terça-feira, novembro 09, 2021

Dívida de mais de 450 mil reais poderá ocasionar o fechamento do Aeroporto Dix Sept Rosado de Mossoró



A Infracea, empresa que administra o aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró, ventila a possibilidade de que poderá suspender suas atividades a partir desta quinta-feira, dia 11 de novembro, o que deverá ocasionar o fechamento do aeroporto e interromper os vôos comerciais da Azul Linhas Aéreas.


Segundo informações repassadas por fontes ligadas à Infracea, a motivação da suspensão dos trabalhos é por causa de uma dívida que o governo do estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) tem com a empresa de mais de 470 mil reais e que está em atraso a cerca três meses.


Ainda não existe nenhuma formalização do processo de encerramento de contrato entre a Infracea e o Governo do RN, mas a dívida existe e até agora nem o DER, nem a administração estadual deu explicações ou previsão de pagamentos dos valores em atraso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Juiz estipula fiança de R$ 44 mil a coordenador de Análises Criminais do RN preso após atirar e ameaçar vizinhos

A Justiça do Rio Grande do Norte concedeu liberdade provisória ao coordenador de Análises Criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), Ivênio Hermes, na audiência de custódia na tarde desta terça-feira (9) em Natal.


Entre outras medidas cautelares, a liberação acontece mediante o pagamento de fiança de 40 salários mínimos (R$ 44 mil). Até a atualização mais recente desta matéria, o pagamento ainda não havia sido registrado no sistema, segundo o Tribunal de Justiça do RN.


Ivênio foi preso na noite de segunda-feira (8) por atirar contra uma família em uma casa na avenida Praia de Pirangi, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Ele foi autuado por disparo de arma de fogo e ameaça.


Para a decisão, a Justiça considerou que o autuado "é primário, ostenta bons antecedentes, possui profissão e endereço fixos, aliado ao fato de que o fato revela médio potencial ofensivo do delito".


Medidas cautelares

Além do pagamento dos 40 salários mínimos, a liberdade provisória acontece mediante a outras medidas, como o comparecimento do coordenador, em juízo, mensalmente entre os dias 20 e 30 de cada mês "para informar e justificar atividades, durante o inquérito policial bem como no decorrer do processo".


Outra medida condicionada é a proibição do servidor de sair de Natal por mais de oito dias sem autorização do juízo enquanto durar o processo, e, "em vindo a ser condenado, até o seu trânsito em julgado".


Também é necessário informar ao juízo competente eventual mudança de endereço e comparecer a todos os atos do processo, além de não reiterar práticas delitivas, sob pena de revogação da medida cautelar.



Outra medida é a suspensão do porte e posse de arma de fogo e a proibição de se aproximar ou manter qualquer contato com as vítimas.


Afastamento da função pública

O coordenador também deve se afastar da função pública exercida na Secretaria de Segurança Pública, "ante a incompatibilidade entre a ação do autuado, demonstrada nos autos, e a função pública de resguardo da segurança pública".


A Secretaria de Segurança do RN já anunciou na tarde desta terça-feira (9) a exoneração do servidor. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.


Segundo a Justiça, o descumprimento das obrigações impostas pode acarretar na substituição da medida e na imposição de outra em cumulação, ou na decretação da prisão preventiva.


O caso

A confusão aconteceu com um dos vizinhos do coordenador. O uruguaio Pablo Sanchez é instrutor de surf, casado e pai de três filhos, de 13 anos, 9 anos e um bebê de um ano e quatro meses.


A vítima contou que os filhos estavam sendo acusados de tocar a campainha da casa de Ivênio Hermes repetidas vezes e que o coordenador teria se irritado com as crianças.


O homem disse que foi à casa do coordenador da Sesed para dizer que não eram os filhos dele quem estava fazendo aquilo, mas provavelmente outras crianças da rua. Porém Ivênio teria começado a bater boca com o pai das crianças, pegou uma arma e seguiu a família até a casa dela, onde realizou pelo menos seis disparos.


Fotos feitas pelo uruguaio mostram as marcas dos tiros e a Polícia Militar recolheu quatro projéteis de pistola na casa da vítima. O homem contou em depoimento que o coordenador tentou atirar contra ele e os filhos.


Marcas de tiros que teriam sido disparados pelo coordenador da Secretaria de Segurança do RN contra vizinhos — Foto: Cedida


Apesar das cápsulas de pistola, ao ser detido pelo 5º Batalhão da PM, Ivênio apresentou um revólver na delegacia, que foi apreendido. O coordenador é casado com uma policial civil, que esteve com o marido na delegacia.


Ivênio não deu declarações à imprensa. Em versão registrada pela Polícia Militar e relatada no boletim de ocorrência, Ivênio disse que teria sido ameaçado pelo vizinho.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aeronáutica abre investigação para apurar queda de ultraleve que matou duas pessoas na Grande Natal

A Aeronáutica abriu investigação para apurar as causas do acidente com o ultraleve que matou duas pessoas no município de São José de Mipibu, na Grande Natal, no domingo passado (7). Um vídeo de uma câmera de segurança registrou o momento da queda.


Ultraleve cai na Grande Natal — Foto: Reprodução


A apuração do acidente vai ser feita por investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 2), localizado em Recife (PE). O órgão é o regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).


Carlos Moura, piloto de ultraleve, é uma das vítimas do acidente na Grande Natal — Foto: Redes sociais


De acordo com a nota da Aeronáutica, os investigadores "estão realizando a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-CMO".


"Na ação inicial os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência", informou.

A Aeronáutica explicou também que o objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA "é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram".


De acordo com o órgão, a conclusão das investigações terá "o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes".


Acidente

Duas pessoas morreram após a queda de um ultraleve na tarde de domingo (7) no distrito do Mendes, em São José de Mipibu.



As vítimas foram identificadas pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) como:


Ryan Müller Belém Rodrigues, de 23 anos, que estava como passageiro

Carlos Moura, instrutor do voo


De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu durante a decolagem da aeronave em uma pista de voo que existe na região, por volta das 16h.


O piloto do equipamento teria perdido o controle. Após uma curva, o ultraleve bateu em um muro que ficava na lateral da pista, caiu e pegou fogo.


Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e o Itep foram ao local e os corpos foram recolhidos para passar por perícia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN chega a 70% da população adulta vacinada contra a Covid

O Rio Grande do Norte chegou nesta terça-feira (9) à marca de 70% da população adulta, acima dos 18 anos de idade, vacinada contra a Covid. Os dados estão na plataforma RN+ Vacina, que monitora a imunização em todo o estado.


Fazendo upload: 337891 de 337891 bytes.
Vacina contra Covid — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação


Os 70% são referentes a quem está com o esquema vacinal completo - com as duas doses de CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer ou a dose única da Janssen. Ao todo, são mais de 1,8 milhão de potiguares nesta situação.


Com apenas uma das doses, ou seja, com a vacinação parcial, esse número aumenta para 89% da população - mais de 2,3 milhões de pessoas.


As autoridades reforçam, no entanto, que é necessário, para que a proteção seja eficaz, que as pessoas tomem as duas doses das vacinas que exigem duas. Atualmente mais de 230 mil potiguares estão com essa segunda dose atrasada.


De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte conta com cerca de 2.657.700 pessoas acima de 18 anos.

Em relação à população geral que pode ser vacinada, os acima de 12 anos, que representam cerca de 3,1 milhões de pessoas, são 59% das pessoas vacinadas com as duas doses.



Até o momento, foram 4,6 milhões de doses aplicadas e registradas no RN+ Vacina. Nesta semana, o estado recebeu mais 113.490 doses de Pfizer.


O carregamento é destinado inteiramente para a dose de reforço. Segundo o RN+ Vacina, receberam a terceira dose no estado 188.472 pessoas.


Uso de máscaras

Recentemente, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN informou que iria recomendar à Sesap a flexibilização no uso de máscaras em locais abertos exatamente quando o estado chegasse à 70% da população adulta vacinada com as duas doses.


Apesar da recomendação, a Sesap emitiu um comunicado em que se disse contra essa medida neste momento, considerando que é cedo pensar nessa flexibilização.


No último dia 29, o governo alertou sobre o aumento do número de casos e solicitou que a população conclua a imunização contra a Covid-19.


Situação da pandemia

O avanço da vacinação é tido pelas autoridades como o principal fator para o recuo nos índices da pandemia no estado. A partir de julho, o RN passou a ter uma queda contínua no número de internações e mortes.


Em 2 outubro, o estado chegou a ter 21,5% de ocupação do leitos críticos, a menor taxa já registrada desde o início da pandemia.


Com 60 óbitos, o mês de outubro também foi o com menos mortes registradas por Covid desde abril de 2020, apesar de ter registrado um aumento de casos na comparação com setembro, o que aconteceu de forma conjunta com a chegada e o espalhamento da variante delta no estado.


No início deste mês de novembro, o estado voltou a ultrapassar pela primeira vez em três meses 50% da taxa de ocupação dos leitos críticos de Covid.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP abre investigação após morte de homem que gravou vídeo denunciando falta de atendimento em hospital público do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um procedimento preparatório para apurar as circunstâncias do não atendimento a José Williams da Rocha, de 56 anos no pronto-socorro do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


José Willams da Rocha, de 56 anos, morreu após infarto em Natal. — Foto: Reprodução


O homem morreu na última sexta-feira (5), após gravar um vídeo reclamando da falta de atendimento na unidade. Veja acima.

A promotoria também determinou que a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil investigue se houve crime de omissão de socorro no caso.


De acordo com o Ministério Público, o procedimento preparatório aberto pela 47ª Promotoria de Justiça de Natal visa identificar se a falta de atendimento pode ter contribuído para o falecimento do paciente, devido à demora no socorro médico.


A portaria que instaura o procedimento deve ser publicada na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE).


A promotoria encaminhou requisição à direção do hospital dando prazo de 10 dias para esclarecimentos sobre as circunstâncias do não atendimento e solicitou a lista nominal dos profissionais de enfermagem que estavam de plantão na equipe da Classificação de Risco do PSCS, no dia e horário em que José Willams buscou o pronto-socorro Clóvis Sarinho.


O MPRN também pediu à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informações sobre a instauração da sindicância anunciada sobre o caso.



Investigação criminal

Paralelamente ao procedimento, o MPRN informou que também vai acompanhar se houve cometimento de crime nesse caso.


"A 79ª Promotoria de Justiça de Natal encaminhou ofício à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, determinando a instauração de inquérito policial para averiguar indícios de homicídio doloso por omissão de socorro", informou.


O caso

O homem morreu após gravar um vídeo dizendo que estava infartando e ter atendimento negado no pronto-socorro do Hospital Walfredo Gurgel em Natal. Após a repercussão do caso, o governo do estado determinou a abertura de uma investigação.


"Já falei com assistente social, falei com vigilante, falei com todo mundo, ninguém me atende. Mandaram eu procurar uma UPA", diz o comerciante José Willams da Rocha, de 56 anos, no vídeo gravado na porta do pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Ele morreu minutos depois no Hospital dos Pescadores, onde teve duas paradas cardíacas.


De acordo com a família, antes de procurar o Hospital Walfredo Gurgel, o homem também teve atendimento negado no Hospital Municipal de Natal.


Entrada do Hospital Walfredo Gurgel em Natal (Arquivo) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Irmã de Willams, a técnica de enfermagem aposentada Maria Francineide Rocha da Silva, de 58 anos, conta que ele passou mal por volta das 14h40 da sexta-feira (5). Ele já tinha infartado há cerca de dois anos e, por isso, logo identificou os sintomas.



O homem chamou um primo que é taxista para levá-lo ao hospital. Segundo a família, primeiro eles procuraram o Hospital Municipal, perto de casa, onde receberam recomendação de ir ao Hospital Walfredo Gurgel. O primo deixou ele no Walfredo Gurgel e foi embora, porém ele também teve atendimento negado no local.


A esposa de José Willams e um cunhado dele foram em um carro à sua procura e já o encontraram caminhando na rua. "Ele já vinha caminhando, agoniado, suando, sentindo muita dor", conta a irmã.


A família levou o paciente até o Hospital dos Pescadores, mas ele não resistiu e morreu na unidade.


Vídeo no celular

A família só teve acesso ao vídeo gravado pelo José Willams durante o velório do comerciante, quando a esposa procurava fotos no celular dele.


"Foi quando se criou a revolta com o descaso. Como acontece isso com um ser humano na porta de um hospital?", questiona Francineide.


Pronto-atendimento do Hospital dos Pescadores será retomado em Natal (Arquivo) — Foto: SMS/Divulgação


Investigação

O vídeo feito por José Williams foi publicado nas redes sociais e gerou repercussão no estado. Na noite de domingo (7), a governadora Fátima Bezerra (PT) foi às redes sociais e classificou o caso como "inadmissível". Ela ainda afirmou que determinou uma "apuração rigorosa".


Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que "foi aberta uma sindicância para que se faça uma apuração aprofundada dos fatos, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis".


A secretaria também afirmou que a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) é constituída de diferentes “portas de entrada”, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Portas Hospitalares de Urgência e Emergência, SAMU 192, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), leitos de retaguarda e sala de estabilização, e que cada unidade que compõe a rede tem um perfil específico.


"Os casos de complexidade intermediária normalmente são encaminhados para as UPA’s ou os Pontos de Atendimento/Socorro (PA/PS) dos Municípios. Quando há necessidade, podem ser encaminhados para um hospital da rede de saúde, onde são realizados procedimentos da alta complexidade", disse.


"No caso do paciente citado, informamos que ele foi encaminhado para o Hospital dos Pescadores, que possui o perfil adequado para ofertar o atendimento que o mesmo necessitava, conforme o fluxo assistencial do SUS", diz a nota. "A Direção do HWG e da Sesap lamentam o ocorrido, ao mesmo tempo em que se solidarizam com a família do paciente, colocando-se à inteira disposição da mesma para fornecer mais esclarecimentos que se fizerem necessários".



A irmã de José Willams contestou a versão de que o homem foi encaminhado ao Hospital dos Pescadores, porque afirma que ele foi levado à unidade pela própria família por recomendação dela, sem ter tido orientação no hospital.


Já a Secretaria Municipal de Saúde disse que o paciente chegou através de meios próprios no Hospital dos Pescadores na última sexta-feira (5), onde foi atendido e direcionado para a sala de eletro apresentando infarto agudo e parada respiratória.


Apesar disso, a SMS não se posicionou sobre a informação da família de que ele teria procurado o Hospital Municipal de Natal, onde também não conseguiu atendimento.


Willams deixa cinco filhos

José Willams tinha um comércio de material hidráulico e elétrico na rua João XXIII, no bairro Mãe Luiza, que assumiu após o falecimento do pai. A família mora na região há cerca de 50 anos. Ele deixa a esposa e cinco filhos com idades entre 6 e 33 anos de idade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Segurança do RN anuncia exoneração de servidor preso após atirar e ameaçar vizinhos

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) confirmou, no início da tarde desta terça-feira (9), a exoneração do coordenador de Análises Criminais da pasta, Ivênio Hermes.


A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.


Ivênio foi preso na noite dessa segunda-feira (8) por disparos de arma de fogo e ameaça contra uma família em uma casa na avenida Praia de Pirangi, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal.


"Todas as medidas foram adotadas, a partir do atendimento à ocorrência, assegurando a transparência e amplo direito legal às partes envolvidas", informou a Sesed.


Marcas de tiros que teriam sido disparados pelo coordenador da Secretaria de Segurança do RN contra vizinhos — Foto: Cedida


A confusão aconteceu com um dos vizinhos do ex-coordenador. O uruguaio Pablo Sanchez é instrutor de surf, casado e pai de três filhos, de 13 anos, 9 anos e um bebê de um ano e quatro meses.


A vítima contou que os filhos estavam sendo acusados de tocar a campainha da casa de Ivênio Hermes repetidas vezes e que o coordenador teria se irritado com as crianças.


O homem disse que foi à casa do coordenador da Sesed para dizer que não eram os filhos dele quem estava fazendo aquilo, mas provavelmente outras crianças da rua. Porém Ivênio teria começado a bater boca com o pai das crianças, pegou uma arma e seguiu a família até a casa dela, onde realizou pelo menos seis disparos.



"Passaram pela frente de uma casa e um vizinho achou que tinham tocado a campainha dele, mas o fato não condiz, porque meus filhos vinham com as duas mãos ocupadas com sacolas e meus filhos são muito respeitosos. Quando chegaram em casa, me falaram que um vizinho tinha ameaçado eles. Fui tomar satisfação, ele me xingou eu o xinguei e ele ameaçou a gente. Nunca imaginei que ele iria atrás da gente", contou o instrutor.


Fotos feitas pelo uruguaio mostram as marcas dos tiros e a Polícia Militar recolheu quatro projéteis de pistola na casa da vítima. O homem contou em depoimento que o coordenador atirou nele e nos filhos.


Apesar das cápsulas de pistola, ao ser detido pelo 5º Batalhão da PM, Ivênio apresentou um revólver na delegacia, que foi apreendido. O coordenador é casado com uma policial civil, que esteve com o marido na delegacia.


Ivênio não deu declarações à imprensa, sequer por meio de sua defesa. Em versão registrada pela Polícia Militar e relatada no boletim de ocorrência, Ivênio disse que teria sido ameaçado pelo vizinho.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Na expectativa do Auxílio Brasil, capitais têm filas para inscrição no Cadastro Único

Postos do Cadastro Único em pelo menos três capitais registraram longas filas entre quinta (4) e segunda-feira (8). A inscrição ou atualização na base de dados é um dos requisitos para recebimento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.


© Fornecido por Folha de S.Paulo ***ARQUIVO***SÃO PAULO, SP, 19.03.2020 - Still de mão segurando um cartão do Bolsa Família, antigo benefício do governo para famílias de baixa renda. (Foto: Gabriel Cabral/Folhapress)


A alta procura se intensificou desde o fim de outubro, quando o governo anunciou o fim do Bolsa Família e intensificou as discussões do Auxílio Brasil, que foi regulamentado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta segunda.


No Recife, as longas filas começaram já na sexta-feira (5), com centenas de pessoas em frente à unidade localizada no centro da cidade. Pessoas presentes relataram que havia inclusive venda de lugares nas filas.


No local de atendimento na Rua do Imperador, uma das principais do centro da capital pernambucana, são distribuídas 60 senhas por dia. As entradas acabaram em cerca de dez minutos na sexta.


O novo programa de transferência de renda vai usar a base de dados do Cadastro Único, que é do governo federal. Mas a inscrição na plataforma é de responsabilidade da prefeitura de cada município.


Em Belém, no Pará, as longas filas começaram na sexta no Centro de Referência e Atenção Social do bairro Guamá. Muitas pessoas ficaram aglomeradas e reclamaram do número de senhas para atendimento na sexta.


Em Ananindeua, na Grande Belém, a espera estava tão demorada que pessoas interessadas desistiram de ficar na fila na quinta-feira (4).


Na Bahia, populares passaram a noite da quarta para a quinta passada em frente ao ponto do bairro da Barroquinha, em Salvador. Alegando número reduzido de senhas, as pessoas montaram acampamentos para conseguir as primeiras vagas de atendimento na manhã seguinte.


Para tentar contornar os transtornos, a Prefeitura de Salvador ampliou de 200 para 1.200 o número de atendimentos diários de segunda a sexta-feira.


A ideia do governo federal é seguir o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família.


O governo Bolsonaro quer viabilizar um benefício de ao menos R$ 400 até dezembro de 2022, ano eleitoral. Para isso, precisa que o Congresso Nacional aprove a PEC do Calote, que já recebeu aval da Câmara dos Deputados em primeiro turno.


A Proposta de Emenda à Constituição dribla o teto de gastos para que o governo aumente o Auxílio Brasil.


Apesar da procura das famílias, a obrigatoriedade de atualização no CadÚnico está suspensa desde o início da pandemia e assim seguirá pelo menos até janeiro. Isso porque o governo prorrogou a medida em outubro por mais 120 dias.


No entanto, o usuário precisa ter seus dados no Cadastro Único para receber o Auxílio Brasil.


O Auxílio Brasil começa a ser pago neste mês e terá três eixos básicos. O Benefício Primeira Infância, destinado a famílias com crianças até 3 anos, terá valor mensal de R$ 130. O Benefício Composição Familiar, voltado a famílias com gestantes ou pessoas entre 3 e 21 anos, será de R$ 65 ao mês. Há ainda o Benefício de Superação da Extrema Pobreza, pago em valor que permita que a família saia da linha da extrema pobreza, estipulada em R$ 100 de renda per capita mensal.


Fonte: Folha de São Paulo

Leia Mais ››

Equipe de Marília manda indireta para quem quer aparecer com tragédia



Equipe de Marília manda indireta para quem quer aparecer com tragédia

A equipe de Marília Mendonça recorreu aos Stories do perfil oficial da artista para mandar uma indireta aos que inacreditavelmente tentam se promover às custas da morte da cantora. “Seguimos firmes na missão de preservar os valores de nossa tão amada Marília Mendonça. Pensando nisso, comunicamos que somente nossa assessoria de imprensa pode falar ou atender demandas sobre a cantora”, dizia o texto da mensagem, deletada instantes depois. 


Apesar do passo atrás dado pela equipe da eterna Rainha da Sofrência, o comunicado tem endereço certo. De acordo com Léo Dias, nos bastidores do meio sertanejo, a postura de algumas personalidades tem chamado a atenção e merecido fortes críticas. Fala-se até em quem esteja forçando a barra para exibir à opinião pública uma proximidade de Marília que nunca existiu enquanto a cantora esteve viva. 

Fonte: Jetss

Leia Mais ››

Preço da gasolina sobe pela 5ª semana consecutiva, diz ANP



O preço da gasolina subiu pela 5ª semana consecutiva. Segundo um levantamento divulgado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), o preço médio do litro do combustível subiu de R$6,562 para R$6,710 na semana passada (31.out a 6.nov.2021). Eis a íntegra (13 KB). 


A alta também atingiu o diesel e gás de cozinha. O preço médio do litro do diesel aumentou 2,45% na última semana, indo de R$ 5,211 para R$ 5,339. Foi o 6º aumento consecutivo do combustível. 


Já o gás de cozinha sofreu uma alta de 0,43%, fechando em R$102,48. No acumulado do ano, esse aumento está em 37%.


Durante viagem à Itália, no início de novembro, Bolsonaro afirmou que um novo reajuste no preço dos combustíveis “não pode acontecer”. Ele disse também que já havia conversado com o ministro Paulo Guedes (Economia) para privatizar a Petrobras. 


Depois da declaração do presidente, a estatal emitiu um comunicado informando que não antecipará medidas de reajuste no preço dos combustíveis. 


Novas regras

A ANP aprovou na última 5ª feira (4.nov.2021) um pacote de medidas que altera regras para postos de combustíveis. As medidas vêm sendo discutidas desde a greve de caminhoneiros em 2018, segundo a agência.


Com as novas regras, a ANP liberou o delivery de gasolina C e etanol hidratado e limitou o número de casas decimais nas divulgações de preços nos estabelecimentos.


Fonte: poder 360

Leia Mais ››

Bolsonaro retira gestão do forte de Fernando de Noronha do governo de Pernambuco

O governo de Jair Bolsonaro retirou a administração da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, prédio histórico erguido no arquipélago de Fernando de Noronha, do governo de Pernambuco.


A decisão foi comunicada pelo Ministério da Economia ao governador Paulo Câmara (PSB), conforme informou a revista Veja. A gestão do arquipélago é feita pelo governo estadual, sob concessão da União. A avaliação do Ministério da Economia, porém, é de que foram relatadas degradações na estrutura e necessidades de novos reparos. Na prática, o governo federal afirma que a gestão estadual não fez o trabalho como deveria.


© Felipe Mortara/Estadão Bolsonaro retira administração de forte de Fernando de Noronha do governo de Pernambuco


A fortaleza foi erguida sobre as ruínas de uma antiga posição holandesa do século 17, sendo um exemplar histórico de arquitetura militar. Entre 2018 e 2019 o forte sofreu intervenção de conservação e restauro. O contrato do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), segundo informações do Ministério do Turismo, previa a aplicação de R$ 10,2 milhões a serem utilizados para a requalificação total da Fortaleza dos Remédios, com a construção de um novo espaço cultural e turístico.


A edificação integra o Programa Revive Brasil, do Ministério do Turismo, destinado à conservação e valorização do patrimônio imobiliário público, com valor cultural, por meio de parcerias e concessões com o setor privado para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos.


Em sua decisão, o Ministério da Economia pediu que eventuais processos licitatórios previstos pelo governo de Pernambuco para a edificação sejam interrompidos.


O governador Paulo Câmara é forte opositor de Bolsonaro e a gestão de Fernando de Noronha tem sido um dos temas de atrito entre os governantes. No mês passado, o governo pernambucano recorreu à maior instância judicial do País para barrar a oferta de blocos de petróleo em áreas localizadas no entorno do Arquipélago de Fernando de Noronha e da reserva de Atol das Rocas, reconhecidos como patrimônios mundiais da biodiversidade. Os blocos acabaram sendo leiloados, mas nenhuma empresa apresentou propostas para explorá-los.


O secretário de Meio Ambiente do governo de Pernambuco, José Bertotti, disse que o leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) ignorava os riscos e atropelava o processo.


Em março do ano passado, o governo pernambucano criticou o plano federal de abrir a ilha para cruzeiros marítimos e uma dúzia de naufrágios artificiais, com propósito de criar novos recifes na área.


Procurado pela reportagem, o Ministério da Economia não se manifestou sobre o assunto até o fechamento deste texto. O governo de Pernambuco também não se pronunciou.


Fonte: Estadão

Leia Mais ››

Brasil tem a pior política de drogas do mundo, aponta ranking inédito



Com mais foco na repressão do que na saúde pública, o Brasil tem a pior política de drogas do mundo, segundo o Global Drug Policy Index, ranking inédito publicado neste domingo (7) que avalia a maneira como os países lidam com o tema.


Entre as 30 nações analisadas, o Brasil fica atrás de outras bem mais pobres, como Uganda, que tem um dos menores IDHs do mundo; com histórico de forte repressão, como a Indonésia, onde traficantes estão sujeitos a pena de morte; ou em guerra há décadas, caso do Afeganistão.



Na outra ponta, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Austrália tiveram as políticas de drogas mais bem avaliadas. O ranking é um projeto do Harm Reduction Consortium (consórcio de redução de danos), que inclui entidades de pesquisa em drogas e redução de danos em todo o mundo, entre elas o IDPC (International Drug Policy Consortium).


A análise estabeleceu nota de 0 a 100 para cada país, de acordo com critérios como a existência ou não de pena de morte, descriminalização e financiamento de políticas de redução de danos. A conclusão do ranking é que "a dominância global de políticas de drogas baseadas em repressão e punição levou a uma pontuação baixa em geral".


A Noruega, país mais bem avaliado, somou 74 pontos; o Brasil, último colocado, 26. A média global foi de 48 pontos.


Quatro critérios foram levados em conta para dar a nota final.


O primeiro foi a ausência de respostas extremas por parte do Estado, como a pena de morte, para crimes envolvendo drogas. Três dos 30 países analisados usam o expediente: Índia, Tailândia e Indonésia --os dois primeiros, porém, não executaram nenhum preso nos últimos cinco anos, enquanto o governo de Joko Widodo colocou, só no ano passado, 214 pessoas na fila de execução.


A prevalência de assassinatos extrajudiciais por agentes da lei, por outro lado, foi registrada em uma série de países, como no México. Mas só no Brasil o problema foi considerado endêmico. O ranking também apontou como sendo comum a internação compulsória de usuários de drogas, presente, em diferentes graus, em 25 das 30 nações avaliadas.


Ex-diretora do sistema penitenciário do Rio de Janeiro e ex-ouvidora da polícia, a socióloga Julita Lemgruber afirma que "a guerra às drogas, no Brasil, tem sido uma desculpa para a polícia matar jovens negros".


"Olhamos para os Estados Unidos e ficamos chocados com o número de pessoas negras mortas pela polícia, como no caso de George Floyd, que atraiu atenção e acendeu um movimento de rua", diz. "Enquanto isso, no Brasil a polícia mata 4.000 pessoas por ano, a maioria pessoas negras e jovens, envolvidas no mercado de drogas."


Em curva ascendente, o número de mortes em intervenções policiais no Brasil chegou a 6.416 em 2020, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


O segundo critério do ranking foi a proporcionalidade do sistema de justiça, incluindo abusos cometidos dentro do aparato de justiça criminal em nome do controle das drogas --como violência, tortura e prisões arbitrárias--, possibilidade de penas alternativas à prisão (presente em quase todos os países) ou esforços para a descriminalização.


Oito dos 30 países descriminalizaram o uso e a posse de drogas para consumo próprio, entre eles Costa Rica, Portugal, Jamaica e África do Sul. A Austrália tem legislações do tipo em algumas regiões, assim como a Índia, no estado de Sikkim --que abriga menos de 1% da população do país.


Na África do Sul, a descriminalização do cultivo e do consumo privado da maconha se deu em 2018, após quase um século de proibição. A planta já era popular entre povos tradicionais desde antes da chegada dos primeiros europeus à região, usada na medicina tradicional e em práticas religiosas.


"O plantio era um conhecimento passado de geração em geração, do qual comunidades inteiras dependiam", diz Philasande Mahlakata, ativista que advoga pelos direitos de pequenos produtores em Mpondoland, no leste do país. A proibição, segundo ela, queimou plantações e destruiu terras que não conseguem mais produzir comida como antes, além de ter forçado migrações e provocado aumento da violência.


No âmbito da saúde e da redução de danos, terceiro critério analisado, o estudo identificou que, "positivamente, a maioria das políticas e estratégias dos países explicitamente apoia a redução de danos".


O problema é tirar essas políticas do papel. O financiamento a serviços do tipo foi considerado adequado somente em cinco países: Canadá, Nova Zelândia, Noruega, Portugal e Reino Unido. O índice também aponta a desigualdade de gênero, orientação sexual e etnia no acesso a programas de redução de danos.


Por fim, o último critério analisado no ranking leva em conta o acesso a psicoativos de uso controlado para redução da dor. O levantamento aponta que países mais ricos contam com políticas de distribuição desses medicamentos, enquanto os mais pobres enfrentam falta de acesso a eles.


Ainda que no topo do ranking apareçam algumas das nações mais ricas do mundo, não é direta a associação entre renda e a efetividade das políticas de drogas. O Brasil, que integra o G20 e tem um dos maiores PIBs do mundo, por exemplo, está atrás de Uganda, Nepal e Moçambique.


"Há uma ligação entre renda e políticas de drogas em alguns aspectos, como acesso a medicamentos, mas em algum ponto a capacidade de resposta [às drogas] se desvincula do PIB", diz Matthew Wall, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.


Para Marie Nougier, do IDPC (International Drug Policy Consortium), "não é só uma questão de países ricos versus países pobres, mas de como os governos escolhem alocar seus fundos".


Fonte: Folha de São Paulo

Leia Mais ››

Vídeo flagra casal testemunhando a queda do avião com Marília Mendonça; 'Deixa um trauma', diz moradora de Caratinga

Fazendo upload: 110085 de 110085 bytes.


Uma moradora de Caratinga (MG) testemunhou a queda do avião que vitimou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas. A casa dela, localizada dentro do condomínio privado onde a aeronave caiu, possui câmera de segurança que flagrou o momento em que ela e o marido se preparavam para sair e foram surpreendidos pelo acidente. 


“O vídeo mostra eu fechando a porta, e naquele momento eu já ouvi um barulho muito forte, um barulho como se fosse um helicóptero, um avião junto, e era como se estivesse batendo uma lata, bem alto mesmo”, contou a dentista Rossana Bortot, em entrevista ao JN.


Nas imagens, também é possível ver que o marido dela liga para as autoridades para comunicar o acidente.


A cena deixou Rossana abalada. Ela revela que precisou tomar remédio para dormir nos dias seguintes.


“A gente nem sabia quem era. Independente de quem fosse, qualquer pessoa, ver um avião caindo daquele jeito é muito ruim. Quando eu soube que lá estava a Marília Mendonça, uma moça jovem, no auge, que tem um filho pequeno... a sensação foi ainda pior”.

A angústia só começou a diminuir no domingo (7), quando ela e o marido receberam visita de membros do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e da Polícia Civil, que investigam a queda da aeronave. Entre os profissionais, havia uma psicóloga que a tranquilizou.



“A equipe buscava descobrir se havia alguma imagem que mostrasse o acidente, mas as câmeras mostram o pátio da minha casa, não deu para ver o avião em si. Mas a visita foi importante, porque conversei muito com a psicóloga, ela explicou que o que eu vi deixa um trauma, que é natural estar abalada”, explica Rossana.


Para tentar esquecer as imagens do acidente, Rossana foi orientada a não acompanhar reportagens sobre o assunto, pois trazem de volta as memórias daquele momento, que nunca poderia ter sido imaginado por ela e o marido.


“Moramos aqui há 10 anos. A minha casa é a mais alta do condomínio, daqui dá até para ver a pista do aeródromo, mas nunca tinha acontecido nada que pudesse nos alarmar, foi a primeira vez. Ainda estou tentando acalmar meu coração, mas não é fácil”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

O outro Zé Vaqueiro: músico desiste de briga por nome e se diz traído por empresa de Xand Avião

"É o Zé Vaqueiroooo, o originaaaaal..." É difícil não ouvir por aí o bordão do dono de hits como "Tenho medo", "Letícia", "Cangote" e "Volta comigo bb". Ele se chama José Jacson de Siqueira dos Santos Júnior, tem o nome artístico Zé Vaqueiro e é um dos cantores mais ouvidos do Brasil.


À esquerda, José Jacson de Siqueira dos Santos Junior, o Zé Vaqueiro. À direita, Wesley dos Santos Vieira, que já foi Zé Vaqueiro e mudou de nome para Zé Estilizado — Foto: Divulgação


Muita gente não sabe que o termo "o original" no bordão surgiu para diferenciá-lo de um homônimo de história parecida, trajetória semelhante no interior de Pernambuco e que chegou a contestar o registro do nome artístico, mas acabou comendo poeira, com sucesso bem menor.


Agora , o "outro Zé Vaqueiro", nascido Wesley dos Santos Vieira, mudou o nome artístico para Zé Estilizado. Ele desistiu da disputa no Instituto Nacional de Propriedade Inteletctual (INPI). Wesley diz ao g1 que foi traído pela Vybbe, empresa de Xand Avião, que contratou o Zé Vaqueiro famoso.


A ideia de Wesley era mudar voluntariamente o nome e abandonar a contestação no INPI. Em troca, a Vybbe o ajudaria a pagar o material de divulgação com a nova marca. Mas ele diz que acabou ficando sem o nome artístico e sem a ajuda supostamente prometida.


A coincidência da origem impressiona: José Jacson fazia pequenos shows no sertão de Pernambuco quando entrou na onda da pisadinha com o nome artístico Zé Vaqueiro. Ele despontou ao compor um hit famoso na voz de Jonas Estilizado, "Vem me amar", seguido dos sucessos citados no início.


Wesley também fazia pequenos shows no interior de Pernambuco quando entrou na onda da pisadinha com o nome artístico Zé Vaqueiro. Ele despontou ao compor outro hit famoso na voz de Jonas Estilizado, "Investe em mim", seguido de músicas que até passaram da marca do milhão no YouTube, mas não decolaram.


Até o Spotify já confundiu

Hoje, fãs do Brasil todo reconhecem e curtem José Jacson como Zé Vaqueiro. Até seu casamento virou polêmica nacional, por falta de convite para a mãe (leia mais aqui). Mas até o início de 2020 a questão não era tão óbvia: no Spotify, havia apenas um perfil com nome Zé Vaqueiro, e com músicas de José Jacson e Wesley misturadas.


Ambos dizem que não sabiam da existência do outro ao escolher o nome, se conheceram e até beberam juntos. Wesley até colocou o complemento "Estilizado" no nome para diferenciar.


Os dois passaram rapidamente de vídeos caseiros com pouca repercussão a clipes vistos milhões de vezes no YouTube. Até o início de 2020, estavam em patamar semelhante de sucesso. Mas desde então José Jacson disparou e ainda assinou contrato com a Vybbe.



Na internet, os primeiros registros musicais usando o nome encontrados pelo g1 são de José Jacson. Wesley foi o primeiro a tentar fazer o registro no INPI, mas agora desistiu da causa.


Quem é José Jacson, o Zé Vaqueiro que o Brasil consagrou?


José Jacson, o Zé Vaqueiro que canta o hit 'Letícia', compôs 'Vem me amar', hit na voz Jonas Estilizado, e assinou com o novo escritório de Xand Avião — Foto: Divulgação


José Jacson de Siqueira dos Santos Júnior tem 22 anos e nasceu em Ouricuri, no sertão pernambucano. A mãe, Nara, era cantora de forró. "Desde pequeno, na barriga mesmo eu já vinha nesse ramo da música", ele conta.


Trabalhou vendendo sorvete, na barraca de lanche da avó, e em um lava-jato, enquanto cantava em pequenas festas e tentava engatar a carreira. Aos 18 anos, se animou com o sucesso do piseiro e gravou o primeiro álbum caseiro como Zé Vaqueiro. Além de cantar, queria escrever.


"Meu tio é poeta. Aí eu perguntei para ele: 'Tio, como eu faço para compor?' Ele falou: 'Rapaz, você tem que colocar no papel o que está sentindo aí.' Aí eu peguei um caderno antigo do governo, do tempo que eu estudava na escola estadual." Uma das primeiras composições, "Vem me amar", deu certo.


"Eu falei: rapaz, como que uma música que eu fiz ali sentado no sofá de casa, no caderno do governo, tá rodando o Brasil? Isso aí eu nunca esqueci, sabe?", diz Zé Vaqueiro.


Mas ele ainda não tinha tanta estrutura, e "Vem me amar" acabou ficando mais conhecida na voz de Jonas Esticado, outra jovem estrela do forró, apadrinhado por Gusttavo Lima.


Zé também escreveu "Se você se entregar", que tocou em muitas festas de piseiro, na voz dele mesmo. Mas os maiores sucessos vieram depois, com composições de terceiros: primeiro foi "O povo gosta de piseiro", parceria com Eric Land.


No segundo semestre de 2020 vieram os sucessos que o fizeram despontar de vez: "Tenho medo" e "Letícia". Depois vieram mais hits: "Volta comigo bb", "Cangote", "Meu Mel"... São centenas de milhões de audições que fizeram dele o cantor romântico mais ouvido do Brasil.


Quem é Wesley, o 'ex-Zé Vaqueiro'?


Wesley dos Santos Vieira, o Zé Vaqueiro Estilizado, compositor de 'Investe em mim', que gravou em parceria com Jonas Estilizado — Foto: Divulgação


Wesley dos Santos Vieira tem 22 anos e nasceu em Lagoa Grande, no sertão pernambucano - a 125 km de Ouricuri e 655 km de Recife.


Desde os 15, ele escreve músicas e canta, mas começou no forró misturado com arrocha, sempre com canções de amor. "Sou muito fã do estilo romântico", conta. Ele passou por várias bandas pequenas e shows em barzinhos, ainda com o nome artístico Wesley Santos.


Ele entrou mais cedo no mercado da composição. Escreveu dois sucessos na voz do ídolo sergipano Unha Pintada. O maior foi "Dono da bodega", em 2018. Depois veio "Amor forçado", em 2019.



Ele já tinha mais de moral no mercado quando passou pelo mesmo dilema do outro Zé Vaqueiro: viu uma música sua, "Investe em mim", crescer e ser cobiçada por Jonas Esticado. Em vez de só vender o direito de gravação, ele pelo menos conseguiu um acordo: gravar em parceria.


Ao contrário do xará, ele não viu a sorte virar após ser gravado por Jonas Esticado. Ele gravou um dueto, mas diz que Jonas divulgou nas rádios outra gravação, sozinho.


Em 2020, Zé Vaqueiro Estilizado (com o complemento que o diferenciava do outro Zé que já decolava) até gravou músicas em versões bem tocadas - "Libera ela" (8 milhões de views) e "Some ou me assume" (3,5 milhões) -, mas bem abaixo do patamar dos hits atuais do outro.


Ele ainda brigava no INPI para, ao menos, continuar com o registro do nome "Zé Vaqueiro Estilizado", já tendo perdido a tentativa de ser o dono do "Zé Vaqueiro" puro. No fim de 2021, finalmente ele se rendeu e virou apenas o "Zé Estilizado".


Registro da marca "Zé Vaqueiro Estilizado" estava em aberto no INPI — Foto: Reprodução


g1 checou: José Jacson postou primeiro

Wesley disse ao G1 que usou pela primeira vez o nome Zé Vaqueiro em shows em 2014, mas que não fez nenhum registro, por ser menor de idade, nem postou nada na web. José Jacson diz que começou a usar o nome em 2018, e há registros na internet que corroboram com a história.



O g1 buscou nos sites YouTube e Sua Música (especializado em forró), e os materiais mais antigos encontrados com o nome Zé Vaqueiro são ambos de José Jacson, em julho de 2018.


Em julho de 2018 já havia registro do Zé Vaqueiro José Jacson no YouTube — Foto: Reprodução


No perfil oficial de Zé Vaqueiro Estilizado no Facebook, ele se apresentava apenas como o cantor Wesley Santos até março de 2019.


No dia 12 de abril de 2019, Wesley fez um post dizendo: "Novo projeto vem aí. Uma nova etapa da minha vida." No dia 13 de abril, ele divulgou uma música se identificando como Zé Vaqueiro, e um mês depois, como Zé Vaqueiro Estilizado.


O anúncio do "novo projeto" e os primeiros posts no Facebook se identificando como Zé Vaqueiro foram feitos por Wesley, portanto, nove meses depois dos primeiros registros de José Jacson.


Ao ser questionado, Wesley enviou ao g1 postagens dele de 2017 que citavam o nome Zé Vaqueiro, o que poderia indicar que ele já usava este nome artístico. Mas os textos antigos foram editados por ele em 2020.


Um post original de 2017 dizia "família WS", (de Wesley Santos). Ele editou em 2020 o texto para "família zé piseiro" antes de mandar os links para o g1.


Wesley enviou ao G1 links dizendo que ele já se identificava como Zé Vaqueiro em 2017. Mas o texto foi editado. No original, ele dizia 'família WS' (sigla de Wesley Santos). Em 2020, ele editou o texto para 'família zé piseiro', nome que ele não usou no post original — Foto: Reprodução / Facebook


Encontro de Zés

Welsey já disse ao g1 que conheceu José Jacson em 2019 e que eles se deram bem. "A gente conversou, já almoçou junto, tomou cachaça, aqui em Lagoa Grande. Foi de boa", disse no início de 2020.


O encontro foi registrado por ele no Facebook, junto com a promessa de uma parceria que nunca se concretizou. Hoje, é apenas uma lembrança de quando eles eram xarás.


José Jacson (esquerda) e Wesley (direita), respectivamente o Zé Vaqueiro e o Zé Vaqueiro Estilizado, chegaram a se encontrar e beber juntos em julho de 2019, em Lagoa Grande (PB). Eles até conversaram sobre fazer uma parceria, que nunca se concretizou — Foto: Reprodução / Facebook


Fonte: g1

Leia Mais ››