sábado, julho 25, 2020

Fiscalização para evitar aglomerações é intensificada em Natal e todo o litoral do RN

O governo do Rio Grande do Norte decidiu intensificar a fiscalização para evitar aglomerações na orla potiguar, em ação preventiva à proliferação do novo coronavírus. O trabalho começou em Natal e é realizado em outras 22 cidades litorâneas. Vai desde Baía Formosa, no extremo Sul do estado, até Tibau, na região Oeste, na divisa com o Ceará.

Polícia Militar intensifica fiscalização na praia de Ponta Negra — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi
Polícia Militar intensifica fiscalização na praia de Ponta Negra — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

Neste sábado (25), a movimentação pela manhã na praia de Ponta Negra foi tranquila, sem aglomerações. Algumas pessoas ainda foram flagradas sem máscara. Policiais militares fizeram ronda de quadriciclos e motos no trecho entre o Morro do Careca e os hotéis.

O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo, reforçou o trabalho de orientação que é desenvolvido em conjunto com as prefeituras para o cumprimento dos decretos. Na capital, há a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

"É um trabalho integrado na fiscalização para que as pessoas tenham a consciência de que realmente têm ainda que estar com distanciamento social, evitar aglomeração, e fazer o uso de máscara. Pode vir à praia, praticar exercícios como caminhada. O uso de máscara é obrigatório ao sair do mar. Podem caminhar sem máscara na areia, próximo à água. No calçadão, é obrigatório o uso da máscara", lembra o coronel.


A venda de bebida alcoólica por bares e ambulantes também está proibida. Em Ponta Negra, as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) também ajudam na fiscalização. Em caso de descumprimento do decreto, a PM poderá conduzir a pessoa à delegacia de plantão. "Se não atender as orientações do poder público estadual e municipal, depois de várias insistências, será conduzido para a delegacia", lembrou o coronel Alarico.

Em Natal, a prefeitura autorizou que, se houver aglomeração, a STTU poderá fechar as vias de acesso às praias urbanas. As novas medidas de prevenção e de fiscalização foram tomadas após o registro de movimentação intensa no último domingo (19), no calçadão de Ponta Negra e em praias nas cidades de Macau, Areia Branca e Tibau.

Fonte: G1
Leia Mais ››

"Escolas só poderão retomar atividades presenciais em ambiente seguro", diz governadora do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, afirmou neste sábado (25) que o retorno das aulas presenciais ainda não está assegurado para o dia 17 de agosto. Em uma rede social, ela lembrou que a liberação das atividades só acontecerá se houver segurança para os estudantes, seguindo as orientações do Comitê Científico Estadual.

Cenário da pandemia do novo coronavírus vai apontar se aulas serão retomadas no RN — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi
Cenário da pandemia do novo coronavírus vai apontar se aulas serão retomadas no RN — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

"Em que pesem todos os protocolos de biossegurança adotados no Rio Grande do Norte, as escolas só poderão retomar suas atividades presenciais em um ambiente seguro, e isso depende ainda da evolução das condições da pandemia", falou.

"⁣Embora o decreto estadual nº 29.794, de 30 de junho, fixe o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada das aulas presenciais, não existe ainda a confirmação plena de tal ação. O cenário vigente da pandemia será decisivo para a manutenção da suspensão, assim como ocorreu nos demais decretos", destacou.
⁣A governadora lembra que a "suspensão das aulas pode ser estendida novamente, consoante a orientação do Comitê Científico, que deverá se reunir novamente na próxima segunda-feira (27)", e reforça que "toda e qualquer decisão do governo no tocante à pandemia será sempre pautada na ciência e no diálogo".

O Rio Grande do Norte tem 46.683 casos confirmados e 1.666 mortes por Covid-19, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) de sexta-feira (24).

Na nota divulgada neste sábado, Fátima reafirma que a "preocupação dos estudantes, pais e professores é mais do que legítima". Conta ainda que "grande parte da rede de escolas estaduais está promovendo atividades não-presenciais, atendendo pelo menos aqueles que possuem condições de acessar". ⁣

Fonte: G1
Leia Mais ››

Natal abre novo Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 na segunda-feira (27)

O segundo Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 em Natal começa a funcionar na próxima segunda-feira (27). A estrutura foi montada no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, na zona Oeste da capital potiguar. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o espaço é voltado para o atendimento a pessoas com febre, tosse e dor de cabeça, ou ainda com histórico de contato com pessoas com diagnóstico de coronavírus confirmado.

Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 é instalado na zona Oeste de Natal — Foto: Divulgação
Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 é instalado na zona Oeste de Natal — Foto: Divulgação

Assim como o instalado no ginásio Nélio Dias, na zona Norte, o novo Centro de Enfrentamento contará com atendimento médico, testagem Swab e acesso a tratamento com medicamentos, caso o médico prescreva. O funcionamento acontecerá de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.

De acordo com os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), Natal tem até este sábado (25) 17.863 casos confirmados e 703 mortes por Covid-19.
"De acordo com a mapa de calor epidemiológico de Natal, a zona Oeste é uma das áreas que possui uma concentração elevada de casos de coronavírus na capital potiguar. Por isso, decidimos abrir mais um Centro Covid-19 para melhor atender e tratar os moradores dessa região. Com esse tipo de ação na atenção básica, podemos observar que o fluxo de atendimento nas UPAs está caindo e queremos manter assim", declarou George Antunes, secretário de Saúde de Natal.


O paciente deve levar CPF, Cartão SUS e comprovante de residência de Natal. Ao chegar ao Centro, é feita uma triagem com aferição de pressão, preenchimento de ficha e classificação de acordo com o quadro sugestivo de infecção do coronavírus. Na segunda fase, é realizada a consulta com um médico e definida a estratégia para tratamento diante do caso clínico apresentado.

"Definimos as zonas Norte e Oeste como locais estratégicos de acesso a esse serviço para todas as zonas da cidade. Como a zona Norte teve um número de casos expressivos positivados em nosso drive de testagem, iniciamos por lá. Agora, temos mais um ponto de apoio para tratamento precoce na zona Oeste, mas ambos podem atender munícipes de qualquer bairro de Natal", observa Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPRN recomenda que Jardim de Piranhas prorrogue decreto com restrições após aumento de 350% no número de casos de Covid-19

Agora RN MPRN lança ferramenta para acompanhar Portais da ...
O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que a Prefeitura de Jardim de Piranhas, município do Seridó potiguar, prorrogue por mais 15 dias o decreto municipal com as medidas de restrição na circulação de pessoas como forma de prevenção ao coronavírus. A recomendação do órgão acontece após a cidade ver aumentar o número casos confirmados de Covid-19 de 138 para 503 entre os dias 1 e 22 de julho - um crescimento de 350%.

As mortes também saltaram de duas para nove neste período. Na terça-feira (23) passada, Francisca Cristina de Jesus e José Dantas Pereira, mãe e filho, moradores da cidade, morreram com a doença com uma diferença de poucas horas entre um e outro. O filho tinha 66 anos e a mãe, 88 - eles viviam em regiões diferentes da cidade, que tem cerca de 14 mil habitantes.

Jardim de Piranhas terá três dias para comunicar se vai acatar ou não a recomendação. Se não acatar, o MP vai adotar as medidas cabíveis, através de ação judicial. A recomendação será publicada na edição deste sábado (25) do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o MPRN, o aumento registrados nos boletins epidemiológicos evidencia que ainda há "uma forte tendência de crescimento na curva de casos na cidade".

O órgão recomendou ainda que o executivo municipal faça barreiras sanitárias educativas periódicas nas entradas e saídas da cidade, além de em pontos estratégicos para orientar a população e os que viajam e passam pela cidade sobre as medidas de prevenção. Os servidores devem ter o uso adequado de EPIs.

Outra recomendação é que se faça, com urgência, a contratação temporárias de fiscais da Vigilância Sanitária, "independente de processo seletivo prévio". Para isso, a prefeitura deve adotar "as providências administrativas que se fizerem necessárias".

Em 21 de julho, o boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apontou que Jardim de Piranhas tinha a maior taxa de casos confirmados de Covid-19 da região Seridó, além da segunda maior taxa de óbitos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estoque de anestésicos usados em pacientes de Covid-19 internados em UTIs é crítico no RN, diz levantamento

O Rio Grande do Norte está com nível crítico de estoque de medicamentos anestésicos e bloqueadores neuromusculares usados na sedação de pacientes em leitos críticos de Covid-19 e outras doenças que precisam ser intubados em UTIs, por exemplo. Segundo levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na semana passada (12 a 18 de julho), dos 22 remédios pesquisados, 16 estavam com estoques totalmente zerados e apenas três contavam com estoque para três dias ou mais.

No RN, MPF cobra fornecimento de medicamento contra câncer - Unicat — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
No RN, MPF cobra fornecimento de medicamento contra câncer - Unicat — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

De acordo com o Conass, o RN estava entre os seis estados com a situação mais preocupante no país. A situação teria se agravado por causa do aumento expressivo de internamentos, provocados pela Covid-19. Somente em junho, o país teria usado quantidade superior à de todo o ano de 2019. Os remédios são usados, por exemplo, em pacientes internados em UTIs, intubados, usando ventilação mecânica, como os infectados pelo coronavírus.

Nesta sexta-feira (23), o diretor técnico da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Thiago Vieira, afirmou queo estado recebeu uma remessa enviada pelo Ministério da Saúde e, por isso, ainda conta com estoque disponível para cerca de 10 dias a 12 dias. A previsão leva em consideração número de internados, tendência de queda e média de consumo por paciente.


Segundo a pesquisa do Conass, medicamentos como a "Fentanila, Citrato 0,05 mg/ml" que tem um consumo médio mensal de 56,2 mil ampolas estava com estoque suficiente para apenas meio dia, na semana passada. O Brometo de Rocurônio, usado na intubação traqueal - procedimento usado em pacientes graves de Covid-19, por exemplo, estava zerado. O consumo médio mensal, de acordo com o levantamento, é de 30,2 mil ampolas. Utilizado em sedações em unidades de terapia intensiva (UTI), o Midazolam 5 mg/ml era o medicamento com mais estoque.

"A situação é crítica no país inteiro em virtude de termos um 'boom' de internações e não termos fornecedores com os quantitativos que todo o país precisa. Na semana passada o governo federal pegou esses mesmos medicamentos em um país vizinho, que foi o Uruguai, para mandar para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina. Hoje a indústria nacional não consegue dar conta da quantidade de insumos necessários para manter os pacientes que estão em leitos críticos, intubados, de maneira confortável", considerou Thiago Vieira.

De acordo com ele, a pandemia também atrapalhou a importação dos sais usados na produção dos medicamentos e a indústria não consegue entregar a quantidade solicitada pelos estados. O estado espera receber mais uma remessa na próxima semana.

"Não temos notícias de falta atualmente nos hospitais. Pode haver uma falta pontual de algum medicamento, mas com a disponibilidade de um substituto", considerou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ocupação reduz a 74% e fila de pacientes à espera de leitos para Covid-19 é zerada no RN


A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 chegou ao percentual de 74% na manhã desta sexta-feira (24) no Rio Grande do Norte - um dos índices mais baixos desde o início da pandemia. Os dados são do Regula RN - o sistema que administra e monitora os leitos públicos para tratamento de coronavírus. Na manhã da última segunda-feira (20), o índice era de 86%.

Liga vai receber leitos no RN — Foto: Sandro Menezes
Liga vai receber leitos no RN — Foto: Sandro Menezes

Outro número relevante apontado pelo sistema na manhã desta sexta (24) era a fila de pacientes à espera de leito, que estava zerada. De todas as regiões de Saúde do estado, a Seridó era a única que se encontrava com taxa de ocupação de leitos superior a 80% - parâmetro utilizado pelo governo para definir sobre a continuidade do processo de reabertura econômica.

A região Seridó estava com ocupação de 86%, às 10h. Na região metropolitana de Natal, a taxa de ocupação de leitos estava em 71,1%. No Oeste, ela era de 77,3%.

Das 16 unidades com leitos para Covid-19 disponibilizados para o Sistema Único de Saúde (SUS), apenas duas estavam com 100% dos seus leitos ocupados.

Ao todo, segundo o Regula RN, o estado tem 299 leitos críticos para Covid-19. Desse total, há 215 ocupados, 75 livres e 9 bloqueados. No caso de leitos clínicos, para pacientes com menos gravidade, há 330 leitos, sendo 183 ocupados, 121 disponíveis e 26 bloqueados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério Público do RN inicia retomada gradual de trabalho presencial dia 3 de agosto

As unidades do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em todo o Estado voltam a funcionar com a presença física dos seus integrantes, de forma gradual, no dia 3 de agosto.

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN); sede da procuradoria-geral do RN — Foto: MPRN/Divulgação
Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN); sede da procuradoria-geral do RN — Foto: MPRN/Divulgação

O retorno das atividades presenciais seguirá as definições estabelecidas no 'Plano de Contingência' e no 'Protocolo de Retorno ao Trabalho Presencial', publicado no Diário Oficial desta sexta (24).

O atendimento ao público será realizado de forma limitada, sob agendamento, e ainda privilegiando os atendimentos virtuais. Os cidadãos que procurarem o MPRN para atendimento deverão usar máscaras e passarão por aferição de temperatura.

“Estamos nos preparando para retomada gradual das nossas atividades presenciais. E essa nova fase, naturalmente, traz muitas dúvidas, especialmente tendo em vista que muitas das atividades serão adaptadas ou redefinidas para prevenir o contágio da Covid-19. Dessa forma, tomamos todas as medidas preventivas para garantir a saúde de todos. Mas nesse processo de retomada, a colaboração de cada um será fundamental. Precisamos seguir todas as orientações previstas para que possamos passar por esse período sem maiores contratempos. Precisamos pensar coletivamente para nos fortalecer e vencer essa pandemia”, declarou o procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite.

O retorno das atividades presenciais ocorrerá de forma gradual, enquanto não estiver controlada a disseminação da Covid-19 em todo o RN. E se dará em etapas, com análises semanais dos indicadores da pandemia, e definidas as ações de ampliação ou minoração das atividades presenciais.


O protocolo de retorno já foi iniciado com a identificação dos grupos de risco. Foram definidos seis eixos de atuação no Plano de Retomada das atividades presenciais do MPRN: ações estruturantes necessárias a serem definidas antes do retorno às atividades presenciais; atendimento ao público e realização de diligências externas; adaptação das políticas de gestão de pessoas; otimização dos serviços de apoio administrativo; medidas de comunicação interna e externa; gestão financeira e contenção de despesas.

Para atendimento da população, o MPRN disponibiliza a Central de Atendimento ao Cidadão, por meio do telefone (84) 99972-2395.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fiocruz aguarda possível aprovação da vacina de Oxford contra Covid-19 para começar produção

A fábrica de vacinas Bio-Manguinhos, na Fundação Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, é considerada a maior da América Latina e está se preparando para produzir a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela universidade de Oxford, do Reino Unido.

Fiocruz aguarda possível aprovação da vacina de Oxford contra ...

A vacina de Oxford está na fase 3, a última, que determinará se é eficaz num grande número de pessoas. A universidade inglesa anunciou nesta semana que as experiências preliminares indicam que a vacina é segura e induziu resposta imune ao corpo dos voluntários.

O acordo entre a Fiocruz e a AstraZeneca, farmacêutica que adquiriu a vacina da Universidade de Oxford, foi anunciado no fim do mês passado, apesar de o contrato ainda não ter assinado.

Segundo o acordo, em dezembro, a Fiocruz vai receber ingrediente farmacêutico ativo (IFA) suficiente para fazer 15,2 milhões doses da vacina.

Depois desse processo, outras 70 milhões de doses de vacina poderão ser produzidas também até o início do ano pela Fiocruz. A preparação para a produção foi antecipada por conta da gravidade da pandemia, que preocupa o mundo inteiro, mas a distribuição e a imunização da população ainda dependem dos novos testes e da aprovação final.


O maquinário e os insumos estão sendo preparados. A fundação afirma que, apesar de uma preocupação mundial com a possível falta de frascos de vidro para distribuição, não deve enfrentar esse problema, pelo menos na fase inicial, de produção de 100 milhões de doses.

Os frascos utilizados serão os mesmos que hoje são usados para a vacina contra a febre amarela e, em cada um deles, caberão cinco doses da vacina contra o novo coronavírus.

"Nós receberemos a vacina congelada, ela vai passar por um processo de descongelamento de 2 a 3 dias. Uma vez que esteja na fase líquida, é transferida para um tanque em aço inox para ser envazada, rotulada e embalada. Eu diria que, provavelmente, é o maior desafio da história (da fábrica) de Bio-Manguinhos. A grande vantagem é ter passado por experiências semelhantes como foi o caso de epidemia de febre amarela, o surto de sarampo e poder usar toda nossa competência para responder mais esse desafio', afirma Luiz Lima, vice-diretor de produção Bio-Manguinhos/Fiocruz.

O custo de produção inicial deve ser de cerca de US$3, mas tende a ser reduzido ao longo do tempo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ivermectina só poderá ser vendida com receita enquanto durar a pandemia, decide Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (23), que a ivermectina, um antiparasitário, só poderá ser vendido com receita enquanto durar a pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Ivermectina só poderá ser vendida com receita enquanto durar a ...

Restrições do tipo já haviam sido aplicadas a outros medicamentos, como a hidroxicloroquina, a cloroquina e a nitazoxanida, um antiparasitário conhecido como Annita. As limitações à aquisição dessas substâncias continuam valendo, também enquanto durar a pandemia.

Os quatro remédios têm sido promovidos, inclusive por médicos, como eficazes contra a Covid-19, mas não há comprovação científica de que eles funcionem contra a doença, seja em casos leves, moderados ou severos.

A procura aumentada pelos medicamentos tem feito com que o preço deles aumente ou que haja falta nas farmácias. A cloroquina e a hidroxicloroquina são usadas para tratar doenças autoimunes, como o lúpus, e alguns tipos de malária. Já a ivermectina, assim como a nitazoxanida, é um antiparasitário.

A restrição vale tanto para as formas puras dos remédios como para medicamentos em que as substâncias aparecem associadas a outras. A resolução só não é válida para medicamentos à base de cloroquina distribuídos em programas públicos governamentais, segundo o texto.


O texto da Anvisa determina que a receita dos medicamentos deverá ser feita em duas vias, e uma delas deverá ficar retida na farmácia. O documento será válido por 30 dias a partir da data da emissão.

As prescrições por cirurgiões-dentistas e médicos veterinários só poderão ser feitas em caso de uso odontológico e veterinário, respectivamente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

UE quer vacinas contra Covid-19 a menos de US$40 e rejeita aliança liderada pela OMS

A União Europeia não está interessada em comprar possíveis vacinas contra Covid-19 por meio de uma iniciativa coliderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por considerá-la lenta e de alto custo, disseram duas fontes do bloco à Reuters, observando que a UE está conversando com farmacêuticas para conseguir vacinas por menos de US$ 40.

Voluntário recebe injeção durante fase de testes de potencial vacina contra a Covid-19 da empresa Moderna, em Seattle, nos EUA, em foto de 16 de março — Foto: AP Photo/Ted S. Warren
Voluntário recebe injeção durante fase de testes de potencial vacina contra a Covid-19 da empresa Moderna, em Seattle, nos EUA, em foto de 16 de março — Foto: AP Photo/Ted S. Warren

A posição mostra que a UE só adotou em parte uma abordagem global na corrida por vacinas contra Covid-19, já que, embora seja uma das maiores apoiadoras de iniciativas a favor de um acesso igualitário para todo o mundo, prefere priorizar os suprimentos para a população do bloco.

Tal postura também pode prejudicar a Covax, iniciativa liderada pela OMS para garantir vacinas para todos.

"Usar a Covax levaria a preços mais altos e suprimentos mais demorados", disse uma das autoridades.

A OMS e a Gavi, uma parceria público-privada que colidera a Covax, não quiseram comentar de imediato

Um mecanismo da Covax concebido para comprar vacinas antecipadamente está visando um preço de US$ 40 em países ricos, disse a autoridade, acrescentando que a UE poderia adquiri-las por preços menores com seu próprio esquema de pré-compra.
Atualmente, o bloco está conversando com várias farmacêuticas para obter suas vacinas contra coronavírus em potencial por antecipação, disseram autoridades à Reuters na semana passada.

Estes acordos possíveis seriam financiados com cerca de 2 bilhões de euros de um fundo contingencial da UE conhecido como Instrumento de Apoio de Emergência (ESI), segundo autoridades.

Caso estejam disponíveis, o bloco também quer garantir vacinas até o final do ano. Este cronograma "não é viável" com a Covax, disse um funcionário.

A Comissão Europeia, que é o Executivo do bloco e lidera suas tratativas com as farmacêuticas, aconselhou as nações da UE a usarem o Covax se quiserem, mas não para comprar vacinas, disse o funcionário.

O porta-voz da Comissão não quis comentar.

Uma autoridade disse que se unir às duas iniciativas pode não ser viável legalmente, já que os Estados da UE aceitaram uma clausula de exclusividade quando apoiaram o esquema de compra antecipada.

Surpreendida pelas manobras dos Estados Unidos para garantir vacinas e remédios em potencial contra o coronavírus, a UE adotou recentemente uma postura mais afirmativa nesta corrida global.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Passageira é retirada de avião nos EUA por não usar máscara

Uma passageira precisou ser retirada do avião nos Estados Unidos por não usar máscara, mostraram veículos de imprensa do país nesta sexta-feira (24).

Mulher expulsa de aeronave nos EUA por se recusar a usar máscara — Foto: Reprodução
Mulher expulsa de aeronave nos EUA por se recusar a usar máscara — Foto: Reprodução

Em imagens postadas nas redes sociais, dá para ver que os demais passageiros aplaudiram a decisão de retirar a mulher da aeronave, que viajava de Ohio para a Carolina do Norte, segundo a emissora Fox News. O caso ocorreu em 19 de julho.

O voo era operado pela American Airlines, companhia que exige aos passageiros que vistam a máscara. Segundo relatos à Fox News, a mulher alegou que não podia usar a proteção por razões médicas. Testemunhas disseram à Reuters que ela discutiu com os comissários, que acabaram expulsando a passageira da aeronave.


Covid-19 nos EUA
Os EUA superaram os 4 milhões de casos confirmados do novo coronavírus na quinta-feira, e a Covid-19 já matou mais de 145 mil no país.

Nesta semana, o presidente Donald Trump pediu que as pessoas usassem máscara caso não pudessem manter o distanciamento social. Alguns estados aprovaram o uso obrigatório da peça em determinados locais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente do Banco do Brasil pede a Bolsonaro e Guedes para deixar o cargo

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para deixar o cargo. A decisão foi comunicada em um fato relevante, divulgado nesta sexta-feira (24) pela instituição.

Rubem Novaes foi anunciado no cargo ainda em 2018, durante a transição de governo. A indicação dele foi feita por Paulo Guedes.

"O Banco do Brasil (BB) comunica que o sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao exmo. sr. presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e ao exmo. ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto [...] entendendo que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário", informou o banco.

Economista, Rubem Novaes é doutor pela Universidade de Chicago (EUA) e teve passagem pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ex-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também deu aula na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rubem Novaes — Foto: Evaristo Sá/AFP
Rubem Novaes — Foto: Evaristo Sá/AFP

Propagandas
No período de Rubem Novaes à frente do Banco do Brasil, a instituição se envolveu em polêmicas em propagandas.

Em maio deste ano, por exemplo, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao banco que suspendesse parte dos contratos de publicidade, relacionados a propaganda em sites, blogs, portais e redes sociais.

A decisão teve como alvo sites acusados de propagar conteúdo falso na internet e que estavam recebendo recursos para divulgar anúncios do banco. A decisão do TCU atendeu a um pedido do Ministério Público.

Além disso, no ano passado, o banco retirou do ar uma propaganda que mostrava uma jovem negra careca, homens de cabelo rosa e homens no salão de beleza. Na ocasião, o jornal "O Globo" informou que Bolsonaro vetou a peça publicitária.

'Tem que vender essa porra logo'
Em maio deste ano, se tornou público por decisão judicial o conteúdo da reunião ministerial de 22 de abril.

Na reunião, o ministro Paulo Guedes se dirigiu aos presentes e disse: "Tem que vender essa porra logo", ao se referir ao Banco do Brasil.

"O senhor já notou que o BNDES e a Caixa, que são nossos, públicos, a gente faz o que a gente quer? Banco do Brasil, a gente não consegue fazer nada e tem um liberal lá. Então, tem que vender essa porra logo", disse Guedes na ocasião.


Íntegra
Leia a íntegra do comunicado do Banco do Brasil:

FATO RELEVANTE

Em conformidade com o § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto, em data a ser definida e oportunamente comunicada ao mercado, entendendo que a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário.

2. Sendo aceita a renúncia pelo Presidente da República, a indicação do novo presidente do BB deverá acontecer na forma do artigo 24, inciso I do Estatuto Social do BB.

3. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado.

Brasília (DF), 24 de julho de 2020.

Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo

Vice-Presidente Gestão Financeira e Relações com Investidores

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Quantas meninas não denunciam por vergonha como minha filha?', diz pai de jovem que se matou após estupro

"Somos uma família normal, da tão falada classe média do Chile. Com muito esforço, sacrifício, estudo, conseguimos viver tranquilos. Tivemos cinco filhos, um homem e quatro mulheres… mas uma delas não está mais conosco."

Antonia Barra se matou aos 21, em outubro de 2019, deixando registros de que tinha sido estuprada — Foto: Arquivo Família Antonia Barra/BBC
Antonia Barra se matou aos 21, em outubro de 2019, deixando registros de que tinha sido estuprada — Foto: Arquivo Família Antonia Barra/BBC

Assim se apresenta Alejandro Barra à BBC.

A filha ausente é Antonia, uma jovem que tirou a própria vida em outubro de 2019, aos 21 anos, depois de deixar dois relatos contando ter sido estuprada.

O acusado, Martín Pradenas, 28, estava em prisão domiciliar, à espera de um julgamento que teve sua primeira audiência na última quinta-feira (23) e que tem comovido a população chilena. Ele nega o crime.

Na sexta-feira, a Corte de Apelações da cidade de Temuco, no sul do país, revisou as decisões tomadas na Primeira Instância da Justiça e atendeu a um pedido da Promotoria: revogou a prisão domiciliar e a substituiu por prisão preventiva, por considerar o acusado um "perigo à sociedade".

A audiência, realizada pela internet, foi acompanhada em peso pelo público em geral: o canal do Poder Judiciário teve um milhão de acessos, uma cifra recorde.

É o que escolheu Alejandro Barra: dar a maior visibilidade possível ao caso, não só para fazer justiça à filha, diz ele, como para dar a outras meninas e mulheres a chance que Antonia não teve em vida: a de denunciar o estupro sem temer o estigma e a humilhação.


"A decisão (suicídio) da minha filha foi muito dolorosa para nós. E percebemos que ela tinha a ver com a vergonha, a dor", diz ele.

O caso
Quase um mês antes de cometer suicídio, em 18 de setembro, a jovem havia se encontrado com Pradenas em uma casa noturna. De lá, ele a levou a um chalé alugado, onde estava um grupo de amigos seus.

Os fatos que se seguiram foram reconstruídos, entre outras provas, por meio dos áudios que Antonia deixou, pedindo ajuda a uma de suas amigas e contando do estupro para um ex-namorado.

No dia em que soube da morte da filha, Barra conta que estava dirigindo, na estrada.

"Uma hora antes de chegar em casa, me contaram o que havia ocorrido. Tem uns primeiros segundos em que você pensa em fazer alguma loucura. Mas algo me freou, me acalmou. E tive uma hora para pensar que algo muito grave teria que ter acontecido para a minha filha tomar aquela decisão. Porque eu sei como ela era: responsável, uma menina que queria viver, que queria viajar aos Estados Unidos, que queria sair e percorrer o mundo", conta.

Ao inspecionar o celular da filha, conversar com amigos e escutar áudios descrevendo o estupro (alguns gravados sem o consentimento de Antonia), Barra começou a compreender as circunstâncias por trás do suicídio.

"Isso aconteceu no domingo. Na segunda-feira de manhã, eu já estava fazendo comunicados à emissora local. Chamei a imprensa, disse que havia motivos para o suicídio da minha filha. Assim começaram as reportagens. Eu tive que fazer isso."

E assim se iniciou a mobilização do público em torno do caso.

"Ela (Antonia) não quis criar problemas para seus pais. Não queria que o pai soubesse (do estupro), que fosse à porta do acusado dar-lhe a surra que merece. Semanas se passaram, e minha filha nunca contou o que estava acontecendo", relata.


"Hoje eu penso: quantas meninas iguais à minha filha, que, por vergonha da exposição, de ter o dedo apontado a elas, não denunciam? Uma menina que se atreve a denunciar um criminoso deve ser aplaudida. É isso que quero obter. Porque faltou à minha filha que eu e a sociedade inteira lhe disséssemos: tudo tem solução. Eu digo às meninas: se algo assim acontece com vocês, contem. Não acreditem que vão lhe apontar o dedo, que vai sair nas redes, porque tudo isso pode ser solucionado. Tudo, menos a morte."

Em julho, pouco antes do início do julgamento, Pradenas postou um vídeo no YouTube sustentando sua inocência. Seu advogado diz que o relacionamento sexual com Antonia foi consensual.

Sinalização às mulheres
A morte de Antonia ocorreu uma semana antes que dezenas, depois centenas e finalmente milhares de mulheres chilenas começassem a entoar uma frase que virou notícia em todo o mundo: "o estuprador é você".

A frase, lançada pelo coletivo feminista Las Tesis junto à mensagem "e a culpa não foi minha, nem de onde eu estava nem do que eu vestia" e a uma coreografia, marcou intervenções e protestos pelo país.

"Se Las Tesis tivessem (feito intervenções) uma semana antes. Se a minha filha as tivesse escutado...", lamenta Barra.

O pai conta que o Las Tesis tem lhe dado apoio frequente. Mas pede também que a Justiça chilena mande um sinal a mulheres e famílias do país.

"Acredito que a Justiça tem que ter um papel em tirar os estigmas que fazem com que uma mulher estuprada, abusada não queira denunciar", queixa-se.

O juiz do caso, Federico Gutiérrez, começou o processo descartando três dos crimes imputados a Pradenas pela Promotoria e desconsiderando, por prescrição, duas acusações de abusos sexuais apresentadas por outras duas jovens, por episódios ocorridos em 2010 e 2014.


"No Chile, temos muitos casos em que as pessoas com recursos têm vantagens sobre as vítimas. Isso tem que mudar. A demanda de igualdade na sociedade é a mesma que a minha: que a Justiça seja justa, que não haja outras influências, que o caso não se contamine. Eu acredito na Justiça", prossegue Barra.

"(Mas) se as pessoas virem que este pai fez todo o possível, contra toda a dor e a vergonha que gera uma situação como esta, e fez mesmo assim, mas não deu em nada, então ninguém mais vai ter coragem de denunciar. Por isso, acho que a missão é muito maior hoje. Precisamos dar confiança às vítimas de que há justiça no Chile, de que o mundo não vai jogar a culpa nelas."

Caso de Antonia teve grande repercussão nos meios chilenos — Foto: Reprodução/BBC
Caso de Antonia teve grande repercussão nos meios chilenos — Foto: Reprodução/BBC

"Se a minha filha tivesse tido essa convicção…", lamenta.

Exposição
Apesar desse ímpeto, Barra diz que a exposição midiática não tem sido fácil.

Uma emissora de TV teve acesso a imagens de uma câmera de segurança mostrando Antonia junto a Pradenas, e essa cena é repetida à exaustão no noticiário. Em meados de junho, uma ordem policial determinou que a família Barra não poderia divulgar informações sobre o acusado e deveria apagar postagens relativas a ele feitas em redes sociais.


Durante a cobertura do caso, um jornalista comentando na TV questionou o comportamento prévio de Antonia — comentário esse que levou a sua demissão.

Barra não se queixa disso. "Eu aceito as desculpas dos meios (de comunicação), porque é disso que se trata, de construir a sociedade. Não de sepultar uma pessoa por algo que disse uma vez, mas sim de aceitar as desculpas, seguir adiante. E nos concentramos nos crimes graves", afirma o pai.

Ele diz se preocupar com o fato de as vítimas de abusos sexuais não conhecerem os procedimentos legais nem suas opções.

"Por que há mais publicidade de bebidas do que de informações sobre os caminhos que uma menina estuprada deve seguir? Temos que dizer a elas onde têm que ir, os protocolos a seguir, que serão interrogadas só uma vez."

"Quero que ressoe muito na cabeça dos chilenos, desta sociedade, que neste canto do continente somos mais machistas, que esse tema demorou muito (a ser abordado). Aqui é uma panela de pressão, temos de nos educar, dar visibilidade, educar e informar a todos sobre a segurança das mulheres", ele prossegue.

"Quando fizermos isso, vamos solucionar não apenas um problema pontual do machismo, vamos solucionar um problema de humildade, tolerância. (...) A sociedade se deu conta de que por trás do nosso caso houve todo um trabalho. Nos destroços, esta família optou por seguir adiante, com toda a tristeza do mundo, para recuperar a honra da minha filha, a justiça, por ela e por outras mulheres."

Fonte: BBC
Leia Mais ››

Soro contra a Covid-19 feito com plasma de cavalo será testado em humanos na Argentina

Um laboratório argentino começará a testar em humanos um soro feito à base do plasma de cavalos infectados com o coronavírus Sars-Cov-2 para o tratamento da Covid-19. A agência de vigilância sanitária da Argentina aprovou na sexta-feira (24) a fase de ensaios clínicos (em humanos) da pesquisa.

Pesquisadores desenvolvem soro contra a Covid-19 com a ajuda de cavalos — Foto: Rede Globo
Pesquisadores desenvolvem soro contra a Covid-19 com a ajuda de cavalos — Foto: Rede Globo

A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) aprovou o protocolo clínico do soro hiperimune contra a Covid-19. O medicamento é apontado como uma possibilidade para o tratamento da infecção pelo coronavírus.

Não há até o momento nenhum tratamento ou vacina aprovados para a Covid-19. Os testes em humanos permitirão avaliar a segurança e eficácia desta substância no organismo. O soro hiperimune foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional de San Martín em parceria com a empresa de biotecnologia Inmunova.

Teste em hospitais
O estudo clínico começará em quatro hospitais de Buenos Aires e os testes poderão ser ampliados para outros dez centros de saúde da região metropolitana, onde se concentram 90% dos casos de coronavírus do país.

Raquel Benitez coloca equipamento de segurança para atender paciente com Covid-19 no Hospital Eurnekian Ezeiza, nas proximidades de Buenos Aires, na Argentina, em foto de 14 de julho — Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko
Raquel Benitez coloca equipamento de segurança para atender paciente com Covid-19 no Hospital Eurnekian Ezeiza, nas proximidades de Buenos Aires, na Argentina, em foto de 14 de julho — Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

O pesquisador Fernando Goldbaum explicou à agência France Presse que o tratamento consiste em dar esses anticorpos, produzidos pelos cavalos, aos pacientes com Covid-19. Segundo ele, a solução tem a capacidade de frear e neutralizar o vírus, impedindo o desenvolvimento da doença.

Nos ensaios "in vitro", em laboratório, o soro se mostrou capaz de neutralizar o vírus até 50 vezes mais do que em testes feitos com o plasma retirado de pacientes recuperados.

'Fábrica de anticorpos'
O soro é uma imunoterapia baseada em anticorpos policlonais equinos. Eles são obtidos após a injeção de uma proteína do coronavírus Sars-CoV-2 em cavalos, ela não se desenvolve nesses animais, mas provoca a geração de grandes quantidades de anticorpos neutralizantes.

"O cavalo é uma biofábrica. Com poucos cavalos é possível obter muito soro" – Fernando Goldbaum, pesquisador
Após a extração do plasma, os anticorpos são purificados e processados para obter uma parte deles com alta pureza e bom perfil de segurança.

Pesquisa no Brasil
Uma tecnologia parecida com a Argentina é também estudada no Brasil. Um estudo do Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro, desenvolve um soro com a ajuda de cavalos que promete trazer bons resultados no tratamento da Covid-19.

O soro contra a Covid deve ser uma forma de tratamento para quem já está doente, não uma vacina. A estimativa é que o produto esteja disponível nos primeiros meses de 2021.

A ideia é usar o plasma do cavalo – que é a parte líquida do sangue – para estimular a produção de anticorpos capazes de combater o novo coronavírus em humanos. Isso se daria por duas maneiras:

Uma delas pega a proteína que o coronavírus usa para se ligar à célula humana e injeta no cavalo. A ideia é que o animal produza anticorpos capazes de impedir que o vírus consiga infectar essa célula.
A outra utiliza o vírus inteiro, mas inativado. Assim, o cavalo produz anticorpos que permitem que o organismo humano destrua esse vírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brumadinho: um ano e meio após tragédia, parentes pedem retomada de buscas, suspensas por causa da pandemia

Todos os dias os gêmeos, de apenas 2 anos e meio, seguem a mesma rotina ao acordar. Ajoelham-se diante do oratório na sala, fazem uma oração e dão um beijo na foto da mãe antes de brincar pelo quintal da casa dos avós maternos, onde moram há 18 meses. Os pais deles foram levados pela avalanche de lama da barragem B1, que devastou a área administrativa da Vale, em Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro do ano passado.

Josiana Resende perdeu a irmã Juliana Resende e o cunhado Dennis Silva no desastre — Foto: Raquel Freitas/G1
Josiana Resende perdeu a irmã Juliana Resende e o cunhado Dennis Silva no desastre — Foto: Raquel Freitas/G1

O pai dos gêmeos, Dennis Silva, é uma das 259 vítimas do rompimento da barragem que já foram resgatadas e identificadas. Mas a mãe dos meninos, Juliana Rezende, é uma das 11 que seguem desaparecidas. Neste sábado (25), a retomada das buscas pelos desaparecidos será o foco de mais uma homenagem às vítimas, que será transmitida a partir de meio-dia pelas redes sociais da Associação dos Familiares das Vítimas de Brumadinho (Avabrum).

“Enquanto ela não for encontrada, é um ciclo que não se fecha. Mesmo que a gente queira seguir, é difícil. Se a gente passa por todas as fases, a tendência é ir seguindo a vida mesmo, porque a dor não vai cessar, mas vai diminuir. Sem encontrar a minha irmã, a gente revive o dia 25 todos os dias”, disse a irmã de Juliana, Josiana Rezende.

Josiana e outros familiares ainda permanecem com esperança de encontrar o que chamam carinhosamente de “onze joias”, mesmo após a suspensão das buscas, em 21 de março deste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. O Corpo de Bombeiros chegou a marcar o retorno da maior operação de resgate da história do país para junho mas, como a doença ainda avançava pelo estado, a retomada teve que ser adiada.

Novos protocolos de buscas e procedimentos devido à pandemia foram enviados ao Comitê Extraordinário de Enfrentamento à Covid-19 do estado e ainda estão em análise, segundo o governo.

“Pelos protocolos, tratativas, parece que, como a situação está estabilizando, a gente tem esperança que volte em agosto. Vamos ter uma reunião em breve e esperamos que a gente tenha resposta. Ainda tenho esperança. Agora só encontra material ósseo, que estará sendo encontrado por muito tempo. É possível extrair DNA. É preciso que o rejeito seja revirado, que todas as possibilidades sejam esgotadas. Por isso que a gente fica batendo nesta tecla, mas a gente precisa do apoio deles”, falou Josiana.

Enquanto isso, Josiana e os pais encontram nos sobrinhos a alegria e a esperança para seguir a vida. “Eles são a nossa alegria, colorem os dias, que estão bem cinzentos. Ao mesmo tempo, é difícil ver que eles não terão os pais para presenciar os momentos mais importantes, os primeiros passos, a ida pra escolinha. Eles veem a foto dos pais junto com os avós e mencionam ‘papai e mamãe’ para os pais e para os avós”, contou a tia materna Josiana Rezende.

14 casos seguem em análise pela Polícia Civil
Enquanto as buscas estão suspensas, ainda por tempo indeterminado, a Polícia Civil segue trabalhando na identificação dos casos, que são restos corpóreos levados ao Instituto Médico Legal, em Belo Horizonte.


Desde maio, a Polícia Civil trabalha na identificação de 13 segmentos, sendo que 11 podem se tratar de reidentificações e dois caminham para inconclusão, por "decomposição extrema".

Um outro segmento, encontrado no dia 10 de julho, já passou por análise e a Polícia Civil concluiu, nesta sexta-feira (24), que se tratava de uma reidentificação.

Desde a tragédia, o Instituto Médico Legal em Belo Horizonte recebeu 867 casos, dos quais 96% encontram-se solucionados. Ao todo, 259 vítimas foram identificadas, 346 casos se trataram de reidentificações, 147 definidos como material biológico não-humano (animais) e 101 casos em que não foi possível a extração de DNA devido à decomposição extrema.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminoso que dá golpe do WhatsApp clonado debocha de vítimas: 'Hoje só consegui R$ 2.500'

"Oi, td bem? Tô precisando de uma ajuda sua. Fui fazer uma transferência, mas como já paguei uns boletos de manhã, fiquei sem limite. Você consegue pagar da sua conta pra mim e amanhã eu já te devolvo sem falta?"

Se algum contato já te mandou uma mensagem assim, provavelmente ele foi vítima de um golpe cada vez mais banal: o do WhatsApp clonado.

Golpista debocha de vítimas: 'Só consegui R$ 2.500' — Foto: Reprodução/TV TEM
Golpista debocha de vítimas: 'Só consegui R$ 2.500' — Foto: Reprodução/TV TEM

O crime começa quando o golpista pega um número de celular na internet, geralmente de sites de anúncios, e liga para a vítima relatando um falso problema no cadastro. Para corrigir, ele diz que vai enviar para a pessoa um número de protocolo, e pede que a pessoa passe para ele o código de seis dígitos que vai chegar por SMS. Mas esse código é, na verdade, os números para instalar o aplicativo em outro aparelho.

Criminoso usa WhatsApp de outra pessoa para pedir dinheiro — Foto: Reprodução
Criminoso usa WhatsApp de outra pessoa para pedir dinheiro — Foto: Reprodução

Quando o golpista tem acesso ao código, na mesma hora ele toma conta do WhatsApp da vítima e passa a pedir dinheiro aos contatos como se fosse a pessoa. Quem acredita estar ajudando um conhecido, amigo ou parente faz a transferência para a conta de um "laranja" e provavelmente nunca mais recupera o dinheiro.

A enfermeira obstetra Milena Fonseca, que mora em Araçoiaba da Serra, foi uma das vítimas que tiveram o WhatsApp clonado na semana passada. A mensagem veio de uma clínica que ela frequentava, que também tinha sido vítima do golpe.

"Eles falaram que era um recadastramento, e como era um estabelecimento de saúde, eu respondi que tudo bem, e perguntaram se eu tinha recebido um código. Quando eu falei bloqueou tudo", conta. Por sorte, nenhum de seus contatos transferiu dinheiro para o golpista.


'Só R$ 2.500'
Em um áudio que viralizou nas redes sociais (ouça acima), um criminoso tenta dar o golpe, mas o homem percebe porque já tinha recebido a mesma ligação horas antes. A quase vítima então pergunta se muita gente ainda cai na conversa que os golpistas passam. "Se eu fizer 50 ligações no dia, em umas 39 eu consigo o código", diz o golpista, para espanto do interlocutor.

Perguntado se as pessoas chegam a transferir o dinheiro, o golpista tira onda. "Hoje eu só consegui R$ 2.500. Ontem consegui R$ 4.500. R$ 6 mil em dois dias tá bom, né? Imagina R$ 20 mil em duas semanas? É gostoso, vou falar pra você", debocha.

Quem pratica esse golpe, além de estelionato, pode responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

"Esse é um golpe que faz, no mínimo, duas vítimas: quem teve o aplicativo clonado e quem recebe o pedido de empréstimo. Quem for lesado deve sempre registrar boletim de ocorrência", explica o delegado Felipe Orosco, da Seccional de Sorocaba (SP).

Segundo o delegado Felipe Orosco, da Seccional de Sorocaba, é importante que a vítima procure a polícia — Foto: Reprodução/TV TEM
Segundo o delegado Felipe Orosco, da Seccional de Sorocaba, é importante que a vítima procure a polícia — Foto: Reprodução/TV TEM

Mas quem tem o WhatsApp clonado dificilmente procura a polícia, já que o transtorno de perder o acesso ao programa é resolvido depois de sete dias. E quem faz a transferência do dinheiro também evita registrar queixa, já que a chance de recuperar o prejuízo é remota.

Por isso, não há estatísticas sobre o número de vítimas em São Paulo. Algumas secretarias de Segurança Pública de outros estados fizeram até cartilhas com orientações para que as pessoas não caiam na fraude.

Dica para não ter o Whats clonado
A maior dica para não ser vítima da clonagem de WhatsApp é desconfiar de mensagens pedindo dinheiro, mesmo que seja de um filho, pai, irmão. Basta uma ligação à pessoa que está enviando a mensagem para frustrar o golpe. Se não for possível ligar, peça uma mensagem de áudio, ou pergunte como o contato te conhece, por exemplo.

Confirmação em duas etapas do WhatsApp ajuda a impedir ataques que tentam roubar sua conta do aplicativo. — Foto: Reprodução
Confirmação em duas etapas do WhatsApp ajuda a impedir ataques que tentam roubar sua conta do aplicativo. — Foto: Reprodução

Outra maneira de se prevenir da clonagem é configurar a verificação em duas etapas no WhatsApp. Dessa forma, além do código de seis dígitos que os golpistas pedem, também é preciso inserir uma senha numérica (definida pelo usuário) para instalar o aplicativo. Veja como fazer:

acesse o menu de três pontos, no canto superior do aplicativo;
depois toque em Conta e em seguida em "Confirmação em duas etapas";
você deverá configurar um PIN (senha numérica) e um endereço de e-mail para recuperação da conta caso se esqueça da senha.
"A grande maioria dos aplicativos tem essa verificação em duas etapas. É importante ativar essa configuração para tornar a fraude mais difícil", diz o especialista em segurança digital Jefferson Ricci.

Fonte: G1
Leia Mais ››