domingo, junho 11, 2023

45º Homicídio em Mossoró 2023: Homem encontrado ferido por arma branca no Bom Jesus, morre no hospital


Mais um crime de homicídio é registrado em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, elevando para 45 o número de assassinatos na cidade nesse ano de 2023. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima é um homem conhecido até o momento como “Júnior”, morador do Conjunto Novo na região do Bom Jesus.


Ele foi encontrado ferido a facadas, em um lixão, na noite deste sábado 10 de junho. Ao ser encontrado por populares, a vítima foi socorrida para o Hospital Tarcísio Maia e na tarde desta somingo, o mesmo acabou não resistindo e indo a óbita naquela unidade hospitalar.


O corpo dele será removido do necrotério do HRTM, para o Instituto Médico Legal (IML) do Itep onde passará por exames de necropsia. Não há qualquer informação sobre a dinâmica do crime. A 10ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Assaltantes invadem casa na praia das Emanuelas em Tibau e roubam carro, celulares TVs e mais de 30 mil reais


O assalto aconteceu por volta das 23h30min deste sábado em uma residência na praia das Emanuelas em Tibau na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. Segundo relatos das vítimas dois criminosos armados e encapuzados invadiram a balustrada do alpendre da casa e renderam uma família que bebia com amigos.


As vítimas, que ficaram sob a mira de armas de fogo, foram levadas e trancadas em um quarto da casa, enquanto os bandidos faziam um rapa. Foram levados, TVs, celulares e outros objetos, além de uma quantia em dinheiro de aproximadamente 35 mil reais.


Para fugir com os pertences das vítimas, os criminosos levaram um carro do Tipo Fiat Toro, abandonado horas depois em uma região de mata lá mesmo em Tibau. O carro foi localizado pela Polícia Militar.


O Boletim de Ocorrência, foi registrado na manhã deste domingo na delegacia da Polícia Civil de plantão em Mossoró. As câmeras de segurança da residência registraram toda a ação dos criminosos.






Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

44° Homicídio em Mossoró 2023: Tornozelado e morto a tiros na calçada de residência no Bairro Belo Horizonte


Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, registra o segundo homicídio em menos de 12 horas. Dessa vez o crime aconteceu por volta das 07h50min deste domingo 11 de junho de 2023, no Bairro Belo Horizonte.


A vítima foi identificada como, Alcemberg Gleyton Lima da Silva, o “Berguinho”30 anos, foi morto com tiros de escopeta calibre 12, quando saía da casa do sogro. Berguinho, como era mais conhecido, ainda tentou correr a pé, mas foi alvejado e morto na calçada de uma casa na Rua Raimundo Jacinto da Costa.


De acordo com informações, quatro homens fortemente armados, em um carro de cor branca, seriam os autores da execução. Alcemberg era preso de justiça monitorado por tornozeleira eletrônica. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.


A perícia criminal do ITEP realizou procedimentos no local e depois recolheu o corpo do tornozelado para ser examinado. A Polícia Civil, através da delegacia de plantão esteve no local acompanhando o trabalho pericial. A DHPP vai investigar o caso. Já são 44 homicídios em Mossoró no ano de 2023.


fonte; Fim da Linha

Leia Mais ››

43º Homicídio em Mossoró 2023: Homem é morto a tiros no meio da rua durante a madrugada na Favela do Fio


A cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais homicídio a bala. O cxrime aconteceu por volta das 05h00min deste domingo 11 de junho de 2023, na Favela do Fio. A vítima identificada como Yago Vitor Matoso da Silva, 31 anos, natural de Felipe Guerra, foi assassinado em via pública.


A Polícia Militar foi acionada, para atender a ocorrência de disparos de arma de fogo e quando a Guarnição da área chegou no local, já se deparou com o corpo estendido ao chão no meio da rua. Foi realizado o isolamento até a chegada da Polícia Civil e do ITEP.


O corpo apresentando perfurações de tiros, foi recolhido após a perícia e encaminhado ao IML do ITEP para exames de nrcropsia. Até o momento não há informações sobre motivação e autoria do crime. No local ninguém quis falar com a Polícia Civil sobre o ocorrido.


Com mais um homicídio registrado Mossoró passa a contabilizar 43 assassinatos no ano de 2023. A 10ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime e tentar chegar a motivação e a autoria.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem de 31 anos é executado com mais de 20 tiros de pistola .40 dentro de prostíbulo em Upanema no Oeste Potiguar


O crime com características de execução aconteceu na noite desta sexta feira 9 de junho de 2023, as margens da BR 110 no município de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com informações da Polícia Militar, que isolou o local do crime, a vítima identificada como  André Henrique Fernandes de Souza, 31 anos, foi morto a tiros dentro de um prostíbulo.


O mesmo chegou ao estabelecimento em uma moto Bros de cor preta, de placa OWC-1032 registrada para Campo Grande/RN, entrou e começou a beber. Minutos depois, dois homens desconhecidos, entraram no bar e começaram a atirar em direção a vítima, que sem chance de defesa, foi alvejada e morreu na hora.


De acordo com a perícia foram contabilizados cerca de 20 tiros de pistola calibre .40. As capsulas ficaram espalhadas no local e recolhidas pela equipe pericial. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil, vai investigar o caso e tentar chegar aos autores.


De acordo com informações da Polícia Militar, repassadsa aos policiais civis da delegacia de plantão de Mossoró, que foram ao local, André Henrique era suspeito de ter participado de um homicídio ocorrido recentemente na cidade de Campo Grande, distante 26 Km de Upanema.


Após os procedimentos de perícia no local do crime, o corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do ITEP unidade de Mossoró, onde passará por exame necroscópico e em seguida será liberado para seus familiares.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso de 60 anos é encontrado morto dentro de casa com sinais de violência em Itajá na região do Vale do Açu


Sebastião Armando Machado de 60 anos de idade, natural de Ipanguaçú/RN, foi encontrado morto dentro de uma casa, na manhã desta sexta-feira, 9 de junho de 2023, na cidade de Itajá, na região do Vale do Açu no Rio Grande do Norte


De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada por um irmão dela, que acionou a Polícia Militar. O corpo estava no interior da casa abandonada, localizada na Rua João Varelo de Melo, no Bairro Iguaraçu, naquela cidade Ainda segundo a polícia o idoso possuía marcas de violência no corpo,


A equipe do ITEP realizou procedimentos de perícia no local e recolheu o corpo para exames necroscópicos no IML do órgão em Mossoró, para que a causa da morte seja identificada pela medicina legal. A Polícia Civil vai aguardar o laudo de exame cadavérico para decidir sobre abertura de inquérito.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Caminhão carregado de frutas tomba na BR 405 no município de Apodi no Oeste Potiguar


Um caminhão carregado com frutas e legumes tombou na manhã desta sexta-feira 9 de junho de 2023, na BR-405, próxima a cidade de Apodi na região Oeste do Rio Grande do Norte.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a carga era procedente de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará,e tinha como destino à Central de Abastecimento (Cobal) em Mossoró. Ninguém ficou ferido.


A PRF esteve no local e acompanhou a retirada do veículo, não foi necessário interditar a via, uma vez que, o caminhão tombou fora da pista de rolamento. A carga precisou ser transferida para outros três veículos para poder seguir viagem.


Informações de que a carga não estava assegurada, mas o veículo sim, inclusive aguardava a chegada da seguradora para retirar o caminhão. As causas do acidente ainda não foram identificadas, a polícia vai investigar



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Criminosos amarram funcionários de Madeireira e roubam caminhão carregado de madeira em Mossoró


O assalto aconteceu nesta quinta feira 8 de junho de 2023, as margens da BR 405, no Bairro Bom Pastor, em Mossoró no Rio Grande do Norte. Criminosos, realizaram um pedido de madeira, via Whatsapp à uma madeireira, e disseram que o pagamento seria realizado com cartão de crédito no ato da entregue.


Três funcionários da empresa, saíram com a carga para entrega aos compradores, só que quando chegaram no local, foram rendidos, amarrados e deixados no mato. Os criminosos fugiram sentido Natal, levando o veículo, uma caminhonete F-400o, com a carga.


A proprietária da empresa registrou o Boletim de Ocorrências na Polícia Civil e a investigação ficará por conta da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV). Até o momento nenhuma confirmação de recuperação, nem do veículo, nem tão pouco da carga.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Ex-vereadora morre atropelada por caminhão em Porto do Mangue

Uma ex-vereadora morreu durante um acidente de trânsito na tarde de sexta-feira (9) em Porto do Mangue, na região do Vale do Açu, interior do Rio Grande do Norte.


Carro do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte RN (Arquivo) — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


A vítima foi identificada oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) como Maria Zélia Pinto da Silva, de 65 anos. Ela era mais conhecida como Zélia Pinto.


O caso aconteceu na comunidade Rio Doce, na zona rural de Porto do Mangue, perto de uma salina.


De acordo com o Itep, a Polícia Civil informou que a vítima estava procurando sinal de internet por trás de um caminhão carreta, quando o motorista iniciou uma manobra de ré. O condutor não teria visto a mulher e a atropelou.


O prefeito da cidade, Sael Melo, lamentou o falecimento da ex-vereadora nas redes sociais.


"Dona Zélia foi uma mulher extraordinária, de coração gigante e dedicada à nossa comunidade. Sua passagem pela Câmara Municipal deixou marcas de comprometimento, empenho e amor pelo povo", escreveu.


O motorista permaneceu no local do acidente, foi conduzido pela Polícia Militar para a Delegacia de Plantão de Mossoró, prestou depoimento e foi liberado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

IPVA: prazo para pagamento com desconto termina nesta segunda (12) no RN

Os proprietários de veículos no Rio Grande do Norte tem até esta segunda-feira (12) para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 5%. O benefício vale para quem fizer o pagamento em conta única.


Prazo para pagamento com desconto termina nesta segunda — Foto: Divulgação/SET


Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), este imposto pode ser pago ainda em sete parcelas, porém, não há direito ao desconto no valor integral do tributo.


A Sefaz reforça ainda que os consumidores podem pagar um valor maior que o estipulado caso percam o prazo de pagamento. Para esses casos, o imposto é ajustado automaticamente com acréscimo de juros e multas.



Usuários do aplicativo Nota Potiguar têm uma vantagem extra, podendo receber até 10% de redução total do imposto a ser pago.


Como pagar?

Os boletos estão disponíveis site do Detran. Ao realizar o acesso, é necessário preencher no campo determinado a placa do veículo e o Renavam, sem pontos nem hifens, sendo finalizado o procedimento com a geração da guia.


O boleto pode ainda ser gerado no aplicativo da Nota Potiguar para os contribuintes que são usuários do app e que têm o veículo cadastrado na plataforma.


Em relação à Nota Potiguar, o subdiretor de Controle de IPVA da SET-RN, Ricardo Luiz Matias Pinheiro, informa que os usuários do aplicativo têm a chance de quitar o imposto com uma redução de até 15%. Esse percentual de desconto é válido para aqueles usuários que destinaram a pontuação acumulada no ano passado ao IPVA e pagarem o imposto em cota única. Se parcelado, a dedução será de até 10%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Universidade Rural leiloa 18 animais no RN; lances a partir de R$ 750

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), sediada em Mossoró, no Oeste potiguar, anunciou um leilão de 18 bois e vacas, considerados ociosos para as atividades da instituição. O leilão vai acontecer no dia 20 de junho.


Ufersa vai leiloar animais no dia 20 de junho — Foto: Ufersa/Divulgação


Os lances iniciais por cada um dos animais variam de R$ 750 a R$ 3000, de acordo com a tabela descritiva no edital.


As visitas podem acontecer das 7h às 10h, de segunda-feira até sexta-feira, até o dia anterior a data de abertura do leilão, no setor de vacaria da Ufersa. É necessário agendamento.


O leilão vai começar às 9h com definição de vencedor definido pelo maior preço oferecido.



O edital e outras informações sobre o leilão podem ser consultados no site da Ufersa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Concurso do TJRN: 38 mil candidatos são esperados para provas de vagas de nível técnico neste domingo (11)

Acontece neste domingo (11) a aplicação das provas para as vagas de nível técnico no concurso público do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).


Prédio fachada sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte RN TJRN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, 38.086 candidatos se inscreveram para o cargo de Técnico Judiciário. Eles disputam 160 vagas disponibilizadas em edital.


A remuneração inicial do cargo é de R$ 3.974,08.

Os candidatos podem consultar os locais de prova no site da banca organizadora.


A prova objetiva de múltipla escolha e a prova discursiva serão realizadas em Natal, Mossoró e Caicó, das 8h às 12h30, horário oficial de Brasília.



No último domingo (4), o tribunal realizou as provas para os cargos de analista. Os gabaritos das provas foram disponibilizados na última terça-feira (6) no site da FGV.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN fecha maio com menor custo de mão de obra da construção civil, diz IBGE

O custo da construção civil por metro quadrado no Rio Grande do Norte foi o quinto menor do Brasil no mês de maio e a mão de obra teve o menor valor entre todos os estados do país. O custo total considera a soma do preço do material.


RN registra maior variação acumulada no custo da construção civil do país — Foto: Augusto César Gomes


Os dados estão no Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) e foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE.


O valor médio em maio foi de R$ 1.557,37 - sendo R$ 969,70 relativos para materiais e R$ 587,67 para mão de obra.

O custo total da construção civil por metro quadrado teve uma queda de cerca 0,1% em maio em comparação com abril, que fechou em R$ 1.559,21.



No custo total, o RN ficou atrás de Alagoas (R$ 1.529,66), Sergipe (R$ 1.530,73), Pernambuco (R$ 1.544,13) e Espírito Santo (R$ 1.545, 47).


A média nacional do custo da construção civil fechou maio em R$ 1.699,69 e Santa Catarina teve o maior valor entre os estados: R$ 1.927,39.


Apesar da queda mensal, em 12 meses o estado teve um aumento de 7,75% nos custos, resultado acima da média nacional, que foi de 6,13%.


No acumulado do ano - de janeiro a maio - o aumento foi de cerca de 0,96%. Nacionalmente, o índice foi de 1,23%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidores protestam no plenário da Câmara de Vereadores de Mossoró durante votação de projetos sobre direitos trabalhistas

Servidores municipais de Mossoró, no Oeste potiguar, entraram no plenário da Câmara de Vereadores da cidade e interromperam uma sessão extraordinária que tinha sido convocada para esta sexta-feira (9). Eles protestavam contra projetos de lei que, na avaliação dos sindicatos, atacam direitos das categorias.


Servidores interrompem sessão na Câmara de Mossoró em protesto contra projetos de lei — Foto: Flávio Soares/Inter TV Cabugi


A sessão extraordinária tinha sido convocada no fim da sessão plenária da última quarta-feira (7), véspera de feriado de Corpus Christi e causou reclamação de servidores, por causa da pauta de discussões.


Questionado, o presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim, afirmou que a sessão era necessária porque projetos de lei importantes precisavam ser aprovados com urgência.



Entre os projetos apontados pelos servidores como ataques a direitos, havia um que acabava com o anuênio para novos servidores. Atualmente, servidores ganham reajuste de 1% sobre o salário base a cada ano, o que não aconteceria com os trabalhadores que entrassem por meio dos novos concursos.


Outro projeto criticado é o que altera o salário dos servidores readaptados - servidores que mudam de função por motivo de saúde, por exemplo. Segundo os sindicatos, o projetos de lei prevê que o salário do trabalhador readaptado deixe de ser o do cargo para o qual ele foi concursado e passe a ser o da nova função.


A sessão ficou interrompida por vários minuto e só foi retomada após uma acordo para retirada dos projetos mais polêmicos da pauta de votações.


Vereadores e servidores fizeram um acordo para que os projetos sejam discutidos em reuniões com participação dos trabalhadores, sindicatos, parlamentares e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que acompanhava a sessão.


Fonte: g1a

Leia Mais ››

Um dia após ser privatizada, refinaria Clara Camarão aumenta preço da gasolina e diesel vendidos no RN, diz Sindipostos

Um dia após ser privatizada, a refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, na Costa Branca potiguar, aumentou o preço da gasolina e do diesel vendidos às distribuidoras de combustíveis do Rio Grande do Norte.


Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, RN (Arquivo) — Foto: Igor Jácome/G1


A informação foi confirmada ao g1 pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no estado (Sindipostos RN).


O aumento chega a R$ 0,51 no preço do óleo diesel AS500 vendido às distribuidoras. No caso da gasolina tipo A, a alta é de R$ 0,23.


A comparação foi feita por empresários e distribuidoras com base nos dados de preços dos produtos disponibilizados pela Petrobras no dia 1º de junho e os preços disponibilizados nesta quinta (8) no site da 3R Petroleum, que assumiu as operações da refinaria.



No dia 1º, a gasolina era vendida pela Petrobras à distribuidoras por R$ 2,68. O novo preço disponibilizado no site da 3R Petroleum é de R$ 2,91. No caso do diesel, o preço passou de R$ 2,85 para R$ 3,36.


Segundo o Sindipostos, por causa do feriado na quinta (8), as compras de combustíveis ficaram concentradas nesta sexta-feira (9).


"O Sindipostos não estima quanto deste aumento será repassado às bombas porque esta é uma decisão de cada revenda, que leva em conta detalhes particulares, incluindo a relação de cada postos com a distribuidora parceira, no caso dos postos bandeirados", disse a entidade.


3R diz que 'ajustes' podem ser recorrentes

Procurada pelo g1, a 3R Petroleum afirmou, em nota, que "os preços dos produtos derivados produzidos pela companhia seguem parâmetros de mercado - tais como o dólar, o valor de referência internacional do petróleo, custos logísticos para recebimento de derivados na região Nordeste, entre outros".


"Vale destacar que ajustes nos preços podem ocorrer de forma recorrente, amparados por critérios técnicos e condições de mercado", informou, ainda, a empresa.


Adaptação de mercado

Diretor de uma empresa especializada em consultoria de postos de combustíveis, Nélio Wanderley ressalta que a refinaria Clara Camarão atende a praticamente 100% do mercado do Rio Grande do Norte, porém, considerou que os postos podem buscar alternativas como refinarias de estados vizinhos.



"Atualmente, o frete pago pelo transporte de Cabedelo (Paraíba) para o Rio Grande do Norte é menor do que essa alta registrada", ressalta o representante da Posto Seguro. Por outro lado, o especialista considera que o estado vizinho não suportaria uma alta demanda de compras por muitos dias.


Ele ainda ressaltou que a nova administradora da refinaria pode estar considerando os custos atuais de produção e poderá se adaptar para adequar os preços ao mercado local, a médio e longo prazo.


A refinaria

A refinaria de Clara Camarão tem capacidade instalada para refino de 39,6 mil barris de óleo por dia. A estrutura atende os mercados de gasolina, diesel, bunker e querosene de aviação do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Ela faz parte do ativo industrial da Guamaré e do Polo Potiguar, que pertencia à Petrobras e foi vendido para a 3R Petroleum.


O contrato de venda aconteceu em 2022 e a transição foi encerrada à meia-noite desta quinta (8), quando a nova empresa assumiu a gestão do polo.


Venda do Polo Potiguar

A Petrobras concluiu nesta quarta-feira (7) as operações próprias e o processo de transição do Polo Potiguar. O polo concentra três subpolos de exploração de petróleo e gás, além de toda a estrutura do ativo industrial de Guamaré.



Segundo fato relevante publicado pela 3R - comunicado a investidores e ao mercado - a transação foi concluída com o pagamento de R$ 5,408 bilhões, que se somam à parcela de R$ 591,95 milhões pagos na assinatura do contrato.


Ainda resta pagamento de US$ 235 milhões que deverá ser feito em quatro parcelas anuais de US$ 58,75 milhões, sendo a primeira em março de 2024.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bicheiros do RJ são réus por morte no MA motivada por disputa no mercado de apostas esportivas

Bicheiros do Rio de Janeiro são acusados de envolvimento no assassinato do empresário goiano Bruno Vinícius Nazon de Moraes, de 30 anos. A vítima foi morta a tiros no dia 12 de fevereiro de 2021 por dois homens encapuzados na Avenida Litorânea, em São Luís, no Maranhão.


Homem é executado a tiros na Avenida Litorânea, em São Luís (MA) — Foto: Divulgação


O mercado de apostas esportivas e disputas pelo jogo do bicho da região foram as motivações do crime, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público do Maranhão (MPMA). O caso está na Justiça do estado nordestino. O g1 teve acesso aos documentos.


Segundo a investigação, o crime foi encomendado por Márcio Augusto Guedes Gregório, conhecido como Márcio Careca. Ele é gerente no estado nordestino da ParaTodos Rio – como o grupo de contraventores do Rio é conhecido no mundo do jogo ilegal.



De acordo com o MP, Bruno de Moraes foi até o Maranhão para divulgar na comunidade local dois sites de apostas em jogos de futebol que pertencia ao grupo dele. Os promotores apuraram que a disputa pelo mercado desagradou o grupo do Rio, que se apresentou como responsável pelo jogo no estado: bicho, caça-níquel e apostas.


“O motivo do crime seria o fato de a vítima ter dois sites de apostas de jogos de futebol, Bets e Gol' bem como trabalhar com o jogo do bicho", diz a denúncia do MPMA.

As investigações mostram que os contraventores do Rio gerenciavam operações do jogo ilegal em São Luís por meio de Márcio Careca.


Ainda de acordo com a investigação, Careca contratou dois matadores de aluguel do Rio para cometer o crime: José Gomes da Rocha Neto, o Kiko, e Alfredo dos Santos Júnior, o Velho – ambos são considerados foragidos pela Justiça (veja a cronologia dos fatos na arte a seguir).


Fonte: g1a

Leia Mais ››

Desembargador de SC suspeito de manter mulher em condições análogas à escravidão diz que vai adotá-la e incluí-la na herança

O desembargador de Santa Catarina Jorge Luiz Borba, investigado por manter uma mulher surda em condição análoga à escravidão, informou neste domingo (11) que vai entrar com pedido judicial para reconhecimento da filiação afetiva dela.


Desembargador Jorge Luiz de Borba — Foto: TJSC/ Divulgação


A declaração ocorre cinco dias depois de ele e a esposa serem alvos de operação que apura indícios de "prática criminosa" após relatos de "trabalho forçado, jornadas exaustivas e condições degradantes". A ação ocorreu em 6 de junho, em Florianópolis.


Em nota, Borba também afirmou que quer garantir à mulher todos os direitos hereditários na "intenção de regularizarem a situação familiar, de fato há muito já existente" (leia íntegra abaixo).



A declaração ainda é assinada pela esposa do desembargador, Ana Cristina, também investigada pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF), e os quatro filhos do casal.


Conforme as investigações, o casal teria mantido na casa, há pelo menos 20 anos, uma mulher que realiza tarefas domésticas das mais diversas, mas não possui registro em carteira de trabalho e não recebe salário ou quaisquer vantagens trabalhistas.


Também, de acordo com o MPF, a mulher tem deficiência auditiva, nunca teve instrução formal e não possui o convívio social resguardado.


O que dizem desembargador e esposa

Jorge Luiz de Borba, Ana Cristina Gayotto de Borba e seus quatro filhos, Maria Leonor, Maria Alice, Maria Julia e Jorge Luiz, diante da ampla disseminação de notícias sobre operação ocorrida na sua residência, vêm a público esclarecer o seguinte:


Surpreendidos pelo difundido sugestionamento de que estariam a dispensar tratamento análogo à escravidão a S., pessoa com quem convivem há anos, definitivamente jamais praticaram ou tolerariam que fosse praticada tal conduta deletéria, ainda mais contra quem sempre trataram como membro da família;

Na intenção de regularizarem situação familiar, de fato há muito já existente, anunciam que Jorge e Ana Cristina ingressarão com pedido judicial para reconhecimento da filiação afetiva de S., garantindo-lhe, inclusive, todos os direitos hereditários;

Acatarão todas as sugestões emanadas do poder público, além das que a família já tem adotado ao longo da vida, para beneficiar o desenvolvimento de S.;

Pretendem colaborar com todas as instâncias administrativas e judiciais, seja para que não remanesçam dúvidas sobre a situação de fato existente em relação a S., seja para que as investigações avancem com brevidade a fim de permitir a retomada da convivência familiar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher cai de altura de 18m ao fazer rapel em cachoeira no DF e bombeiros usam tirolesa para resgate

Uma mulher de 26 anos foi resgatada pelos bombeiros do Distrito Federal após cair de uma altura de 18 metros quando fazia rapel na cachoeira do Tororó, na região de Santa Maria. Por causa do difícil acesso e das condições irregulares do terreno, o trabalho dos militares durou 6 horas e foi preciso usar uma tirolesa para retirar a vítima do local.


O acidente foi durante a tarde deste sábado (10). A mulher estava com um grupo que praticava esportes na queda d'água.


Bombeiros usam uma maca "tipo cesto" para resgatar mulher que caiu de cachoeira de 18m no Distrito Federal — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação


Os bombeiros foram chamados pouco depois das 15h. Segundo a corporação, a mulher estava na base ("pé") da cachoeira, com uma fratura exposta no tornozelo direito, um corte profundo no cotovelo e sangrando muito.


Ela foi imobilizada e aquecida com duas mantas térmicas, já que as roupas estavam molhadas. Como era preciso subir até o alto da cachoeira para retirar a vítima do local, ela foi colocada em uma "maca tipo cesto" que foi içada pelos bombeiros (veja foto acima).


Quando conseguiram chegar com "o cesto" no alto da cachoeira, foi preciso ainda caminhar por cerca de três horas, carregando a mulher ferida, até chegar ao local onde a ambulância do SAMU esperava.


A mulher foi levada para o hospital e não corre risco de vida.


A cachoeira do Tororó


Bombeiros resgatam mulher na cachoeira do Tororó, no DF — Foto: Corpo de bombeiros/Divulgação


A cachoeira do Tororó fica a 35 km de distância do centro de Brasília. A queda d'água tem 18 metros de altura e é muito procurada para a prática de esportes como o rapel e também para lazer.


Por ser a cachoeira mais próxima, o local é bem movimentado. O nome Tororó vem do tupi-guarani e significa enxurrada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ana Carolina lamenta a morte da mãe: 'Te amo muito além das palavras'

A cantora e compositora Ana Carolina lamentou a morte da mãe, Aparecida de Souza, na manhã deste domingo (11). A causa da morte não foi divulgada.


Ana Carolina e mãe, Aparecida de Souza — Foto: Reprodução/Redes sociais


Em sua rede social, a artista postou: "É com toda tristeza que comunico a passagem da minha amada mãe Aparecida de Souza nesta manhã após 86 anos de uma vida espetacular."


"Não consigo ainda elaborar a dor desse momento, mas sempre fiz e faço questão de reforçar a importância dela em tudo que sou, a palavra que me encoraja a fazer o que acredito. Foram anos de conversas, gargalhadas e momentos de silêncio sabiamente carregados de afeto", disse.



"Fofó, te amo muito além das palavras. Obrigada por cada segundo da minha vida!", postou.

Ana Carolina aproveitou para agradecer todas as manifestações de carinho recebidas. "Elas são fundamentais nesse difícil momento de recolhimento."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Simaria sobe ao palco sozinha pela primeira vez, em Penedo, AL, após fim da dupla com Simone

A cantora Simaria se apresentou na noite deste sábado (10) na cidade de Penedo, interior de Alagoas, durante o São João da Vila, a festa junina organizada pelo influenciador Carlinhos Maia. Foi a primeira vez que ela subiu ao palco sozinha, após o fim da dupla com a irmã, Simone.


Simaria se apresenta em Penedo (AL) pela primeira vez depois de fim da dupla com irmã — Foto: Reprodução/Carlinhos Maia


"Estou muito feliz por ela ter topado vir. É o primeiro show que ela está fazendo. É uma irmã querida que eu gosto muito, que eu desejo muita força, muita luz, muita sabedoria e tudo que há de bom na vida dela. Ela é uma excelente artista", disse Carlinhos durante gravação de seus stories.


Usando um chapéu de couro, indumentária típica do sertanejo, Simaria abriu o show cantando Asa Branca, um clássico do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Depois ela cantou sucessos antigos da carreira com a irmã, algumas músicas de quando faziam parte da banda Forró do Muído, além de clássicos de bandas de forró.


Antes do show ela postou uma foto, ladeada por Carlinhos e Lucas Guimarães. "Uma noite de homenagem a Luiz Gonzaga, com muita alegria e amor!", diz a legenda.


Durante 18 anos, Simaria fez dupla com Simone. Em agosto de 2022 as irmãs anunciaram o fim da parceria. Simone seguiu carreira solo enquanto Simaria se manteve ativa nas redes sociais.


O São João da Vila começou na sexta-feira (9) com apresentações de artistas convidados que se revezaram no palco. Na plateia, moradores de Penedo, convidados, influenciadores e fãs selecionados por Carlinhos Maia.


Enquanto Simaria fazia sua primeira apresentação sozinha em Alagoas, Simone subia no palco do São João de Campina Grande (PB) pela primeira vez sem a irmã. O Parque do Povo recebeu um recorde de público, tanto que os portões da festa foram fechados cerca de duas horas antes de Simone Mendes começar a cantar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mudanças climáticas e desmatamento fazem casos de ataques de abelhas disparar no país

As mudanças climáticas e o desmatamento fizeram os casos de ataques de abelhas disparar no país.


De janeiro a abril, foram 104 internações por ataques de abelhas. — Foto: TV Globo/Reprodução


O ataque de abelhas tirou a vida de Emily Carolina Martins Timoteo, de cinco anos. O corpo foi enterrado no cemitério de Araçaí, na região central de Minas Gerais. Os parentes contaram que ela não demonstrava reações ao sentir dor e nem sabia se expressar.


“A Emily era muito especial pra todo mundo aqui. eu acho que vai fazer falta pra professora, pros alunos, pra todo mundo”, relata a tia Lilian Rodrigues.

Os avós da Emily disseram que encontraram a menina desmaiada nos fundos do sítio. A criança foi levada para o hospital. Segundo o médico que atendeu a Emily, ela sofreu uma parada cardíaca, mas a equipe não conseguiu reanimá-la. O corpo tinha vários ferimentos de picada de abelha.



Em maio, moradores de um bairro de Belo Horizonte ficaram assustados com dois ataques seguidos de abelhas.


Nos quatro primeiros meses de 2023, mais de 100 pessoas foram atendidas em hospitais públicos do país com picadas de abelhas, segundo o Ministério da Saúde – 68% a mais que no mesmo período do ano passado.


Minas Gerais é o estado com maior número de internações neste ano. Em seguida, vêm São Paulo e Santa Catarina.


Em março, Severino Paulo, de 47 anos, fazia uma trilha na região metropolitana do Recife quando foi atacado. Chegou a ser socorrido por moradores, mas morreu antes de ser atendido.



O especialista Henrique Paprocki explica que as abelhas mais comuns no Brasil são as africanizadas, espécie híbrida de origem africana e europeia. Elas costumam ser mais agressivas.


As mudanças climáticas com mais dias secos e a redução das áreas verdes têm aumentado o risco de ataque.


Brasil registra aumento no ataque de abelhas. — Foto: TV Globo/Reprodução


"Essas abelhas se espalharam por toda a América do Sul, então elas estão no campo e na cidade. Mas, na cidade, nós temos um adensamento de pessoas muito mair e é muito mais fácil que elas se sintam ameaçadas nesse ambiente urbano e ataquem as pessoas, do que no ambiente rural"”, destaca o biólogo.


Os bombeiros reforçam que somente profissionais habilitados devem agir em ocorrências com abelhas.


“Se deparou com um ataque de abelhas, deve correr em silêncio e buscar um lugar seguro, um local fechado. E evitar que essas abelhas entrem nesse local”, pondera a capitã Thaise Rocha, do Corpo de Bombeiros.


Fonte: Jornal Nacional

Leia Mais ››

STF decide manter Luiz Carlos Hauly, do Podemos, na vaga de Dallagnol na Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (9) manter Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) a vaga perdida por Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados.


Com decisão do STF, Luiz Carlos Hauly assumirá vaga de Deltan na Câmara — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados


O placar foi de 6 votos a 3 (veja os votos por ministro mais abaixo). Até o fim do prazo, o voto do ministro Nunes Marques não havia aparecido no sistema.


O ex-procurador da Lava Jato teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Mesa Diretora da Câmara confirmou a perda do mandato na última semana.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná havia decidido que a cadeira de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim (PL-PR).



O tribunal entendeu que, como nenhum outro candidato do Podemos atingiu 10% do quociente eleitoral, a vaga deveria ir para o PL.


No entanto, em um recurso apresentado pelo Podemos ao STF, o ministro Dias Toffoli concedeu uma decisão liminar – provisória – revendo a decisão do TRE-PR.


O ministro manteve a vaga com o Podemos e determinou que Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) seja empossado no lugar.


Essa decisão foi submetida ao plenário virtual do Supremo. Nesta sexta, o Tribunal formou maioria para confirmar o entendimento de Toffoli e manter a cadeira com Hauly.


Votos

Votaram a favor de Hauly: o relator, Dias Toffoli, e os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso.


Segundo Moraes, após a cassação de Deltan, os votos foram considerados válidos para aproveitamento pelo partido pelo qual o candidato concorreu, o Podemos.


"A vaga conquistada pela agremiação deve ser preenchida por suplente mais votado sob a mesma legenda, independente de votação nominal mínima, no caso, Luiz Carlos Jorge Hauly", afirmou.


O ministro Edson Fachin concordou com o TRE do Paraná. Portanto, discordou dos demais ministros. Ele foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux e Rosa Weber.


O julgamento no plenário virtual terminou no fim da noite desta sexta.


Cassação de Dallagnol

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação de Dallagnol. A Câmara dos Deputados confirmou a decisão, e o deputado perdeu o mandato.


O tribunal entendeu que Dallagnol cometeu irregularidade ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda era alvo de procedimentos para apurar infrações disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).


No entendimento dos ministros, esses processos poderiam levar a punições. As leis da Ficha Limpa e a da Inelegibilidade não permitem candidatura de quem deixa o Judiciário ou o Ministério Público para escapar da pena.


Fonte: g1 

Leia Mais ››