terça-feira, outubro 02, 2012

Caminhão da Empresa Souza Cruz foi assaltado entre Caicó e Jardim do Seridó


Imagem Ilustrativa


A central de operações da 2ª CPM foi acionada dando conta de que houve um assalto ao caminhão da empresa Souza Cruz, que trafegava na BR 427, sentido Caicó - Jardim do Seridó, mais precisamente na entrada do sítio Manhoso, na divisa dos dois municípios. 

O Grupo Tático Operacional de Jardim do Seridó e de Parelhas, juntamente com o GTO de Caicó, estão em diligência para localizar o referido caminhão. A PM já está com as vítimas, as quais, afirmam que os veículos utilizados para o assalto foram uma Ducato Branca e uma Strada estendida. 

Os policiais estão, nesse momento, realizando buscas nas comunidades rurais das imediações. Pedimos a quem avistar qualquer veículo Ducato branca ou Strada de forma suspeita, por favor, entrar em contato com o GTO através do 9699-8839.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidato a vereador tem seu veículo queimado em Mossoró



O Veículo Gol do candidato a vereador Omar Nogueira,foi incendiado em ato criminoso,na madrugada desta segunda feira (02/10).

O carro estava estacionado em frente a sua residência no Conjunto Santa Helena em Mossoró. 

Em contato com a reportagem deste site,o proprietário do carro disse que só não aconteceu uma tragédia,haja visto que as chamas já estavam atingindo sua residência,porque a família acordou com o mau cheiro da fumaça e a quentura do fogo e deu tempo a sair da residência.

O Carro ficou totalmente destruído e segundo Omar Nogueira,não tem seguro. A polícia Militar foi ao local colher informações do fato.



Chamas atingiram as paredes da casa do candidato

Interior do veículo ficou carbonizado pelo fogo



Fonte: O Câmera 2/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ao dar marcha ré, motorista atropela e mata anciã em Dr. Severiano/RN


Um motorista de uma caçamba, pertencente a empresa FEC construções, que  estão trabalhando na construção de uma  creche no município, por volta das 07:30 horas dessa terça-feira(02), matou acidentalmente a Srª Roselita Jorge da Cunha, 74 anos, na Rua Terezinha Guedes, em Doutor Severiano/RN.

De acordo com informações o motorista dava marcha à ré em uma caçamba, cor branca, placa GUJ 5709/RN e não percebeu que Roselita passava atrás do veículo, à senhora que era surda e muda não conseguiu gritar e foi atropelada, tendo o veiculo passado sobre seu corpo e morreu na hora.
Uma equipe do ITEP/RN compareceu ao local para os procedimentos de praxe.
A tragédia foi presenciada por alguns moradores que ficaram chocados. “Foi uma cena muito triste, o motorista ficou  desesperado”; disse uma moradora.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Projeto prevê detenção de até um ano para fraudador da Previdência Social


O Projeto de Lei 4081/12, dos deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), prevê pena de detenção de seis meses a um ano a segurados da Previdência Social que utilizem dados falsos para fraldar a aplicação do fator previdenciário.

De acordo com os autores da proposta, em virtude de perdas quando da concessão de benefício previdenciário, “alguns segurados têm utilizado informações falsas com o intuito de aumentar o valor de suas aposentadorias”.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Fonte: Robson Pires/Cidade news Itaú
Leia Mais ››

Justiça suspende mobilizações políticas por 48h em Timbaúba dos Batistas


O juiz titular da 45ª Zona Eleitoral, que responde pelo município de Timbaúba dos Batistas, Luiz Antônio Tomaz do Nascimento, baixou portaria proibindo qualquer tipo de propaganda eleitoral pelos próximos dois dias.

O prazo começou a vigorar a partir das 12h de hoje (02) até às 12h do dia 4 de outubro. Nesse período, os candidatos não poderão realizar qualquer propaganda eleitoral por meio de carro de som, paredão de som, carreatas, passeatas e nem utilizar fogos de artifício.

Os infratores serão detidos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil em Caicó, para a lavratura do flagrante. O magistrado alegou o acirramento dos ânimos, inclusive ameaças de morte a determinados candidatos, motivou a determinação judicial.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

O mensaleiro Marcos Valério se envolve em acidente


O empresário Marcos Valério se envolveu em acidente de trânsito nesta manhã de terça-feira (2), no bairro Santa Lúcia, na região sul de Belo Horizonte.

O empresário dirigia uma Pajero prata, de placa GWI-2419, que ficou amassada na parte esquerda do para-choque. Logo após o ocorrido, outra Pajero, de cor preta, dirigida por uma mulher, retirou imediatamente Marcos Valério do local, que fica em frente ao comitê de campanha do candidato a vereador e delegado da Polícia Federal, Clever Prados.

Entre os que pararam para ver o acidente, está o desembargador Cláudio Costa, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Marcos Valério não se feriu.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Lula cita exemplo de Micarla para comparar a Russomano


No comício do petista Fernando Haddad, candidato a prefeito de São Paulo, nesta noite (1º), no bairro de Itaquera, o ex-presidente Lula da Silva foi ao microfone.

Das críticas que ecoou ao campeão na preferência dos votos, Celso Russomano (PRB), levou o nome da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), para comparar ao erro de se eleger um apresentador de programa de tevê a prefeito.

Do brado retumbante: - “Quem é do Nordeste aqui deve saber o que aconteceu em Natal. Lá, uma moça chamada Micarla, que era apresentadora de televisão, e por isso foi candidata e ganhou no primeiro turno. Agora, nem pode ser candidata à reeleição e está terminando desaprovada por 98% do povo. Então, não adianta gente de televisão que se mostra de um jeito e quando chega na prefeitura é uma decepção”.

Em tempo: Russomano ficou famoso ao apresentar um quadro no programa sensacionalista Aqui Agora, no SBT, início dos anos 90. Em 1994, lançou-se candidato a deputado federal e foi o mais votado. Hoje, é o preferido para prefeito da capital paulista.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

População Itauense faz interpretação errada da presença da PRF no município

Em meio ao desencontro das informações que chegam a nossa redação, e a má interpretação de alguns leitores do blog, viemos esclarecer, os fatos ocorridos no final da tarde de Domingo 30 de setembro de 2012.

Naquela tarde a cidade de Itaú-RN foi surpreendida com a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que esteve no município de Itaú-RN, assim como nas cidades circunvizinhas, autuando os partidos políticos em supostos crimes eleitorais.
Ao dar entrada na cidade, os Agentes da PRF, abordaram os cidadãos da coligação "Unidos para Fazer Melhor" retirando as bandeiras vermelhas com o nº 14 dos canteiros da Av. Principal (Fausto Pinheiro). Em nenhum momento os Agentes da PRF fizeram o recolhimento das bandeiras, apenas pediram para que as mesmas fossem retiradas do local, autuando o Candidato da coligação na aplicação de multa, em um valor não revelado pelos Agentes.

Na cidade circula a informação de que essa multa seria de 3 a 8 mil reais, algo que não pode ser configurado como verdadeiro, visto que a nossa equipe questionou o Agente Federal Seabra sobre o valor dessa multa e o mesmo foi enfático em dizer que ficaria a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
Outra ação que também não foi bem interpretada feita pelos agentes da PRF, e que foi relatado por nosso blog em postagem do Domingo 30 (veja aqui); foi a abordagem feita ao comitê da coligação "Vontade do Povo", onde relatamos que populares haviam dito a reportagem do Blog Cidade News Itaú que os Agentes Federais tinhas pedido para ser baixado o volume do som do comitê e recolhido as Xerox da pesquisa, que estava estampada na parede do comitê da campanha. Na mesma matéria, relatamos que questionamos o Agente da PRF, que não confirmou a informação que o popular cedeu ao Blog, sendo portanto, inverdade o fato ocorrido.

Nesta segunda-feira (02) a população ainda vive a indecisão dos fatos, por isso, em contato com o Comitê de Ciro Bezerra, a pessoa de Raimundo que estava presente no momento da chega dos Agentes da PRF explicou o que de fato aconteceu naquela tarde de domingo.

De acordo com informações de Raimundo, os Agentes Federais estiveram sim no comitê, fazendo a fiscalização determinada pelo Ministério Público Eleitoral, pedindo para que o som fosse ouvido de maneira que não infringisse a Lei do Silêncio, em seguida fez Xerox da reportagem do Jornal Gazeta do Oeste, com o resultado da pesquisa, que estava nas dependência do comitê.


Ressaltamos aqui que os Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) não fez o recolhimento de nenhum material do comitê de Ciro Bezerra, como também não aprendeu ou recolheu as bandeiras da Coligação "Unidos para fazer Melhor", apenas orientou a retirada das bandeiras do local, fazendo a autuação do ocorrido, aplicando multa em um valor não declarado pelos agentes.

A matéria com as declarações do Agente Federal Seabra você confere clicando aqui.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú

Leia Mais ››

Mossoró: Seu Mané da Rádio Rural sofre AVC e está em estado grave


O radialista Manoel Alves de Oliveira, de 72 anos, mais conhecido como “Seu Mané” (centro da foto), um dos primeiros funcionários da Rádio Rural de Mossoró, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na tarde desta segunda (1).

De acordo com informações do diretor da rádio, Padre Antônio Carlos, no próximo ano “Seu Mané” completaria 50 anos de trabalho na Rádio Rural, no entanto ele foi afastado há cerca de três meses, por problemas relacionados ao alcoolismo. Ele estava aposentado há 13 anos, mas continuou trabalhando na rádio. Seu Mané está internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e seu quadro é grave.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Seleção de famílias para programa de cisternas no RN será iniciada


O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários-SEAPAC dá início, no próximo dia 9, na região do Alto Oeste do Estado, ao calendário de visitas para seleção e cadastramento das famílias que serão beneficiadas com o programa de cisternas do convênio assinado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS, e o SEAPAC.

O calendário tem início, no dia 9, no município de Rodolfo Fernandes. No dia 10, será a vez de Riacho da Cruz, Itaú e Taboleiro Grande. No dia 11, é a população de Portalegre que recebe a visita da equipe do SEAPAC e técnicos da SETHAS. “As visitas serão feitas a partir de uma lista já encaminhada pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, informa o coordenador do projeto pelo SEAPAC, Damião Santos de Medeiros. Serão atendidas, somente nestes municípios, cerca de 300 famílias.

Nestas cidades já foram realizadas as reuniões de mobilização com representantes comunitários e gestores municipais da área de assistência social para a apresentação do projeto e como se dará a sua execução. Durante as reuniões, os participantes receberam informações sobre o projeto de cisternas de placas (reservatório cilíndrico, coberto e semi-enterrado, com capacidade para armazenar até 15 mil litros de água) e porque este modelo representa uma alternativa tecnológica mais adaptada à realidade dos pequenos produtores rurais.

O secretário Luiz Eduardo lembra que este modelo possibilita a construção das cisternas de forma simultânea, “o que nos assegura dizer que até o final de novembro, no mais tardar em dezembro, estes reservatórios estarão prontos para o uso”, frisou o titular da SETHAS.

Em todo o Rio Grande do Norte, serão construídas 2.800 cisternas, por meio deste convênio, em 47 municípios potiguares. Serão contemplados os municípios de Água Nova, Almino Afonso, Antônio Martins, Baraúna, Bento Fernandes, Bom Jesus, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Cruzeta, Doutor Severiano, Equador, Espírito Santo do Oeste, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Japi, João Dias, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Olho D´Água dos Borges, Paraná, Patu, Poço Branco, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Miguel, São Rafael, Senador Eloy de Souza, Serra do Mel, Taipu, Touros, Taboleiro Grande, Umarizal e Venha Ver.

O SEAPAC, organismo de ação social da Igreja Católica do Rio Grande do Norte, foi a instituição vencedora da licitação realizada pela SETHAS para a execução do Programa Nacional de Cisternas. Serão destinados ao programa no Estado, recursos de R$ 4,7 milhões, com a contrapartida do Governo do Estado, no valor de R$ 1,5 milhão, por meio da Secretaria, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Projeto Trilhas, chega a mais de duas mil escolas da rede pública do Estado


As escolas da rede pública do Rio Grande do Norte já comemoram mais uma conquista para a Educação da região. O material didático do Projeto TRILHAS começou a ser utilizado neste mês de outubro em 2.143 escolas. Idealizado pelo Instituto Natura, em parceria com a Comunidade Educativa – CEDAC, e o Ministério da Educação (MEC), o material distribuído é um importante complemento ao ensino no campo da leitura, escrita e oralidade, criando oportunidades que favorecem o acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita. 

O material educacional, elaborado com foco nos alunos do 1º ano do ensino fundamental (crianças entre 6 e 7 anos), é composto por cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de 20 títulos literários, subdivididos em três temas: TRILHAS para ler e escrever textos, TRILHAS para abrir o apetite poético e TRILHAS de jogos. 

O kit foi distribuído a 161 municípios do estado, entre eles, os considerados prioritários pelo MEC, por terem recebido nota abaixo da média no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009, como por exemplo, o município de Augusto Severo que obteve 2.7 no Ideb daquele ano e a meta era atingir 3.3.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil prende mineiro tentando instalar chupa-cabra


O mineiro Celmi João Barroso, de 51 anos, foi preso esta tarde (2) por policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) no momento em que tentava instalar um skimmer (chupa-cabra) em um caixa eletrônico no shopping Portugal Center, Zona Sul de Natal.

Celmi foi levado para a DEFD e neste momento está sendo ouvido pelo delegado Júlio Rocha.

Skimmmers são equipamentos usados para copiar dados do cartão magnético de correntistas, no momento em que eles tentam realizar operações bancárias na máquina, para depois serem usados em cartões clonados.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação apreende 175 camisas de campanha com namorada de candidato a prefeito


Foto: Uzl em Fotos
Uma ação da Justiça da 35ª Zona Eleitoral da Comarca de Apodi resultou na apreensão de 175 camisas "amarelas”, no bairro Lagoa Seca, na cidade de Apodi. O material foi encontrado na residência de Klebia Carina da Silva Gomes, namorada do candidato a prefeito pela Coligação Unidos para Mudar, professor, Flaviano Monteiro (PC do B).

O material foi apreendido após realização de várias denúncias informando que existiam muitas camisas na residência de Klebia Carina Gomes. Na Delegacia de Policia Civil de Apodi, Klebia Gomes, disse que tinha mando confeccionar as camisas para revender nas passeatas da Coligação Unidos para Mudar. 

A operação foi realizada por volta das 10h dessa terça-feira, pelo promotor, Silvio Brito, pela juíza Ana Clarisse Arruda, chefe do cartório eleitoral da cidade, Tiago Capistrano. As 175 camisas apreendidas estão em poder do delegado de Policia Civil de Apodi, Renato Oliveira que investiga o crime eleitoral.

Klebia Carina, foi presa mas em seguida liberada, após pagar fiança no valor de R$ 1.204,00 . O delegado Renato Oliveira, ainda vai ouvir outras pessoas e dentro de 10 dias enviara o inquérito policial para a Justiça Eleitoral da 35ª Zona Eleitoral de Apodi.


Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

LATRÓCINIO EM AREIA BRANCA (ROUBO SEGUIDO DE MORTE)


O CIOSP Mossoró registrou na tarde de hoje 02/10/2012 por volta das 15:00hs, mais um crime de latrocínio (Roubo seguido de morte). Desta vez  na BR 110 saída da cidade de Areia Branca para Mossoró.
Segundo informações da polícia a vítima era bastante conhecida na cidade como "Chaguinha da praça". O senhor Francisco das Chagas Silva, 58 anos natural de Carnaubais, taxista, pegou uma corrida com uma mulher segundo relatos dos policiais da viatura da cidade de Areia Branca e seguiu com destino a Mossoró.
Quando na entrada da Serra do Mel dois homens pediram parada, anunciaram o assalto e em seguida alvejaram a vítima com disparo de arma de fogo transfixante no abdômen, a partir daí tudo passa a ser um mistério para a polícia logo após o crime os dois homens e a mulher sumiram levando o carro da vítima um Gol branco de placa MZC-2442, não se sabe se a mulher foi levada como refém ainda.
Eu estava no consultório médico na hora do acontecido e coincidentemente um morador de Areia Branca, acabara de chegar no mesmo médico que eu Nilson. Ele disse que esses dois homens pediram parada a ele também, os dois trajavam bermuda jeans azul clara e camisa clara, um deles usava um boné. Ele disse que não parou por que teve medo de ser um assalto.


PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA


PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORAIMAGENS FORTES ABAIXO 

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dom Jaime encerra celebração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (RN)

Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN  (Foto: Wagner Varela )
Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN
 (Foto: Wagner Varela )


As comemorações aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, começaram em setembro. Nesta quarta-feira (3), feriado estadual em homenagem aos mártires, além das missas que ocorrem durante todo o dia, as celebrações também contarão com show do padre Antônio Maria.

Confira a programação:
- Terça-feira, dia 02
17h: Adoração ao Santíssimo Sacramento.
18h: Caminhada do Terço Luminoso da Comunidade de Uruaçu para o Monumento dos Mártires.
- Quarta-feira, dia 03
07h: Missa no Monumento.
07h: Missa na Matriz de São Gonçalo do Amarante.
09h: Missa na Vila de Uruaçu.
10h: Missa no Monumento de Uruaçu.
12h: Missa no Monumento de Uruaçu.
10h às 16h: Confissões.
14h: Auto dos Mártires.
16h: Show com Padre Antônio Maria.
17h: Concelebração presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.
Terra de Mártires
O território são-gonçalense foi banhado com muito sangue, quando no dia 03 de outubro de 1645 ocorreu o 'Massacre de Uruaçu', onde 28 cristãos foram mortos por índios e soldados holandeses.
Jacob Rabbi, alemão a serviço do governo holandês, vivia com os índios Tapuias. Em conjunto com Paraopeba, chefe indígena convertido ao calvinismo, lideraram o massacre. Durante uma celebração, logo após a elevação da hóstia, soldados holandeses trancaram todas as portas da igreja. Já esperando estavam os índios potiguares e tapuias que invadiram o local e mataram os colonos presentes à missa. Foram praticados atos com requinte de crueldade. Alguns tiveram o direito à despedida.
A sobrevivência dependia da conversão ao calvinismo, fato rejeitado. Suas línguas foram arrancadas para que não fizessem orações católicas. Braços e pernas foram decepados, crianças partidas ao meio e muitos corpos degolados. Este foi o cenário do morticínio. Porém, todos oraram com muita fé até a morte.

O Padre Ambrósio Francisco Ferro, ainda vivo, foi muito torturado. Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas e, mesmo com todo o sofrimento, ainda pronunciou: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Ninguém renegou a Deus e nem a Igreja. Morreram com fé e fidelidade.
O processo de beatificação deu início em 15 de maio de 1988, quando Dom Alair Vilar iniciou o estudo sobre os Mártires de Uruaçu e Cunhaú, designando posteriormente Monsenhor Francisco de Assis Pereira o postulador da causa. No dia 05 de Maio de 2000 ocorreu a beatificação oficializada em Roma, pelo Papa João Paulo II.
Em homenagem ao morticínio, foi erguido um monumento na localidade de Uruaçu, próximo aonde ocorreu o martírio, denominado 'Monumento aos Mártires', que foi inaugurado no dia 05 de dezembro de 2000 com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, incluindo diversas autoridades eclesiásticas e governamentais.
O local abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda. O Monumento aos Mártires foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Junior, tendo capacidade para receber 20 mil peregrinos. Atrás do palco há um painel medindo 30 metros. O Capelão do monumento é o Padre Antônio Murilo de Paiva.

A cidade se encontra receptivo a todos que buscam reafirmar sua fé, conhecendo o local que foi palco de um grande massacre. No dia 03 de outubro é feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, segundo Lei Nº 8.913/2006.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça Eleitoral flagra avião com R$ 1,1 milhão em dinheiro no interior do Pará


Uma denúncia à Justiça Eleitoral do Pará resultou na apreensão de ao menos R$ 1,1 milhão em dinheiro na tarde desta terça-feira em Parauapebas, sudeste do Estado. As notas foram encontradas pela polícia em três sacolas, em uma avião de pequeno porte que acabara de pousar no aeroporto local.

De acordo com o juiz eleitoral Líbio Moura, o dinheiro não declarado seria supostamente para a campanha de algum candidato a prefeito de Parauapebas. Segundo ele, mesmo que não seja caixa dois de campanha, trata-se de um recurso não declarado, o que pode configurar o crime de lavagem de dinheiro.

O piloto e um casal que estavam na aeronave foram levados de avião a Marabá, onde chegaram por volta das 17h30 para o início dos depoimentos. O dinheiro apreendido foi levado para a agência do Banco do Brasil próxima ao aeroporto de Parauapebas.

A última atualização da contagem apontava para R$ 1,1 milhão em notas, segundo o juiz eleitoral.

De acordo com o delegado Alberto Teixeira, superintendente da Polícia Civil no Sudeste do Pará, os depoimentos devem servir para identificar para qual partido os recursos seriam destinados. Depois disso, pode haver decisão pela abertura de um inquérito ou por uma autuação em flagrante.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Imagem mostra monitora de creche obrigando criança a comer papel



A polícia de Nova Independência (SP) ouviu nesta terça-feira (2) mais duas pessoas no caso da monitora de uma creche flagrada agredindo uma criança de um ano e sete meses. As imagens mostram a mulher forçando a criança a comer um pedaço de papel. A mãe pede que ela seja demitida.
As imagens geraram revolta entre as mães que dependem desse tipo de serviço para poder trabalhar. Segundo a mãe da criança agredida, Raiani Bruna Franco Rocha, a filha estava com medo de ir à escola e chegou várias vezes machucada.
“Ela chegou com mordidas duas vezes, um dia ela chegou com a boca machucada. Reuni algumas mães e fui pedir explicações e disseram que não era nada. Aí ela começou a ter medo de ir para a escolinha, chorar muito e isso nunca aconteceu. Como pode uma funcionária de uma creche agredir uma criança? Eu não aguentei ver aquele vídeo, ela batendo na minha filha. Quero que ela seja demitida por justa causa”, afirma Raiani.

Imagem mostra criança sendo obrigada a comer papel (Foto: Reprodução / TV Tem)

As imagens foram gravadas em julho deste ano, mas só foram divulgadas agora. Sem saber que está sendo gravada, a monitora, de 66 anos, obriga as crianças a ficar de costas para a parede. A menina de um ano e sete meses desrespeita a ordem e leva um tapa. Depois, a mesma criança é puxada pelo braço. Em outra imagem, a menina tenta arrancar um cartaz da parede e é agredida novamente. Ela também é obrigada a comer um pedaço de papel e chora. As outras crianças vêem a agressão e parecem assustadas.

As imagens foram gravadas com um celular por uma ex-estagiária da creche. Ela encaminhou as gravações ao Ministério Público, que pediu o afastamento da funcionária. Ela não trabalha mais no local. A prefeitura abriu uma sindicância que deve ser concluída em 30 dias. Até agora, mais de 10 testemunhas foram ouvidas.
A polícia abriu inquérito para apurar o caso e, enquanto a investigação não termina, outras mães que têm filhos da creche estão preocupadas com a violência. Segundo a prefeitura da cidade, só havia uma monitora na sala em vez de um professor porque era período de férias.

Outros casos
Em São José do Rio Preto (SP), a Justiça condenou em 2011, a prefeitura da cidade a pagar indenização de R$ 585 mil às famílias das 19 crianças que foram agredidas por professoras em 2010.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Milton Nascimento comemora cinco décadas de carreira


"Fui proibido de ver o meu filho. Se eu me encontrasse com ele, falavam que iam matá-lo. Fiquei quase 20 anos [sem vê-lo]", conta. "Ninguém entendia. Mas eu não podia falar com ninguém. Eles queriam me maltratar. Se eu falasse com alguém --não sei como ficavam sabendo--, ameaçavam aquela pessoa. Fiquei calado muito tempo. Comecei a beber".

Milton faz o desabafo à Serafina em sua casa incrustada num morro na Barra da Tijuca, no Rio. Seu filho, Pablo, nascido há 40 anos, é fruto do relacionamento com a socialite paulistana Káritas. O músico conta que foi ameaçado por Erasmo Dias (1924-2010), então secretário de Segurança de São Paulo.

Mas não quer aprofundar o assunto. Acha perigoso, teme represálias. "A situação melhorou. Mas o pessoal [que o ameaçou] ainda está aí, vivo. Prefiro deixar a coisa passar mais um pouco para poder falar sobre tudo", afirma.

Milton fala que parou de beber num dia que viu pessoas bonitas e alegres na praia. "Falei: essa coisa não merece que eu me mate. Parei de beber e fiquei três dias na cama. Até que sentei, vi que não estava tremendo nem tonto. No dia seguinte, fui dirigindo para Três Pontas", recorda.

A história de Milton durante a ditadura também teve censura e racismo. O seu "Milagre dos Peixes" (de 1973, que contém a música "Pablo") virou um disco quase instrumental depois da tesoura imposta. "Era muito perseguido. Fui chamado várias vezes", diz.

Numa delas, agentes do Dops queriam que ele desmentisse uma declaração sobre racismo. Milton tinha visto a filha do músico Paulo Moura ser barrada, por ser negra, em um clube em Copacabana. Protestou e denunciou à imprensa.

"Diziam que no Brasil não tinha racismo. Não desmenti porque estava do lado da menina, vi tudo". Ele próprio foi barrado. "Em muitos lugares não me deixavam entrar por ser negro", afirma.

Filho de uma empregada doméstica, Milton nasceu no Rio em 26 de outubro de 1942. Sua mãe biológica morreu de tuberculose quando ele tinha menos de dois anos. O pai ele nunca conheceu.

Órfão, foi adotado pela filha recém-casada da família da casa onde sua mãe trabalhara. Mudou-se com os novos pais para Três Pontas, Minas.

"Minha mãe [adotiva] sofreu muito. Ela casou com um cara e dois meses depois apareceu com um filho negro".

Aos quatro anos, recebeu de sua madrinha seu primeiro instrumento: uma sanfona, relíquia que guarda até hoje.

Milton estudou contabilidade no segundo grau e desistiu do vestibular para economia. Queria ser músico e astrônomo. "Não tinha faculdade de astronomia em Belo Horizonte. Então continuei só com a música". Mas mantém, até hoje, um telescópio no Rio e outro em Três Pontas.

O caminho da música não foi fácil. O final dos anos 1960, em São Paulo, ele lembra como uma época triste. "Não era chamado para nada".

É TUDO VERDADE

Foi quando teve uma experiência num centro espírita. Relata ter visto uma "entidade" em 1967. "Ela falou que eu não podia ser triste porque muita gente ia precisar de mim. Disse que em tantos dias iria acontecer uma coisa que eu nem iria acreditar. E em tantos dias eu estava no Maracanazinho defendendo 'Travessia'", afirma.

Hoje, acredita "em tudo". Além do espiritismo, já teve contato com o candomblé. "Fui criado na religião católica. Era coroinha, um dia briguei com o padre e resolvi não seguir mais o catolicismo", explica.

O rompimento precoce não impediu que, mais tarde, ele realizasse a "Missa dos Quilombos" (1982), com dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, tratando de escravidão e preconceito. As temáticas la tino-americanas, dos povos indígenas e da ecologia passaram a ser objeto de sua criação.

Milton está comemorando 50 anos de carreira e 40 do Clube da Esquina, o movimento mineiro que embalou gerações. Voz da campanha das Diretas ("Menestrel das Alagoas", 1983), fez campanha por Tancredo Neves. Hoje quer distância da política.

Mas confia muito em Dilma. Há pouco tempo, localizou numa foto antiga a moça que viria a se tornar presidente. "Ela era muito ligada. A gente se reunia, ia aos bares".

E gosta de namorar. Mas está sozinho no momento. "Agora, estou viajando. Mas não posso viver sem namorar. Não posso, nem quero", fala.

E encara com naturalidade rumores sobre sua homossexualidade. "Não ligo para isso. Acho que ninguém tem nada a ver com nada".

Em 1989, Milton compôs a música "River Phoenix (Carta a um Jovem Ator)" em homenagem ao jovem loiro e bonito que descobriu quando via filmes na TV em um hotel em Nova York em 1988. Tornaram-se amigos e trabalharam juntos no álbum "Txai" (1990). River veio ao Brasil em 1992, um ano antes de sua morte.

Neste ano, Milton já escreveu sete letras (uma delas em homenagem a Portinari). Em 2013, sai um novo CD. E ainda esse ano, um DVD. Continua com o pé na estrada. É fazendo shows que ganha dinheiro. "Gosto de viajar." Os namoros ficam para depois.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››