o do jogador Neymar: cabelos descoloridos. O tom loiro berrante surpreendeu até seus familiares, contou o deputado. Tiririca disse que pintou os cabelos no carnaval: primeiro de vermelho e depois adotando o loiro descolorido. 

Ele contou que chegou a machucar o couro cabeludo devido à aplicação de uma tinta em cima da outra. "Foi no Carnaval. Eu e o Neymar (com cabelos loiros). Sou artista circense, se eu não mudar, não me sinto bem. Minha esposa não gosta, mas tenho que estar em busca de coisas diferentes. Sinto-me bem. Às vezes, raspo a cabeça. Se vai ficar bonito ou feio, não ligo. Não ligo muito para a moda", disse Tiririca, apesar de ser vaidoso.

O deputado contou que os cabelos vermelhos foram bem aceitos pela família, mas que o loiro à la Neymar surpreendeu. "Minha filha de três anos disse: cabeça de laranjinha", contou Tiririca, sorrindo.

Ele foi cumprimentado pelo deputado Stephan Nercessian (PPS-RJ), que também apareceu de visual novo, com barba.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TRE-CE cassa diploma do prefeito do município de Pereiro/CE


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do estado do Ceará (TRE-CE) em sessão realizada na tarde desta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, decidiu cassar o diploma do prefeito municipal de Pereiro, José Francismar Dias (PSD), mais conhecido por Amar.

A decisão do TRE-CE levou em conta o fato de José Francismar Dias, ter tido contas de governo desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) há época em que presidiu a Câmara Municipal dos Vereadores do município de Pereiro. Com a decisão, toda a chapa encabeçada por Amar fica prejudicada, não podendo o seu vice, Cláudio Júnior Nogueira (PSD), assumir o mandato.

O juiz relator do processo, João Luís Nogueira Matias, julgou procedente o recurso (nº 202.162) contra a expedição do documento, que teve como autor José Hermano do Nascimento Nogueira, que foi candidato ao cargo de prefeito do município de Pereiro pela “Coligação Pereiro não pode parar”.

Apesar da decisão da corte estadual, o prefeito José Francismar Dias continua no cargo até o trânsito em julgado do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como prevê o artigo número 216 do Código Eleitoral. A data para o julgamento do processo no TSE ainda não está definida.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

EX-CABO PM É ENCONTRADO MORTO EM JARDIM DO SERIDÓ (ATENÇÃO, CENAS FORTES!)


<KENOX S860  / Samsung S860>
O servidor público Municipal de Jardim do Seridó, lotado na função de ASG na “Secretaria de Assistência Social”, Nilton de Macedo, foi encontrado no início da tarde de hoje, terça-feira, (19), em um quarto onde o mesmo morava no Bairro Comissão em Jardim do Seridó.

Parelhense, Nilton chegou a ser Cabo da PM, mas foi expulso, e atualmente estava morando em Jardim do Seridó sozinho no local aonde foi encontrado morto em avançado estado de decomposição.

Segundo relato de um vizinho, o mau cheiro estava sendo sentido desde o domingo, quando o mesmo teria ouvido um forte barulho, possivelmente quando o lençol que Nilton usou para se enforcar arrebentou e o corpo caiu ao chão, mas não imaginou que teria algo de errado, e por isso nem deu muita importância.

Após receber a visita de um colega, o vizinho foi questionado sobre o mau cheiro, e ao dizer que imaginava ser dos esgotos, foi contrariado, ouvindo que o mau cheiro era característico de um corpo humano em decomposição, fato que foi confirmado após a chegada do dono do imóvel que abriu a porta e se deparou com o sinistro.
A PM foi acionada e encontra-se guardando o local até a chegada do ITEP/Caicó para a remoção do corpo.








<KENOX S860  / Samsung S860>

<KENOX S860  / Samsung S860>

Reprodução Cidade News Itaú via Barra Pesada/Anchieta França
Leia Mais ››

O HOMEM QUE TROCOU A MULHER PELA VARA DO SOGRO CONTA COMO TUDO ACONTECEU;VEJA O VÍDEO



Saiba tudo como aconteceu da incrível historia em que o genro trocou a mulher pela vara dão sogro.
MUITO  ENGRAÇADO VEJA O VÍDEO.


Em Vila Velha-ES a família descobriu um caso extraconjugal envolvendo genro e sogro. A família aparece nesta reportagem mostrando toda a indignação com esta traição dolorosa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CRM-PB interdita duas unidades de saúde do Sertão


Hospital de Nova Olinda e UBSF de Olho D’Água não têm escala médica completa e diversos problemas que comprometem seu funcionamento. CRM solicita ainda fiscalização de Ministério Público em hospital abandonado

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou na última sexta-feira (15), o Hospital e Unidade Mista de Saúde João Moisés de Souza, em Nova Olinda e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) I de Olho D’água. As duas cidades do Sertão paraibano possuem em torno de 6 mil habitantes, cada uma, e ficam a cerca de 400 quilômetros de João Pessoa.

Em Nova Olinda, o hospital interditado era o único da cidade e de pequeno porte, mas prestava atendimentos de urgência e internamento em Clínica Médica, Pediatra e Obstetrícia. No entanto, o hospital não contava com médico todos os dias, não possui laboratório de análises clínicas e radiológicas, as ambulâncias estavam quebradas, além de apresentar diversos problemas estruturais, que comprometem o atendimento à população e o trabalho dos profissionais.

O diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, explicou que o órgão já havia fiscalizado duas vezes a unidade de saúde, nos anos de 2009 e 2010. “Agora, observamos significativa piora no funcionamento do hospital. Há evidências de que ele está abandonado”, disse o diretor do CRM.

Além dos problemas já citados, ele acrescentou que as portas do hospital estão com cupim, a pintura está desgastada e a central de esterilização não funciona. “Lamentamos ainda o desperdício de dinheiro público, já que equipamentos, medicamentos e insumos de alto custo estão se deteriorando no interior do bloco cirúrgico”, completou Eurípedes.

O diretor de Fiscalização acrescentou ainda que a fiscalização do CRM foi determinada pela promotora de Justiça da Comarca de Piancó, Geovanna Patrícia de Queiroz Rego. “Em junho do ano passado, a diretoria do hospital declarou que cumpriria alguns termos para melhorar o funcionamento do hospital. Infelizmente, quase nada foi cumprido”, disse Eurípedes.

Olho D’Água: hospital abandonado e UBSF sem condições mínimas.

Na cidade de Olho D’Água, CRM fiscalizou o Hospital Geral, que tem em sua fachada o nome de Hospital – Maternidade Dr. Geneton Carvalho. No entanto, Eurípedes Mendonça disse que não há médicos na escala do hospital, apenas dois técnicos de enfermagem. “Alguns moradores da cidade disseram que o hospital está sem funcionar. Por isso, sugerimos que o Ministério Público investigue a real situação do hospital (se está recebendo recursos do SUS) e se há a viabilidade da sua reabertura”, disse.

Também no dia 15 de fevereiro, o CRM interditou o Centro de Saúde de Olho D’Água. A unidade não tem alvará da Vigilância Sanitária e está com a escala médica incompleta. “A situação da população da cidade está muito difícil. O município não dispõe de hospital e conta com apenas 3 postos de saúde da família, sendo que dois médicos estão afastados por motivo de doença”, afirmou Eurípedes.

A UBSF que foi interditada estava em reforma, sem obedecer à norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina o isolamento mecânico e sonoro para que o barulho e a poeira não prejudiquem o atendimento dos pacientes. “Devido à reforma, a esterilização estava sendo realizada em uma autoclave no corredor. Os dois banheiros estavam cheios de material de construção e a única pia não tinha sabão líquido e papel toalha. Esses já são motivos suficientes para a interdição ética”, explicou.

Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

Em São Bento-PB: Ladrões arrombam teto de restaurante, fazem arrastão e causam prejuízo de mais de R$ 20 mil


A ousadia dos ladrões chegou a limites intoleráveis, na madrugada desta terça-feira (19/02), na “Capital Mundial das Redes”. Por volta das 2h de hoje, ladrões arrombaram o teto do restaurante do Sr. Francisco das Chagas Pinto, mais conhecido por ‘Pinto’, localizado na Rua Dr. Francisco Feitosa, 467, no centro de São Bento, no sertão da Paraíba, e fizeram um verdadeiro arrastão.

De acordo com casal proprietário do estabelecimento comercial, Francisco das Chagas Pinto e Maria das Graças de Araújo, após arrombarem o teto, os gatunos se dirigiram ao portal principal do comércio e quebraram o cadeado, adentrando ao recinto em um veículo, onde fizeram a farra da desordem.

Ao entrarem no ambiente, os ladrões beberam e comeram à vontade, desde red bull, ron montilla, água de coco, coca-cola, whisky, tirando o gosto com várias comidas que acharam prontas no setor. O casal informou, ainda, que foi levada uma moto com reboque, mais de 300 pratos, talheres, fardos de arroz, creme de leite, uma cafeteira térmica grande, aparelho de som, 6 litros de whisky, um aparelho de TV de 42 polegadas, receptor, além de várias cobertas que haviam sido recebidas para o pagamento da conta de um cliente, bem como uma quantia de R$ 200, que estava no caixa.

Depois de um levantamento do material roubado, os proprietários avaliam que o prejuízo chega a mais de R$ 20 mil reais. “Nós fechamos o comércio à 1h30min e acreditamos que a ação criminosa tenha começado às 2h”, disseram os proprietários. O fato foi registrado da delegacia da cidade, e a polícia deve realizar alguma diligência com o intuito de descobrir os autores do delito. Um fato que chama a atenção nesse episódio é que a sede da 2ª CIA da Polícia Militar do município fica por trás do Estabelecimento Comercial.

As vítimas disseram que foi a 1ª vez que foram roubadas e não têm suspeitas de quem possa ter praticado o crime, esperando que algo seja feito a fim de se chegar aos criminosos. 







Local onde ficava a tv






Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

Entre dejetos humanos e animais, cenário da Casa do Estudante é de degradação


Prédio histórico, construído em 1856, tem acumulados problemas estruturais, forte odor e muita sujeira. Foto: José Aldenir
“Atenção a todos!!! Quando usar o banheiro, jogue um balde d’água nas fezes! Dessa maneira, evitamos a bagunça que os ratos fazem com sua m…!”. O aviso exclamativo e escatológico está fixado acima de mictório de um dos três banheiros que ainda funcionam na Casa do Estudante de Natal. O prédio histórico, construído em 1856 e transformado em hospedaria para jovens oriundos do interior do Estado 90 anos depois, vive um processo de degradação que parece inacabável. Da calçada é perceptível o cheiro de dejetos humanos, animais, alimentos estragados e mofo, que deixa o lugar com ares de presídio.

Na manhã desta terça-feira (19), a reportagem esteve no local e constatou a fedentina que, aliada aos forros e rebocos corroídos, oferecem uma imagem condizente com um ponto de encontro para viciados em drogas, ao contrário do motivo maior: oferecer apoio logístico para a parte mais pobre da juventude potiguar. Água suja e urina no chão, teto com manchas verdes de infiltração, mosquitos, gatos, pichações compõem o cenário de um salão que um dia serviu de lugar para leitura. No pátio central, alunos e desocupados assistem televisão em meio às moscas.

A situação é a pior dos últimos anos, segundo os residentes. O que outrora fora um refeitório, agora é um galpão abandonado com janelas quebradas, sujeira onipresente e o fantasma do que um dia serviu de moradia para norte-riograndenses ilustres. Nos quartos, fios expostos e paredes descascadas. O perigo e a falência moral aparecem em cada cômodo (51 ao todo).  Mesmo assim, o tom das reclamações é ameno. “Na minha cidade, todos que têm alguma coisa, passaram por aqui”, diz Marco Antonio, de 22 anos, que há quatro trocou Pilões, no Alto Oeste, pela Casa do Estudante.

Em pleno recesso estudantil, durante o mês de janeiro, a Casa foi invadida por marginais que arrombaram dois quartos. “Antes, professores bons vinham dar aula de graça, como um reforço, aqui pra nós. Agora não vem mais ninguém, pela situação que isso está aqui. Antes funcionava tudo”, diz Marco Antonio, aluno de um cursinho pré-vestibular. Ao custo de R$ 20 por mês, ele e mais 180 estudantes têm a disposição água encanada, energia, telefone e alimentação.

Para Deividem Lisboa, jovem natural de Pau dos Ferros que trancou a faculdade de Direito, a vulnerabilidade começa com a alvorada: “Aqui de dia não tem vigia e à noite só tem um sargento aposentado da PM. Eu quero ficar só mais um ano, no máximo. Não tem condições de viver nessa imundície toda” – como apoio às cinco instituições de direito privado que abrigam estudantes no Estado, a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) faz um repasse de R$ 150 mil.

A administração da Casa do Estudante está sob responsabilidade do ex-cozinheiro Luiz Alves. Há 28 anos, ele convive com grupos de jovens. “O quarto depende de cada um. Todo mundo é de maior (sic). Só que ali, tem muitos que não são estudantes, são elementos que não estudam, mas não saem da Casa. Eu não posso pegar na mão deles e botar pra fora”. Ciente da cena dantesca, ele diz que está em fase de regularização dos documentos da instituição para solicitar melhorias para o prédio.

Do outro lado da mesa de negociações, à espera de Luiz Alves, está o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa. “Não gerimos a Casa do Estudante. Damos um apoio pagando as contas básicas. Desde o ano passado, estamos esperando essa documentação. Mas até agora, nada. Não podemos fazer tudo por eles. A ideia é que eles procurem parceiros, e nós somos parceiros. Estamos aqui para ajudar. Cheguei a falar com a Fundação Banco do Brasil, mas eles [a administração da Casa] não retornaram até agora, mesmo eu oferecendo a estrutura da secretaria para ajudá-los na elaboração dos projetos”.

No meio do imbróglio, o prédio histórico tem o emblema da negligência em duas placas, uma inaugurada pelo então governador Vivaldo Costa, em 1994, e outra na gestão Cortez Pereira, em 1973. Fé e desenvolvimento são mesclados em textos fora da realidade observada e mantida pelos últimos governos. A primeira diz que [...] aos estudantes que vivem nesta casa a esperança de um futuro melhor para o nosso Estado”. Enquanto a segunda, traz entre outros dizeres “[...] que Deus nos ajude a nós, Rio Grande do Norte, Povo e Governo, para sermos, na nossa dimensão, a dimensão grande que é o Brasil”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP recomenda vistoria em estabelecimentos de lazer em Patu-RN


Foto: Assessoria de Imprensa
O Promotor de Justiça da Comarca de Patu, Fábio Souza Carvalho Melo, encaminhou Recomendação ao Comandante do Corpo de Bombeiros da região para que proceda a vistoria dos prédios e estabelecimentos de entretenimento e lazer do município para verificar se atendem aos requisitos fixados em lei, informando dentro de 60 dias os estabelecimentos que por ventura se encontram impróprios para o exercício de suas atividades e as providências adotadas para sanar eventuais irregularidades.

A Recomendação também foi encaminhada à Prefeita municipal de Patu para que providencie a verificação dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos de entretenimento do município e que fiscalize esses estabelecimentos a fim de apurar se estão funcionando para a finalidade para as quais foram autorizados e se atendem aos requisitos previstos em lei garantindo a integridade física dos frequentadores.

A Recomendação do representante do Ministério Público Estadual ao Corpo dos Bombeiros e à Chefe do Executivo municipal teve o objetivo de evitar que a população da cidade de Patu seja vítima de incidente semelhante ao ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Cidade News Itaú com informações do MP/RN
Leia Mais ››

Juiz interdita Centro de Detenção de Currais Novos


Sistema carcerário em franca falência, mais um Centro de Detenção Provisória (CDP) é interditado pela Justiça.

Dessa vez em Currais Novos. O juiz Marcus Vinícius Pereira determinou a interdição para impedir o recebimento de novos presos até que a solução dos sérios problemas encontrados durante inspeção realizada pelo magistrado na manhã desta terça (19).

Entre os graves problemas, não há seleção antes do alojamento; os presos não têm cama individual com roupas mantidas e mudadas que assegurem a higiene; celas sem janelas amplas que possibilitem circulação de ar fresco e luz natural. Sem falar nas péssimas condições sanitárias. Se é que se podem chamar tais de tais. E privacidade inexistente. Também não existe assistência à saúde de caráter preventivo e curativo (atendimento médico, psicológico, farmacêutico e odontológico), etc e mais.

O magistrado esclarece: – “Para não ser mal interpretado, ressalto que sou favorável ao uso do dinheiro público em favor do povo. E, se para termos segurança pública, necessário se faz construir Presídios, que sejam construídos, pois lugar de pessoas que cometeram crimes é na cadeia. Ainda que estejam segregados e tenham supostamente praticado infrações graves, os presos provisórios e definitivos em nenhum momento perderam o direito à dignidade humana, o que pode ser verificado pela leitura dos artigos 40 a 43, da Lei 7210/1984”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DEHOM apresenta novidades sobre o crime contra "Flavinho" morto em outubro de 2012.


 O Dr. Roberto Moura, titular da Delegacia de Homicídios (DEHOM) de Mossoró apresentou novidades nas investigações sobre a morte de Flávio de Souza Martins, 20 anos, morto no dia 19 de outubro de 2012, em quanto trabalhava na Equipadora Mossoró Películas.
   Segundo as investigações, a motocicleta tipo Broz que foi utilizada no crime está no nome de Érica Patrícia de Oliveira, 29 anos, e foi encontrada hoje na residência dela, na Rua conhecida como "Beco do Cacete", no Alto do Louvor, porém ela negou. A mesma acusou dois menores de terem atirado em Flávio, mas eles foram ouvidos pelo delegado e liberados. Segundo Roberto Moura, trata-se de uma tentativa dela de desviar as investigações.
   Três dias após o crime, João Paulo de Oliveira Ferreira, 19 anos, foi preso com uma das armas utilizada no crime contra "Flavinho, uma pistola calibre 765. Arma essa que já foi realizada a balística e comprovada o fato.
   De acordo com o Delegado Roberto Moura, a turma de Deslan, assassinou no dia 30 de Junho de 2012, em frente a caixa d'água do Bom Jardim, o jovem João Marcos, que é irmão de João Paulo e desde então começou uma desavença entre os dois grupos. Logo após o homicídio, Robson Fernandes da Silva, vulgo "Uau" e Wenerson Araújo da Silva, 25 anos, tentaram contra a vida de Deslan no interior da Cobal, no dia 6 de Outubro de 2012, porém o mesmo conseguiu escapar. Logo após a tentativa de homicídio, Deslan ,e sua turma que estava no dia do homicídio em que foi vítima Flávio, seriam os alvos de Robson, João Paulo e Wenerson. Logo após isso, em Novembro de 2012, Deslan foi encontrado morto com um tiro no olho em um terro baldio na Estrada da Raiz.
    Foram expedidos pela justiça mandatos de prisão para Erica Patrícia de Oliveira, 29 anos e Robson, vulgo "Uau", 26 anos, que se encontram foragidos.
   Já se encontram presos Wenerson Araújo da Silva, 25 anos, e João Paulo de Oliveira Ferreira.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jurado passa mal e julgamento de Gil Rugai é interrompido por cerca de 30 minutos


Um dos sete jurados que participam do julgamento do ex-seminarista Gil Rugai, 29, passou mal pouco antes das 18h desta terça-feira (19) e teve de ser atendido por uma equipe médica do Tribunal do Júri de São Paulo.

De acordo com a assessoria do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), o jurado, um dos cinco homens, teve um desconforto e precisou de cuidados médicos.

A sessão, que estava interrompida havia 15 minutos, acabou sendo suspensa novamente. No total, foram 30 minutos de interrupção. Por volta das 18h15, a sessão já havia sido retomada.

A suspensão havia sido solicitada pelo magistrado para que os jurados pudessem se alimentar e foi o segundo intervalo do depoimento do delegado Rodolfo Chiareli, última testemunha de acusação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

IML marca para março a exumação de Marcos Matsunaga, diz TJ


O casal Elize e Marcos Matsunaga (Foto: Reprodução Globo News)Casal Elize e Marcos Matsunaga
(Foto: Reprodução Globo News)
Os restos mortais de Marcos Kitano Matsunaga, diretor da Yoki que foi morto e esquartejado no ano passado, vai ser exumado em 12 de março, informou nesta terça-feira (19) o Tribunal de Justiça de São Paulo. O Instituto Médico-Legal (IML) autorizou que a exumação ocorra às 9h daquele dia, no Cemitério São Paulo.
O juiz Adilson Paukoski Simoni, da 5ª Vara do Júri de São Paulo, autorizou em janeiro a exumação do corpo do empresário. Uma nova perícia será realizada no cadáver para determinar o exato momento em que o diretor da Yoki foi morto.
Há dúvidas se Marcos morreu por um tiro na cabeça ou se ainda estava vivo no momento em que seu corpo foi esquartejado. O pedido da exumação foi feito pela defesa da viúva e ré confessa do crime, Elize Matsunaga.

Divulgado em junho, um laudo que fez parte do inquérito policial do caso apontou que Marcos foi decapitado quando ainda estava vivo. Segundo os peritos, a morte ocorreu por choque traumático, causado pela bala, e asfixia respiratória por sangue aspirado devido à decapitação. Na ocasião da divulgação do laudo, porém, seu resultado já havia sido questionado pelo advogado de Elize, Luciano Santoro.
O defensor entende que Elize pode pegar uma pena de no máximo dez anos. A exumação poderá ser chave para que Elize não seja condenada pela qualificadora de meio cruel caso fique comprovado que Marcos morreu em razão do disparo na cabeça e que já estava morto quando foi esquartejado. A assistente da defesa, Roselli Soglio, afirmou que em casos de traumatismo craniano causado por um tiro de pistola 380 a morte acontece em poucos segundos.

Para o promotor José Carlos Cosenzo, o crime foi premeditado, por motivo financeiro - Marcos era diretor da empresa de alimentos Yoki. Ele espera que ela seja condenada a 30 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado – motivo torpe (vingança movida por dinheiro), utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima e meio cruel (esquartejamento).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Muller perde o bonde da Globo


Muller, ex-atacante de São Paulo, Palmeiras, Santos e seleção brasileira, foi cortado da Copa do Mundo. Não fará parte da cobertura da Rede Globo, em transmissão aberta. Ficará restrito aos canais fechados.

A ideia da Globo é montar cinco equipes para transmissão da Copa: com narrador, comentarista e repórteres. Trabalharão sempre juntos, nos mesmos jogos. A montagem das equipes pressupunha a presença de cinco ex-jogadores de futebol de sucesso como comentaristas. Jornalistas ficarão de fora. Mesmo que Caio repita o que disse no jogo entre Atlético-MG e São Paulo, pela Libertadores. “Foi muita falta de DESATENÇÃO da defesa do São Paulo”, afirmou, referindo-se ao primeiro gol, aquele da água de Ronaldinho Gaúcho.

Muller era um dos nomes escolhidos, juntamente com Caio, Júnior e Casagrande. Faltava um, mas, graças a alguns erros de português e a uma certa falta de carisma, ficou fora. As vagas serão preenchidas por Roger, que já virou Roger Flores, e Belletti.

Belletti fez a aposta correta. No ano passado, ele havia acertado com a ESPN sua participação em um jogo do Barcelona na fase final da Liga dos Campeões. Na véspera, disse que não poderia ir, pois havia recebido um convite da Globo para comentar o jogo, em rede aberta, ao lado de Galvão Bueno.

Sua decisão foi contestada por jornalistas da ESPN. “Belletti calculou mal. Aqui, poderia participar de vários jogos e programas, lá na Globo não passará desse jogo”, foi a análise – e como negar que bem fundamentada – que não se concretizou.

A lista dos cinco narradores terá Galvão Bueno – talvez seja sua despedida – além de Cléber Machado e Luiz Roberto, que narram os jogos do Campeonato Brasileiro. As outras duas vagas devem ser de Milton Leite, que é, extraoficialmente, o preferido pelos telespectadores de São Paulo, e Luiz Carlos Jr. Eles narrarão também pelo Sportv.

Durante a Copa das Confederações, narradores e comentaristas de praças “menores” também trabalharão na Globo. Rogério Correia e Rembrandt Jr são dois exemplos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Escândalo da carne de cavalo respinga em frigorífico no Brasil


A fraude no comércio de carnes na Europa atingiu ontem a brasileira JBS, maior processadora de carne bovina do mundo.

A gigante de alimentos suíça Nestlé disse ter encontrado, por meio de exames de DNA, carne de cavalo em produtos que haviam sido adquiridos da subsidiária da JBS na Bélgica, a JBS Toledo.

Os alimentos processados, no entanto, foram produzidos pela alemã H.J.Schypke, contratada pela JBS para atender à Nestlé, que retirou massas produzidas com carne de cavalo de prateleiras na Itália e na Espanha.

Segundo a JBS, a Nestlé sabia que a carne partia da Schypke, que enviava o produto diretamente à suíça.

A JBS informou que cancelou contrato com a alemã e que o abastecimento à Nestlé, a partir de agora, será feito por unidades da própria companhia fora da Europa.

BRASIL

O Brasil possui um abatedouro de cavalo, mas exporta toda a sua produção. Em 2012, os embarques atingiram 2,4 mil toneladas, o equivalente a US$ 6,8 milhões. A Bélgica foi o principal destino, com 64% do total.

Apesar de ser produzida para exportação, o Ministério da Agricultura diz que não há risco de a carne de cavalo ser misturada à bovina no Brasil.

Para ser processada, qualquer carne precisa ter comprovação de origem, dada por meio do SIF (Serviço Federal de Inspeção).

A fiscalização é feita no abatedouro por uma equipe do ministério e o produto só pode sair do estabelecimento após ser registrado no sistema. Ao chegar à fábrica para ser processada, a carne passa por nova fiscalização para controle de origem.

A carne de cavalo não apresenta risco à saúde. O problema, na Europa, é a falta de informação sobre a origem do animal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Sentimento de culpa', diz avó de bebê ferido por sabonete com vidro


Sabonete usado pela avó foi apreendido pela polícia (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Sabonete usado pela avó foi apreendido pela polícia (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

“Estou com sentimento de culpa”, disse ao G1 Geanea Gonçalves, 46 anos, avó do bebê que segundo a família foi ferido por um sabonete da marca Pom Pom que continha cacos de vidro. A mulher dava banho na criança, no domingo (17), quando o incidente aconteceu e afirma que está traumatizada com o ocorrido. “Eu nem sei se consigo dar banho novamente”, relata.

Em nota, a fabricante do produto disse que está tomando as providências para a verificação do caso. Afirma também que entrou em contato com a consumidora e está à disposição da família para dar a assistência necessária.
A avó conta que ajuda a filha, a estudante Suzany Medeiros Barbosa, 23 anos, a cuidar do criança. Durante o banho, percebeu que o neto estava chorando e notou os machucados. “Tinha sangue na água. Eu tremi de nervoso”, completa.
Ela disse que só percebeu que havia um objeto cortante no sabonete depois do incidente e que jamais faria algo para ferir o neto. “É meu primeiro neto. Jamais deixaria que o machucassem”, relata a avó.

Repercussão
Suzany postou uma foto, na rede social Facebook, dos arranhões que o filho teve.  Segundo ela, a intenção era deixar um alerta sobre o perigo, mas o caso acabou ganhando outras proporções. Ela diz ter ficado chateada com as criticas que recebeu após a postagem.
“Chegaram a dizer que eu tinha colocado o caco de vidro no sabonete, o que é um absurdo. Não imaginei que teria essa repercussão”, afirma, acrescentando que sempre adotou cuidado ao comprar produtos pelo filho possuir tendência à alergia na pele.
A estudante relata que na segunda-feira (18) foi ao hospital militar de Campo Grande e lá foi orientada por uma médica a procurar a polícia. No mesmo dia, segundo ela, registrou boletim de ocorrência na delegacia e ainda levou a criança ao Instituto Médico Legal (IML) para exame corpo de delito.
Suzany também contou que um representante da Pom Pom foi até sua residência nesta manhã para trocar o sabonete, mas ela havia entregado o produto para a Polícia Civil.
“Vou mover um processo contra a empresa e se couber vou cobrar indenização”, disse. “Que meu caso sirva de exemplo para outras famílias e que outras empresas que trabalham com produtos infantis tenham mais cuidado”.

Mãe encontra caco de vidro em sabonete infantil após banho de bebê em MS (Foto: Fabiano Arruda/ G1 MS)Suzany segura Matheus e mostra que as marcas ainda não sumiram (Foto: Fabiano Arruda/ G1 MS)

Investigação
O inquérito para investigar o caso foi aberto na 7ª DP de Campo Grande. Conforme o delegado responsável pelo caso, Natanael Balduíno, é preciso aguardar o resultado do exame feito no bebê e no sabonete para continuar a apuração.
“Somente a perícia vai poder identificar se tem cacos de vidro ou não, porque é imperceptível a olho nu. Tem que ter lente de aumento para conseguir ver”, disse ao G1.
Os laudos devem sair em até dez dias. Em seguida, a mãe e a avó serão ouvidas novamente. Elas prestaram depoimento quando registraram o BO e algumas informações, como o local onde o sabonete foi comprado, ficaram pendentes. A polícia irá até o estabelecimento saber dados sobre o lote e outras informações sobre o produto para que a fabricante possa ser ouvida e o responsável, identificado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia vai rastrear ameaça contra adolescente de SC


O delegado titular da 6ª Delegacia da Infância e Adolescência de Florianópolis Ricardo Guedes da Cunha afirmou nesta terça-feira que em aproximadamente 30 dias poderá identificar o autor da ameaça de morte feita à estudante Isadora Faber, 13 anos. Ao assumir o caso, disse que vai pedir, judicialmente, a quebra do número do Protocolo de Internet (IP) do responsável pela postagem publicada na rede social Facebook, sábado passado, que trazia ameaças de morte contra Isadora, seus pais (Christian e Mel Faber) e um amigo da adolescente. "Temos como rastrear. Vou contar com a ajuda do serviço de inteligência e achar esta pessoa que prefiro acreditar não se tratar de um adulto", disse Ricardo Cunha.

O delegado tomou novo depoimento da adolescente e de seus pais na tarde desta terça-feira. O primeiro Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na 8ª DP do bairro Inglesas, onde a família mora. O caso foi transferido para a 6ª DP pelo envolvimento de uma adolescente. "É a terceira vez que venho a uma delegacia. Não gosto muito deste ambiente, mas se for para resolver o problema, a gente tem que aceitar. Eu acredito na Justiça", contou Isadora.

A estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Maria Thomázia Coelho ganhou notoriedade a partir de julho do ano passado quando criou uma Fan Page no Facebook (facebook.com/diariodeclassesc) com o objetivo de denunciar as más condições da escola onde estuda até hoje. Atualmente a página possui mais de 572 mil "curtidas" e mais de 16 mil comentários sobre os assuntos postados. No último sábado, foi publicado em seu fã-clube ameaça de morte contra Isadora, seus pais e um amigo. Poucas horas depois a página foi excluída do Facebook. Uma amiga que organizou o fã-clube foi quem comunicou Isadora das ameaças.

Conforme o Código Civil, a pena para os crimes consignados na ameaça (atentado contra a honra, ameaça, calúnia, entre outros) é de um a seis meses de detenção. O processo deverá ser julgado pelo juizado especial e a pena poderá ser revertida em doação de cestas básicas ou trabalho comunitário.

O delegado Ricardo Guedes Cunha acrescenta que o ideal seria o assunto ser apurado por uma Delegacia Especial de Combate à Pedofilia, que não existe em Santa Catarina. Segundo ele, terceiros se expressaram nos comentários da postagem com vocabulário "chulo e obsceno" de cunho sexual contra a garota. Guedes afirma que poderá pedir, também, o rastreamento do IP destas pessoas e incluí-las no processo. "Foi uma página criada só para fazer ameaça contra a Isadora", disse a mãe ao sair da delegacia. "Estamos fazendo as coisas da maneira mais correta possível para que se tenha resultado prático. Não dá para conviver com esta situação", acrescentou Christian Faber.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Hackers sobrecarregaram banco para distrair técnicos durante fraude


Clientes do Bank of the West sofreram um ataque de hackers (Foto: Reprodução)Clientes do Bank of the West sofreram um
ataque de hackers (Foto: Reprodução)
Um ataque de negação de serviço foi usado por hackers como distração após transferências que retiraram US$ 900 mil (R$ 1,8 milhão) das contas bancárias de uma construtora norte-americana na noite do dia 24 de dezembro. Logo após a realização das transferências, o ataque foi iniciado para distrair os técnicos do Bank of the West e ganhar tempo até que o dinheiro pudesse ser retirado das contas que receberam.
Ataques de negação de serviço não comprometem dados armazenados ou permitem a invasão de um sistema, mas são facilmente percebidos e prejudicam ou impedem completamente o acesso ao site atacado.
A construtora vítima do golpe, Ascent Builders, confirmou que foi vítima de fraude. Na noite do dia 24 de dezembro, quando a fraude foi realizada, a funcionária responsável por verificar as contas da empresa não conseguiu acessar o site da instituição financeira. O motivo do bloqueio teria sido o vírus presente no computador que roubou as senhas bancárias. Nesse momento, os hackers já estavam realizando as transferências. Logo depois, o banco seria atacado para derrubar o site para todos os clientes e distrair os especialistas.
O ataque foi revelado pelo jornalista Brian Krebs. Ele disse que entrevistou uma das pessoas que recebeu parte do dinheiro transferido. A mulher, que não foi identificada, teria sido colocada no esquema depois de se cadastrar em uma oferta para "trabalhar em casa" pela internet.
A investigação do jornalista revelou que contas bancárias de 62 pessoas foram usadas para a movimentação de US$ 900 mil. A maioria das transferências movimentava entre US$ 4 mil e US$ 9 mil, mas vítimas que possuíam contas em nome de empresas receberam quantias maiores.
Além de transferências no dia 24, os hackers fizeram ainda outras no dia 26. Segundo Krebs, o Bank of the West, que não comenta o assunto, teria conseguido reaver boa parte do dinheiro transferido.
Não se sabe qual grupo de cibercriminosos realizou o ataque, mas a suspeita é que a praga digital conhecida como "Gameover" está envolvida. O Gameover é uma variação da praga Zeus, uma das mais usadas no mundo para o roubo de informações bancárias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Meteoro causou as maiores ondas infrassônicas já registradas, diz órgão


As ondas infrassônicas do meteoro que explodiu no ar sobre os Montes Urais, na Rússia, na última sexta-feira (15), foram as maiores registradas até agora pelo sistema de vigilância da Organização do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBTO, na sigla em inglês), informou a entidade.

A organização com sede em Viena conta com uma ampla rede de estações de medições - sísmica, de acústica submarina, de infrassom e de radionuclídeos - ao redor do planeta para poder detectar uma explosão atômica em qualquer canto do mundo.

"A explosão foi detectada por 17 estações de infrassom da rede", afirmou comunicado do CTBTO.

"Sabíamos que não era uma explosão fixa porque podemos ver a mudança de direção quando o objeto se dirige ao planeta Terra. Não há uma única explosão", diz Pierrick Mialle, cientista da organização, sobre como é possível distinguir esse tipo de explosões de outras, tais quais  detonações de minas e erupções vulcânicas.

"Cientistas de todo o mundo usarão nos próximos meses e anos os dados da CTBTO para compreender melhor estes fenômenos e aprender mais sobre a altitude, a energia liberada e como o meteoro explodiu", acrescentou Mialle na nota.

A organização disse que a estação mais distante que registrou esse som com uma frequência menor que 10 Hz (abaixo do espectro audível do ouvido humano) se situa na Antártida, a 15 mil quilômetros do local. Estima-se que a emissão de ondas de baixa frequência causadas pela explosão começou às 0h22 (horário de Brasília) do dia 15 de fevereiro. 

Até esse momento, o maior evento de infrassom registrado pela rede da CTBTO tinha sido a explosão de um asteroide na atmosfera sobre a Indonésia, em outubro de 2009.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››