terça-feira, agosto 01, 2017

“A favor do povo” vereadores pedem demissão de dezenas de famílias itauense


As lambanças de uma campanha desastrosa por parte da oposição itauense parece não ter fim. Para quem imaginava que os tropeços de um grupo desorganizado acabaria ao abrir das urnas em 02 de outubro de 2016; enganou-se. Esse período, mais pareceu um estágio para que os vereadores da oposição passassem a se especializar e saber quem seria capaz de um grande ato desastroso.

Isso tudo pode ser visto na casa legislativa, ou seja, na câmara municipal de Itaú-RN. Vocês lembram? Claro que não! Porque parece não acompanhar as trapalhadas de um grupo oposicionista que está buscando as melhorias “a favor do povo”.

Se o verdadeiro povo, acompanhassem os trabalhos do legislativo da cidade de Itaú, perceberiam o quanto os nossos vereadores da oposição estão perdidos buscando uma maneira de prejudicar o administrador municipal, o problema é que os tiros dados, quando não acertam o próprio pé, acabam fazendo “o melhor para o povo”.

O POVO ITAUENSE está assistindo desde o entardecer desta terça-feira (01), movimentações de revoltas contra uma denúncia de dois vereadores da oposição, junto ao ministério público contra a Prefeitura de Itaú, pedindo a demissão de TODOS os servidores públicos contratados existente no município.

O cumprimento da medida foi acatada pelo gestor municipal, que acabou demitindo todos os servidores contratados como determina a recomendação do Ministério Público Estadual, assinada pelos vereadores que estão sempre “lutando pelo povo”.

O bordão, é adotado pelos vereadores nas sessões do legislativo para justifica suas trapalhadas, pois estamos “a favor do povo”. Na sexta-feira 11 de agosto do ano em curso, os vereadores estão retornando do recesso legislativo para dar inícios aos trabalhos do segundo período legislativo.

Se a redação do Cidade News relatasse o que aconteceu nesse primeiro período, ficaríamos surpresos com tanta falta de organização e planejamento da oposição em “lutar pelo povo”.

O “eu povo” e o “povo eu”

Nossa redação sempre vem chamando a atenção dos nossos ouvintes/leitores quanto ao bordão “a favor do povo” onde na verdade os nossos caros Edis utilizam em todas as sessões, e que o povo para eles se tornam o próprio EU, e quando proferem a frase “a favor do povo”, estão dizendo “AO MEU FAVOR”.

Nós quanto população precisamos abrir os nossos olhos e passar a exigir com mais punho, as ações dos vereadores que fazem a Câmara Municipal de Itaú, digo isso tanto para situação quanto para oposição, porque eles estão ali para trabalhar a favo do “eu” e não do “Povo”.

A frase parece estar errada, mas na verdade, é isso o que vemos na política hoje, são políticos buscando os seus próprios interesses, deixando de lado o caráter, ensinados por nossos ancestrais e estão sempre enganando a população com meias palavras e muitos de nós somos levados por essa classe de corruptos.

Ainda nesse primeiro período vimos várias vezes, vereadores querendo enganar o povo levando informações inverídicas sobre determinados assuntos, outros querendo se aproveitar dos próprios colegas para sair bonito na fita, e o POVO sendo levado pelas conversar da carochinha.

Infelizmente não poderemos relatar nesse momento todos esses acontecimentos, porque se não levaríamos muito tempo para mostrar quantas trapalhadas ocorreram durante esses seis primeiro meses.

O que sabemos ao certo é que a maioria dos serviços públicos do nosso município, muitos deles essenciais como limpeza pública, transporte escolar, entre outros, que foram até temas de discussões na casa legislativa, hoje estão sendo prejudicados por mais uma jogada de mestre da oposição, que talvez estão esperando que o POVO aplauda de pé esse ato extremo de bravura.

A indignação tomou conta da cidade, embora também haja quem concorde com a atitude da dupla de vereadores que pediram a cabeça “do povo” com a demissão de dezenas de famílias que não tem nenhuma relação com a politicagem que os vereadores estão pregando em busca de um teta para alimentar os seus cabritinhos.

Parabéns Itaú, a cada novo dia vemos o seu desenvolvimento, parabéns vereadores por fazerem “o melhor pelo povo” e estarem lutando por nossos direitos, e que vocês sejam recompensados por todos os esforços, por essa luta em favor do povo sofrido de Itaú, que agora poderão ter um dia, uma semana, um mês, um ano, uma vida inteira melhor...

Bom... Antes de mim despedir, espero que você leitor, tenha entendido as minhas colocações, caso contrário, ficará no vazio das palavras... Lamentável!


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Prefeitura de Itaú, vem a público esclarecer que, em decorrência da Ação Civil Pública 0102600-03.2015.8.20.0112, que tramita perante a Vara Cível da Comarca de Apodi/RN, a Administração Pública Municipal deverá, a partir do dia 02 de agosto de 2017, exonerar a totalidade dos servidores contratados.

Trata-se de uma Ação movida pelo Ministério Público, que determinava o cumprimento imediato da decisão de RESCINDIR TODOS OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS celebrados com servidores contratados temporariamente.

Como é de conhecimento público e notório, o município de Itaú foi vítima de graves irregularidades à época de gestões passadas, que culminou com a anulação do último concurso público realizado.

Após a anulação, deu-se início a uma enorme discussão jurídica, que resultou na impossibilidade do município realizar qualquer concurso público, ante, a possibilidade de reversão da medida que anulou o certame.

E, somente, após o fim das discussões judiciais que envolveram a questão, foi que o município pode enfim, adotar as medidas necessárias para a realização de um novo concurso público.

Nesse sentido, o município de Itaú tem incansavelmente trabalhado para realizar o levantamento das vagas e da criação de novos cargos públicos, para provimento efetivo, conforme já foi aprovado a Lei Municipal Nº 457/2017 e já se encontra sendo realizado todos os levantamentos à realização do certame de forma transparente e legal.

Acontece, que fomos surpreendidos pela denúncia dos Vereadores Arivan Brasil e Gildo Pinheiro, objeto da Notícia de Fato nº 01.2017.0000712-6, realizada junto ao Ministério Público Estadual, alegando suposta ilegalidade quanto a contratação temporária de servidores, com o objetivo de solicitar providências para a rescisão dos contratos temporários no município de Itaú.

Em virtude de tal denúncia, a Ação que se encontrava sendo solucionada pela administração, mediante as medidas recentemente adotadas, tomou um rumo radical, pela impulsão dada, pela denúncia dos vereadores, no sentido da demissão sumária de todos os contratados.

O município de Itaú  reitera a legalidade e transparência de sua conduta, bem como, que durante todo esse período agiu em estrita obediência a lei. 

A prova disso é a forma como tem agido na solução dos problemas que  lhes são apresentados, bem como, na qualidade dos serviços públicos ofertados à população de forma igualitária e justa.

Infelizmente, nem todos pensam assim, e buscam criar embaraços à gestão municipal, quando na verdade, esquecem que tais atitudes prejudicam na prática a população.

Diante de tal situação, o município de Itaú, zelando pela obediência às determinações legais e como forma de demonstrar a lisura em suas ações, resolve esclarecer a população itauense, sobre os motivos que ensejaram a imediata rescisão de todos os contratos temporários.

Após a ciência por parte do município, o Excelentíssimo Sr. Prefeito determinou a todos os Secretários Municipais, Procurador e ao Controlador do município, a adoção de todas as medidas necessárias para a imediata solução do problema então enfrentado, de forma célere, com o objetivo de buscar mecanismos  aptos à solução.

Lamentamos profundamente o ocorrido  e solicitamos gentilmente a compreensão da população, pois, nos próximos dias, em decorrência da rescisão dos contratos temporários, os serviços públicos serão comprometidos.

Na oportunidade,  agradecemos à população pelo carinho, em especial aos servidores públicos pelo empenho e dedicação durante todo esse período.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Suspeito de assassinato morre após confronto com a polícia na Zona Norte de Natal

Um homem identificado apenas como Lukinha morreu após trocar tiros com a polícia na tarde desta terça-feira (1), no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. Segundo Polícia Militar, ele teria assassinado Fernando Antônio Silva, de 27 anos, pouco tempo antes do confronto com os policiais.
A PM informou que Lukinha e Fernando Antônio iniciaram uma discussão no meio da rua, no Pajuçara, quando o primeiro sacou uma arma e atirou contra o segundo. Lukinha fugiu do local e, na fuga, encontrou com um carro da Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM, ele atirou contra a viatura. Os policiais revidaram e Lukinha foi atingido por quatro disparos. O homem ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, no entanto não resistiu aos ferimentos e morreu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem atira contra base da PM no bairro de Mãe Luíza, em Natal

Um homem ainda não identificado atirou contra a base da Polícia Militar no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal, nesta terça-feira (1). O suspeito foi preso pela PM logo após o atentado, que aconteceu no início da tarde, de acordo com o Comando do Policiamento Metropolitano (CPM).
O tenente-coronel Zacarias Mendonça, comandante do CPM, informou que o suspeito se aproximou da base policial, atirou e fugiu. O homem utilizou uma espingarda de calibre 12 para efetuar o disparo, que atingiu a parede lateral do prédio, segundo o tenente-coronel.
Desde a semana passada os ânimos estão acirrados em Mãe Luíza. O bairro é conhecido por ser a localidade de origem do Sindicato do Crime do RN, facção que atua no Rio Grande do Norte. Na segunda-feira dia 24 de julho, policiais do 1º Batalhão da PM subiram a comunidade para arrancar cartazes supostamente colados por membros da organização criminosa.
Os comunicados foram fixados em locais públicos e afrontavam o aparato de segurança do Estado, quando informavam que a facção teria tomado o controle do bairro. Dentre as "ordens" do Sindicato do Crime presentes nos cartazes, estão a de não chamar a polícia ao ver pessoas armadas na rua, não usar drogas na frente de crianças e "não cobiçar a mulher do próximo". Os informes também foram vistos em cidades do interior.
No sábado passado, dia 29 de julho, um morador de Mãe Luíza morreu vítima de uma bala perdida durante um confronto entre a Polícia Militar e supostos criminosos. O eletricista Francisco Ramos da Silva tinha de 61 anos de idade. Além dele, um homem identificado Victor Matheus Câmara de Azevedo também foi alvejado e morreu no local. Segundo o Comando de Policiamento Metropolitano, ele atirou contra os policiais.
O tiroteio aconteceu depois que a PM recebeu um chamado informando sobre a presença de drogas com um grupo de homens que estava na Rua Saquarema. O CPM disse ao G1 que, ao chegarem ao local indicado, os policiais foram recebidos à bala. Ninguém foi preso.

Segundo Comando do Policiamento Metropoliano, tiros atingiram a parte lateral do prédio (Foto: Ivan Lemos/Inter TV Cabugi)
Segundo Comando do Policiamento Metropoliano, tiros atingiram a parte lateral do prédio (Foto: Ivan Lemos/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer se diz confiante de que Câmara rejeitará denúncia da PGR

O presidente Michel Temer, durante evento no Palácio do Planalto nesta terça (1º) (Foto: Alan Santos/PR)O presidente Michel Temer se disse nesta terça-feira (1º) confiante de que a Câmara dos Deputados rejeitará a denúncia oferecida contra ele pela Procuradoria Geral da República. Temer participou de evento no Palácio do Planalto e concedeu rápida entrevista à imprensa após a cerimônia.
Antes de iniciar o discurso, Temer citou 25 deputados presentes ao ato, de abertura de cursos de medicina, entre os quais Paulo Maluf (PP-SP) e o petista Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu.
Com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de corrupção passiva.
O STF só poderá analisar a denúncia, porém, se a Câmara autorizar. A votação está marcada para esta quarta (2).
Sobre a sessão desta quarta, Temer afirmou: "Quem tem que votar são os que querem destruir aquilo que a CCJ decidiu. A CCJ já decidiu que não há autorização. Agora, é o plenário."
Antes de ser analisada pelo plenário, a denúncia contra o presidente foi discutida pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Na CCJ, o relatório do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que recomendava o prosseguimento da denúncia, foi rejeitado. A comissão aprovou, no lugar, um outro parecer, de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia. É este parecer, lido nesta terça em plenário, que será votado nesta quarta.

Estratégias do governo
Com o objetivo de barrar a denúncia nesta quarta, Temer mandou os ministros licenciados do mandato de deputado federal retornarem à Câmara.
Dos 28 ministros, 12 são deputados e 11 retomarão o mandato. A única exceção será o titular da Defesa, Raul Jungmann, suplente na Câmara e envolvido com as operações de segurança no Rio de Janeiro.
Leia também: Conheça a 'tropa de choque' de Temer que tenta barrar a denúncia da PGR na Câmara
Além disso, em meio à articulação em busca de votos, a agenda de Temer para esta terça prevê audiências com 18 deputados.
As negociações têm girado em torno da oferta de cargos a aliados e liberação de emendas parlamentares. A estratégia foi usada quando a CCJ da Câmara analisou a denúncia.
O corpo-a-corpo do presidente também o levou, nesta quarta, a um almoço promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. De acordo com a assessoria da frente, 52 deputados participaram do encontro.
Ministro do DEM
Presente ao mesmo evento que Temer, o ministro da Educação, Mendonça Filho, deputado licenciado do mandato, afirmou que "não tem nada de desespero" na estratégia do governo para barrar a denúncia.
Sobre o comportamento da bancada do partido dele, respondeu: "Não posso antecipar voto de quem quer que seja, cada parlamentar vai votar com a sua consciência. A posição majoritária do Democratas é no sentido de rejeitar a denúncia."

Oposição
Para prolongar o desgaste de Temer, e adiar a votação da denúncia, parlamentares da oposição se reuniram em Brasília nesta terça para definir as estratégias para a sessão.
Após a reunião, os líderes da oposição afirmaram que uma das estratégias será tentar empurrar a votação da denúncia contra o presidente para o período da noite.
Caso o rito seja mantido pela Câmara, os parlamentares da oposição só vão registrar presença massiva na sessão após os aliados de Temer conseguirem o quórum de 257 deputados em plenário.
Esse é o número mínimo necessário para análise de um pedido de encerramento de discussão, que abreviaria a sessão. Sem esse número, a base aliada não consegue encerrar as discussões e nem abrir a votação, que depende de um quórum de 342.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Odebrecht fecha acordo de leniência no Panamá e pagará multa de US$ 220 milhões

A Odebrecht fechou um acordo de leniência com o ministério Público do Panamá. De acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (1º) pelo ministério público do país, a empresa concordou em pagar uma multa de US$ 220 milhões.
"O compromisso da empresa com o ministério público da República do Panamá parte do reconhecimento da responsabilidade por todos os atos ilícitos de seus empregados, administradores, dirigentes ou terceiros contratados, inclusive fornecedores de bens e serviços", disse o comunicado. (...) Trabalhamos com a certeza de que estamos encabeçando um processo histórico de luta contra a corrupção, como nunca antes foi feito no país", afirmou o ministério público panamenho, em comunicado.
O ministério público do Panamá investiga os esquemas de corrupção da Odebrecht desde 2015. Segundo o órgão, as investigações resultaram em bens e direitos apreendidos:
26 investigações, que incluem projetos feitos pela Odebrecht desde 2004;
43 pessoas processadas, sendo 24 panamenhos e 13 brasileiros;
US$ 56 milhões entre bens e direitos apreendidos;
49 solicitações de assistência internacional;
2 alertas vermelhos, com ordem de detenção com fins de extradição;

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosão em mesquita deixa mortos e feridos no Afeganistão

Uma ataque suicida contra uma mesquita xiita na cidade de Herat, no oeste do Afeganistão, matou pelo menos 20 pessoas e deixou vários feridos, segundo a agência Reuters.
Abdulhai Walizada, porta-voz da polícia local, disse que o atentado parece ter sido cometido por mais de uma pessoa: enquanto um terrorista detonou um cinturão de explosivos, outro jogou granadas nos fiéis que rezavam na mesquita.
Os xiitas são minoria no Afeganistão, e são frequentemente ameaçados por um grupo ligado ao Estado Islâmico, que opera no leste do país.
Nenhum grupo reivindicou o ataque até agora. Mais de 1.700 civis já morreram no Afeganistão por conta de atentados em 2017.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Servidores públicos protestam após governo do RS parcelar salário pela 18º vez seguida

Um dia após a confirmação de mais um parcelamento de salário e do anúncio de suspender o pagamento da dívida do estado com a União, servidores públicos protestam, desde o início da manhã desta terça-feira (1), em Porto Alegre. O grupo, formado em maioria por professores ligados ao Cpers, está concentrado na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini.
A parcela que entrou na conta dos servidores do Poder Executivo na segunda (31) foi de R$ 650. Nesta terça (1), o governo prometeu o depósito de mais R$ 450, em duas faixas – de R$ 200 e R$ 250.
Em assembleia no fim da manhã, os professores e profissionais da educação decidiram entrar em greve geral. A orientação do sindicato é que os servidores paralisem as atividades a partir desta quarta (2). Na sexta (4), será realizada uma nova assembleia.
Segundo o governo gaúcho, o crédito só foi possível por causa da suspensão do pagamento da parcela do mês de julho da dívida com a união, de pouco mais de R$ 140 milhões. O dinheiro foi destino para a folha de pagamento.
E não há luz no fim do túnel. O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, afirmou que as dificuldades financeiras do estado irão se agravar nos próximos meses, e não descartou o encontro das folhas dos servidores do Executivo, que têm os salários parcelados há 18 meses consecutivos.
"Não tem a menor dúvida (...) Definitivamente deve acontecer nos próximos meses, a menos que tenhamos uma solução mágica, um ingresso de um recurso extraordinário que seja extremamente volumoso", afirmou Feltes em entrevista à Rádio Gaúcha.

Em assembleia na Praça da Matriz, professores deliberaram sobre greve geral (Foto: Zete Padilha/RBS TV)
Em assembleia na Praça da Matriz, professores deliberaram sobre greve geral (Foto: Zete Padilha/RBS TV)

O governador José Ivo Sartori viajou a Brasília, onde irá apresentar para a bancada gaúcha, na Câmara, a situação financeira do estado e a importância de aderir ao regime de recuperação fiscal. O peemedebista também deve se encontrar com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entrou com uma liminar para que o Rio Grande do Sul não tenha as contas bloqueadas e nem seja inscrito nos cadastros de inadimplência.
"A gente tem a expectativa que talvez a gente possa, com essa medida cautelar, ter um resultado que nos seja favorável. O que acontece agora? A União tem o direito de bloquear as nossas contas. Isso aconteceu em 2015 também. Bom, ocorre que eles devem bloquear entre os dias 8, 9, 11, aí nos ganhamos o tempo para creditar esse volume maior", analisou Feltes.
De acordo com o procurador-geral do estado, Euzébio Fernando Ruschel, o pedido é dirigido à presidente do Supremo Tribunal federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e a análise é aguardada com regime de urgência. Ele lembrou, inclusive, que o Rio de Janeiro adotou medida similar e obteve concessão de uma liminar para que não efetuasse pagamento da dívida e honrasse pagamentos essenciais.
"A ação tramita desde 2015. Nós tivemos, naquele ano, o pedido indeferido, e estamos pedindo uma reanálise para que seja deferida a liminar e o Rio Grande do Sul possa fazer frente a compromissos que não consegue honrar, cumprir, em função da crise financeira", explicou.
Ainda conforme as previsões do Piratini, o déficit projetado para dezembro é de aproximadamente R$ 3,5 bilhão.
Acidente na BR-290 envolveu ônibus que levava professores
Por volta das 5h, um acidente de trânsito no km 109 da BR-290, em Eldorado do Sul, envolveu ao menos 15 veículos. Entre eles estava um ônibus de Dom Pedrito, na Campanha, que transportava professores que iriam para uma assembleia do Cpers.
Não houve feridos entre os passageiros. Já o motorista de um caminhão que trafegava na direção contrária morreu no local.
Professores já fazem greve no interior
Professores de escolas estaduais de Bagé e Candiota, na Campanha, paralisaram as atividades nesta terça (1) como forma de protesto ao parcelamento dos salários dos servidores estaduais.
Em Bagé, cinco escolas aderiram ao movimento. Na Escola Estadual Justino Quintana, a maior da rede na região, a paralisação é total.
Histórico de parcelamentos
Desde fevereiro do ano passado, os salários dos servidores do Poder Executivo vêm sendo pagos de forma fatiada e consecutiva. Em 2015, também houve parcelamento, no início do governo Sartori, mas por dois meses.
Antes, a última vez em que os servidores tiveram os salários parcelados, havia sido em 2007, durante o governo de Yeda Crusius.
O Executivo tem 344 mil matrículas, entre funcionários ativos, inativos e pensionistas. A previsão é complementar os salários até o próximo dia 15 de agosto, conforme o ingresso da arrecadação de impostos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mattos confirma saída de Felipe Melo do Palmeiras após desrespeito com Cuca

Alexandre Mattos dá entrevista na Academia (Foto: Felipe Zito)Quatro dias depois do afastamento de Felipe Melo, a diretoria do Palmeiras se pronunciou oficialmente sobre o assunto. No fim da manhã desta terça-feira, Alexandre Mattos concedeu entrevista coletiva na Academia de Futebol e confirmou a saída do volante do Verdão.
Em pronunciamento, o dirigente explicou os acontecimentos no vestiário do Mineirão após o empate com o Cruzeiro, que eliminou o Verdão da Copa do Brasil, e condenou o conteúdo do áudio vazado na última segunda-feira, que mostra uma declaração do atleta contra o treinador.
– Ele vai seguir outro caminho – confirmou Alexandre Mattos.

– Acima de qualquer coisa, temos que ter respeito, ambiente bom. O Palmeiras vem vivendo momento bom, mas acima de tudo precisa haver esse respeito. Tudo o que foi dito por parte do Palmeiras, tanto do Cuca e do Felipe, eu vi alguma coisinha. Depois do jogo no Mineirão, o Felipe teve uma situação de desrespeito muito forte com o Cuca – disse o dirigente, em comunicado antes do início da entrevista coletiva.
Ainda segundo Mattos, a decisão do afastamento em definitivo havia sido tomada já na última sexta-feira. A informação, no entanto, é de que, antes do vazamento do áudio, havia no clube quem defendesse a ideia de reintegrá-lo ao time, contra a vontade do treinador. O presidente Maurício Galiotte, que em momento algum se pronunciou a respeito do assunto, não se sentia confortável diante da forma como caminhava a saída do jogador.
Ao contrário da programação inicial do clube, Felipe Melo não esteve na Academia na manhã desta terça-feira. O volante se reapresenta no período da tarde, quando o elenco alviverde estará no Rio de Janeiro, onde o time de Cuca enfrenta o Botafogo, na quarta-feira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja outros tópicos da entrevista coletiva de Mattos:
Reação sobre o caso
– O Felipe tem relação boa dentro do grupo, cobra muito. As pessoas entendem isso de várias maneiras, mas o grupo está reagindo. Fizemos bons jogos. Acima de tudo, tem que ter foco. Venho batendo muito com eles que o foco tem que existir como no ano passado. Futebol não tem muito segredo. O Palmeiras está novamente encontrando o caminho.
Sobre a contratação
– Não vamos passar todo dia, 'olha, tivemos que conversar com jogador X, por conversa com funcionário Y, Z.' Para chegar nesse nível, pode ter certeza de que chegou num nível que não dá mais para ter continuidade. Repito: foi uma grande contratação, infelizmente foi se perdendo por algumas situações. Tem nosso respeito, mas aconteceram erros.
– A gente tentou policiar, tentou colocar rédea. E aí, sim, fomos preventivos. Se não tomamos situação agora, pode acontecer coisa pior. Ou não. Mas temos que nos basear no momento. Pelo áudio, pela fala, o momento é esse. De um novo caminho, para que todos fiquem em paz.
Comando no clube
– Estou aqui desde 2015, sou responsável pela gestão do futebol profissional. Sou muito enfático em assumir todos os erros, e todas as glórias divido com os funcionários, jogadores. O comando existe claramente, todos sabem quem procurar, a hierarquia. Todos sabem a quem recorrer.
– Problemas de relacionamento, é em todo lugar. Talvez, no Palmeiras, seja um pouco maior, por esse momento ímpar de arrecadação, de protagonismo. Isso é do clube, tudo se torna muito maior. Os problemas estão em todos os clubes, com os mesmos problemas. Aqui, é fala maior, tem mais gente que fala. Mais blogueiro, especulação, invenção. Quando venho aqui, foi exatamente para a palavra oficial.
– Mas, se não tem caos, a gente não consegue o que tem conseguido. No sábado, disse ao presidente que fiquei feliz com a manifestação, porque o Palmeiras é o quarto colocado. Vi matéria de que nos últimos 10 jogos, é o primeiro. Está em uma crescente como time, vem arrecadando, pagando sua dívida. Palmeiras tem patrocinador forte, primeira opção de todos os jogadores ou uma das primeiras.
– Quando tudo isso está acontecendo, e ainda estão reclamando, é porque estamos no caminho certo. É porque isso mostra que aqui não é casa da mãe Joana. Nada é maior do que a instituição. Nenhum jogador, dirigente, funcionário, membro de comissão técnica. O ambiente está absolutamente tranquilo, sorrisos. Quando não tem comando, ordem, isso não acontece.
– Com caos, não teria sido campeão brasileiro, não teria essa arrecadação, patrocinador... Não estaria recebendo ligações diárias de jogadores querendo vir para cá, clubes da Europa querendo jogadores do Palmeiras. Parece que está desordem, mas a atitude está sendo tomada. Isso é normal, porque no Palmeiras se aflora mais. Aqui é maior mesmo. Talvez pelo investimento, tornou-se mais forte ainda.
– Mas o torcedor pode ficar tranquilo. Gosto muito do Felipe, como pessoa, como atleta. Mas, em primeiro, a instituição. É isso o que estamos colocando aqui.
Decisão já era irreversível na sexta-feira?
– Já tinha sido colocado na sexta-feira. Não tem problema de relacionamento do Cuca com o Felipe. Teve alguns casos. A gente conhece o Felipe, é aquele que coração que... Ele mesmo disse que estava fora de si naquele momento.
– O caso específico que internamente sabemos, quando pediu desculpas, ele pediu para não levar (a sério), que não tinha sido de coração. O próprio Felipe me disse. No aniversário, tomando uma, um cara me mandou mensagem... O Cuca teria dito que ele tumultuava o ambiente. Nunca teve isso. Nunca teve reunião com o Cuca e o grupo. Isso é mentira.
– O que houve foi conversa do presidente com o grupo para passar tranquilidade para o grupo. Eu falei com Felipe que não daria mais, que tinha que seguir caminho. Naquele momento, ele pediu para falar, pediu desculpas. Não teve reunião. Posterior à fala do presidente, ele entrou, por espontânea vontade. O presidente falou do compromisso, ele sentiu que pisou na bola.
– Aí as coisas aconteceram. O Cuca aceitou a desculpa e informou, como estava sendo na frente de todo o mundo, que estava desculpado, não ficava nada no coração, apertaram a mão, mas que o Felipe precisaria atuar mais. Mas entendia que iria utilizar outro jogador. Vi torcedor pegando no pé do Cuca. Torcedor pode ficar tranquilo, que essa decisão é difícil, mas não vai interferir em nada.
– O que eu quero transmitir é que ninguém da diretoria veio falar isso - o áudio está me fazendo falar hoje - porque não havia necessidade. Segue a vida em paz. Infelizmente, o áudio, que foi algo natural com alguma pessoa, acarretou essa confusão toda. O Cuca já tinha deixado claro na fala dele que o Felipe poderia seguir o caminho dele. Precisamos ter convicção, certa ou errada. Depois vemos.
– De novo: na quinta-feira à noite, conversei com nosso treinador, perguntei sobre a questão técnica. Ele disse que não, e foi tomada a decisão. Na sexta de manhã, fui à casa do Felipe, comuniquei que tinha feito um ato que não dava mais. Veio, pediu desculpa. Mas não tinha necessidade de expor isso. Só está expondo agora por causa do áudio. Aí torcedor acha que está a casa da mãe Joana.
Ausência do presidente
– Esse assunto, sinceramente, ninguém ia colocar. Seria uma solução interna, pacífica, calma. O fato fora da curva me fez vir aqui. Segundo, o presidente sabe de tudo. Mas eu assumo a responsabilidade, inclusive do afastamento do Felipe. O Cuca cuida dentro de campo. Ele transmitiu o porquê de não ter sido convocado.
– Tentamos evitar a exposição, mas o áudio nos fez vir aqui. O presidente tem quatro anos e meio de Palmeiras. Adoro esse momento de assumir a responsabilidade, porque desde 5 de janeiro de 2015, tudo o que passou, passou pela minha cabeça, com respaldo do presidente, o ex e o atual. Os erros eu assumo, as glórias divido. Não tem problema eu estar aqui.
Entenda o caso
Na sexta-feira passada, Cuca informou ao próprio jogador que não contava com ele para o duelo de sábado, contra o Avaí, pelo Brasileirão. Posteriormente, a mesma informação foi repassada pelo treinador a todo o elenco, durante reunião que havia sido marcada pelo presidente do clube, Maurício Galiotte, com o intuito de cobrar os atletas.
O treinador já havia reclamado a algumas pessoas no Palmeiras que o volante estava "tumultuando o ambiente". Ao falar a sós com o jogador para comunicá-lo sobre o seu afastamento, Cuca explicou que havia tentado várias formas de encaixá-lo no time, sem sucesso. Felipe Melo não gostou, mas acatou a decisão e foi para casa. A ideia era se reapresentar normalmente nesta segunda-feira, mas ele recebeu liberação da diretoria.
Com 27 partidas, mas apenas cinco delas pelo Campeonato Brasileiro, o volante ainda pode defender outra equipe na atual edição da primeira divisão nacional. Ele só não poderia se já tivesse feito sete jogos. Seu contrato com o Palmeiras é válido até o final de 2019.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Tiroteio deixa mortos em tribunal de Moscou

Policiais e médicos levam um ferido de maca até ambulância em frente à Corte Regional de Moscou, na Rússia. Três membros de uma quadrilha de roubo de carros russa foram mortos e dois outros foram feridos durante tentativa de fuga do tribunal no subúrbio d (Foto: Andrey Nikerichev/Moscow News Agency via AP)
Policiais e médicos levam um ferido de maca até ambulância em frente à Corte Regional de Moscou, na Rússia. Três membros de uma quadrilha de roubo de carros russa foram mortos e dois outros foram feridos durante tentativa de fuga do tribunal no subúrbio d (Foto: Andrey Nikerichev/Moscow News Agency via AP)

Três membros de uma quadrilha de roubo de carros russa foram mortos e dois outros feridos durante uma tentativa de fuga nesta terça-feira (1º) de um tribunal no subúrbio de Moscou, na Rússia, segundo a agência France Presse.
Processados por delinquência, os cinco homens "atacaram os policiais no elevador" do Tribunal Regional de Moscou e "tentaram pegar suas armas", afirmou a polícia russa em um comunicado.

Policiais caminham em direção ao Tribunal Regional de Moscou, na Rússia, nesta terça-feira (1º) após réus tentarem roubar armas de segurança durante julgamento (Foto: Andrey Nikerichev/Moscow News Agency via AP)
Policiais caminham em direção ao Tribunal Regional de Moscou, na Rússia, nesta terça-feira (1º) após réus tentarem roubar armas de segurança durante julgamento (Foto: Andrey Nikerichev/Moscow News Agency via AP)

A agência de notícias Tass disse que a troca de tiros começou depois que alguns dos acusados tentaram pegar armas de seguranças do tribunal e fazer reféns.
Mais cedo, citando um investigador chefe, a advogada dos réus, Diana Tatosova, tinha dito à Reuters que foram mortos quatro dos 11 acusados.
Um membro da Guarda Nacional e dois policiais também ficaram feridos no incidente, de acordo com a France Presse. O prédio foi rapidamente esvaziado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Guarda costeira italiana resgata 500 migrantes em barcos procedentes da Líbia; 8 são encontrados mortos

Oito pessoas foram encontradas mortas nesta terça-feira (1º) em barcos no Mar Mediterrâneo pela guarda costeira italiana. De acordo com a France Presse, as embarcações eram procedentes da Líbia.

Migrantes no Mediterrâneo  (Foto: Reuters)
Migrantes no Mediterrâneo (Foto: Reuters)

A informação foi confirmada pela ONG espanhola Proactiva Open Armas, que participa das operações de resgate. Outras 500 pessoas foram resgatadas em quatro barcos à deriva.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, entre janeiro e 26 de julho de 2017, 94.802 migrantes e refugiados chegaram à Itália, o que representa 85% de todas as chegadas ao continente europeu.
De acordo com estimativas, 2.221 pessoas morreram afogadas tentando completar a perigosa travessia do Mar Mediterrâneo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal prende suspeitos de enviar 60 fuzis para o RJ

Polícia quer usar fuzis apreendidos no Rio (Foto: Alessandro Ferreira/G1)A Polícia Federal cumpriu nove mandados de prisão preventiva nos municípios do Rio de Janeiro, Rio das Ostras e São José do Rio Preto contra envolvidos no envio de 60 fuzis para o aeroporto do Galeão em junho deste ano. Cinco deles já estavam presos: quatro no Rio e um em São Paulo.
As diligências da PF no Rio para a localização dos alvos que se encontravam soltos começaram no sábado (29) e foram concluídas ontem (31). A Delegacia da PF em São José do Rio Preto, onde se encontrava um importante alvo da operação, de acordo com a Polícia, apoiou as ações naquele município. Foram expedidos também dois mandados de prisão contra um casal já identificado e que reside nos Estados Unidos.

O principal suspeito de ser o mandante do envio de fuzis, Frederik Barbieri, continua sendo procurado nos Estados Unidos. O carioca radicado em Miami é apontado pela Polícia Civil como o maior traficante de armas do país; Frederick nega a acusação.
Quando apreendido, o armamento - fuzis AK-47, AR-10 e G3 – estava escondido em aquecedores de piscina. Os modelos das armas só poderiam ser usados por tropas de elite.

Barbieri é o homem que enviou fuzis para o Rio, segundo polícia civil do Rio (Foto: Reprodução/RJTV)
Barbieri é o homem que enviou fuzis para o Rio, segundo polícia civil do Rio (Foto: Reprodução/RJTV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Funcionário de creche na PB é suspeito de intoxicar crianças com remédio

Funcionário suspeito de intoxicar crianças com medicamentos foi afastado em Picuí, na PB (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Um funcionário de uma creche municipal em Piancó, no Sertão da Paraíba, está sendo investigado suspeito de intoxicar cinco crianças ao fazê-las ingerir medicamento ainda não identificado.
A ocorrência foi registrada no dia 26 de julho, mas o Conselho Tutelar da cidade só divulgou o caso no fim de semana.
As crianças, que têm entre 4 e 5 anos, contaram à Polícia Civil que foram obrigadas a tomar o medicamento após o almoço que é servido na creche. Nenhuma delas, porém, soube especificar que tipo de remédio tinham ingerido.
Elas foram levadas ao hospital sem que os pais soubessem, apresentando sintomas como tontura, fraqueza e sangramentos pelo nariz. As cinco foram atendidas no Hospital Regional de Piancó e receberam alta médica na sexta-feira (28).
"Conversei com meu filho e perguntei o que estava acontecendo e ele disse que um professor tinha dado um comprimido a ele e outros alunos porque estavam dando trabalho e não queriam dormir", relata Maria José Silva, mãe de uma das crianças intoxicadas.
A reportagem da TV Paraíba teve acesso aos prontuários médicos do Hospital Regional de Piancó. Em todos eles a causa apontada foi intoxicação exógena, que é registrado quando uma substância que não é produzida pelo corpo humano provoca os sintomas de intoxicação.
Relatos são contraditórios
O suspeito de ter dado a medicação às crianças, de 24 anos, também já prestou depoimento. Ele disse ao delegado e aos conselheiros tutelares que as crianças pegaram o remédio escondido e tomaram sem que ele percebesse.
"Segundo o funcionário, as crianças estavam com dor de cabeça e pediram o remédio. Ele disse que deu dipirona, mas quando conversamos com o médico do hospital ficamos sabendo que possivelmente as crianças ingeriram outro tipo de medicamento e por isso tiveram o quadro agravado", relata o conselheiro tutelar Everton de Cássio.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Piancó informou que a Secretaria de Educação já instaurou um procedimento administrativo para apurar o caso e que já determinou o afastamento do funcionário apontado como suspeito. O órgão disse também que prestou toda a assistência necessária às famílias e está colaborando com as autoridades para que tudo possa ser esclarecido.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF pede condenação de 19 pessoas por fraudes no auxílio-reclusão

O Ministério Público Federal (MPF) pediu na segunda-feira (31) a condenação de 19 denunciados pela participação em esquema de fraudes a benefícios concedidos a presidiários, conhecido como auxílio-reclusão, em Sergipe. O benefício é pago pela Previdência Social aos dependentes de segurado de baixa renda.
De acordo com o órgão os réus atiavam em Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina e causou prejuízo estimado de mais de R$ 4 milhões à Previdência Social.
O MPF/SE denunciou os envolvidos no esquema pela fraude em 42 benefícios e a tentativa de fraudar seis outros. O crime caracterizado como estelionato tem pena de até cinco anos de prisão. Os suspeitos também vão responder por integrar organização criminosa, com pena de até oito anos de reclusão. Duas pessoas foram identificadas como chefes do esquema e essas podem ter a pena agravada.
Esquema 
Os crimes aconteceram em 2013 e os denunciados começaram a ser investigados após o Serviço de Benefícios da Gerência Executiva do INSS perceber indícios de falsidade em declarações de cárcere apresentadas em Aracaju. Outro ponto que chamou atençãofoi o grande número de requerimentos com datas de reclusão de períodos muitos anteriores aos pedidos.
Segundo o MPF, os denunciados usavam declarações de cárcere, certidões de nascimento e documentos comprobatórios de vínculos empregatícios falsos para dar entrada no pedido de auxílio-reclusão.
A organização emitia declarações de cárcere falsas com objetivo de ‘ampliar’ o tempo de permanência do segurado na prisão e aumentar os valores que eram recebidos retroativamente. Os documentos também informavam que pessoas que já estavam em liberdade ainda continuavam presas ou atestavam a prisão de quem jamais ingressou no sistema prisional.
Já as certidões de nascimento foram fraudadas para simular a existência ou aumentar a quantidade de filhos a fim de ampliar o número de beneficiários do auxílio. Com auxílio de um escritório de contabilidade, a organização criminosa conseguia garantir a condição de segurado do INSS do preso, com a inserção de falsos vínculos empregatícios nas carteiras de trabalho, com recolhimento de contribuições fora de tempo.
Após a concessão do auxílio de forma fraudulenta, integrantes do esquema acompanhavam beneficiários em agências bancárias para se apropriar de parte significativa dos valores sacados.
As investigações culminaram na Operação Natividade, deflagrada em dezembro de 2016. Na época, 11 pessoas foram presas. Em julho de 2017, o MPF/SE apresentou as alegações finais do processo, que agora aguarda decisão da Justiça Federal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cartaz perto do Camp Nou critica Neymar por possível saída do Barça

Cartaz perto do Camp Nou critica Neymar por possível saída do BarçaEnquanto Neymar representava o Barcelona em um evento na China nesta segunda-feira, com o uniforme do clube, um cartaz colocado em um poste perto do Camp Nou pode ser uma amostra do que parte da torcida do time está sentindo com as notícias da negociação do craque com o Paris Saint-Germain: a foto do brasileiro aparece com a mensagem "Busca-se traidor".
Apenas um cartaz contra Neymar foi encontrado pela reportagem do GloboEsporte.com ao redor do estádio. No Camp Nou, o ex-santista, que no ano passado renovou com o Barça até 2021, segue como garoto-propaganda em peças de divulgação do clube, ao lado de nomes como Messi e Suárez.
O PSG está disposto a pagar os 222 milhões de euros da multa rescisória do brasileiro, que até o momento não se pronunciou oficialmente sobre seu futuro. "Mercenários fora de Barcelona. Somente jogadores que amem a camisa", diz o restante da mensagem no poste.
Uma enquete realizada na semana passada pelo jornal catalão "Sport" já tinha deixado clara a irritação de parte da torcida do Barcelona com Neymar. O periódico perguntou se o camisa 11 está faltando com respeito ao clube, e 87% das mais de 30 mil pessoas participantes votaram no "sim".

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Prefeito de Jardim do Seridó de Seridó, no RN exonera quatro secretários e vários comissionados

Resultado de imagem para amazanO prefeito Amazan Silva exonerou quatro auxiliares de seu primeiro escalão em Jardim do Seridó, com a alegação de enquadrar o Município aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

As portarias com as exonerações foram publicadas na edição desta terça-feira, 01 de agosto, do Diário Oficial dos Municípios da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn.
Foram exonerados, Carlos Fernandes (Agricultura), Ozires Vilar (Cultura), Diógenes Santiago (Administração) e Sebastião Márcio (Obras). Além dos auxiliares, Amazan também teria exonerado dezenas de cargos comissionados, e suspendido contratos.

Fonte: Assis Silva
Leia Mais ››