domingo, fevereiro 04, 2018

Família tem sua residência queimada por criminosos no Santa Helena em Mossoró


Uma família teve sua casa incendiada por criminosos, na noite deste sábado 03 de janeiro, no Loteamento Santa Helena em Mossoró no Oeste do rio Grande do Norte. 

De acordo com a Polícia Militar, a ação criminosa, seria em retaliação a prisão de criminosos acusados de roubos de motos e praticar assaltos, ocorrida durante esta semana naquela região. 

Ainda de acordo com a polícia, após a prisão efetuada por policiais militares, os criminosos ameaçaram queimar a casa de uma família, por suspeitarem que a familia teria feito a denuncia.

Na noite de hoje (03) o Corpo de Bombeiros e polícia Militar, foram acionados para o local, onde uma casa estaria pegando fogo. Quando as equipe chegaram encontraram a casa em chamas. 

A Polícia recebeu informações de os criminosos chegaram na casa e determinaram que a familia deixasse o imóvel e quando as pessoas saíram eles atearam fogo na casa. Não há informação de feridos.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

30º/ 31º Homicídios em Mossoró 2018: Casal é morto a tiros no Bairro Belo Horizonte

Um duplo homicídio foi registrado na noite deste sábado, 03 de fevereiro de 2018, na Rua Maria da Paz Araújo, próximo ao CAIC no Bairro Belo Horizonte em Mossoró, no Oeste Potiguar. 

Um casal foi executado com vários disparos de arma de fogo. Kamila Karolina Paulino da Silva,cadeirante foi morta dentro de uma residência e seu companheiro Paulo Victor de Araújo, 20 anos, foi executada na calçada da casa. 

Segundo informações de testemunhas, o casal estava na casa, visitando amigos, quando dois homens de moto chegaram e atiraram em Paulo Victor que estava na calçada e não teve tempo de fugir, tendo morte instantânea. 

Após matarem Paulo Victor, os criminosos entraram na casa, mandaram que outras pessoas que também estavam no interior da residência e depois executaram Kamila e depois fugiram em sentido ignorado. 

De acordo com a polícia, Paulo Victor e Kamila Karolina tinham passagem pelo sistema prisional do Rio Grande do Norte. Kamila chegou a ser presa várias vezes, por tráfico de drogas e transporte de arma de fogo para dentro de uma unidade prisional em Mossoró. Uma das prisões,ocorreu quando ela foi flagrada levando droga para o então namorado que estava na Cadeia Pública. A droga estava sendo transportada dentro dos pneus de sua cadeira de rodas. Atualmente ela se encontrava em liberdade condicional e a audiência de instrução e julgamento na justiça sobre o crime de posse ilegal de arma, estava marcada para acontecer no dia 11 de maio desse ano no Forum Silveira Martins.

Já Paulo Victor, esteve preso por tráfico de drogas. Ele ficou custodiado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Patu RN. Kamila e Paulo Victor estavam em liberdade condicional. 

A Polícia Civil, esteve no local do duplo homicídio, fazendo um levantamento preliminar sobre o caso e segundo o APC Cleiton Jadson,até o momento não há informação sobre a motivação do ataque, nem sobre as características dos atiradores. 

Após o isolamento do local de crime realizado pela Polícia Militar, os corpos das vítimas foram recolhidos, sem perícia e encaminhados ao ITEP para procedimentos de necropsia. 

Com o duplo homicídio, Mossoró para a contabilizar 31 assassinatos neste ano de 2018. Em dois dias a cidade registrou sete homicídios. A DHPP deverá começar na segunda feira que vem a investigar os crimes.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

29º Homicídio em Mossoró 2018: Jovem é executado a tiros dentro de capotaria no bairro Boa Vista

Um jovem de 19 anos de idade, identificado como David Lucas Dinis Salviano, natural de Baraúna/RN, foi assassinado com vários tiros de pistola calibre 380, dentro de uma capotaria em Mossoró. 

O crime que segundo a polícia tem características de execução, aconteceu por volta das 15h30min, deste sábado 03 de fevereiro de 2018, na Rua Vicente Januário de Carvalho próximo ao Queiroz, no Bairro Boa Vista. 

Segundo informações colhidas no local pela polícia civil, a vítima estava na calçada da capotaria, quando os criminosos chegaram, não se sabe ainda em que tipo de veículo, ou se a pé e começaram a atirar. 

O jovem ainda correu para dentro do prédio, mas foi perseguido, alvejado e morreu no interior do imóvel. Populares relataram que ouviram muitos tiros, mas não informaram as características dos atiradores. No local a Polícia Civil recolheu 10 capsulas de pistola 380, que ficaram espalhadas pelo chão. 

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. Familiares que estiveram no local, informaram a polícia, que David Lucas, era usuário de drogas, mas que não tinha inimizade, nem dívida com traficantes. Ele trabalhava para sustentar o vício. Ainda de acordo com a família, ele estava trabalhando na capotaria onde foi morto, há cerca de quatro dias. 

O corpo de David Lucas, foi recolhido pela equipe do ITEP, sem perícia e encaminhado ao setor de medicina legal para procedimentos de necropsia. Após ser examinado o corpo será liberado para sepultamento. 

Mossoró registrou o quinto homicídio em menos de 48 horas e o vigésimo nono neste ano de 2018. Mais um caso que será investigado pela Divisão de Homicídios e proteção à Pessoa (DHPP).








Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

28° Homicidio em Mossoró 2018: Jovem empresário e lutador de Jiu-Jitsu é executado a tiros de pistola no Bairro Boa Vista

A violência desenfreada que assola a cidade de Mossoró,localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, faz mais uma vítima, vigésima oitava do ano na cidade. 

O jovem empresário que trabalhava na empresa de ótica da familia e que também era lutador de jiu-Jitsu, Expedito Felício Sales Neto, foi assassinado em via pública com vários tiros de pistola ponto 40, crime ocorrido no final da manhã deste sábado 03 de fevereiro de 2018 no Bairro Boa Vista. 

Segundo testemunhas, o jovem estava em uma garagem ao lado de sua casa, na Rua Hermano Mota consertando um carro antigo tipo Corcel I que havia comporado e que estava montando, quando dois homens em um moto Pop chegaram, o garupo desceu com a pistola em punho e saiu em direção a garagem. 

A vítima ao perceber, tentou correr, mas foi alvejado pelas costas e caiu a pouco menos de 2 metros de sua casa. Testemunhas relataram para a polícia, que a vítima após cair ao solo, o atirador se aproximou e efetuou outros disparos na cabeça, a queima roupa. Expedito Sales não resistiu e morreu no local. 

Os criminosos, que segundo informações, estavam de capacetes com viseiras escuras, fugiram após o crime em sentido ignorado. O garupa ao subir na moto ainda efetuou um disparo em direção a vítima, que já estava sem vida. 

De acordo com informações da polícia, o jovem assassinado teve seu nome envolvido em um crime de homicídio, e estava aguardando julgamento em liberdade.  Outras informações repassadas pela polícia, são de que há oito dias atrás, criminosos teriam atirado várias vezes, contra o portão da casa do pai de expedido.

Expedito Felício Sales era filho de Wellington Sales empresário bastante conhecido na cidade, proprietario de óticas, com lojas em Mossoró, Caraúbas e Baraúna. 

Sem perito, a equipe do ITEP limitou-se apens a recolher o corpo e encaminhá-lo ao setor de Medicina Legal, para procedimentos de necropsia. O delegado de Plantão de Dr. Fernando Antônio esteve no local fazendo os primeiros levantamentos sobre o crime, que serão repassados à Divisão de Homicídios, que vai investigar mais um homicídio em Mossoró. A cidade já contabiliza 28 assassinatos neste ano de 2018.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

No RN, 262 lotes de veículos apreendidos pelo Detran vão a leilão

Os 262 lotes estão dividido nos pátios de Natal (211), Mossoró (38) e Pau dos Ferros (13) (Foto: Detran-RN)Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) vai mandar a leilão 262 lotes de veículos que foram apreendidos em ações de fiscalização feitas pelo órgão. O leilão acontece na quinta-feira (8), a partir das 9h, no auditório da Escola de Governo, que fica no Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal.

No período de segunda (5) à quarta-feira (7), o Detran disse que vai liberar o acesso aos pátios onde se encontram os veículos que vão a leilão. Os lotes contêm veículos em condições de circulação e outros destinados exclusivamente à sucata.

Em Natal, os interessados podem ver os veículos que estão no pátio do antigo galpão da Viação Guanabara, que fica na Rua Bom Pastor, 1222, no bairro das Quintas. A visitação é liberada de 8h às 14h.

Já nos pátios de veículos aprendidos pelo Detran nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros, as visitas podem ser feitas de 8h às 12h.

O total de 262 lotes está dividido nos pátios de Natal (211), Mossoró (38) e Pau dos Ferros (13). Há lotes com lance inicial de R$ 100.

Como participar
Os interessados em participar do leilão podem se cadastrar bastando comparecer ao local do evento levando a documentação exigida.

Para pessoa física:

RG
CPF
Comprovante de residência
Para pessoa jurídica:

Contrato social
CNPJ da empresa
A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado tenha seu cadastro validado com antecedência mínima de 48h antes de iniciar o leilão, devendo ainda obedecer às exigências cadastrais especificadas no endereço eletrônico. Clique AQUI para ver.

O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão.

O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,90% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

Deverá o arrematante custear ainda licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2018. Já a sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar a baixa da sucata e baixa de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como "Sucata" fica restrita as empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014.

Diretor-geral do Detran, Eduardo Machado explicou que os leilões contribuem para evitar a lotação dos pátios de veículos apreendidos pelo Detran em todo Estado. “Com essa iniciativa o Governo do Estado mantém controlado o fluxo de entrada e saída de veículos nos pátios do Órgão, evitando a superlotação e problemas de saúde pública com o acúmulo de água de chuva em automóveis sucateados”, comentou.

O valor arrecadado com os arremates deve ser utilizado para custeio com a realização do leilão, despesas de remoção e pátio, para pagar impostos atrasados e multas, e se houver saldo remanescente será repassado ao proprietário. O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com imagem e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas AQUI.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM é preso suspeito de chefiar milícia e comandar assassinatos na Grande Natal

Operação foi realizada pela Força Nacional na manhã deste sábado (3) em Ceará-Mirim (Foto: MP/Divulgação)Um policial militar do Rio Grande do Norte foi preso na manhã deste sábado (3) em operação realizada pela Força Nacional. Segundo o Ministério Público, Erinaldo Ferreira de Oliveira é suspeito de chefiar uma milícia com atuação em Ceará-Mirim, município da Grande Natal, responsável por vários assassinatos na cidade.

Em dois dias, 15 pessoas foram assassinadas em Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal  (Foto: Mirella Lopes/Inter TV Cabugi)
Em dois dias, 15 pessoas foram assassinadas em Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal (Foto: Mirella Lopes/Inter TV Cabugi)

Ainda de acordo com o MP, 'Naldão' assumiu a chefia da milícia após a morte do sargento PM Jackson Sidney Botelho, no dia 20 de fevereiro do ano passado, crime ocorrido lá mesmo, em Ceará-Mirim. As investigações tiveram apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Após a morte do sargento, “o que se viu foi um verdadeiro e trágico banho de sangue, resultando nas mortes brutais de 12 pessoas em pouco mais de 48 horas, fato que ganhou grande repercussão regional, estadual e até em âmbito nacional”, diz a denúncia do MP.

A denúncia detalha o relatório das investigações e aponta que, dentre os mais de 100 inquéritos policiais instaurados com o objetivo de apurar os crimes em Ceará-Mirim, 74 possuem a mesma dinâmica criminosa: os executores utilizam motos ou carros, balaclavas e roupas escuras, efetuam disparos em quantidade excessiva e em especial na região cervical da vítima, ameaçam as testemunhas presentes e fogem sem deixar qualquer vestígio.


Ainda segundo as investigações, as informações obtidas pelo MPRN reforçam que a organização criminosa atua na prestação de serviços de segurança privada e ainda na “eliminação” de pessoas ditas ou por eles consideradas como “bandidos”, promovendo aparente sensação de paz social, “regada pelo assassinato brutal de vários homens e mulheres”.

Além das evidências e informações obtidas junto às testemunhas sobre a atuação do grupo, a denúncia também engloba inquérito policial para apurar as circunstâncias do assassinato de Aluísio Ferreira da Costa Neto e a tentativa de homicídio contra Wgleiby Barbosa de Góis, fatos ocorridos no dia 3 de agosto de 2017.

O MP também disse que Aluísio Ferreira era um conhecido integrante do grupo criminoso, sendo um dos supostos autores da chacina ocorrida na cidade após a morte do sargento Jackson Botelho. A motivação do crime teria sido queima de arquivo. Além de Erinaldo, outros cinco homens foram denunciados pelo MPRN por envolvimento com a morte de Aluísio Ferreira.

Naldão foi denunciado pelos crimes de homicídio qualificado mediante promessa de recompensa ou por motivo torpe, com pena 12 a 30 anos de reclusão, podendo ser aumentada em um terço por ter sido praticada por milícia privada; e de comércio ilegal de arma de fogo, com plena de reclusão de 4 a 8 anos e multa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM atira em grupo de motoqueiros e mata filho de colega em Natal

Lucas Soares Costa tinha 18 anos (Foto: Arquivo Pessoal)Um policial militar do Rio Grande do Norte matou o filho de um colega de farda na noite desta sexta-feira (2) no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. Lucas Soares Costa, de 18 anos, estava com a namorada e um grupo de aproximadamente 40 motoqueiros, dando voltas pela cidade, quando foi atingido.

Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o policial relatou em depoimento ter visto pessoas armadas em meio ao grupo quando as motocicletas passavam pelo cruzamento das avenidas Coronel Estevam e Bernardo Vieira, e que a viatura em que ele estava teria sido alvo de disparos. Em reação, o PM disse que atirou de volta.

Lucas, que é filho do cabo Lúcio Mário, ainda foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento.

O nome do policial militar autor dos disparos não foi revelado. “Ele se apresentou, relatou o ocorrido e em seguido foi liberado”, acrescentou o delegado Marcos Vinícius, titular da DHPP. A arma do PM não foi apreendida. “Como ele ainda estava de serviço, ficou com a arma. Depois, em razão das investigações, a arma deverá ser solicitada para perícia”, ressaltou o delegado.

PM
Em nota, o comando da Polícia Militar disse o seguinte: 
Na noite desta sexta-feira (02), uma viatura do 4° Batalhão da Polícia Militar se deparou com várias pessoas conduzido motonetas no cruzamento das avenidas Coronel Estevam com a Bernardo Vieira. Foi verificado pelo contingente que alguns elementos estavam com armas em punho.
Segundo o efetivo policial houve disparo de arma de fogo feito pelos condutores de motonetas; que prontamente foi revidado pelo efetivo operacional, vindo a atingir a pessoa de Lucas Soares Costa, de 18 anos.
O jovem foi conduzido ao Hospital Clóvis Sarinho, vindo a falecer em razão do ferimento.
O jovem atingido é filho de um policial militar da PMRN.
Diante de tal situação, o efetivo policial envolvido apresentou-se a autoridade de Polícia judiciária para registro e procedimentos decorrentes.
O Comando Geral da PMRN determinou a instauração imediata de Inquérito Policial Militar objetivando apurar todas as circunstâncias dos fatos.
A PMRN lamenta o ocorrido, e dará todo o apoio a família do policial militar neste momento tão difícil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quatro carros batem e quatro pessoas ficam gravemente feridas na BR-406, no RN

Um dos carros envolvidos na colisão foi um Siena, cujo motorista foi uma das pessoas que ficou presa às ferragens (Foto: PRF/Divulgação)Quatro pessoas foram socorridas em estado grave na noite desta sexta-feira (2) após uma colisão frontal envolvendo dois carros na BR-406, próximo da entrada de Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal. Na sequência, outros dois veículos também acabaram colidindo, mas sem que houvesse mais feridos.

Segundo o inspetor Roberto Cabral, chefe do núcleo de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu no Km 156 da rodovia, por volta das 20h30. "A colisão foi entre um Siena e um Palio. Outros dois veículos que estavam logo atrás, uma Fiorino e um Corsa, também se envolveram", explicou.

"Os condutores dos dois primeiros veículos ficaram presos às ferragens. Ao todo, foram socorridas pelo SAMU quatro pessoas com ferimentos graves", acrescentou Cabral.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminosos assaltam pacientes e funcionários de unidade de saúde na Grande Natal

Unidade Básica de Saúde de Parnamirim é assaltada nesta sexta-feira (2) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jockey Club, em Parnamirim, foi assaltada por três homens na manhã desta sexta-feira (2). De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes armados chegaram em um carro do modelo Pálio, na cor branca, entraram no prédio e roubaram pertences de pacientes e funcionários.

Após o assalto, os criminosos fugiram não foram encontrados. A Polícia Militar continua fazendo buscas pelo bairro na tentativa de identificar suspeitos. De acordo com moradores da região, assaltos acontecem frequentemente na região, e não é a primeira vez que o posto de saúde é alvo dos bandidos.

Os funcionários da UBS pediram para que a unidade fosse fechada, e só retomarão os atendimentos na segunda-feira (5) a partir das 7h.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Crise financeira provoca cancelamento de festas de carnaval em cidades do RN

Carnaval de Macau, no litoral do RN, atrai milhares de foliões todos os anos (Foto: Canindé Soares)

As dificuldades financeiras enfrentadas pelo país, que refletem nos Municípios, fizeram com que algumas cidades do Rio Grande do Norte com tradicionais carnavais cancelassem a festa em 2018. Além disso, há prefeituras do interior do estado potiguar que alegaram preocupação com a insegurança, ou ainda o direcionamento de investimentos à agricultura, sob a perspectiva de boas chuvas no inverno deste ano, ao invés do custeio da festa de momo. Nesses lugares, só vão acontecer os festejos de iniciativa privada.

Confira abaixo o que alegam as prefeituras dos municípios com os carnavais mais tradicionais do Rio Grande do Norte:

Mossoró
Em Mossoró, a Prefeitura decidiu não realizar o carnaval em 2018. O motivo é a crise financeira, e também a preocupação com a insegurança no Rio Grande do Norte. As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Comunicação. Ainda de acordo com a pasta, apesar de não estar em atraso com os salários dos servidores, o Município tem preocupação com as finanças. Além disso, a Prefeitura quer direcionar o dinheiro que seria usado na festa para a agricultura, já que há boas perspectivas de chuva para este ano. Em 2017 também não houve carnaval, por dificuldades financeiras.

Macau
A Prefeitura de Macau afirma que não colocará dinheiro nas festas de carnaval em 2018. Segundo Município, o projeto para realizar a festividade através da Lei de Incentivos Câmara Cascudo, com recursos do Governo do Estado, foi aprovado. Além disso, a prefeitura que buscar ajuda da iniciativa privada para fazer a festa. Há dois anos não há carnaval na cidade bancado pelo Município, por dificuldades financeiras.

Caicó
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, neste ano a Prefeitura de Caicó cancelou os shows que acontecem gratuitamente no espaço de eventos Ilha de Santana durante o carnaval. O Município vai destinar o ISS recolhido nos shows privados e também com os comerciantes que vão trabalhar na festa para os blocos de rua. Além disso, a Prefeitura fará polos de festa em lugares diferentes da cidade, a um custo mais baixo do que os show da Ilha. O objetivo é enxugar os gastos com o evento, por questões financeiras. O Município pretende investir em ações relacionadas à agricultura. Em 2017 houve carnaval em Caicó com festas na Ilha de Santana. Segundo a Secretaria, foi possível realizar as apresentações musicais com ajuda do Governo do RN, porém este ano a intensão é buscar dinheiro nas esferas estadual e federal para o combate à seca.


Parnamirim
A Prefeitura de Parnamirim realizará a festa de carnaval normalmente. A programação será disponibilizada ainda nesta semana.

Natal
A Prefeitura de Natal realizará festa de carnaval normalmente. A programação vem sendo divulgada desde dezembro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer, sobre Previdência: não joguei a toalha

Um dia após afirmar que “já fez sua parte” em relação à reforma da Previdência, o presidente Michel Temer negou que tenha desistido do projeto e afirmou que está trabalhando junto aos parlamentares para chegar aos 308 votos necessários. Nas contas do emedebista, que deu entrevista ao RedeTV News na noite desta sexta-feira, 2, faltam ainda entre 30 e 40 votos para colocar o tema em votação.

“Eu nem peguei a toalha ainda, imagina jogá-la”, respondeu Temer ao ser questionado se tinha desistido do projeto. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, concedida na quinta-feira, o emedebista havia declarado considerar que já fez sua parte nas reformas e que “agora é preciso convencer o povo, porque o Congresso sempre ecoa a vontade popular”.

Segundo Temer, o que não pode é arrastar a discussão da Previdência por todo o ano. “Temos que votar (a reforma) no mês de fevereiro. Estamos avançando com o tema em relação aos parlamentares e temos contabilizados 271 votos. Então faltam 30 e poucos votos, 40 votos”, disse.

Questionado se o governo pretende colocar o projeto para votação mesmo sem ter os 308 votos necessários, o presidente disse que isso será decido “até o dia da votação”.

Em relação ao projeto, Temer voltou a negar que ele pune os mais pobres, uma vez que deixa de fora os trabalhadores rurais e prevê regras mais amenas para os do Benefício de Prestação Continuada (BCP).

Ele também reiterou que a reforma é baseada no princípio da igualdade, uma vez que faz os trabalhadores privados e servidores públicos obedecerem às mesmas regras e o mesmo teto. “Servidor que ganha acima do teto terá que fazer previdência complementar”, disse, acrescentando que o Judiciário – um dos setores que mais resiste à reforma – tem dado mostras de corporativismo, mas que parte de seus membros admite o mérito do projeto.

Lembrando que o déficit previdenciário em 2017 foi de R$ 268 bilhões e que pode chegar a R$ 320 bilhões este ano, o presidente alertou ainda que a não aprovação do projeto pode fazer o País “quebrar” e passar por uma situação semelhante à de alguns Estados brasileiros hoje ou de países no exterior, onde os benefícios foram atrasados ou mesmo reduzidos.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Cristiane Brasil é investigada em inquérito sobre associação para o tráfico de drogas

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) está sendo investigada em um inquérito sobre tráfico e associação para o tráfico de drogas. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo e confirmada pela TV Globo.

A investigação foi aberta pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em 2010 a partir de denúncias de que assessores de Cristiane Brasil pagaram a traficantes para ter "direito exclusivo" de fazer campanha em Cavalcanti, bairro da Zona Norte da cidade.

Além disso, segundo os denunciantes, presidentes de associações de bairro foram levados para conversar com o chefe do tráfico na região por estarem se recusando a trabalhar para a deputada.

Procurada pelo G1, a assessoria de Cristiane Brasil disse que o inquérito foi aberto baseado em uma denúncia anônima durante a campanha de 2010. Ela afirma ainda que não foi ouvida no inquérito e nega veementemente que teve contato com qualquer criminoso. (Veja a íntegra da nota no fim da reportagem)

À época dos fatos, Cristiane era vereadora licenciada e ocupava uma secretaria da Prefeitura do Rio. Na eleição de 2010, ela não se candidatou, mas apoiou a candidatura do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB), ex-cunhado da parlamentar.

Embora a deputada tenha tomado posse em 2015 e ganhado foro privilegiado, o inquérito foi enviado apenas na última quinta-feira (1) para a Procuradoria da República no Rio e deve ser encaminhado nesta segunda-feira (4) para a Procuradoria Geral da República (PGR). A Polícia Civil do RJ investiga o caso desde 2010.

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai de Cristiane Brasil, afirmou, por meio de sua conta no Twitter, que ficou assombrado com a revelação. Ele apontou que sua filha não disputou as eleições de 2010, quando as irregularidades investigadas pelo inquérito teriam ocorrido.

A matéria diz que Cristiane Brasil é alvo de inquérito por suspeita de associação ao tráfico de drogas em uma eleição, a de 2010, da qual não participou.

— February 3, 2018

Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" publicada na tarde deste sábado, Jefferson disse ainda que não vai desistir da nomeação de Cristiane para o Ministério do Trabalho e que a filha "não vai sair de bandida" do episódio.

"Não vamos desistir da indicação, tem que levar até o fim a votação no Supremo Tribunal Federal. Minha filha não vai sair de bandida", afirmou Jefferson à Folha.

Ao ser questionada sobre as investigações, a assessoria do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB) disse que ele já prestou esclarecimentos sobre uma "denúncia anônima e alegou motivações políticas de algum adversário com a atuação do parlamentar nessa região".

Ministério do Trabalho
Cristiane Brasil foi nomeada ministra do Trabalho pelo presidente Michel Temer em 4 de janeiro. Quatro dias depois, contudo, a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu a posse, atendendo a um pedido segundo o qual a deputada feriu o princípio da moralidade por já ter sido condenada por dívidas trabalhistas.

Após perder vários recursos, a Advocacia Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que liberou a posse.

Mas, dois dias depois, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu novamente a posse, de maneira liminar, até tomar uma decisão definitiva sobre o assunto. Não há data marcada para o julgamento do caso.

No processo, a parlamentar afirmou que o motorista "exercia tão somente trabalho eventual" e que "não era e nem nunca foi seu empregado". Segundo Cristiane Brasil, ela o conheceu quando trabalhava na Câmara dos Vereadores e tinha relação meramente comercial, "sem exclusividade e subordinação".

Veja a íntegra das notas
Cristiane Brasil

"Cristiane Brasil esclarece que o inquérito foi aberto baseado em uma denúncia anônima durante a campanha de 2010, ano em que sequer foi candidata. A deputada afirma que não foi ouvida no inquérito e nega veementemente que teve contato com qualquer criminoso. Cristiane Brasil afirma ainda estranhar o encaminhamento do processo 8 anos depois ao Ministério Público Federal , justo agora que foi nomeada para assumir o Ministério do Trabalho."


Deputado Marcus Vinícius

"Durante o ano de 2010, o deputado Marcus Vinícius (PTB) prestou esclarecimentos acerca de uma denúncia anônima feita claramente por motivações políticas de algum adversário incomodado com a atuação do parlamentar na região (no ano em questão ocorria a campanha para deputado estadual). Logicamente sem nenhum fundamento, os fatos narrados na denúncia anônima não foram comprovados. O fato é que nunca houve nenhuma denúncia criminal contra o parlamentar, o que pode ser comprovado por qualquer cidadão por simples consulta ao site do TJ."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 2.010: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 56 milhões

Bilhetes da Mega-Sena (Foto: Heloise Hamada/G1)Ninguém acertou as dezenas do concurso 2010 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (3) em Macapá (AP), e o prêmio acumulou em R$ 56 milhões.

Confira as dezenas sorteadas: 08 - 10 - 18 - 34 - 39 - 56.

A quina teve 106 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 33.705,40. Outras 7436 apostas levaram a quadra, com prêmio de R$ 686,38 para cada uma.

O prêmio estimado para o concurso 2.010, no próximo sábado (3), é de R$ 48 milhões.

Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e o tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rebeldes sírios derrubam caça russo, capturam e matam o piloto

Rebelde sírio tira foto de destroços de avião russo que foi derrubado neste sábado (3) na Sìria (Foto: OMAR HAJ KADOUR / AFP)Um piloto russo capturado por um grupo rebeldes na província síria de Idleb, após ter seu avião abatido, foi morto neste sábado (3) , anunciou o minstério da Defesa russo.

O piloto, que se ejetou de paraquedas, foi cercado e capturado. A informação foi confirmada pela ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Um avião russo Su-25 foi vítima de uma queda durante um sobrevoo da zona de desescalada de Idleb. O piloto teve tempo de avisar que ia se ejetar na zona que está sob controle de combatentes da Frente al-Nosra. O piloto foi morto nos combates com os terroristas", afirmou o ministério em comunicado, citado pelas agências de notícias russas.

Avião de guerra russo caiu neste sábado (3) na província de Idlib, na Síria (Foto: OMAR HAJ KADOUR / AFP)
Avião de guerra russo caiu neste sábado (3) na província de Idlib, na Síria (Foto: OMAR HAJ KADOUR / AFP)

A Rússia está fazendo todos os esforços para recuperar o corpo do piloto, com a ajuda da Turquia, acrescentou a nota. A agência russa de notícias TASS informou, citando o ministério, que antes da queda do avião de guerra, um ataque com uma arma de alta precisão não revelada matou mais de 30 militantes em uma área de Idlib.

Uma fonte rebelde disse à agência Reuters que o avião foi derrubado na cidade de Khan al-Subl, próximo a Saraqueb, perto de uma grande avenida que recebeu fortes ataques aéreos e onde o exército sírio e milícias apoiadas pelo Irã estão tentando avançar por terra.


O OSDH indicou que aviões e helicópteros militares lançaram neste sábado um total de 50 ataques aéreos contra Idlib, e que pelo menos cinco pessoas morreram em Saraqueb, uma das cidades mais importantes da província e que fica junto à estrada que conecta Alepo com a capital Damasco.

Ainda não se sabe com certeza que facção rebelde derrubou o aparelho e capturou o piloto, apesar de o grupo mais ativo na área ser o Hayat Tahrir al Sham, que é vinculado à Al Qaeda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Egito descobre tumba de 4.400 anos de sacerdotisa da época dos faraós

Tumba de sacerdotisa de mais de 4 mil anos é descoberta no Egito (Foto: AP Photo/APTN)

Arqueólogos egípcios descobriram o túmulo de uma sacerdotisa do Antigo Império, decorado com murais e pintura bem conservados, ao sul do Cairo. De acordo com o Ministério de Antiguidades, a tumba tem 4.400 anos.

O túmulo foi construído para Hetpet, sacerdotisa da deusa da fertilidade Hathor, divulgou o ministro de Antiguidades, Khaled al Anani, em coletiva de imprensa neste sábado (3). Os arquólogos acreditam que Hetpet era próxima da realeza egípcia da 5ª dinastia.

A descoberta foi realizada em um cemitério próximo às pirâmides de Gizé por uma equipe de arqueólogos egípcios dirigida por Mostafa Waziri, secretário-geral do conselho supremo de Antiguidades.

O cemitério abriga os túmulos de altos oficiais da V dinastia dos faraós (2494-2345 a.C.), alguns dos quais já foram escavados em missões arqueológicas anteriores, disse o ministro.

Tumba de mais de 4 mil anos foi descoberta  descoberta foi realizada em um cemitério próximo às pirâmides de Gizé, no Egito (Foto: AP Photo/APTN)
Tumba de mais de 4 mil anos foi descoberta descoberta foi realizada em um cemitério próximo às pirâmides de Gizé, no Egito (Foto: AP Photo/APTN)

O estilo arquitetônico das tumbas, suas decorações, seus murais coloridos e sua entrada, que conduz a uma peça em forma de L, são todos próprios desta época. A tumba é feita de tijolos de barro e inclui pinturas em boas condições.

"Hetpet está representada em murais de pintura muito bem conservados, como nos de pesca e caça", segundo o ministro.

Durante a coletiva, ele afirmou que as escavações iriam prosseguir nesta área, com a esperança de que novas descobertas sejam feitas.

Nos últimos anos, o Egito autorizou a realização de vários projetos arqueológicos com a esperança de encontrar novos tesouros em um momento em que o setor turístico - um dos pilares da economia - não consegue decolar devido à instabilidade política e à falta de segurança no país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Torcedor do Goiás é morto a tiros após atirar contra ônibus que levava torcida do Vila Nova, diz GCM

Um torcedor do Goiás foi morto a tiros na tarde deste sábado (3) na Avenida Anhanguera, em Goiânia. Segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Lucas Pereira Neves, de 24 anos, foi baleado após atirar contra um ônibus com torcedores do Vila Nova que seguiam para o clássico entre os times.

O vídeo gravado por uma passageira registra mais de 10 disparos no Eixo Anhanguera. No vídeo, três homens armados se aproximam do torcedor, que já havia sido baleado e estava caído na avenida. Não há informações sobre quem são estas pessoas.

"O torcedor do Goiás foi baleado depois de atirar contra o ônibus. Ainda não podemos afirmar quem são as pessoas que atiraram, mas a Polícia Civil estará fazendo as devidas investigações para apurar o crime", disse ao G1 o comandante da GCM, Valdison Batista.

Vídeo mostra quando atiradores se aproximam do torcedor do Goiás e atiram (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)
Vídeo mostra quando atiradores se aproximam do torcedor do Goiás e atiram (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)

Lucas foi socorrido e levado ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Ele morreu logo depois.

De acordo com a GCM, a vítima estava armada com um revólver calibre 38 e tinha quatro passagens pela polícia. Lucas tinha uma tatuagem no abdômen da Força Jovem, torcida organizada do Goiás Esporte Clube.

A Metrobus, responsável pelo Eixo Anhanguera, informou que o ônibus que levava os torcedores ficou destruído. Segundo as Rondas Ostensivas Municipais (Romu), a depredação ocorreu porque passageiros entraram em pânico com o tiroteio. “O pessoal, no desespero, pulou, quebrou para sair dos tiros”, disse o supervisor Romu, Rodrigo Teixeira da Mata

O crime foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil. De acordo com a corporação, o policiais solicitaram o exame cadavérico e já ouviram um parente da vítima.

Ônibus que levava torcedores do Vila Nova fica depredado durante confusão em Goiânia (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)
Ônibus que levava torcedores do Vila Nova fica depredado durante confusão em Goiânia (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)

Clássico
Os torcedores seguiam para o segundo clássico deste ano entre Vila Nova e Goiás, no Estádio Olímpico. O jogo, que era de torcida única, terminou empatado em 1 a 1.

O Vila Nova saiu na frente com gol de pênalti do atacante Ramon, no primeiro tempo. Menos de 10 minutos depois, o zagueiro David Duarte empatou após completar cobrança de escanteio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em vídeo, Warley reafirma versão de assalto após ter sido esfaqueado na PB: 'Ganhei de volta minha vida'

Warley Santos se aposentou em 2017 e assumiu função administrativa no Botafogo-PB (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)"Ganhei de volta minha vida", declarou em vídeo o ex-jogador da Seleção Brasileira Warley Santos pela primeira vez depois que o suspeito de esfaqueá-lo no dia 26 de janeiro foi identificado, detido e ouvido pela polícia. Detido pelo crime no dia 30 e liberado no dia seguinte, o garoto de programa e travesti Victor Coelho, 26 anos, afirma que houve briga por um "serviço" que não foi pago. Warley reafirma ter sido vítima de um assalto.

"Fui vítima. Fui agredido covardemente. Escapei pela graça de Deus, pela ajuda de amigos e pelos médicos que foram anjos. Tive minha imagem afetada, mas tenho certeza que a verdade vai prevalecer. Muitas pessoas me julgaram e julgam e não pensaram que tenho família, filho, uma carreira nova", afirma Warley.

Em outro trecho do vídeo, Warley explica que seu celular foi roubado após a agressão e encontrado pela polícia na casa do suspeito. "Tenho certeza, o que fiz pelo futebol mundial, brasileiro e principalmente paraibano, esse episódio não apagará", afirmou. Por fim, o ex-jogador finaliza o vídeo agradecendo aos profissionais dos hospitais de Trauma de João Pessoa e Nossa Senhora das Neves, à família, aos amigos e ao Botafogo-PB, clube onde trabalha como gerente de futebol.

Ex-jogador se emocionou em vídeo onde contra o que aconteceu (Foto: Reprodução/TV Belo)
Ex-jogador se emocionou em vídeo onde contra o que aconteceu (Foto: Reprodução/TV Belo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Na estreia de Kieza, Botafogo empata com o Madureira, acaba em 2° e pega o Fla na semi

Em um jogo muito fraco tecnicamente, o Botafogo não saiu do zero contra o Madureira, na noite deste sábado, no Estádio Nilton Santos. O destaque ficou para a estreia de Kieza, que entrou no segundo tempo, mas pouco fez. Com o resultado, o Alvinegro acabou em 2° no grupo e pegará o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara.


BOAVISTA VENCE E FICA NA BOA
A segunda colocação do Botafogo foi devido a vitória do Boavista por 1 a 0, diante da Portuguesa, na Ilha do Governador. Assim, a equipe de Bacaxá também chegou aos 9 pontos, mas, como tem três resultados positivos, acabou em primeiro do Grupo C.

POUCAS CHANCES NO PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com o Botafogo dominando a posse de bola, mas criando pouco. Tanto que a primeira boa chance aconteceu apenas aos 33, quando PImpão chegou pela ponta e cruzou para João Paulo, que chegou finalizando, mas foi atrapalhado pelo defensor do Madureira. O Tricolor Suburbano assustou aos 45 com Thiago Medeiro, que  passou por dois e arrisca]ou de longe. A bola passou perto do gol de Jefferson, que só observou.

FALTOU PONTARIA NO SEGUNDO
A etapa final foi um pouco melhor, mas nada que mudasse o placar. O grande destaque foi a entrada de Kieza no lugar de Brenner. Mas o atacante pouco fez. As melhores chances foram com Leo Valencia, que não acertou as finalizações.

PROVOCAÇÃO
Após ser substituído no segundo tempo, Souza foi vaiado ao sair de campo e provocou a torcida do Botafogo com um gesto como se estivesse chorando. Esse adora uma polêmica!


Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Sabor amargo: Dudu marca, Flu bate o Macaé, mas é eliminado da Taça Guanabara

As vaias dos pouco mais de 600 torcedores em Los Larios refletiram o desfecho melancólico da Taça Guanabara para Fluminense e Macaé. Na noite deste sábado, nem mesmo o gol de Dudu no fim do segundo tempo, que definiu o 1 a 0 no placar, serviu de consolo: com a vitória do Boavista - que passou pela Portuguesa -, o time de Abel Braga ficou pelo caminho.  


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO C


O gol de Fellype Gabriel eliminou o Fluminense, deu ao Boavista a vaga na semifinal e a liderança do Grupo C. 

PÚBLICO E RENDA


Público pagante: 526 
Público presente: 654
Renda: R$ 12.420, 00

OS 90 MINUTOS
Um apagão nos refletores logo no primeiro minuto não parou o jogo - que seguiu com a iluminação natural -, nem o Fluminense, que começou pressionando. Dominou as ações desde o apito inicial e só não pulou na frente porque Luis Cetin, revelado no clube, parou cabeçada de Renato Chaves e finalização de Richard. 



A segunda etapa, porém, foi marcada por vários erros de passe, pouca movimentação e vaias dos torcedores. Quase nada deu certo, mas Dudu, com estrela de Abel Braga, entrou no fim para completar o cruzamento de Pedro e, aos 44 minutos, definir a vitória por 1 a 0. 

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO
Se a vaga para a semifinal da Guanabara não veio, ao menos o torcedor do Fluminense comemorou uma marca na temporada: são cinco jogos de invencibilidade, com três vitórias consecutivas do time de Abel Braga. 

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

São Paulo bate Botafogo-SP em dia de estreia de Nene, retorno de Cueva e atuação fraca

No dia da estreia de Nene (que agora pede para que seu apelido seja escrito sem acento) com a camisa do São Paulo, o protagonista da vitória tricolor por 2 a 0 contra o Botafogo-SP no Morumbi foi Cueva. De volta ao time após ser afastado, ele entrou no intervalo e definiu o placar a favor dos donos da casa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão - Diego Souza foi o responsável por abrir o marcador. A boa atuação do time de Ribeirão Preto parou no azar - dois chutes na trave - e em duas boas defesas de Sidão.


DIA DE ESTREIA...
O são-paulino que foi ao Morumbi viu a estreia do meia Nene (agora sem acento mesmo). Com a camisa 7, o atleta atuou centralizado na primeira etapa, como apoio ao trio ofensivo, que entrou em campo formado por Marcos Guilherme, Brenner e Diego Souza. Depois do intervalo, atuou mais aberto pelo lado esquerdo do ataque até ser substituído por Shaylon. Nene participou do primeiro gol: deu o passe para Reinaldo cruzar - e Diego Souza completar. E tomou conta da bola parada. Foram quase todas dele. Mas sem sucesso.



... E DE RETORNOS
Depois de ser barrado das últimas três rodadas, Cueva foi reintegrado pela diretoria são-paulina. Na volta do intervalo, o meia, que recebeu a visita do técnico da seleção peruana, Ricardo Gareca, no Morumbi, entrou na vaga de Brenner, teve boa atuação e marcou de pênalti. Quem também foi novidade no time de Dorival Júnior foi o lateral-esquerdo Reinaldo, que deu passe para o gol de Diego Souza e saiu aplaudido pelos torcedores.

PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa foi quase toda dominada pelo Tricolor. Mas o de Ribeirão Preto. Depois de ver o Botafogo criar três chances claras de gol - duas bolas na trave e outra chance desperdiçada por Bruno Moraes -, os são-paulinos foram para o vestiário no lucro, mas vaiados pelos torcedores.


SEGUNDO TEMPO
Com Nene mais aberto pelo lado esquerdo após a entrada de Cueva, o São Paulo precisou de cinco minutos para abrir o placar. O meia iniciou a jogada que terminou com cruzamento de Reinaldo e gol de Diego Souza. Depois de ver Sidão brilhar com duas defesas importantes que impediram o empate dos visitantes, o Tricolor da casa definiu o triunfo com um gol de pênalti marcado por Cueva.

CLASSIFICAÇÃO
Com a vitória, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo B do Paulistão, com sete pontos, à frente da Ponte Preta no saldo de gols - um contra zero. O Botafogo segue em segundo no Grupo D, com seis pontos.


AGENDA
Na próxima rodada, o São Paulo volta ao Morumbi na quarta-feira para enfrentar o Bragantino, às 21h45. O Botafogo entra em campo somente no sábado, quando recebe o Ituano no Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 16h30.

TORCEDOR ILUSTRE
Felipe Massa acompanhou a vitória são-paulina contra o Botafogo ao lado do presidente Leco em um camarote no Morumbi.


Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››