terça-feira, janeiro 10, 2023

Cantor gospel Salomão Vieira e os candidatos a deputado Daniel Xerife e Mari Bizari participaram de ataques em Brasília

Entre os bolsonaristas golpistas e criminosos que invadiram e depredaram, no domingo (8), o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, que saíram do estado de São Paulo, estão o cantor gospel Salomão Vieira, Mari Bizari e Daniel Miller Xerife, que se candidataram ao cargo de deputado estadual.


Bolsonaristas radicais que estavam presentes na invasão de Brasília. — Foto: Reprodução


Salomão e Daniel estavam acampados em frente ao Círculo Militar e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na Zona Sul da capital paulista.

Em publicações nas redes sociais, todos os citados publicavam vídeos em acampamentos com pedidos antidemocráticos.

O acampamento começou a ser desmontado na tarde de segunda (9), e nenhuma pessoa foi detida, apesar da ordem de Alexandre de Moraes prever as prisões.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta terça-feira que a desmobilização das pessoas que estavam acampadas ocorreu sem resistência e que, por isso, ninguém foi preso.

Até o fim da noite de segunda-feira (9), pelo menos 1,2 mil pessoas tinham sido presas pelos atos terroristas em Brasília. Nesta terça-feira (10), o governo do Distrito Federal divulgou uma lista com 277 nomes de pessoas presas, mas nenhum dos três citados nesta reportagem está presente.


O ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.


Salomão Vieira


Publicação de Salomão em um avião a caminho de Brasília. — Foto: Reprodução


Salomão Vieira aparece em um vídeo que foi divulgado por influencers bolsonaristas convocando pessoas a irem até Brasília.


Ele se identifica como membro da Assembleia de Deus em São Paulo e tinha um perfil com mais de 335 mil seguidores no Instagram, mas conta foi banida.


Na mesma página, ele compartilhava fotos fazendo compras para os acampamentos e pedindo a arrecadação de dinheiro via PIX.


Publicação de Salomão. — Foto: Reprodução


Em diversos vídeos publicados nas redes sociais, Salomão afirmava que estava no acampamento de bolsonaristas golpistas instalado desde novembro de 2022 em frente ao Círculo Militar, na Zona Sul da capital paulista.



Em um dos vídeos, ele mostra uma ceia de Natal que foi realizada no local e, em outros, aparece sobrevoando o acampamento em um helicóptero.


Salomão transmitiu ao vivo a invasão em Brasília.


Salomão em transmissão no Instagram da invasão nos Três Poderes. — Foto: Reprodução


Segundo a rádio CBN, Salomão foi denunciado por aplicar golpes na comercialização de passagens aéreas no ano de 2019.


Na segunda, Salomão criou uma outra conta no Instagram e postou um vídeo afirmando que não é terrorista. "Informação de que sou terrorista não procede, disse”. Apesar disso, afirmou que “estava sim na manifestação em Brasília, assim como milhões de pessoas, eu estava transmitindo ao vivo”.


Salomão alega também que não fechou "nenhuma caravana, meu celular está a disposição, não financiei nada, a única coisa que fiz foi ajudar pessoas com alimentos e doações e disponibilizei meu Instagram para isso”.


“Em todas as manifestações, não haverá uma foto ou uma imagem de mim, depredando algum bem”, afirmou.


Daniel Miller Xerife


Daniel Miller Xerife, candidato a deputado estadual em São Paulo pelo Progressistas (PP), aparece em um vídeo dentro do STF gritando "o Supremo é nosso". Ele teve 90 votos e está como suplente no cargo.


O ex-candidato também estava no acampamento golpista instalado em frente ao Círculo Militar. Segundo vídeos publicados na própria rede social de Daniel, ele estava no local desde 4 de novembro.


Daniel foi candidato a deputado estadual por SP. — Foto: Reprodução


Em publicações, Miller também alegava que as eleições tinham sido fraudadas e pedia "socorro às Forças Armadas".


Miller no acampamento golpista em São Paulo. — Foto: Reprodução/ Rede Social


No dia 5 de novembro, Miller postou uma imagem em referência aos protestos de junho de 2013, quando manifestantes subiram no telhado do Congresso Nacional, com a mensagem "vocês já sabem o que fazer".


Post de novembro de Daniel Miller. — Foto: Reprodução/ Instagram


Mari Bizari

Mari Bizari foi candidata a deputada estadual pelo União Brasil. Ela teve 438 votos e foi derrotada nas urnas. Bizari publicou uma foto dentro de um dos prédios dos Três Poderes com um óculos de natação e segurando uma faca.


Ela é natural de Pindorama e tem 50 anos. Bizari teve sua conta no Instagram banida.


Stories postado por Mari com uma faca durante a invasão de bolsonaristas. — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!