quarta-feira, dezembro 07, 2022

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de envolvimento na morte de empresário francês em Natal

Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apreenderam nesta quarta-feira (7) um dos adolescentes envolvidos no assassinato do empresário francês Jean-Pierre Roumilhac, de 73 anos, no bairro de Lagoa Seca, na Zona Sul de Natal, no dia 6 de outubro. Uma câmera de segurança registrou o crime (veja vídeo).


A Polícia Civil deflagrou a Operação Sans Défense para cumprir três mandados de busca e apreensão de adolescentes infratores envolvidos no crime. Um deles, de 16 anos, foi apreendido e os outros dois seguem foragidos.


De acordo com a Polícia Civil, o outro suspeito envolvido no crime, um adulto, havia sido preso semanas após o crime em outra investigação por outro crime. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa não informou mais detalhes dessa prisão e alegou que o processo corre em segredo de justiça.



Apesar disso, informou que deve representar nos próximos dias pela prisão cautelar dele em relação ao assasinato do empresário francês.


Homem é morto a tiros na Zona Leste de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Investigação

A investigação para identificação dos adolescentes envolvidos no crime durou cerca de dois meses. O adolescente de 16 anos foi apreendido nesta quarta-feira (8) na própria residência na comunidade da Guarita, bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal.


Em depoimento na delegacia, ele confessou a participação no crime.


“O adulto recrutou os adolescentes na comunidade em que moram para assaltar. Saíram sem saber quem seria a vítima. E a intenção era unicamente roubar. Mas, como houve uma reação de surpresa da vítima, houve o disparo”, disse o delegado Danilo Dávila.


Crime aconteceu no dia 6 de outubro — Foto: Reprodução


O adolescente apreendido foi levado ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad), onde ficará à disposição da Justiça.


O crime

O crime aconteceu na rua São João, próximo à Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro Lagoa Seca, pouco depois das 12h do dia 6 de outubro deste ano. Os criminosos abordaram para roubar o empresário Jean-Pierre Roumilhac, que reagiu. Os suspeitos dispararam no peito da vítima e, em seguida, fugiram levando o carro dele.


Quatro criminosos agiram no latrocínio. As testemunhas relataram que o empresário tinha ido ao local para fazer compras em uma quitanda de temperos naturais, que frequentava semanalmente.


O carro roubado pelos criminosos, modelo Gol de cor branca, foi abandonado minutos após o crime no bairro do Alecrim, entre as avenidas 4 e 12.


Carro de empresário francês morto em assalto foi abandonado pelos criminosos no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal. — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de assalto bate carro e é baleado após perseguição e confronto com policiais militares em Natal

Um suspeito de assalto foi baleado após uma perseguição policial que culminou em um acidente de trânsito e um tiroteio com policiais militares em Natal.


Policiais militares ao lado de carro crivado de balas, após perseguição e troca de tiros em Natal. — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Segundo a Polícia Militar, militares do 5º Batalhão da PM foram informados que ocupantes de um carro com as características do veículo perseguido estavam realizando assaltos no entorno da Avenida Amintas Barros.


Uma das vítima de assalto conseguiu ligar para o número 190, chamou o atendimento policial, e viaturas foram deslocadas para a região. O veículo suspeito foi visto na Avenida Salgado Filho.


Viaturas da PM isolam local onde carro parou após perseguição policial em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Ainda de acordo com a polícia, ao perceber a aproximação policial, o ocupante do veículo tentou fugir e uma perseguição foi iniciada. O homem seguiu pela avenida Jerônimo Câmara, em direção ao bairro Nazaré, Zona Oeste potiguar.


O relato policial informou que as equipes deram ordem de parada, mas o carro não parou e houve uma troca de tiros entre os policiais e o condutor do carro, que perdeu o controle e bateu o veículo na calçada da avenida Jerônimo Câmara, entre os cruzamentos da via com os cruzamentos com as avenidas Interventor Mário Câmara e com a Avenida Abílio Nascimento.


O homem ainda teria tentado fugir, mas estava baleado e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avó é executada a tiros na frente dos netos duas semanas após ter filha assassinada na Grande Natal

Uma mulher de 53 anos foi executada a tiros na frente dos netos, uma menina de 9 anos e um menino de 5, na noite desta terça-feira (6), em Macaíba, na Grande Natal. O crime aconteceu cerca de duas semanas após a mãe das crianças também ser assassinada na frente delas.


Adezia Camilo da Silva, de 53 anos (de vermelho) foi executada a tiros duas semanas após a filha, Thayalla Thayane da Silva, ser assassinada na Grande Natal. — Foto: Cedida


O crime desta terça-feira (6) aconteceu por volta das 21h na rua das Filgueiras, no bairro Campinas, em Macaíba. Segundo a polícia, Adezia Camilo da Silva, de 53 anos, estava na sala de casa quando homens armados e encapuzados entraram no imóvel anunciando um assalto.


Porém, os criminosos não roubaram nada e executaram a vítima com vários disparos de arma de fogo. O companheiro da mulher, que também estava na residência, não foi alvo de disparos.



No dia 23 de novembro, a filha de Adezia, Thayalla Thayane da Silva, de 27 anos, foi morta a tiros dentro de casa, no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, também na região metropolitana.


Os filhos de Thayalla, que presenciaram o assassinato da avó, também tinham testemunhado o assassinato da mãe.


Ainda segundo a polícia, em abril deste ano, essas mesmas crianças estavam com o pai e a mãe em Macaíba, quando foram surpreendidas por homens armados, que atiraram contra o homem, que também morreu. Na ocasião, alguns tiros também atingiram Thayalla e uma das crianças.


A investigação do crime desta terça-feira (6) deverá ficar a cargo da Delegacia de Macaíba. Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aeroporto de Natal prevê receber mais de 250 mil passageiros em dezembro

Cerca de 253 mil passageiros irão passar pelo Aeroporto de Natal neste mês de dezembro. É o que prevê a Inframérica, administradora do aeroporto.


Aeroporto de Natal, Aeroporto Internacional Aluizio Alves — Foto: Augusto César Gomes


A estimativa da empresa concessionária é de que haja um fluxo de pessoas neste último mês do ano 17,4% maior que 2021 e 6,2% maior que 2019, período antes da pandemia.


Ao todo, o Aeroporto espera cerca de 1.698 pousos e decolagens para todo o mês. Para atender a demanda na capital potiguar, foram incluídos 207 voos extras na malha aérea.


Entre as novidades, está a retomada do voo direto da Gol para Buenos Aires, na Argentina. A operação estava suspensa desde março de 2020 por conta da pandemia e voltou no último dia 3 de dezembro.


Destinos

O Aeroporto de Natal terá voos para 23 destinos na alta estação, sendo dois internacionais. Os voos mais procurados são os para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Campinas e Fortaleza.


Os dias mais movimentados no período serão os que antecedem as festividades de Natal e Ano Novo.


Nos dias 17, 18, 23 e 30 de dezembro, o Aeroporto de Natal calcula um fluxo diário médio de 8 mil pessoas e os horários de maior concentração de voos são entre 15h e 19h e das 01h às 04h.


Os voos internacionais são para Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires. A previsão da administradora do aeroporto é que embarquem e desembarquem em voos para esses dois destinos aproximadamente 7,7 mil passageiros. A movimentação aérea internacional prevista é de 52 pousos e decolagens na alta estação.


A concessionária orienta os passageiros chegarem no aeroporto com 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais. Desde o fim de novembro, o uso de máscaras em aeroportos e aviões voltou a ser obrigatório por determinação da Anvisa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após bloqueio no orçamento da UFRN, Museu Câmara Cascudo suspende visitação do público

O Museu Câmara Cascudo, em Natal, suspendeu nesta quarta-feira (7) a visitação do público ao Pavilhão Expositivo e ao Parque do Museu por tempo indeterminado.


Museu Câmara Cascudo, em Natal — Foto: Canindé Soares


O motivo da suspensão foi o bloqueio orçamentário de R$ 5,5 milhões sofrido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na semana passada por parte do governo federal. O Museu Câmara Cascudo é vinculado à UFRN.


O bloqueio no orçamento fez a UFRN anunciar a suspensão do pagamento de auxílios financeiros a estudantes da instituição, diárias, passagens, taxas de inscrição em eventos e reembolsos.


De acordo com a direção do Museu Câmara Cascudo, esse bloqueio impactou na manutenção das atividades de atendimento aos visitantes.



Isso porque cerca de 25 bolsas para estudantes de graduação foram suspensas, além do fornecimento de suprimentos básicos como água mineral, papel higiênico e materiais de limpeza.


Os bolsistas do museu são responsáveis pelo atendimento de visitantes, pela mediação nas exposições e áreas de visitação, como o orquidário, o jardim sensorial e a horta urbana no Parque do Museu.


Eles atuam ainda no apoio administrativo, atendimento na biblioteca, comunicação e design, além da conservação das coleções de arqueologia, etnologia, paleontologia e estudos ambientais.


Segundo o museu, o bloqueio afetou os recursos de assistência aos estudantes, que já estavam comprometidos para o pagamento de bolsas e auxílios do mês de novembro. Agora, também foram zeradas as programações de despesas para o mês de dezembro, o que deve impedir o pagamento aos estudantes e fornecedores por mais um mês.



Retomada e funcionamento

Neste momento, o museu informou que busca alternativas para retomar as visitas o mais breve possível, "com a garantia de condições mínimas de atendimento ao público e de segurança para o acervo da instituição".


As atividades administrativas, de conservação de coleções e de pesquisa serão mantidas com capacidade reduzida. A Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo segue aberta ao público, das 7h30 às 13h30, até o dia 16 de dezembro, quando entra em recesso acadêmico, retomando as atividades no dia 16 de janeiro.


O museu lamentou o fechamento neste momento, que considera "um dos períodos de aumento na demanda de visitantes por causa do período de férias escolares e do aumento do número de turistas na cidade".

Em 2022, depois de passar quase dois anos fechado por causa do isolamento social provocado pela pandemia da Covid, o museu recebeu mais de 22 mil visitantes, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2019.


Corte

Na segunda-feira, 28 de novembro, a verba das universidades federais de todo o país sofreu um contingenciamento da parte ainda não empenhada, ou seja, dos recursos que ainda não estavam comprometidos com as obrigações de pagamento. No caso da UFRN, o corte tinha sido de R$ 3,8 milhões.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Ao meio-dia de 1° de dezembro, os limites de empenho foram restabelecidos. Entretanto, no início da noite do mesmo dia, foi realizado uma nova restrição dos recursos, com um bloqueio do orçamento. No caso da UFRN, o montante foi de aproximadamente R$ 5,5 milhões.


Contingenciamentos anteriores

A UFRN iniciou o ano com uma redução no orçamento da ação “20RK – Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior”, onde houve uma contenção de 11,66% quando comparado com os limites de 2021, o que gerou uma redução da ordem de R$ 13,1 milhões.


Em junho, foi realizado o bloqueio e corte de quase R$ 12 milhões na mesma ação orçamentária, que somado a redução inicial, gerou uma indisponibilidade total de aproximadamente R$ 25 milhões destinado ao custeio de suas atividades, ocasionando um cenário de déficit para o fechamento do exercício corrente.


Caso o cenário atual permaneça, a perda orçamentária para o ano irá ultrapassar os R$ 30 milhões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após 5 meses, RN volta a confirmar e notificar mais de mil casos de Covid em 24h

O Rio Grande do Norte registrou e confirmou, nesta quarta-feira (7), 1.051 casos de Covid nas últimas 24h. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), que tinha registrado mais de mil casos em um intervalo de 24h pela última vez no último dia 5 de julho.


O aumento de casos ocorre no momento em que há a confirmação de novas variantes circulando no RN. — Foto: Getty Images via BBC


Ainda de acordo com a pasta, que divulgou boletim epidemiológico da doença nesta manhã, um óbito foi registrado na cidade de Assu, no interior do RN.


Os boletins divulgados pela Sesap não tinham mais de mil casos confirmados e notificados em 24h desde o dia 5 de julho. Na ocasião, 1.152 casos tinham sido notificados.



O aumento ocorre após a confirmação de que uma nova variante da Covid, a BE.9, foi detectada no Rio Grande do Norte. O IMT confirmou no fim do outro mês que outras variantes também estavam em circulação no estado.


Com as notificações das últimas 24h, o estado chegou a 571.040 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia, em 2020. Já em relação aos óbitos, já foram 8.510 apenas no Rio Grande do Norte confirmados para a infecção dentro do mesmo período.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidores da Saúde paralisam atendimentos e fazem manifestação em Natal

Servidores da Saúde de Natal iniciaram uma paralisação nos atendimentos em unidades básicas de saúde e hospitais da rede municipal, nesta quarta-feira (7). Segundo o sindicato que representa a categoria, o ato deve durar 24 horas.


Servidores da Saúde de Natal fazem ato em frente à Câmara Municipal de Natal — Foto: Cedida


Manifestantes montaram barracas em frente à Câmara Municipal de Natal e cobram a continuidade das negociações da prefeitura quanto a pautas discutidas na última greve da categoria.


"Estamos aqui na Câmara, porque os vereadores estão discutindo a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2023 e nós queremos que eles garantam emendas para pagamentos de direitos como a insalubridade", afirmou a diretora do sindicato, Érica Galvão.



De acordo com ela, a paralisação de 24 horas é um ato de advertência ao município.


A pauta da categoria engloba pontos como pagamento de insalubridade, mudanças de nível, quinquênio e piso da enfermagem.


Outra reclamação da categoria é relacionada à mesa de negociação criada após a greve realizada no primeiro semestre deste ano, que não estaria cumprindo seu papel.


"As reuniões são constantemente adiadas e as negociações estão paradas", disse a diretora.


O sindicato ainda reclama do fechamento da pediatria da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, casos de assédio moral e "precarização" dos serviços.


A paralisação se soma à falta de médicos no serviço de saúde municipal. Os médicos de cooperativa que estão com pagamentos atrasados seguem paralisados há duas semanas.


Embora o sindicato tenha falado que todos os serviços básicos foram suspensos, algumas unidades seguiam funcionando pela manhã. Caso da UBS São João, no bairro Tirol, onde a aplicação de vacinas e testagem para Covid-19 continuava acontecendo. No entanto, faltava médico no local.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Setor de turismo tem boa expectativa para período de alta estação no RN

O setor de turismo do Rio Grande do Norte espera que a alta estação, período que compreende os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, tenha resultados positivos. A projeção otimista leva em consideração o retrospecto de 2022, que apresentou crescimento mês a mês, entre outros fatores.


Festas como o Natal (foto), Réveillon e o Carnatal trazem boas expectativas para o setor do turismo. — Foto: Alex Régis


O período por si só já apresenta aumento nas viagens graças às férias escolares e coletivas. No caso da capital potiguar, principal destino turístico do Rio Grande do Norte, as festas de Natal e Réveillon, além de um dos maiores carnavais fora de época do país, aumentam a expectativa para uma bom desempenho da ocupação dos leitos durante a alta estação.



"A ocupação vai aumentar significativamente. É a retomada desse setor que está se recuperando de forma constante e um crescimento praticamente diário", afirma Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN).


Outro ponto que eleva as expetativas do setor é a ampliação do número de rotas aéreas aqui para o Rio Grande do Norte. De acordo com dados do Governo do Estado, são 592 voos a mais em comparação com o mesmo período de 2021 e 2022. Isso representa uma oferta de quase 865 mil assentos deste mês de dezembro até fevereiro de 2023.


De acordo com a Empresa Potiguar de Promoção Turística, órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Estado, citou o retorno de um voo da Argentina para o Rio Grande do Norte. A rota estava desativada desde 2020.


"O aumento da malha aérea é uma pauta que estamos trabalhando muito. Isso com certeza vai ajudar bastante durante a alta estação", afirma Molga Freire, diretora de Marketing da Emprotur.


Fonte: g1

Leia Mais ››

120 anos após explosão do dirigível Pax em Paris, restos mortais de Augusto Severo são exumados para voltar ao RN

Uma comitiva do Rio Grande do Norte acompanhou na última segunda-feira (5) a exumação dos restos mortais do aviador potiguar Augusto Severo. O ato aconteceu no cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro.


Restos mortais de Augusto Severo são exumados no Rio de Janeiro para serem transportados para o Rio Grande do Norte. — Foto: Adriano Ishibashi


O grupo coordenado pelo vice-governador Antenor Roberto foi formado por meio de um decreto para providenciar o traslado do aeronauta ao seu município de origem, Macaíba, na região metropolitana de Natal.


Segundo o governo, a iniciativa está dentro das ações de celebração em memória aos 120 anos do falecimento de Augusto Severo, em 12 de maio de 1902.


Na ocasião, Severo pilotou pela primeira vez o seu dirigível Pax sobre Paris, ao lado do amigo e mecânico francês, Georges Sachet. O dirigível explodiu no ar sem deixar sobreviventes.


Augusto Severo, potiguar criador do dirigível Pax — Foto: Cedida


Os restos mortais de Augusto Severo serão conduzidos ao cemitério São Miguel, no Centro de Macaíba. O translado, cerimônia e missa acontecerão no dia 16 de dezembro, segundo o governo.


As peças originais, efígie e adornos do mausoléu de Augusto Severo, datadas de 1904, também serão transportados para reconstrução no cemitério de Macaíba.


Efígie e adornos do mausoléu de Augusto Severo também serão transportados ao RN — Foto: Adriano Ishibashi


Acompanharam a exumação, o advogado da família Severo, Armando Holanda; Mário Sérgio de Albuquerque Maranhão (bisneto de Augusto Severo), além de autoridades.


O grupo de trabalho para o translado dos restos mortais conta com servidores de órgãos estaduais, além de militares da Base Aérea de Natal (BANT) e do 3º Distrito Naval; das prefeituras de Macaíba e Parnamirim, além da Fecomércio; Academia Norte-rio-grandense de Letras; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Instituto Histórico e Geográfico do RN, grupo Amigos da Rampa, entre outras instituições.


Balão dirigível Pax, que caiu em París — Foto: Arquivo/FAB


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paralisação de médicos chega a quase duas semanas e funcionamento de UPAs de Natal segue reduzido

O impasse entre Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN) e o município de Natal chega a 13 dias. Sem acordo entre as partes, a escala médica das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Natal segue reduzida, afetando diretamente no atendimento prestado à população.


Paralisação no atendimento ocorre por falta de pagamentos do município. — Foto: Cedida


A realidade vem sendo observada por quem depende dos serviços e não consegue atendimento. Foi o caso de Joseane da Silva, que foi até a UPA de Cidade Satélite, na zona Sul de Natal, nesta terça-feira (6) vomitando, com febre e diarreia, mas foi mandada de volta pra casa.


"Falaram que eu não poderia ser atendida porque aqui é só caso de emergência, devido à greve. Mandaram ir pra Parnamirim, mas tenho medo de ir pra lá e me mandarem de volta pra casa também", disse.



Magno Ferreira também procurou atendimento na UPA nesta terça-feira. Ele é paciente renal crônico e se sentiu mal após uma sessão de hemodiálise. Ele chegou às 9h e só deixou a unidade médica durante a noite.


"Agora não consigo mexer minhas pernas, mãos e braços. Cheguei pela manhã, aguardei até agora, me disseram que meu caso não é de internação e eu tenho certeza que é por causa da greve", afirmou Magno.


A paralisação nas atividades teve início no último dia 24 de novembro. A cooperativa reclama de cinco meses sem repasses financeiros do município para o pagamento dos profissionais.


Sem acordo, os serviços de alta e média complexidade seguem funcionando para pacientes internados e cirurgias de urgência. Os ambulatórios fecharam e as UPAs, como é o caso da instalada em Cidade Satélite, funcionam com 30% da capacidade. Maternidades e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantêm o pleno funcionamento.


Procurada pela Inter TV Cabugi, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) não respondeu o contato até o fechamento da reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Renato Aragão sofre um AIT e é internado no Rio; 'Está bem e sendo monitorado', diz mulher

O ator e humorista Renato Aragão, de 87 anos, foi internado na tarde desta quarta-feira (7) e diagnosticado com um Acidente Isquêmico Transitório (AIT).


Renato Aragão: susto — Foto: Reprodução


Renato sentiu sintomas, como tontura, e foi levado para o Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo a família, está sendo monitorado.


O AIT é uma alteração no fornecimento de sangue para o cérebro e que muda o funcionamento do órgão. O restabelecimento das funções cerebrais tende a se adequar em minutos ou horas.


"O Renato está sob vigilância neurológica. Está bem e monitorado com muito amor e carinho. Ele ficou zonzo, e viemos para o hospital. Pensamos que fosse labirintite. Ele está em observação no quarto, como tem que ser", disse Lilian Aragão ao g1, mulher do humorista.



À noite, o próprio artista postou um vídeo para tranquilizar os fãs: "Garotada, estou bem, não precisa se preocupar. Estou muito bem", disse ele.


Lilian Aragão frisou que o marido não sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).


"Renato está maravilhoso como sempre e mandando beijos para todos", disse.

Lilian e Renato estão casados há 21 anos e são pais de Livian Aragão. Além da jovem, o humorista tem outros quatro filhos de um primeiro casamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Copom mantém taxa básica de juros da economia em 13,75% na última reunião do ano


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (07), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde o início de agosto.


Esta é a última reunião do Copom no governo Jair Bolsonaro (PL). O próximo encontro do comitê está marcado para os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, já na gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


O comitê costuma se reunir a cada 45 dias para definir a taxa básica de juros da economia. Essa é a quarta reunião consecutiva em que o Copom fixa a Selic em 13,75% – o resultado já era esperado pelo mercado.


O atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, permanecerá à frente da instituição pelo menos até dezembro de 2024. Isso porque uma lei em vigor desde 2021 estabeleceu a chamada autonomia do Banco Central, com mandato para presidente e diretores da instituição.


O BC iniciou o governo Bolsonaro com a taxa de juros em 6,5% ao ano, e, em 2020, durante a pandemia, reduziu a Selic para 2% ao ano, menor patamar da história.


No entanto, a partir de março de 2021, o BC passou a elevar a Selic em todas as reuniões (12 consecutivas) e, com isso, a taxa chegou a 13,75% ao ano, o que configurou o maior e mais longo ciclo de alta desde 1999.


Apesar da manutenção da taxa, a Selic permanece no maior patamar desde novembro de 2016, quando estava em 14% ao ano. Ou seja, em seis anos.


O objetivo do ciclo da alta dos juros, segundo o BC, foi conter as pressões inflacionárias decorrentes da pandemia da Covid, que gerou interrupção na oferta de produtos e injetou recursos extraordinários na economia, por meio de auxílios temporários, o que elevou os preços. Também causou impacto na inflação a guerra na Ucrânia, principalmente nos preços de combustíveis e alimentos.


Sistema de metas

Para definir o nível dos juros, o Banco Central se baseia no sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central pode reduzir o juro básico da economia.


Em 2022, a meta central de inflação é de 3,5% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2% a 5%. Para 2023, a meta de inflação foi fixada 3,25%, e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.


Neste momento, o BC já está ajustando a taxa Selic para tentar atingir a meta de inflação dos próximos anos, uma vez que as decisões sobre juros demoram de seis a 18 meses para terem impacto pleno na economia.


Para o ano que vem, a previsão do mercado financeiro, feita na última semana, é de uma inflação de 5,08%, acima do teto da meta. Se confirmado, será o terceiro ano seguido de estouro da meta. Em 2022, o BC já admitiu que o objetivo não deve ser alcançado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anvisa aprova dose de reforço da vacina da Pfizer para crianças a partir dos 5 anos e adolescentes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em crianças e adolescentes. Com isso, a terceira dose será incluída na bula dos imunizantes da farmacêutica aprovados para a faixa etária de 5 a 11 anos e de 12 a 17 anos.


Vacina da Pfizer: Anvisa autoriza terceira dose em crianças e adolescentes — Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins


"As vacinas contra a Covid-19 tem apresentado, de forma geral, o decaimento dos anticorpos com o tempo, justificando a avaliação periódica da necessidade de aplicação de doses de reforço, com o objetivo de manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença", disse a Anvisa, em nota, nesta quarta-feira (7).



A decisão foi tomada na última segunda (5). De acordo com a Anvisa, a dose de reforço poderá ser aplicada em crianças a partir de 5 anos e adolescentes pelo menos seis meses após a segunda dose.


Até então, a agência reguladora havia incluído na bula da vacina da Pfizer a aplicação de uma terceira dose do imunizante apenas para maiores de 18 anos.


Em maio deste ano, o Ministério da Saúde já havia ampliado a recomendação da dose de reforço para os adolescentes de 12 a 17 anos, independentemente das vacinas tomadas na primeira e segunda doses, com um intervalo de quatro meses.


Até agora, o governo federal ainda não definiu sobre a terceira dose para os pequenos. Especialistas apontam que, quando se fala em reforço, o Brasil está atrasado justamente no público das crianças de 5 a 11 anos. Nos Estados Unidos, a faixa etária já recebe reforço com a vacina bivalente da Pfizer.


No final de novembro, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) aprovou a terceira dose para crianças de 5 a 11 anos. O grupo técnico, composto por especialistas nas áreas, assessora o governo na tomada de decisões sobre a vacinação contra a Covid-19.



No entanto, o assunto ainda deve passar pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que, atualmente, também discute a aplicação da "Pfizer baby" para crianças de 6 meses a 4 anos que não apresentem comorbidades - o processo está em fase de consulta pública.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 9,8%

A Petrobras anunciou que, a partir desta quinta-feira (8), o preço médio do gás de cozinha (GLP) da estatal para as distribuidoras passará de R$ 3,5837/kg para R$ 3,2337/kg, uma redução de 9,8%.


Botijão de gás — Foto: Reprodução / RBS TV


Com a queda, o preço médio cobrado pela Petrobras no botijão de 13 kg passa a valer R$ 42,04, refletindo redução média de R$ 4,55.


"Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio", informou a companhia.


É a quinta queda consecutiva. O último anúncio de mudança no preço havia sido em 16 de novembro, quando a Petrobras reduziu o preço do gás de cozinha de R$ 3,7842 para R$ 3,5842/kg, queda de 5,3%.


Antes, no entanto, vinha em trajetória de alta: em março, o gás de cozinha vendido pela Petrobras havia sido reajustado em 16,1%. Em outubro do ano passado, a alta havia sido de 7,2%. E em julho do mesmo ano, de 6%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

1,8 milhão de brasileiros foram assaltados em 2021, diz IBGE

Cerca de 1,8 milhão de pessoas foram vítimas de roubo no país em 2021, o equivalente a 1,1% da população brasileira, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento inclui roubo a carros, motos, bicicletas, dentro e fora do domicílio.


Arma utilizada por grupo criminoso durante o roubo — Foto: Polícia Militar/Divulgação


A pesquisa ainda aponta que o uso de arma, não necessariamente de fogo, foi maior nos roubos de veículos, como carro (95%) e moto (86,2%). O percentual leva em conta somente o último roubo ocorrido nos 12 meses analisados. No roubo de bens fora do domicílio, o uso de arma ficou acima de 80%, enquanto nos roubos de bicicleta e domicílio, os percentuais foram menores (63,3% e 60,5%, respectivamente).



A arma de fogo foi o tipo de arma mais utilizada em roubos. Nos roubos de carro (97,6%), moto (96,9%) e domicílio (90,8%), em que foi utilizada alguma arma, mais de 90% eram armas de fogo. Nos roubos de bens fora do domicílio, o percentual de uso de armas de fogo ficou em 87,7%. Para o roubo de bicicleta, o uso de arma de fogo teve o menor resultado (69,5%). Na metodologia do IBGE, mais de uma arma podem ser usadas no crime.


O levantamento foi feito pelo IBGE em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do quarto trimestre de 2021.



Os dados de roubos dentro e fora da residência não levam em conta os roubos de carros, motos e bicicletas, que foram analisados separadamente.


No caso dos bens roubados fora do domicílio, os itens mais citados foram telefone celular (83,7%), dinheiro (36,3%), documento (23,4%), cartão de débito ou crédito ou cheque (18,5%) e joia, bijuteria ou relógio (10%).


Já dentro de casa, os bens mais roubados são telefone celular (64%), dinheiro (31,2%), joia, bijuteria ou relógio (19,2%), aparelho eletrodoméstico (18,9%), documento (16,3%), cartão de débito ou crédito ou cheque (14,9%), roupa ou calçado (12,2%) e computador ou tablet (7,9%).



Segundo o IBGE, a alta proporção de celulares roubados no domicílio e, em maior medida, fora do domicílio, mostra a atratividade desse tipo de bem para a vitimização.


Os dados, ao contrário do divulgados anualmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, incluem roubos que não são informados às polícias. Por isso, os números diferem dos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.


Segundo o IBGE, a maior parte das vítimas sofreu roubo de bens fora do domicílio (67,8%), seguido de roubo do próprio domicílio (23%). O roubo de veículos e bicicleta vitimou uma proporção bem menor de pessoas: 6,8% das vítimas sofreram roubo de carro, 5,6% roubo de moto e 3,0% roubo de bicicleta. Uma pessoa pode ter sido vítima de mais de um tipo de roubo no período de 12 meses anteriores à data da entrevista


Além disso, nem todas as vítimas procuraram a polícia após o crime. A taxa de procura para roubos de carros é a maior das cinco categorias, 91%, seguida pela de motos (82,5%), fora do domicílio (57,9%), no domicílio (57,1%) e de bicicleta (52,4%).


Nas situações em que não houve procura pela polícia ou guarda municipal, o motivo mais citado foi “não acreditava na polícia”, com 26,9%, seguido dos motivos “recorreu a terceiros ou resolveu sozinho(a)” (24,3%), “falta de provas” (15,2%), “medo de represália” (12,8%), “outro motivo” (11,5%) e “não era importante” (9,3%).


2,9 milhões de residências com alguém vítima de furto

O IBGE também aponta que, em 2021, 2,9 milhões de domicílios tinham pelo menos um morador que foi vítima de furto nos últimos 12 meses à data da entrevista, correspondendo a 4,0% do total de domicílios particulares do país.


Foram 342 mil furtos de veículos (192 mil de carros e 150 mil de motos) e 388 mil furtos de bicicleta. Houve 1,7 milhão de furtos nos domicílios e 1,4 milhão de furtos fora do domicílio.


O instituto ressalta que os números no levantamento podem destoar dos registros administrativos de furto patrimonial, uma vez que o entrevistado pode relatar como furto bens que se perderam sem explicação ou bens de pouca importância para gerar um registro policial.


As vias públicas (ruas, estradas, praias, praças etc.) foram os principais locais de ocorrência de furtos de carro (75,1%) e moto (68,8%). Já no caso das bicicletas, o principal local foi em algum domicílio (66,3%), que poderia ser do próprio morador ou de outra pessoa.



Considerando o último furto ocorrido nos 12 meses anteriores à entrevista, em 80,3% dos furtos de carro e 84,9% dos furtos de moto houve procura pela polícia. Para furtos fora do domicílio (não considerando carro, moto ou bicicleta), a procura foi de 44,8%, seguida por 31,4% para furtos de domicílio e 28,5%, de bicicleta.


Nos furtos em que não houve procura pela polícia, os principais motivos informados foram “falta de provas” (24,1%), seguido de “não acreditava na polícia” (23,6%), “não era importante” (22,0%), “recorreu a terceiros ou resolveu sozinho(a)” (14,4%), “outro motivo” (9,3%) e “medo de represália” (6,7%).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cinco pessoas morrem após toras de eucalipto caírem de caminhão sobre carros

Cinco pessoas morreram após um grave acidente envolvendo dois carros e um caminhão na PR-456 em Santa Maria do Oeste, na região central do Paraná, na noite de terça-feira (6), segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE)


Cinco pessoas morrem em acidente entre carros e caminhão carregado de madeira — Foto: PRE


De acordo com a corporação, a carreta estava com dois semirreboques carregados de toras de eucalipto. A carga caiu e esmagou os veículos.


Cinco pessoas morrem após acidente entre carros e caminhão carregado de toras — Foto: PRE


As cinco vítimas tinham entre 24 e 49 anos e estavam nos carros, conforme a polícia. A corporação informou ainda que o condutor do caminhão, de 39 anos, foi encaminhado a um hospital da região.


Até a publicação desta reportagem, detalhes sobre causas do acidente não foram fornecidos pela polícia. O estado de saúde do motorista da carreta também não foi divulgado.


Fazendo upload: 814424 de 814424 bytes.
Cinco pessoas morrem após acidente entre carros e caminhão carregado de toras — Foto: PRE


Fonte: g1

Leia Mais ››

800 testes de Covid são enviados para afegãos acampados em aeroporto em Guarulhos depois de casos positivos

Após dois afegãos que estão acampados à espera de abrigo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, testarem positivo para Covid no domingo (4), ativistas que ajudam os imigrantes com ações voluntárias pediram ao governo estadual o envio de testes para que todos possam ser testados e não apenas os sintomáticos.


Testes de Covid são enviados para afegãos acampados em aeroporto de Guarulhos — Foto: Arquivo Pessoal/ Swany Zenobini


A entrega ocorreu nesta terça-feira (6). A aplicação dos testes para os mais de 50 afegãos que estão acampados no aeroporto ficou por conta de uma profissional da saúde voluntária que atua no Coletivo Frente Afegã.


"Recebemos doação de 800 kits do governo do estado de SP. Já testamos todo mundo, graças a Deus. Os voluntários já fizeram e deram negativo. Testamos os afegãos e tivemos casos negativos também", diz a ativista Swany Zenobini, do Coletivo Frente Afegã.


Em nota na segunda-feira (5), a Prefeitura de Guarulhos informou que os afegãos que positivaram são uma mulher de 64 anos e um jovem de 21 anos. Eles foram diagnosticados com Covid na Unidade de Pronto Atendimento Cumbica, onde permanecem em isolamento.


Conforme o Executivo municipal, a responsabilidade de acompanhamento dos afegãos que estão acampados nos corredores é da Anvisa, já que o aeroporto internacional é de concessão federal. Com isso, o órgão foi acionado.


"Diante da nova realidade, os protocolos estão sendo revistos, e o município já acionou, através de oficio, os órgãos competentes para apoio, como Anvisa, Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, entre outros."


"Semanalmente, a Secretaria de Saúde de Guarulhos tem realizado ações de saúde no aeroporto, como vacinação, consultas médicas e orientações de saúde", complementou.


Possível surto de Covid

Apesar de serem dois casos, a situação preocupou os ativistas que costumam acompanhar os imigrantes diariamente.


O Brasil teve no domingo (4) o décimo dia seguido em que a média de casos conhecidos de Covid ficou acima de 20 mil novos casos diários. São Paulo está entre os estados que registraram alta.


"Estamos preocupados de já estar com um surto de Covid entre os afegãos e não sabermos por falta de testagem. Isso é gravíssimo. Os dois afegãos tinham ido pra UPA fazer exames para outras questões e descobriu os dois casos de Covid lá, mas eles estão assintomáticos", diz a ativista Swany Zenobini.


Ainda conforme a ativista, 200 máscaras foram distribuídas.


O que diz a Anvisa

Em nota, a Anvisa afirmou que acompanha os afegãos desde que os primeiros grupos passaram a aguardar o encaminhamento para localidades de destino.


Diante dos casos positivos, o órgão ressaltou que comunicou o CVE/SP e reforçou a indicação do uso de máscaras, disponibilizando-as para todo o grupo de refugiados.


"Caso novos refugiados apresentem sintomas é indicada a testagem nas unidades de saúde do município e isolamento em local fora do aeroporto. A definição da política e execução de ações relativas ao acolhimento dos refugiados é competência, em nível federal, do Conare", diz a nota.


Espera por ajuda


A falta de vagas em abrigos no mês de novembro resultou no maior número de acampados no aeroporto desde que o país passou a recebê-los com maior frequência: 240 ficaram à espera de ajuda nos corredores do aeroporto. Novos vídeos mostram os corredores lotados.


Segundo o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, afirmou que está fornecendo acolhimento e refeições aos refugiados afegãos que vem desembarcando em Guarulhos.


"Estão sendo investidos R$ 2,8 milhões em 100 vagas de acolhimento no Estado. Metade desse valor para abrir 50 novas vagas, em uma Casa de Passagem na cidade de Guarulhos, localizada estrategicamente próxima ao Aeroporto de Cumbica. E os outros R$ 1,4 milhão será utilizado para financiar as 50 vagas já ocupadas na Casa de Passagem Terra Nova".


Ainda conforme a pasta, o programa Bom Prato está fornecendo 150 refeições de jantar aos afegãos. "O Programa de Segurança Alimentar do Estado aplicou mais R$ 20 mil para custear esses jantares excepcionais durante o período do dia 14 de novembro até o dia 31 de dezembro".


A Secretaria ainda ressalta que "somente na Casa Terra Nova, na capital, foram acolhidos 142 refugiados afegãos - sendo que 12 deles deram entrada na Terra Nova entre os dias 8 e 11 de novembro".


"O Governo estadual também articulou o diálogo entre os envolvidos com a criação do Grupo de Trabalho Acolhimento. Esse GT deu as condições para um diálogo constante entre as organizações sociais, o governo federal (responsável por emitir os vistos humanitários que legalizam a vinda dos afegãos), e as prefeituras de São Paulo e de Guarulhos", ressalta a Secretaria.


Afegãos no Brasil


O Brasil passou a ser um dos principais destinos para os cidadãos do Afeganistão após o governo brasileiro publicar uma portaria em setembro de 2021 estabelecendo a concessão de visto temporário a afegãos, para fins de acolhida humanitária, com a chegada do regime Talibã.


Quase 3 mil afegãos entraram no Brasil de janeiro a setembro de 2022, de acordo com um relatório elaborado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) a partir dos dados da Polícia Federal e repassado com exclusividade ao g1.


Os dados apontam que o país recebeu 2.842 imigrantes. Destes, 1846 são homens e 993 mulheres. Outros três imigrantes não houve a constatação de gênero. Além disso, a grande maioria que entrou no Brasil tem entre 25 e 40 anos. Há também 712 crianças de 0 a 15 anos.


Continue lendo...


Fonte: g1

Leia Mais ››