quarta-feira, janeiro 02, 2013

Ciro Bezerra é empossado prefeito de Itaú


As festividades de posse do novo prefeito do município de Itaú-RN iniciou-se com a Filarmônica José Praxedes Fernandes, que anunciava pelas ruas da cidade a posse do novo Prefeito Ciro Gustavo Alves Bezerra (DEM) e seu vice Paulo César (DEM).






Ás 18h foi celebra a Santa Missa, presidida pelo Pároco Pe. Erivon Maia, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Compareceu a celebração o ex-prefeito Edson Melo, os vereadores Jailson Brito, Antônio Dias (Toinho Galego), Fafa Maia e o vice-prefeito Paulo César.



Na homília o Pe. Erivon agradeceu o ex-prefeito pelo apoio que sempre deu a paróquia, aproveitando a oportunidade para renovar os pedidos a próxima gestão, que não deixe de ajudar. Também relatou como a cidade estava quando chegou a este município e o estado que se encontra, parabenizando a administração do ex-prefeito.



A ex-primeira dama D. Lúcia Fernandes, agradeceu ao povo itauense por estes 08 anos em que seu esposo esteve no poder, pediu desculpas pelas vezes que não recebeu o povo itauense como deveria, pois nem todos os dias é possível está sorrindo, finalizando suas palavras pedindo ao atual prefeito Ciro Bezerra que zelasse pelos enfermos do município, não desprezasse nenhum daqueles que necessitasse do poder público quando o assunto fosse a saúde, pois a coisa mais triste nessa vida era ver um cidadão sem condições de lutar pela sua saúde.






As festividades seguiu no Clube ACRI, com a Cerimônia de Posse do Prefeito Ciro Bezerra e seu vice Paulo César. Após composta a mesa o presidente da seção o vice-presidente da Câmara Municipal Vereador Gildo Pinheiro (PR) deu início ao cerimonial. A Filarmônica José Praxedes Fernandes fez a execução do Hino Nacional e o Hino do Município, logo após Ciro Bezerra e Paulo César, Prefeito e Vice-prefeito do município de Itaú fizeram o juramento diante da população. O ex-prefeito passou a faixa para Ciro Bezerra que foi ovacionado pelo povo, sendo empossados a partir daquele momento.






Um detalhe que não poderia passar despercebido pela nossa reportagem, foi as vaias para aqueles que ousasse pronunciar o nome do novo Presidente da Câmara eleito na manha desta terça-feira (01), o Vereador Paulo Moreira; o Vereador Gildo ao tentar explicar o motivo de tê-lo substituído na seção, pois o mesmo teve que fazer uma viagem, o povo responderam em um grande coro de vaias.



A seção seguiu com o discurso do ex-prefeito, que fez o relato dos 8 (oito anos) em que governou o município, em seguida foi a vez do novo Prefeito Ciro Bezerra fazer o seu primeiro discurso a população itauense.



Emocionado, Ciro Bezerra, demorou um pouco para firmar-se nas palavras, mas conseguiu transmitir aos intauenses sua mensagem como novo gestor, falando de sua trajetória de vida e que em nenhum momento fugiu do seu discurso de campanha, apresentando seus projetos e dizendo estar ao lado do povo, visando governar Itaú da melhor maneira, sem esquecer de nenhum cidadão, seja A ou B. Em seguida foi apresentada a equipe administra que ajudará o novo prefeito nessa trajetória.



O vice-prefeito também fez seu discurso tecendo homenagens aos novos eleitos e pediu que juntos pudessem lutar pelos interesses do povo.

A palavra ficou aberta para cada um dos eleitos fazer seu discurso, o Vereador Márcio Lima (PR) falou das qualidades de cada eleito, mas foi vaiado ao mencionar o nome do Presidente da Câmara Paulo Moreira (PHs), que não compareceu na posse e o vereador Reyson Brasil (PR) também não compareceu na cerimônia de posse e não enviou justificativa, já o Vereador Jailson Brito (DEM) é que não perdeu a oportunidade de apimentar mais a seção, além de fazer suas críticas, agradeceu ao povo e disse que se ele fizesse algo de errado não mereceria o voto do cidadão itauense, como foi agraciado pelo voto, iria lutar pelos direitos de cada um. Antonio Dias (Toinho Galego) (DEM) e Ítalos Medeiros (PMDB) foram breve em suas colocações mas que também estavam a favor do povo. Já a vereadora Fafá Maia (DEM) e o vereador Alex Brasil (PMDB) não fez nenhum discurso, porém ao anunciarem o nome do vereador no cerimonial foi um dos ovacionados pelos que apoiam o grupo da situação.

O Vereador Gildo Pinheiro (PR), presidente da seção e vice-presidente da Câmara Municipal, disse que se Edson Melo (DEM) conseguiu fazer coisas boas em sua administração foi porque os vereadores o apoiaram e fiscalizaram naquilo que era melhor para o povo, caso contrária isso não aconteceria, mais também foi infeliz, ao tocar no nome de Paulo Moreira (PHS), onde os presente não perdoavam, a vaia era em coro, sendo interrompido algumas vezes pelas vaias do povo, o Vereador pediu respeito, pois aquilo se trava-se de uma solenidade de posse, e que poderia pedir a intervenção da Polícia, para controlar alguns revoltosos; o povo entendeu que seria todos que estavam ali vaiando, e tome mais vaias.... foi ai que o vereador explicou que não seria todos os presentes.

As vaias desferidas sobre o presidente da seção aconteceu quando o mesmo pedia que a população que acompanhasse os passos dados pelos vereadores nas seções realizadas na casa legislativa, foi onde alguns populares gritavam que as seções deveriam ser transmitidas na rádio local, visto que a Casa Legislativa não tem condições de acomodar toda população, além de causar possíveis desordens em certos temas. O Vereador disse que o pedido seria sim atendido. Nós como Rádio Cidade, esperamos sim sermos lembrados e reconhecidos como peça importante na divulgação dos acontecimentos do nosso município.

O blog Cidade News e a Rádio Cidade nos últimos meses tem sido destaque, e polêmicos em suas máteia, pois esses são os meios mais fáceis de o povo ficar informados a respeito dos erros e acertos dos nossos políticos. Hoje sinto-me lisonjeado em saber que as nossas matérias tem sido bem aceitas, a população reconheceu que o nosso trabalho não está acima de interesses políticos, sempre expomos os fatos como eles são, e temos a coragem que muitos até hoje no município não tinham, mas para que isso aconteça precisamos que tudo seja firmado no papel e só através de contratos é que estaremos sim transmitindo as seções do Poder Legislativo ou Mesmo os eventos do Poder Executivo. Estamos abertos ao dialogo para divulgar e mostrar para o povo os acontecimentos do nosso município, mas com a autenticidade que sempre levamos a cada ouvinte e leitor do blog Cidade News Itaú sem maquiagem e muito menos manipulados por qualquer que seja a situação.
Após os contra tempos a seção foi suspensa por dez (10) minutos para lavratura da ata, que ao retornar, fez-se o recolhimento das assinaturas dando-se por encerrado o cerimonial.

Veja todas as fotos clicando no nosso álbum a seguir:


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR DE ALTO DO RODRIGUES NA LUTA CONTRA O CRIME PRENDE TRAFICANTE

Francisco Fabio Silva de Queiros, 24 anos acusado

Na tarde de hoje 02 de janeiro por volta das 15:00hs policiais militares da cidade de Alto do Rodrigues sob o comando do sub. Tem. Cesar conseguiu prender Francisco Fabio Silva de Queiros, 24 anos natural de Macau residente na rua José George das Neves em Alto do Rodrigues , O mesmo foi abordado pelos policias de serviços  no Bairro São Francisco com 81 pedras de crack.
A PM da cidade que vem sempre realizando diligências com êxito, desta vez não foi diferente, tirando de circulação mais um elemento nocivo a sociedade, começando assim o ano dando um pouco mais de paz a população da cidade de Alto do Rodrigues.
Parabéns a todos os policiais envolvidos nesta boa ação, policiais esse que merecem todo credito pois sabemos das dificuldades e mesmo assim saem na luta contra o crime na região.

Fábio(acusado), PMs Moisés, Jorge e Jonatas

Material apreendido com o acusado

Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério da Saúde alerta sobre acidentes com crianças durante as férias


O mês de janeiro é para muitas crianças o período mais aguardado do ano. Com as férias escolares, grande parte delas fica mais tempo em casa. Para os pais ou responsáveis, é preciso redobrar a atenção, pois os riscos de acidentes domésticos nesta época tendem a aumentar. Curiosas, elas acabam tocando, cheirando e até colocando na boca as coisas que encontram pela frente, o que pode representar um grande perigo, principalmente para os mais novos. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, acidentes infantis podem ser evitados com atitudes de prevenção.

A cozinha e a área de serviço merecem atenção especial. Medidas simples como direcionar o cabo da panela para dentro do fogão, evitam esbarrões e queimaduras. Objetos cortantes e equipamentos elétricos devem ser mantidos fora do alcance delas. Também ficam mais expostas a envenenamentos por ingestão de remédios, produtos de limpeza, inseticidas e outros venenos. Esses produtos devem estar tampados e guardados em locais fechados.

Para evitar os choques elétricos, coloque dispositivos que vedem as tomadas e oriente as crianças sobre os riscos de brincar perto dos fios da rede elétrica. De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de contaminação ou queimadura, é importante nunca fazer a automedicação. É aconselhável procurar o pronto-socorro e, na ocorrência de envenenamento, levar o produto para análise da equipe médica.

O órgão também orienta para que as janelas dos apartamentos estejam com redes de proteção ou grades. É recomendado não deixar móveis posicionados abaixo delas. Pisos molhados também são um risco para acidentes domésticos.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maior hospital público do RN tem 107 pacientes nos corredores, diz Sesap


Homem internado no corredor do Hospital Walfredo Gurgel faz protesto (Foto: Ricardo Araújo/G1)
O maior complexo público hospitalar do Rio Grande do Norte, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, abriga 107 pacientes espalhados por alas e corredores de circulação à espera de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias ou cirurgias eletivas de ortopedia. Os números foram confirmados pela assessoria de imprensa da instituição que detalhou que, do total, 57 pacientes são de clínica médica; 26 internos de maior gravidade, dentre eles entubados, esperam pela liberação de uma vaga em UTI. E mais 42 pessoas anseiam pela transferência para outros hospitais conveniados que realizam cirurgias eletivas ortopédicas.

Ainda de acordo com a assessoria do Hospital Walfredo Gurgel, a superlotação ocorre em razão do grande volume de atendimentos realizados ao longo do feriado prolongado do Ano Novo. O histórico de pacientes espalhados pelos corredores é recorrente e nem mesmo a decretação de estado de calamidade pública na Saúde estadual conseguiu reverter o quadro.
SOS Emergência  
Nesta quarta-feira (2) teve início o trabalho do novo apoiador do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Bessa, que auxiliará o corpo diretivo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel visando dinamizar o trabalho burocrático e gerencial dentro da unidade. Em uma primeira reunião na manhã desta quarta, Marcelo Bessa mostrou o projeto de normas e metas que pretende implantar durante todo o ano de 2013.
O documento contempla quatro fases - que vão desde o diagnóstico situacional preliminar de cada setor do hospital, reorganização de serviços, garantia da qualidade, até a implantação e monitoramento de metas - e já tem um de seus projetos com prazo definido para acontecer: até o fim de janeiro será formalizado e implantado o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar. Para colocar suas idéias em prática, no entanto, Bessa revela que o trabalho terá que ser feito em conjunto. “Não basta só o MS apoiar e a direção querer. Precisamos do profissional que está aqui dentro, que vive a realidade do hospital”, disse o apoiador.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereadora de Ponta Grossa que sumiu forjou sequestro, diz polícia



A vereadora de Ponta Grossa, Professora Ana Maria (PT), que desapareceu após a posse, na terça-feira (1º), deve ser presa em flagrante ainda nesta quarta-feira (2), por falsa comunicação de crime, segundo o delegado Luís Alberto Cartaxo. Cartaxo utilizou o termo “auto sequestro”. Ao G1, o delegado disse que a vereadora desapareceu por motivação política, porém, não entrou em detalhes porque estava finalizando a parte burocrática da prisão.
Nesta tarde, a vereadora apareceu na Santa Casa de Misericórdia, demonstrando-se atordoada. Ela recebeu atendimento médico e foi transferida para o Hospital Regional da cidade.
Ainda nesta terça-feira, a polícia prendeu um assessor de Ana Maria. Ele chegou à delegacia da cidade acompanhado de uma mulher. Ambos estavam algemados.
Ana Maria, que foi eleita para o terceiro mandato nas eleições de outubro de 2012, sumiu por volta das 18h depois de sair do Cine Teatro Ópera, onde foi realizada a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos. Do teatro, ela deveria ter ido para a Câmara Municipal para participar da eleição da Mesa Diretora, mas não apareceu. A ausência da vereadora acabou suspendendo a votação. Alguns parlamentares de negaram a dar início à eleição, sem a presença da colega.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Juíza pede ação contra prefeito que foi à posse montado em burro no RS


Prefeito eleito de Passa Sete, no RS, vai à posse montado em um burro (Foto: Tiago Guedes/RBS TV)Prefeito eleito de Passa Sete vai à posse montado
em um burro (Foto: Tiago Guedes/RBS TV)
A juíza Luciane Glesse, de Sobradinho, cidade do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, pediu nesta quarta-feira (2) que o Ministério Público Eleitoral (MPE) mova uma ação penal contra o prefeito de Passa Sete. Eleito no pleito do ano passado, Vanderlei Batista (PTB) foi à cerimônia de posse montado em um burro, contrariando uma liminar expedida pela magistrada em favor dos partidos de oposição no início da semana. Caso fique comprovada desobediência à ordem judicial, a coligação vencedora terá de pagar multa.
De acordo com o promotor eleitoral de Sobradinho, João Ricardo Santos Tavares, uma cláusula da liminar prevê como punição o pagamento de uma multa no valor de R$ 500 para a coligação do candidato eleito. “Não tive acesso formal ao comunicado da juíza, mas se ficar comprovado que houve descumprimento da lei, a pena deve ser essa. Além disso, o prefeito poderá responder pessoalmente por crime de desobediência. Como tem foro privilegiado, o caso será repassado para a Procuradoria de Prefeitos”, relata.
Além de proibir o uso do animal na posse, a Justiça determinou a busca e apreensão de camisetas com frases consideradas ofensivas ao PMDB de Passa Sete. Segundo o prefeito eleito, a origem dos fatos foi o debate com o adversário Ataídes Lopes (PMDB). "Eu fui chamado de burro em um debate que fizemos em uma rádio", conta Batista. "Estou cumprindo a minha promessa", justifica.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Novos prefeitos devem universalizar acesso à pré-escola até fim do mandato


Os prefeitos empossados na terça-feira (1°) terão uma tarefa especial a cumprir até o fim dos seus mandatos, em 2016. Não é promessa de campanha, é lei. É nesta data que terminará o prazo para a universalização da pré-escola, medida prevista em uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em 2009.

A pré-escola é a etapa anterior ao ensino fundamental e compreende a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade. Antes da mudança na Constituição, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Depois da emenda, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio. É dever dos pais matricular seus filhos a partir dos 4 anos e obrigação das redes de ensino garantir a vaga para todos as crianças a partir da mesma idade. O prazo de adaptação à nova regra termina em 2016, por isso os novos prefeitos deverão ter como prioridade em seus mandatos ampliar o número de escolas e vagas na pré-escola.

Os dados mais recentes do IBGE indicam que 1.154.572 crianças de 4 e 5 anos ainda estavam fora da escola em 2010.  Apesar do enorme contingente ainda excluído, a matrícula na pré-escola avançou significativamente na última década. Em 2000, apenas 51,4% tinham acesso a educação nesta faixa etária, patamar que saltou para 80,1% em 2010.

"Em qualquer do mundo, ter mais de 1 milhão de crianças fora da escola é muito. E se olharmos quem são essas crianças, é motivo para se preocupar ainda mais. Elas são as mais pobres, com algum tipo de deficiência e moradoras do campo. Esses são grupos que historicamente não têm acesso à escola", explica Cleuza Repulho, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e também secretária de educação de São Bernardo do Campo (SP).

Gastos municipais
O custo para as redes municipais garantirem o cumprimento da lei não é baixo. Será preciso construir mais escolas e contratar mais profissionais, além dos gastos necessários para manter as estruturas em funcionamento. Cleuza aponta que alguns municípios avançaram mais na cobertura da pré-escola porque se planejaram e organizaram a ampliação da oferta. Mas boa parte deles precisarão de mais recursos para conseguir cumprir a lei.

"Se a gente reconhece que 80% dos municípios brasileiros não têm arrecadação própria e vivem de repasse dos governos federal e estadual, a gente tem a clareza de que sem novos recursos não é possível ampliar a oferta", destaca.

A creche é a etapa escolar responsável por atender crianças com até 3 anos de idade – na sequência elas são encaminhadas à pré-escola. Entretanto, ela não é obrigatória. Por isso, o acesso das crianças à creche é ainda menor: apenas 23% da população nesta faixa etária frequentava a escola em 2010.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Oposição venezuelana exige do governo a verdade sobre saúde de Chávez


A oposição venezuelana exigiu do governo que diga a verdade sobre o estado de saúde do presidente Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba, afirmou nesta quarta-feira (2) o secretário executivo da Mesa da Unidade Democrática, Ramón Guillermo Aveledo.

"É essencial que o governo atue de modo que dê confiança. É essencial que diga a verdade", afirmou Aveledo, taxando de "irresponsabilidade descomunal" a intenção de fazer crer que Chávez está "em exercício de suas funções".

"Já que o governo prometeu à noite (de terça) dizer a verdade (por meio do vice-presidente Nicolás Maduro), que diga logo e assim se acabam as discussões e se põe fim a todos os rumores, que são resultado do silêncio do governo", acrescentou.

Aveledo reclamou, além disso, "um diagnóstico e um prognóstico médico" sobre o estado de saúde do presidente.

Esta é a primeira vez que a coalizão opositora MUD se pronuncia tão claramente sobre a situação de incerteza que gerou a hospitalização de Chávez em Cuba.

Maduro afirmou que Chávez está consciente da complexidade de seu estado de saúde, mas não adiantou o que acontecerá se o presidente não puder assumir um novo período de governo no dia 10 de janeiro.

"Pude vê-lo em duas oportunidades, conversar com ele (...) Ele está consciente da complexidade do estado pós-operatório", disse Maduro em uma entrevista transmitida pela rede de televisão regional Telesur de Havana, onde Chávez está hospitalizado há três semanas.

O presidente se encontra em "uma situação complexa (...) às vezes tem leves melhoras, às vezes situações estacionárias", acrescentou o vice-presidente, dois dias depois de informar sobre novas complicações no estado de saúde de Chávez.

Maduro, que também ocupa o cargo de chanceler, admitiu que esta é "a adversidade mais dura" que o governismo sofreu desde que Chávez chegou ao poder, em 1999, mas se mostrou confiante de que o presidente irá se recuperar.

Também assegurou ter encontrado o presidente "com uma força gigantesca".

"Eu o saudei com a mão esquerda, depois me apertou com uma força gigantesca enquanto falávamos", disse, criticando a onda de rumores e mentiras que proliferaram nos últimos dias sobre o estado de saúde de Chávez e inclusive sobre sua morte.

Maduro, que na sexta-feira passada viajou a Havana para seguir de perto a evolução do líder venezuelano, explicou que retornará nesta quarta-feira a Caracas para retomar os trabalhos do governo.

O presidente da Bolívia e amigo pessoal, Evo Morales, por sua vez, afirmou que a saúde de seu colega e aliado político é muito preocupante.

"A situação do irmão presidente Chávez é muito preocupante. Tomara nossas orações sejam efetivas para salvar sua vida", afirmou Morales em coletiva de imprensa em Cochabamba (centro), depois de ter se comunicado com a família do presidente venezuelano.

Chávez, de 58 anos, foi operado no dia 11 de dezembro pela quarta vez de um câncer cuja localização se desconhece.

Posse no dia 10
O presidente, reeleito em outubro, deveria reassumir a presidência no dia 10 de janeiro perante a Assembleia Nacional e Maduro em nenhum momento da entrevista explicou o que acontecerá se o presidente não puder estar presente.

Antes de partir a Havana para realizar a operação, Chávez anunciou que Maduro assumiria a presidência temporária se ele ficasse incapacitado e seria o candidato governista em eleições que serão convocadas.

"Vocês elejam Maduro como presidente da República, peço do meu coração", disse o presidente, ao designar pela primeira vez em 14 anos de poder um herdeiro político.

Segundo a Constituição, caso seja declarada a falta absoluta de Chávez, Maduro deve assumir a presidência temporária até o fim do atual mandato - 10 de janeiro - e o país deverá realizar novas eleições em 30 dias.

Mas, se esta ausência não for declarada e Chávez não puder assumir no dia 10 de janeiro um novo mandato, seria aberto um cenário incerto.

"Em 10 de janeiro começa um novo período constitucional, se o presidente se apresentar, se apresentou. Se o presidente não se apresentar, cabe ao presidente da Assembleia Nacional assumir como encarregado a presidência da República transitoriamente, como diz a Constituição", disse Aveledo.

Para, como "em 10 de janeiro termina o atual período presidencial e começa outro, em consequência não há continuação do atual governo porque a Constituição estabelece um período constitucional de seis anos com possibilidade de reeleição, e não uma presidência com tempo indeterminado".

Aveledo insistiu em que se Chávez não prestar juramento seja declarada sua "falta temporária" e, caso seja necessário, a "falta absoluta" que se aplica, entre outros casos, em suspeitas de morte ou de incapacidade física permanente, que deve ser deteminada por uma junta médica.

Mas segundo Maduro e o presidente do Legislativo, Diosdado Cabello, neste momento a segunda figura de mais destaque do chavismo, a data de 10 de janeiro, fixada na Constituição, é adiável e Chávez pode assumir mais adiante perante o Supremo Tribunal de Justiça.

Cabello descartou inclusive ativar neste dia - se ocorrer a ausência do presidente - um artigo da Constituição que prevê que o líder da Assembleia Nacional assuma a presidência temporária e convoque eleições, que devem ser realizadas em 30 dias.

Os analistas concordam, no entanto, que, em caso de falta absoluta de Chávez - que pode ser por morte ou incapacidade física permanente, entre outras possibilidades - convêm ao chavismo eleições rápidas.

Contra Maduro, o rival mais provável nas urnas é Henrique Capriles, que perdeu nas eleições de outubro para Chávez.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Globo fecha 2012 com pior ibope da história; Record mantém vice-liderança


A Globo teve muito pouco o que comemorar no ano que se encerrou há dois dias.

Mesmo com sucessos como "Avenida Brasil", que caiu na boca do povo, a emissora fechou 2012 com o pior ibope de sua história.

Foram 14,7 pontos (cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande São Paulo) das 7h à meia-noite.

A Record manteve a vice-liderança, com 6,2 pontos, seguida pelo SBT, que marcou 5,6 pontos.

A emissora de Silvio Santos diminuiu a distância da concorrente (em 2011 a diferença era de 7,2 contra 5,7), mas permaneceu na terceira colocação.

A Band ficou com 2,5 pontos, enquanto a RedeTV! teve apenas 0,9 ponto.

Todas as emissoras tiveram queda com relação ao ano anterior.

A mais acentuada foi a da RedeTV!, que perdeu 37% de sua audiência com a saída do "Pânico", entre outros.

A Record caiu 13%, enquanto a Globo perdeu 10%, o SBT 2% e a Band 1%.

Fonte: Folha F5/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo do Ceará pagará traslado do corpo da modelo morta na China


2a3a298ef1e0e60648b96d3675496c0d.jpg
O Governo do Ceará vai assumir os gastos para trazer o corpo da modelo cearense Camila Bezerra da China para Fortaleza. A informação foi confirmada pela Casa Civil na tarde desta terça-feira (2), por meio do chefe de gabiente de Cid Gomes, Danilo Serpa.

A jovem foi encontrada morta nesta terça-feira (1º) depois de, supostamente, cometer suicídio, pulando da janela do apartamento que dividia com mais outras três modelos no 14º andar, na cidade de Guangzhou Shi, na China. Ainda não houve investigações oficiais sobre o caso e o corpo da jovem ainda está no IML daquela cidade e sem previsão para ser liberado, já que no país, os serviços ainda estão sendo retomados após o feriado no início do ano.

Os custos para trazer o corpo da cearense devem sair em torno de US$ 15 mil. A família se mobilizou via rede social nesta quarta-feira (2) para pedir ajuda para poder trazer o corpo da jovem, já que, segundo a mãe da jovem, a família não dispõe do valor. "Estávamos preocupados, porque se não pudéssemos trazer minha filha, eles iriam cremá-la e enviar para mim, mas eu queria que minha filha tivesse um enterro comum, queria poder ver minha filha ainda uma última vez", afirmou Goreth Bezerra.

TRABALHO - Camila morava há quatro meses na China a trabalho por uma agência de modelos de São Paulo. Ela dividia apartamento com outras modelos brasileiras e não era a primeira vez que viajava para viver durante um período prolongado fora do país a trabalho. "Ela trabalha desde pequena no mercado, e conhecia muito bem como tudo funciona. Estava trabalhando fora porque já não tinha mais espaço no mercado local", diz Bruna, amiga de infância da modelo.

VERSÕES - Segundo a família, várias versões da morte da jovem foram ouvidas. Uma delas é de que Camila e as amigas teriam saído para comemorar o Réveillon e que Camila havia ingerido muita bebida alcóolica e brigado com o namorado. Retornaram cedo para o apartamento porque algumas das modelos teriam trabalho ainda cedo no dia 1º. Somente na terça-feira, uma das amigas teria descoberto a porta e janela do banheiro abertas e estranhado devido ao frio no local. Ao verificar a janela teria visto o corpo da amiga no chão do prédio, como se tivesse pulado pela janela.

Outras versões dão conta de que Camila teria se trancado no banheiro e porque demorava muito duas amigas teriam arrombado a porta do banheiro e descoberto que a jovem pulara. As dúvidas ainda pairam sobre as histórias que envolvem a morte da modelo.

Fonte: N10/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereadora de Ponta Grossa é encontrada


Desaparecida após tomar posse como vereadora em Ponta Grossa, Ana Maria, foi encontrada no final da tarde de hoje (02). Ana Maria, que também é professora, foi levada até um hospital por um parente próximo.

A vereadora está no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Ponta Grossa. O estado de saúde da vereadora ainda não foi divulgado. Informações repassada por familiares da vereadora ao jornal Diário dos Campos dão conta que ela está hipertensa e desidratada.

Na manhã de hoje, o assessor da vereadora Idalécio Gouveia e uma mulher ainda não identificada foram presos pela Polícia Civil, que investiga o caso. A polícia não divulgou o nome da mulher.

A CGN entrou em contato com o ex-vereador de Cascavel, Aderbal de Mello, que é primo da vereadora que havia desaparecido. Ele não soube dar mais detalhes sobre onde a vereadora foi encontrada e em quais condições.

Aderbal disse ainda que Ana Maria está sendo tratada, está em estado de choque, e a família só poderá dar mais detalhes sobre o caso quando Ana Maria se recuperar.

Foto: Diário dos Campos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assessor de vereadora desaparecida é detido na manhã desta quarta-feira



Um assessor da vereadora Professora Ana Maria (PT), de Ponta Grossa, no Paraná, foi preso na manhã desta quarta-feira (2). Ele chegou à delegacia da cidade acompanhado de uma mulher. Ambos estavam algemados.

A polícia não divulgou os motivos da prisão do assessor da parlamentar, nem da mulher que foi levada junto com ele à delegacia. Durante toda a manhã, os investigadores tomaram depoimento do homem, mas não há confirmação do que ele possa ter dito.
A vereadora está desaparecida desde a tarde de terça-feira (1º). Ela participou da cerimônia de posse no Cine Teatro Ópera. De lá, deveria ter ido à Câmara de Vereadores, mas sumiu sem deixar notícia.

O Grupo Tigre, da Polícia Civil, especializado na investigação de sequestros, assumiu as investigações do caso. A única coisa que a polícia confirmou é que há várias hipóteses para o caso.
Sessão cancelada
A vereadora deveria ter ido à Câmara para a sessão que escolheria a Mesa Executiva da Casa. Como ela não apareceu, a sessão foi cancelada e remarcada para a manhã desta quarta. O sumiço da vereadora obrigou os parlamentares a adiarem novamente a votação, que está marcada, provisoriamente, para quinta-feira (3).

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Enem 2012: Participantes protestam contra nota da redação


Mesmo com mudanças nos critérios de correção, a redação do Enem vem sendo alvo de protestos por parte de estudantes insatisfeitos com as notas divulgadas na última sexta-feira (28). Desde a disponibilização dos resultados, reclamações vêm ganhando as redes sociais e candidatos já se organizam para a tomada de medidas judiciais. Só o grupo "Ação Judicial - Redação Enem 2012" do Facebook já conta com mais de 25 mil membros.

Casos de candidatos que ficaram com o rascunho da redação e mostraram aos seus professores aparecem entre os relatos mais recorrentes. Depois de examinar o material, os profissionais teriam dito que as notas dos participantes seriam mais altas, em relação ao que foi divulgado.

Os estudantes insatisfeitos lançaram um abaixo-assinado virtual para reforçar um pedido de medida judicial contra a União e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem. Com mais de oito mil assinaturas, o documento deve ser entregue ao Ministério Público Federal (MPF) e à Defensoria Pública da União (DPU). Os responsáveis alegam terem sido surpreendidos com a nota atribuída na prova de redação e que o INEP não aceita pedidos de vista ou revisão de provas em tempo hábil para participação efetiva no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na própria página do abaixo-assinado, há algumas reclamações dos estudantes. “Fiquei chocada com a minha nota, 380, praticamente metade da nota que tirei na redação anterior. Como pode uma queda tão drástica na mesma matéria”, questiona uma candidata. Já outra participante usa como argumento a correção feita pelos seus professores. “Quero deixar registrado que minha nota foi muito baixa em relação ao que meus professores afirmaram que eu teria. Deveria ter tirado 840 a 960, e não 520. Isso é um absurdo.”

Por meio da comunidade do Facebook, os estudantes também agendaram, para esta quarta-feira (2), manifestações públicas em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Teresina e Natal. No Rio, os estudantes vão se reunir no Centro e pretendem entregar uma carta e uma petição pública ao Ministério Público Federal, com o pedido de defesa dos direitos dos participantes do exame. Mais de 500 pessoas confirmaram participação.

O MEC informou, através da assessoria de imprensa, que, conforme previsto no edital do exame, não são aceitos pedidos de revisão da nota da redação. Por ora, a pasta não recebeu comunicados oficiais acerca das reclamações e não prevê qualquer alteração no cronograma. Além disso, nesta edição, será cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o MPF que garante aos candidatos o acesso ao espelho da correção da prova, conhecido como "vista pedagógica". O material estará disponível na internet a partir de 6 de fevereiro.

Mudanças

O MEC já havia anunciado, em maio de 2012, que faria mudanças na correção da redação, justamente com o objetivo de diminuir a possibilidade de falhas. A novidade era que, em caso de diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto seria lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos. Além disso, se ainda assim houvesse divergência, a redação seria submetida a outra banca avaliadora. Segundo a pasta, tudo isso foi cumprido.

Tema inusitado

Os participantes do Enem 2012 fizeram a redação no segundo dia de prova, no dia 4 de novembro. Na época, os estudantes se mostraram surpresos com o tema do “A imigração para o Brasil no século XXI”, já que muitos apostavam em assuntos ligados à política ou ao meio ambiente.

Segundo o MEC, cerca de 3,8 milhões de participantes já visualizaram as notas até a manhã desta quarta-feira (2). As provas foram aplicadas para um total de um total de 4,1 milhões de estudantes. Com a nota obtida, os estudantes podem concorrer a uma das 129,2 mil vagas oferecidas em universidades e nos institutos federais de ensino superior brasileiros por meio do Sisu, que tem inscrições entre 7 a 11 de janeiro, pela internet.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após deixa cadeia, ex-padastro de Bruno volta a afirmar que Eliza Samudio está viva


O ex-padrasto do goleiro Bruno Fernandes, Luiz Henrique Franco Timóteo, reafirma que Eliza Samudio está viva. O homem, que cumpriu pena por tráfico de drogas em um presídio de Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, deixou a penitenciária no dia 8 de dezembro.

Em entrevista ao TV Verdade, ele garantiu que a ex-modelo está vivendo em outro país. Timóteo contou que ela passou pela cidade de Governador Valadares, tirou um passaporte e deixou o país acompanhada de amigas. O ex-padrasto do goleiro deu detalhes da rota que Eliza teria feito até chegar à Bolívia.

O homem afirma que esteve com a modelo depois da data divulgada como sendo a da morte dela. Segundo ele, se encontraram e conversaram em 12 de junho de 2010. No ano passado, o até então advogado de Bruno, Rui Pimenta, queria que Timóteo fosse ouvido.

Em novembro, a defesa do goleiro apresentou uma carta que teria sido escrita à mão por ele, informando que ajudou Eliza a sair do país em março de 2010, com documentos falsos. No entanto, ele nega ter redigido o documento. “Eu não mandei nenhuma carta para o doutor. Quem esteve (na penitenciária) foi o doutor Simin (atual advogado de Bruno), com o qual não falamos muita coisa. Ele foi lá, me perguntou se eu fiz a carta, eu não fiz nenhum comentário a respeito (…). Quem escreveu a carta foi uma pessoa que passou no presídio, para a qual eu contei o caso. Digamos que eu tenha contado oitenta e ela pode ter escrito oito, ou eu contei oito e ela pode ter escrito oitenta. Eu não sei o conteúdo da carta”, diz. Timóteo também afirma que recebeu uma ameaça de morte.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é encontrado morto dentro de casa nas proximidades da AABB em Apodi


Por volta de 18:30, de hoje 31, a Policia Militar foi informada que na rua Joaquim Teixeira de Moura, na residência de numeral 626, existia uma pessoa morta. De imediato a Radio Patrulha foi até o local informado e constatou a veracidade do fato. Trata-se da Pessoa de Joaquim Nonato da Silva, mais conhecido por Joaquim Mendengue, de aproximadamente 75 anos, o mesmo foi encontrado caído ao chão por um filho, que costumava ir até a casa do mesmo deixar comida, pois Joaquim morava só, e ao chegar no fim da tarde de hoje, a porta estava fechada e ao chamar por seu pai, ninguém respondeu, dai o mesmo resolveu entrar abrindo a porta com outra chave e encontrando o seu pai morto. Joaquim era alcoólatra e a sua morte possivelmente tenha sido de causas naturais. A Policia Militar esta nesse momento isolando a área, aguardando a chegada do ITEP, que recolherá o corpo para a sede do orgão.



Fonte: Plantão Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presos do Rio Grande do Norte devem retornar hoje do indulto de Natal


Termina às 18h desta quarta-feira (2) o benefício do indulto de Natal concedido aos presos do regime semiaberto de todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, cerca de 200 detentos tiveram direito a passar o Natal e o Réveillon ao lado de seus familiares. Agora, eles são obrigados a retornarem para as unidades onde cumpriam suas penas. 

Caso a reapresentação não seja feita na noite desta quarta-feira, o preso que ganhou o indulto de Natal passará a ser considerado foragido. Além disso, ele poderá ter regressão de regime, ou seja, podendo voltar, inclusive, para o regime fechado, dependendo da condenação estipulada para o detento. 

De 2011 para 2012, 127 presos do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte tinham ganhado direito ao indulto de Natal. 

O indulto

Tem direito ao benefício os presos que não cometeram crimes hediondos, como tortura, terrorismo ou tráfico de drogas, bem como os que já tenham cumprido parte de suas penas, com bom comportamento. A exceção em termos de comportamento são os presos paraplégicos, tetraplégicos, cegos ou com comprovada doença grave e permanente, além daqueles que estejam cumprindo medidas de segurança. 

Pessoas condenadas a penas acima de oito anos, mas que já tenham completado 60 anos de idade, também puderam ser beneficiadas, neste ano, desde que tenham cumprido ao menos um terço da pena. 

Para quem já tem 70 anos, a exigência mínima é que tenha cumprido um quarto da pena. Também podem se beneficiar do indulto os presos que têm filhos menores de 18 anos ou com deficiência física que exijam cuidados especiais, desde que tenham cumprido ao menos um terço da pena, em qualquer regime.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assaltantes bloqueiam RN Touros-São Miguel do Gostoso e cometem assaltos



Operação verão começou como registro de muitos assaltos no litoral Norte. Na madrugada deste domingo(30) por volta das 02h6 homens armados usaram de muita violência contra pessoas que trafegavam na RN que liga a praia de Cajueiro a São Miguel do gostoso-RN. A ação da quadrilha durou aproximadamente 30 minutos. A Polícia Militar foi acionada, mas, ao chegar ao local os meliantes já tinham se evadido com destino a Natal.

Eles interditaram a RN com um veículo no meio da pista próximo ao trevo de Touros ordenando a todos que passavam no local que parasse seus veículos. A princípio os condutores dos veículos pensavam ser uma blitz policial, que só depois de pararem era anunciado o assalto.

Nesta ação foram levados de assalto uma caminhoneta L200 e uma tracker, além de dinheiro e pertences. Os bandidos ainda usaram de violência alvejando-a uma das vítimas com um tiro, porém não atingiu órgãos vitais. Segundo informações a quadrilha já tinha cometido um assalto na praia de Pitangui momentos antes, onde foi roubado um carro tipo pegout, veículo este usado neste assalto, o qual foi abandonado pela quadrilha.

O proprietário do veículo já foi localizado, e o veículo se encontra na DP de Touros para a devolução mediante auto de entrega. Há informações que eles são responsáveis por outros assaltos, entre eles o roubo de um gol na praia de Zumbí.

Fonte: PM de Touros-RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dez estádios da Copa-2014 estouraram prazo inicial da Fifa


Com o final de 2012, é oficial: dez dos 12 estádios brasileiros para a Copa-2014 não foram concluídos no prazo inicial determinado pela Fifa. O caderno de encargos para o Mundial era claro ao dizer que todas as arenas deveriam estar prontas até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Detalhe: o documento foi produzido em 2008, pouco depois de o Brasil ser escolhido sede do Mundial em 2007. O país teve cinco anos para escolher as cidades-sede e realizar as obras. Normalmente, um estádio demora para ficar pronto de dois a três anos. A questão é que os brasileiros demoraram para iniciar as construções e reformas.

As primeiras inaugurações ocorreram com o Castelão e o Mineirão, em cerimônias com a presença da presidente Dilma Roussef em dezembro. Mas nenhum dos dois estava plenamente pronto para a realização de uma partida de futebol: ainda faltam testes, treinamento de pessoal ou maturação do gramado. A primeira partida em estádio do Mundial deve ser em Fortaleza, no dia 27 de janeiro.

Um cenário bem melhor, no entanto, do que o de outras arenas como a de Natal. Pelo 4º balanço de obras do governo, a capital potiguar tem a Arena das Dunas com apenas 47% das obras realizadas até agora.

Os outros estádios que estão fora da Copa das Confederações estão um pouco mais avançados. As arenas de Manaus, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba e São Paulo têm percentuais de andamento entre 50% e 60%, segundo o documento do governo.

A previsão da maioria deles é de conclusão em dezembro de 2013, justamente o novo prazo máximo dado pela Fifa para receber os estádios para a Copa-2014. A entidade máxima do futebol deixou claro que não fará concessões nas datas-limites ao contrário do que ocorreu na Copa das Confederações.

Os outros quatro estádios envolvidos na competição deste ano têm prazos apertados para Copa das Confederações. O Maracanã, a Arena Pernambuco e o Mané Garrincha devem ficar prontos apenas em abril, alguns deles no final do mês. A Fonte Nova estima sua conclusão para fevereiro, mas é provável que precise de mais tempo para realizar jogos.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeituras têm até o dia 11 para informar condicionalidades de saúde do Bolsa Família


As prefeituras locais têm até o dia 11 de janeiro para informar o cumprimento das condicionalidades de saúde de cerca de 4,3 milhões de famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e se enquadram no grupo monitorado.

As condicionalidades na área de saúde preveem o compromisso dos pais ou responsáveis de manter atualizado o calendário de vacinação das crianças menores de sete anos e ter acompanhados o crescimento e desenvolvimento. As gestantes e mães que amamentam devem fazer o pré-natal e, após o parto, continuar o acompanhamento da própria saúde e do bebê.

O acompanhamento e registro das condicionalidades de saúde são de responsabilidade do Ministério da Saúde, feitos pelas equipes de saúde dos municípios e dos estados com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social.

Roraima é o estado com maior índice de acompanhamento de 2012 com 82% das famílias com as condicionalidades de saúde já atualizadas. Em seguida, estão o Paraná, com 77,3%, e Sergipe, com 72,5%.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza e atende a mais de 13 milhões de famílias, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Os valores dos benefícios pagos variam de acordo com as características de cada família, considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››