sexta-feira, novembro 04, 2011

Acidentes de trânsito matam 588 pessoas no RN



Os brasileiros estão morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, principalmente quando o veículo é motocicleta. É o que aponta o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, cujos dados de 2010 revelam: 40.610 pessoas foram vítimas fatais, sendo que 25% delas, por ocorrências com motocicletas. Em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes. No Rio Grande do Norte, o número de óbitos totalizou 588, sendo os por acidentes de motos 249, no ano passado.

“Os números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, alerta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele observa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil ocupa o quinto lugar em ocorrências como essas. “Estamos atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia”, completa o ministro, que, nesta quinta-feira (3), comemorou importante decisão do Supremo Tribunal Federal. Por unanimidade, a Segunda Turma do STF entendeu que o motorista que dirigir alcoolizado está cometendo crime, mesmo se não causar danos a outras pessoas. “Este é um grande avanço e certamente vai contribuir para a redução das tristes estatísticas no trânsito”, reforça Padilha.

De acordo com o SIM, entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (entre 2002 e 2010) foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).

INTERNAÇÕES – O ministro Alexandre Padilha explica que o problema só não é ainda maior porque as ações de ampliação das unidades de urgência e emergência, como as UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento) e a expansão do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vêm aumentando a proporção de vidas salvas, em relação aos óbitos.

“Há uma queda na proporção entre mortes em acidentes e internações. Nos últimos três anos, o índice cai de 0,38, passa por 029 e chega a 0,24. As ações de saúde em urgência e emergência têm conseguido reduzir a proporção de óbitos por acidentes de trânsito. Mas essa verdadeira epidemia de lesões e mortes por acidentes de trânsito aumentam muito o número absoluto de internações e óbitos”, afirma o ministro.

Em 2010, foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por acidentes, 15% a mais do que em 2009. Isso representou um investimento de R$ 190 milhões só em procedimentos específicos no Sistema Único de Saúde (SUS). No período, houve um aumento de 8% no número de óbitos.

MOTOS– Os índices de crescimento no número de mortes em consequência de acidentes com motocicletas são ainda mais alarmantes. Em nove anos, os óbitos ocasionados por ocorrências com motos mais que triplicaram na Região Sudeste, saltando de 940, em 2002, para 2.948, em 2010 – um crescimento de 214%. Os óbitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul.

“Nesse ano, os números do primeiro semestre apontam que são 72,4 mil internações de vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 35,7 mil, vítimas de moto, o que representa quase 50%. A proporção continua subindo”, afirma Padilha.

ÁLCOOL X DIREÇÃO – O ministro reforça a importância da prevenção e da fiscalização da Lei Seca, que reduziu drasticamente a tolerância da relação álcool e direção. “Houve uma redução de até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização”, disse. Ele reforçou que o Ministério da Saúde apoia projetos de lei em discussão no Congresso Nacional que aumentam a pena de motoristas que sejam identificados alcoolizados e a anulação de qualquer parâmetro mínimo de nível alcoólico ao volante.

Propostas como essas estão contidas no Plano da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020. “Eu, como ministro da Saúde, defendo medidas que apertem a fiscalização sobre a Lei Seca, a direção alcoolizada, a segurança no trânsito e o uso de capacete e colete refletor por motociclistas”, afirma Alexandre Padilha. Para ele, outros


Fonte: DN
Leia Mais ››

Motorista de Alternativo que faz linha Mossoró-Paulista/PB foi executado na Paraíba







   Hoje (04/11) por volta de 5h um homem identificado  como Osael Gonçalves da Costa Filho 49 anos mais conhecido como "Galego da Sabel" natural de Campina Grande foi assassinado a tiros na entrada da cidade com vários disparos de arma de fogo.
    Segundo informações, dois homens em uma moto efeturam os disparos, diligências foram realizadas na região pela policia militar no intuíto de identificar os acusados, mas sem êxito.
O acontecido atraiu muitos curiosos para o local.

   "Galego da Sabel" era motorista de alternativo que fazia linha Paulista/PB - Mossoró/RN.
    Atualmente "Galego" estava morando na vizinha cidade de Paulista.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Jumento causa acidente de trânsito em Patu/RN


Uma pessoa saiu ferida de um acidente ocorrido na noite desta quarta-feira (02), na RN 078, trecho que liga Patú/RN a Catolé do Rocha/RN, o sinistro ocorreu por volta das 19h00min, o paraibano Albani Fernandes Ferreira Junior, residente na zona rural de Catolé do Rocha-PB, conduzia um veículo tipo caminhão Volkswagen pela referida rodovia sentido Patu/Catolé do Rocha/RN, quando colidiu com um jumento que estava parado no meio da pista, com o impacto o animal foi jogado para o lado esquerdo, o Sr. Josemar Gomes Batista que trafegava em sentido contrário conduzindo uma motocicleta Yamaha YBR 125,cor vermelha, placa 8198/RN, foi atingindo e após se chocar com o animal, perdeu o controle de direção vindo a cair, sofrendo escoriações pelo corpo, sendo socorrida para o Unidade Hospital de Patu/RN que após atendido pela equipe médica de plantão foi liberado.




Simultâneamente é registrado outro acidente de trânsito em Patu/RN


No momento em que as guarnições de RP e GTO se encontravam no local do acidente ocorrido no na RN 078, chegou a informação de que outro acidente havia acontecido no trevo da RN 078 com a BR 226 que dá acesso ao município de Catolé do Rocha, cerca de 500 metros de distância do acidente anterior.


A viatura do GTO foi deslocada para o local do acidente e socorreu o agricultor JOSÉ FILIPE SANTIAGO, 64 anos, agricultor, residente no sítio Coroatá, zona rural do município de Almino Afonso/RN, para o hospital municipal de Patu/RN, onde recebeu os primeiros socorros, inclusive reanimação cardíaca, pois estava na iminência de sofrer uma parada e em seguida a pedido do Dr. Bernardo Amorim foi transferido para o hospital de Almino Afonso para as providências necessárias.
O Sr. JOSÉ FILIPE conduzia a moto CG titan 150, cor preta, placa MXN 9936/RN, com destino a zona a cidade de Patu/RN, quando se chocou com o meio fio do contorno, sofrendo uma violenta queda.
A vítima apresentava sinais de embriaguez alcoólica.


Fonte: Nosso Paraná - RN
Leia Mais ››

Presidente do TRF5 suspende liminar que anulou as 13 questões do Enem



O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar que determinava o cancelamento de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) para todo o Brasil. De acordo com a decisão, só ficarão sem efeito as 13 questões para os 639 alunos do Colégio Christus (Fortaleza-CE), que se submeteram à prova. Dessa forma, as provas serão mantidas na sua integralidade para os quase 5 milhões de estudantes que se submeteram ao exame.


O pedido de suspensão da liminar foi feito ontem (3/11) pela Advocacia Geral da União (AGU), através do procurador regional federal Renato Rodrigues Vieira e dos subprocuradores regionais Rodrigo Cunha Veloso e Miguel Longman. De acordo com o presidente do TRF5, a solução de manter a prova originalmente aplicada para o Brasil inteiro, inclusive o Ceará, e recalcular somente as provas feitas pelos alunos do Colégio Christus, é a mais razoável. "A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração", avaliou o presidente do TRF5 na sua decisão.


"Nenhuma solução é de todo boa. Aliás, isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular 'somente' as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular (afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões). E certamente a solução não teria a neutralidade desejável, é dizer, o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação. De outro lado, anular as questões para 'todos' os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis", concluiu o magistrado.


Histórico
A antecipação de 13 questões do Enem 2011 foi revelada em 26 de outubro, três dias após o Enem, quando um aluno do colégio Christus de Fortaleza publicou, em seu perfil no Facebook, fotos de quatro apostilas distribuídas por um professor. Segundo a escola, as questões fariam parte de um banco de perguntas que a escola recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados.


O Ministério da Educação (MEC) afirmou que a escola distribuiu os cadernos nas semanas anteriores ao exame com questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no sábado (22) e domingo (23) e, no próprio dia 26, cancelou as provas feitas pelos 639 alunos do colégio.


O Ministério Público Federal do Ceará, porém, entrou com uma ação judicial para anular o Enem 2011 em todo o país, ou pelo menos as 13 questões antecipadas. O procurador da República Oscar Costa Filho, responsável pela ação, defendeu que a anulação parcial ou total em todo o Brasil são as únicas formas de manter a isonomia do Enem em território nacional.


O juiz federal Luís Praxedes Vieira analisou o caso no dia 31/10 e ouviu a defesa do MEC, apresentada pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman. A Justiça optou por manter a edição deste ano do Enem, mas anulou, para todos os mais de 4 milhões de estudantes que fizeram as provas, 13 questões. A JFCE determinou a anulação das questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do caderno amarelo (sábado) e as questões 113, 141, 154, 173 e 180 do caderno do domingo.


O Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inep), por sua vez, recorreu da decisão, alegando que o problema foi localizado e que o melhor a se fazer seria anular as questões apenas para os 639 alunos do Colégio Christus, oportunizando a refação das provas nos dias 28 e 29/11. Outra possibilidade seria a anulação das 13 questões dos alunos cearenses e a redistribuição dos pontos a eles atribuídos.


Fonte: TRF5
Leia Mais ››

Beira-Mar chora ao ser informado sobre morte de Marcelinho Niterói


Foto: Reprodução Extra.globo.com


O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, chorou ao receber, ontem, no Presídio Federal de Mossoró, a notícia da morte de Marcelo da Silva Leandro, o Marcelinho Niterói, braço-direito do traficante em sua organização criminosa. Marcelinho foi morto durante um confronto com policiais civis, militares e federais.
A informação chegou a Beira-Mar durante a visita de uma mulher. Ele ficou emocionado, chegando a chorar ao saber da morte do traficante. Homem de confiança de Beira-Mar, Marcelinho Niterói era chamado de “filho louro” por ele.
Os agentes penitenciários da unidade onde Beira-Mar está ficaram surpresos com a reação dele. Ontem à tarde,Esta tarde, ainda abalado, Beira Mar recusou-se a sair da cela para participar do banho de sol com os demais presos. Através de familiares e amigos, Beira Mar tratou de enviar uma coroa de flores para o velório do amigo.
Marcelinho Niterói foi morto numa operação das polícias Federal, Civil e Militar, na terça-feira à noite, no Complexo da Maré. Nesta terça, o comércio na Favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, foi fechado em sinal de luto pela morte do traficante.
Chamado por Beira-Mar de "meu filho louro", Marcelinho começou no tráfico em 1996, quando Beira-Mar foi preso naquele mesmo ano em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Nesta época, ele passou a controlar cerca de dez contas bancárias movimentadas pelo traficante.
Uma investigação feita pelo Ministério Público apontou ainda que Marcelinho Niterói chegou a usar o nome de sua filha de 3 anos para movimentar uma conta do tráfico.
O corpo de Marcelinho foi enterrado no final da manhã desta quinta-feira, no cemitério Tanque do Anil, em Duque de Caxias. Para cobrir um dos tiros que o atingiu, o traficante foi vestido no caixão com um boné preto. A imprensa não pode acompanhar o cortejo porque pessoas ligadas ao traficante fecharam o portão do cemitério. Cerca de 100 pessoas acompanham o enterro, incluindo duas filhas de Marcelinho.


Fonte: Defato
Leia Mais ››

Mistério em morte de empresário encontrado em praia de Tibau

Um mistério a ser descoberto. Policiais civis tentam descobrir as verdadeiras circunstâncias da morte do empresário Francisco Viana Maia, 56 anos, conhecido como "Chico da Madeireira Rio Grande", por causa da madeireira da qual ele era proprietário, localizada na Avenida Mota Neto, bairro Aeroporto, em Mossoró. Ele foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 2, com um tiro na cabeça, ao lado do seu carro, numa área atrás do Condomínio Alto da Praia, na Praia das Emanuelas, município de Tibau.

Em um levantamento preliminar, a Polícia não constatou o roubo de objetos pessoais ou dinheiro que estivesse com a vítima. A informação de que a vítima estava se tratando de uma depressão levou a Polícia a cogitar a suspeita de suicídio, mas um fator complicou a investigação. "Não temos a arma do crime. O corpo foi encontrado no terreno, mas não havia nenhuma arma perto do corpo. Fica difícil assim", comentou o delegado Roberto Moura, responsável pelo inquérito que vai investigar o crime. Quem conhecia o empresário defende sua honestidade.
Para a Polícia Civil, latrocínio é outra hipótese investigada, mesmo não tendo sido notada a falta de algum pertence do empresário. O corpo dele estava ao lado de seu veículo, uma Hilux preta. Policiais militares foram ao local assim que populares os comunicaram sobre o achado do corpo.
Nenhum familiar da vítima foi ouvido por Roberto Moura nesta quinta-feira, mas a partir de hoje, o delegado deve convocar algumas pessoas. Questionado sobre a ausência da arma do crime no local, ele disse que não possui ainda informações que possam explicar o ocorrido. "Pelos exames do Itep, vamos poder ter uma noção do que realmente aconteceu. Se o tiro foi dado por outra pessoa, o laudo do Itep vai apontar, porque a entrada do projétil é diferente", comentou o delegado.
Roberto Moura iniciou o inquérito, mas a continuidade da investigação deve ficar sob a responsabilidade do delegado Renato Batista, que deve assumir a delegacia de Areia Branca nos próximos dias.
Chico da Madeireira era natural de Belém do Brejo do Cruz (PB) e era proprietário da Madeireira Rio Grande, no bairro Aeroporto.


Fonte: Defato
Leia Mais ››

Corpo de mulher em estado avançado de putrefação é encontrado no Sítio Bezerro, zona rural de Rafael Fernandes/RN


O corpo de uma mulher ainda não identificada foi encontrado no inicio da tarde de ontem (03), por volta das 12h50min, no Sítio Bezerro, zona rural de Rafael Fernandes/RN. A vítima foi encontrada por um agricultor FAF, 66 anos, que se encontrava preparando seu roçado para o plantio, o fato foi comunicado ao cabo Rosano, que se deslocou ao local e constatou ser área do município de Rafael Fernandes/RN foi repassado para o 7º BPM que em seguida acionou o ITEP/RN e os PMS de Rafael Fernandes/RN foram ao local e permanecendo até a chegada do ITEP/RN.
Dois irmãos da pessoa de Josefa Dantas Pessoa (foto), 51 anos de idade, residente no Bairro Maria Manoela na cidade de São Miguel (RN), desaparecida deste o dia 11/10/2011, onde foi vista pela ultima vez no Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN, quando acompanhava o esposo que se encontrava hospitalizado, para relembrar o caso click AQUI.


Irmãos acreditam que realmente seja a irmã desaparecida desde o mês passado, reconheceram suas roupas e a prótese, segundo relato um perito disse inicialmente que pelo estado em que o corpo se encontrava a morte pode ter sido a mais tempo do que a informada do desaparecimento, mesmo com a afirmação e reconhecimento dos familiares o corpo foi levado para a sede do ITEP/RN em Mossoró/RN para fazer uma análise mais detalhada e a causa da morte, as cenas são fortes, mas se quiser ver, click AQUI.


Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Acesse a Edição desta Sexta-feira 04 de Novembro no nosso site. Clique na imagem abaixo.

Leia Mais ››