terça-feira, janeiro 10, 2023

Após encontrar carga de maconha, PF apreende 60 frascos de substância anabolizante em transportadora em Natal

A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta terça-feira (10) uma carga com 60 frascos de substâncias anabolizantes em uma empresa de logística e transporte de carga em Natal.


Anabolizantes foram encontrados em encomenda enviada para Natal — Foto: Divulgação


A apreensão acontece uma semana após uma carga de maconha também ser encontrada no mesmo local (veja detalhes mais abaixo).


Ninguém foi preso na ação. A empresa fica no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul da cidade.


A PF informou que investigava uma informação recebida de que uma empresa estaria sendo usada para transportar encomendas suspeitas de conter irregularidades.



Ao vistoriarem o local, os policiais federais encontraram uma caixa que tinha o material anabolizante, que é ilegal. A encomenda tinha na descrição do conteúdo o nome de "artesanato" para tentar enganar a fiscalização.


Todo o material foi apreendido pela Polícia Federal e passará por perícia.


Outra apreensão

Esta foi a segunda apreensão realizada pela Polícia Federal na mesma empresa somente neste ano. Em 4 de janeiro, os policiais federais encontraram um total de 8 caixas com cerca de 180,5 quilos de maconha.


A PF disse que essa apreensão não chegou a ser divulgada na época e foi revelada nesta terça (10).


A PF instaurou inquérito policial nos dois casos e vai aprofundar as investigações buscando identificar autores e demais participantes nos crimes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial penal é preso por atirar em via pública e tentar roubar bicicleta em Mossoró

Um policial penal foi preso em flagrante, na madrugada desta terça-feira (10), por atirar com uma arma de fogo da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) no meio da rua, além de tentar roubar uma bicicleta em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso aconteceu por volta das 3h15.


Pistola apreendida com policial penal em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Cedida


A Seap comunicou que a Corregedoria do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte vai instaurar Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta de Pablo Henrique de Paula Paixão, de 31 anos.


Segundo relato de uma vítima e testemunhas à Polícia Civil, o policial penal estava na Avenida Presidente Dutra, bairro de Alto de São Manoel, disparando arma na via pública.



A Polícia Militar foi acionada e o localizou nas imediações da delegacia de plantão do município tentando roubar, "mediante agressão", a bicicleta de uma pessoa.


O servidor, que estava de folga, recebeu voz de prisão em flagrante e aguarda audiência de custódia na Cadeia Pública de Mossoró.


Segundo a Seap, o processo administrativo irá apurar os atos descritos no auto de prisão, uma vez que o agente público utilizou uma arma da instituição (pistola calibre .40). A secretaria também determinou a suspensão da cautela da arma usada pelo agente.


"A Seap não compactua com a conduta de violência narrada nos autos da prisão", informou a pasta em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PM prende três suspeitos de roubo de gado, recupera animais e localiza matadouro clandestino no RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu três pessoas suspeitas de roubo de gado, recuperou animais e localizou um matadouro clandestino durante uma operação nesta segunda-feira (9).


Polícia Militar localiza animais roubados no Rio Grande do Norte. — Foto: Cedida


Um veículo que era utilizado para transportar os animais roubados também foi apreendido. Segundo a corporação, as buscas duraram todo o dia.


Segundo a corporação, militares da Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais (Ciopar) se mobilizaram para desarticular uma quadrilha que estava realizando furtos e roubos a fazendas na região do município de Riachuelo, no Agreste potiguar.


Animais são localizados em matadouro clandestino na Grande Natal — Foto: Cedida


Nas buscas pelos criminosos, os policiais localizaram os três suspeitos e um matadouro no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, para onde tinham sido levados os animais furtados.


Todo o material apreendido e recuperado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. A PM não informou como chegou aos suspeitos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adolescente de 16 anos morre vítima de choque elétrico em Natal

Um adolescente de 16 anos morreu após sofrer um choque elétrico, na noite de segunda-feira (9) em Natal.


Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade da Esperança, em Natal, RN (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 23h50 na comunidade Leningrado, no Planalto, Zona Oeste de Natal.


Segundo familiares informaram à polícia, o jovem Joan Guilherme Lima dos Santos, de 16 anos sofreu o choque em um poste na quadra de esportes do conjunto habitacional.


Após sofrer o choque, o adolescente foi socorrido à Unidade de Pronto-Atendimento de Cidade da Esperança, na Zona Oeste da cidade, mas não resistiu e morreu.


Até o início da manhã desta terça-feira (9), o corpo seguia na unidade de saúde, aguardando liberação para ser recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Feto é encontrado dentro de ônibus em Mossoró

Um feto foi encontrado sem vida dentro de um ônibus de linha interestadual, na manhã desta terça-feira (10), em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Feto foi encontrado dentro de ônibus interestadual no RN — Foto: Reprodução


De acordo com o delegado Paulo Torres, o ônibus seguia de Caruaru, em Pernambuco, para Fortaleza, no Ceará.


"O motorista que informou o fato disse que, ao chegar em Mossoró, foi alertado pelos passageiros que havia muito sangue no corredor e na escada do veículo. Ele seguiu o rastro e foi até a poltrona número 25, onde havia ainda mais sangue. Uma passageira que se apresentou como enfermeira foi ao local e constatou que havia um feto", disse o delegado.


Ainda de acordo com o delegado, por meio dos bilhetes emitidos e pelo monitoramento das câmeras, a polícia descobriu que o casal que estava na poltrona 25 desceu do veículo na cidade de Assu, no Oeste potiguar.


De acordo com ele, o caso será encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Assu. Ainda não se sabe se houve um aborto espontâneo.


O feto foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em Mossoró.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 1,3 mil internos do RN participam do 1º dia do Enem para pessoas privadas de liberdade

O Rio Grande do Norte teve 1.378 internos, em 18 unidades prisionais e no Escritório Social, que fizeram nesta terça-feira (10) o primeiro dia do Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).


Provas foram aplicadas em presídios e número de participantes mais que dobrou no RN — Foto: Augusto Bezerra


A informação foi divulgada pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), responsável pela mobilização dos detentos.


O número de inscritos para essa edição do Enem é maior que o dobro do registrado na edição anterior, quando o estado teve 654 participantes.


O exame é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Atualmente, 78 detentos fazem curso superior no Rio Grande do Norte e outros 798 estão matriculados em cursos regulares.


O Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o Ensino Médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), e permite o acesso ao Ensino Superior por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies.


O tema da redação da prova foi “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”.


Ao realizar a prova, o interno poderá pleitear a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior. Qualquer preso que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem PPL.


O exame é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Podem participar aqueles estados que assinam termo de adesão, responsabilidade e compromisso. O nível de dificuldade do exame é o mesmo do Enem regular.


Mais inscritos

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, concentra o maior número de inscritos para o Enem deste ano: 383. É seguida da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, com 254 inscritos; 137 na Mário Negócio, em Mossoró; 100 na Penitenciária Estadual de Parnamirim.


No RN, os internos se prepararam através de aulas à distância e cursos regulares nas unidades prisionais, em parcerias com instituições públicas e voluntárias.


Brasil

No Brasil, 71.614 mil privados de liberdade fizeram o exame. Segundo o Inep, 65.215, o equivalente a 91%, são homens e 6.399, ou 9%, mulheres. A faixa etária de 31 a 45 anos representa 43,8% dos inscritos, seguida pelo grupo dos que têm de 46 a 59 anos (7,9%).


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Já havia acontecido antes', diz mulher que presenciou choque elétrico que matou adolescente em quadra em Natal

Moradores da comunidade do Leningrado, no bairro Planalto, na Zona Leste de Natal, disseram que o poste que gerou a descarga elétrica que matou o adolescente de 16 anos na noite de segunda-feira (9) já apresentava esse problema há algum tempo.


Quadra onde ocorreu o choque elétrico no Planalto, na Zona Leste de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Eles contaram ainda que essa havia sido a primeira vez que Joan Guilherme Lima havia ido ao local, para jogar futebol com um time de amigos em uma competição tradicional.


Na tarde desta terça (10), equipes da Companhia Energética do RN (Cosern) e da Prefeitura de Natal, responsável pelo equipamento, foram até o local para desligar a energia elétrica do trecho.



Em nota, a prefeitura do Natal disse que determinou a apuração das causas do ocorrido e das responsabilidades e que verificou "mau uso do equipamento público com a existência de uma ligação clandestina, 'gato', possivelmente em função de furto da fiação da iluminação da quadra".


O Município informou ainda que a Secretaria de Assistência Social prestará assistência à família.


'A gente ficou muito desesperado'

Jadna Geovana, que mora na comunidade do Leningrado há seis anos, presenciou o choque sofrido pelo adolescente - ela assistia o marido jogar futebol na quadra. Jadna disse que ainda tentaram alertar Joan sobre o problema, mas não foi possível.


"Eu estava sentada no banco, de frente ao poste, quando aconteceu. Ele apenas se sentou no poste e começou a levar um choque. Ele até disse: 'Ai...", mas não completou a frase, já foi se deitando, eletrocutado, e ali ficou deitado", contou.


Poste no qual Joan Guilherme se escorou e tomou o choque no Planalto — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Jadna falou que as pessoas tentavam tirá-lo dali, mas sentiam receio de serem vítimas também.


"A gente tentou, mas todo mundo estava com medo de puxar e também levar um choque. Chegou um rapaz e deu um empurrão nele com o pé para sair dali. Os meninos levaram ele na UPA [de Cidade da Esperança] de carro para tentar socorrrer, mas quando chegaram lá, ele já estava sem vida".


"Foi muito triste, a gente ficou muito desesperado, porque não tinha nada para fazer ali naquela situação. Uma vida inteira e aconteceu esse trágico acidente", lamentou.

Problema é antigo

Jadna contou que o "problema já havia acontecido" antes. "Os meninos têm mania de, às vezes, se escorarem para descansar, levam choque e saem. Assim que ele sentou, eu avisei que dava choque, só que já foi tarde", disse.


O porteiro Janderson Andrade, que também faz parte do Movimento de Luta por Moradia, alertou que a quadra está em condições precárias há "muito tempo".


Equipe da prefeitura foi até o local para desativar a energia elétrica do poste — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


"Já faz muito tempo que a quadra infelizmente está nessas condições. Várias pessoas já relataram a nós, no dia a dia de convivência, que já levaram choque e infelizmente ontem [segunda] teve essa situação com o Joan Guilherme, que veio participar de um evento esportivo que é tradicional aqui", disse.


Ele conta que as luzes da quadra acendem por volta das 18h automaticamente e que toda a praça é frequentada por famílias e crianças, mas a quadra, principalmente, tem maior frequência de quem pratica esportes.


O porteiro diz que não lembra sequer a última vez que o local passou por qualquer tipo de manutenção, a não ser uma limpeza.


"Essa situação não pode acontecer novamente. Para resolver esse problema, a quadra tem que ser reformada e entregue novamente com tudo novo".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid: Rio Grande do Norte tem mais de 1 milhão de potiguares com doses em atraso

O Rio Grande do Norte tem mais de 1 milhão de potiguares com alguma das doses da vacina contra a Covid-19 em atraso. Os dados são desta terça-feira (10) e constam na plataforma RN+Vacina, que monitora a aplicação de imunizantes em tempo real.


Vacina segue disponível em unidades básicas de saúde de todo o Rio Grande do Norte — Foto: César Ferreira/Prefeitura de Campos


Em números absolutos, segundo dados do final desta manhã, 703.027 potiguares estão com a primeira dose de reforço (D3) em atraso e outros 535.120 estão com a segunda dose de reforço (D4) atrasada.


Ao todo, são mais de 1,2 milhão de potiguares, segundo a plataforma, com alguma das doses de reforço atrasadas.


De acordo com o pesquisador e doutor em imunologia, Leonardo Lima, a vacinação segue sendo o principal aliado no combate à Covid-19.


"Quando a gente pensa na estratégia combinada de prevenção, a vacinação representa um passo muito importante para evitar o adoecimento e a disseminação de novas variantes. Recentemente tivemos notícias que a vacina será incorporada ao calendário anual de vacinação, mas ainda precisamos estar alertas", afirmou o pesquisador.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Disputa entre vereadores: Juiz decide que ex-presidente da Câmara segue em cargo de prefeito interino de Ipanguaçu, no RN

Uma decisão proferida no fim da tarde de segunda-feira (9) pelo juiz Nilberto Cavalcanti de Souza Neto, da Justiça Estadual, manteve Jefferson Charles de Araújo Santos (PL) prefeito interino do município de Ipanguaçu, no Oeste potiguar.


Cidade de Ipanguançu, no interior do RN — Foto: Divulgação


A cidade do interior do Rio Grande do Norte vivia desde os primeiros dias do ano dias de disputa pelo Poder Executivo, com dois vereadores se declarando prefeitos interinos.


O juiz afirmou que sua decisão é válida até decisão em contrário do Tribunal Regional Eleitoral ou até que se realizem as eleições suplementares do município, marcadas para o dia 5 de março deste ano.



O prefeito eleito em 2020, Valdereto (PL), teve o mandato cassado junto com a vice, Mara Carmelita (PSB) em novembro do ano passado. Eles são acusados pela Justiça Eleitoral de captação ilícita de sulfrágio e abuso de poder político e econômico durante o pleito de 2020.


Com isso, no dia 17 de novembro do ano passado, o então presidente da Câmara de Vereadores de Ipanguaçu, Jefferson Santos (PL), conhecido como Gordo Filho, assumiu o cargo interinamente.


Neste ano, no entanto, foi eleito um novo presidente da Casa pelos parlamentares, Doel Soares (PL), anulando a eleição do presidente anterior.


Desde então, o impasse começou. Os dois se consideravam no direito de exercer a função de prefeito interino. Oficialmente e segundo o site oficial da cidade, Jefferson Gordo seguia no cargo. Ele acusa o rival Doel de uma tentativa de golpe. Doel, por sua vez, argumentava que Jefferson não possuía mais direito ao cargo.


Novas eleições

Em nota, a 54ª zona eleitoral informou que na Justiça Eleitoral não tramita no momento "nenhuma ação sobre o assunto" e disse que o caso é de competência da justiça comum estadual.


Para definir um novo prefeito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou uma eleição suplementar para o dia 5 de março.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anderson Torres diz que vai interromper férias, voltar ao Brasil e se entregar à Justiça


O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, afirmou nesta terça-feira (10) em sua rede social que vai interromper suas férias, voltar ao Brasil e se entregar à Justiça.


Torres teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por omissão nos ataques e depredação a prédios dos três poderes em Brasília no domingo (8).


"Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa", afirma Torres.


"Sempre pautei minhas ações pela ética e pela legalidade. Acredito na justiça brasileira e na força das instituições. Estou certo de que a verdade prevalecerá", declarou.


Nesta tarde, viaturas da Polícia Federal foram vistas em frente à casa de Torres, em Brasília.


Anderson Torres foi ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro. Após deixar o cargo, com o fim do governo, ele reassumiu a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.


Ele era o responsável pela pasta quando alguns bolsonaristas terroristas invadiram os prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.


Quem exonerou Torres foi Ibaneis Rocha, pouco antes de ser afastado do cargo de governador por ordem de Moraes, por 90 dias. O ministro entendeu que houve omissão das autoridades do DF nos atentados.


Após os casos de terrorismo, Torres divulgou uma nota negando conivência nos atos e os classificando como "barbárie".


Nomeação e polêmica

Antes de ser ministro do governo Bolsonaro, Anderson Torres foi secretário de Segurança Pública do DF, entre 2019 e 2021. Após deixar o governo federal, ele voltou ao cargo e foi nomeado por Ibaneis Rocha em 2 de janeiro, um dia após a posse.


Segundo apuração da colunista do g1 Andreia Sadi, o pedido para retornar à pasta partiu do próprio Anderson Torres, e causou reações em integrantes do governo Lula (PT) e até de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), já que o ex-ministro era considerado "homem forte" de Bolsonaro, e a escolha ocorreu em meio a uma escalada de tensões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

É #FAKE que vídeo mostre integrante do MST quebrando vidros nos ataques em Brasília

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem de capacete vermelho quebrando vidraças de grande porte. Legendas afirmam que o homem é um integrante do MST e quebra vidros de prédios públicos de Brasília em série para colocar a culpa em bolsonaristas. É #FAKE.



Uma das versões da mensagem falsa diz: "Nome dele é Hugo. É do MST. Aproveitou o momento para destruir tudo e botar a culpa nos patriotas." Outra versão diz: "Vândalos, fazem isso para acusar os patriotas."


O vídeo não mostra um ataque a prédios públicos de Brasília. Na verdade, já estava publicado na internet antes dos ataques ocorridos em 8 de janeiro. As paredes do prédio mostram inscrições em outros idiomas e a conta que publicou o vídeo no TikTok é chinesa. O vídeo tem legenda e comentários em inglês.



Bolsonaristas radicais, golpistas e criminosos invadiram e depredaram neste domingo (8) o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília.


O ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.


Após os ataques, mensagens nas redes sociais buscam isentar os bolsonaristas de culpa e, sem prova, atribuir a petistas ou infiltrados a responsabilidade pelos atos e vandalismo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menino de 11 anos morre esfaqueado por garoto de 10 anos após confusão em Franco da Rocha, na Grande São Paulo


Uma criança de 11 anos foi morta por outra de 10 anos depois de uma confusão entre elas, na tarde de segunda-feira (9), em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O caso foi registrado como morte suspeita/acidental por falta de "tipificação adequada".


De acordo com o boletim de ocorrência, policiais foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde a vítima Caio Lucas não resistiu ao ferimentos no peito e morreu.


Parentes contaram aos policiais que o menino estava brincando com outros garotos em cima de uma laje quando foi atacado. Com o nome da outra criança, a polícia a localizou e apreendeu a faca.


Questionado, o menino, que não será identificado, disse ao lado do Conselho Tutelar e da mãe que estava brincando quando a vítima e outros garotos o agrediram. Em seguida, ele tentou correr e se trancou em casa.


Segundo ele, as crianças começaram a bater na porta e, para supostamente se defender, disse que pegou uma faca na cozinha e atingiu um garoto do grupo, Caio Lucas.


Ainda segundo o registro, o agressor contou que "não tinha intenção de matar e que não tinha noção das consequências". O objeto foi levado para a perícia, e o caso será investigado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso por violência psicológica contra ex-mulher: 'Você merece ser estuprada e espancada muitas vezes'

Um homem foi preso por violência psicológica contra a ex-mulher em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na manhã desta terça-feira (10). Ele foi encontrado na casa da mãe, no distrito de Tinguá.


Homem é preso por violência psicológica contra ex companheira no RJ — Foto: Divulgação


Elimar Corrêa dos Santos já tinha sido denunciado pela ex-companheira por lesão corporal e ameaças. Ele também já havia descumprido medidas protetivas anteriormente. De acordo com a vítima, o relacionamento durou 1 ano e 7 meses, e Elimar não aceitava o término.


Em abril de 2022, a mulher chegou a tentar reatar a relação.


"Minha última tentativa foi em abril, quando ele me agrediu fisicamente, e eu acionei a polícia. Como acabei retirando a queixa e as agressões continuaram, prestei uma nova queixa. Ele não parou. Achou que era inatingível, continuou me mandando diversas mensagens, me ameaçando", conta a vítima.


Segundo a polícia, o homem enviava mensagens para a mulher cometendo a violência psicológica: "Você merece ser estuprada e espancada muitas vezes".


"Agressão física, você se cura, tem tratamento para isso. Mas a psicológica fica eternamente entranhada em você. Cheguei a me questionar várias vezes se realmente eu devia estar viva, porque a pressão psicológica que ele fazia surtia efeito", confessa ela.


Homem é preso pela polícia na Baixada Fluminense por violência psicológica contra a ex-mulher — Foto: Reprodução


Em outra mensagem, ele chega a dizer: "Espero que você sofra e pegue um câncer e coma você todinha por dentro". A mulher levou as mensagens para a delegada Mônica Areal, que determinou a prisão do homem.



"Trata-se de uma importante prisão. É um agressor que não para, não se intimida nem com a polícia nem com o judiciário. Ele descumpre reiteradamente as medidas protetivas, diz coisas horríveis à vítima e ameaça indiretamente as filhas da vítima. Ele agora vai descobrir que a polícia faz sim! A partir de agora, essa vítima tem com a gente uma proteção", declara a delegada Monica Areal.


A delegada incentiva que vítimas realizem as denúncias para que a corporação possa agir.


"Promessas de agressores são infundadas, eles nunca param. Só aumentam o nível de agressões. A colaboração da vítima é essencial para a gente", completa ela.


Elimar foi levado para a Delegacia de Atendimento à Mulher, onde foi determinada a prisão em flagrante e será realizada a transferência para o regime fechado.


Mensagens enviadas ajudaram a embasar pedido de prisão de homem por violência psicológica contra ex-companheira na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

850 crianças e adolescentes morreram de Covid no Brasil em 2022, aponta Ministério da Saúde

Desde o início da pandemia, 3.562 crianças e adolescentes morreram por conta da Covid-19. No total, foram notificados 57.388 casos em crianças e adolescentes de até 19 anos. Só no ano passado, foram 850 mortes causadas pela doença. As informações são de uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (9) e consideram dados até o início de dezembro de 2022.


Bebê recebe a vacina contra covid-19 — Foto: Bruno Concha/Secom


O ministério apontou "tendência de redução neste ano quando comparado aos anos anteriores, a despeito do aumento de casos".

A maior incidência e mortalidade foi entre os menores de 1 ano, 1.144 bebês com menos de um ano morreram por conta da Covid do início da pandemia até dezembro de 2022, representando 4,93 mortes a cada 100 mil habitantes.

A nota aponta ainda que no ano passado houve aumento do número de crianças e adolescentes hospitalizadas por conta da doença, foram 20.544 hospitalizados até o início de dezembro.

Entre os hospitalizados, 31,5% tinham comorbidades, principalmente asma, doenças neurológicas e problemas no coração.


Síndrome Inflamatória Multissistência

Outra preocupação do Ministério da Saúde é com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada a covid-19. Essa condição pode ocorrer em crianças e adolescentes após o contato com o vírus e pode levar a casos graves. Ela é mais comum em crianças de até 4 anos.


"A SIM-P parece ocorrer em uma fase tardia da covid-19, cerca de duas a seis semanas após o contato com vírus, mas também já foram registrados casos na fase aguda da doença", aponta a nota.

Desde o início da pandemia, já foram confirmados 1.960 casos da síndrome, com 134 óbitos. Em 2020, foram 749 casos com 50 mortes; em 2021, 840 casos e 55 mortes; e, em 2022, até dezembro, 371 casos e 29 mortes.


O documento aponta que "em janeiro de 2022, houve novo aumento do número de casos, o que pode ser justificado pelo aumento da circulação do vírus SARS-CoV-2 na população no mesmo período".


A nota reforça que, apesar de as crianças e adolescentes apresentarem menor risco para a covid, elas "não estão isentas de desenvolver as formas graves da doença" e reforça a necessidade de vacinação, com o esquema vacinal completo.


O ministério também indica que sejam observados os "perfis epidemiológicos locais", ou seja, a circulação do vírus em cada região para a adoção de outras medidas, como uso de máscaras, distanciamento social, etiqueta respiratória e higiene das mãos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Golpista detido no Planalto disse que integrante do Exército tentou ajudar invasores a deixar o prédio antes de prisão

Um dos golpistas presos durante a invasão do Palácio do Planalto no domingo (8) disse que um integrante do Exército tentou ajudá-lo e os outros invasores a deixar o prédio antes que fossem presos.


Invasão do Congresso, Planalto e STF em Brasília foi comparada ao ataque ao Capitólio nos EUA em 2021. — Foto: Reuters via BBC


O depoimento foi prestado à Polícia Civil do Distrito Federal. A TV Globo teve acesso a 25 depoimentos, todos de presos em flagrante por tentativa de golpe de estado.


No relato, o homem contou ter vindo de Santa Catarina com 48 pessoas para "manifestar contra a corrupção no país e contra a falta de transparência das urnas".


Ele disse não ter pago pela "excursão". A viagem, segundo ele, teria sido financiada com doações da população.



Sobre a invasão ao Planalto, afirmou que "um comandante do Exército falava para que os manifestantes fizessem uso de uma saída de emergência, convidando-os a sair, mas na sequência a tropa de choque da PMDF chegou e deu voz de prisão ao declarante e também a outros indivíduos."


A reportagem pediu que o Exército se manifestasse sobre o tema, mas ainda não recebeu resposta.


Ele disse também que "tentou evitar que infiltrados danificassem o local ou que machucassem pessoas, tendo inclusive se colocado entre a tropa de choque e os manifestantes".


Detalhou ainda que, após a chegada da tropa de choque, ele e outros manifestantes se ajoelharam e começaram a cantar o hino nacional e pedir que o Exército os protegesse.


'Manifestação pacífica'

Outro depoente, um homem vindo de Rondônia, disse que toda a manifestação foi "pacífica". Apesar da declaração, o ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil.


Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.


O depoente completou o relato afirmando que, em um determinado momento, "os manifestantes foram convidados a se retirar do local por um policial militar, mas um comandante deu outra ordem e determinou que o grupo que ali se encontrava fosse preso".



'Sem financiadores'

Dos 25 depoimentos aos quais a TV Globo teve acesso, apenas um era de uma moradora de Brasília. Os demais presos chegaram à cidade, em sua maioria, na véspera ou no próprio dia das invasões aos prédios públicos da Praça dos Três Poderes.


Quase todos negaram ter pagado pela viagem, mas não informaram quem financiou a viagem. Um deles, de Rondônia, disse acreditar "que foi o agro quem financiou o ônibus".


Praticamente todos os que chegaram antes dos atos ficaram no acampamento em frente ao quartel-general do Exército, de onde partiram os invasores, e relataram terem se alimentado sem qualquer tipo de custo.


A aglomeração no local foi dissolvida na manhã da segunda-feira (9) por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.


Nenhum dos presos admitiu ter participado dos atos de vandalismo, negando terem danificado qualquer tipo de patrimônio ou agredido policiais.


Muitos disseram à polícia que entraram no prédio para se proteger de bombas de efeito moral jogadas na rua e que já encontraram o lugar depredado. Outros, que apenas estavam nas redondezas, tirando fotos e filmando os protestos.


Quanto aos motivos para participação no evento, a maioria ecoou temas recorrentemente abordados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, como a confiabilidade das urnas e "a implantação do comunismo".



Pelo menos três relataram ter participado da manifestação pedindo que o Exército realizasse uma intervenção militar e assumisse o poder no país.


Um dos presos, de Minas Gerais, disse ser integrante da “Scuderie Detetive Le Cocq” do estado, mas não deu mais detalhes. A Scuderie Detetive Le Cocq foi um grupo de extermínio, formado principalmente por policiais, que atuou na década de 60 no Rio de Janeiro.


Poucos policiais e roubo de equipamentos

Outro depoimento foi o de José Eduardo Natale, coordenador de segurança de instalações dos palácios presidenciais, que estava trabalhando no Palácio do Planalto no domingo.


Ouvido como testemunha, Natale disse à polícia que, no momento da invasão, "havia por volta de apenas 40 homens na tropa de choque para fazer a contenção de milhares de manifestações" (sic).


O coordenador relatou aos investigadores que, ao visualizar a movimentação em direção ao Planalto, "acionou o pelotão de choque do Exército-BGP que se encontrava de prontidão".


O pelotão "foi posto em posição e as guarnições da PM que estavam no local recuaram em direção ao Palácio do Planalto".


Segundo ele, após o rompimento da cerca de contenção a oeste do prédio foi acionado o "Plano Escudo" – "um planejamento que envolve as forças da PMDF, Exército e GSI para impedir invasões nos órgãos governamentais".



Mesmo assim, os invasores conseguiram romper as barreiras fixas e chegar ao espelho d'água do palácio.


Natale afirmou que os invasores foram contidos temporariamente no espelho d'água, enquanto havia negociação, mas que eles "conseguiram romper os bloqueios e tiveram acesso a marquise do Palácio do Planalto".


Ele acrescentou que os golpistas "utilizavam de violência e ameaça para conseguir acesso ao Palácio do Planalto, pois atiraram pedras do próprio chão do palácio nas tropas de segurança."


Já dentro do prédio, disse o coordenador, foram roubados equipamentos da sala do encarregado de segurança das instalações, incluindo cassetetes, sprays de pimenta e 11 tasers, armas não-letais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Nísia diz que Saúde fará campanha de vacinação infantil em fevereiro e quer aplicação em escolas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta terça-feira (10) que a pasta iniciará em fevereiro uma campanha de vacinação infantil e que quer pontos de aplicação de doses em escolas.


Nísia Trindade em foto de 4 de janeiro — Foto: Walterson Rosa/MS


Segundo a ministra, o detalhamento sobre a realização da campanha está sendo fechado nesta terça pela câmara técnica assessora de vacinações.


“Nós temos a tarefa de recuperar a alta cobertura de vacinação de que além da vacina tem que ter toda a estratégia para a vacinação”, disse.

“Estamos falando de Covid, mas também estamos falando das outras coberturas vacinais”, acrescentou. O calendário nacional de vacinação contém 20 vacinas para crianças e adolescentes.


Durante a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os articuladores da área da saúde indicaram o plano de incluir pontos de vacinação em escolas para reverter a baixa cobertura vacinal infantil em diversos imunizastes.


Nísia afirmou que pretende fazer a inclusão já nesta campanha de fevereiro. “A ideia é, sim, começar em escolas”, afirmou.


A ministra também disse planejar realizar mutirões de cirurgia com ações em janeiro, fevereiro e março, e “ações mais fortes” a partir de abril. Ainda não há detalhamento sobre o formato dos mutirões e é possível que eles sejam divididos para focar nas necessidades específicas de cada região, a depender das filas de espera.


"A ideia é iniciarmos em fevereiro algumas ações e termos em janeiro, fevereiro e março várias ações para fortalecer o planejamento [do plano emergencial para cirurgias] de modo a ter ações mais fortes a partir de abril", afirmou.

Entre os mutirões planejados está o de diagnóstico de câncer de colo de útero.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça do DF vai fazer mutirão para audiências de custódia de radicais bolsonaristas presos no DF, diz CNJ


O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) vai fazer um mutirão para audiências de custódio de radicais bolsonaristas, informou nesta terça-feira (10) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


A audiência de custódia é feita logo após a prisão para que um juiz verifique as condições em que a pessoa está sendo mantida.


Os radicais, cerca de 200, foram presos em flagrante após ataques contra o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Vidraças foram quebradas, móveis foram quebrados e obras de arte foram danificadas.


"A ação conjunta atenderá os detidos que já foram transferidos para os presídios do DF. A Corregedoria Nacional de Justiça acompanhará as medidas e também centralizará as informações sobre essas e outras prisões que forem realizadas relacionadas ao caso", informou o CNJ.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Plenário do STF julga nesta quarta decisão de Moraes que afastou Ibaneis do governo do DF

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar, no plenário virtual, nesta quarta-feira (10) se mantém decisão individual do ministro Alexandre de Moraes que determinou o afastamento do cargo do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias.


Alexandre de Moraes — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE


O julgamento está previsto para começar à 0h desta quarta com término às 23h59.


Os ministros também vão decidir sobre a determinação de dissolução de acampamentos golpistas em frente às unidades militares do país e outras medidas tomadas por decisão do ministro após os atos de violência de bolsonaristas.


No domingo (8), as forças de segurança do DF não contiveram vândalos bolsonaristas que invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o prédio do STF.



O ministro disse que os atos terroristas só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos.


Relator do caso, o ministro enviou a decisão para referendo dos demais ministros da Corte. No plenário virtual, os ministros incluem os votos em uma página eletrônica do tribunal.


O caso poderá ser julgado durante o recesso porque a presidente do STF, ministra Rosa Weber, decidiu na segunda (9) convocar sessão virtual extraordinária permanente até o dia 31 de janeiro, o que permite ao colegiado julgar questões urgentes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anderson Torres deve voltar ao Brasil e se entregar à polícia, segundo avaliam amigos


Anderson Torres, que teve o pedido de prisão decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta terça-feira (10), deve voltar ao Brasil e se entregar à Polícia Federal. Quem faz essa avaliação são amigos que conversaram com Torres nas últimas horas.


Os relatos dos amigos com quem o blog falou dão conta de que Torres está abalado e chorando ao telefone. A expectativa de quem está ao redor de Anderson Torres é de que ele se entregue.


A previsão é que seu nome entre em breve na lista de procurados da Interpol. Ele está nos Estados Unidos. Foi para o exterior dias depois da posse de Lula, um ato que Alexandre de Moraes considerou suspeito.



Torres é "ex-homem forte" do governo Bolsonaro, ex-ministro da Justiça e era o secretário de Segurança do Distrito Federal quando bolsonaristas terroristas invadiram os prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, no domingo (8).


A prisão dele acaba por "geograficamente" aproximar mais o ex-presidente dos atos golpistas do domingo. Além de ter o peso de um ex-ministro, essa investigação chega na antessala de Jair Bolsonaro.


Fonte: Blog da Natuza Nery

Leia Mais ››