quarta-feira, janeiro 02, 2013

Aficionado pelo número, Zagallo faz 13 previsões para 2013


Puxar conversa com Mário Jorge Lobo Zagallo sobre o número 13 sempre foi garantia de diversão. Na noite do último domingo, não. Do outro lado da linha, no Rio, o senhor de 81 anos trocou o sorriso fácil pela voz embargada e as lágrimas. Ao telefone, chorou antes de atender gentilmente o convite do Correio para falar sobre 13 diferentes temas. “Essa história do 13 surgiu por causa da minha mulher. É o meu primeiro réveillon sem a Alcina. Ela era devota de Santo Antônio, que se comemora em 13 de junho. Tudo, aqui em casa, tem a ver com Santo Antônio. Nós nos casamos em 13 de janeiro de 1955”, se emocionou. Depois do desabafo sobre a esposa que morreu em novembro, o Velho Lobo soltou a língua. Segundo a bola de cristal do único tetracampeão mundial de futebol — duas como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e outra como coordenador (1994) —, a Seleção Brasileira vai conquistar a Copa das Confederações. Como se fosse um conselheiro, recomenda a Luiz Felipe Scolari e a Carlos Alberto Parreira não convocarem Ronaldinho Gaúcho. Diante da crise de talento da amarelinha, Zagallo chega a dizer que a camisa 10 tem de ficar no varal em 2013 devido à falta de um nome à altura de vestir o número consagrado por Pelé. Ele ainda demonstra preocupação com dois cargos de confiança: o de goleiro e o de capitão. Confira as “previsões” do Velho Lobo.

1. Felipão precisará repetir Zagallo

“A minha expectativa, a partir de 2013, é que ele possa repetir o sucesso de 2002. É uma volta à Seleção Brasileira, e o que eu desejo é que possa armar essa Seleção no menor tempo possível. Temos tempo ainda. Em 1970, eu peguei a Seleção faltando dois meses para a Copa do México e nós fomos tricampeões. O Felipão tem um ano e meio. É um período suficiente para ele chegar, assumir, analisar e acrescentar algo a tudo aquilo que o Mano Menezes vinha fazendo.”

2. Parreira e Felipão formarão par perfeito

“Eu o conheço (Parreira) há muito tempo. Trabalhamos juntos, desde 1970, quando era um dos meus preparadores físicos. Foi uma pessoa que sempre procurou fazer o melhor por onde passou. Vai exercer essa função (coordenador técnico) que eu conheço muito bem. Isso não vai tirar mérito do Felipão. Muito pelo contrário. Vai acrescentar. São dois campeões mundiais em diferentes épocas e espero que eles se entrosem rápido, porque é a primeira vez que vão trabalhar juntos. Tem tudo para dar certo.”

3. A camisa 10 ficará no varal

“Olha, meu filho, deixa a camisa 10 pendurada, por enquanto, no varal. Vamos deixá-la fora do time. Aquele camisa 10 dos nossos sonhos, hoje, não existe. O futebol está diferente, é jogado em outra rotação. O Oscar é muito novo, Ganso é muito novo. O 10 dos nossos sonhos não existe.”

4. Ronaldinho Gaúcho não voltará à Seleção

“O Kaká pode ser reaproveitado normalmente na Seleção. Com relação ao Ronaldinho Gaúcho, não é mais um jogador de meio de campo. Não tem mais condição física para fazer uma dupla função, ou seja, marcar e atacar. Se optar por ele, o Felipão ganha na parte ofensiva e perde na marcação. No futebol moderno, todo mundo tem que fazer dupla função. Estou sendo muito franco porque não tenho sentido nada diferente no Ronaldinho Gaúcho. Hoje, a Seleção não pode se dar o luxo de abrir mão de um homem na marcação. A Espanha é o maior exemplo disso: o time é um todo.”

5. Goleiro e capitão serão problemas

“Quanto ao capitão, é o homem de confiança do treinador. Acho que o Mano Menezes estava certo. Pode ser o Thiago Silva, mesmo. Para o gol, Julio Cesar é um nome, mas deixou de ser unanimidade. Diego Cavalieri, do Fluminense, é outro nome. Cassio e Jefferson são ótimas opções.”

Fonte: Correio Braziliense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!