terça-feira, maio 30, 2017

Secretaria Municipal de Cultura divulga programação oficial do XI Arraiá do Zé Padeiro de Itaú-RN

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A Prefeitura Municipal de Itaú, Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Municipal de Cultura divulga a programação oficial do XI Arraiá do Zé Padeiro.

A programação foi elaborada com o propósito de atender todos os gostos do cidadão itauense, objetivando uma programação com baixo custo e ao mesmo tempo dar continuidade a tradicional festa junina do município; deixando marcas na memória de cada pessoa que prestigiar o evento.

A Secretaria Municipal de Cultura, Secretário Jonilson Ferreira, contou com o apoio das demais secretarias municipais: Educação, Esportes, Meio Ambiente e urbanismo, Assistência Social, Agricultura, Saúde, Mulher, Administração e Finanças e obras e transportes.

O Prefeito Ciro Bezerra, tem a honra que convidar todo cidadão itauense e demais municípios circunvizinhos para participarem do XI Arraiá do Zé Padeiro de 17 a 26 de junho de 2017, com a seguinte programação:

17 a 24 - jogos juninos de futsal
• Aberto
• Veteranos

24 de junho:

• 18h - Final dos jogos juninos;
• 19h - Apresentação de quadrilhas;
• 22h - Festival de violeiros.

25 de junho:

• 18h - Teatro de mamulengos;
• 19h - Show de humor;
• 20h30 - Forró do Zé.

26 de junho:

• 22h - Show com as bandas:
O Coroão;
Lagosta Bronzeada; e
Zé do Fole.

Os jogos acontecerão na quadra Carlos Emanuel; já os demais eventos ocorrerão no largo da rodoviária. Venha se divertir em mais uma edição do Arraiá do Zé Padeiro de Itaú com apresentação de violeiros, quadrilhas, jogos juninos e comidas típicas... É PRA LÁ DE BOM

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, texto


Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Mais de 60 municípios do RN atendem fumantes pelo SUS


O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a finalidade de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo e defender as políticas para redução do consumo de tabaco. O tema internacional da campanha de 2017 é “Tabagismo como um obstáculo para o desenvolvimento”.

O Programa Estadual de Controle do Tabagismo do Estado do Rio Grande do Norte conseguiu reduzir, no período de 2006 a 2015, a prevalência de fumantes maiores de 18 anos de 13,5% (253.497 pessoas) para 8,0% (170.756 pessoas).

“Hoje, aproximadamente 65 municípios do Estado oferecem na rede SUS tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar, com fornecimento de medicamentos gratuitamente. A terapia é baseada em sessões em que profissionais treinados pela SESAP/INCA ajudam os fumantes a identificar situações que os levam a fumar e a conviver com elas. Dos participantes de todo o processo de tratamento, que dura um ano, 40% a 50% param de fumar definitivamente”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo do RN, Lizabeth Guimarães.

O SUS oferece atendimento gratuito às pessoas que desejam parar de fumar, inclusive com o uso de medicamentos ministrados em forma de adesivos e gomas de mascar com nicotina. Nos casos em que o paciente apresenta alto grau de dependência, são usados antidepressivos.

De acordo com o Inquérito Telefônico sobre Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, realizado em 2015, entre pessoas de 18 anos ou mais, residentes em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, a prevalência de tabagismo variou de 4,6 a 14,9% nas cidades estudadas.

No Brasil, a prevalência de fumantes, em 2015, foi 10,4%. Na avaliação do conjunto da população adulta de Natal, a frequência de fumantes foi de 13,5% em 2006 e 8,0% em 2015, sendo maior no sexo masculino (17,5% e 10,6%) do que no sexo feminino (10,3% e 5,8%).

O Programa está fundamentado em quatro estratégias centrais desenvolvidas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação: eliminar a exposição à fumaça do tabaco; regulamentar as embalagens dos produtos; promover a cessação do ato de fumar e controlar o mercado ilegal.

AVANÇOS E DESAFIOS

Comércio – Proibir o comércio fixo e ambulante e o consumo em eventos de grande proporção de pessoas, como eventos esportivos (em ambientes abertos ou semiabertos).

Fiscalização – Fiscalizar o comércio de produtos derivados do tabaco em eventos públicos (shows, casas de eventos) e locais fechados, onde é proibido seu uso

Legislação – Promover campanhas de divulgação da legislação antifumo. Recursos financeiros – Disponibilizar recursos financeiros com a finalidade de fortalecer o programa educativo de prevenção ao uso do tabaco.

População e educação – Abolir o conceito de áreas de fumantes (“fumódromos”) e assim extinguir completamente áreas reservadas para fumantes em ambientes públicos, particularmente bares e restaurantes.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Popular é assassinado a tiros na zona rural de Caraúbas no Oeste do RN


Populares acionaram a central de operações da Polícia Militar do Município de Caraúbas na região oeste do RN por volta das 13:30hs, informando que teria sido encontrado uma pessoa morta na estrada carroçável que da acesso a comunidade de Santo Antônio, distante cerca de 3 km da zona urbana do município. 

A central acionou uma equipe da Polícia Militar para ir até o local informado pelos populares e ao chegar encontrou o corpo de um homem caído sem vida e com perfurações de Tiros pelo corpo. 

Os policiais logo após confirma a veracidade dos fatos, acionaram as equipes da Polícia Civil e também do ITEP de Mossoró para os procedimentos de perícia e remoção do corpo. 

No local, populares reconheceram a vítima como sendo Igor Iure Dantas Rocha, de 23 anos mais conhecido por Igor Doido, o corpo do mesmo segundo informações de populares que estiveram no local está ao lado de uma Moto nas proximidades de córrego. 

O corpo da vítima Igor será recolhido pelo ITEP de Mossoró nas próximas horas para a sede do órgão em Mossoró, o caso será investigado pelo delegado de Polícia Civil de Caraúbas, Luis Antônio.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

TRE faz revisão biométrica em Tangará e outros três municípios do RN

Onze mil eleitores ainda devem fazer a revisão nesta etapa, de acordo com o TRE (Foto: Divulgação/Justiça Eleitoral)

No Rio Grande do Norte, a revisão biométrica nos municípios de Tangará, Serra Caiada, Boa Saúde e Sítio Novo começou no dia 10 de maio e deve ser feito até 9 de junho. Esta é a segunda etapa do processo e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, ainda deve atender 11 mil potiguares até a próxima semana.
Para fazer o recadastramento, os eleitores precisam comparecer aos postos de atendimento determinados pelo TRE portando título, cópia e original de um comprovante de residência atualizado e documento de identificação oficial com foto. O TRE alerta que quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado.
Veja quais são os locais e horários de atendimento em cada município:
Tangará
Local: Cartório Eleitoral. Praça Major Lula Gomes, 39, Centro.
Horário: segunda, de 9h às 16h, terça a sexta, de 8h às 16h, e sábado de 8h às 14h.
Serra Caiada
Local: Câmara Municipal. Rua Nossa Senhora da Conceição, 334, Centro.
Horário: segunda a sexta, de 9h às 16h, e sábado de 9h às 14h.
Boa Saúde
Local: Câmara Municipal. Rua Manoel Joaquim de Souza, 454, Centro.
Horário: segunda a sexta, de 9h às 16h, e sábado de 9h às 14h.
Sítio Novo
Local: Câmara Municipal. Rua José Ferreira Lima, 53, Centro.
Horário: segunda, de 9h às 16h, terça a sexta, de 8h às 16h, e sábado de 8h às 14h.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro Fachin autoriza Polícia Federal a interrogar presidente Temer


O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o interrogatório de Michel Temer no inquérito em que o presidente é investigado com base nas delações premiadas dos donos da empresa JBS.
O interrogatório, pedido pela Procuradoria Geral da República, poderá ser feito por escrito e respondido pelo presidente 24 horas após a entrega das perguntas pela Polícia Federal.
O ministro determinou o envio imediato do inquérito sobre Temer à Polícia Federal para conclusão das investigações. Isso deverá ser feito, segundo o ministro, no prazo de dez dias.
Nesta terça-feira (30), Fachin também decidiu separar a investigação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do inquérito de Temer, que também inclui o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Com isso, a investigação foi dividida em dois inquéritos diferentes. Aécio, Temer e Loures são investigados no STF por suspeita de corrupção, organização criminosa e obstrução de justiça.
A defesa de Temer já havia pedido na semana passada que um eventual interrogatório fosse feito por escrito. Com o interrogatório, a PGR quer esclarecimentos sobre um diálogo do presidente com o empresário Joesley Batista, registrado pelo dono da JBS com um gravador escondido.
O inquérito foi autorizado no último dia 18 por Fachin a fim de apurar se, no diálogo, o presidente deu aval a Joesley Batista para o pagamento de propina ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba pela Operação Lava Jato.
Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao confirmar o diálogo gravado por Joesley em março, Temer teria feito uma “confissão extrajudicial”. O procurador apontou "anuência" de Temer ao pagamento de propina.
“Em pronunciamentos recentes, o presidente da República não negou o encontro nem diálogo noturno e secreto com o colaborador Joesley Batista, tampouco nega que o colaborador tenha Ihe confessado fatos criminosos graves, o que demandaria, no mínimo, comunicação de tais crimes as autoridade competentes”, diz Janot, em referência a outro trecho da conversa em que o empresário relatou manobras junto a juízes e um procurador numa investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Torquato tomará posse nesta quarta como ministro da Justiça, diz Planalto

O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim (esq.), e o presidente Michel Temer (dir.), quando Jardim assumiu o Ministério da Transparência, no ano passado (Foto:  Beto Barata/PR)

A Secretaria de Imprensa da Presidência informou nesta terça-feira (30) que o novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, tomará posse nesta quarta (31), às 15h, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.
Torquato substituirá no comando do ministério o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), demitido do cargo no último fim de semana.
Serraglio chegou a ser convidado pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério da Transparência, até então chefiado por Torquato Jardim, mas rejeitou o convite e retornará à Câmara dos Deputados, onde tem mandato até o fim do ano que vem.
Segundo a Presidência, a pasta da Transparência será comandada interinamente pelo atual secretário-executivo, Wagner Rosário.
À frente do Ministério da Justiça, Torquato Jardim será o responsável, por exemplo, pela Polícia Federal; pela Força Nacional de Segurança; pelo Departamento Penitenciário Nacional; e pela política de demarcação de terras indígenas.
Reações
Nesta segunda (29), após a confirmação da troca no comando do ministério, entidades que representam delegados e policiais federais reagiram à nomeação de Torquato Jardim.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), por exemplo, afirmou que qualquer mudança no comando da pasta "gera preocupação e incerteza sobre a possibilidade de interferências no trabalho" da PF.
Além disso, a Federação Nacional dos Policiais Federais disse esperar que o novo ministro aja com imparcialidade, sem qualquer tentativa de influência nas investigações da PF, especialmente na Lava Jato.
Além disso, no Congresso Nacional, líderes de partidos da base aliada disseram terem sido pegos de surpresa, e a oposição reagiu de forma desconfiada, com receio de interferência nas investigações da Lava Jato.
Íntegra
Leia abaixo a íntegra da nota da Presidência (o horário da posse foi posteriormente corrigido para as 15h):
O jurista Torquato Jardim toma posse nesta quarta-feira, às 10 horas como titular do Ministério da Justiça, em substituição ao Deputado Federal Osmar Serraglio. O presidente Michel Temer reitera mais uma vez seu agradecimento pelo empenho e dedicação de Osmar Serraglio durante sua gestão no Ministério da Justiça.
O Ministério da Transparência e da Controladoria Geral da União será administrado interinamente pelo secretário-Executivo Wagner Rosário.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aécio critica recurso de Janot ao STF e diz que eventual prisão seria 'aberração'

O senador Aécio Neves foi afastado das atividades parlamentares por ordem do ministro Edson Fachin, do STF (Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de contestar recurso apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para reforçar o pedido de prisão do parlamentar tucano. Na peça judicial, Aécio afirmou que a eventual prisão dele seria uma "aberração".
O tucano ressaltou ao STF que a Constituição proíbe que parlamentar seja preso, salvo em flagrante. Ele também ponderou que, na visão dele, não há indícios concretos, mas apenas as palavras de delatores.
Aécio enviou contrarrazões ao agravo apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no qual o chefe do Ministério Público pede que a Suprema Corte decrete a prisão do senador do PSDB.
Relator da Lava Jato no STF, o ministro Edson Fachin negou o pedido de prisão de Aécio Neves quando expediu os mandados judiciais da Operação Patmos. Entre outras medidas, o magistrado mandou afastar o senador mineiro das atividades parlamentares e prender a jornalista Andrea Neves, irmã e assessora de Aécio.
No momento em que Janot solicitou novamente ao Supremo a prisão do parlamentar tucano, Fachin pediu que Aécio se manifestasse. Com isso, Fachin poderá levar o recurso a julgamento no plenário do STF nos próximos dias.
No documento de 33 páginas, a defesa de Aécio afirma que não existe flagrante, que a Constituição proíbe a prisão, sustenta que não houve tentativa de obstrução da Lava Jato e diz que não houve nenhum ato irregular por parte do senador.
"Ainda que se superasse a insuperável proibição constitucional de decretar prisão preventiva contra um Senador da República, fato é que não existem no caso concreto os requisitos autorizadores da medida. A menos que rompamos de vez com os princípios constitucionais mais caros da nossa República, a decretação de prisão do Senador Aécio Neves é uma verdadeira aberração", sustenta a defesa.
Para a defesa, a Procuradoria faz "ginástica" para tentar configurar um "estado de flagrância", ou seja, atos contínuos de corrupção e tentativa de atrapalhar a Lava Jato. Segundo a defesa, o suposto pedido de propina teria ocorrido em março e, portanto, não há como se argumentar o flagrante.
"Faz-se, então e com todo o respeito, verdadeira ginástica interpretativa para dizer que seria possível, hoje, prender o Agravado em flagrante por uma conduta ocorrida há mais de um mês. A situação de flagrância do suposto crime de corrupção, portanto, só restaria configurada naquela data — 24.03.2017 —, dado que os mencionados recebimentos das 'parcelas' configuram mero exaurimento do crime, consumado com a suposta solicitação dos R$ 2 milhões", diz a defesa.
O senador voltou a afirmar que os R$ 60 milhões de propina disfarçados de doação informados pela JBS foram doação de "forma absolutamente lícita e transparente", declarada à Justiça Eleitoral. E que os R$ 40 milhões tratados pelo empresário Joesley Batista e pela irmã Andrea Neves se referiam à venda de um imóvel da mãe do parlamentar. Também negou que tenha pedido R$ 2 milhões em propina.
Os advogados afirmam ainda que insistir na prisão mesmo a Constituição proibindo demonstra um "autoritarismo preocupante".
"Com todo o respeito, o argumento assusta e é de um autoritarismo preocupante, posto que dá margem a toda sorte de flexibilizações e abusos, ao critério subjetivo do intérprete de plantão. Isso sem dizer que Constituições de outros países democráticos, que não tiveram ditaduras militares recentes, também consagram idêntico instituto."
A defesa lembra que a Constituição veda a prisão e que a "flexibilização que pretende o il. PGR é, em termos simples, inconstitucional e um precedente perigosíssimo para a forma democrática de governo vigente no país".
Os advogados rejeitam que tenha havido tentativa de atrapalhar a Lava Jato e dizem que Aécio não pode ser punido por agir dentro das suas funções, uma vez que alteração legislativa é ato do parlamentar e o cargo foi conferido pelo voto popular com essa intenção.
"Não se pode, pois, extrair de inovação legislativa como essa a intenção de obstaculizar o bom andamento de investigações. Aliás, mesmo que um Parlamentar pretendesse votar projeto de lei que anistiasse determinado tipo de crime (como aconteceu com a bigamia, aliás), não poderia, por óbvio, ser tachado de causar embaraços para aplicação da lei. O Parlamentar praticava ato inerente a sua função, de acordo com as suas convicções, conforme o poder que o povo lhe outorgou. (...) Arrepia imaginar que se está diante de uma nova roupagem do já roto 'crime de lesa majestade', atribuível a todo aquele que ousar discordar da 'Lava Jato' e de seus métodos."
Irmã do senador, Andrea Neves também voltou a apresentar pedido ao Supremo para conversão da prisão em cautelares alternativas, como prisão domiciliar. Ela juntou ao processo uma avaliação do imóvel feito por uma corretora.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em meio a impasse com MPF sobre acordo de leniência, J&F troca de advogados


O grupo J&F anunciou nesta terça-feira (30) que decidiu trocar de escritório de advocacia para a negociação do acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF). A holding da família Batista passará a ser representada pelo escritório Bottini & Tamasauskas Advogados.
"A negociação atingiu um impasse, e a opção pela substituição do escritório ocorreu de comum acordo entre a J&F e o Trench Rossi Watanabe. A companhia segue envidando seus melhores esforços para celebração do acordo e tem se colocado sempre à disposição do MPF", informou o grupo controlador do frigorífico JBS, em comunicado.
No domingo (28), o MPF apresentou uma nova proposta à J&F, que prevê multa de R$ 10,994 bilhões, que seriam pagar em prestações semestrais ao longo de 13 anos. O valor proposto à J&F neste final de semana representa 6% do faturamento das empresas do grupo em 2016.
As conversas, iniciadas no mês de fevereiro, haviam sido paralisadas porque a empresa não concordou em pagar uma multa de R$ 11,169 bilhões em 10 anos, proposta pelo MPF.
Inicialmente, os executivos ofereceram pagamento de R$ 700 milhões, que foi recusado pelo Ministério Público. Depois, o MPF recusou propostas de R$ 1 bilhão, de R$ 1,4 bilhão e de R$ 4 bilhões. Segundo o Ministério Público, a última proposta do grupo J&F a ser recusada foi de R$ 8 bilhões.
A proposta do MPF
A nova proposta foi apresentada pela força-tarefa da Operação Greenfield, que investiga, entre outros pontos, irregularidades nos quatro maiores fundos de pensão do país: Funcef (Caixa), Petros (Petrobras), Previ (Banco do Brasil) e Postalis (Correios).
A nova proposta da força-tarega da Greenfield, de R$ 10,994 bilhões, prevê que os pagamentos sejam iniciados em dezembro deste ano. Além disso, prevê que sejam corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic, e que deverão ser feitos exclusivamente pela holding J&F.
O dinheiro arrecadado, informou o MPF, deverá ser destinado às entidades públicas e fundos de pensão que, conforme investigações em curso, foram lesados pela atuação de empresas controladas pela J&F.
Pela proposta da Força Tarefa, os fundos de pensão Funcef e Petros, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) receberão, cada um, 25% do total a ser pago pela J&F. O restante, 25%, será distribuído entre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que ficará com 6,25%, Caixa Econômica Federal, com 6,25%, e União, que ficará com 12,5%.
Além disso, a proposta prevê que, caso o grupo J&F firme acordos no exterior, 50% do valor pago fora do país sejam destinados às entidades brasileiras, na mesma proporção prevista no acordo de leniência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Inter oficializa Guto Ferreira como novo técnico com contrato até o final do ano

Guto Ferreira volta ao Inter após 15 anos  (Foto: Divulgação, Inter )

O Inter oficializou na tarde desta terça-feira a contratação de Guto Ferreira como seu novo técnico, no lugar de Antônio Carlos Zago. O clube publicou um comunicado no site oficial, minutos após o Bahia comunicar o desligamento do treinador e o acerto com o clube gaúcho. O novo treinador será apresentado na quinta-feira, na sala de imprensa do Beira-Rio.
O contrato do treinador vai até o final de 2017, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. Iniciada ainda na segunda-feira, a negociação foi concluída nesta terça, após uma reunião entre o vice de futebol Roberto Melo, o executivo Jorge Macedo e o treinador em Piracicaba, no interior paulista, onde o técnico tem residência.
Para tirar o treinador do Bahia, o Colorado vai arcar com uma multa rescisória de cerca de R$ 600 mil, segundo informou o clube baiano. As condições de pagamento, porém, não foram detalhadas. Junto com Guto, também chegam ao Beira-Rio os auxiliares Alexandre Faganello e André Luís, o preparador físico Valdir Júnior e o coach Gustavo Evangelista.
Aos 51 anos e com dois acessos no currículo, por Ponte Preta e pelo próprio Bahia, Guto chega ao Beira-Rio com a missão de recolocar o Inter na elite do Brasileirão. A estreia do novo treinador será no sábado, diante do Juventude, no Beira-Rio, pela quarta rodada da Série B.
Nesta quarta-feira, no confronto contra o Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Inter será comandado pelo seu auxiliar permanente, Odair Hellmann – um dos auxiliares do novo treinador deve acompanhar o jogo no Beira-Rio.
A missão que aguarda o treinador não será fácil. Guto terá de equilibrar a equipe – conforme as cobranças da diretoria – para fazer prevalecer a maior qualidade do elenco colorado ao longo da Série B. Até porque é preciso melhorar (e muito) a colocação na tabela. Passadas três rodadas, o Inter ocupa a 10ª colocação na competição, com quatro pontos somados e a dois do G-4.
Guto retorna ao Inter após 15 anos. Natural de Piracicaba, interior de São Paulo, o técnico trabalhou no clube entre 1997 e 2002. No último ano, inclusive, trocou as categorias de base para ser alçado ao time principal, ao substituir Ivo Wortmann e conquistar o Gauchão daquela temporada, o primeiro título da Era "Fernando Carvalho", então presidente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Padrasto é preso suspeito de abusar sexualmente da enteada em Itaocara, no RJ

Suspeito prestou depoimento na manhã desta terça-feira, na 135ª Delegacia Legal, e já está no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna (Foto: Divulgação/Folha Itaocarense)

Um homem suspeito de abusar sexualmente da enteada de 28 anos, que é deficiente mental e visual, foi preso na tarde desta segunda-feira (29) em Itaocara, no Noroeste Fluminense. A vítima deu à luz a um bebê há dois meses e a criança vai passar por exames de DNA, segundo a polícia, para saber se o homem de 47 anos é o pai do bebê.
Um laudo pericial comprovou os abusos, que segundo a polícia, começaram no ano passado. Além das deficiências mental e visual, a vítima também tem dificuldade de locomoção. O suspeito prestou depoimento na manhã desta terça-feira (30) na 135ª Delegacia Legal e foi autuado por estupro de vulnerável.
O bebê foi retirado da casa da avó, mãe da vítima de violência sexual, há 20 dias e encaminhado para adoção. A mulher também é investigada pela polícia, que acredita que ela era conivente com os abusos.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a investigação começou após denúncia do Conselho Tutelar, que descobriu a presença do bebê na casa da vítima, no bairro Caxias. Segundo a polícia, o preso e a mãe da vítima estavam escondendo a criança, cujo parto foi feito em casa.
O suspeito está no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro Edson Fachin é eleito presidente da Segunda Turma do STF

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito presidente da Segunda Turma (Foto: Adriano Machado/Reuters)

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta terça-feira (30) o novo presidente da Segunda Turma da Corte.
Relator dos processos da Operação Lava Jato, Fachin sucederá ao ministro Gilmar Mendes, que cumpriu um ano na função.
A Segunda Turma é o colegiado responsável pela análise conjunta das decisões de Fachin na Lava Jato. Cabe ao presidente marcar a data dos julgamentos que ocorrem no colegiado, composto também pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello.
Fachin assume o posto a partir da próxima semana e ficará também um ano na função. As trocas de presidente são feitas sempre do mais antigo para o mais novo integrante da Segunda Turma que ainda não tenha assumido a presidência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Diretor de comunicação de Trump vai deixar a Casa Branca

Diretor de comunicação do governo Trump, Mike Dubke, entregou carta de renúncia, mas ainda não tem data para deixar a Casa Branca (Foto: Reprodução/Facebook)

Após três meses no cargo, o diretor de comunicação de comunicação do governo Donald Trump, Mike Dubke, irá deixar a Casa Branca, mas a data para deixar o cargo ainda não foi definida.
Dubke, de 47 anos, afirmou à CNN que entregou sua carta de renúncia no dia 18 deste mês, antes da primeira viagem internacional de Donald Trump. Ele relatou ter tido uma boa conversa com Trump após anunciar sua decisão de deixar a função por razões pessoais.
Em um e-mail enviado para amigos e colegas na manhã da terça, ele escreveu: "Foi uma grande honra servir ao presidente Trump e a sua administração. Também foi um imenso prazer trabalhar lado-a-lado, todos os dias com a equipe de comunicação e o departamento de imprensa", segundo o jornal "Washington Post".
Ainda de acordo com o jornal, ele era considerado um "novato" na Casa Branca. Apesar da sua proximidade com o presidente, ele enfrentou dificuldades para se aproximar dos colegas, porque não havia trabalhado nem na campanha nem na equipe de transiçao do Trump.
Antes de entrar para o governo, em feveiro deste ano, ele ajudou a fundar a Crossroads Media, uma empresa que prestava serviços de comunicação para o Partido Republicano.
A saída de Dubke acontece em um momento em que se especula a intenção de Donald Trump reformular a sua equipe.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Secretário de Doria ameaça agente cultural em reunião: 'Vou quebrar sua cara'

O futuro secretário de Cultura de São Paulo André Sturm  (Foto: TV Globo/Reprodução)

O secretário da Cultura de São Paulo, André Sturm, ameaçou agredir o agente cultural Gustavo Soares, de 25 anos, durante uma reunião realizada na sede da Secretaria Municipal da Cultura, na noite desta segunda-feira (29). O momento de descontrole do secretário foi gravado pelo próprio Gustavo. “Vou quebrar sua cara”, afirmou Sturm ao rapaz por mais de uma vez.
O encontro havia sido agendado para tratar sobre a renovação da parceria entre Prefeitura e um coletivo cultural, do qual Gustavo faz parte, para a administração da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital. Um acordo, celebrado na gestão de Fernando Haddad (PT), garantia ao equipamento cerca de R$ 16 mil por mês, mas o contrato se encerrou no último mês de abril.
Após a publicação desta reportagem, ao SPTV 1ª edição, Sturm pediu desculpas: "Peço desculpas por ter me exaltado, mas volto a dizer que a nossa vontade é parceirizar com o coletivo que atua em equipamentos culturais subutilizados" (veja no vídeo acima).
Em nota, Sturm afirmou: "Durante reunião com agentes culturais de Ermelino Matarazzo me exaltei e usei linguagem inadequada para a posição de Secretário. Por esta atitude peço desculpas ao rapaz e a todos os munícipes".
"Lamento minha atitude e reforço o compromisso de permanecer aberto ao diálogo com todos os segmentos artísticos e agentes culturais da cidade, como tenho feito desde o primeiro dia da gestão, na construção de políticas e ações que buscam valorizar a cultura em todas as formas de expressão" (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Áudio mostra a discussão entre o secretário e o integrante de movimento cultural (Foto: TV Globo/Reprodução)
Áudio mostra a discussão entre o secretário e o integrante de movimento cultural (Foto: TV Globo/Reprodução)

O áudio captado pelo agente mostra que a reunião começou amistosa. Sturm dá uma explicação de aproximadamente 10 minutos e logo apresenta sua proposta de renovação. A sugestão do secretário, no entanto, não envolve mais aporte financeiro. A única contrapartida oferecida pela gestão Doria é regularizar a ocupação do prédio, que pertence à Prefeitura. O edifício estava abandonado havia anos e só virou Casa Cultural depois que o coletivo decidiu ocupar o local.
Sturm ressalta a dificuldade de levantar verba para a pasta da Cultura – compara a missão a um “pesadelo” – e até promete “lutar” por uma ajuda financeira no futuro, mas a proposta não agrada aos agentes culturais que o escutam. “Se amarrar ao poder público, prestar contas do que a gente está fazendo, sendo que o próprio poder público não está fazendo muita coisa. Na verdade, não está colocando nem o dinheiro, que é pouco, aí fica complicado”, afirma Gustavo.
Diante da negativa, o secretário adota uma estratégia diferente e ameaça acabar com a ocupação. “Se vocês não assinarem, nós vamos tirar vocês de lá. Você não é dono daquele lugar, é público”. A conversa vira, então, quase um bate-boca, mas é o secretário quem volta a se exceder. Ele chama o discurso dos agentes culturais de “babaca” e dispara: “Você é um chato, rapaz”.
Após o insulto, Gustavo diz que Sturm é “desequilibrado” e o secretário de Doria levanta a voz. “Desequilibrado é você. Se falar mais alguma coisa eu vou quebrar a sua cara!”, intimida. “Nossa, você está me ameaçando?”, responde o agente. “Isso mesmo. Vou quebrar a sua cara”, reforça Sturm. Gustavo desafia o secretário a cumprir a ameaça, mas ele recua: “Não vou sujar minha mão”.
A discussão segue por mais alguns instantes até que Sturm se vira para alguém de sua equipe e ordena: “Avisa para fechar o prédio. Lacrar. Acabou a molecagem. Vai arranjar outro lugar para fazer gracinha”. Gustavo ri, irônico, e Sturm volta a lhe dirigir a palavra: “Você invadiu um lugar e achou que é seu porque invadiu. Você é um invasor e será devidamente expulso. Devidamente expulso. Passar bem”, completou, encerrando a reunião.

Secretário teve discussão com coordenador de movimento cultural (Foto: TV Globo/Reprodução)
Secretário teve discussão com coordenador de movimento cultural (Foto: TV Globo/Reprodução)

O áudio do encontro foi divulgado na página do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo no Facebook. Procurado pelo G1, Gustavo disse que está conversando com advogados e que avalia se vai registrar um boletim de ocorrência contra o secretário Sturm.
O prefeito João Doria (PSDB), em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (30), limitou-se a dizer que o assunto era uma "bobagem".
O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo transformou um antigo prédio da Prefeitura Regional de Ermelino em Casa Cultura em setembro de 2016. Desde então, o coletivo desenvolve uma série de atividades culturais no local, como saraus e oficinais de arte.
De acordo com Gustavo, a proposta de Sturm não traria benefícios, mas apenas burocracia ao projeto, já que os responsáveis passariam a ter de entregar relatórios mensais sobre o trabalho desenvolvido e tudo seguiria sendo feito de forma autônoma.
Veja a nota do secretário de Cultura:
"Durante reunião com agentes culturais de Ermelino Matarazzo me exaltei e usei linguagem inadequada para a posição de Secretário. Por esta atitude peço desculpas ao rapaz e a todos os munícipes.
Recebemos ontem representantes do Coletivo de Ermelino Matarazzo para oferecer uma parceria que visava a manutenção do grupo no espaço, com autonomia e segurança. Ao contrário do que imaginávamos, o coletivo não buscava formalizar a parceria. A intenção era apenas obter recursos públicos, sem prestação de contas. Nossa proposta sempre foi a de reconhecer a ação cultural que estava sendo feita, mas com responsabilidade, por se tratar de uma Casa de Cultura.
Lamento minha atitude e reforço o compromisso de permanecer aberto ao diálogo com todos os segmentos artísticos e agentes culturais da cidade, como tenho feito desde o primeiro dia da gestão, na construção de políticas e ações que buscam valorizar a cultura em todas as formas de expressão.
André Sturm, Secretário Municipal de Cultura."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Intoxicação alimentar deixa mortos e dezenas de internados na Índia


Pelo menos sete crianças morreram e mais de 200 pessoas permanecem hospitalizadas devido a uma possível intoxicação por carne de porco estragada durante um evento religioso no estado de Meghalaya, no nordeste da Índia, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma autoridade local.
As vítimas consumiram os alimentos suspeitos no último domingo, em um templo religioso na aldeia de Nongkya, no distrito de Ri-Bhoi, e, desde então, várias delas morreram por causa dos sintomas, disse o superintendente da polícia local, Ramesh Singh.
Todos os mortos são menores de idade e muitas crianças se encontram entre as mais de 200 pessoas internadas em hospitais da região, detalhou a fonte.
O comandante policial afirmou que mesmo com as suspeitas que recaem sobre a carne de porco, uma investigação foi aberta para esclarecer as causas das mortes.
Na Índia são relativamente frequentes os casos de intoxicação em templos religiosos após o consumo de "prasad" e outras oferendas de alimentos feitas aos deuses que, depois, são também comidas pelos fiéis.
As intoxicações em massa periódicas também são causadas pelo consumo de bebidas alcóolicas elaboradas de forma irregular, principalmente em áreas rurais e marginalizadas, assim como ocorre com a alimentação servida em escolas públicas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Eletrobras ganha prazo até 2026 para devolver R$ 1,4 bilhão a fundo do setor elétrico


A estatal Eletrobras ganhou prazo até o final de 2026 para devolver mais de R$ 1,4 bilhão a um fundo do setor elétrico (RGR), após a empresa recorrer de uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que havia exigido devolução dos recursos em até 90 dias em função do seu uso indevido.
Em reunião nesta terça-feira (30), a diretoria da Aneel definiu ainda que outros R$ 506 milhões deverão ser devolvidos pela Eletrobras ao fundo, a chamada Reserva Global de Reversão (RGR), em até 30 dias após a empresa receber pelas vendas de suas distribuidoras de eletricidade que atuam no Norte e Nordeste --tais unidades integram o plano de desinvestimentos da estatal.
As definições desta terça-feira representam enorme alívio para a Eletrobras, que tem passado por uma reestruturação e registrou em 2016 seu primeiro ano de lucro desde 2011.
No ano passado, a Aneel havia exigido que a estatal devolvesse os recursos à RGR em até 90 dias, uma decisão da qual a companhia recorreu.
As novas condições, que preveem que os pagamentos a serem feitos até 2026 serão parcelados, com início em julho deste ano, foram autorizadas pelo governo federal em lei.
Mas a Aneel, que determinou a devolução dos valores à RGR por entender que a Eletrobras se apropriou indevidamente de recursos da conta enquanto era responsável por sua gestão, não deixou de criticar a flexibilização dos pagamentos.
Ao dar aval às novas condições para que a Eletrobras quite os passivos, autorizadas pelo governo, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, lamentou a concessão de "certas benesses" após o uso indevido dos fundos.
"Aqui está uma triste história desse fundo setorial. Há uma mudança muito constante nas regras do fundo, e sempre de alguma maneira para prejudicá-lo", disse.
A gestão de fundos setoriais como a RGR passou a ser responsabilidade da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a partir de maio deste ano.
As críticas da Aneel à flexibilidade dada pelo governo para que a Eletrobras devolva recursos à RGR vem em um momento em que a CCEE já alertou à agência que o fundo e outras contas do setor elétrico não possuem dinheiro para quitar todos os compromissos previstos até o final do ano.
Os valores a serem devolvidos pela Eletrobras à RGR ainda passarão por correção monetária, tanto no caso do parcelamento até 2026 quanto nos recursos a serem devolvidos após privatização das distribuidoras. O valor final dos pagamentos deverá ser calculado pela Eletrobras e apresentado à Aneel em 15 dias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Britânicos rolam colina abaixo na tradicional 'corrida do queijo'

Todos os anos, milhares de pessoas assistem à tradicional “corrida do queijo” na colina de Copper's Hill, em Gloucestershire, no interior da Inglaterra. (Foto: BBC)

Todos os anos, milhares de pessoas assistem à tradicional “corrida do queijo” na colina de Copper's Hill, em Gloucestershire, no interior da Inglaterra.


Na edição de 2017, ocorrida na última segunda-feira, os participantes correram atrás de quatro blocos redondos de 3,5 kg e dois menores, de 1,5 kg, do famoso queijo local Gloucester, lançados em etapas do topo de um morro íngreme.
Muitos participantes acabam machucados, mas alguns saem vitoriosos.
O campeão deste ano foi o recordista Chris Anderson, que ganhou 20 queijos em 13 anos.
Ao comentar a vitória, ele disse que estava exausto, mas feliz com o feito. E promete voltar no ano que vem.
A ganhadora da corrida feminina foi Keavy Morgan, de apenas 18 anos - foi sua segunda vitória desde 2015.
A corrida do queijo data do século 19. Originalmente, tinha como objetivo comemorar o início da primavera.
O evento é organizado por voluntários - as autoridades se recusam a fazer uma competição oficial, alegando questões de segurança. São 200 metros de descida na ladeira íngreme e irregular.

Todos os anos, milhares de pessoas assistem à tradicional “corrida do queijo” na colina de Copper's Hill, em Gloucestershire, no interior da Inglaterra. (Foto: BBC)
Todos os anos, milhares de pessoas assistem à tradicional “corrida do queijo” na colina de Copper's Hill, em Gloucestershire, no interior da Inglaterra. (Foto: BBC)

Todos os anos, milhares de pessoas assistem à tradicional “corrida do queijo” na colina de Copper's Hill, em Gloucestershire, no interior da Inglaterra. (Foto: BBC)
Todos os anos, milhares de pessoas assistem à tradicional “corrida do queijo” na colina de Copper's Hill, em Gloucestershire, no interior da Inglaterra. (Foto: BBC)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia alemã prende jovem sírio suspeito de planejar ataque


A polícia alemã prendeu um sírio de 17 anos por suspeita de planejar um ataque suicida em Berlim. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) pelo ministro do Interior, Karl Heinz Schröter, de acordo com a BBC.
Ele vivia em um lar para refugiados menores de idade desacompanhados desde 2016 e, até então, nunca antes tinha chamado a atenção da polícia.
O suspeito, que não teve a identidade divulgada, foi preso em Uckermark, distrito de Brandemburgo, depois de uma denúncia anônima.
A agência Efe afirmou que o detido, em uma mensagem de WhatsApp a um familiar próximo, despediu-se e manifestou sua intenção de entrar para a "jihad" (guerra santa).
A Alemanha tem sido palco de vários ataques terroristas nos últimos tempos. Em 19 de dezembro de 2016, um tunisiano atropelou várias pessoas que estavam em uma feira de natal, em Berlim. A ação, reivindicada pelo Estado Islâmico, matou 12 pessoas e feriu 48. O terrorista, Anis Amri, foi morto em Milão dias depois do ataque.
Em julho, um refugiado de 17 anos armado com um machado atacou passageiros de um trem da linha Treuchtlingen -- Würzburg, no estado alemão da Baviera. O jovem conseguiu fugir do vagão quando o trem parou em Heidingsfeld, mas foi morto por um comando das forças especiais da polícia que estava na região.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia encontra 1,3 tonelada de maconha escondida em caminhão de abóboras em Ourinhos

Polícia encontra 1,3 tonelada de maconha escondida em caminhão de abóboras em Ourinhos (Foto: Polícia Rodoviária/Divulgação)

A Polícia Rodoviária apreendeu 1,3 tonelada de maconha durante fiscalização na rodovia Raposo Tavares (SP-270), na região de Ourinhos (SP), na noite desta segunda-feira (29). De acordo com a polícia, a droga estava escondida debaixo de uma carga de abóbora.
Além da maconha, os policiais rodoviários encontraram também cerca 2.500 comprimidos de ecstasy. Segundo a polícia, esta foi uma das maiores apreensões de drogas deste ano na região.
Os policiais encontraram a carga após pararem um carro na rodovia. O motorista do veículo demonstrou nervosismo e não soube dizer o destino da própria viagem.
Depois acabou contando que estava indo para São Paulo para ensinar o caminho para um amigo, que o seguia de caminhão. A polícia desconfiou do caso e abordou também este outro veículo.
Ao vistoriar o caminhão, os policias acabaram achando toda a droga. A dupla, que vinha de Dourados (MS), tinha como destino a capital paulista.
Segundo as informações da polícia, o motorista do caminhão disse que receberia R$ 40 mil pelo serviço e pagaria R$ 8 mil para o amigo que estava lhe ensinando o caminho.
Os suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados para a cadeia de São Pedro do Turvo (SP).

Policiais encontraram maconha e ecstasy na caçamba do caminhão (Foto: Reprodução/TV TEM)
Policiais encontraram maconha e ecstasy na caçamba do caminhão (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Região Serrana do RN é novo destino do Turismo Social


O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, vai levar você para conhecer lugares de paisagens exuberantes e clima ameno com a excursão “Serras do meu RN”. O passeio de dois dias sai no sábado, dia 29/07, às 5h30, do Sesc Potilândia, e conta com tours pelas cidades de Martins e Portalegre, além de guia de turismo durante toda a viagem. O pacote já pode ser adquirido na Central de Atendimento do Sesc Cidade Alta.

A programação da excursão inclui ônibus de viagem, café da manhã, almoço em Portalegre, visita à Cachoeira do Pinga, passeio ao Mirante do Canto e Mirante das Carrancas, hospedagem no hotel Chalé Lagoa dos Ingás em Martins e almoço em Martins. O retorno está previsto para o domingo (30), às 13h, e chegada ao Sesc Potilândia às 20h.

Os valores variam conforme o tipo de acomodação (apto. duplo ou triplo) e a categoria na carteira do Sesc (comerciário, conveniado e usuário).

Os pacotes podem ser parcelados em até 10x nos cartões Hiper, Visa e Master. Crianças de 0 a 1 ano e 11 meses não pagam, sendo acomodadas no colo dos pais durante a viagem. Para quem estiver com crianças entre 2 anos e 5 anos e 11 meses, será cobrado 50% do valor de cada categoria. Crianças dos 6 aos 10 anos e 11 meses pagam 70% do valor integral, conforme a categoria da carteira.


Turismo Social 
O Turismo Social do Sesc consiste em uma atividade que visa proporcionar novas oportunidades de lazer, integração pessoal e enriquecimento cultural por meio de viagens e passeios de curta, média ou longa duração a um custo mais acessível que o do mercado. A missão do Sesc nessa área é a de criar possibilidades para que as pessoas conheçam o Brasil, democratizando o acesso a viagens, passeios e hospedagem.

Serviço:

O quê? Região Serrana do RN é novo destino do Turismo Social Sesc

Quando? 29 e 30/07 (sábado e domingo) | Saída (Sesc Potilândia): 5h30

Onde comprar? A partir de 29/05 na Central de Atendimento do Sesc Cidade Alta. Rua: Cel. Bezerra, 33.

Valor por pessoa?

Apto Duplo: R$ 420 (comerciário) | R$ 475 (conveniado) | R$ 515 (usuário)

Apto Triplo: R$ 400 (comerciário)| R$ 450 (conveniado) | R$ 490 (usuário)

Crianças: 50% da categoria (02 a 05 anos e 11 meses) | 70% da categoria (06 a 10 anos e 11 meses) e gratuito para crianças de 0 a 1 ano e 11 meses (vão no colo dos pais).

*Inclui: ônibus executivo, seguro de vida, guia acompanhante, hospedagem com café da manhã no hotel Chalé Lagoa dos Ingás, 2 almoços e serviço de borda (ida).

Informações: (84) 3133-0360

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Imagem de Nossa Senhora é roubada no RN para impedir coroação


Fiéis de Tabocas, município de Espírito Santo, no interior potiguar, estão entristecidos. Isso porque na noite dessa segunda-feira, 29, a imagem da padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida, foi saqueada de dentro da capela em que seria coroada amanhã, 31, conforme a tradição católica no mês de maio.

O padre Marcelo Araújo é o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, da qual Tabocas faz parte, e acredita que o furto tenha ocorrido justamente para impedir o evento tradicional marcado para noite desta quarta. Isso, na opinião do presbítero, se justifica pelo fato de nenhum outro bem da capela ter sido levado.

“Não levaram nada dos aparelhos de som, que é novo e tem um certo valor, não mexeram em outros objetos. Em nada. A intenção foi fazer o mal, por causa do dia de amanhã. Apenas fazer a maldade e a blasfêmia contra a Mãe de Deus e nossa”, relatou o padre.

Para não deixar os fiéis sem coroar Nossa Senhora, padre Marcelo disse que vai ceder uma imagem que ele tem em casa para a comunidade de Tabocas. Além disso, se a original não for encontrada, vai buscar outra escultura em Aparecida (SP), de onde surgiu a história da padroeira do Brasil.

O sacerdote contou que para furtar a imagem, “forçaram e entraram pela janela”. De acordo com ele, a polícia já está sendo acionada na tentativa de se encontrar o bem roubado da capela de Tabocas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Votação da reforma trabalhista é transferida para a próxima terça


Acordo feito entre senadores governistas e de oposição transferiu a votação do texto da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos para a próxima terça-feira (6). O acordo, costurado entre o senador Paulo Paim (PT-RS) e senadores governistas, prevê que hoje (30) seja feita apenas a discussão da proposta no colegiado.

Para dar celeridade à tramitação da proposta, a expectativa é de que o Senado mantenha o mesmo texto aprovado pela Câmara dos Deputados, já que qualquer mudança de mérito obrigaria o retorno do texto à análise dos deputados.

O relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) rejeita todas as quase 200 emendas apresentadas por senadores. O parlamentar rechaça, em seu relatório, as críticas de que o texto retira direito dos trabalhadores.

Antes de ir à votação no plenário do Senado – o que a base aliada do governo espera que aconteça até o dia 15 de junho – a proposta que trata da reforma trabalhista ainda precisa passar pelas comissões de assuntos Sociais, onde Ricardo Ferraço também é relator, e pela Comissão de Constituição e Justiça, cujo relator é Romero Jucá (PMDB-RR).

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Jovem de Apodi cria aplicativo e revoluciona agendas telefônicas


Um jovem de 25 anos, de Apodi, desenvolveu um aplicativo que está revolucionando a forma como conhecemos as agendas telefônicas empresariais. Daniel Carlos criou um app para smartphones chamado Contatus, que concentra os telefones e endereços de todas as empresas da cidade em um só lugar: a palma de sua mão.

Daniel conta que a inspiração para a criação do aplicativo surgiu no ano passado, quando saiu de uma empresa que produzia agendas telefônicas de papel. Ele destaca que sempre gostou de tecnologia e viu, naquele momento, a oportunidade de criar o seu próprio negócio.

“Sai da empresa e vi a possibilidade de criar um sistema, um guia comercial para Apodi. Eu queria um aplicativo que reunisse todos os telefones da cidade de forma bem prática. Depois de muitas pesquisas, lancei a primeira versão do Contatus, em meados de 2016, e foi um sucesso”, revela.

Neste ano, o aplicativo recebeu nova atualização e já conta com mais de 500 empresas cadastradas.

Ainda conforme Daniel, o aplicativo permite o acesso no smartphone a centenas de números telefônicos e endereços no qual o seu aparelho não suportaria, caso fossem guardados em sua memória. O Contatus divide as empresas por segmentos, como alimentação, beleza, construção, dando mais praticidade e agilidade aos usuários. Ele ainda emite alerta sobre ofertas e promoções.

Outro ponto positivo do aplicativo é que, apesar de completo, ele ocupa pouquíssimo espaço da memória do smartphone. “Ele foi desenvolvido justamente para aqueles que precisam ou gostam de ter todos os contatos ali pertinho, mas não querem estar com uma agenda de papel à tiracolo, nem encher a memória do telefone. É leve, é simples e muito prático”, acrescentou Daniel.

O aplicativo é totalmente gratuito para os usuários e pode ser baixado nas lojas Google Play e App Store.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

PM mata suspeito e desmonta outro acampamento de criminosos


Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) desmontaram um acampamento, em São Gonçalo do Amarante, provavelmente utilizado por foragidos da Penitenciária Estadual de Parnamirim.

Na sexta-feira, 26, outro acampamento havia sido destruído no Parque das Dunas, em Natal. Na ocasião, também houve troca de tiros, e um foragido do PEP identificado como Bruno Detona morreu.

A ação da Polícia Militar em São Gonçalo ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 29, no bairro de Jardim Lola. Os militares realizaram uma incursão na área de manguezal e foram recebidos com tiros por um grupo de indivíduos, que após o revide policial se evadiram na mata.

Durante as diligências foi encontrado um cadáver já em estado avançado de decomposição e um dos homens que atiraram contra os policiais estava caído de arma ainda em punho.

No local foram encontrados diversos abrigos improvisados e fardamentos idênticos aos utilizados pelos apenados que fugiram do PEP. Com o morto, ainda sem identificação, foi apreendido um revólver calibre 38 com as munições deflagradas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››