terça-feira, janeiro 24, 2012

Jovem afegã dá à luz sêxtuplos gerados sem inseminação artificial

Agência afegã noticiou o nascimento dos sêxtuplos (Foto: Reprodução)Agência afegã noticiou o nascimento dos sêxtuplos. Na foto, quatro dos seis bebês (Foto: Reprodução/Pajhwok)


Sara Gul, uma jovem afegã de 22 anos, deu à luz sêxtuplos, três meninos e três meninas, atingindo de uma só vez a média de filhos que mulheres afegãs costumam ter durante toda a vida. A gestação não foi causada por inseminação artificial, técnica que não existe no país.

As crianças nasceram com peso abaixo do normal; cinco apresentam boas condições de saúde, mas um deles está em estado preocupante, segundo o ginecologista Hamidi Elmi. Essa foi a primeira gravidez de Sara. Os bebês nasceram num hospital de Mazar-e-Sharif, capital da província de Balkh.
Nesta terça-feira (24), a mãe admitiu à Reuters que chegou a tentar um aborto ao saber que teria uma gravidez múltipla. "Eu até pulei de um muro, mas nada aconteceu com eles", afirmou.

Em declarações a agência afegã Pajhwok, a mãe assegurou que estava preocupada em como alimentar tantos filhos com o salário de seu marido, um humilde lavrador de 28 de idade, com quem se casou há um ano e meio.
Inicialmente, um exame de ultrassom mostrou quatro, e não seis bebês. "Fiquei com medo quando os médicos me falaram que eu estava esperando quatro crianças, mas agora estou muito feliz", afirmou Sara.
Natural de uma zona rural, Gul espera que o Governo preste algum tipo de assistência para que ela possa cuidar dos bebês.
Os bebês nasceram com pesos entre 1,18 quilos e 470 gramas e ficarão na incubadora até que atinjam dois quilos, explicou o ginecologista Hamidi Elmi. A direção do hospital afirmou que essa é a segunda vez que uma mulher dá à luz sêxtuplos no centro médico.
Cultura
As mulheres no Afeganistão costumam casar muito cedo, às vezes ainda adolescentes. O casamento geralmente é arranjado e, pouco depois de formalizado, os filhos são esperados.
A região de Balkh, no norte do país, é relativamente estável comparada com a fronteira com o Paquistão, reduto da insurgência talibã.
Raras de ocorrer naturalmente, gestações múltiplas são geralmente o resultado de fertilização artificial, mas o tratamento sequer existe no Afeganistão.
As famílias afegãs se orgulham de possuir muitos membros, mas fatores como guerras, conflitos e pobreza são refletidos no índice de que uma em cada quatro crianças morre antes de completar 5 anos de idade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Serviços de beleza subiram mais que inflação em 2011

Mulheres vaidosas, cadeiras cheias e cabeleireiros apressados. Quase não sobra tempo para a manicure almoçar. Ela come dentro do salão mesmo e bem rapidinho.
Quantas unhas você faz por dia?
“Mais ou menos umas 10, daí pra mais. Não tem nem hora para sair às vezes”, conta.
Em um salão na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, o movimento só aumenta.
“Elas se cuidam demais. Minha agenda está cheia de terça a sábado”, conta a cabeleireira Raminha Vasconcelos.

Raimunda é babá. Na folga, passa o dia no salão.
Você vai quantas vezes por semana?
“Nem sei te dizer, na hora que me dá vontade de ficar bonita eu venho”, revela.
É preciso ficar atenta aos preços. Em 2011, a inflação medida pelo IBGE ficou em 6,5%, enquanto serviços pessoais como cabeleireiro, manicure e depilação subiram bem acima disso.
Os economistas dizem que a conta é simples: a renda dos brasileiros cresceu nos últimos anos, e a procura por serviços de beleza, também. E como o preço dos produtos usados nos salões está mais caro, sobra pro bolso da cliente.
“Quando chego no salão e vejo os preços, fico louca”, diz uma cliente.
“A mulher sempre dá um jeitinho. Deixa de fazer alguma coisa, mas no salão não deixa de vir”, admite uma mulher.
Acho que ela sempre pode buscar uma alternativa mais barata dentro do setor. Há tanta oferta que é sempre possível encontrar alguma coisa de qualidade com preço mais baixo, afirma o economista Luiz Roberto Cunha.
Uma vendedora de água de coco diz que encontrou. Ela gasta, em média, R$ 70 por mês com o visual. Para pagar a conta, precisa vender 20 cocos na praia.
“Eu trabalho em uma área nobre de Ipanema, as pessoas de lá me adoram. Tenho que ficar bonitinha, pelo menos uma vez por mês”, diz a vendedora.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Advogado quer doar a instituições de caridade presentes recebidos pela falsa grávida de Taubaté (SP)

Carrinhos, berços e enxovais de bebê recebidos como doação pela pedagoga Maria Verônica Aparecida César Santos, 25, serão devolvidos ou doados a instituições de caridade de Taubaté (SP) sugeridas pela Justiça criminal. A proposta é do advogado de Maria Verônica, Enílson Castro, que na sexta passada (20) admitiu que a gravidez de quadrigêmeos sustentada pela cliente na mídia, desde o início do mês, era uma farsa sustentada por silicone e espuma.

Nesta terça-feira (24), Castro disse ao UOL que a doação dos presentes é uma forma de se evitar a acusação formal pelo crime de estelionato --pelo qual ela pode ser indiciada, segundo a Polícia Civil de Taubaté, juntamente com falsidade ideológica.

“Há uma corrente [jurídica] que entende que o crime não se configuraria se, antes do oferecimento da denúncia, houver o reparação do dano. A devolução do que foi recebido por meio de doação atenderia isso”, afirmou Castro. Sobre a devolução a quem deu os presentes, foi taxativo: “Não fomos ainda procurados por ninguém, mas estou à disposição para quem quiser de volta o que deu”.

O advogado afirmou que se consultaria com um juiz criminal para pedir orientação sobre entidades que possam receber as doações. Ele defende que, além do aspecto penal, o gesto também “ajudaria a Verônica a lidar melhor com isso”. “Porque toda vez que ela olha para essas coisas, volta a lembrança de todo o sofrimento que foi”, definiu.

Foi em uma conversa ontem com a pedagoga, por sinal, em que Castro diz ter ouvido as justificativas para a farsa criada, bem como se Maria Verônica teria tido sozinha a ideia. O advogado falou que só poderá tornar isso público depois do depoimento dela à polícia, que, conforme ele, será prestado até esta sexta (27). No entanto, sugeriu que a defesa deverá seguir alguma linha relacionada a distúrbios psiquiátricos ou psicológicos.

“Ontem ela estava bem mais tranquila, sem a pressão de sustentar ainda aquela história. Acabou sendo [o desmentido] um desabafo. É a primeira vez que atendo um caso assim, mas me consultei com algumas pessoas ligadas e com assuntos de psiquiatria forense para ouvir qualquer explicação dela”, indicou Castro.

Inquérito na polícia
Na semana passada, o delegado seccional de Taubaté, Ivahir Freitas Garcia Filho, havia dito que, se comprovadas a farsa e a obtenção de vantagem em detrimento de outros, a pedagoga poderia ser indiciada não só por falsidade ideológica, mas também por estelionato. Hoje, o advogado afirmou tê-la encontrado “muito assustada” com a possibilidade. “Não se sabe o que de fato levou a essa situação, as pessoas têm dificuldade de entender isso, até a família tem. E o assédio que ela está sofrendo é terrível”, afirmou.

Pela polícia, o inquérito tem 30 dias para ser relatado, desde a semana passada. O companheiro de Maria Verônica, Kleber Eduardo Vieira, 37, também deve ser ouvido.

Entenda o caso
Maria Verônica ganhou o noticiário nacional com a falsa barriga –na verdade, de silicone e espuma– exposta principalmente em programas de TV jornalísticos e de entretenimento.

Após uma reportagem da TV Record com um médico que atendeu Maria Verônica, contudo, a gravidez começou a ser contestada e a Polícia Civil resolveu abrir uma investigação.

Um dia depois, uma mulher de Blumenau (SC) acusou Maria Verônica de ter exibido, na realidade, imagens do ultrassom de seu filho divulgadas em um blog.

“Queremos que ela [Maria Verônica] esclareça em depoimento alguns pontos e faça depois o exame para ver se procedem notícias que vimos depois de ela ter anunciado a gravidez e para saber se ela foi beneficiada com algum tipo de doação. Se não está grávida e auferiu vantagem, aí pode-se vislumbrar, em tese, além de falsidade ideológica, também estelionato”, disse o delegado seccional, após a abertura de inquérito.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Neuza Borges está se comunicando e lúcida, mas não volta a gravar "A Vida da Gente" esta semana

AgNews
Em março de 2011, Neusa Borges falou ao "Extra" que pediu um papel em "Araguaia" pois tinha problemas financeiros. "Estava há dois anos sem trabalho. Não tenho contrato, ganho por obra. Não tinha dinheiro para o aluguel", disse a atriz
Em março de 2011, Neusa Borges falou ao "Extra" que pediu um papel em "Araguaia" pois tinha problemas financeiros. "Estava há dois anos sem trabalho. Não tenho contrato, ganho por obra. Não tinha dinheiro para o aluguel", disse a atriz



Neuza Borges, 70, está se comunicando e lúcida, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital Barra D'Or. A atriz está internada desde que sofreu um AVC na última segunda (23). O quadro clínico continua inalterado, ela permanece internada na UTI e por enquanto não há previsão de alta.

Neuza interpreta Maria, sócia de Manuela (Marjorie Estiano), na novela "A Vida da Gente", da Rede Globo. Segundo a assessoria da emissora, a atriz não gravará nesta semana e as cenas previstas no roteiro foram adaptadas, com transferência da fala da personagem da atriz para os demais intérpretes. A Globo ainda aguarda um parecer médico para determinar se Neuza voltará a gravar a novela.

Pelo Twitter, Glória Perez revelou que a atriz pode estar em sua próxima novela, que tem nome provisório de "Salve, Jorge!": "Neuza Borges vai ficar boa logo: é mais um nome para a nova novela", escreveu a autora pelo microblog.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Justiça suspende liminar que permitia que alunos vissem redações do Enem 2011 corrigidas

O TRF-5 (Tribunal Regional Federal) suspendeu nesta terça-feira (24) a liminar que permitia que todos os candidatos vissem as redações do  Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 corrigidas.

Na decisão, o presidente do tribunal, Paulo Roberto de Oliveira, afirmou que "saltam aos olhos a mais aparente politização das questões relativas ao Enem. Se, de um lado, o exame ainda não ostenta – é fato a se lamentar – a qualidade operacional desejada, de outro não pode ser ignorado o descuido – inexiste palavra mais amena para dizê-lo – com que vem sendo judicialmente combatido".

Alegações

Oliveira alega que o MEC (Ministério da Educação) e o MPF (Ministério Público Federal) assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que a vista da redação seja possível na próxima edição da prova.

Além disso, ele afirma que sucessivos aditamentos (adição de peças) ao processo mostram que o "MPF [no Ceará, que entrou com a ação] não sabia o que queria, mas que reconhecidamente queria, perseguindo o resultado – fosse qual fosse – até obtê-lo" e que não havia razão operacional que justificasse a exibição. “Com efeito, a disponibilização das provas quer-se feita a 3.881.329 candidatos (os com nota, os com redação em branco e os com redação anulada por algum motivo). Mas nem todos o postularam, e talvez somente uns poucos estejam insatisfeitos com a nota obtida”..

O edital do Enem 2011 não prevê a possibilidade de recurso e, tampouco, de vista das provas. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os textos são corrigidos por dois avaliadores. Quando as notas dadas por eles têm uma diferença de 300 pontos, um terceiro corretor é chamado para reavaliar o teste.

Rio de Janeiro
Na quinta-feira (19), a Justiça Federal no Rio de Janeiro negou um novo pedido da Defensoria Pública do Estado com o mesmo objetivo. Também na terça, a Polícia Federal indiciou um professor e um funcionário de um colégio de Fortaleza pelo vazamento de 14 questões de um pré-teste. A Cesgranrio também afastou um de seus representantes no Ceará após a polícia descobrir que a instituição terceirizou a aplicação do pré-teste.

Falta tecnologia, diz Haddad
O ministério argumenta que não há preparo tecnológico agora para disponibilizar as redações a todos os candidatos. A ideia é que isso aconteça a partir da próxima edição do Enem em 2012, por causa do TAC. “Não é só querer. Tem de se preparar tecnologicamente para o pleito e o Inep não se preparou tecnologicamente para dar vista às provas de 4 milhões de pessoas”, afirmou Haddad à Agência Brasil na quinta-feira.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Ex-prefeito de cidade potiguar morre aos 86 anos

A política do Seridó perde mais um de seus grandes ícones. Morreu na madrugada desta terça-feira (24), o ex-prefeito de Jardim de Piranhas, José Henrique de Araújo. Com 86 anos, ele se recuperava de um AVC Hemorrágico, e estava internado na UTI do Hospital Antônio Prudente, há alguns meses em Natal.

Professor José Henrique foi prefeito de Jardim de Piranhas duas vezes, e também exerceu o cargo de vereador. Seu corpo ainda não chegou de Natal, mas o velório será realizado na sede da prefeitura municipal, e o sepultamento às 16h no cemitério da cidade. O prefeito Antônio Macaco decretou luto oficial por três dias, pela morte do ex-prefeito.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Justiça concede habeas corpus a ex-diretor do IPEM

O ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem), Rychardson Macedo que foi preso na “Operação Pecado Capital” teve habeas corpus concedido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª região, no Recife-PE. De acordo com o advogado Durvaldo Varandas, a soltura de Rychardson deverá ser feita nas próximas horas quando a decisão for repassada para a 2º Tribunal Federal de Natal para ser cumprida.

A decisão pelo hábeas corpus foi aceita pelo TRF devido o período extenso de prisão preventivo que já somava 135 dias. O processo aguardava ainda o depoimento e cerca de 18 testemunhas que não haviam sido ouvida por não estarem no Rio Grande do Norte.

De acordo com o advogado, este foi o segundo pedido de habeas corpus pedido no TRF, anteriormente a defesa havia impetrado outras ações pedindo a prisão domiciliar de Rychardson Macedo.

Memória

Deflagrada no último dia 12 de setembro a partir de uma investigação do MPE, a Operação Pecado Capital culminou com a prisão dos irmãos Rychardson de Macedo Bernardo e Rhandson Rosário de Macedo Bernardo, e da mãe deles, Maria das Graças de Macedo Bernardo. A Operação investigou um esquema de desvio de recursos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), no período em que Rychardon era presidente da instituição. Ele é o único que continua preso. O réu foi indicado para a função pelo deputado estadual Gilson Moura (PV).

No dia 23 de setembro, o MPE denunciou nove pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. No entanto, no dia 4 de novembro, o juiz estadual da 7ª Vara Criminal de Natal, José Armando Junior, declinou sua competência para julgar os processos ao verificar que haveria interesses da União envolvidos na demanda, o que atrairia a competência da Justiça Federal. O processo foi então encaminhado à 2ª Vara Federal de Natal, que tem como titular o juiz Mário Jambo. Os depoimentos referentes ao caso ainda não começaram.

Citado nas interceptações telefônicas do Ministério Público (MP) entre os envolvidos no escândalo de corrupção desvendado pela Operação Pecado Capital, o deputado estadual Gilson Moura declarou, em entrevista a'O Poti/Diário de Natal, que desconhece qualquer esquema montado no Ipem/RN para desviar recursos públicos. No entanto, ele admitiu ter indicado o advogado Rychardson Macedo Bernardo para presidir o instituto, em 2007, durante a gestão da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). 

O pevista negou qualquer envolvimento nos negócios de Rychardson, que são usados, de acordo com o MP, para lavar dinheiro desviado do Ipem, apesar de admitir ter recebido doação de Bernardo para sua campanha eleitoral. Embora também admita que indicou mais de 50 funcionários para o Ipem, naquele período, o deputado negou que existissem comissionados fantasmas indicados por ele.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Ex Comandante do 3º DPRE de Caicó confirma pré-candidatura a prefeito de Sítio Novo/RN

De acordo com informações disponibilizadas ao blog pelo próprio Major Edilson (PMN), o mesmo assegura sua pré-candidatura a prefeito no município de Sítio Novo, Região Trairi. Ainda segundo ele, não existe possibilidade nenhuma de haver uma possível desistência da candidatura. O major informou também que já teve até proposta financeira para desistir. Ao que indica, serão pelo menos três candidatos a prefeito no município, Major Edilson, Nenen e Chiquinho Camilo, este último apoiado pela atual prefeita Wanira. Além desses, o PT também cogita uma vaga. O Major deixou bem claro que não há chance de aderir ao grupo de Nenen ou da prefeita para compor uma das chapas como vice, tendo em vista a finalidade de fazer uma campanha limpa e uma administração a favor do povo.  “Adotei essa postura por acreditar e confiar no propósito de um grupo que depositou em mim uma grande esperança de vitória demonstrada ao longo de minha vida, como militar e recentemente como empresário que conseguiu vencer na vida profissional e particular. Quero fazer o mesmo como prefeito de Sítio Novo, moralizando e cuidando bem do dinheiro público”, destacou com veemência Edilson.

Quando cogitado sobre o companheiro de chapa, o Major deixou transparente ao responder que procura alguém que tenha uma grande influência no município, e consequentemente que conheça de perto a real necessidade da população. Além dos oito pré-candidatos a vereador que já se dispuseram em concorrer ao pleito em seu grupo, outros ainda se definiram como pré-candidatos que confiam e acreditam em seu nome para vencer as eleições.

O Major também tem como base os filhos, um deles é a vereadora Joana Darc que junto ao seu grupo político somaram mais de 500 votos para o Deputado Estadual Raimundo Fernandes. O outro é Edilson Júnior, presidente do PMN local e provavelmente candidato a vereador, já que sua irmã a atual vereadora Joana Darc não será mais candidata devido a compromissos profissionais.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Açude publico de Riacho da Cruz está transbordando


Com a forte chuva que caiu na cidade de Riacho da Cruz e região na noite de ontem o açude da cidade começa a transbordar. O blog constatou hoje pela manhã que populares desde as primeiras horas do dia chegavam para conferir de perto a grande vazão d’água. Muito bom.

O açude que abastece as cidades de Riacho, Viçosa e Portalegre, ganha agora a capacidade de suprir o abastecimento durante todo o ano de 2012 para as cidades atendidas.

Uma excelente notícia, pois sabemos que as dificuldades de água na nossa região é bastante grande e quando recebemos a notícia de que teremos a garantia de água pura nas nossas torneiras durante todo o ano, ficamos mais que satisfeitos.

Fonte: Mural de Riacho da Cruz
Leia Mais ››

Selo UNICEF – Municípios têm até o dia 31 de janeiro para solicitar visita para II Fórum Comunitário

Os municípios inscritos no Selo têm até o dia 31 de janeiro de 2012 para enviar ao escritório do UNICEF a ficha de solicitação assinada pelo (a) prefeito (a)

Este ano será de intensas e importantes atividades relacionadas à 6ª edição do Selo UNICEF Município Aprovado, a ser concluída no final do ano, quando serão certificados aqueles municípios que mais se destacaram na busca pela garantia dos direitos de suas crianças e adolescentes.

Dentre as ações a serem desenvolvidas este ano está o II Fórum Comunitário – a ser realizado entre maio e junho deste ano, cujo objetivo é apresentar à comunidade o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo município ao longo desta edição e o andamento das propostas elaboradas e aprovadas pela própria comunidade durante o I Fórum Comunitário, realizado em 2010 em cada município participante.

Para a realização do II Fórum é necessária a mediação de uma pessoa indicada pelo UNICEF. Portanto, os municípios participantes do Selo UNICEF devem enviar, até o dia 31 deste mês (janeiro), a ficha de solicitação da visita de mediador para a realização do II Fórum Comunitário. É necessário que o (a) Prefeito (a) assine a Ficha de Solicitação enviada ao município (que pode ser obtida no site www.selounicef.org.br) e encaminhe para o escritório do UNICEF, em Fortaleza, por correio, fax ou e-mail (versão escaneada) - até o dia 31 de janeiro de 2012 (podendo ser esta a data da postagem no correio). Somente com o envio desta ficha assinada pelo (a) Prefeito (a) ao escritório do UNICEF é que fica assegurada a permanência do município na atual edição do Selo.

Fonte: O Vale do Apodi
Leia Mais ››

Comércio de Santa Cruz fecha as portas nesta quarta com medo de assaltos

IMAGEM ILUSTRATIVA


A cidade de Santa Cruz está sofrendo com o crescente índice de insegurança. A população vem sendo alvo constante de roubos, arrombamentos e, na última semana, o comércio sofreu uma onda de arrastões. Em detrimento desta situação alarmante, o prefeito da cidade, Péricles Rocha, convocou uma audiência pública com os representantes da segurança pública do estado para esta quarta-feira (25) e o comércio de rua vai fechar as portas.

A audiência irá reunir representantes do poder público, judiciário e Ministério Público, além de gestores municipais da região, representantes do comércio local e a população em geral. De acordo com o prefeito, o objetivo da audiência é provocar o poder público estadual para que mudanças na segurança pública do município e região sejam executadas.

O Capitão da 4ª Companhia de Polícia Militar, capitão Nunes, pontua a maior dificuldade da PM na cidade. “A falta de policiais com certeza é o principal motivo do crescimento da criminalidade no município. Em 2011, foram formados 50 policiais em Santa Cruz, destes, só restaram 16. E o que são 16 policiais para garantir a segurança de quase 40 mil habitantes?”, indaga o capitão. Todos os comerciantes de Santa Cruz irão fechar suas portas em protesto. A cidade irá parar, literalmente. Até mesmo a igreja católica também está fechada, em decorrência do terceiro arrombamento que a paróquia sofre só este ano. “Esperamos que seja apresentada na audiência soluções para esta crise, pois no que depender da Prefeitura, estamos dispostos a entrar em consenso em prol da segurança da nossa população”, garante o prefeito.

A audiência pública acontece amanhã às 9h no Teatro Candinha Bezerra, localizado na Rua Lourenço da Rocha, Centro. Até agora os nomes confirmados para a sessão são: o Comandante de Policiamento do Interior, Coronel Reinaldo; o Delegado Regional, Luís Gonzaga Pontes de Lucena (representando o Secretário de Segurança Pública); o Capitão da 4ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Nunes; os prefeitos das cidades de Campo Redondo, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Japi, Serra Caiada, São Tomé e Sítio Novo.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

POLICIAIS DA CIPAM-6 RECUPERA TRAXX ROUBADA EM MOSSORÓ

  Policiais da polícia ambiental (CIPAM-6) recuperam no final da manhã desta terça-feira (24 de janeiro de 2011) uma motoneta traxx estar de cor preta que havia sido roubada em Mossoró.
    Os PMs realizavam um patrulhamento no bairro Santo Antônio quando se depararam com dois elementos, um menor de 17 anos e Alisson Cleiton Dantas de Oliveira, 18 anos, na motocicleta e resolveram abordá-los, e em seguida foi constatado que a motoneta havia queixa de roubo.
  Os elementos foram conduzidos para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró para que o proprietário apareça para ser feito o laudo de entrega.
    Ao chegar à delegacia, Alisson falou que a motocicleta estava de responsabilidade do menor e que ele teria ido anda com o mesmo sem saber se a motocicleta era produto de roubo. 


BLOG PASSANDO NA HORA
"Alisson Cleiton"

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

GRUPO POLÍTICO DE ROGÉRIO AINDA NÃO SE DECIDIU SOBRE PRÉ-CANDIDATO À SUCESSÃO MUNICIPAL.


O anuncio da pré-candidatura do vice-prefeito Mano é pura especulação pra ganhar tempo.
O grupo político liderado pelo prefeito Rogerio Fonseca (PSB) e pelo deputado estadual Getulio Rego (DEM) em Umarizal não tem até o momento, nenhum nome para disputar a sucessão municipal pela situação. De acordo com analistas políticos, o anuncio da pré-candidatura do vice-prefeito Mano ao executivo, é pura especulação no objetivo de ganhar tempo.
Segundo algumas especulações feita pelo blog, o grupo político da situação umarizalense poderá lançar nos proximos dias em pesquisas o nome do empresário Marcos da Loja, que seria um forte nome para a sucessão de Rogério Fonseca.
O problema, é que o empresario, não quer se envolver na politica, prefere administrar suas lojas e assistir o desenrolar do taboleiro politico umarizalense de camarote.
Enquanto a situação discute quem será seu candidato para a sucessão municipal, a pré-candidata da oposição Elijane Paiva, segue firme e não desiste no seu projeto político de chegar a Prefeitura de Umarizal.
A cidade está em clima de campanha e se prepara para as eleições em meio especulações de nomes que poderão surgir como alternativa no próximo pleito prefeitural. Só nos resta aguardar!!!

Fonte: O Mural de Riacho da Cruz
Leia Mais ››

Relatório da CGU aponta favorecimento do Dnocs ao RN


Relatório da Controladoria Geral da União (CGU), concluído em dezembro de 2011, aponta prejuízos de R$ 312 milhões na gestão de pessoal e em contratações irregulares do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O relatório de 252 páginas revela uma sucessão de pagamentos superfaturados, contratos com preços superestimados e "inércia" da direção do órgão para sanar irregularidades que prosperaram ao longo da última década.

A CGU também aponta "concentração significativa" de convênios para ações preventivas de Defesa Civil no Rio Grande do Norte, estado do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, e de seu padrinho político, o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os dois negam favorecimento do órgão.

A auditoria foi realizada no ano passado, depois que as contas do Dnocs foram consideradas irregulares pela CGU por três anos consecutivos (2008, 2009 e 2010). O trabalho apontou prejuízo estimado em obras de R$ 192,2 milhões. São recursos destinados à construção de barragens, adutoras, açudes, pontilhões e passagens molhadas. A CGU ainda contabilizou prejuízo de R$ 119,7 milhões em pagamentos indevidos de Vantagem de Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), complemento salarial dado aos servidores.

Além dos prejuízos multimilionários, os auditores se surpreenderam com o rateio de R$ 34,2 milhões para a execução de convênios entre prefeituras e o Dnocs voltados a ações de Defesa Civil. De 47 convênios, 37 contemplaram municípios do Rio Grande do Norte, que contrataram R$ 14,7 milhões. Muitos convênios, de acordo com a CGU, recheados de irregularidades, como pagamento a empresas com "ligações políticas, com sócios de baixa escolaridade e, inclusive, empresas não encontradas, indicando serem de fachada".

Para a realocação de 40 casas no Bairro São Francisco, em Alto do Rodrigues (RN), por exemplo, a CGU não conseguiu encontrar os boletins de medição da obra. E ainda identificou direcionamento de licitação, débitos não identificados na conta corrente do convênio e suspeita de uso de laranjas para a contratação de prestadoras de serviço. Sobre os contratos de Defesa Civil com prefeituras do Rio Grande do Norte, a CGU concluiu: "Ficou evidenciada que a execução daqueles convênios está eivada de irregularidades".

O Dnocs é subordinado ao Ministério da Integração, cujo ministro, Fernando Bezerra (PSB), também destinou grande parte das verbas de sua pasta para seu estado, Pernambuco.

Aditivos no teto da Lei de Licitações

Nas obras de grande e médio portes, a auditoria separou obras antigas, cujas irregularidades não teriam sido sanadas, e novos empreendimentos, cujas suspeitas emergiram em 2011. É o caso do contrato para a execução das obras da Barragem Figueiredo, no Ceará, que teve três termos aditivos, elevando em 24,94% o valor global, no teto do limite de acréscimo previsto pela Lei de Licitações: pulou de R$ 78 milhões para R$ 97,37 milhões.

Para a CGU, a Comissão de Fiscalização do Dnocs concordou com o pagamento de indenização à empresa contratada - Galvão Engenharia S/A - "sem fundamentos técnicos consistentes". O valor pago indevidamente pode chegar a R$ 3,6 milhões. Em 16 de outubro de 2011, de acordo com o diretor Elias Fernandes, a Comissão de Fiscalização foi integralmente substituída. Nessa obra, a CGU estimou superfaturamento de R$ 3,65 milhões.

Em suas considerações finais, o relatório de auditoria aponta "incapacidade" da direção do Dnocs para reagir frente aos problemas apresentados e atribui aos diretores a responsabilidade pelo não atendimento de recomendações de controle,  apresentadas ao longo dos últimos anos:

"Não raras vezes, os projetos não atingem os objetivos propostos, seja quando a execução é direta, seja na indireta, mediante a celebração de convênios... Esse quadro é agravado pelo fato de que as recomendações do controle interno não são tratadas de forma efetiva pela direção da autarquia".

Elias afirmou que a auditoria não o "intimida" e contestou a responsabilidade pelas irregularidades constatadas. Fernandes reconheceu falhas gerenciais, criadas, segundo ele, por "40 anos" sem concurso público, que fez o número de servidores cair  de 6,7 mil para 1,8 mil nos últimos 20 anos.

- Eu discuto qualquer ponto desse relatório e digo que não houve nenhum desvio de recursos por parte dos dirigentes. Se houve pela Comissão de Fiscalização, isso está sendo apurado. Se as prefeituras estão fazendo errado, a fiscalização que está lá vai dizer. Agora, não houve negligência do órgão - afirmou o diretor-geral do Dnocs, antes de negar que o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) tenha lhe pedido o cargo.

Elias Fernandes também negou favorecimento às obras do Rio Grande do Norte, sob o argumento de que os recursos foram pulverizados em diversas prefeituras, que receberam, em média, R$ 400 mil cada. O mesmo argumento foi utilizado pelo líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves:

- Como que esse dinheiro (14,7 milhões), para atender a dezenas de municípios prejudicados por calamidades, pode ser favorecimento? Consegui esse dinheiro para o meu estado com muito sacrifício, com muita luta. É uma coisa simplória.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Sesap realiza Projeto Verão Saudável no litoral potiguar


A Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove, nos dias 28 e 29 de janeiro, e 04, 05, 11 e 12 de fevereiro, o Projeto Verão Saudável 2012, nas praias nos litoral potiguar. O projeto é voltado para a conscientização, conhecimento e prevenção sobre doenças, com objetivo de promover melhorias nas condições de vida da população.

Serão oferecidos serviços como testes rápidos de HIV e glicemia, aulas de yoga, ginástica laboral, orientação dermatológica e palestras sobre reeducação alimentar. Segundo o coordenador do projeto, Jonys Cassyo Oliveira, as ações buscam incentivar a população a adotar atitudes positivas que se prolonguem além do período de verão. “Queremos criar novas possibilidades de se caminhar, em conjunto com a sociedade, em direção a um estilo de vida saudável, com atitudes positivas que promovam a saúde individual e coletiva”.

Os participantes serão recepcionados com salada de frutas, água, além de brindes. Em todos os dias a programação começará a partir das 8 horas com aula de yoga, alongamento, atividade física e aula de dança, sendo encerrada com apresentações culturais.

Programação:

28 e 29 de janeiro – Praia da Redinha

04 e 05 de fevereiro – Praia de Búzios

11 e 12 de fevereiro – Praia de Tibau do Norte

Fonte: DN
Leia Mais ››

Ex Presidiário foi morto a tiros na zona rural da cidade de Catolé do Rocha/PB


Mais um assassinato foi registrado em Catolé do Rocha. Desta feita, o crime aconteceu na zona rural do município. Na noite desta segunda-feira (23), o ex-presidiário “Baiano” foi morto a tiros de revólver quando dormia em sua residência. Os autores do homicídio não foram identificados. 

O corretor de veículos, José Raimundo de Oliveira (BAIANO), 48 anos, casado, residente no Sítio Cajazeirinhas, em Catolé do Rocha, foi assassinado com dois tiros de revólver, por volta das 22h: 30min, da noite desta segunda (23), em sua residência. 

Segundo informações da esposa da vítima, ela e um filho, teriam ido à casa de um visinho, quando os assassinos aproveitaram para executar a vítima que estava dormindo.  A autoria do crime é desconhecida, e a polícia trabalha numa linha de investigação com indícios para envolvimento do tráfico de drogas.  Baiano havia sido preso em 2009 por envolvimento no tráfico.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Homem é preso após fazer sexo oral com enteadas de 7 e 9 anos em Macaíba

Imagem Ilustrativa

Por volta das 17h desta segunda-feira, um homem de 44 anos foi preso e quase linchado pela população, após ter praticado sexo oral com suas duas enteadas de 7 e 9 anos, no município de Macaíba, região da Grande Natal.

De acordo com informações da polícia civil, moradores teriam pego o acusado em flagrante, na região conhecida como lagoa das pedras, e acionaram a polícia. 

O acusado foi preso e conduzido para a delegacia de Macaíca, onde será autuado por flagrante de estupro de vulnerável. 






Fonte: DN
Leia Mais ››

Bandidos invadem residência e levam mais de R$ 10 mil no interior do RN



O 11º Batalhão de Polícia Militar registrou por volta das 22h30 dessa segunda-feira (23), uma invasão a uma residência no município de Vera Cruz, situada a 37 km de Natal. De acordo com a polícia, a família foi surpreendida por uma dupla que estava sob a posse de armas de fogo e anunciou o assalto. Na ocasião, os bandidos foram diretamente a um cômodo e levaram cerca de R$ 10 mil (dez mil reais) em objetos, entre eles duas pulseiras de ouro.

Após o assalto apontado pelas testemunhas como uma rápida ação, a dupla fugiu com destino ignorado, provavelmente, com apoio de outro grupo que aguardava fora da residência. A polícia não descarta que os bandidos sejam conhecidos da família. “Como eles foram direto ao local onde estavam os pertences, existe essa possibilidade”, disse o oficial em serviço.

Diligências foram realizadas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Irmão de um dos traficantes mais procurados do RN é preso em Extremoz

O irmão do traficante conhecido como Senhor, da comunidade Beira Rio, foi apreendido esta segunda-feira, 23, no município de Extremoz, região da Grande Natal. Segundo o tenente Isaac Leão, comandante do pelotão de Extremoz, o jovem. de 17 anos, foi encontrado portando uma arma calibre 38. O adolescente possuía dois mandatos de internação em aberto por homicídio e tráfico de drogas.

Segundo informações da PM, a denúncia ocorreu ás 16h desta segunda-feira, 23. Encaminhado para a delegacia, constatou-se que o jovem estaria em Extremoz para vingar a morte do irmão mais velho. O adolescente e Senhor são filhos de Jailton Bastos de Souza, um dos primeiros membros do PCC do estado, preso atualmente em Franco da Rocha, São Paulo. 

O adolescente é acusado de participar do homicídio realizado em 23 de agosto de 2011, quando um cabo da reserva da Polícia Militar do RN, Marcos Antônio Alves Barbosa, 58, foi executado no conjunto Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.

Questionado sobre a investigação do caso, o comandante geral da Policia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Araújo, afirmou que as investigações ficam por conta da Polícia Civil, e ressaltou a importância da prisão. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Caçamba conduzida por Caicoense capotou na tarde de ontem próximo a Serra Negra do Norte

Informações: Túlio Dantas - Fotos: Daniel Guedes


Um acidente de transito foi registrado no final da tarde desta Segunda-Feira(23) , quando uma Caçamba de placas NNL-0360 - Parnamirim-RN, capotou na BR 427, no trevo de acesso a cidade de Serra Negra do Norte. 


O Caminhoneiro Gilvan Medeiros, 48 anos, que é natural da cidade de Caicó-RN, disse ao SN em Foco que ele não tinha conhecimento de uma lombada na BR, já que segundo ele não havia sinalização sobre a lombada, e quando a viu tentou frear de todos os jeitos, mas com o asfalto molhado, ele não conseguiu segurar a caçamba, que capotou uma vez. Gilvan teve apenas ferimentos leves,  nada grave.


Na verdade a Lombada existe a sinalização, só que pelo jeito está no local errado, já que a Placa sinalizando a lombada está ao lado da lombada, e a lombada não está pintada, que dificulta a visão da mesma na BR 427. O certo seria uma placa com o aviso antes da lombada, com uma distância de no mínimo 100m.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Suspeitos de participarem do bando de "Jr. Bandido" são presos em Baraúna

Uma nova ação policial contra suspeitos de participarem do bando de "Júnior Bandido", foi registrado no município de Baraúna. Na manhã de hoje policiais foram acionados após uma denúncia anônima, de que parte do bando que conseguiu escapar do cerco no último sábado estaria refugiada em uma residência no centro do município.

Foram enviados reforços dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), GTO, Força Tática e viaturas locais, totalizando cerca de 50 policiais. Segundo informações de moradores, foram ouvidos vários disparos de arma de fogo. Os elementos conseguiram fugir para um matagal, onde ficaram cercados pela polícia.

Após buscas no matagal, o bando se entregou à polícia. Os quatro elementos acusados de integrarem a gangue de "Jr. Bandido" foram identificados como: Manoel de Souza Silva, 23; Jackson Douglas, 22 anos; George Wagner, 18 e um quarto identificado apenas por Fransuério de 22 anos.

Os quatros suspeitos foram encaminhados para a delegacia de Baraúna, onde serão transferidos para a delegacia regional de Mossoró. No momento da prisão, não foi encontrado nenhum tipo de armamento. Com um dos acusados foi encontrado uma habilitação pertencente a um taxista que foi morto a cerca de seis meses. A Polícia Civil deve investigar o caso e tentar descobrir se os quatro suspeitos realmente fazem parte da gangue de "Jr. Bandido"

Terror em Baraúna

O clima de tensão no município de Baraúna, distante 33 km de Mossoró, começou no último sábado (20), quando policiais do GTO e a guarnição local, trocaram tiros com elementos da gangue de "Jr. Bandido".

Na ação policial foram mortos Francisco das Chagas Pereira, 40 anos de idade e Francisco Acelino Barbos, 26 anos, vulgo “Júnior Bandido” morador do bairro Ouro Negro.

Com os dois foram encontrados duas escopetas calibre 12, 10 cartuchos, uma pistola 380, 490 gramas de maconha, 30 gramas de crack, além de balança de precisão e produtos para embalar drogas.

Fonte e Fotos Blog do Ismael Sousa


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››