quarta-feira, junho 24, 2020

Duplo Homicidio: Dois jovens foram mortos dentro de casa em Umarizal no Oeste Potiguar

capa

A cidade de Umarizal, localizada na região Oeste Potiguar, registrou na noite desta segunda feira 22 de junho de 2020, um duplo homicídio, elevando para 13 o número de assassinatos em 2020 naquele município.

Os crimes ocorreram por volta das 22h40min, dentro de uma residência, localizada no bairro caraíbas, onde dois jovens foram mortos a facadas. Segundo a Polícia Militar, que foi acionada para atender a ocorrência, elementos encapuzados invadiram a casa, e executaram as pessoas de Railson Bruno da Silva, 24 anos, conhecido popularmente por "Beleleu" e Flávio Henrique Rodrigues Alves, conhecido por "Tetim".  de, 26 anos.

Ainda de acordo com a PM, apesar de não ter ficha criminal, Beleleu, era suspeito de vários homicídios e assaltos, na região e fazia parte de uma fação criminosa que se instalou na cidade no final do ano de 2017.

Já "Tetim" não se tinha notícias de praticar crimes, mas era viciado, inclusive os peritos do ITEP encontraram em seu bolso um cigarro de maconha.  Após a perícia no local, os corpos foram recolhidos e encaminhados à unidade do ITEP em Pau dos Ferros para serem examinados. As investigações do duplo assassinato ficará a cargo da equipe da Polícia Civil de Umarizal, onde tem como Delegado Titular o Bel. Chistiano Otto de Melo

Fonte}: Umarizal News
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte registra 64 mortes por Covid-19 em 24 horas

Mais de 55 mil testes de Covid-19 foram realizados no RN — Foto: Pedro Vitorino/CedidaA Secretaria Estadual de Saúde Pública divulgou nesta terça-feira (24) que o Rio Grande do Norte chegou a 21.844 casos confirmados de Covid-19 e 814 mortes pela doença. Comparado com o boletim epidemiológico do dia anterior, são 64 óbitos a mais, o maior número registrado em 24 horas durante a pandemia. No total, 55.593 testes de coronavírus já foram realizados no estado.

A Sesap registrou ainda que o RN conta com 29.624 casos suspeitos e 34.020 descartados, além de 99 mortes sob investigação. O número de recuperados não foi atualizado - segue com 2.035 pessoas.

Na terça-feira (23), o Rio Grande do Norte tinha 20.075 casos confirmados e 750 mortes por Covid-19.

Em relação à ocupação de leitos, são 692 pacientes internados por causa da doença (397 na rede pública e 295 na rede privada). Os leitos de UTI estão 99% ocupados na rede pública e 90% na rede privada.
Situação do coronavírus no RN
814 mortes
21.844 casos confirmados
29.624 suspeitos
34.020 descartados
2.035 recuperados
99% de ocupação dos leitos públicos de UTI
90% de ocupação dos leitos privados de UTI
55.593 testes feitos (26.599 RT-PCR + 28.994 testes rápidos)

Fonte: G1
Leia Mais ››

80% dos potiguares dependem exclusivamente do SUS, aponta IBGE

Mais de 2,8 milhões de potiguares dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). O dado consta na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de Covid-19 (Pnad Covid-19) que foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira (24). Esse número representa 80,5% da população total do Rio Grande do Norte.

Leitos públicos do hospital LIGA, em Natal — Foto: Sandro Menezes
Leitos públicos do hospital LIGA, em Natal — Foto: Sandro Menezes

De acordo com a pesquisa, os outros 20% dos potiguares conseguem ter um plano de saúde para tratamentos médicos. O levantamento feito pelo IBGE traçou um cenário do mercado de trabalho e saúde em todo o Brasil no mês de maio.

O relatório apontou ainda que um em cada quatro domicílios com idosos tem pessoas com sintomas conjugados do novo coronavírus. Isso representa 24,6% dos lares com idosos em todo o estado. Pessoas com sintomas conjugados são as que apresentaram, de forma aliada, perda de cheiro ou sabor ou tosse; febre e dificuldade para respirar; ou febre, tosse e dor no peito.

De acordo com o PNAD Covid-19, cerca de 258 mil pessoas no Rio Grande do Norte, ou 7,3% da população, apresentaram algum sintoma de síndrome gripal. Segundo o o IBGE, essa é a quarta menor proporção do país e a segunda do Nordeste.

Dessas 258 mil pessoas, 55 mil delas foram a alguma unidade de saúde para consulta, apontou a pesquisa.

Um dado econômico levantado pelo pesquisa é em relação ao auxílio emergencial: 53% dos domicílios do Rio Grande do Norte possuem um morador que recebeu o benefício. A média do rendimento proveniente do auxílio emergencial recebido pelos domicílios foi R$ 888,00.

Trabalho
Segundo o relatório do PNAD, aproximadamente 420 mil pessoas no Rio Grande do Norte não ocupadas não procuraram trabalho por conta da pandemia do novo coronavírus ou por falta de trabalho na localidade em que vivem. Esse número representa 29% dos não ocupados e é a segunda menor proporção do Nordeste, atrás da Paraíba (27%).

"No contexto de pandemia e isolamento social, o dado das pessoas impedidas de procurar trabalho por medo de contaminação ou por não encontrarem vagas na localidade onde moram é até mais importante que a taxa de desocupação. Isso porque essa taxa considera apenas aqueles que procuram efetivamente trabalho", diz a pesquisa.

A taxa de desocupação (os com idade para força do trabalho e em busca de vaga no mercado) atualmente no estado é de 12,3%, a terceira maior do Nordeste e sexta do Brasil. Ao 173 mil potiguares estão atrás de trabalho, seja formal ou informal.

Em relação aos informais, o RN tem a menor taxa do Norte e Nordeste: 39,2%, que representa 483 mil potiguares. “O baixo índice de informalidade, nesse caso, não significa crescimento do mercado formal no período de pandemia, mas pode representar consequência da saída de muitas pessoas do trabalho informal da força de trabalho, ou seja, simplesmente pararam de trabalhar ou procurar trabalho no mês de maio”, explicou Flávio Queiroz, supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no RN.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mossoró prorroga medidas restritivas do comércio até 30 de junho

A Prefeitura de Mossoró prorrogou as medidas restritivas voltadas ao funcionamento do comércio e serviços, mantidas as exceções, até 30 de junho. O novo decreto municipal foi publicado nesta quarta-feira (24). A expectativa é que a reabertura gradual ocorra a partir de 1° de julho.

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para cumprimento do decreto municipal no comércio do Centro de Mossoró — Foto: Divulgação
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para cumprimento do decreto municipal no comércio do Centro de Mossoró — Foto: Divulgação

A prorrogação do prazo considera a situação da pandemia na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e a taxa de ocupação dos leitos de UTI, além da estruturação de equipamentos de saúde dedicados ao cuidado e tratamento da Covid-19.

Mossoró tem, até esta quarta-feira, 2.029 casos confirmados de Covid-19 e 107 mortes pela doença, segundo levantamento da plataforma Coronavírus RN, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).
O índice de isolamento social também preocupa as autoridades do município. Nesta quarta-feira, segundo o aplicativo "Tô de Olho", do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Mossoró atingiu apenas 41,1% de isolamento - a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem recomendado um percentual de 60% para conter o avanço do coronavírus.

"Estamos analisando a conjuntura através de um trabalho realizado em consonância com o comitê de enfrentamento ao novo coronavírus. Nossas decisões são determinadas por essas avaliações e por isso decidimos estender o prazo até o próximo dia 30", disse a prefeita Rosalba Ciarlini.

O novo decreto estende o prazo do fechamento do comércio não essencial no município. Os setores do comércio considerados não essenciais devem se manter fechados, com exceção de agências bancárias; supermercados, mercados, mercearias e demais estabelecimentos congêneres que comercializem alimentos não preparados e mantimentos; padarias; farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos e de produtos e insumos médico-hospitalares e congêneres; postos de gasolina, inclusive suas lojas de conveniência; clínicas e farmácias veterinárias; de venda ou revenda de gás butano; de venda ou revenda de água mineral; comercialização de sal marinho; pet shops, venda de rações para animais, de insumos para agricultura e pecuária, e estabelecimento congêneres, exclusivamente para venda de produtos; transporte coletivo, táxi e mototáxi; hotéis, pensões, abrigos e lugares de abrigamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou jurídica.

A prefeitura informou que conta com um plano de reabertura da economia local e que o mesmo será anunciado quando for entrar em vigor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de venda clandestina de ivermectina em Natal

Um homem foi detido nesta quarta-feira (24), na Zona Norte de Natal, por venda clandestina de medicamentos como ivermectina e azitromicina.

Homem é detido por venda clandestina de ivermectina em Natal — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Homem é detido por venda clandestina de ivermectina em Natal — Foto: Divulgação/Polícia Civil

De acordo com a Polícia Civil, uma denúncia anônima indicou que o suspeito estava comercializando medicamentos de forma irregular, inclusive realizando serviço de “delivery”, com contato via aplicativo de mensagens.

Os policiais conseguiram identificar o homem, foram até a casa dele e encontraram diversas caixas do medicamento ivermectina e outros antiparasitários, além de antibióticos, como a azitromicina. O suspeito confessou a venda dos produtos, sem a devida autorização, e foi conduzido à delegacia para autuação em flagrante.

Após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o homem foi liberado. De acordo com a Polícia Civil, o procedimento será encaminhado à Justiça e o suspeito poderá responder pelos crimes de fornecer substância medicinal em desacordo com receita médica e de exercer profissão de médico/farmacêutico, sem autorização legal.

A Polícia Civil ressalta que denúncias desse tipo podem ser feitas de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN é líder nacional em produção de energia eólica, aponta CCEE

O Rio Grande do Norte tem a maior capacidade instalada de usinas eólicas em operação comercial do Brasil. Os dados foram analisados em abril e constam no InfoMercado Dados Gerais, que foi publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ao todo, o RN tem capacidade de gerar 4.358,38 MW de energia.

Capacidade das usinas elétricas de cada estado — Foto: CCEE
Capacidade das usinas elétricas de cada estado — Foto: CCEE

"Esse marco é uma conquista e também representa a reafirmação do Rio Grande do Norte e da sua vocação para geração de energia eólica. O Estado tem aumentado sua capacidade instalada de maneira quase ininterrupta, sendo acompanhado por investimentos importantes nesse período", falou Darlan Santos, diretor presidente do Centro de estratégias em Recursos Naturais e Energia do RN (Cerne).

De acordo com o Cerne, o estado atualmente tem 156 usinas em operação, 16 em construção e outros 51 projetos contratados, em que as obras ainda não foram iniciadas.

"Nossa posição geográfica favorece muito a qualidade dos ventos que sopram na nossa costa. Eles têm a característica de serem estabilizados, não são rajadas. Com isso, muitos projetos eólicos começaram a fazer medição de vento há muito tempo, e em 2009, quando o governo fez o primeiro leilão de energia eólica, nós já tínhamos muitos projetos."

Atrás do RN, os estados que mais concentram capacidade de geração de energia pela força dos ventos são Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí. Segundo o CCEE, os dados ressaltam a predominância do Nordeste e do Sul neste tipo de fonte.

O relatório aponta que no mês de abril as eólicas tiveram uma geração média de energia de 4.220 MW - o número é o que 17% maior que o de abril de 2019. O consumo de energia registrado no Sistema Interligado Nacional (SIN), por sua vez, caiu 11,9%: de 65.186 MW médios para 57.442 MW médios em abril deste ano em comparação ao mesmo mês de 2019.

De acordo com o CCEE, o mercado regulado apresentou queda de 11,3%, chegando a 40.473 MW médios, enquanto o mercado livre viu a demanda recuar 13,2%, indo para 16.970 MW médios. Segundo a câmara, esse comportamento é explicado pela migração de consumidores e pelas medidas restritivas em função do coronavírus.

fonte: G1
Leia Mais ››

Areia Branca atende recomendação e suspende até 30 de junho a retomada gradual das atividades

A prefeitura de Areia Branca, a 330 km de Natal, decidiu suspender até 30 de junho o plano de retomada gradual das atividades econômicas, que havia sido divulgado em decreto no último dia 20. O município manteve o isolamento social rígido como principal medida de enfrentamento ao novo coronavírus, com controle na circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas.

Mercado Público de Areia Branca continuará aberto — Foto: Divulgação
Mercado Público de Areia Branca continuará aberto — Foto: Divulgação

A decisão vem dois dias após recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) para que as prefeituras se abstenham de flexibilizar o isolamento social levando em consideração a taxa de ocupação total de 97% dos leitos de UTI públicas e 86% de UTI privadas.

"Não temos como ir contra aos fiscalizadores públicos e essas recomendações. O índice de isolamento social em Areia Branca, apesar de todas as medidas realizadas, não é o suficiente para achatar a curva de crescimento do coronavírus", falou a prefeita Iraneide Rebouças após reunião com representantes do comércio local e os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Areia Branca, Filipe Uchoa, e da Câmara dos Vereadores, Duarte Júnior.

A suspensão anunciada em novo decreto municipal, porém, não se aplica ao Mercado Público. O espaço continua a funcionar no horário das 5h às 11h30, com restrição de circulação de pessoas e autoriza o funcionamento dos serviços não essenciais desde que seja no sistema de delivery, de portas fechadas, mantendo apenas três pessoas dentro do estabelecimento para realizar o atendimento externo ao cliente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Quem dá o tom é a ciência', diz governadora Fátima Bezerra sobre retomada das atividades econômicas no RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que a retomada do setor econômico pode ser remarcada novamente, caso a pandemia da Covid-19 continue avançando no Rio Grande do Norte. “Vai depender da pandemia, nós dialogamos com todos os setores da sociedade, mas quem me dá o tom é a ciência”, declarou.

A governadora Fátima Bezerra participou da coletiva da Sesap nesta quarta-feira (24) — Foto: Demis Roussos/Assecom Governo do RN
A governadora Fátima Bezerra participou da coletiva da Sesap nesta quarta-feira (24) — Foto: Demis Roussos/Assecom Governo do RN

Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (24) pela primeira vez durante a pandemia de uma coletiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). As entrevistas têm ocorrido diariamente para tratar dos números do novo coronavírus no estado potiguar e das ações que vêm sendo desempenhadas para conter a doença.

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que a retomada do setor econômico pode ser remarcada novamente, caso a pandemia da Covid-19 continue avançando no Rio Grande do Norte. “Vai depender da pandemia, nós dialogamos com todos os setores da sociedade, mas quem me dá o tom é a ciência”, declarou.

Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (24) pela primeira vez durante a pandemia de uma coletiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). As entrevistas têm ocorrido diariamente para tratar dos números do novo coronavírus no estado potiguar e das ações que vêm sendo desempenhadas para conter a doença.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Parnamirim passa Mossoró e é a segunda cidade com mais casos de Covid-19 no RN

A cidade de Parnamirim ultrapassou Mossoró e está em segundo lugar no ranking de casos confirmados de Covid-19, ficando atrás somente de Natal. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta terça-feira (23), a diferença entre Parnamirim e Mossoró era de 74 casos.

Parnamirim passa Mossoró e é a segunda cidade com mais casos de Covid-19 no RN — Foto: Reprodução/EPTV
Parnamirim passa Mossoró e é a segunda cidade com mais casos de Covid-19 no RN — Foto: Reprodução/EPTV

No sábado (20), o município parnamirinense estava na terceira posição no número de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Contudo cresceu em 218 casos no fim de semana e começou a segunda-feira (22) com o número de 2.092 pacientes confirmados. Nesta terça (23), os casos já somam 2.103 na cidade.

Avanço dos casos de Covid-19 em Parnamirim e Mossoró
CidadesSábado (20)Segunda-feira (22)Terça-feira (23)
Parnamirim1.874 casos2.092 casos2.103 casos
Mossoró2.016 casos2.025 casos2.029 casos

Mossoró apresentou avanço menos acelerado, de acordo com o boletim epidemiológico. No sábado (20), a cidade tinha 2.016 pessoas com a doença. Na segunda chegou a 2.025 e foi a 2.029 infectados na terça-feira.

Com relação às mortes provocadas pelo vírus, a cidade mossoroense segue na segunda posição, atrás da capital, com 107 óbitos. Parnamirim tem 53 e Natal 287. Os dados são os mais recentes divulgados pela Sesap.

O estado do Rio Grande do Norte chegou a 20.075 casos confirmados de Covid-19, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, que registrou também 750 mortes pela doença. Outros 100 óbitos estão sob investigação, para saber se foram provocados pelo novo coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Primeiro dia de testes rápidos na Zona Norte de Natal registra 328 casos de Covid

No primeiro dia do "drive-thru" de testagem rápida para o coronavírus, 328 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19. Ao todo 1.446 testes foram feitos no Ginásio Nélio Dias localizado no bairro Lagoa Azul, Zona Norte da capital, na terça-feira (23). Esta é a segunda fase da testagem rápida na população de Natal, a primeira ocorreu na Arena das Dunas.

Primeiro dia de testagem rápida no Ginásio Nélio Dias — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Primeiro dia de testagem rápida no Ginásio Nélio Dias — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O número de pessoas que positivaram para o novo coronavírus representa cerca de 22% do total de testes feitos. A testagem rápida no Ginásio Nélio Dias segue até a sexta-feira (26) e é voltada para a população da Zona Norte da capital. Potengi, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara, que ficam na região, são os três bairros com mais óbitos por Covid-19 em Natal.

Os testes são destinados a pessoas a partir de 60 anos - público que representa 80% dos óbitos na capital potiguar - e portadores de comorbidades comprovadas residentes em Natal. O atendimento será feito das 8h às 17h. A permanência no interior dos veículos é obrigatória em todas as etapas.

O acesso dos carros ao drive-thru está sendo pela Avenida do Baião, com percurso sinalizado e orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Uma equipe da prefeitura será responsável por fazer a triagem dos veículos para verificar se a pessoa que será testada corresponde ao público-alvo.

A SMS lembra que, para maior fidedignidade do teste, é importante que a pessoa tenha apresentado sintomas de um quadro de Covid-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória - com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo adia pela segunda vez a retomada das atividades econômicas no RN

O governo do Rio Grande do Norte vai prorrogar por mais sete dias o decreto de isolamento social, adiando a retomada econômica no estado, que estava prevista para ser iniciada nesta quarta-feira (24). A prorrogação foi anunciada pelo secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, durante entrevista coletiva no início da tarde desta terça (23).

Comércio foi fechado durante pandemia do coronavírus em Natal — Foto: Elisa Elsie
Comércio foi fechado durante pandemia do coronavírus em Natal — Foto: Elisa Elsie

“Sempre embasamos nossas decisões na ciência, estamos atentos ao nosso comitê científico. Apesar da grave situação econômica, vamos prorrogar por mais sete dias o decreto”, declarou Xavier. De acordo com o secretário, uma edição extra do Diário Oficial do Estado será publicada durante a tarde e trará a prorrogação, estendendo o decreto de isolamento até o dia 1º de julho.

O início da retomada das atividades econômicas estava previsto para esta quarta, dia 24 de junho, mas era condicionado ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Dentre eles, a ocupação dos leitos de UTI, que deve estar abaixo de 70%. A retomada das atividades foi marcada, a princípio, para o dia 17 de junho, porém não pôde acontecer porque a taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 99%. O motivo do novo adiamento é o mesmo.

De acordo com o boletim de segunda-feira (22) da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o RN registra 730 mortes por coronavírus desde o início da pandemia.

Durante a entrevista coletiva, o professor Ricardo Valentim, que comanda o comitê científico estadual de enfrentamento à Covid-19 e é coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, afirma que a pressão sobre leitos de UTI ainda é alta no Rio Grande do Norte.

Segundo Valentim, a taxa de ocupação no estado tem uma média superior a 85%, o que não daria segurança para liberar uma retomada das atividades comerciais e de serviço. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda (22) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), os leitos de UTI estavam 95% ocupados na rede pública e 85% na rede privada.

Por outro lado, ainda segundo Ricardo Valentim, o quadro da epidemia no estado potiguar tem apresentado redução na taxa de transmissibilidade do vírus. Valentim diz que, nos próximos dias, isso pode refletir em uma redução da ocupação dos leitos de internação simples e, depois, nos leitos de semi UTI e também de Unidade de Terapia Intensiva.

De acordo com o secretário Carlos Eduardo Xavier, é acreditando nessas projeções que o governo decidiu segurar por mais uma semana o início o plano de retomada das atividades econômicas.

A governadora Fátima Bezerra usou uma rede social para falar sobre a prorrogação do decreto (veja vídeo abaixo). "Estamos prorrogando para o dia 1º de julho a retomada gradual das atividades da economia, atendendo a recomendação tanto do Ministério Público como do Comitê Científico local, que alertaram para o risco que a reabertura esta semana traria para a saúde pública do nosso estado", disse.

"Estamos em um momento que ainda inspira muitos cuidados, em que pese todas ações do governo para fiscalizar, fazer valer as medidas restritivas, nós estamos com a taxa de isolamento entre as quatro melhores do país, mas em um patamar de apenas 40%", completou.

Recomendação do MP
Os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho recomendaram nesta segunda-feira (22) que o governo e as prefeituras do Rio Grande do Norte não iniciem ainda a retomada econômica. A recomendação conjunta citava justamente a ocupação dos leitos como justificativa para o pedido.

Na orientação, o Ministério Público reforçou que o Governo do Estado deve garantir que a retomada das atividades não essenciais ocorra apenas quando forem verificadas as condicionantes epidemiológicas e de percentual de taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI Covid.

Entidades comerciais querem retomada
Por outro lado, associações, federações, sindicatos e entidades ligadas a setores do comércio, transporte, hotelaria, bares e restaurantes do Rio Grande do Norte publicaram uma nota conjunta favorável a reabertura gradual do comércio nesta quarta-feira (24).

No documento divulgado pelas entidades nesta terça-feira (23), os empresários elencam as dificuldades enfrentadas por causa da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Segundo a nota, a queda no faturamento do estado é de quase R$ 200 milhões e a expectativa é de fechamento de cerca de 12 mil empresas, com estimativa de perda de 225 mil empregos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em nota conjunta, entidades empresariais do RN defendem retomada das atividades econômicas

Associações, federações, sindicatos e entidades ligadas a setores do comércio, transporte, hotelaria, bares e restaurantes do Rio Grande do Norte publicaram uma nota conjunta favorável a reabertura gradual do comércio nesta quarta-feira (24).

Comércio do Alecrim, Natal, RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Comércio do Alecrim, Natal, RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

A manifestação ocorre um dia depois dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho recomendarem que governo e prefeituras não iniciem retomada da economia. O início do retorno às atividades está prevista para esta quarta (24), mas é condicionado, segundo o governo, ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária.

No documento divulgado pelas entidades nesta terça-feira (23), os empresários elencam as dificuldades enfrentadas por causa da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Segundo a nota, a queda no faturamento do estado é de quase R$ 200 milhões e a expectativa é de fechamento de cerca de 12 mil empresas, com estimativa de perda de 225 mil empregos.

A decisão pela retomada ou não será divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Governo do Rio Grande do Norte. Os representantes do estado esperam anunciar a decisão até a tarde. Uma das condições para a reabertura da economia é a taxa de leitos, que deve estar abaixo dos 70%. Este índice está em 95% na rede pública nesta terça (22).

A retomada das atividades foi marcada, a princípio, para o dia 17 de junho, porém não pôde acontecer porque a taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 99% na ocasião.

A nota favorável ao retorno gradual das atividades econômicas no RN foi assinada por Abav, Abih, Abrasel, Associação Comercial do RN, Associação dos Empresários do Bairro Alecrim, Associação Viva o Centro de Natal, CDL, Federação da Agricultura, Federação das Associações Comerciais do RN, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN, Fiern, Fecomércio, Federação dos Transportes do Nordeste, Natal Convention & Visitors Bureau, Sebrae, Sindetur e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.

Confira o documento na íntegra:

"Desde o registro do primeiro caso de Covid-19 no Rio Grande do Norte, em 12 de março de 2020, as entidades do setor produtivo têm sido atuantes, presentes e diligentes, empreendendo diversas ações de apoio à sociedade, as prefeituras e ao Governo Estadual.

É importante ressaltar nossa permanente preocupação com o panorama assistencial, em especial com a oferta de leitos críticos para tratamento dos pacientes com COVID-19. Neste sentido, foram entregues quase cem respiradores recuperados ao Governo que permitiu a abertura de 47% dos 214 leitos críticos disponibilizados até agora.

Entre os muitos frutos deste diálogo, foi elaborado e entregue, no dia 05 de maio, ao Governo do Estado um criterioso protocolo de normas e uma sugestão de cronograma, dentro do rigor necessário, para que a retomada gradual da atividade econômica fosse concretizada com responsabilidade, equilíbrio e a devida segurança para empreendedores, colaboradores, clientes e, por consequência, para toda a população. Vale ressaltar, inclusive, que o Plano apresentado pelo setor produtivo foi amplamente elogiado e aprovado pelo Comitê Científico, presidido pelo Secretário de Estado da Saúde.

Além da existência deste Plano, registre-se o fato de que, desde o último Decreto Estadual (publicado em 15 de junho), vimos cair a taxa estadual de transmissibilidade da Covid-19 de 1,48 para 1,14, assim como, o Rio Grande do Norte tem o menor índice de infectados por cem mil habitantes (em torno de 460). Por tudo isso e pelas tratativas com o Governo do Estado, em resumo, contávamos que o processo gradual de reabertura começaria a partir do dia 24 de junho.

Lamentavelmente, para surpresa nossa, recebemos, no final de semana passado, a notícia de que os órgãos ministeriais - Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho - estão contrários ao início da retomada gradual prevista para 24 de junho. Este posicionamento dos dignos representantes do Ministério Púbico causa-nos ainda mais estranheza pelo fato de que, no dia 28 de maio, os protocolos e ações transversais foram detalhados em uma reunião com os Poderes Públicos do Rio Grande do Norte, os citados ministérios e outros órgãos autônomos, não tendo sido registrada qualquer ressalva.

Como não temos autoridade institucional para qualquer ação efetiva que determine a retomada, passaremos a esperar que o bom senso do MPE, do MPF, do MPT, prevaleça. Assim como, contamos, a exemplo dos meses anteriores, com a moderação do Governo do Estado para construirmos, juntos, uma solução de equilíbrio diante da pandemia (que é grave), mas, também, de números significantemente negativos: mais de dez mil empregos perdidos; queda de quase R$ 200 milhões em faturamento e expectativa de fechamento de cerca de 12 mil empresas do comércio no pós-pandemia com estimativa de 225 mil desempregados.

Estamos todos tentando construir as melhores soluções. Buscamos o equilíbrio. Estamos abertos ao diálogo! Mas, não é indevido registrar que, com a morte das empresas, está sendo sepultado o vínculo de emprego de milhares de trabalhadores deste Estado e, consequentemente, a paz de inúmeras famílias potiguares."

fonte: G1
Leia Mais ››

Globo vai à Justiça para impedir transmissão de jogos do Flamengo e pede multa de R$ 2 milhões

A TV Globo acionou a Justiça nesta quarta-feira para impedir que o Flamengo negocie a transmissão ou veicule por conta própria o duelo contra o Boavista, pela 5ª rodada da Taça Rio, marcado pela Ferj para primeiro de julho, quarta-feira da próxima semana.

Everton Ribeiro durante jogo entre Flamengo e Bangu, pelo Campeonato Carioca
© Alexandre Vidal/Flamengo Everton Ribeiro durante jogo entre Flamengo e Bangu, pelo Campeonato Carioca

A emissora pede caráter de urgência na definição da liminar, amplia o pedido para todos os jogos rubro-negros como mandante no Campeonato Carioca e requer multa de R$ 2 milhões caso a partida seja transmitida.

Na ação, a Globo ressalta que é detentora dos direitos de transmissão do Carioca e lembra que a Medida Provisória nº 984, assinada na última semana e que determina os mandantes das partidas como donos exclusivos dos direitos de transmissão, foi "surpreendente".

Também indica que a Medida Provisória recebeu, pela imprensa, o apelido de "MP do Flamengo" e aponta a proximidade da diretoria com o presidente Jair Bolsonaro.

"Conforme declarado à imprensa pelas partes envolvidas, a MP foi editada para atender a um pedido específico do Clube de Regatas do Flamengo que pretende, com a polêmica retomada do Campeonato Carioca de Futebol, poder transmitir e televisionar seus jogos", diz um trecho do documento.

O Flamengo está ciente e já se prepara para uma batalha nos tribunais.

"O Flamengo lamenta que a Globo tenha optado por ir à Justiça contra a população do Rio de Janeiro, contra o interesse de torcedores do Flamengo e de outros clubes. Lamenta que a Globo como concessionária de serviço público não siga a lei que beneficia o torcedor. O Flamengo está pronto, o advogado do Flamengo é o Dr. Marcelo Ferro. Trabalhamos juntos nesses dias, está tudo pronto para a nossa defesa. A gente acredita que o Flamengo tem esse direito previsto na legislação, vai exercer esse direito e confia no Judiciário", disse à ESPN o vice geral e Procurador Geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches.

De acordo com a Globo, caso o Flamengo concretize o que chama de "ameaça" a emissora será irremediavelmente lesada.

Acrescenta ainda que é "notória a contrariedade do Flamengo, com a suspensão dos jogos do Campeonato Carioca. Diversos veículos de mídia publicaram as pressões realizadas pelo clube para que as partidas do Campeonato fossem reiniciadas, chegando mesmo a ter retomado as sessões de treinamento sem o consentimento das autoridades sanitárias estaduais".

A emissora é dura na petição ao afirmar que "é de um cinismo condenável" a afirmação do Flamengo de que a alteração na legislação tem como destinatários finais os torcedores rubro-negros e de todos os outros clubes do Brasil. E volta a condenar a postura do clube em trecho mais adiante.

"O Flamengo age com intolerável arrogância, tomando para si o papel de porta-voz de inúmeros agentes impactados, direta ou indiretamente, pela abrupta alteração legislativa, sem que estes tenham tido direito a voz ou, sequer, a se prepararem para a abrupta mudança de uma regra que vige no país desde o início da transmissão comercial dos jogos de futebol em televisão, na década de 1970".

Por fim, a emissora ainda afirma que notificou o clube nesta quarta-feira e recebeu uma resposta que confirma sua "despótica pretensão".

fonte: ESPN
Leia Mais ››

RedeTV! cogita transmitir jogos do Fla, mas recua por medo da Globo

Após as novas medidas da MP 984 que altera as transmissões do futebol na televisão, a "RedeTV!" estaria de olho em firmar um acordo com o Flamengo para exibir partidas do clube, segundo "UOL". No entanto, os advogados da emissora aconselharam os diretores a abortarem a ideia, de acordo com o portal.

Tim seguirá estampando o número dos jogadores (Foto: Clever Felix / LDG News / Flickr Flamengo)
© Fornecido por LANCE! Tim seguirá estampando o número dos jogadores (Foto: Clever Felix / LDG News / Flickr Flamengo)

O departamento jurídico da emissora teria orientado a cúpula a não entrar na disputa até que o tema fique mais claro. Nas últimas semanas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, ajustou o termo da transmissões esportivas do país. Agora, os clubes poderão negociar com emissoras diferentes e sem exclusividade necessária. Na "RedeTV!" existe um medo de uma briga com a "Globo" nos tribunais.

Apesar do interesse, a "RedeTV!" não chegou a abrir qualquer tipo de negociação com o Flamengo. Nas últimas décadas, "Globo" e "Band" foram os grandes nomes das transmissões esportivas da Série A do Brasileirão. Expoente no futebol italiano, a emissora de São Paulo conta com Silvio Luiz em suas narrações.

Fonte: Lance
Leia Mais ››

Globo obtém liminar e adia pagamento de mais de R$ 460 milhões para a Fifa

Globo obtém liminar e adia pagamento de mais de R$ 460 milhões ...A Globo está em disputa jurídica com a Fifa, com quem mantém parceria desde os anos 1970. Com a justificativa de que foi afetada financeiramente pela pandemia do novo coronavírus, a emissora brasileira acionou a Justiça do Rio de Janeiro para renegociar o contrato que tem com a entidade para o período de 2015 até 2022 no valor total de US$ 600 milhões (R$ 3,1 bilhões) sobre direitos de transmissão. E conseguiu liminar na 6.ª Vara Empresarial nesta terça-feira para não pagar de forma imediata o valor de US$ 90 milhões (R$ 463 milhões), que deveria acontecer no próximo dia 30.

O atual contrato com a Fifa contempla a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o que gera o risco de a emissora ficar fora da transmissão da competição. Outros eventos previstos são o Mundial de Futsal e os Mundiais Feminino Sub-17 e Sub-20 - todos adiados para o próximo ano em função da doença. O torneio olímpico de futebol que seria realizado nos Jogos de Tóquio-2020 também é organizado pela Fifa, mas o atual acordo não contempla a sua exibição.

O processo foi impetrado no último dia 16 e julgado em caráter de urgência, com liminar favorável para a Rede Globo dada pela juíza Maria Cristina de Lima Brito. Ela concedeu a decisão temporária enquanto o contrato não é julgado na Justiça da Suíça, onde foi celebrado.

A emissora alega que o valor de US$ 90 milhões ficou impagável no momento e diz ser uma boa parceria, já que das cinco parcelas de contrato pagas anualmente desde 2015, quitou todas em dia. De acordo com o documento, a intenção da Globo não é rescindir o contrato de forma alguma, mas renegociar os valores para termos mais aceitáveis com a situação atual do mundo até o fim do acordo.

Na decisão liminar, a juíza Maria Cristina de Lima Brito alega que a emissora tem razão em sua argumentação por causa da pandemia da covid-19. "A urgência da providência é evidente na medida em que a data de vencimento da parcela cuja suspensão se pretende está marcada para o próximo dia 30.6.20, tempo por demais exíguo para que as partes encontram a solução arbitral, além do que, são as partes fortes agentes econômicos do mercado nacional e internacional, não se evidenciando perigo de irreversibilidade dos efeitos da presente decisão", afirmou a magistrada em documento.

Assim, o pagamento está bloqueado até que a Corte Arbitral da Suíça julgue a questão do contrato entre Globo e Fifa. Ainda não existe uma previsão de quando essa decisão vai acontecer. A Globo não se manifesta sobre assuntos jurídicos.

Procurada pela reportagem, a Fifa afirmou que tentará resolver o impasse. "A Fifa não considera apropriado comentar discussões que podem estar sujeitas a procedimentos legais. Sempre procuramos apoiar nossos parceiros por meio de um diálogo construtivo e continuamos a fazê-lo nas dificuldades que todos enfrentam durante a pandemia de covid-19. A Fifa espera que os compromissos firmados pela Globo sejam respeitados e está confiante de que uma solução será encontrada", disse a entidade em comunicado.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Bispos e pastores da Universal em Angola tomam controle de templos e rompem com direção brasileira

Um grupo de bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola informou ter assumido na segunda-feira (22/6) o controle de 35 templos da instituição em Luanda e cerca de 50 em outras províncias do país, como Lunda-Norte, Huambo, Benguela, Malanje e Cafunfo.

A Universal é liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo e está presente hoje em mais de 95 países
© Alan Santos/PR A Universal é liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo e está presente hoje em mais de 95 países

A Universal é liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo e está presente hoje em mais de 95 países, com cerca de 10 mil templos. Tem 500 mil fiéis em Angola.

Os religiosos angolanos declararam ruptura com a gestão brasileira. É um movimento sem precedentes, que começou em novembro de 2019, com a divulgação de um manifesto com críticas à direção brasileira da igreja.

O controle da Universal em Angola será assumido agora, segundo o grupo rebelado, pelo bispo Valente Bezerra Luiz, então vice-presidente da igreja.

Eles dizem que a igreja no país passará a ser chamada de Igreja Universal de Angola. Os dissidentes dizem já ter o comando de 42% dos templos.

Procurada pela BBC News Brasil nesta segunda-feira (22), a Universal não respondeu aos pedidos de entrevista até a publicação desta reportagem.

Acusações
Os bispos e pastores angolanos acusam a direção brasileira da igreja de evasão de divisas, expatriação ilícita de capital, racismo, discriminação, abuso de autoridade, imposição da prática de vasectomia aos pastores e intromissão na vida conjugal dos religiosos.

Reclamam ainda de privilégios dados aos bispos brasileiros e pediam uma maior valorização do episcopado angolano.

O manifesto elaborado em novembro — com a assinatura de 320 bispos e pastores —, foi encaminhado ao principal líder da igreja no país, o bispo brasileiro Honorilton Gonçalves, ex-vice-presidente da TV Record.

Os religiosos dizem não ter sido atendidos. No manifesto, já pediam aos líderes brasileiros da igreja que deixassem o país para que a instituição passasse a ser administrada apenas por angolanos.

Dinis Bundo, identificado como obreiro da Universal e porta-voz do grupo rebelado, reclamou das benesses aos religiosos brasileiros.

Segundo ele, as melhores igrejas sempre foram designadas aos brasileiros, que seriam beneficiados também com bons salários e carros modernos.

Resistência

Bundo informou que, além das 35 igrejas em Luanda, os manifestantes passaram a controlar 18 igrejas em Benguela, 14 em Malanje, 10 em Huambo e 8 em Luanda-Norte.

O grupo tomou o controle também da Catedral do Morro Bento e do Cenáculo do Patriota, principais centros religiosos da instituição em Luanda.

Em alguns templos houve resistência. Os religiosos angolanos tomaram as chaves dos estabelecimentos e, em meio a discussões e empurrões, os responsáveis até aquele momento foram expulsos.

Em nota divulgada à imprensa, o corpo de pastores denunciou "atos de arbitrariedades" que estariam sendo praticados pela direção da Universal em Angola.

O bispo Honorilton Gonçalves, segundo a nota, estaria perseguindo, punindo e intimidando bispos e pastores angolanos.

Além da vasectomia imposta a pastores, mulheres dos religiosos estariam sendo obrigadas a abortar, conforme a nota.

Entre outras queixas dos religiosos, o documento denuncia ainda a "falsificação de ata de eleição de órgãos sociais da IURD", emissão de procurações com plenos poderes a cidadãos brasileiros para exercer atos reservados à assembleia geral, proibição às mulheres de pastores de terem acesso à formação acadêmica-científica e técnico-profissional, irregularidades no pagamento de segurança social dos pastores e falta de projeto de desenvolvimento pastoral em formação teológica específica.

Fonte: BBC News
Leia Mais ››

Para concorrer na eleição deste ano, Datena deve sair da Band até a próxima segunda

O apresentador José Luiz Datena, da Band, terá que se desligar da emissora até a próxima segunda (29) caso queira concorrer na eleição deste ano. A partir da próxima terça-feira (30), televisões e rádios não podem mais exibir programas de apresentadores que desejem concorrer.


No entanto, os prazos podem ser alterados caso seja aprovada a proposta de emenda constitucional que adia em 42 dias a eleição. Com isso, todos os outros prazos o calendário eleitoral também seriam adiados. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, no Senado, a promessa é votar o texto nesta terça-feira (23). Na Câmara, líderes acham difícil a aprovação.

No último dia 11, Datena revelou à coluna do Leo Dias, do site Metrópole, que irá entrar na disputa pelo cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Segundo o apresentador, ele ainda não decidiu se estará na cabeça da chapa ou se sairá como vice.

Em 2018, o comunicador chegou a deixar o comando de seus dois programas: o ‘Brasil Urgente’ e do dominical ‘Agora é com Datena’ para disputar uma vaga ao Senado pelo partido Democratas, mas ele acabou desistindo da candidatura antes das eleições.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Movimento ‘legalista sem ser extremista’ quer virar partido e apoia Moro candidato

Um movimento político “de defesa da Constituição e das instituições brasileiras” foi criado por empresários do Sul do Brasil. A iniciativa foi batizada de “Cidadão Democrático de Direito”. Segundo os organizadores, a ideia é transformar o movimento em partido para as eleições de 2022 e ter o ex-ministro Sergio Moro como candidato. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, após coletiva de imprensa em 24 de abril de 2020 - AFP
© Fornecido por IstoÉ O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, após coletiva de imprensa em 24 de abril de 2020 - AFP

Um dos idealizadores do projeto é Fábio Aguayo, diretor da Abrabar (Associação Brasileira de Casas Noturnas). A entidade já teve a mulher do ex-juiz, Rosangela Moro, como advogada de defesa, em 2018. Segundo o empresário, Rosangela “defendeu casos pontuais” da associação.

“Ele [Sergio Moro] seria o nosso símbolo, de um estado legalista, que faz a coisa certa”, afirmou Aguayo à Folha. Ele ressaltou que o movimento não é para Moro “ser candidato e lançá-lo a nada”. A ideia inicial é “agregar seus amigos, seguidores, fãs e simpatizantes”.

“Nós não somos porta-vozes dele [do ex-ministro]. Mas se um dia ele se quiser se aventurar nisso [eleições], vai ter disponível alguma coisa com uma base genuína para ele, não contaminada por partidos”, disse Aguayo à colunista Mônica Bergamo.

De acordo com o empresário, o movimento “Cidadão Democrático de Direito” é antagônico ao Aliança pelo Brasil, projeto de partido apoiado pela família do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

“Como estão tendo esses movimentos de intervenção [militar], de abaixo o STF [Supremo Tribunal Federal], esses rompantes antidemocráticos, a gente quer fazer um movimento para apoiar as instituições. Elas podem ter os defeitos, mas sem elas a gente não vive”, explicou Aguayo à Folha.

Segundo ele, o grupo está sendo orientado por especialistas em direito eleitoral, e o movimento avalia quando será iniciado o processo de coleta de assinaturas para viabilizá-lo como partido político.

Fonte: Isto É
Leia Mais ››

Heleno contradiz Bolsonaro em inquérito sobre interferência na PF

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou à Polícia Federal que o presidente Jair Bolsonaro nunca teve "óbices ou embaraços" para nomear e trocar nomes da equipe de sua segurança pessoal no Rio de Janeiro ou em outro local. A declaração do ministro contradiz o argumento do presidente de que, na reunião ministerial do dia 22 de abril, gravada em vídeo, suas declarações referiam-se a dificuldades na troca de sua segurança pessoal, e não sobre tentativa de mudança no comando da PF do Rio. No vídeo da reunião, Bolsonaro reclama de relatórios de inteligência da PF e chega a dizer expressamente que iria "interferir" nos órgãos de inteligência, olhando em seguida para onde estava sentado o então ministro da Justiça Sergio Moro. O vídeo foi citado pelo próprio Moro como prova das interferências de Bolsonaro na PF.

© Marcelo Camargo/Agencia Brasi

"Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. E isso acabou. Eu não vou esperar foder minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar; se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira", afirmou Bolsonaro, durante a reunião ministerial.

Na avaliação de investigadores que viram o vídeo, apesar de usar a palavra "segurança", Bolsonaro estaria se referindo ao seu desejo de trocar o superintendente da PF do Rio. O presidente havia tentado fazer essa troca no ano passado para emplacar um nome escolhido por ele, mas recuou após sofrer resistência interna da PF. A versão da defesa do presidente é que, nessa frase, ele não teria expressado intenção de interferir na PF, mas sim uma insatisfação com sua segurança pessoal.

O ofício assinado por Heleno contradiz a versão da defesa de Bolsonaro. O documento do ministro foi enviado em resposta a um pedido de informações da PF. "Não houve óbices ou embaraços. Por se tratar de militares da ativa, as substituições do Secretário de Segurança e Coordenação Presidencial, do Diretor do Departamento de Segurança Presidencial e do Chefe do Escritório de Representação do Rio de Janeiro foram decorrentes de processos administrativos internos do Exército Brasileiro", escreveu Heleno.Questionado pela PF se a Presidência forneceu equipe de segurança a amigos de Bolsonaro, ferindo a lei, o ministro afirmou que não.

No ofício, Heleno informa que, em 31 de março deste ano, foi efetivada uma troca no cargo de diretor do Departamento de Segurança Presidencial da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial. Também informa que, em 2 de março deste ano, foi feita uma troca no chefe do Escritório de Representação, na cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional. Essas trocas também confirmariam que Bolsonaro não tinha dificuldades para mexer na sua equipe de segurança, ao contrário do que apresentou como justificativa.

As declarações do ministro foram prestadas no âmbito de um inquérito em tramitação no STF, aberto a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. Em ofício enviado na sexta-feira ao ministro Celso de Mello, relator do inquérito, a delegada Christiane Correa informou  que "nos próximos dias torna-se necessária a oitiva" do presidente da República sobre as suspeitas de interferência política na PF.

Fonte: Correio Braziliense
Leia Mais ››