segunda-feira, dezembro 17, 2018

CEAP Cursos lança intensivo online para o concurso das prefeituras de Apodi, Campo Grande, Itaú e Janduís

CEAP Cursos lança intensivo online para o concurso das prefeituras de Apodi, Campo Grande, Itaú e Janduís

O concurso da Prefeitura Municipal de Apodi está cada vez mais perto! O Prefeito Alan Silveira encaminhou o Projeto de Lei nº 333, de 11 de dezembro de 2018 com a criação de novos cargos que serão preenchidos através de concurso público no ano de 2019. 


De acordo com o projeto, as vagas são destinadas a:

médicos - clínico geral, ortopedista e cardiologista (7); nutricionista (1); enfermeiros obstetras (3); assistente técnico em saúde/técnico de enfermagem (2); analistas administrativos nas áreas de Serviço Social, Biblioteconomia e Gerente de Tributos (4); professores de Educação Infantil e Educação Física (8); assistente técnico em saúde/técnico em saúde bucal (3); técnico de segurança do trabalho (1); assistentes administrativos de nível médio (2);  operador de máquinas pesadas (1) e fiscal de tributos (1); médico pediatra (1); ginecologista (1); psicólogo (1); farmacêutico (1); farmacêutico bioquímico (1); fisioterapeuta (1); técnico em enfermagem (4); técnico de biodiagnóstico (1); fiscal da vigilância sanitária (1); agente de saúde (1) e agente de endemias (1).

Vale ressaltar que o concurso de Apodi será em consórcio com as prefeituras de Campo Grande, Itaú e Janduís, com a confirmação da banca organizadora FUNCERN.

Análise da banca FUNCERN



Saber o estilo da banca é um dos passos essenciais para conquista a tão sonhada aprovação! Identificar as principais disciplinas, conteúdos mais cobrados, estilo de cobrança nos conteúdos (mais objetivo ou mais subjetivo). Assuntos recorrentes nas últimas provas! Sabendo isso, as chances de se dar bem cresce muito! Trata-se de uma das bancas importantes e respeitadas do Rio Grande do Norte, ela realiza concursos federais, estaduais e também municipais, alguns dos principais concursos realizados pela banca: IFRN, CAERN, TJ/RN, várias prefeituras do RN e a futura banca do concurso das prefeituras de Apodi, Campo Grande, Janduís e Itaú. Percebe-se que a FUNCERN valoriza o estudo da interpretação e da gramática aplicada ao texto, com questões que exploram as justificativas dos empregos da gramática normativa. Cerca de 40 a 60% da prova trabalha interpretação. Assuntos muito recorrentes da banca são: Interpretação vs compreensão de textos, tipologia textual, variação linguística, coesão textual, sintaxe do período simples e composto, concordância, pontuação e acentuação gráfica. Não se nota uma diferença grande quanto à cobrança nas provas de nível médio e superior, ou seja, resolva todas as questões desta banca sem se importar com nível de escolaridade da prova. As questões são de múltipla escola A, B, C, D. No que se refere à disciplina de Noções de Informática, a FUNCERN é uma banca a qual elabora editais completos, abordando, praticamente, os principais conteúdos da disciplina. Com base nos editais mais recentes da banca, e tendo como base o estudo de provas atuais os pontos mais cobrados foram: Sistema operacional Windows 7 e 10, levando em conta o processo de organização de pastas e arquivos e as configurações do painel de controle e teclas de atalhos. Outro ponto que a banca explora com ênfase é a parte de navegadores, principalmente as funções dos botões e teclas de atalhos. O terceiro ponto apresentado com frequência é o uso das redes sociais e os principais programas de navegação em nuvem. Por fim, a plataforma de programas do Office 2013, principalmente as principais funções do Word e Excel, levando em conta as fórmulas e funções básicas. Se você já fez prova da banca Comperve ou a conhece, perceberá uma semelhança entre as provas aplicadas por essas bancas, há um perfil muito similar. Logo, recomenda-se a resolução de questões também da comperve. Faça um estudo contínuo e atualizado das questões desta banca!

De acordo com as provas da FUNCERN, segue esta divisão:


Para cargos de fundamental:


Para cargos de nível médio:


Para cargos de nível superior:


FIQUE ATENTO!  Em alguns concursos, a FUNCERN explorou o conteúdo de raciocínio lógico, ficando a divisão assim para superior:



Quer começar a se preparar ainda hoje? Conheça nossos cursos online! 

Leia Mais ››

ITEP-RN inaugura unidade regional em Pau dos Ferros

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) inaugurou, nesta segunda-feira (17), uma unidade regional no município de Pau dos Ferros. A nova estrutura atenderá a população de 30 municípios do Alto Oeste Potiguar nas áreas de identificação, perícia criminal e perícia médico-legista, interiorizando a atuação do órgão e respondendo uma demanda histórica da região.

NOVA UNIDADE DO ITEP-RN, EM PAU DOS FERROS

A inauguração contou com a presença do governador do Estado, Robinson Faria, e da secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas.

O diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão, enfatizou que a nova estrutura é mais uma conquista histórica. “A unidade regional de Pau dos Ferros terá uma grande importância na interiorização dos serviços do ITEP-RN, beneficiando toda a região do Alto Oeste”, disse.

A obra foi realizada com investimento de cerca de R$ 500 mil de recursos próprios do Instituto, que passar a dispor de uma estrutura ampla e moderna. Os atendimentos serão realizados pelos servidores nomeados no último mês de setembro.

A nova unidade do ITEP-RN se soma as já existentes em Natal, Mossoró e Caicó e reforçará a missão do Instituto em prestar serviços nas áreas da medicina legal, criminalística e identificação, exercendo um papel fundamental na produção de provas técnicas para elucidação de delitos e mantendo o arquivo de identificação civil e criminal da população.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Hospital Memorial normaliza 100% do atendimento pelo SUS


O Hospital Memorial São Francisco normalizou o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante 15 dias entre o final de novembro e início de dezembro, o Hospital suspendeu metade das cirurgias de ortopedia devido à dívida acumulada de quase seis meses por parte da Prefeitura de Natal e do Governo do RN. A falta de repasse levou a unidade a não ter verba suficiente para arcar sozinha com a aquisição de insumos de alto custo.

O Governo do Estado, através do Secretário de Saúde, Sidney Domingos, formalizou o termo de cooperação com o Município de Natal para o repasse imediato dos recursos e iniciou a regularização dos pagamentos em atraso.

Com o acordo, desde o dia 5 de dezembro o atendimento aos usuários do SUS segue completamente normalizado. Os prestadores de serviços do Hospital Memorial São Francisco estão comprometidos em reduzir a fila de pacientes que aguardam por cirurgia ortopédica no Walfredo Gurgel com a máxima urgência.

O Memorial São Francisco é um hospital particular referência em ortopedia e traumatologia no Rio Grande Norte e um dos mais importantes parceiros conveniados do SUS no RN. Em 2018, cerca de 420 procedimentos cirúrgicos foram realizados por mês através do Sistema, em um total de 5.043 ao longo do ano até o momento. Os atendimentos ambulatoriais de retorno cirúrgico somam 345 por mês.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Falta de óleo de cannabis proibido pela Justiça agrava saúde de potiguares

O aposentado José Mário dos Santos, de 47 anos, chega a sofrer 30 crises de convulsão por dia. Essa situação teve início há duas semanas e é uma consequência da falta do Extrato de Cannabis. O medicamento era adquirido junto à Associação Reconstruir que está impedida pela Justiça de produzir a droga.

FOTO: MAJ. WILL COX/ GEORGIA ARMY NATIONAL GUARD

“Nós produzimos o óleo há um ano e meio, e queríamos fazer isso de forma legal. Mas a Justiça já deu duas liminares negando. Então, as plantas foram mortas, a fabricação parou e teve paciente que voltou à UTI”, relatou Felipe Farias, da Associação Reconstruir.

O extrato produzido pela associação custa 200 reais, bem mais barato do que os medicamentos cuja comercialização é permitida. “O Mevatyl chega ao absurdo de 2.800 reais”, ressaltou Farias. Ele ainda disse que essas drogas, mesmo que também sejam à base da maconha, não têm todas as substâncias contidas no óleo que era produzido no Rio Grande do Norte.

A Associação Reconstruir tem, de acordo com Felipe Farias, 88 pacientes no papel. “Alguns deles recebiam o óleo gratuitamente, pois não têm condições de pagar”, citou.

Tendo que tomar sete tipos de medicamento por dia, o senhor José Mário dos Santos é um dos que não pode pagar pelo preço das drogas permitidas de serem vendidas. “É uma situação bem difícil. Ele vivia num quadro de depressão. Com o óleo, o humor dele, o sono e o apetite melhoraram. Agora, precisamos ir ao pronto-socorro direto”, contou a esposa do aposentado, a assistente social Maria Eunice dos Santos, 41 anos.

O processo que impediu a produção do Extrato de Cannabis pela Associação Reconstruir tramita em segredo de justiça no Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

A expectativa de quem sofre com a falta da droga no tratamento de saúde é que 2019 comece com a retomada da produção. “A gente espera que essa situação se normalize. Vejo essa proibição como que preconceituosa. Está aí o álcool que mata mais que outras drogas, mas é liberado. Temo pela saúde de meu marido”, desabafou Maria Eunice.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Emparn instala primeiros pluviômetros automáticos, no interior do RN

Na última sexta-feira (14), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) começou a instalação dos pluviômetros automáticos no interior do Rio Grande do Norte. Ao todo serão instalados 100 telepluviômetros, distribuídos por todas as regiões do Estado. Esses primeiros equipamentos foram instalados nos municípios de Ceará-Mirim e Guamaré. Os telepluviômetros fazem parte do projeto de Modernização da Meteorologia Potiguar, que já instalou 15 Estações Automáticas.

EQUIPAMENTO MEDE TEMPERATURA, UMIDADE DO AR, VENTO, ENTRE OUTRAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

Essa rede automática vai monitorar as variáveis meteorológicas como temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica, radiação solar, umidade do solo, temperatura do solo, quantidade chuva, etc. As medições serão feitas de hora em hora e transmitidas online para o servidor da Emparn. As informações serão utilizadas tanto para divulgação para a população como para a geração de produtos voltados para a agricultura, pecuária e turismo.

A partir dessas informações, por exemplo, vai ser possível melhorar o zoneamento e monitoramento agrícola, o que dará mais segurança aos agricultores, principalmente na hora de escolher a hora e a cultura agrícola para plantar. O monitoramento climático mais eficaz possibilita ainda auxiliar na gestão dos recursos hídricos do Estado.

Essa é a primeira vez que a meteorologia do Estado passa por uma reformulação e modernização mais ampla, o que permitirá que a Emparn disponibilize, de forma mais eficaz, a previsão do tempo e o monitoramento de chuvas. O Projeto de Ampliação e Modernização do Monitoramento Hidrometeorológico, Climático e Agrometeorológico do Rio Grande do Norte foi desenvolvido pela gerência de Meteorologia da Emparn e apresentado ao Governo do Estado e Banco Mundial, agente financiador do projeto no valor de 5,5 milhões em equipamentos e desenvolvimento de Softwares.

A previsão para que a nova rede esteja em pleno funcionamento é o primeiro semestre de 2019. Quando este projeto estiver em plena execução, o RN contará com 100 pluviômetros automáticos, 23 estações automáticas, além dos 200 pluviômetros convencionais em uso atualmente.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Operação da PF combate fraudes em licitações públicas em Parnamirim, na Grande Natal RN

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (17) uma operação destinada a apurar uma possível prática de crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, inexigibilidade indevida e fraude à licitação pública atribuídos a ex-gestores de Parnamirim, na Grande Natal.

Operação da PF foi deflagrada no início da manhã desta segunda-feira (17)  — Foto: PF-RN/Divulgação
Operação da PF foi deflagrada no início da manhã desta segunda-feira (17) — Foto: PF-RN/Divulgação

A operação foi denominada Liber Pretiosa, e também tem como alvos empresários da Paraíba e Pernambuco, os quais mantiveram contratos com o município potiguar entre os anos de 2013 e 2016. 'Liber Pretiosa' significa 'Livro Caro', em Latim.

Segundo a PF, estão sendo cumpridos 8 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal nas cidades de Parnamirim (RN), João Pessoa (PB), Abreu e Lima (PE) e Recife (PE). Na ação, a PF utiliza 38 policiais.

Investigação
A investigação teve início a partir da notícia de irregularidades em procedimentos de inexigibilidade de licitação e adesão à ata de registro de preços no âmbito da Secretaria de Educação e Cultura de Parnamirim, voltados para a aquisição de livros didáticos e fardamento escolar. O combate à corrupção é um dos objetivos estratégicos da PF.

As medidas cumpridas nesta manhã, ainda de acordo com a PF, visam instruir três inquéritos policiais em curso na PF do RN, que possuem por objeto supostas fraudes em três dos contratos firmados, cuja despesa ao município importou no montante de R$ 8.612.940,00.

Na apuração preliminar foram reunidos indícios da ocorrência de superfaturamento dos contratos. Em um dos casos, a Prefeitura de Parnamirim adquiriu 30 mil exemplares da Coleção de livros sobre “Obesidade Infantil” em 2014, voltado para alunos do ensino fundamental. Porém, dados oficiais registraram 18.456 matrículas no ensino fundamental naquele ano, o que indica uma compra de quantidade de livros muito superior à real necessidade.

Verificou-se, ainda, que a empresa contratada vendeu os livros por valor 250% superior ao da aquisição junto à editora. Há também a suspeita de que parte do material sequer tenha sido entregue, pois a prefeitura atestou o recebimento de 5.000 exemplares em data anterior ao da aquisição dos livros à editora pela empresa contratada. Por fim, dados extraídos de Relatório de Inteligência Financeira do COAF apontam saques em espécie de quantias vultosas da conta bancária da empresa contratada em datas próximas aos pagamentos efetuados pela Prefeitura de Parnamirim.

Outra aquisição sob suspeita é a de 12 mil kits de livros com os temas "Introdução à Cultura do Rio Grande do Norte, Economia do Rio Grande do Norte e Atlas do Rio Grande do Norte". Neste caso, a contratação se deu de forma bastante célere, tendo levado apenas 17 dias úteis desde o início do processo até a assinatura do contrato. A compra foi realizada sem a comprovação de que tenha sido realizada pesquisa prévia de preço.

Outro indício de irregularidade advém de Relatório de Inteligência Financeira do COAF, que identificou o saque em espécie de R$ 266 mil em conta bancária da empresa poucos dias após a assinatura do contrato.

O terceiro contrato diz respeito a compra de fardamento escolar no valor de R$ 4.815.540,00 em 30/12/2015. Igualmente, há a suspeita de superfaturamento, tendo em vista, a título de exemplo, a aquisição de 35 mil pares de tênis e 70 mil camisetas. Dados oficiais do MEC apontam que, em 2016, a rede municipal de ensino de Parnamirim/RN registrou o total de 24.185 matrículas (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Fonte: G1
Leia Mais ››