domingo, novembro 21, 2021

Itauense é baleado em tentativa de assalto naZona Rural de Apodi-RN



Uma tentativa de assalto com vítima alvejada por disparo de arma de fogo foi registrada nesta sexta-feira (19), por volta das 11h, nas proximidades do assentamento Laje do Meio, zona rural do município de Apodi. A vítima foi identificada como sendo Jefferson Luis de Oliveira Lima, 28 anos, natural e residente no município de Itaú/RN.


Segundo informações colhidas pelo portal radar RN, a vítima é funcionário do Instituto de pesquisa Sensatus e se encontrava na chapada do Apodi realizando levantamento de dados de pesquisa eleitoral.


Marcas de balas no veículo conduzido pela vítima.


A vítima seguia conduzindo um veículo tipo Gol, Cor Vermelha na estrada vicinal nas proximidades de Laje Meio quando foi interceptado por uma motocicleta com dois elementos armados. Segundo informações a vítima acelerou o veículo e tentou fugir, os meliantes efetuaram vários disparos contra o veículo, sendo que 3 deles alvejaram a vítima nas costas e de raspão na altura do ombro.


Marcas de sangue dentro do veículo.


Após ser alvejado pelos disparos, a vítima conseguiu chegar na UBS do distrito de Soledade, onde recebeu os primeiros atendimentos e em seguida foi encaminhado para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi, onde foi dado continuidade aos atendimentos.


O crime será investigado pela Polícia Civil de Apodi, que tem a frente o delegado Dr. Paulo Nilo.


Fonte: Radar RN

Leia Mais ››

Estado do RN tem cerca de 73 mil candidatos inscritos na edição deste ano. Na edição anterior, foram 129 mil. o número de candidatos inscritos é 43% menor do que na edição anterior, de 2020.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o seu primeiro dia de provas neste domingo (21). No Rio Grande do Norte, o número de candidatos inscritos é 43% menor do que na edição anterior, de 2020.


ENEM 2021 - 1 dia - Natal (RN) - Movimentação no local de prova com mais candidatos em Natal, na Roberto Freire — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi


Ao todo, cerca de 73 mil estudantes estão inscritos para as provas no estado. Na edição anterior, foram 129.102.


Os dados abrangem tanto os candidatos inscritos para as provas impressas (71.642) como os que optaram pelo Enem no formato digital (1.499) - realizado nos mesmos dias e horários e com o mesmo conteúdo, porém pelo computador.


Em julho, o Inep divulgou que 94.773 candidatos rinham realizado a inscrição no estado, mas reconheceu que o número poderia cair, já que o prazo para pagamento da inscrição ainda não havia terminado.


Os portões foram abertos ao meio dia para entrada dos candidatos. Natal e Mossoró, duas maiores cidades do estado, registraram movimento nos principais locais de prova.


ENEM 2021 - 1 dia - Mossoró (RN) - Portões abriram ao meio dia na UERN — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


As notas do Enem são usadas para ingresso no ensino superior em todo o país. O exame é composto por 4 provas objetivas, que somam 180 questões divididas em quatro áreas de conhecimento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Árvore de Mirassol é acesa e dá início ao Natal em Natal

A tradicional Árvore de Natal de Mirassol foi acesa na noite desta sexta-feira (19) com o retorno da presença de público na capital potiguar. Em 2020, não houve participação da população por conta dos altos índices da pandemia da Covid no estado.


O acendimento da árvore também marca o início da programação do Natal em Natal, que também volta a ter shows presenciais neste ano


Árvore de Mirassol é acesa e abre o Natal em Natal — Foto: Alex Régis/Prefeitura de Natal


A árvore ganhou mais 10 metros neste ano e chegou aos 120 metros de altura, sendo uma das maiores do Brasil. Ela fica acesa até o dia 6 de janeiro, quando também se encerra a programação do Natal em Natal.



No local, acontece a feira de gastronomia e artesanato, além de apresentações musicais. Nesta sexta, a atração é Luizinho Nobre, que começou o show às 18h.


No sábado (20). é a vez de Deusa do Forró (19h) e DJ Samir (21h). No domingo é a vez de Forró na Manha (19h) e Rodolfo Lopes (21h).


A cada fim de semana (de sexta a domingo) a música estará presente com diversas atrações, até o dia 6 de janeiro.


O local também terá um ponto de vacinação noturno contra a Covid, que vai funcionar das 18h às 22h de quinta a domingo. O ponto estará em todas as semanas até o dia 6 de janeiro.


Queima de fogos marcou acendimento da Árvore de Mirassol — Foto: Alex Régis/Prefeitura de Natal


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aldo Medeiros é reeleito presidente da OAB-RN

Com 1.803 votos válidos, o advogado Aldo Medeiros foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) nesta sexta-feira (19). A vice-presidente da chapa "OAB No Rumo Certo" é Lidiana Dias.


Aldo Medeiros é reeleito presidente da OAB-RN — Foto: Francisco de Assis


Nas eleições realizadas ao longo do dia, em Natal e nas sedes das subseccionais no interior, Aldo derrotou quatro adversários. O segundo lugar ficou com Magna Letícia, que recebeu 1.661 votos. Ela foi seguida por Marcelo Torres obteve 651 votos; Elisangela Fernandes, 426 votos; e Fernando Pinto, 251 votos.


A nova diretoria para o triênio 2022-2024 conta ainda com Assis Cunha, como secretário-geral; Augusto Maranhão, como secretário-geral adjunto; e Kallina Flor, para tesoureira. Ricardo Lucena foi eleito para presidir a Caixa da Assistência dos Advogados (CAARN), tendo Danielle Diniz como vice-presidente.


Graduado pela UFRN e economista pela PUC-RJ, Aldo Medeiros, integrou o quadro de assessores jurídicos do Estado e é procurador aposentado do município de Natal, tendo exercido cargo na Procuradoria Geral. Foi integrante do Tribunal de Ética e Disciplina, conselheiro estadual e vice-presidente da OAB-RN; foi presidente estadual do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM); foi professor universitário e é pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/IPDT, em Direito e Sociedades Democráticas pela Universidade do Pais Basco na Espanha e Direito Material e Processual das Famílias e Sucessões pela Unifacex.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sem receber vacinas a mais, Sesap orienta manter aplicação da dose de reforço em grupos prioritários no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma orientação nesta sexta-feira (19) para que seja mantida no Rio Grande do Norte a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid nos grupos prioritários.


Doses da Pfizer são utilizadas como reforço — Foto: Juliane Araújo


A orientação da Sesap é não avançar neste momento para todo o público acima de 18 anos, como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, porque a pasta nacional não enviou doses específicas para essa aplicação, apesar de garantir tê-las para completar a dose de reforço em todo esse público até maio de 2022.


Além disso, a secretaria informou também que não recebeu as doses específicas para segunda dose da Janssen, que eram esperadas nesta sexta-feira. A orientação era iniciar a aplicação no sábado, após anúncio do Ministério da Saúde.


Em nota, a pasta disse que "desde o anúncio da Mega Vacinação feita esta semana pelo Ministério da Saúde, a Sesap aguarda o recebimento das doses para iniciar a vacinação por escalonamento do público acima dos 18 anos com a dose de reforço e a segunda dose do imunizante da Janssen, que não chegou até o Rio Grande do Norte".


O estado recebeu nesta sexta-feira (19) outras 59.670 doses do imunizante da Pfizer, que é destinado para primeira e segunda dose dos adolescentes de 12 a 18 anos.


Segundo a Sesap, o estado tem 89% da população acima de 18 anos com a primeira dose e 75% com o esquema vacinal completo.


Número de atrasados é 'alarmante'

A pasta considera !alarmante! o número de pessoas com a segunda dose da vacina atrasada, ou seja, que tomaram a primeira dose e não voltaram aos postos para receber a segunda dose. Ao todo, são 276 mil pessoas no estado nesta situação.


O número cresceu bastante neste mês de novembro. Até quinta-feira (18), eram 10 mil a menos. No início de janeiro, eram 203 mil pessoas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Redação do Enem 2021 trata de registro civil e cidadãos invisíveis; professores elogiam relevância do tema

Professores destacam a relevância e dificuldade do tema da redação do Enem 2021, "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Segundo o dado mais recente, o Brasil tem 3 milhões de pessoas sem nenhum documento.


José Ferreira, agricultor paraibano que obteve a certidão de nascimento aos 62 anos, em maio de 2021 — Foto: Jocelino Tomaz/Arquivo pessoal


Para Thiago Braga, autor de língua portuguesa do Sistema pH, o tema da redação deste ano é "bastante importante" e está "dentro do padrão do Enem".


“Tema bastante importante para a sociedade brasileira, já que muitas pessoas não conseguem ter nem seu registro civil e, por isso, não conseguem acesso a direitos básicos. Um tema dentro do padrão do Enem, muito bom para os alunos e muito relevante", afirma.


Diretor pedagógico do Curso Anglo, Sérgio Paganim sugere que os estudantes pensem sobre as causas e efeitos dessa invisibilidade.


"Pode pensar na marginalização econômico-social de parte da população e na força que o Estado precisa ter para incentivar e promover o registro civil. Por outro lado, na distorção dos dados públicos que são fundados nos dados dos cartórios, problemas relacionados a políticas públicas, que não representam a realidade."


Para Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo, o tema proposto é "da maior relevância".


"No Brasil, existem pelo menos 3 milhões de pessoas sem certidão de nascimento e nós sabemos que a certidão é imprescindível para que a pessoa possa obter outros documentos, como RG, CPF, a carteira profissional, o cadastro do SUS, entre outros documentos, que possibilitam que obtenha benefícios garantidos pelo governo federal, como também possa exercer a sua cidadania e, inclusive, votar", afirma.

Milton Costa, professor de Redação do Curso Pré-vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), também avalia que o tema da redação é "pertinente, dentro das expectativas de abordagem do Enem, tanto temáticas quanto técnicas".


"Torço para que a coletânea seja tão boa quanto a do último Enem ('O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'), que mostre os obstáculos que muitas famílias (sobretudo mães) ainda enfrentam para registrar seus filhos", afirma.


"O atraso na execução do Censo pelo IBGE e a censura promovida pelo governo Bolsonaro a certas questões da pesquisa é um fato que pode ser explorado na argumentação, no sentido de mostrar como a invisibilidade interdita a cidadania", sugere.


Sobre a possibilidade de abordar na redação a questão do nome social no registro civil, o professor pondera que é possível, mas vai depender da coletânea de textos que é apresentada com a redação. O nome social se refere à designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.


Tema difícil

Outros professores destacam a dificuldade do tema escolhido, a começar pelo termo "registro civil".


"Esses indivíduos vivem à margem de direitos sociais, sendo, então, relevante, a discussão sobre a temática. O tema foi difícil, subiram de nível, principalmente pela expressão “registro civil”. Temos que ver os recortes dos temas integradores para uma análise mais aprofundada", diz Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação.


"É possível, a depender da coletânea, que o candidato aborde as dificuldades de alteração neste registro, quando é o caso de se adotar novo nome social", afirma.


Na avaliação de Rafael Colucci, professor de redação da Escola SEB Lafaiete, a frase-temática bastante extensa e com várias palavras-chave é um "desafio a mais da prova". Eles ponderam que isso vai demandar uma leitura atenta da coletânea para identificar um direcionamento.



Para David Gonçalves, coordenador de redação do Colégio e Curso AZ, o tema é "interessante". "Talvez não seja tão popular quanto outros que já caíram no Enem, mas é um debate que vem crescendo ao longo do tempo, sobretudo porque, com frequência, há algumas ações por parte do governo de registrar essas pessoas que, eventualmente, não foram registradas por alguma razão", afirma.


Segundo ele, apesar da crise vivida no Inep e de declarações recentes de autoridades do governo, a redação do Enem mantém o mesmo perfil de anos anteriores.


"O Enem vem na esteira do que já vinha fazendo, a despeito do que já se imaginava, porque se criou um clima de insegurança e ansiedade por conta das falas do governo, mas a verdade é que o tema veio confirmar que o Enem tem essa vertente de fato social e de fato preocupado com as questões relativas a igualdade, a liberdade e a justiça", diz.

De acordo com ele, "é praticamente impossível falar sobre o tema sem falar sobre desigualdade social".


O coordenador de Redação do Curso Etapa, Wellington Borges, também é da mesma opinião.


"É um tema que está dentro do padrão do Enem, uma vez que envolve a questão do pleno acesso à cidadania. De um modo geral, essa é uma tônica da redação do Enem", afirma.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Quanto mais conhecimento, mais a gente evolui', diz idoso de 77 anos que faz Enem pela 1º vez em Salvador

Aposentado, o ex-servidor federal Evaldo Paixão, de 77 anos, acordou cedo para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (21), em Salvador. Ele diz que a inscrição foi no último dia e por impulso, mas o objetivo é estar sempre em atividade e não "deixar a mente parada".


Idoso de 77 anos faz Enem em Salvador e sonha voltar a estudar — Foto: Malu Vieira/G1


Evaldo, que faz a prova no Colégio Manoel Novaes, no bairro do Canela, ainda não sabe o que quer cursar na universidade, mas a decisão será de acordo com a nota no exame.


De uma coisa ele tem certeza: gosta de trabalhar com liderança de equipes. Ressalta ainda que nunca é tarde para estudar ou trabalhar. Nesse novo desafio, ele contou com o apoio da esposa e dos 10 filhos.


"Nunca é tarde, eu acredito muito nisso. Quanto mais a gente ganha conhecimento, mais a gente evolui", revela.


Apesar de não ter passado maior parte do tempo estudando, Evaldo acredita que vai ter um bom desempenho, levando em conta estar antenado no que acontece pelo mundo, além do conhecimento que adquiriu nos quase 40 anos de profissão.



Assim como Evaldo, o porteiro José Carlos, de 60 anos, reforça: "Não existe idade para o conhecimento". Ele também faz aprova pela primeira vez.


José Carlos terminou o ensino médio ano passado, durante a pandemia da Covid-19, através de um projeto do Sesi, em Salvador. Ele revela que fazer o Enem é importante para que ele possa testar seus conhecimentos.


José Carlos é porteiro e faz o Enem pela primeira vez, o sonho dele é cursar psicologia — Foto: Malu Vieira/G1


Além disso, pretende realizar o sonho de cursar psicologia. Para isso, ele segue na busca de conciliar trabalho aos estudos.


"Eu aprendi a organizar meus horários e a me disciplinar", conta.

Os idosos marcaram presença no Colégio Manoel Novaes, em Salvador, mas também teve a galera que está no último ano do ensino médio. Ana Beatriz Lopes, 18 anos; Marina Morena, 17 anos; Artur Moura, 18 anos; Julia Leite,17 anos; Felipe Miranda, 17 anos e Geovana Ribeiro, 18 anos, fazem parte de um grupo de amigos e estudam na mesma escola.


Todos fizeram a prova no mesmo colégio e ressaltam que a união traz apoio e segurança. Há que esteja com dúvida do curso que vai escolher, mas a maioria optou por medicina, os demais escolheram os cursos de arquitetura, nutrição e sistema da informação.


Além dos inéditos do Enem, tem quem vai fazer o exame novamente. É o caso da estudante de serviço social Laís Espínola, de 28 anos. Ela já está concluindo o curso, mas quer mudar de profissão antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.


"Eu vou concluir [serviço social], mas não sei ainda o que eu quero fazer, só que sei que vou fazer outra coisa", destaca.

Sobre a prova deste domingo ela acredita que vai trazer temas bons a serem desenvolvidos e não terá tanta dificuldade.


"Acho que para a galera que está saindo do ensino médio é a prova da vida, primeira vez e isso causa bastante nervosismo. Pra mim não, estou fazendo para viver novamente uma experiência de faculdade, então estou tranquila", concluiu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudante se atrasa no 1º dia de prova do Enem em Cuiabá e passa se arrastando no portão

Um estudante se atrasou no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e passou se arrastando no portão na Universidade de Cuiabá (Unic), para conseguir realizar a prova. Após o candidato ter entrado, as pessoas que estavam no local comemoraram.


Os portões dos locais de aplicação do Enem em Mato Grosso fecharam às 12h (horário de Mato Grosso e 13h no horário de Brasília) deste domingo (21).


Neste ano, foram mais de 70 mil inscritos para a prova em todo o estado.


Conforme o cronograma, a prova será aplicada às 12h30, 30 minutos após o fechamento dos portões.


Portão foi fechado às 12h em Cuiabá — Foto: Caroline Mesquita/g1


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), neste domingo, os candidatos deverão responder 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.


O exame é dividido em dois fins de semana consecutivos, ao invés de um fim de semana com as duas provas.


O segundo dia, com a prova de exatas, será no domingo seguinte (28), e terá 30 minutos a mais de duração.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Um minuto antes de portão fechar, professor entrega RG esquecido e 'salva' Enem de candidata no Piauí

O professor Stanley Lustosa de Vasconcelos "salvou" o Enem de uma candidata que ele sequer conhecia, neste domingo (21). Ele conseguiu buscar e entregar o documento de identidade, que ela tinha esquecido em casa, faltando um minuto para o fechamento dos portões do local de prova.


Ele estava participando de uma ação da faculdade em que trabalha, diante do campus Poeta Torquato Neto, Zona Norte de Teresina, quando ouviu uma candidata nervosa por ter esquecido o documento de identidade.


Faltavam 20 minutos para o portão fechar, mas ele conseguiu chegar faltando um minuto para o fechamento dos portões. Ele conseguiu localizar a casa falando por telefone com o marido dela. A casa da mulher fica no bairro Primavera, também na Zona Norte da capital.


Um minuto antes de portão fechar, professor entrega RG esquecido e 'salva' Enem de candidata no Piauí — Foto: Lucas Marreiros/g1


"Estava trabalhado quando ouvi ela falando e tentando resolver se ia pegar ou se mandava um mototaxi ir, mas vi que estava difícil para ela então perguntei onde ela morava, peguei o contato do marido dela e fui", disse.


O marido da candidata estava com uma criança pequena em casa e não poderia sair. O professor voltou com a identidade da candidata no último minuto antes do portão fechar e "salvou" a prova da jovem.


1 minuto antes de portão fechar, professor entrega RG esquecido em casa e 'salva' Enem de candidata no Piauí — Foto: Lucas Marreiros/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Enem: Alunos têm prova cancelada após quedas de energia em faculdade, em Maringá

Alunos que faziam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Faculdade Santa Maria da Glória (SMG), em Maringá, no norte do Paraná, neste domingo (21) tiveram a prova cancelada após o local passar por quedas de energia.


Alunos deixaram local de prova após quedas de energia, em Maringá — Foto: Vinicius Geraldele/Arquivo pessoal


De acordo com os alunos, foram registradas oscilações antes da aplicação da prova e pelo menos três quedas de energia durante o horário da prova.


Por volta das 15h40, os estudantes foram avisados que a prova na faculdade estava cancelada e que seria reaplicada em 9 de janeiro.


No local, os alunos foram informados para entrarem no site do Enem e solicitarem a reaplicação do exame.


A SMG, segundo os participantes, está até o momento confirmado como ponto de prova para a segunda parte do exame, com as provas de matemática e ciências da natureza, no próximo domingo (28).


'Desorganização', dizem estudantes

Alunos que estavam realizando a prova na SMG reclamaram da desorganização diante do problema.


"Eu cheguei um pouco mais cedo e, antes mesmo da prova começar, a luz já tinha piscado. Depois de entregarem as provas, a luz caiu, por longos períodos, três vezes", afirmou a estudante Luara Lóde.



Segundo o estudante João Gabriel Carneiro, que faz o Enem pela segunda vez, a sala onde ele estava não tinha janelas e não havia condições de continuar a prova sem energia elétrica. "Eu senti bastante desorganização", afirmou.


Outra aluna, Ester Moraes, que pretende entrar no curso de Medicina pelo Sisu usando o resultado do Enem, disse que chegou a passar mal por causa do problema.


"Eu tive que sair da sala, porque o local não tinha janelas, estava tudo escuro, sem ventilação, sem ar condicionado. Depois da primeira queda de energia, o nosso desempenho ali naquele local já estava comprometido", contou.

Segundo Luara Lode, que pretende cursar História, foram cerca de três horas entre a primeira queda de energia e o anúncio do cancelamento da prova.


"Achei muito absurdo que deixaram a gente fazendo prova por três horas nessa situação pra depois virem falar que iam cancelar", afirmou.


O que dizem os citados

O Inep, responsável pelo exame, confirmou que foi informado sobre o problema, mas não informou se o local está mantido para a aplicação da prova no próximo domingo (28) e nem quantos estudantes foram impactados pelo problema.


O g1 tenta contato com a Faculdade Santa Maria da Glória e com a Copel.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Procurado por furto, inscrito no Enem é preso pela PF durante aplicação da prova no Amapá

Um dos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amapá foi preso pela Polícia Federal (PF) neste domingo (21), no 1º dia de provas do certame. Segundo o órgão, ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto qualificado.


Viaturas da Polícia Federal (PF) no Amapá — Foto: PF/Divulgação


O homem, de 18 anos, não teve a identidade divulgada. Ele foi detido numa escola particular do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, enquanto fazia a prova.


Conforme a PF, a diligência foi feita da forma mais discreta possível, para não atrapalhar o desempenho dos outros candidatos e nem o andamento do Enem.


O mandado de prisão preventiva foi assinado pela 4ª Vara Criminal de Macapá e ele foi identificado após se inscrever para o Enem.


Na tarde deste domingo, o homem foi levado para a sede da Superintendência da PF, na Zona Norte da capital, passou por exames e foi encaminhado ao presídio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen.


Enem 2021 no Amapá

Com o menor número de candidatos dos últimos 10 anos, os estudantes do Amapá encaram o Enem em dois dias: neste domingo e no próximo, dia 28 de novembro. São 19.071 candidatos confirmados.


Neste domingo, são 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.


Oito dos 16 municípios do Amapá recebem as provas, sendo a maior concentração em Macapá, com 71,4% dos candidatos.


As provas foram mantidas na capital mesmo com os danos da forte tempestade que atingiu principalmente o Centro e Zona Sul da cidade no sábado (20). Diversas casas e vias foram alagadas, prejudicando a preparação final e o descanso de muitos inscritos. Pelo menos 7 escolas tiveram danos, mas nem todas receberiam as provas do Enem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretário de educação do Piauí diz que menor número de inscritos no Enem em 16 anos é reflexo da pandemia e do governo Bolsonaro

O secretário de educação do Piauí, Ellen Gera, afirmou que neste ano o estado teve o menor número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos 16 anos e que isso têm relação não só com a pandemia da Covid-19, mas também com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).


Secretário Ellen Gera — Foto: Lucas Marreiros/g1 PI


"É claro que a pandemia é responsável por grande parte dessa redução, mas também, infelizmente, o Enem foi muito mal trabalhado pelo Governo Federal. E precisa ser dito isso, às vésperas do Enem o presidente falando de intervenção na prova, também tivemos pedidos de exoneração em massa de funções estratégias do Inep. Isso cria todo um conjunto de desconfiança e desestabiliza", declarou o secretário.


No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro, nos 34 municípios do estado onde as provas são aplicadas.


Preocupado com a abstenção, o secretário afirmou que, apesar dos problemas, é importante que os candidatos façam as provas.


"É o mais importante. Se já está inscrito, se preparou, vamos fazer a prova e deixar essas questões", afirmou.



73 mil candidatos aptos no Piauí

No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.


Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.


Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.


Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:


45 questões de linguagens;

45 questões de ciências humanas;

E redação.

Horários de aplicação

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30


Fonte: g1

Leia Mais ››

PSDB oficializa vice-governador Rodrigo Garcia como candidato ao governo de São Paulo em 2022

O PSDB oficializou neste domingo (21) o vice-governador Rodrigo Garcia como candidato do partido ao governo de São Paulo. A homologação ocorreu em reunião da Comissão Executiva do partido.


Presidente do PSDB Bruno Araújo, os governadores João Doria e Eduardo Leite e o prefeito Arthur Virgílio durante prévias do PSDB para Presidente da República, em Brasília, neste domingo, 21. — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo


A decisão ocorre em meio às prévias do partido que vão definir o candidato da sigla à Presidência da República, em 2022. A disputa está entre os governadores João Doria e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Doria poderia disputar a reeleição como governador de São Paulo, mas optou por tentar o Palácio do Planalto.


Rodrigo Garcia saiu do Democratas (DEM) em maio deste ano, quando também se filiou ao partido de Doria. Garcia tem 47 anos, é casado e pai de três filhos, e estava no DEM desde os 21 anos.


Rodrigo Garcia filia-se ao PSDB — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1


Na ocasião da filiação, o vice-governador negou que tivesse se filiado ao PSDB com a intenção de ser candidato a governador do estado em 2022.


"Minha vinda para o PSDB é muito natural, uma migração em que deixo muitos amigos do DEM. Aprendi com o ex-governador Geraldo Alckmin que ano par a gente fala de eleição, ano ímpar a gente trabalha. Nesse momento não é isso que está sendo discutido. Quando chegar o momento de discutir, vou me submeter às regras do partido", disse Rodrigo Garcia.


A mudança de partido foi classificada pelo presidente nacional do DEM, ACM Neto, como uma "inexplicável imposição" de Doria a Garcia. Em sua conta no Twitter, Neto também disse que a atitude do governador paulista é "desagregadora".


"A mudança do vice-governador Rodrigo Garcia para o PSDB é fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, João Doria, cuja inabilidade política tem lhe rendido altíssima rejeição e afastado os seus aliados. A postura desagregadora do governador de São Paulo amplia o seu isolamento político, e reforça a percepção do seu despreparo para liderar um projeto nacional", afirmou.


E emendou: "O momento pede grandeza e compromisso dos homens públicos com o país. Não é hora de dividir, mas de agregar. O Democratas defende a união de forças, e que se deixem os interesses pessoais de lado. Certos de que o PSDB possui lideranças e quadros nacionais que são capazes de colocar os objetivos comuns e os sonhos para o futuro do Brasil à frente de projetos pessoais, o Democratas espera preservar a longa história de parcerias construída com o partido".


No evento de filiação, Doria respondeu ao democrata dizendo que agora não é "hora de ressentimentos" e negou que tenha havia alguma imposição para que o vice trocasse de legenda. "É hora de compreensão e união, para o enfrentamento que teremos hoje e num futuro próximo, precisamos estar unidos. Somados, não divididos."



"Rodrigo Garcia não recebeu nenhuma imposição de nenhuma ordem, de nenhuma espécie para ingressar no PSDB. Exatamente por nossa capacidade agregadora que ele veio para o PSDB, para somar forças. Compreendo a posição do presidente nacional do DEM, o perdoo por essa posição, mas em breve ele vai saber o valor da união e da agregação para que juntos possamos encontrar o melhor caminho para o Brasil", afirmou o governador.


Vice-governador de SP deixa DEM para se filiar ao PSDB — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1


Racha tucano

Lideranças históricas do PSDB Paulista como os ex-governadores Geraldo Alckmin e José Serra, e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, não estiveram presentes na filiação de Garcia ao PSDB.


A ausência deles expõe o racha dentro do partido, que enfrenta mais uma disputa eleitoral interna.


O grupo liderado por João Doria quer que Rodrigo Garcia seja o cabeça de chapa da eleição em SP em 2022, mas enfrenta resistência do grupo de Geraldo Alckmin, que deseja retornar ao Palácio dos Bandeirantes e disputar uma nova eleição para governador de São Paulo. 


Alckmin já foi governador paulista por três mandatos, entre os anos de 2001 e 2006 e também de 2011 a 2018. Também foi o responsável pelo crescimento de Doria no partido, quando, em 2016, lançou o então aliado como candidato a prefeito de São Paulo contrariando caciques tucanos.



O presidente municipal do PSDB, Fernando Alfredo, disse que, por ora, não há candidaturas postas entre os tucanos com vistas para o governo paulista em 2022. Mas ele admitiu que Garcia e Alckmin têm se encontrado com as bancadas de deputados e vereadores do partido para pavimentar possíveis pré-candidaturas no próximo ano. 


Alfredo defendeu também a realização de prévias no PSDB paulista para definir o próximo candidato ao Palácio dos Bandeirantes e resolver a cisão.


"O governador Geraldo Alckmin tem tomado café com várias lideranças toda semana, inclusive comigo. Ontem fizemos um jantar com a executiva municipal e a bancada de vereadores com o Rodrigo Garcia e hoje o Geraldo recebeu a bancada. Se tiver dois, três ou quatro candidatos, o instrumento de decisão é as prévias. O problema é que nem Geraldo Alckmin diz ainda que é candidato a governador, nem Rodrigo Garcia. Na hora que as candidaturas tiverem postas, o partido vai usar as prévias pra definir", declarou.


Histórico de Rodrigo Garcia

Filiado ao DEM desde 1994, quando o partido ainda se chamava PFL, Garcia foi secretário de Alckmin em vários momentos, tendo ocupado as pastas do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Econômico e também a Secretaria Estadual da Habitação.



Nascido na cidade de Tanabi, no interior de São Paulo, Garcia foi eleito vice-governador paulista em 2018 na chapa encabeçada por João Doria. Além do posto de vice, ele também ocupa a Secretaria de Governo, sendo responsável pela articulação política da atual gestão, fazendo contato direto com deputados estaduais e prefeitos paulistas para a aprovação de projetos de lei e liberação de verbas. 


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula diz não se preocupar com possível candidatura de Moro

Fazendo upload: 585315 de 585315 bytes.


Na sua passagem por Madri, o ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva disse que não se preocupa com a possível candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) à Presidência.


"Não estou preocupado. É ele que precisa ficar preocupado. Sem a proteção da toga de juiz e sem a proteção do Código Penal, será candidato como eu, como cidadão comum. E, nesse caso, é muito mais fácil", afirmou em entrevista ao jornal espanhol "El País".


No sábado (20), durante a última parada de sua visita à Europa, Lula deu uma palestra ao partido de esquerda Podemos, da Espanha e disse que vai decidir sobre candidatura à presidência do Brasil "entre fevereiro ou março".


O ex-presidente brasileiro esteve antes em Berlim, Bruxelas e Paris. Durante sua viagem à Europa, foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e pelo futuro chanceler da Alemanha, Olaf Sholz.


Outros pré-candidatos

Sérgio Moro se filiou recentemente ao Podemos, mas ainda não anunciou formalmente a candidatura. Em entrevista concedida ao programa Conversa com Bial, Moro se colocou como pré-candidato ao afirmar que está pronto para ser candidato à Presidência da República em 2022.


O PSDB realiza neste domingo as prévias do partido para definir quem será o candidato tucano.



Ciro Gomes, do PDT, já anunciou que é pré-candidato à presidência.


No PSD, fala-se nos bastidores em Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, o mesmo acontece no MDB, com a senadora Simone Tebet.


O Cidadania lançou a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira à presidência da república.


O Avante anunciou a pré-candidatura do deputado federal André Janones. O partido Novo lançou a pré-candidatura de Felipe D'Ávila.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro do TCU propõe que tribunal avalie se questões do Enem atendem a critérios técnicos

Fazendo upload: 704750 de 704750 bytes.


O ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU), propôs em despacho neste sábado (20) que o plenário do tribunal analise se as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atendem a critérios técnicos.


Além disso, Alencar também negou pedido de afastamento do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, de seu cargo.


"Não há nos autos, até o momento, indícios de que, prosseguindo no exercício de suas funções, ele possa: retardar ou dificultar auditoria ou inspeção deste Tribunal; causar novos danos ao erário; ou inviabilizar seu ressarcimento", avaliou o ministro, no despacho.


No início deste mês, 37 funcionários pediram demissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que elabora o Enem. Uma semana depois, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as questões "começam agora a ter a cara do governo".


Parlamentares de oposição, então, acionaram o TCU pedindo ao tribunal que apure se houve interferência no Inep, o que o governo nega


Nesta semana, o TCU abriu um procedimento para analisar a representação dos parlamentares. A abertura é o procedimento de praxe nesse tipo de caso. O TCU deve analisar, primeiro, se a representação procede. O tribunal também pode decidir arquivar o caso.


Pela proposta do ministro Walton Alencar, o plenário do TCU deverá analisar se:


"o processo de revisão de questões do Enem atende estritamente a requisitos técnicos e pedagógicos";

"as medidas de segurança adotadas na condução do Enem são consistentes e têm sido observadas".



A representação

Conforme o site do TCU, a representação pede a apuração de: "Possíveis irregularidades na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, especialmente acerca de fragilidade técnica e administrativa relacionadas às interferências na gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)".


Ainda conforme o site do tribunal, a condução do procedimento ficará com a Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto.


A representação foi apresentada pelos seguintes deputados: Danilo Cabral (PSB-PE), Professora Neide (PT-MT), Marcelo Freixo (PSB-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Bohn Gass (PT-RS), Professor Israel Batista (PV-DF), Idilvan Alencar (PDT-CE), Alessandro Molon (PSB-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP).


Ministro nega interferência

Na última quarta (17), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, compareceu a uma audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e negou interferência política na organização do Enem.


Aos deputados, Ribeiro disse que, ao afirmar que as questões começam a "ter a cara do governo", Bolsonaro quis declarar que o Enem terá a cara do governo "no sentido de competência".


No mesmo dia, durante viagem ao Catar, Bolsonaro afirmou que não teve acesso às questões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula diz na Europa que vai decidir sobre candidatura à presidência do Brasil 'entre fevereiro ou março'

Na última parada de sua visita à Europa, o ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva deu uma palestra ao partido de esquerda Podemos, da Espanha, neste sábado (20). Ele agradeceu a ajuda que tem recebido da esquerda europeia e falou de sua possível candidatura à presidência do Brasil.


Lula fala na Europa sobre sua possível candidatura à presidência do Brasil: ‘Vou decidir entre fevereiro ou março’


"Foi uma coisa tão nobre que me fez voltar a querer ser candidato a presidente outra vez. Porque eu vou decidir mais ou menos entre fevereiro ou março, porque tem muita conversa para fazer ainda. Mas, veja, eu estou convencido, eu estou convencido que é possível recuperar o Brasil", afirmou Lula.


Nos últimos dias, o ex-presidente brasileiro foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, pelo primeiro-ministro da França, Pedro Sánchez, e pelo futuro chanceler da Alemanha, Olaf Sholz.

Lula se reuniu com o premiê espanhol na sexta-feira (19). Sánchez publicou fotos do encontro em uma rede social e escreveu que "Espanha e Brasil compartilham fortes laços estruturais e permanentes em diferentes áreas".


"Hoje, encontrei-me com seu ex-presidente, Lula, para tratar de vários assuntos de interesse comum, como a situação da pandemia, as mudanças climáticas ou a recuperação econômica", disse o primeiro-ministro.


Dois dias antes, na quarta-feira (17), Lula foi recebido pelo presidente francês no Palácio do Eliseu, em Paris. Na ocasião, Macron disse que conversou com Lula sobre como "o Brasil se apartou do sistema multilateral e de grandes acordos internacionais".



Ainda na França, Lula recebeu um prêmio de uma revista especializada em política internacional.


Lula discursa no Parlamento Europeu

O ex-presidente brasileiro também passou por Bélgica e Alemanha, onde se encontrou com o futuro chanceler e atual e ministro das Finanças do país, Olaf Scholz.


Na Bélgica, Lula discursou no Parlamento Europeu em Bruxelas, durante uma conferência sobre a América Latina promovida por congressistas do bloco social democrata, de centro-esquerda.


O ex-presidente brasileiro afirmou que a preservação do meio ambiente, um dos temas mais debatidos pela comunidade internacional atualmente, passa pela redução da desigualdade econômica.


"A luta pela preservação do meio ambiente para mim é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo", disse.

Lula também afirmou que as forças políticas progressistas de todo o mundo devem se unir para derrotar a extrema direita. "O mundo precisa de democracia, de paz e não de guerra, precisa de livros e não de armas".


Fonte: g1

Leia Mais ››